Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2022


Recommended Posts

 

Boa tarde a todos !

 

São Paulo com chuva fraca nesta tarde de domingo.

 

Dados das 16 horas:

 

- CETESB PICO DO JARAGUÁ: 16,1℃

- CGE PARELHEIROS: 16,4℃

- CGE SÃO MATEUS: 16,7℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 16,8℃

- INMET SESC: 17,0℃

- CGE MARSILAC: 17,1℃

- CGE PINHEIROS: 17,2℃

- CGE SANTANA: 18,0℃

- INMET MIRANTE: 18,1℃

- IAG: 18,4℃  (15h)

 

  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde 

Temperatura baixa também aqui no leste paranaense. 

Em casa, 16,7°C agora às 17h30.

Máxima hoje 19,9°C no comecinho da tarde e com garoa em vários momentos entre a madrugada e seguindo até o momento, sempre com bastante vento sudeste. 

A passagem da área frontal chuvosa ontem trouxe acumulado de 27 mm

👇

20220320_170532.gif.919ccbf63d08ad8502c9dd4178d6198d.gif

Edited by Carlos Campos
  • Like 18
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Domingo com variação de 16,7 15,9 / 21,8 graus em POA (INMET), e na madrugada tínhamos atingido 16,7 graus. A mínima foi no final do dia.

Vento frio (pra época) ao longo da tarde reforçando a excelente sensação térmica.

Curioso se na próxima madrugada bateremos a mínima do dia 12/03 (que tinha nos surpreendido com 15,4 graus)

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 15:34, Aldo Santos disse:

 

Realmente, muita chuva nos litorais norte paulista e sul fluminense.

 

Alguns acumulados nas últimas 24 h em pluviômetros do CEMADEN,

 

Santos-Sítio das Neves: 137,0 mm

Santos-Caruara: 126,3 mm

Santos-Saboó: 91,2mm (Este posto fica na cidade, os 2 acima fora)

 

Guarujá-Morrinhos: 166,7 mm

Guarujá-Cachoeira: 148,0 mm

Guarujá-Corpo de Bombeiros: 147,4 mm

Guarujá-Jardim S.Miguel: 117,1 mm

 

Bertioga-Guaratuba: 397,8 mm

 

São Sebastião-Barra do Una: 268,0 mm

São Sebastião- Juqueí 2: 244,1 mm

São Sebastião-Boiçucanga: 162,9 mm

São Sebastião-Camburi: 116,8 mm

 

Caraguatatuba-Tabatinga: 111,4 mm

 

Ubatuba-Itamambuca: 334,3 mm

Ubatuba-Almada: 304,5 mm

Ubatuba-Poruba: 241,4 mm

Ubatuba-Centro: 235,0 mm

Ubatuba-Perequê Mirim: 232,5 mm

 

Parati-Mangueira: 187,2 mm

Parati-INMET: 172,6 mm

Parati-Laranjeira: 167,8 mm

 

É bem impressionante o que aconteceu em Bertioga - Guaratuba. Chuva bastante extrema, mas que ocorreu em uma região não muito habitada. Imagine se ocorresse em uma cidade bastante populosa...

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 00:36, Eclipse disse:

 

 

aqui a gente começou com uma transição verão-inverno, na semana passada, com as máximas ~20 em POA.

Depois, passamos por uma transição inverno-outono no começo da semana, com tardes mais amenas, e entre quinta e sexta tivemos a transição outono-verão. 

às vezes acontece uma transição para a transição verão-outono, como nessa madrugada que começou quente, porém a tarde foi fresca (mas não fria - logo foi só transição verão-outono e não verão-inverno dessa vez)

🧐

 

 

 

 

brincadeiras/zoeiras à parte sobre a transição verão-outono, eu acabei de ver um parágrafo muito interessante do boletim de outono da MetSul, que descreve como ocorre a tal transição (afinal, o próprio outono é a transição). Aqui vai:

 

O outono, em regra, possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte. Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando a freqüência de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada. Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno.
 

FONTE:  https://metsul.com/o-que-esperar-do-clima-no-outono-de-2022/ .

Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 15:22, Eclipse disse:

 

 

pelo que vi, Juiz de Fora vai ter uma excelente máxima amanhã (~20 graus, weather.com).

seria uma máxima rara de ocorrer nessa época por aí, ou é usual quando entra a FF?

é que notei que, pelo menos por aqui, estamos tendo uma quantidade marcante de máximas baixar pra Março quando o tempo fecha.

 

Na minha estação, a menor máxima já registrada em Março é de 20,5°C em 2013...no entanto, antes dos meus registros mais precisos, em 2008 eu cheguei a anotar uma máxima de 19,6°C em Março...portanto, amanhã podemos sim, com um pouco de sorte, registrar algum valor significativo. Pode ser até o mais baixo para o mês na estação automática, vamos ver.

 

Após a máxima de 31,8°C, o vento virou para o quadrante sul no fim da tarde. É o tão esperado refresco ! Por enquanto não choveu, somente muitas nuvens passando rapidamente no céu. Estava com saudades desse tipo de dinâmica.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 16:38, marinhonani disse:

Alerta máximo novamente em Petrópolis, estação São Sebastiao/Geo/Cemaden, acumulou 207 mm em 2 h 20 min, a chuva intensificou a partir de 13 h 50.

 

Como pode-se perceber já choveu bastante (portanto o solo está saturado), e agora tem uma grande área de chuva forte se dirigindo em direção à cidade pelo sul. O negócio tá começando a ficar bem preocupante ein

1777604677_Screenshot_20220320-1920442.thumb.png.d53c85e13fe1a8c9b5f3620c48f935f5.png

  • Like 5
  • Sad 15
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 18:53, Eclipse disse:

 

 

brincadeiras/zoeiras à parte sobre a transição verão-outono, eu acabei de ver um parágrafo muito interessante do boletim de outono da MetSul, que descreve como ocorre a tal transição (afinal, o próprio outono é a transição). Aqui vai:

 

O outono, em regra, possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte. Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando a freqüência de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada. Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno.
 

FONTE:  https://metsul.com/o-que-esperar-do-clima-no-outono-de-2022/ .

O "terceiro período" ao qual eles se referem, pelo menos aqui na minha região. Eu diria que aqui na região o inverno climático começa em torno do dia 15 de maio, quando as mínimas ficam em média abaixo de 13°C. Porque se for considerar tanto mínimas quanto máximas, o final de agosto nem é mais inverno por aqui kkk

(dados abaixo de urussanga)

image.png.791e3cd95e45c84a7a75cf2069d5af4e.png

Edited by Luide Luckmann
  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bem preocupante a chuva em Petrópolis mais uma vez chove muito forte na cidade a situação e bem preocupante lá, aqui no bairro onde eu moro chove moderado a fraco, tivemos a primeira pancada moderada por volta de 16h30, resumir o que ocorreu hoje as 6h o dia amanheceu extremamente limpo e abafado tinha 28 graus, por volta de 9h apareceu umas nuvens e já fazia 31 graus sensação térmica já beirando os 40 graus com ar úmido por volta de 12h tínhamos muita nuvens e abafado porém com vento já quadrante sul fazia 32 graus sensação de menos calor que as 9h da manhã, por volta de 16h30 começou a chover com vento mais fresco temperatura de 27 graus e agora são 20h14 e venta moderado a fraco e refrescou na rua faz 24 graus porém dentro de casa ainda está abafado com 29 graus, deixando a casa bem aberta para sair esse ar quente.

  • Like 5
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 20:15, Gabriel fontenelle disse:

Bem preocupante a chuva em Petrópolis mais uma vez chove muito forte na cidade a situação e bem preocupante lá, aqui no bairro onde eu moro chove moderado a fraco, tivemos a primeira pancada moderada por volta de 16h30, resumir o que ocorreu hoje as 6h o dia amanheceu extremamente limpo e abafado tinha 28 graus, por volta de 9h apareceu umas nuvens e já fazia 31 graus sensação térmica já beirando os 40 graus com ar úmido por volta de 12h tínhamos muita nuvens e abafado porém com vento já quadrante sul fazia 32 graus sensação de menos calor que as 9h da manhã, por volta de 16h30 começou a chover com vento mais fresco temperatura de 27 graus e agora são 20h14 e venta moderado a fraco e refrescou na rua faz 24 graus porém dentro de casa ainda está abafado com 29 graus, deixando a casa bem aberta para sair esse ar quente.

