Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2022


Recommended Posts

Mais um dia de muito calor na cidade de São Paulo.

Muito sol e poucas nuvens até o começo da tarde.

Quase todo mundo que encontrei hoje reclamou do calor. :D

 

E a umidade mínima chegou a 28/30% tanto no Mirante como em Interlagos.

O IAG teve 37% na menor leitura horária.

 

Só que hoje a mudança foi mais rápida e as chuvas vieram um pouco mais cedo.

Como de hábito em chuvas de verão, os acumulados foram irregulares.

Nas estações do CGE, a variação foi de menos de 5 até 59,8 mm em Perus, extremo NO da cidade.

 

Nas oficiais, agora à tarde,

Mirante: 32,2 mm

Interlagos: 0,2 mm

Os números mostram a irregularidade espacial.

 

Com a chuva, em menos de 2 horas a temperatura despencou da máxima de 33,7°C para 18,5°C no Mirante.

Houve uma rajada de vento de 58 km/h.

 

Mirante (Aut): 18,5°C / 33,7°C

Interlagos: 18,4°C / 33,4°C

IAG: 18,0°C / 33,8°C

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 15:12, Felipe Backendorf disse:

Se conheço bem meu vale do Itajaí em 2014 tu deve ter pego algum dia com 37/39ºC e umidade bem alta na casa dos 50%, uma verdadeira sauna. No dia dos 40,5ºC, recorde do INMET Indaial, a umidade baixou a 20%, trocando temporariamente a sensação de sauna pela de forno.

 

Hoje está sauna total aqui, venta do mar a 8km/h e faz 33,0ºC com 65% às 15h em Blumenau, ponto de orvalho em incríveis 26ºC. A máxima de 34,3ºC não se destacou mas tive a maior mínima desde Março de 2019: 23,9ºC

 

Não tem nada mais detestável no verão do que esse calor úmido.

 

Descrição exata do verão no litoral paulista. :D

Morei 6 anos em Santos e experimentei várias vezes esse martírio.

Lá, temperaturas acima de 38°C não ocorrem com frequência mas o ponto de orvalho alto (Simplificando, umidade alta) e as noites quentes... acabam com o ânimo de qualquer um.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 12:19, Victor Naia disse:

Eu imagino mesmo.

 

Já tive a oportunidade de pegar 46°C em Oklahoma e no Texas em 2011. É horrível, mas é seco - e a estrutura local com A/C ajuda muito.

 

A maior sensação de calor foram os (42°C ?) em Fevereiro de 2014 em Blumenau, onde a ST deve ter ultrapassado os 50°C!

 

Outra sensação terrível foi na supervia do RJ em direção ao Engenhão. Naquele dia (começo de 2015) a máxima prevista era de 40°C e mínima na casa dos 25°C. Não me lembro de confirmar nas estações oficiais, mas a sensação de calor naquele trem cheio fez o forasteiro que vos fala desmaiar na entrada do estádio. 

 

Assisti todo 1° tempo na enfermaria. E o jogo foi uma bela porcaria rsrs.

 

Nessa de 2014 ficou em +-52 eu acho. Não deve ser recorde. Não é tão difícil assim passar de ST de 50 no Vale. 37 com umidade de 60% já aconteceu algumas vezes.

 

Em SC, o Norte é mais úmido e a região de Joinville talvez detenha os recordes de sensação se for seguir essa conta.

 

Sensação de calor em Joinville chega a 61°C nesta quinta-feira

https://www.nsctotal.com.br/noticias/joinville-previsao-do-tempo-sensacao-de-calor-60degc

 

Calor úmido é péssimo. Muita pressão e suor extremo. Em áreas onde sopra uma brisa marítima alivia um pouco, mas em vales fechados, onde o vento é muito fraco é muito "opressor".

  • Like 7
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Desde quinta passada o calor (úmido) voltou aqui. Um o outro dia que predominaram nuvens, foi um pouco mais ameno. O que achei interessante de destacar é que tanto ontem como hoje, depois das 17h, instabilidades se intensificaram nos arredores da cidade e não a adentraram, porém derrubaram a temperatura e aumentaram os ventos aqui no centro. Ontem até caíram uns pingos, mas hoje zero gotas, embora ocorressem muitos relâmpagos ao longe e um ventinho fresco que baixaram bem a temperatura. Mesmo com o abafamento durante o dia, as noites seguem frescas, ventilador quase desnecessário.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Por falar em calor úmido: Presente ! Aqui estou também!

 

Extremos de hoje: 19,8C / 33,0C, a umidade mínima foi de 48%, o que significa que teve umidade a tarde toda. Índice de calor sempre acima dos 35 à tarde. Muito desagradável, e agora no meu quarto tenho 28,8C no termômetro incoterm. 
 

🥲🥲🥲

  • Like 12
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite... 

Variação hoje 19,4/32,0°C no abrigo em casa e 19,0/32,1°C na Borda da Mata. 

Dia bem sufocante apesar da umidade não muito elevada durante o horário mais quente. 

Estamos sob efeito da borda da ASAS q aparentemente ganha espaço a cada dia q passa, basta ver as imagens de satélite e constatar o Atlântico desprovido de nebulosidade na altura do Sudeste e parte do Sul.2083519820_product1(8).jpeg.f93037f67590d754990bac1aa956e241.jpeg

Nessas condições as cabeças das Cbs se inclinan para o interior do continente, quando deveriam fazer movimento contrário, em direção ao leste ou sudeste. 

O @Patricklima99 fez uma observação ontem à respeito disso.

