Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2021


Darley
 Share

Recommended Posts

Dia geladinho no sul do RS hoje:
2,3/23,6°C Curral (Pinheiro Machado/Baixada)
6,7/20,1°C Veledas (Pinheiro Machado/topo)
5,6/22,8°C Pinus (Baixada de Pelotas)
6,2/22,2°C Colina (Pelotas/centro)
7,2/22,7°C Jaguarão
8,6/20,5°C Rio Grande

 

Pena o Pinus ter flopado hoje. Poderia ter ido a 4/4,x°C. Vamos ver a próxima madrugada.

Desta que para os 6,7°C do Veledas que foi com vento de 25/26 km/h de madrugada.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos.

 

Estou passando aqui para registrar que hoje atingimos a máxima de nov/ 21: 27,8˚C.

Desde 15/10/21 não havia tanto calor aqui.

 

Com tanta temperatura amena e até fria em alguns momentos, Novembro segue firme dois graus mais frio que o normal.

 

Médias nov/21 das mínimas, máximas e médias até hoje

 

14,4˚C/ 23,5˚C - 17,9˚C.

 

No momento já chove fraco, 19,5˚C.  Novembro até agora acumula 84 mm.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2021 em 19:21, Aldo Santos disse:

As previsões para amanhã ainda são de calor mas um pouco menos que hoje.

Provavelmente pelo aumento de nuvens que deve ocorrer principalmente à tarde, com a aproximação da frente fria.

 

E o tempo já amanheceu nublado na cidade de São Paulo no dia de hoje.

Devido à cobertura de nuvens médias e baixas, a noite/madrugada foram abafadas.

 

As mínimas até a manhã foram,

Mirante: 21,3°C

Interlagos: 19,6°C

IAG: 19,8°C

 

Da metade da manhã até a 2ª metade da tarde, o tempo foi de chuviscos/chuva muito fraca intermitentes (Chove-pára-chove-pára...), com acumulados inferiores a 4 mm.

Só agora no final da tarde, tivemos a chegada de áreas de chuvas um pouco mais volumosas.

No momento, os acumulados variam de 7 até 27 mm nas estações do CGE.

 

Nas oficiais até 20 h,

Mirante: 12,8 mm

Interlagos: 17,8 mm

 

O Mirante (Aut) teve máxima invertida de 25,0°C a 0 UTC (9h da noite de ontem), durante o dia não passou de 23,5°C.

 

Já a zona sul teve aberturas de sol (Hoje inverteu a coisa :D) e as máximas foram registradas no início da tarde,

Interlagos: 25,9°C

IAG: 24,4°C

 

As mínimas deverão ser registradas agora à noite.

Às 20 h,

Mirante: 20,1°C

Interlagos: 19,6°C

 

Em resumo, temperaturas que normalmente são registradas num dia chuvoso de janeiro ou fevereiro.

Ou seja, nada de mais por enquanto.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Muita chuva aqui em São Paulo nesse momento.

Chove desde o final da tarde, mas agora ela ganhou mais força.

As temperaturas nas estações do CGE estão entre 17 graus no extremo sul e 19/20 graus em áreas mais ao norte da cidade.

mapa_sp_geoserver_estacoes.png.82eff5fa99100c978212bb47f61acdf8.png

 

 

Imagens dos radares da UNESP das 21:22 mostra várias áreas de chuva no estado de SP.

604779692_Capturadetela2021-11-18212717.jpg.a8d48e5abda5838f175ebe17526ab59e.jpg

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Chuva por enquanto decepcionando em grande parte do estado de SP(principalmente no oeste paulista).

 

Pelo euro as previsões eram de acumulados superiores a 40mm em diversas áreas, diferente disso, os acumulados mais expressivos foram de 50/60mm e em grande parte das estações menos de 30mm, o euro 0z indicava acumulados superiores a 70mm aqui, mas choveu até agora 10mm no ciiagro.

