Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Europa - 2022


André PV
 Share

Recommended Posts

Em 19/07/2022 em 15:12, Renan disse:

Pois é…todo verão um caso extremo. Quem diria que as coisas iriam esquentar tão depressa nos últimos 10 anos ? Foi mais rápido que eu imaginava. 

Isso pq até 2017, 2018 lia que a década de 20 ia ser suave já que o sol ia entrar em um possível mínimo de maunder alguns até falaram em pequena era do gelo.

Só se estivemos na pre frontal disso, pq só vi o contrário desde então 

  • Like 2
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Simplesmente assustadora a situação do norte da Itália.

Vercelli, no Piemonte, teve neste julho a sua maior máxima das últimas décadas e já é o julho mais seco desse século, pelo menos.

As temperaturas estão acima da média pelo menos desde abril.

 

1079150883_ScreenShot2022-07-19at19_14_21.png.bf4cab862b93080fbce0615e2442ea79.png

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2022 em 19:15, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

Simplesmente assustadora a situação do norte da Itália.

Vercelli, no Piemonte, teve neste julho a sua maior máxima das últimas décadas e já é o julho mais seco desse século, pelo menos.

As temperaturas estão acima da média pelo menos desde abril.

 

1079150883_ScreenShot2022-07-19at19_14_21.png.bf4cab862b93080fbce0615e2442ea79.png

O norte da Itália tem um clima de chuvas distribuídas ao longo do ano, há um pequeno aumento no outono e primavera mas sem grandes variações Não sei o quanto fenômenos enso influenciam a região me parece que o clima do sul, que é mediterrâneo esta avançando mais para o norte, estas temperaturas de Maio ocorrem em Julho e as temperaturas de Junho são compatíveis com Agosto. Me parece que estão sofrendo algo que também está acontecendo por aqui, meses de transição por lá estão ficando mais quentes.

  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

On 7/20/2022 at 9:47 AM, jrmartinisp said:

O norte da Itália tem um clima de chuvas distribuídas ao longo do ano, há um pequeno aumento no outono e primavera mas sem grandes variações Não sei o quanto fenômenos enso influenciam a região me parece que o clima do sul, que é mediterrâneo esta avançando mais para o norte, estas temperaturas de Maio ocorrem em Julho e as temperaturas de Junho são compatíveis com Agosto. Me parece que estão sofrendo algo que também está acontecendo por aqui, meses de transição por lá estão ficando mais quentes.

 

Sim, temos uma certa abundância de chuvas no norte da Itália, e o verão é bastante tempestuoso. Porém esse ano tivemos somente 93,97 mm de chuva! Desde janeiro choveu somente isso, e o verão é bastante chuvoso geralmente.

O padrão de clima mediterrâneo está avançando sim em direção ao norte da Europa, até algumas regiões da Alemanha vêm apresentando tais características, inclusive algumas apresentando até um clima parecido com o da Ucrânia, com pradarias áridas. Assustador.

  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Eita! O verão europeu ultimamente está lembrando o final de inverno e início de primavera no Brasil, ou seja, cada ano que passa a massa quente e seca esquenta ainda mais e vai cada vez mais avançando para as latitudes maiores. (fazendo uma analogia: o mediterrâneo seria o Brasil central e o norte europeu seria o sul do Brasil e metade sul de SP).

 

Mas hoje o tempo deu uma bela mudanda em Londres.

Enquanto ontem nessa mesma hora fazia 39 graus no aeroporto com céu limpo, hoje faz apenas 24 graus (já chegou a 25 graus) com bastante nuvens.

 

Já em Paris, a queda foi ainda mais intensa.

Agora 20 graus no aeroporto (contra 40 graus no mesmo horário de ontem) e pancadas fracas de chuva, sendo que a chuvca ocorre desde as 3 da manhã (horário de lá).

 

Imagine a alegria desse pessoal! Um alívio imenso!

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

On 7/20/2022 at 10:54 AM, Daniel85 said:

Eita! O verão europeu ultimamente está lembrando o final de inverno e início de primavera no Brasil, ou seja, cada ano que passa a massa quente e seca esquenta ainda mais e vai cada vez mais avançando para as latitudes maiores. (fazendo uma analogia: o mediterrâneo seria o Brasil central e o norte europeu seria o sul do Brasil e metade sul de SP).

 

Mas hoje o tempo deu uma bela mudanda em Londres.

Enquanto ontem nessa mesma hora fazia 39 graus no aeroporto com céu limpo, hoje faz apenas 24 graus (já chegou a 25 graus) com bastante nuvens.

 

Já em Paris, a queda foi ainda mais intensa.

Agora 20 graus no aeroporto (contra 40 graus no mesmo horário de ontem) e pancadas fracas de chuva, sendo que a chuvca ocorre desde as 3 da manhã (horário de lá).

 

Imagine a alegria desse pessoal! Um alívio imenso!

 

Vamos esperar que uma nova bolha de calor não se instale sobre o eixo Londres-Paris.