Amigo isso acontece DIRETO aqui no litoral catarinense, nós enfrentamos exatamente isso todo verão. E até o dia 11 de março ficamos assim. Na última quinta feira a temperatura passou de 37°C com ponto de orvalho a 26°C aqui na região, e no mesmo dia tivemos uma bomba com mais de 120mm de chuva. Agora 48 horas depois faz cerca de 17°C e durante o dia tivemos chuviscos com vento sul trazendo sensação térmica na casa de 10°C! Esse é o clima que a maioria dos brasileiros não conhece kkkk mas é a realidade aqui na nossa região. Essa questão da casa ficar abafada é horrível mesmo. Aqui quando tem granizo chega a ficar frio na rua mas dentro de casa continua 30°C. Mas realmente é uma tragédia essa chuva toda aí

Edited by Luide Luckmann
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

O domingo começou com mínima agradável de 18,8ºC em Blumenau e foi um dia com predomínio do tempo ensolarado e relativamente seco, o que tem sido raro, seguramente foi o primeiro dia assim neste úmido mês. Os ventos sopraram de leste e a máxima chegou a 28,2ºC com umidade baixando pra 56%.

 

Hoje preparei minha davis pro 2 pra substituir a guerreira vue que já mediu por 4 anos e meio aqui em casa. Coloquei o sensor de temperatura num abrigo de alumínio e o sensor de vento a 6m junto da vue:

 

image.thumb.png.ba319fab5206d9be2da31ae879f1dcbd.png

 

A partir de hoje vou tratar como meu 'dado oficial', só preciso ver como se comporta com ventos continentais se não vai aquecer devido à casa...

 

No início da noite caiu uma pancada de chuva de 3mm e a temperatura caiu pra 20,8ºC. Amanhã não deve passar muito dos 23/24ºC com tempo nublado e vento sudeste/leste.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 20:08, Luide Luckmann disse:

O "terceiro período" ao qual eles se referem, pelo menos aqui na minha região. Eu diria que aqui na região o inverno climático começa em torno do dia 15 de maio, quando as mínimas ficam em média abaixo de 13°C. Porque se for considerar tanto mínimas quanto máximas, o final de agosto nem é mais inverno por aqui kkk

(dados abaixo de urussanga)

image.png.791e3cd95e45c84a7a75cf2069d5af4e.png

Final de agosto pra mim realmente não é inverno na maioria dos anos. Pra mim o outono vai +/- de 20/03 até 20/05, inverno até 20/08 e primavera até fim de novembro.

 

Edit: pelo menos aqui no vale do Itajaí

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Dia 7 de março estávamos assim de saúde:

instituto-nacional-de-me.thumb.png.74ffdfb6172c6723840b97384cc11d15.png

Só para efeito comparativo, nem no dia mais quente desse mês a estação da vila militar na cidade do Rio não chegou nem perto disso. E olha que está no meio de um monte de concreto!

Peguei dados antigos , de 05/01/2010 com ponto de orvalho chegando a 29,9°C aqui!!

 

instituto-nacional-de-me (1).png

Edited by Luide Luckmann
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Dia típico de outono em POA no primeiro dia da estação! Tive variação de 16,9° a 21,7°. Vento SE constante e tempo quase sempre fechado retiveram a máxima. Coisa boa!

 

Segue o vídeo que gravei indo em direção à Zona Sul. Depois vem mais. Agora faz 18,4° com 60% e p.o. em 10,4°!

 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

São Paulo com friozinho nesta noite de domingo (aliás, domingo todo friozinho por aqui).

O céu continua encoberto por nuvens baixas e chuvisco em alguns locais.