 

image.thumb.png.c028ad19bb1d7152b751b9629af0bdb3.png

 

Ainda há novas áreas de chuva se formando a sudoeste daqui, podemos ter mais chuva nessa noite/madrugada a torcida é para isso, a grama já está muito seca de novo.

 

Pelo radar novas instabilidades se formando:

 

download.png.d9f418e00e636f35604e7df0ad58b9c9.png

 

Hoje tive máxima de 27,6ºC e mínima de 22,4ºC em casa, dia foi muito abafado.

 

P.O variou entre 20,1º e 23,4ºC.

 

A chuva deve já ir embora amanhã, podemos ter ainda um evento de chuva no meio da próxima semana, ainda incerto.

 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 18/11/2021 em 21:33, Matheus b Santos disse:

Chuva por enquanto decepcionando em grande parte do estado de SP(principalmente no oeste paulista).

 

Pelo euro as previsões eram de acumulados superiores a 40mm em diversas áreas, diferente disso, os acumulados mais expressivos foram de 50/60mm e em grande parte das estações menos de 30mm, o euro 0z indicava acumulados superiores a 70mm aqui, mas choveu até agora 10mm no ciiagro.

 

image.thumb.png.c028ad19bb1d7152b751b9629af0bdb3.png

 

Ainda há novas áreas de chuva se formando a sudoeste daqui, podemos ter mais chuva nessa noite/madrugada a torcida é para isso, a grama já está muito seca de novo.

 

Pelo radar novas instabilidades se formando:

 

download.png.d9f418e00e636f35604e7df0ad58b9c9.png

 

Hoje tive máxima de 27,6ºC e mínima de 22,4ºC em casa, dia foi muito abafado.

 

P.O variou entre 20,1º e 23,4ºC.

 

A chuva deve já ir embora amanhã, podemos ter ainda um evento de chuva no meio da próxima semana, ainda incerto.

 

 

 

PARA SER BEM SINCERO...

ACHEI ATÉ MUITO, POIS ÀS 8 DA MANHÃ SIMPLESMENTE NÃO TINHA NADA NO RADAR.

MAS MODELOS PROJETAVAM MAIORES ACUMULADOS MESMO. VAMOS VER ATÉ AMANHÃ...

 

MAS, HOJE CEDO NÃO ESPERAVA QUE CHOVESSE PELO ESTADO TODO.

 

AQUI EM CASA FORAM 21.8MM ATÉ AGORA.

 

NO INMET CERCA DE 15MM.

 

PELO ESTADO...

 

421931758_Screenshot_20211118-215208_SamsungInternet.thumb.jpg.e49725f7ca0ef2817f0fc84e277c0b4f.jpg

Edited by Maicon
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2021 em 21:59, Felipe Backendorf disse:

 

Tem várias estações novas dessa WRF comercial, infelizmente a preocupação com dados de temperatura confiáveis tem passado longe deles.

 

O @Matheus b Santostem uma

 

 

Como disse o Felipe os dados de temperatura das WRF comercial são bem longe de confiáveis, eu tenho uma estação dessa e fica no telhado da minha casa.

 

Pois bem.

 

Os pontos que já oriento para quem for adquirir uma estação meteorológica, pela minha experiência claro, os dados são péssimos para não dizer horríveis.

 

* O sensor de temperatura aquece, e não é o local (vou explicar abaixo).

* O pluviômetro não registra direito pelo menos o meu.

* Anemômetro (para mim a única peça que serviu).

 

Quanto ao sensor de temperatura, para quem não sabe eu tenho um Ecowitt também, o meu interesse maior foi sempre monitorar dados de temperatura e umidade em casa, esse Ecowitt fica abrigado num modelo do @Felipe Backendorfjá postado aqui no grupo feito com pratos, é bem simples, mas os dados são bem fidedignos pelo local. 