 

Hoje às formações Cumulonimbus surgiram mais tarde, entre 15h30 e 16h30, e quase q exclusividade no lado oeste/sul.

Choveu muito forte em alguns pontos mas foi algo bem isolado. Em Piraquara não choveu.

No gif abaixo as formações são jogadas para oeste devido à brisa insistente da ASAS.20220119_204237.gif.c7365ba328d4e34a07396139381ce694.gif

Apesar de ainda poder contemplar as tempestades à distância, é um quadro meio q deprimente...parece algo falso.. só espero q o quadro atual não se aprofunde e acabe se tornando algo corriqueiro.

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 19:37, Moretão disse:

 

Nessa de 2014 ficou em +-52 eu acho. Não deve ser recorde. Não é tão difícil assim passar de ST de 50 no Vale. 37 com umidade de 60% já aconteceu algumas vezes.

 

Em SC, o Norte é mais úmido e a região de Joinville talvez detenha os recordes de sensação se for seguir essa conta.

 

Sensação de calor em Joinville chega a 61°C nesta quinta-feira

https://www.nsctotal.com.br/noticias/joinville-previsao-do-tempo-sensacao-de-calor-60degc

 

Calor úmido é péssimo. Muita pressão e suor extremo. Em áreas onde sopra uma brisa marítima alivia um pouco, mas em vales fechados, onde o vento é muito fraco é muito "opressor".

Aqui a sensação de abafamento é terrivel, contudo ainda acho esses valores de 60ºC de sensação térmica acima da realidade. Pelos meus calculos o índice de calor ficou entre 47/50 ºC na parte mais quente da tarde. A partir das 17horas a temperatura tem uma ligeira queda e mesmo com U .R. A aumentando, o índice de calor fica em torno dos 41/43 ºC. 

A NSC falou que a sensação térmica chegou aos 58ºC em Joinville ontem, pode ter acontecido pq a temperatura máxima chegou aos 37.5 ºC, mas se aconteceu foi por um período de tempo muito rápido e localizado. 

Enfim o que eu quero dizer é: Passar dos 50/52ºC de sensação térmica é relativamente raro, sendo uma exessão aos dias mais quente,  e nas minhas contas são sempre abaixo do divulgado na mídia (ou eu to fazendo errado !) 

No mais hoje foi um dia de também muito calor, mas a temperatura ficou 2/3 graus a menos do que ontem. Ainda não choveu. O que piorou de fato foi as mínimas que até a semana passada estavam na média (ou um pouco abaixo) entre 20/21ºC, e essa semana estão entre 23/24ºC

Variação hoje, quarta-feira, entre 24ºC ~ 34ºC 

Agora 27ºC 

 

Edited by rafael_rigoni
Correção
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Ontem (18/01) foi o dia mais quente de janeiro em várias cidades do Vale do Ribeira, várias beiraram os 40°C, segue abaixo as que chegaram perto desta marca:

 

39,6°C Pariquera-Açu

39,5°C Barra do Turvo

39,3°C Juquiá

39,2°C Sete Barras

 

*CIIAGRO.

 

Aqui em Eldorado, a marca foi de 38,8°C com URA mínima de 42,2%. Era insuportável dormir a noite sem o ar condicionado ligado, a temperatura não desceu dos 24°C até, pelo menos, 3h da madrugada, quando caiu uma chuva inesperada que durou pouco e acumulou 4,2 mm no CIIAGRO. Encerrando, assim, uma sequência de uma semana sem nenhuma gota de chuva na cidade.

 

Hoje foi outro dia extremamente quente e úmido, resumindo, insuportável.

Variação de 21,5°C / 36,1°C | 56,1% (dado instantâneo da máxima e da URA). Sensação térmica de 46°C na parte da tarde.

Chuva que é bom para trazer algum alívio neste calor úmido, até agora, nada. Não vejo a hora dessa maldita estação chamada verão acabar.

 

Às 21h faz "deliciosos" 26,9°C | 90,6%.

  • Like 8
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Após as pancadas do meio da tarde, São Paulo vem tendo uma noite um pouco agradável e com algumas instabilidades ainda.

Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 18 graus no extremo sul e 23 graus em áreas mais ao centro da cidade.

xzEy3R3.png

 

 

Imagem dos radares da UNESP das 21:30 mostra que temos uma extensa linha de pancadas que vai desde a região de Franca até o sudoeste do estado.

C2HfzS9.jpg

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Tem uns núcleos bem localizados no sertão do RN, próximos à divisa com a PB.

Screenshot_20220119-215504.thumb.png.5ac2f5353d21b3150d85085292cf1ab0.png

 

Ontem também tivemos instabilidades assim, bem isoladas, confirmando o que o GFS previu, elas não provocaram nenhum volume significativo apesar da quantidade de raios que apresentou (a região afetada pelas chuvas de ontem foi a de Catolé do Rocha).

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 21:03, rafael_rigoni disse:

Aqui a sensação de abafamento é terrivel, contudo ainda acho esses valores de 60ºC de sensação térmica acima da realidade. Pelos meus calculos o índice de calor ficou entre 47/50 ºC na parte mais quente da tarde. A partir das 17horas a temperatura tem uma ligeira queda e mesmo com U .R. A aumentando, o índice de calor fica em torno dos 41/43 ºC. 

A NSC falou que a sensação térmica chegou aos 58ºC em Joinville ontem, pode ter acontecido pq a temperatura máxima chegou aos 37.5 ºC, mas se aconteceu foi por um período de tempo muito rápido e localizado. 