 

As temperaturas, nas estações do CGE, estão entre 17 graus no extremo sul e 19 graus em áreas ao centro da cidade.

hKF4lnF.png

 

 

Imagem dos radares da UNESP das 21:22 mostra quase nenhuma área de chuva sobre o estado de SP.

eNFp1JD.jpg

 

 

Imagem do satélite das 20:30 mostra que as instabilidades da frente fria já enfraqueceram em boa parte do estado de SP. Apenas no noroeste em que elas ainda estão mais intensas.

Pk1WD00.jpg

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 20:39, Rafael disse:

Que tristeza a situação em Petrópolis, espero que não tenha mais vitimas... Em Friburgo, chove fraco, por enquanto temperatura de 22°C aqui em casa.

Rafael, 

hoje a mínima em Salinas/Friburgo/Inmet, foi de 12,3ºC, as mínimas lá, estão bem menores do que na estação topo de Teresópolis, nesse mês de março.

Até 21 h a estação de Salinas/Friburgo, acumulou, 107 mm.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

E, como já comentado, o tempo virou mesmo na cidade de São Paulo.

O dia foi de céu encoberto com garoa/chuva leve intermitentes (O "famoso" chove-pára-chove-pára...).

Os ventos sopraram de SSE a SSO.

 

As chuvas ficaram abaixo de boa parte das previsões (Senão de todas).

 

Nas estações oficiais, os acumulados entre o começo da tarde de ontem e agora às 21 h ficaram assim:

Mirante: 14,2 mm

Interlagos: 14,0 mm

 

Nas estações do CGE, os maiores volumes foram lá no extremo sul, próximo da serra do Mar:

Marsilac: 24,8 mm

Barragem (Parelheiros): 20,6 mm

 

E finalmente um alívio no calor.

As temperaturas mínimas foram registradas agora no final do "dia meteorológico".

Mirante (Aut): 17,3°C / 21,8°C

Interlagos: 16,8°C / 21,8°C

IAG: 17,0°C / 21,2°C

 

Como ainda estamos no dia 20 de março, prefiro aguardar mais uns dias para ver se realmente estamos entrando no outono ou foi apenas uma trégua no verão.

No passado, já aconteceu da chave virar faltando 10 dias para acabar março mas é muito pouco comum de ocorrer.

O normal aqui em Sampa é que as principais características do verão (Convecção, abafamento, umidade alta, presença quase constante de nuvens, etc) cessem entre os últimos dias de março e o 1º decêndio de abril.

 

Vamos acompanhando...

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 20:37, Felipe Backendorf disse:

O domingo começou com mínima agradável de 18,8ºC em Blumenau e foi um dia com predomínio do tempo ensolarado e relativamente seco, o que tem sido raro, seguramente foi o primeiro dia assim neste úmido mês. Os ventos sopraram de leste e a máxima chegou a 28,2ºC com umidade baixando pra 56%.

 

Hoje preparei minha davis pro 2 pra substituir a guerreira vue que já mediu por 4 anos e meio aqui em casa. Coloquei o sensor de temperatura num abrigo de alumínio e o sensor de vento a 6m junto da vue:

 

image.thumb.png.ba319fab5206d9be2da31ae879f1dcbd.png

 

A partir de hoje vou tratar como meu 'dado oficial', só preciso ver como se comporta com ventos continentais se não vai aquecer devido à casa...

 

No início da noite caiu uma pancada de chuva de 3mm e a temperatura caiu pra 20,8ºC. Amanhã não deve passar muito dos 23/24ºC com tempo nublado e vento sudeste/leste.


4 anos ainda é novinha, rsrs, e a minha que vai fazer 10 anos em Setembro ? E pior que não observei piora na qualidade dos dados, pois desde que instalei ela as diferenças de temperatura entre aqui e o INMET continuam iguais. Quando ela não aguentar mais, devo optar pela mesma marca, não troco Davis por outras. 
 

Temperatura segue caindo e os ventos estão constantes, agora 21,9C no Bandeirantes e 19,3C no INMET. A temperatura deve cair uns 3 a 4 graus durante a madrugada.