 

Esse ecowitt fica sobre o telhado junto com a estação da WRF, eu simplesmente arranquei o abrigo deles e construí um novo abrigo e amarrei na haste (no cano), quando comprei o Ecowitt eu fiz isso e coloquei três sensores dentro do abrigo.

 

 - 1 Sensor Ecowitt

- 1 Sensor Termo higrômetro 

- 1 Sensor da WRF 

 

Os 3 sensores estavam exatamente no mesmo local.

 

No entanto, o sensor da WRF como eu já sabia aquecia 2ºC acima, absurdo para parâmetros meteorológicos.

 

Já os dois sensores batiam tanto na máxima como na mínima, eles cravavam os mesmo valores o que mostrava que estavam calibrados. 

 

Gosto de mostrar os dados, então vamos comparar o dia 18 de agosto de 2021 dia de sol, calor, e vento. 

 

Ecowitt https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IADAMA2/graph/2021-08-18/2021-08-18/daily

 

image.png.95d55848d47dc2027ecab31be93d940d.png

 

WRF https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IADAMA1/graph/2021-08-18/2021-08-18/daily

 

image.png.de241b8edbc1baa518ec5a9d9ba50522.png

 

Ou seja, diferença de 2,6ºC na máxima e 2,1ºC na mínima. LEMBRANDO, estavam ambos sensores no mesmo local.

 

Agora a estação "oficial" do Ciiagro que fica na zona rural de Adamantina no mesmo dia.

 

image.png.b599b42a8d3c6bc1f0f27cb09273115e.png

 

Então indiscutível que os dados não servem para absolutamente nada.

 

Quanto ao pluviômetro ele sempre registrava menos que o Ciiagro, eu até entendo que às vezes pode chover mais lá que aqui, mas em todos os dias era algo quase impossível, depois de setembro o pluviômetro simplesmente parou de funcionar, não sei se está sujo ou algo do tipo, mas não tive interesse em consertar.

 

O anemômetro é até que bom e resistente porém já observei que está "desregulado" na direção do vento, e também repete muito as rajadas de vento. Sempre em 26,6km/h aqui. Pelos valores cobrados eu aconselho a pessoa investir em um ecowitt, ou então uma ambient.

Edited by Matheus b Santos
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 18/11/2021 em 21:56, Matheus b Santos disse:

 

 

Como disse o Felipe os dados de temperatura das WRF comercial são bem longe de confiáveis, eu tenho uma estação dessa e fica no telhado da minha casa.

 

Pois bem.

 

Os pontos que já oriento para quem for adquirir uma estação meteorológica, pelo minha experiência claro, os dados são péssimos para não dizer horríveis.

 

* O sensor de temperatura aquece, e não é o local (vou explicar abaixo).

* O pluviômetro não registra direito pelo menos o meu.

* Anemômetro (para mim a única peça que serviu).

 

Quanto ao sensor de temperatura, para quem não sabe eu tenho um Ecowitt também, o meu interesse maior foi sempre monitorar dados de temperatura e umidade em casa, esse Ecowitt fica abrigado num modelo do @Felipe Backendorfjá postado aqui no grupo feito com pratos, é bem simples, mas os dados são bem fidedignos pelo local. 

 

Esse ecowitt fica sobre o telhado junto com a estação da WRF, eu simplesmente arranquei o abrigo deles e construí um novo abrigo e amarrei na haste (no cano), quando comprei o Ecowitt eu fiz isso e coloquei três sensores dentro do abrigo.

 

 - 1 Sensor Ecowitt

- 1 Sensor Termo higrômetro 

- 1 Sensor da WRF 

 

Os 3 sensores estavam exatamente no mesmo local.

 

No entanto, o sensor da WRF como eu já sabia aquecia 2ºC acima, absurdo para parâmetros meteorológicos.

 

Já os dois sensores batiam tanto na máxima como na mínima, eles cravavam os mesmo valores o que mostrava que estavam calibrados. 