Enfim o que eu quero dizer é: Passar dos 50/52ºC de sensação térmica é relativamente raro, sendo uma exessão aos dias mais quente,  e nas minhas contas são sempre abaixo do divulgado na mídia (ou eu to fazendo errado !) 

No mais hoje foi um dia de também muito calor, mas a temperatura ficou 2/3 graus a menos do que ontem. Ainda não choveu. O que piorou de fato foi as mínimas que até a semana passada estavam na média (ou um pouco abaixo) entre 20/21ºC, e essa semana estão entre 23/24ºC

Variação hoje, quarta-feira, entre 24ºC ~ 34ºC 

Agora 27ºC 

 

Tbem duvido dessas notícias. Eu me baseava no cálculo do site do Ciram para saber a sensação térmica. Aí alguém aqui do Baz me disse que a fórmula usada por eles é desatualizada. Até me passaram um link da fórmula, mas eu nao salvei...

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 12:19, Victor Naia disse:

Eu imagino mesmo.

 

Já tive a oportunidade de pegar 46°C em Oklahoma e no Texas em 2011. É horrível, mas é seco - e a estrutura local com A/C ajuda muito.

 

A maior sensação de calor foram os (42°C ?) em Fevereiro de 2014 em Blumenau, onde a ST deve ter ultrapassado os 50°C!

 

Outra sensação terrível foi na supervia do RJ em direção ao Engenhão. Naquele dia (começo de 2015) a máxima prevista era de 40°C e mínima na casa dos 25°C. Não me lembro de confirmar nas estações oficiais, mas a sensação de calor naquele trem cheio fez o forasteiro que vos fala desmaiar na entrada do estádio. 

 

Assisti todo 1° tempo na enfermaria. E o jogo foi uma bela porcaria rsrs.

 

 

Fez me lembrar de duas situações  de calor que enfrentei e que até hoje não se igualaram na minha lembrança apesar de eu viver aqui nesse forno do NO Paulista. Uma vez em Recife no metrô de lá que corre em superfície mas que na época não tinha ar-condicionado e possuía apenas umas janelinhas iguais aos antigos trens da linha 1 do metrô de SP. Eu que transpiro pouco mesmo quando corro cheguei ao final do percurso ensopado tal era o abafamento dentro dos trens. Andando pela cidade também incomodava a umidade muito forte. Outra vez foi em Joinville quando fui fazer uma prova de concurso depois do almoço numa universidade de lá.  Esperávamos num pátio coberto e ao longe se via os cúmulos formando em direção à serra mas ali nenhum vento. Escorria suor por todos os lados. Fico imaginando como não deve ser em Belém,  Macapá...

Edited by marcio valverde
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 22:14, SandroAlex disse:

Tbem duvido dessas notícias. Eu me baseava no cálculo do site do Ciram para saber a sensação térmica. Aí alguém aqui do Baz me disse que a fórmula usada por eles é desatualizada. Até me passaram um link da fórmula, mas eu nao salvei...

Pode crê, fazendo uma pesquisa rápida tem uma tabela do NOAA que distoa questão de 2 graus mais ou menos em relação ao calculo do CIRAM ...

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

dados abaixo: INMET POA

 

terça-feira teve variação 21,6 / 27,9 em POA, quebrando a sequência de forte calor.

 

mas o breve alívio acabou abruptamente hoje, que marcou o início de um novo período de calorão.

nesta quarta, variação 22,6 / 37,6.

Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 23:30, Eclipse disse:

dados abaixo: INMET POA

 

terça-feira teve variação 21,6 / 27,9 em POA, quebrando a sequência de forte calor.

 

mas o breve alívio acabou abruptamente hoje, que marcou o início de um novo período de calorão.

nesta quarta, variação 22,6 / 37,6.

Essa quebra de 1 dia no padrão de máximas muito altas não deve ter agradado muitos apaixonados por recordes he he 

Olhando a tabela de Uruguaiana eu fiquei chateado com a mínima de 29,9°C... por 0,1°C não houve a mínima absurda de 30,0°C q ficaria mais legal né? Já q em termos sensitivos não faz a menor diferença 29,9×30,0, mas na tabela sim. Saltaria à vista um valor desse. Enfim, o país não se destaca na maioria das coisas. Até o -10°C dentro de uma "comunidade" é algo raríssimo. 

  • Like 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos, bastante calor em BH também: 20,8 / 31,3C. Diferente de ontem, hoje não tivemos formação de instabilidades e o céu ficou azul (com algumas nuvens) o dia todo:

 

20220119_174201_2.thumb.jpg.fac6ab4428d8b38ef8befe66469aeba0.jpg

 

 

Verão: mesmo com céu limpo, a temperatura custa a cair. Agora, quase meia noite, faz 23ºC. Tá abafado dentro de casa.

 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 23:45, Carlos Campos disse:

Essa quebra de 1 dia no padrão de máximas muito altas não deve ter agradado muitos apaixonados por recordes he he 

Olhando a tabela de Uruguaiana eu fiquei chateado com a mínima de 29,9°C... por 0,1°C não houve a mínima absurda de 30,0°C q ficaria mais legal né? Já q em termos sensitivos não faz a menor diferença 29,9×30,0, mas na tabela sim. Saltaria à vista um valor desse. Enfim, o país não se destaca na maioria das coisas. Até o -10°C dentro de uma "comunidade" é algo raríssimo. 

Essa história me lembra 2015 que SP pela primeira vez não teve frio abaixo dos 10 graus no mirante.