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 22:19, Renan disse:


4 anos ainda é novinha, rsrs, e a minha que vai fazer 10 anos em Setembro ? E pior que não observei piora na qualidade dos dados, pois desde que instalei ela as diferenças de temperatura entre aqui e o INMET continuam iguais. Quando ela não aguentar mais, devo optar pela mesma marca, não troco Davis por outras. 
 

Temperatura segue caindo e os ventos estão constantes, agora 21,9C no Bandeirantes e 19,3C no INMET. A temperatura deve cair uns 3 a 4 graus durante a madrugada.

 

 

O problema é que no último inverno o termohigrômetro dela tem saído do ar quando faz frio seco, acabei vítima de uma das desvantagens da vue em relação a pro 2: não ter como trocar os sensores. A minha apesar de ter apenas 4 anos e meio, eu comprei usada de alguém dos EUA, então não sei quanto tempo de uso tem.

 

Está esfriando menos que o previsto nessa noite, ainda faz 20,3ºC aqui em Blumenau. Março tem sido péssimo pra temperaturas noturnas.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 18:53, Eclipse disse:

 

 

brincadeiras/zoeiras à parte sobre a transição verão-outono, eu acabei de ver um parágrafo muito interessante do boletim de outono da MetSul, que descreve como ocorre a tal transição (afinal, o próprio outono é a transição). Aqui vai:

 

O outono, em regra, possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte. Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando a freqüência de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada. Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno.
 

FONTE:  https://metsul.com/o-que-esperar-do-clima-no-outono-de-2022/ .

Pois é... Mas verão e/ou inverno não têm transição. É preto no branco.

 

Tem regiões que dá para caracterizar melhor o outono. Depende exclusivamente da latitude (falo de dinâmica e avanço de de Mp´s, variação do tempo, etc; e não de variação de temperatura APENAS). No Brasil, é difícil. Mais para centro-sul do RS e sul de SC; e olhe lá! Outono por aqui é uma incógnita "mal resolvida".

 

Este texto da MetSul preenche os critérios que eu concordo da região Sul e, em escala inferior, do  Sul da região Sudeste ( SP, sul e região da Mata de MG, Mantiqueira, parte do RJ), além sul do MS.

 

Também enxergo uma "transição" do final do inverno climático (partir meados agosto..às vezes antes, às vezes depois...) para uma "primavera-seca", especialmente no sul do Sudeste e "norte do Sul". Período seco, com gradual elevação das temperaturas, noites e manhãs ainda frias; possibilidade grande ainda de ingresso de MP´s fortes. Período que antecede a "volta das chuvas".

 

Em Sampa, EM REGRA, "outono" é a partir da 2ªquinzena de abril até final maio, quando começa o inverno.

 

Lógico que varia ano a ano....

 

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

já chegamos aos 16,3 às 22h graus em POA, batendo o resfriamento da última madrugada. 

parece estar esfriando mais do que o esperado.

depois eu corrijo o post da variação de hoje, já que a mínima será invertida

Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 15:22, Eclipse disse:

 

 

pelo que vi, Juiz de Fora vai ter uma excelente máxima amanhã (~20 graus, weather.com).

seria uma máxima rara de ocorrer nessa época por aí, ou é usual quando entra a FF?

Bota rara nisso! Deve ter ocorrida há uns 40 anos...; se é que já ocorreu nessa época.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 22:41, CloudCb disse:

É... Chegou nos 400 mm.

Screenshot_20220320-224121.png.c086f230215e83d24d856cda0b292c2a.png

 

Não sei nem o que falar.

Três estações acima de 360 mm em Petrópolis, sendo que na São Sebastião, somou 415 mm ás 23 h 40.

Poderia ter outras estações registrando acima de 300 mm, mas estão com problemas na medição há meses e tem umas 3 que não estão funcionando.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 22:41, CloudCb disse:

É... Chegou nos 400 mm.

Screenshot_20220320-224121.png.c086f230215e83d24d856cda0b292c2a.png

 

Não sei nem o que falar.

Tem estação que já passou de 500mm!

 

Acumulado extremamente insano em um único dia, e num dos piores lugares possíveis!

