Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

[VAQUINHA ENCERRADA] Estação meteorológica em Conceição do Ibitipoca (MG)


Renan
 Share

Recommended Posts

Bom dia, pessoal. Estou criando este tópico para informar sobre o andamento do meu projeto de instalação de PWS no distrito turístico de Conceição do Ibitipoca, no município de Lima Duarte-MG. Bem como pedir ajuda a quem interessar. Este distrito, que dista apenas 90Km de Juiz de Fora, possui em seu território o famoso parque estadual do Ibitipoca, atualmente uma das unidades de conservação mais visitadas de Minas Gerais e que recebe turistas de todo o país.

 

Como todos sabem, sempre tive esse desejo de instalar uma estação em Ibitipoca, pois além da minha natural relação de afinidade que tenho com esse lugar, eu sei do potencial de frio que há por lá. Afinal, a altitude no distrito varia dos 1100m a 1400m, em média. As maiores altitudes estão dentro do parque, onde passam dos 1500m com frequência e chega até o ponto culminante de 1760m.

 

Fiz o "kick-off" deste projeto junto à escola do distrito, pois eu tenho algumas aulas lá toda semana e acabei por conhecer muitas pessoas da comunidade. Muitos de lá contribuíram financeiramente, de modo que no momento faltam apenas R$ 400,00 para finalizar a vaquinha. 

 

- A PWS será uma Ambient Weather, igual a que o @sjmolive possui no Alphaville. Tenho observado que essa estação tem um bom custo x benefício de forma geral, apesar de dar mais defeitos que a Davis e não gerar dados quando está offline a internet. Mesmo assim, após algumas análises, percebi que valeria a pena.

 

- Sobre o local da estação: Conforme podem ver nos mapas abaixo, trata-se de um local em baixada, na altitude de 1.120m aproximadamente. A maior parte da área urbana do distrito fica na casa dos 1200m. Esta baixada é boa, porém não sai do padrão das demais baixadas do distrito. Acredito que os dados vão representar a realidade de uma parte da comunidade.

 

A estação ficará no sítio destacado abaixo, na área circulada de vermelho.

Capturar.thumb.JPG.f4a00b8a22672bf9c32b27540b779e2d.JPG

 

Vejam a altimetria:

Capturar3.thumb.JPG.25271daab7008e7d7ab7a0c538567393.JPG

 

Mostrando o relevo ao redor:

Capturar2.thumb.JPG.10836f6cf711b0720eec03937e59d949.JPG

 

 

- Duas fotos reais do local (Semana que vem vou pessoalmente lá tirar mais algumas):

 

143528402_1948428871975290_8825604219818812722_n.thumb.jpg.053924294ec1dbd87941cf5d2aac5eda.jpg

 

Capturar44.JPG.c28fe9bf56831fe6849b74391ef111e4.JPG

 

 

O que eu pretendo conseguir com a estação ?

 

1) As menores temperaturas mínimas já registradas na zona da mata mineira, de maneira padronizada.

2) A divulgação de dados meteorológicos para aquela comunidade, o turismo de inverno lá é forte e não há nenhum dado padronizada com o qual eles podem utilizar.

3) A comparação com outras estações em altitudes e relevo semelhantes da serra da Mantiqueira. Vamos ver em qual rank essa estação vai se encaixar.

 

Bom, e o link que direciona para as doações é o seguinte: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-aquisicao-de-estacao-meteorologica-automatica-para-monitoramento-climatico-de-ibitipoca-em-lima-duarte-mg

 

- Valores inferiores a 25,00 reais podem ser feitos diretamente para meu PIX do BB: 32999627111

 

Bom, é isso, pessoal. Espero que gostem da novidade, e devo dizer que o prazo máximo para instalação desse novo ponto de monitoramento será no mês de Abril. Portanto, teremos todo um inverno pela frente para vermos qual o potencial de frio deste ponto da Mantiqueira nunca antes monitorado.

 

Obrigado a todos desde já. 