É curioso como fazer 9,9 e 10,0° fazem diferença nas tabelas e saltam aos olhos.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 23:45, Carlos Campos disse:

Essa quebra de 1 dia no padrão de máximas muito altas não deve ter agradado muitos apaixonados por recordes he he 

Olhando a tabela de Uruguaiana eu fiquei chateado com a mínima de 29,9°C... por 0,1°C não houve a mínima absurda de 30,0°C q ficaria mais legal né? Já q em termos sensitivos não faz a menor diferença 29,9×30,0, mas na tabela sim. Saltaria à vista um valor desse. Enfim, o país não se destaca na maioria das coisas. Até o -10°C dentro de uma "comunidade" é algo raríssimo. 

 

 

 

Exato!

Te confesso que fiquei bem chateado com o alívio de ontem. Eu realmente acharia mais interessante que a sequência de calor não fosse interrompida, para não atrapalhar algum eventual recorde em termos de durabilidade do calor.

 

Até nisso esse verão tá querendo irritar a gente, com esse alívio de terça pra atrapalhar recordes, só pro calorão voltar de vez hoje. Poderia ter sido uma sequência histórica, quase nível 2014.

Mas, se não fosse irritante, não seria verão né? hehehe A estação faz questão de dar um refresco, desde que esse irrite os amantes de recordes. Que injustiça.

 

Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 23:54, LeoP disse:

Boa noite a todos, bastante calor em BH também: 20,8 / 31,3C. Diferente de ontem, hoje não tivemos formação de instabilidades e o céu ficou azul (com algumas nuvens) o dia todo:

 

20220119_174201_2.thumb.jpg.fac6ab4428d8b38ef8befe66469aeba0.jpg

 

 

Verão: mesmo com céu limpo, a temperatura custa a cair. Agora, quase meia noite, faz 23ºC. Tá abafado dentro de casa.

 

 


Tá difícil dormir hoje, já foram dois banhos frios agora há noite para aliviar. Pois dentro do quarto tenho agora 28 graus…simplesmente difícil de se sentir confortável assim. Fora de casa, muuuuito mais fresco agora: 20,7C .

  • Like 4
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 15:12, Felipe Backendorf disse:

Se conheço bem meu vale do Itajaí em 2014 tu deve ter pego algum dia com 37/39ºC e umidade bem alta na casa dos 50%, uma verdadeira sauna. No dia dos 40,5ºC, recorde do INMET Indaial, a umidade baixou a 20%, trocando temporariamente a sensação de sauna pela de forno.

 

Hoje está sauna total aqui, venta do mar a 8km/h e faz 33,0ºC com 65% às 15h em Blumenau, ponto de orvalho em incríveis 26ºC. A máxima de 34,3ºC não se destacou mas tive a maior mínima desde Março de 2019: 23,9ºC

 

Não tem nada mais detestável no verão do que esse calor úmido.

Durante os dias 7, 8 e 9 de Fevereiro estive na região. Calor era descomunal. Foi até mais forte que no Rio, mas o relato do Marcio sobre sua experiência calourosa no metrô do Recife foi exatamente a que tive na Supervia carioca neste dia.  Lembro-me que a máxima ficou na casa de 35°C na zona sul e SDU, então imagino que beirou os 40°C no suburbio. No começo da noite antes da partida o abafamento era terrível; ensopado é pouco.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Para Londrina e norte do Paraná o calorão será terrível também a partir de sábado. Minimas entre 19 e 20°C (baixadas devem ter até 17°C) e máximas entre 35 e 37°C até quarta-feira. O pico do calor seria domingo. Chance de chuva na segunda, quarta e quinta quando deve refrescar (máximas na casa dos 30°). A partir do dia 30 deverá iniciar um período mais chuvoso com máximas bem abaixo da média.

 

Até o momento, o acumulado na estação do IAPAR à beira da PR-445 (encosta, zona urbana - embora uma área arborizada como quase toda cidade), é de apenas 50mm! É um desvio na casa de -200mm, muito complicado. 

 

A média mínima nesse mês está na casa dos 18°C e a máxima beirando 30°C. Mín abaixo cerca de 2°C, máxima na média histórica. 

 

A região de Maringá, 85/90 km ao oeste daqui sentirá um pouco mais de calor, embora o auge dele no PR deverá ser sentido no Oeste e Sudoeste. Para Cascavel (+/- 720-750m) o Simepar coloca uma variação de 25/38°C no domingo. Em Toledo, 35/40 km dali (+/- 550 m), um calorão de 25/40°C também no Domingo. Para Foz do Iguaçu (+/- 180- 230m), 26/41°C! No mesmo dia 22/39°C em Francisco Beltrão (+/-560-800m) e 22°C de minima no domingo em Pato Branco (+/-780-850m) e incríveis 39°C de maxima na terça e quarta-feira. Nem a gelada Palmas que é tão fresca no verão com seus +/- 1100m irá escapar com maxima prevista de 34/35°C.

 

O mais bizarro é a previsão para oeste catarinense e noroeste gaúcho. Cidades da região entre com possível quebra de recorde de calor com sobra. +37/38°C em Chapecó (+/- 700m) com madrugadas bem quentes seguida de mínimas em 22/23°C. Valores semelhantes em Concórdia (+/- 650m), pouco menos quente em Xanxerê (+/- 850m) etc. Fico pensando quanto que Itapiranga e Mondaí não poderia chegar. 43°C? Parece que não da para descartar pontuais temperaturas acima de 44°C!  Um espanto. Histórico o que está se projetando para o final de semana e o inicio da próximas semana no Oeste da Região Sul!