 

Gosto de mostrar os dados, então vamos comparar o dia 18 de agosto de 2021 dia de sol, calor, e vento. 

 

Ecowitt https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IADAMA2/graph/2021-08-18/2021-08-18/daily

 

image.png.95d55848d47dc2027ecab31be93d940d.png

 

WRF https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IADAMA1/graph/2021-08-18/2021-08-18/daily

 

image.png.de241b8edbc1baa518ec5a9d9ba50522.png

 

Ou seja, diferença de 2,6ºC na máxima e 2,1ºC na mínima. LEMBRANDO, estavam ambos sensores no mesmo local.

 

Agora a estação "oficial" do Ciiagro que fica na zona rural de Adamantina no mesmo dia.

 

image.png.b599b42a8d3c6bc1f0f27cb09273115e.png

 

Então indiscutível que os dados não servem para absolutamente nada.

 

Quanto ao pluviômetro ele sempre registrava menos que o Ciiagro, eu até entendo que às vezes pode chover mais lá que aqui, mas em todos os dias era algo quase impossível, depois de setembro o pluviômetro simplesmente parou de funcionar, não sei se está sujo ou algo do tipo, mas não tive interesse em consertar.

 

O anemômetro é até que bom e resistente porém já observei que está "desregulado" na direção do vento, e também repete muito as rajadas de vento. Sempre em 26,6km/h aqui. Pelos valores cobrados eu aconselho a pessoa investir em um ecowitt, ou então uma ambient.

 

Pluviômetro, é só comparar com um manual. Aliás, até uma Davis é sempre bom comparar. Porque as vezes pode vir descalibrado também. O meu já veio calibradinho, e bate certinho com manual.

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Tive a incrível máxima de 18,8°! Fiquei surpreso em ficar abaixo de 20°, ainda mais abaixo de 19°!

 

Essa é minha 4º menor máxima em novembro de todos os meus registros desde 1995!

 

16,8° - 05/11/2015

17,3° - 19/11/2006

17,8° - 06/11/2005

18,8° - 18/11/2021

19,6° - 12/11/2004

19,8° - 04/11/1999

19,9° - 07/11/2005

 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em 18/11/2021 em 21:56, Matheus b Santos disse:

 

 

Como disse o Felipe os dados de temperatura das WRF comercial são bem longe de confiáveis, eu tenho uma estação dessa e fica no telhado da minha casa.

 

Pois bem.

 

Os pontos que já oriento para quem for adquirir uma estação meteorológica, pela minha experiência claro, os dados são péssimos para não dizer horríveis.

 

* O sensor de temperatura aquece, e não é o local (vou explicar abaixo).

* O pluviômetro não registra direito pelo menos o meu.

* Anemômetro (para mim a única peça que serviu).

 

Quanto ao sensor de temperatura, para quem não sabe eu tenho um Ecowitt também, o meu interesse maior foi sempre monitorar dados de temperatura e umidade em casa, esse Ecowitt fica abrigado num modelo do @Felipe Backendorfjá postado aqui no grupo feito com pratos, é bem simples, mas os dados são bem fidedignos pelo local. 

 

Esse ecowitt fica sobre o telhado junto com a estação da WRF, eu simplesmente arranquei o abrigo deles e construí um novo abrigo e amarrei na haste (no cano), quando comprei o Ecowitt eu fiz isso e coloquei três sensores dentro do abrigo.

 

 - 1 Sensor Ecowitt

- 1 Sensor Termo higrômetro 

- 1 Sensor da WRF 

 

Os 3 sensores estavam exatamente no mesmo local.

 

No entanto, o sensor da WRF como eu já sabia aquecia 2ºC acima, absurdo para parâmetros meteorológicos.

 

Já os dois sensores batiam tanto na máxima como na mínima, eles cravavam os mesmo valores o que mostrava que estavam calibrados. 

 

Gosto de mostrar os dados, então vamos comparar o dia 18 de agosto de 2021 dia de sol, calor, e vento. 