  • Like 8
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 19:25, Renan disse:

 

Na minha estação, a menor máxima já registrada em Março é de 20,5°C em 2013...no entanto, antes dos meus registros mais precisos, em 2008 eu cheguei a anotar uma máxima de 19,6°C em Março...portanto, amanhã podemos sim, com um pouco de sorte, registrar algum valor significativo. Pode ser até o mais baixo para o mês na estação automática, vamos ver.

 

Após a máxima de 31,8°C, o vento virou para o quadrante sul no fim da tarde. É o tão esperado refresco ! Por enquanto não choveu, somente muitas nuvens passando rapidamente no céu. Estava com saudades desse tipo de dinâmica.

Bom  dia, Renan e demais amigos!

 

Como muitos já sabem, temos grande variação nas condições de tempo em nossa cidade.

 

Aqui nos altos de JF, já registrei uma máxima sub-20 em março, desde 2020: 19,0˚C no dia 2/3/20.

 

Este ano já tivemos 3 situações assim em janeiro e fevereiro. A menor máxima do ano e' 17,9˚C (9/2/22).  

 

Via de regra, chamam mais atenção aqui as máximas  que as mínimas baixas.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

mínima do ano até agora em POA (INMET): 14,9 graus. 

ótimo valor, porém, ela ocorreu entre 1h e 2h dessa madrugada, e depois começou leve aquecimento (ficando boa parte da madrugada entre 15 e 16 graus) impedindo uma mínima ainda melhor.

Link to comment
Share on other sites

Hoje esfriou um pouco mais aqui em Blumenau, a temperatura caiu até 18,4ºC na madrugada e o dia tem céu encoberto, vento leste e sensação térmica excelente, faz 20,4ºC com 87% e venta leste a 3-4km/h em média com rajada de 14,5km/h às 9:30 (não é muito usual ventar como hoje desde o amanhecer).

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje mínima de 15,7°. Fiquei mais distante dos 14,9° do INMET e muito longe dos 10,7° da baixada em Portão!! Nuvens certamente atrapalharam, pois o dado foi pego às 3:10 da manhã.

 

Agora 21,8° com 67% e diversos stratocumulus.

 

Segue o vídeo do time-lapse de ontem na orla do Guaíba, Zona Sul da cidade. Gravado entre 17:20 e 17:45 a velocidade de 45 vezes. Reparem nas águas encrespadas. Ventava de SE e fazia 19°.

 

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 21/03/2022 em 08:10, luizfbonfim disse:

 

Bom dia.

 

No Brasil tem registros de chuvas acima de 500mm em 24 horas?

Já teve até mesmo chuva acima de 600mm em 24h:

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/10/recorde-absoluto-de-maior-chuva.html?m=1

 

Também há relatos de outra chuva similar em 1995 em SC. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 21/03/2022 em 10:01, Darley disse:

Já teve até mesmo chuva acima de 600mm em 24h:

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/10/recorde-absoluto-de-maior-chuva.html?m=1

 

Também há relatos de outra chuva similar em 1995 em SC. 

Opa, vlw Darley.

 

Se continuar chovendo, pode ser que esse recorde de 622,5mm em Itapanhaú/SP Caia.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 20/03/2022 em 22:56, Caco Pacheco disse:

Bota rara nisso! Deve ter ocorrida há uns 40 anos...; se é que já ocorreu nessa época.

 

Caco, verifique minha resposta ao Eclipse, sobre esse assunto. Máximas assim em Março são incomuns, porém não são raras.

 

Baita mínima de 15,1°C no INMET hoje cedo e, adivinhe só ? Provavelmente teremos uma máxima sub-20 por lá hoje.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje em POA e região

 

Aeroporto: 13,6°

Jardim Botânico (INMET): 14,9°

Vila Ipiranga: 15,5°

Chácara das Pedras: 15,7°

Auxiliadora: 16,8°

 

Portão (baixada): 10,7°

Campo Bom (INMET): 12,6°

Canoas (Base Aérea): 12,6°

Nova Santa Rita (topo): 12,7°

São Leopoldo (Cristo Rei): 13,2°

 

Agora 24,9° e 58%. Venta de SE e E com sol e nuvens

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.