 

Minha experiência no norte da Itália é que vem um calor muito forte seguido de chuva (pré-frontal), e que o refresco dura no máximo uns 2 dias e vai esquentando novamente. Esse ciclo dura até metade de setembro.

 

Mas sinceramente é muito parecido com o que acontece no Rio Grande do Sul, que tem essas dinâmicas doidas.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 20/07/2022 em 10:30, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Sim, temos uma certa abundância de chuvas no norte da Itália, e o verão é bastante tempestuoso. Porém esse ano tivemos somente 93,97 mm de chuva! Desde janeiro choveu somente isso, e o verão é bastante chuvoso geralmente.

O padrão de clima mediterrâneo está avançando sim em direção ao norte da Europa, até algumas regiões da Alemanha vêm apresentando tais características, inclusive algumas apresentando até um clima parecido com o da Ucrânia, com pradarias áridas. Assustador.

Nossa isso é terrível, pelo que sei estas regiões do norte (Milão, Turim) tem precipitação média anual em torno dos 1000mm, é um abismo e não um simples déficit. 

  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

On 7/20/2022 at 11:44 AM, jrmartinisp said:

Nossa isso é terrível, pelo que sei estas regiões do norte (Milão, Turim) tem precipitação média anual em torno dos 1000mm, é um abismo e não um simples déficit. 

 

Exatamente. É uma diferença MUITO grande, então não é uma simples estiagem. O clima de lá é muito parecido com o do RS, e as precipitações são um pouco inferiores as daqui. Morei e Turim e jamais esperava ver o Rio Pó quase que inexistente cortando a cidade. Simplesmente assustador.

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/07/2022 em 10:54, Daniel85 disse:

Eita! O verão europeu ultimamente está lembrando o final de inverno e início de primavera no Brasil, ou seja, cada ano que passa a massa quente e seca esquenta ainda mais e vai cada vez mais avançando para as latitudes maiores. (fazendo uma analogia: o mediterrâneo seria o Brasil central e o norte europeu seria o sul do Brasil e metade sul de SP).

 

Mas hoje o tempo deu uma bela mudanda em Londres.

Enquanto ontem nessa mesma hora fazia 39 graus no aeroporto com céu limpo, hoje faz apenas 24 graus (já chegou a 25 graus) com bastante nuvens.

 

Já em Paris, a queda foi ainda mais intensa.

Agora 20 graus no aeroporto (contra 40 graus no mesmo horário de ontem) e pancadas fracas de chuva, sendo que a chuvca ocorre desde as 3 da manhã (horário de lá).

 

Imagine a alegria desse pessoal! Um alívio imenso!

Tem que entender a Variabilidade do Clima. Se aumenta a troca de massas entre polos/tropico, mais calor nas altas latitudes. Desde o início dos anos 2000, a Ucrânia vem se beneficiando com esses verões quentes. É hoje (ou era até início da guerra) o 5° maior produtor agrícola do Planeta. 2° maior produtor de trigo, 5° maior produtor de milho. Ou seja, verdadeiro Celeiro da Europa.

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Imagem do satélite dos últimos 3 dias da França e do sul do Reino Unido

 

Tarde de segunda

Praticamente nenhuma nuvem.

50ff0CK.jpg

 

 

Tarde de ontem

Frente fria alcançando o oeste do Reino Unido e noroeste da França.

Ue8LyBl.jpg

 

 

Tarde de hoje

Bastante nuvens atingindo os locais. Oeste da França mais limpo (já em pós frontal).

ISu7aBU.jpg

  • Like 9
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Vercelli, na planície do Rio Pó, tem o julho mais quente registrado.

São dias e dias consecutivos de máximas altíssimas. Não somente bateu o recorde absoluto de máxima (41,7ºC), como por passou dos 40ºC por TRÊS VEZES, coisa que nunca acontecera. A mínima absoluta to mês até agora é de 18,9ºC.

Sem falar que essa média máxima mais parece Mumbai.

Sim, o norte da Itália tem verão quentes, mas essa tabela é simplesmente absurda para uma cidade a 45ºNL. Simplesmente assustador.

 

1056129748_ScreenShot2022-07-28at13_08_26.png.94e317831470f7ac9424b47d095658c1.png

 

Bardonecchia, nos alpes piemonteses, também:

 

538095175_ScreenShot2022-07-28at13_08_40.png.65cdee4f7a25a6fa89ab6b4d9204a614.png

 

  • Like 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Assim terminou julho em Vercelli e Bardonecchia.

Vercelli com as mínimas mês nos últimos dias. É difícil de acreditar em uma mínima de 17,1ºC em uma cidade a 45ºLN de clima continentalizado, ou Bardonecchia a 1.300m de altitude com mínima de 9,4ºC. Nem em Lajeado, a 36m acima do nível do mar e 29ºLS tivemos mínimas tão altas no ultimo verão, e que foi o mais quente já registrado por aqui.