  • Like 7
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 20/01/2022 em 08:07, SandroAlex disse:

Primeira vez nesse verão que temos mínimas igual ou acima dos 20°C em São Bento do Sul. Já em Jaraguá do Sul essa noite deve ter sido apavorante! As 22h00m ainda fazia 28,8°C!!!! A mínima por lá ficou nós 25,4°C por volta das 06h00m!!

 

Enquanto isso, por aqui, vou me acostumando com as mínimas acima de 20°C neste ano, após a mínima de 20,4°C hoje. Pra vocês terem uma ideia, no ano passado inteiro tive apenas 8 mínimas sob-20 e só neste mês de agora eu já tenho 7 mínimas assim. A média das mínimas está cerca de 1°C acima da média normal.

 

O dia amanheceu nublado mas agora o sol já está surgindo com força, faz 27,3C.

 

 

  • Like 11
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

 

Bom dia a todos.

 

Com essa onda de calor sem fim mais ao sul, principalmente no Rio Grande do Sul, fui dar uma pesquisada nos números que estão ocorrendo em São Joaquim - SC, no site da EPAGRI.

 

Vejam os números de algumas estações...São SURREAIS !!! 

 

 

Estação: São Joaquim - Santa Isabel - 2413

35,6

34,5

34,2

34,0

33,1

32,9

32,2

 

Estação: São Joaquim - Bentinho - 2243

34,5

32,1

 

Estação: São Joaquim - Alecrim - 2431

34,1

32,0

 

Estação: São Joaquim - Chapada Seca - 2454

32,9

 

Estação: São Joaquim - Boava - 2411

32,8

 

Estação: São Joaquim - Chapada Bonita - 2375

32,6

 

Estação: São Joaquim - Despraiado - 2412

32,1

 

Estação: São Joaquim - Luizinho - 2414

32,0

 

  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 23:30, Eclipse disse:

dados abaixo: INMET POA

 

terça-feira teve variação 21,6 / 27,9 em POA, quebrando a sequência de forte calor.

 

mas o breve alívio acabou abruptamente hoje, que marcou o início de um novo período de calorão.

nesta quarta, variação 22,6 / 37,6.

 

Tenho 36,4° com 53% e sensação térmica de 46,1°

 

Já tive p.o. em 26°! Tá UM SUFOCO

  • Like 3
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Temperatura máximas, acima de 35°C, no RS e SC, 19/01/2022:

44.1    Planalto Santa Rosa, RS 
42.7    Linha Pedra Lisa (RIEGER) Porto Xavier, RS 
41.6    SIMAGRORS014 - DDPA São Borja, RS 
41.6    SIMAGRORS019 - PORTO VERA Porto Vera Cruz, RS 
41.5    INMET São Luiz Gonzaga, RS 
41.4    Nhu Pora São Borja, RS 
41.4    FS Fazendas Agrícolas Santa Bárbara do Sul, RS 
41.2    Caibaté Caibaté, RS 
41.1    SÃO BENTO Maçambara, RS 
41.0    Rincao Sao Miguel Quevedos, RS 
40.8    Guarani das Missões Guarani das Missões, RS 
40.5    Sitio Frohlich Platz Santo Cristo, RS 
40.5    Fazenda Dezen Santo Ângelo, RS 
40.3    Granja União São Luiz Gonzaga, RS
40.2    Cooper A1: Mondaí - SC Mondaí, SC 
40.2    Bairro Languiru - 61 m Teutônia, RS 
40.1    ITAÓ Itaqui, RS 