 

 

Samuel (JF): R$ 100,00

Gabriel Cardoso: R$ 20,00

Felipe Backendorf: R$ 25,00

LeoP: R$ 40,00

Rafael Loyola: R$ 15,00

Ernani Marinho: R$ 50,00

DSoares: R$ 50,00

Moretão: R$ 15,00

 

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2022 em 12:27, Renan disse:

Bom dia, pessoal. Estou criando este tópico para informar sobre o andamento do meu projeto de instalação de PWS no distrito turístico de Conceição do Ibitipoca, no município de Lima Duarte-MG. Bem como pedir ajuda a quem interessar. Este distrito, que dista apenas 90Km de Juiz de Fora, possui em seu território o famoso parque estadual do Ibitipoca, atualmente uma das unidades de conservação mais visitadas de Minas Gerais e que recebe turistas de todo o país.

 

Como todos sabem, sempre tive esse desejo de instalar uma estação em Ibitipoca, pois além da minha natural relação de afinidade que tenho com esse lugar, eu sei do potencial de frio que há por lá. Afinal, a altitude no distrito varia dos 1100m a 1400m, em média. As maiores altitudes estão dentro do parque, onde passam dos 1500m com frequência e chega até o ponto culminante de 1760m.

 

Fiz o "kick-off" deste projeto junto à escola do distrito, pois eu tenho algumas aulas lá toda semana e acabei por conhecer muitas pessoas da comunidade. Muitos de lá contribuíram financeiramente, de modo que no momento faltam apenas R$ 400,00 para finalizar a vaquinha. 

 

- A PWS será uma Ambient Weather, igual a que o @sjmolive possui no Alphaville. Tenho observado que essa estação tem um bom custo x benefício de forma geral, apesar de dar mais defeitos que a Davis e não gerar dados quando está offline a internet. Mesmo assim, após algumas análises, percebi que valeria a pena.

 

- Sobre o local da estação: Conforme podem ver nos mapas abaixo, trata-se de um local em baixada, na altitude de 1.120m aproximadamente. A maior parte da área urbana do distrito fica na casa dos 1200m. Esta baixada é boa, porém não sai do padrão das demais baixadas do distrito. Acredito que os dados vão representar a realidade de uma parte da comunidade.

 

A estação ficará no sítio destacado abaixo, na área circulada de vermelho.

Capturar.thumb.JPG.f4a00b8a22672bf9c32b27540b779e2d.JPG

 

Vejam a altimetria:

Capturar3.thumb.JPG.25271daab7008e7d7ab7a0c538567393.JPG

 

Mostrando o relevo ao redor:

Capturar2.thumb.JPG.10836f6cf711b0720eec03937e59d949.JPG

 

 

- Duas fotos reais do local (Semana que vem vou pessoalmente lá tirar mais algumas):

 

143528402_1948428871975290_8825604219818812722_n.thumb.jpg.053924294ec1dbd87941cf5d2aac5eda.jpg

 

Capturar44.JPG.c28fe9bf56831fe6849b74391ef111e4.JPG

 

 

O que eu pretendo conseguir com a estação ?

 

1) As menores temperaturas mínimas já registradas na zona da mata mineira, de maneira padronizada.

2) A divulgação de dados meteorológicos para aquela comunidade, o turismo de inverno lá é forte e não há nenhum dado padronizada com o qual eles podem utilizar.

3) A comparação com outras estações em altitudes e relevo semelhantes da serra da Mantiqueira. Vamos ver em qual rank essa estação vai se encaixar.

 

Bom, e o link que direciona para as doações é o seguinte: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-aquisicao-de-estacao-meteorologica-automatica-para-monitoramento-climatico-de-ibitipoca-em-lima-duarte-mg

 

- Valores inferiores a 25,00 reais podem ser feitos diretamente para meu PIX do BB: 32999627111

 

Bom, é isso, pessoal. Espero que gostem da novidade, e devo dizer que o prazo máximo para instalação desse novo ponto de monitoramento será no mês de Abril. Portanto, teremos todo um inverno pela frente para vermos qual o potencial de frio deste ponto da Mantiqueira nunca antes monitorado.

 

Obrigado a todos desde já. 

 

CONTRIBUÍRAM:

Samuel (JF): R$ 100,00

Gabriel Cardoso: R$ 20,00

 

parece promissora! Vou ver se consigo doar alguma coisa até uns 10 reais, que é o que consigo no momento. Quando o fizer, postarei aqui!