 

Vercelli                        Bardonecchia

297123628_ScreenShot2022-08-01at23_11_59.png.2bf56a455efc2cca170796bc4678db59.png        1741408602_ScreenShot2022-08-01at23_12_18.png.7b4b77f27c6ed943584951b26bab7178.png

  • Like 6
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

O Mediterrâneo está absurdamente quente neste ano. Com esse mar e o Atlântico Norte quente como estão, não há como as anomalias ficarem no padrão, principalmente ao sul e nas regiões costeiras.

 

Estou indo pra Londres dias 17. Espero não pegar nenhum calor lá. Seria o fim da picada passar calor na cidade na segunda quinzena de agosto.

  • Like 4
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 02/08/2022 em 00:03, Marcos disse:

O Mediterrâneo está absurdamente quente neste ano. Com esse mar e o Atlântico Norte quente como estão, não há como as anomalias ficarem no padrão, principalmente ao sul e nas regiões costeiras.

 

Estou indo pra Londres dias 17. Espero não pegar nenhum calor lá. Seria o fim da picada passar calor na cidade na segunda quinzena de agosto.

Acho que ai já seria pedir demais 

image.png.c24e2cc5290676c8f8dddde3202abd4d.png

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Pois é. Seria muito azar. A tendência, de acordo com o MetOffice, é de temperatura acima da média e tempo seco. Por sinal, julho foi ESTUPIDAMENTE seco em Londres! Há uma estação que acumulou apenas 0,3 mm, o menor de toda a série histórica iniciada em 1797!!!!

 

A média diária nos últimos dias de agosto é 12° a 21°. Na metade do mês há previsões dando 15° a 25°, uns 4° acima do normal.

 

O Atlântico Norte muito quente não está ajudando.

Edited by Marcos
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

On 8/2/2022 at 2:06 PM, Marcos said:

Pois é. Seria muito azar. A tendência, de acordo com o MetOffice, é de temperatura acima da média e tempo seco. Por sinal, julho foi ESTUPIDAMENTE seco em Londres! Há uma estação que acumulou apenas 0,3 mm, o menor de toda a série histórica iniciada em 1797!!!!

 

A média diária nos últimos dias de agosto é 12° a 21°. Na metade do mês há previsões dando 15° a 25°, uns 4° acima do normal.

 

O Atlântico Norte muito quente não está ajudando.

 

É, a tendência é de o clima mediterrâneo avançar em direção ao norte da Europa com as mudanças climáticas. Isso já está acontecendo, com esses verões secos e quentes. Há regiões do centro da Alemanha que já apresentam essa característica também. Vários artigos já relatam.

  • Like 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Ao menos o Reino Unido vai escapar dessa.

 

Aqui em Londres a máxima deve bater 27° na 4a, mas depois teremos dias frescos.

 

Hoje, por sinal, foi um dia bem londrino. Uma PWS em Leytonstone, aqui perto, teve variação de 14,1° a 23,3°. Agora tenho 19,5° no meu sensor e tempo bem nublado.

 

Segue o vídeo da tarde.

 

 

Edited by Marcos
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Dia de sol, máxima de 26 graus em Lisboa!

IMG_20220911_122149242_HDR.thumb.jpg.c87d2a49b4839a0656c5958bd1af0a99.jpgIMG_20220911_130102425_HDR.thumb.jpg.df3a0e664b383714fa8d16064ec15f2b.jpg

No fim da tarde já começou a ficar mais nublado e dizem que amanhã vai chegar um tal de ciclone Danielle por aqui... Eu não chamei pra minha viagem não mas enfim.....

São 22h em Lisboa, o aeroporto marca 21 graus e espero que a Danielle pegue as malas dela e vá dar rolê pra outras bandas...

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

A tal da Danielle era um ciclone mas depois foi rebaixada a tempestade. Ontem foi um dia nublado, máxima de 22 graus em Lisboa com algumas chuvas passageiras. Hoje de manhã passou uma pancada bem forte que me pegou de surpresa no parque Eduardo VII. 

https://youtu.be/4VWDCLlEm08

Depois do toró o tempo já está abrindo e a previsão é de melhoria no decorrer do dia e não vai estragar meu rolê. Fica o registro fotográfico do parque Eduardo VII nessa manhã de Lisboa com 21 graus.

IMG_20220913_095158728_HDR.thumb.jpg.1296dad5dd718455df970386f75baee6.jpg

 

 

 

 

Edited by Enio Rezende
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Estive na cidade do Porto em agosto de 2014.

Nos dias em que fiquei lá, as máximas variaram entre 27 e 28°C, com dias de céu limpo como nas suas fotos..

"Calorzinho" sem exageros.

 

Interessante que em todos os dias, no início da noite batia um vento fresco.

Ficava desagradável estar exposto àquele vento só de mangas curtas.

Para mim, não chegava a ser um frio de verdade mas... incomodava.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Hoje o Aeroporto de Heathrow, em Londres, bateu 6,0°! Deu 7,3° no St. James's Park, bem no centro, em Westminster.

 

Em Bournemouth, litoral sul, deu 1,5° !!!!

 

E anteontem foi o primeiro dia com neve das terras altas da Escócia.

 

Vontade de voltar pra lá!!

Edited by Marcos
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.