 

Ecowitt https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IADAMA2/graph/2021-08-18/2021-08-18/daily

 

image.png.95d55848d47dc2027ecab31be93d940d.png

 

WRF https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IADAMA1/graph/2021-08-18/2021-08-18/daily

 

image.png.de241b8edbc1baa518ec5a9d9ba50522.png

 

Ou seja, diferença de 2,6ºC na máxima e 2,1ºC na mínima. LEMBRANDO, estavam ambos sensores no mesmo local.

 

Agora a estação "oficial" do Ciiagro que fica na zona rural de Adamantina no mesmo dia.

 

image.png.b599b42a8d3c6bc1f0f27cb09273115e.png

 

Então indiscutível que os dados não servem para absolutamente nada.

 

Quanto ao pluviômetro ele sempre registrava menos que o Ciiagro, eu até entendo que às vezes pode chover mais lá que aqui, mas em todos os dias era algo quase impossível, depois de setembro o pluviômetro simplesmente parou de funcionar, não sei se está sujo ou algo do tipo, mas não tive interesse em consertar.

 

O anemômetro é até que bom e resistente porém já observei que está "desregulado" na direção do vento, e também repete muito as rajadas de vento. Sempre em 26,6km/h aqui. Pelos valores cobrados eu aconselho a pessoa investir em um ecowitt, ou então uma ambient.

 

Achei interessante a iniciativa de produzir uma estação nacional, mas tem vaaaarios pontos a melhorar, incluso o abrigo que é fechado à ventilação.

 

Em 18/11/2021 em 22:01, Maicon disse:

 

Pluviômetro, é só comparar com um manual. Aliás, até uma Davis é sempre bom comparar. Porque as vezes pode vir descalibrado também. O meu já veio calibradinho, e bate certinho com manual.

 

 

Minha Davis pro 2 terei que calibrar, marca abaixo do real.

 

=

 

Eu tive hoje a menor máxima pra Novembro desde 2017: 21,3ºC

 

Choveu bem e durante quase o dia todo, 34,5mm no total.

Edited by Felipe Backendorf
é 21,3, não 21,2
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 18/11/2021 em 22:40, Felipe Backendorf disse:

 

Achei interessante a iniciativa de produzir uma estação nacional, mas tem vaaaarios pontos a melhorar, incluso o abrigo que é fechado à ventilação.

 

 

Minha Davis pro 2 terei que calibrar, marca abaixo do real.

 

=

 

Eu também tive hoje a menor máxima pra Novembro desde 2015: 21,2ºC

 

Choveu bem e durante quase o dia todo, 34,5mm no total.

O pior que acho que nem é tanto o abrigo, apesar de ser muito pequeno e mal ventilado, pois quando fiz o teste  de vários sensores em um abrigo confiável a diferença se manteve, acho que é calibração mesmo, ou então o produto que não é confiável. De qualquer forma se quiserem ter feedback positivo e aumentar as vendas terão que solucionar esses problemas, caso contrário...

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Poderoso evento de chuva em São Paulo, tinham um bom tempo que não via uma chuvarada raiz como essa. Chove de forma praticamente interrupta desde o final da tarde, variando entre chuva fraca e de moderada a forte, aqui na Região do Campo Limpo (Zona Sul). 

 

Alguns acumulados em estações CGE até às 00h50:

 

CGE Perus: 52,6mm

CGE Butantã: 59,4mm

CGE M Boi Mirim: 60mm

CGE Cidade Ademar: 64,2mm 

CGE Campo Limpo: 64,8mm

CGE Capela do Socorro (Prefeitura): 62,6mm

CGE Mauá: 58mm

CGE Santana do Parnaíba: 74,6mm

CGE Jabaquara: 57,8mm

CGE SÉ: 40,8mm 

 

 

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 19/11/2021 em 00:55, Bruno D disse:

Poderoso evento de chuva em São Paulo, tinham um bom tempo que não via uma chuvarada raiz como essa. Chove de forma praticamente interrupta desde o final da tarde, variando entre chuva fraca e de moderada a forte, aqui na Região do Campo Limpo (Zona Sul). 