39.9    Grandespe Tapera Tapera, RS 
39.8    Roncador Colinas, RS 
39.8    Linha Welp - 53 m Teutônia, RS 
39.7    SIMAGRORS015 - SINDICATO Bossoroca, RS 
39.7    UFFS Cerro Largo Cerro Largo, RS 
39.5    São Martinho da Serra São Martinho da Serra, RS 
39.4    Linha Catres Mondaí, SC 
39.2    Espumoso RS - Bairro Mart Espumoso, RS 
39.1    Faz. Bossoroca São Sepé, RS 
38.9    PY3AGD Porto Alegre, RS 
38.9    Linha Clara - 81 m Teutônia, RS 
38.9    Auxiliadora Estrela, RS 
38.9    Agropecuária Ceccon Arroi Espumoso, RS 
38.8    Poço das Antas - 100 m Poço das Antas, RS 
38.8    Grandespe Salto Do Jacui Salto do Jacuí, RS 
38.8    CBomRetiro Ibirubá, RS 
38.7    Linha Taquarussu (Vale) - Iporã do Oeste, SC 
38.7    CAMPO FORTE Júlio de Castilhos, RS 
38.7    Lauxen Cruz Alta, RS 
38.7    Fazenda Irapuá Cachoeira do Sul, RS
38.6    SIMAGRORS011 - CAPOLIVO Canguçu, RS 
38.6    SIMAGRORS003-FAZENDA SÃO São Sepé, RS 
38.6    INMET Santo Augusto, RS 
38.5    Westfália - 124 m Westfália, RS 
38.4    Gonzatto Weather Saldanha Marinho, RS 
38.4    Estação Pampa Triunfo, RS 
38.4    INMET Teutônia, RS 
38.3    ANSELMI Feliz-RS 50 mts Feliz, RS 
38.3    Gateway Sao Carlos Cruz Alta, RS 
38.3    Varame - Campos Borges RS Campos Borges, RS 
38.2    Fazenda Santa Clara Ernestina, RS 
38.2    São Gabriel - Jardim das São Gabriel, RS 
38.2    Agropecuaria Fazendinha Chapada, RS 
38.1    Itaara - RS Itaara, RS 
38.0    Sementes Costa Beber Santo Augusto, RS 
38.0    SIMAGRORS010 - IRGA CAPAN Cachoeira do Sul, RS 
38.0    Paralelo 30 Cachoeira do Sul, RS 
38.0    INMET Ibirubá, RS 
37.9    Linha Catarina - 96 m Teutônia, RS
37.9    Divinut Cachoeira do Sul, RS 
37.9    UNISC Santa Cruz do Sul, RS 
37.8    Fazenda Agricola Produza Carazinho, RS 
37.8    INMET Cruz Alta, RS 
37.8    Boa Vista - 93 m Teutônia, RS 
37.8    Rádio Santa Maria / RS Santa Maria, RS 
37.7    INMET Tupanciretã, RS 
37.7    SIMAGRORS004-VIMAER Itaqui, RS 
37.6    INMET Porto Alegre, RS 
37.6    Cerro dos Bois Venâncio A Venâncio Aires, RS 
37.6    STIHL_DTF São Leopoldo, RS 
37.5    Fazenda Bomgado Eldorado do Sul, RS 
37.5    Chacara das Pedras/Iguate Porto Alegre, RS 
37.5    INMET Alegrete, RS 
37.4    DICK S.Luzia (Zé e Lurdes Soledade, RS
37.4    Pedras Brancas São Sepé, RS 
37.4    INMET São Gabriel, RS 
37.4    Auxiliadora Porto Alegre, RS 
37.4    Estação Meteorológica Pla Parobé, RS 
37.4    Cerro dos Bois 2 Venâncio Aires, RS 
37.3    SIMAGRORS020 - SSBD SOBRA Sobradinho, RS 
37.3    INMET Serafina Corrêa, RS 
37.3    Sao Leopoldo - C. Rei São Leopoldo, RS
37.3    Restinga Sêca Restinga Seca, RS 
37.2    Linha Wickert (Vale) - Ip Iporã do Oeste, SC
37.2    GP Viera São Gabriel, RS 
37.2    INMET Rio Pardo, RS 
37.2    Nake Estação Metereologic Arroio do Meio, RS 
37.1    Pinhal Lima Bageston Soledade, RS 
37.1    Agropecuária Costa Beber Palmeira das Missões, RS
37.1    Serra Dos Engenhos - Espu Espumoso, RS
37.1    Alliance One CT Passo do Passo do Sobrado, RS 
37.0    INMET Frederico Westphalen, RS
37.0    VENDINHA Triunfo, RS
37.0    INMET Santa Maria, RS
36.9    INMET Encruzilhada do Sul, RS 
36.9    INMET Campo Bom, RS
36.8    Meteorologista Piter Sche Guatambú, SC
36.8    Quinta São José - Baixada Nova Santa Rita, RS 
36.8    Fazenda Jugica Carazinho, RS 
36.7    Fazenda Capão Bonito Colorado, RS 
36.7    Alliance One Pinhalzinho Pinhalzinho, SC 
36.7    Dal Pizzol Vinhos Finos Bento Gonçalves, RS 
36.7    Dona Francisca SM Dona Francisca, RS 
36.6    Vinícola Don Guerino Alto Feliz, RS 
36.6    Azeite Sabiá da Vigia Encruzilhada do Sul, RS 
36.5    Uruguaia - 110M Braço do Norte, SC 2
36.4    RNS - Videira Videira, SC 
36.4    Bairro Farroupilha Soledade, RS 
36.4    AgroNunes Pontão, RS 
36.4    Itoupava Central - Gabrie Blumenau, SC
36.4    Timbó-SC/ - Carlos Grotho Timbó, SC 
36.4    Sementes Tombini Carazinho, RS 
36.4    INMET São Vicente do Sul, RS 
36.3    ANSELMI VICENTINA FARROUP Farroupilha, RS 
36.3    Taipa Toniolo Soledade, RS 
36.3    POMERODE (SC) - CENTRO - Pomerode, SC
36.2    Vila Nova do Sul - Laranj Vila Nova do Sul, RS 
36.2    Faz. Santa Isabel São Sepé, RS 
36.1    ANSELMI ALENCASTRO Farrou Farroupilha, RS 
36.1    Bento Goncalves Bento Gonçalves, RS 
36.1    Antonio Prado Antônio Prado, RS 
36.1    SIMAGRORS002 - AZEITE OLI Piratini, RS 
36.1    SIMAGRORS016 - Mirante Mi Jaguari, RS 
36.1    INMET Palmeira das Missões, RS
35.9    PU5BHV Rodeio, SC 
35.8    INMET Urussanga, SC 
35.8    Rodovia Augusto Hasse(Car Indaial, SC 
35.8    Estancia Nova Carazinho, RS 
35.7    AGROESSE Pontão, RS 
35.7    INMET Bento Gonçalves, RS 
35.7    INMET Caçapava do Sul, RS 
35.6    Arroio Boa Vista Portão, RS 
35.6    INMET Soledade, RS 
35.6    Colonia Cotiporã, RS 
35.5    Passo da Areia - 116 m Pedras Altas, RS 
35.5    INMET Camaquã, RS 
35.4    AGRICOLA SOUILLJEE Ronda Alta, RS 
35.4    MWC - Concórdia Concórdia, SC 
35.3    Souilljee Arvoredo Ronda Alta, RS 
35.2    SIMAGRORS008 Ilópolis, RS 
35.2    Agropecuária São cristóvã Sarandi, RS 
35.2    Infosafras Pelotas, RS 
35.1    Alto Feliz( São Pedro) Alto Feliz, RS 
35.1    Linha Cavalhada 51m Barra do Ribeiro, RS 
35.1    SATC Criciúma, SC 
35.0    Herval/RS - Chacara J. Bu Herval, RS 
35.0    Bairro Trinta Réis Nova Trento, SC 

Fonte: estacoesdobrasil.com.br
 

Edited by fredericowessel
  • Like 7
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em Varginha, sul de Minas Gerais,  nestes primeiros 20 dias de janeiro temos as seguintes médias:

 

Mínima: 18,11°C (+0,81°C).