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2022 em 20:31, marinhonani disse:

Renan,

você tem conta no Bradesco, fica mais fácil para mim


Infelizmente não tenho, Nani, mas se você tiver PIX, basta fazer para o número de celular que eu coloquei na mensagem do título. É mais fácil e prático do que fazer transferência bancária do tipo TED. Qualquer coisa te ajudo. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 27/03/2022 em 18:58, Renan disse:

Obrigado, @Felipe Backendorf!

Vou comprar a estação na Terça-feira. Ainda dá tempo de mais algumas contribuições 🙏

Renan,

depositei 50,00 ás 20 h 58 no Bradesco, digitando código de barras, o débito será amanhã.

 

Apareceu no meu recibo, CPF/CNPJ beneficiário, 019 xxx 550/0001-21

 

Da Vaquinha CPF/CNPJ Sacador avalista 022.831.673/0001-26

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2022 em 16:14, DSoares disse:

 

Opa, eu ajudo um pouquinho tb...50 pila enviados!


Muito obrigado, meu caro ! 🙏🙏

 

E atenção, pessoal: Já fiz o pedido da estação ! Agora é só esperar ela chegar aqui , para eu finalmente realizar a instalação dela no local mencionado lá em Ibitipoca.

 

Prazo para iniciarmos o monitoramento: Meados de Abril (dependerá do tempo que vai levar no transporte).

 

O projeto, no entanto, já tem certeza de se concretizar 🙏

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 01/04/2022 em 12:57, Victor Naia disse:

Opa, faltam R$ 50,00 ainda, Renan? Ou se entendi bem pelo pedido, já foi efetuado o pagamento? Só entrei aqui agora.

 

Victor, eu já fiz o pedido da estação antes da vaquinha encerrar. Para a gente não perder tempo e já começar a monitorar Ibitipoca o quanto antes, hehehe.

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan changed the title to [VAQUINHA ENCERRADA] Estação meteorológica em Conceição do Ibitipoca (MG)

Vaquinha encerrada e estação adquirida !

 

Agora aguardo a chegada do equipamento para eu fazer a instalação. Quando tudo estiver pronto e instalado, volto aqui no tópico para trazer as fotos e o link para o monitoramento online. Desde já, quero agradecer a todos os bazianos que contribuíram neste projeto e, mesmo os que não contribuíram financeiramente, mas que tenham torcido pelo sucesso do projeto. A todos, MEU MUITO OBRIGADO.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bom dia, prezados ! É com prazer que anuncio que CHEGOU A ESTAÇÃO, após alguns atrasos nos Correios, e eis a criaturinha bonita a ser instalada em IBITIPOCA nesta próxima Quarta-feira, dia 4:

 

5DD58312-6CA7-4EE2-8447-93A45B991A3C.thumb.jpeg.b3705065dc7e815043889d1853d61fe6.jpeg
 

- OS DADOS COMEÇARÃO TÃO LOGO EU CONCLUIR A INSTALAÇÃO, OU SEJA, NA QUARTA MESMO. 

 

🙏🙏❤️❤️

  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

Olá Renan!Fazia tempo que não acessava o Forum que agora é um  site. Mas informa uma coisa: onde compreastes a estação (marca e mopdelo)  e que valor.

Minha Davis Pro2 Plus, em Rio Grande, esta com problema de segurar a carga. Estou verificando para icomprar outra mas o valor de frete e importação é muito alto...

Abraço

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/07/2022 em 09:37, MacBubols disse:

Olá Renan!Fazia tempo que não acessava o Forum que agora é um  site. Mas informa uma coisa: onde compreastes a estação (marca e mopdelo)  e que valor.

Minha Davis Pro2 Plus, em Rio Grande, esta com problema de segurar a carga. Estou verificando para icomprar outra mas o valor de frete e importação é muito alto...

Abraço

 


Bom dia ! Esta estação é uma Ambient Weather, modelo ws 29-02. 
 

O custo foi de 1200 reais, e você pode conversar diretamente com o fornecedor por este número de WhatsApp:

 

+55 35 99185-1089

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.