 

Alguns acumulados em estações CGE até às 00h50:

 

CGE Perus: 52,6mm

CGE Butantã: 59,4mm

CGE M Boi Mirim: 60mm

CGE Cidade Ademar: 64,2mm 

CGE Campo Limpo: 64,8mm

CGE Capela do Socorro (Prefeitura): 62,6mm

CGE Mauá: 58mm

CGE Santana do Parnaíba: 74,6mm

CGE Jabaquara: 57,8mm

CGE SÉ: 40,8mm 

 

 

Realmente foi uma baita chuva! Volumosa, porém calma, sem muito vento e sem atividade elétrica. Chuva boa pra agricultura! Em Mauá o acumulado total chegou a 74 mm.

Edited by Wagner97
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2021 em 21:59, Felipe Backendorf disse:

 

Tem várias estações novas dessa WRF comercial, infelizmente a preocupação com dados de temperatura confiáveis tem passado longe deles.

 

O @Matheus b Santostem uma

Bom dia...

É bem curioso o fato de um meteorologista associado e inclusive amigo do Ronaldo Coutinho ter adquirido uma estação tão ruim (WRF) para fazer o monitoramento em Chapecó. Fiquei até um pouco interessado em acompanhar os registros Piter/INMET e ver no q vai dar. 

Já sabemos q o problema não seria apenas no abrigo, pelo q o @Matheus b Santoscomentou. Será q não fazem testes de acurácia com esses sensores antes de colocar no mercado? 

Eu inclusive já andei pesquisando estações para colocar aqui em casa e poder viajar sem ter q pedir para o meu filho fazer as leituras, q ele faz sempre q eu viajo, mas tenho q ficar cobrando ele...enfim... Só q acho a Davis muito cara (ainda com risco de alguém entrar no quintal e levar) e outras eu me deparo com esses problemas q eu vejo os amigos comentar. Pensei na ecowit porém já houve o problema com a estação do Ducz.. Ocorre q preciso de uma estação automática pra não ter q me preocupar mais com registros, uma vez q tem períodos do ano sem muita motivação pra ficar em cima de "leituras" e às vezes eu simplesmente tenho vontade de parar.

Há alguns meses atrás eu me interessei por um modelo (entre vários) de uma empresa "séria" aparentemente e mandei um email pro fornecedor perguntando várias coisas a respeito da estação, pq achei bem discreta e bonita. Houve uma resposta rápida, levou poucos dias, mas quase tive um infarto ao ver o valor do orçamento q o cara me enviou kkk👇Screenshot_20211119-074756.thumb.png.3bddee4f122af86a875bd9d00ac1b08d.pngScreenshot_20211119-074824.png.32f299b9e96569d79ea4ac75688fee24.png

Com esse valor deveria no mínimo vir com um seguro de reposição, caso ocorra algum problema, até 2030 kkk

 

 

Monitoramento: choveu 25 mm com a passagem da instabilidade frontal e o tempo voltou a ficar daquele jeito detestável: nublado com chuviscos e sem calor.

  • Like 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/11/2021 em 07:53, Carlos Campos disse:

Bom dia...

É bem curioso o fato de um meteorologista associado e inclusive amigo do Ronaldo Coutinho ter adquirido uma estação tão ruim (WRF) para fazer o monitoramento em Chapecó. Fiquei até um pouco interessado em acompanhar os registros Piter/INMET e ver no q vai dar. 

Já sabemos q o problema não seria apenas no abrigo, pelo q o @Matheus b Santoscomentou. Será q não fazem testes de acurácia com esses sensores antes de colocar no mercado? 