Máxima: 27,03°C (-1,87°C).

Compensada: 22,57°C (-0,53°C).

 

Maior mínima: 16,3°C.

Menor mínima: 19,7°C.

Maior máxima: 31.0°C.

Menor máxima: 21,2°C.

 

Chuva: 385,02mm, sendo que até o dia 07 foram 322,61mm.

 

A menor temperatura mínima e maior temperatura máxima foram registradas hoje, que ao lado dia 14, foram os únicos dois sem chuva. 

 

Os dados da chuva peguei numa PWS que está localizada próxima ao INMET, pois o mesmo não está reportando chuvas corretamente há muitos anos. Olhando com outras estações da região próxima, o acumulado de chuva está na casa dos 350 aos 450mm.

 

O Inmet está na divisa da zona urbana com a rural, parte mais alta de uma encosta aos 950m. Altirude média de todo município é de 980m, área urbanizada encontra-se entre os 830 e 1010m, embora a maioria esteja entre os 870 e 970m. Na zona rural altitude chega aos 810/820m na beira do Rio Verde e ultrapassa os 1200m em direção à Carmo da Cachoeira e Três Pontas.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Essa semana está sendo de veranico no interior do Nordeste. Mesmo assim, alguns núcleos de chuvas ainda estão se formando pela região durante a tarde e noite.

 

Screenshot_510.png.078a4b7a749e2d30ae3c0805051ee1e3.png

Imagem de satélite da tarde de hoje.

 

Isso é interessante, pois na maioria dos anos é comum o interior da região ficar praticamente sem núcleos durante várias semanas, especialmente em janeiro. Algo que não está ocorrendo neste período chuvoso.

 

Na terça, o destaque foi esse abaixo que afetou os municípios de Petrolina e Lagoa Grande - PE e nem havia previsão.

 

Screenshot_511.png.603f6f6bcf097f75fd8b3b3edfd34e66.png

Petrolina (@_yara_anadja_)

 

 Lagoa Grande

 

Na próxima semana, as chuvas devem retornar com maior frequência ao interior da região.

Por enquanto, janeiro está sendo abaixo da média em Queimada Nova, com acumulados entre 35 e 58 mm nos meus pluviômetros.

 

  • Like 8
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Hoje, 20 de janeiro, o janeirão mostrou suas garras e pela primeira vez, trintou! INMET Ouro Branco marcou 30,6° mesma marca alcançada no INMET Barbacena. PWS de Mons. Isidro-Itaverava chegou a 30,2° e trintou pela primeira vez no ano também.

Até agora não choveu aqui em Lafaiete hoje, só vi algumas chuvas isoladas na região de Jeceaba e agora há pouco pelos dados do INMET Barbacena vi que deu uma pancada boa lá. Aqui se passar sem chuva será o segundo dia no ano que isso ocorre. A nuvem mais "pesada" que eu avistei nesse entardecer foi essa:

IMG_20220120_184102222.thumb.jpg.123dd77d835cf140f692428de2a1de58.jpg

Hoje deu pra perceber que as chuvas isoladas estão ficando ainda mais isoladas e essa é a tendência para o resto do mês.

As médias de temperatura nesses primeiros 20 dias estão em 18°/26°, as mínimas normais e as máximas um pouco abaixo por causa da chuvarada.

Agora, 19h, o céu de Lafaiete ainda é semelhante ao da foto acima e a temperatura está em altos 27,4° porque a chuva ainda não veio pra dar aquela salvada

Edited by Enio Rezende
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 20/01/2022 em 19:22, Eclipse disse:

mais um dia sufocante em POA, tivemos variação de 24 / 36,5 graus (INMET). Voltamos a ter mínimas nojentas tb. 

 

Impressionante foi eu ter máxima de 36,5° (empatei com o INMET) sem baixar dos 49%! Cheguei à sensação de 47° e o p.o. bateu 26,3°!

 

Agora 29,7°. Mas se engana quem acha que "melhorou", pois a umidade está em 69%! Quando o vento entrou de E, chegue a ver estratocumulus com 34°!!!

  • Like 3
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 20/01/2022 em 18:04, RafaelBHZ disse:

Voltei pra casa e o tempo aqui permanece bastante parecido com SP, nas dinâmicas e nas altas temperaturas. Depois de um dia de sol, muito calor e até 32°C, agora chove em alguns bairros de BH e cidades vizinhas, ajudando a refrescar um pouco. 

 

 

20220120_174832.thumb.jpg.2cb24aafd7911a7f245c6c0d3440fe9c.jpg

 

20220120_175555.thumb.jpg.bd009c0bbd2ff8f416ed5bf7034d2970.jpg

 

Opa, seja bem vindo de volta! Seu retorno trouxe a primeira chuva significativa desde a desconfiguração da ZCAS. 