Eu inclusive já andei pesquisando estações para colocar aqui em casa e poder viajar sem ter q pedir para o meu filho fazer as leituras, q ele faz sempre q eu viajo, mas tenho q ficar cobrando ele...enfim... Só q acho a Davis muito cara (ainda com risco de alguém entrar no quintal e levar) e outras eu me deparo com esses problemas q eu vejo os amigos comentar. Pensei na ecowit porém já houve o problema com a estação do Ducz.. Ocorre q preciso de uma estação automática pra não ter q me preocupar mais com registros, uma vez q tem períodos do ano sem muita motivação pra ficar em cima de "leituras" e às vezes eu simplesmente tenho vontade de parar.

Há alguns meses atrás eu me interessei por um modelo (entre vários) de uma empresa "séria" aparentemente e mandei um email pro fornecedor perguntando várias coisas a respeito da estação, pq achei bem discreta e bonita. Houve uma resposta rápida, levou poucos dias, mas quase tive um infarto ao ver o valor do orçamento q o cara me enviou kkk👇Screenshot_20211119-074756.thumb.png.3bddee4f122af86a875bd9d00ac1b08d.pngScreenshot_20211119-074824.png.32f299b9e96569d79ea4ac75688fee24.png

Com esse valor deveria no mínimo vir com um seguro de reposição, caso ocorra algum problema, até 2030 kkk

 

 

Monitoramento: choveu 25 mm com a passagem da instabilidade frontal e o tempo voltou a ficar daquele jeito detestável: nublado com chuviscos e sem calor.

Infelizmente a gente fica refém da sorte na questão das estações automáticas, minha Davis pro 2 está com problema na alimentação, apresentou isso desde nova, a pilha durava só meio ano e foi diminuindo a duração.

 

Por outro lado minha WS Misol (ambient weather falsificada) que paguei 700 reais passou bastante do "prazo de validade": tem mais de 5 anos, tá quebrando os plásticos e ironicamente não estragou nada na parte eletrônica, só está os últimos anos com a temperatura descalibrada.

 

Nenhum dos bazianos teve essa sorte com a Misol e provavelmente nem esse azar no caso da Davis...

 

Tu poderia talvez comprar um datalogger, tipo o Elitech que o @kevin cassoltem.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/11/2021 em 07:53, Carlos Campos disse:

Bom dia...

É bem curioso o fato de um meteorologista associado e inclusive amigo do Ronaldo Coutinho ter adquirido uma estação tão ruim (WRF) para fazer o monitoramento em Chapecó. Fiquei até um pouco interessado em acompanhar os registros Piter/INMET e ver no q vai dar. 

Já sabemos q o problema não seria apenas no abrigo, pelo q o @Matheus b Santoscomentou. Será q não fazem testes de acurácia com esses sensores antes de colocar no mercado? 

Eu inclusive já andei pesquisando estações para colocar aqui em casa e poder viajar sem ter q pedir para o meu filho fazer as leituras, q ele faz sempre q eu viajo, mas tenho q ficar cobrando ele...enfim... Só q acho a Davis muito cara (ainda com risco de alguém entrar no quintal e levar) e outras eu me deparo com esses problemas q eu vejo os amigos comentar. Pensei na ecowit porém já houve o problema com a estação do Ducz.. Ocorre q preciso de uma estação automática pra não ter q me preocupar mais com registros, uma vez q tem períodos do ano sem muita motivação pra ficar em cima de "leituras" e às vezes eu simplesmente tenho vontade de parar.

Há alguns meses atrás eu me interessei por um modelo (entre vários) de uma empresa "séria" aparentemente e mandei um email pro fornecedor perguntando várias coisas a respeito da estação, pq achei bem discreta e bonita. Houve uma resposta rápida, levou poucos dias, mas quase tive um infarto ao ver o valor do orçamento q o cara me enviou kkk👇Screenshot_20211119-074756.thumb.png.3bddee4f122af86a875bd9d00ac1b08d.pngScreenshot_20211119-074824.png.32f299b9e96569d79ea4ac75688fee24.png

Com esse valor deveria no mínimo vir com um seguro de reposição, caso ocorra algum problema, até 2030 kkk

 

 

Monitoramento: choveu 25 mm com a passagem da instabilidade frontal e o tempo voltou a ficar daquele jeito detestável: nublado com chuviscos e sem calor.