 

Apesar de estarmos sob atuação da ASAS, nuvens carregadas se formaram a partir das 16h e chuvas isoladas, acompanhadas de muitos raios e trovoadas, atingiram boa parte da cidade. Localmente, tivemos temporais hoje na RMBH:

 

20220120_175323_2.thumb.jpg.10f50860f22890193e59be6748747991.jpg

 

São chuvas isoladas típicas de verão, irregulares, localmente intensas, mas que trazem um dinamismo muito interessante à estação. A estação da Pampulha já ultrapassou os 15mm até o momento e a temperatura caiu para 19,6ºC, a mínima do dia.

 

Aqui no bairro Santa Mônica, segue chovendo de forma moderada, com bastante raios e alguns trovões altos.

 

Edited by LeoP
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 17:52, Aldo Santos disse:

Mais um dia de muito calor na cidade de São Paulo.

Muito sol e poucas nuvens até o começo da tarde.

Quase todo mundo que encontrei hoje reclamou do calor. 

 

O trecho citado acima, relativo a ontem, é totalmente válido para hoje. :D

 

As chuvas da tarde, como de hábito, foram irregulares.

Houve estações do CGE onde nem sequer choveu, principalmente em partes da zona sul, enquanto que na Lapa (Zona oeste) o acumulado até o momento está em 63,4 mm.

 

Hoje à tarde nas oficiais até 19 h,

Mirante: 21,4 mm

Interlagos: 0,0 mm

 

Mirante (Aut): 18,6°C / 33,0°C (Mínima registrada na hora da chuva)

Interlagos: 18,4°C / 31,9°C

IAG: 17,5°C / 33,2°C

 

As previsões de momento não indicam mudanças até o próximo fim-de-semana.

Se não vier nenhum refresco, as anomalias negativas já deverão estar zeradas lá pela metade da próxima semana.

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Boa noite... 

Calor muito forte hoje em todo o Paraná, com máxima de 39,5°C em Capanema, sudoeste do Estado.

Em casa, na minha estação tive o primeiro registro de mínima sob20°C desde q instalei esse novo abrigo, no final do inverno. 

Variação hoje 20,5/31,6°C

Sensor externo exposto teve variação entre 20,1/42,0°C. Ontem, o mesmo sensor registrou 18,7/41,0°C e na terça-feira a variação ficou entre 17,5/36,6°C.

Até o momento, o maior registro na ponta exposta em 7m de altura do solo foi observado no dia 2 de Janeiro, com variação nesse dia entre 16,3/43,1°C. 

Hoje houve tempestade forte e rápida no lado oeste e acabei não conseguindo filmar as descargas atmosféricas, mas vi q estava bonito naquele lado, entre São José dos Pinhais e sudeste de Curitiba. Screenshot_20220120_202652.jpg.e1b828c4ddd35cf1fe875f30ee2e70a2.jpgScreenshot_20220120_202430.thumb.jpg.bd144349b87b6a3ec7e3c128113fc866.jpg

Atuação da Alta Subtropical mudou definitivamente a orientação dos topos de Cbs e até mesmo das Cirrus "livres".  Essas nuvens avançam pelo leste/nordeste é se desfazem em pouco tempo. 

Vista do norte às 17/19h.

Vejam a orientação das camadas de nuvens: leste para oeste 👇20220120_194531.gif.73994f0f23923dd8d5bdeb71db27e8cf.gif

Edited by Carlos Campos
  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi com certeza o pior dia do verão até o momento aqui em Blumenau, tivemos tempo ensolarado e um calor medonho: mínima incrível de 24,7ºC e máxima de 37,0ºC. Foi também um dia muito abafado, ponto de orvalho chegou à casa dos 26/27ºC.

 

Essa mínima entrou pro top de maiores mínimas que já registrei nesses 6 anos de monitoramento:

  • 25,1ºC 29/01/2019
  • 24,8ºC 17/04/2016
  • 24,7ºC hoje e 16/02/2017

image.thumb.png.4890037a201083f213b564b84c996a87.png

 

21:10 e ainda faz 27,5ºC com 83%, terrível!

  • Like 11
  • Thanks 1
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Após as chuvas que tivemos entre o meio da tarde e início da noite, São Paulo vem tendo uma noite bem agradável.

As temperaturas, nas estações do CGE, estão em 20/21 graus. Há alguns locais com 22 graus.

yar1Vw2.png

 

 

Imagem da câmera da Avenida Paulista mostra que temos uma noite com algumas nuvens médias. Além disso, há um pouco de névoa.

Nota-se a lua ainda nascendo lá no horizonte.

pMNJHw7.jpg

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2022 em 19:37, Moretão disse:

 

Nessa de 2014 ficou em +-52 eu acho. Não deve ser recorde. Não é tão difícil assim passar de ST de 50 no Vale. 37 com umidade de 60% já aconteceu algumas vezes.

 

Para exemplificar, um dia depois, Indaial bateu 51°C de sensação, quando teve 37°C com 59% de umidade.

 

Sweaty GIFs - Get the best GIF on GIPHY

 

Máxima: 40,5°C em Mondaí/Cooper A1

Mínima: 11,33°C em Bom Jardim da Serra/Epagri

Menor Máxima: 24°C no Morro da Igreja

Rajada Máxima: 75,31 km/h em Rancho Queimado/Vinícola Terramilia

 

Máximas entre 34 e 38 graus no Vale do Itajaí.

 

Europeu e GFS se alinhando com a quebra desse calor no dia 27 no Oeste, Sul e Serra catarinense. No nordeste seria mais no dia 28. É possível que sejam os 8 dias mais lentos climaticamente até o final do ano.

Edited by Moretão
Necessidade extrema de colocar o GIF
  • Like 8
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.