Hexcelentes acumulados. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Maiores acumulados nas estações do CGE na cidade de São Paulo até 9h30 desta manhã:

 

Cidade Ademar: 93,8 mm (Zona sul)

Campo Limpo: 84,4 mm (Z. sul)

Jabaquara: 79,6 mm (Z. sul)

M'Boi Mirim: 76,2 mm (Z. sul)

Butantã: 71,4 mm (Z. oeste)

Capela do Socorro-Subprefeitura: 67,2 mm (Z. sul)

Ipiranga: 66,0 mm (Z. sudeste)

Vila Mariana: 64,6 mm (Z. sul)

Santo Amaro: 64,0 mm (Z. sul)

Pinheiros: 59,8 mm (Z. oeste)

Perus: 58,0 mm (Z. norte)

Vila Maria: 56,2 mm (Z. norte)

Sé: 55,8 mm (Centro)

Capela do Socorro: 50,6 mm (Z. sul)

Freguesia do Ó: 50,3 mm (Z. norte)

Lapa: 49,4 mm (Z. oeste)

Pirituba: 44,8 mm (Z. norte)

Vila Prudente: 43,2 mm (Z. sudeste)

Marsilac: 39,6 mm (Extremo sul)

Mooca: 39,4 mm (Z. leste)

Penha: 39,0 mm (Z. leste)

São Miguel Paulista: 37,8 mm (Z. leste)

Itaim Paulista: 37,6 mm (Z. leste)

Barragem (Parelheiros): 37,5 mm (Extremo sul)

Vila Formosa: 35,6 mm (Z. leste)

São Mateus: 34,0 mm (Z. leste)

 

Nas oficiais até 9 h:

Mirante: 51,2 mm

Interlagos: 72,2 mm

 

  • Like 7
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

A estação meteorológica do Mirante de Santana registrou a MAIOR CHUVA EM 24h DO ANO DE 2021 até agora, chuva que nem sequer vimos neste ano até aqui.

 

Foram 54mm na convencional e 51,2mm na automática. Além disso, essa é a maior chuva em um único dia para o mês de novembro em anos, bem como o maior acumulado diário desde 27/06/2020. 

 

O recorde anterior do ano era 49,4mm no dia 02/01

 

Não será em janeiro a maior chuva do ano no Mirante. 

 

 

Edited by Darley
  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos.

 

A neblina de ontem ainda não foi embora e a chuva fraca continua. Acumulou 50 mm até agora na estação Cemaden, menos do que eu esperava. Por enquanto o acumulado do mês está em 145,4 mm. Devemos ter mais uns dias de clima Silent Hill + chuvas orográficas até segunda.

 

Ontem:

2081828224_39deb5e6e77bc3b8_1637264814198(1).thumb.jpg.4ba09861b98f6874ca1942721bee6c4c.jpg

 

Próximos dias:

Screenshot_20211119-113544.thumb.png.f2aed884464f3a314ccabaacc0615bb4.png

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Infelizmente a chuva flopou bonito aqui no Vale do Ribeira, os maiores acumulados no Cemaden ficaram no Alto Ribeira, com destaque para Iporanga e os seus 54 mm, vale destacar também São Lourenço da Serra (48 mm), já na RMSP:

image.png.0ebc1f9123b0800f82fd85184a15f4b8.png

 

Aqui em Eldorado, pelo CIIAGRO, choveu apenas 6 mm, algo bem abaixo do que o Euro dava dias antes, que era algo em torno dos 30/40 mm.

 

O dia está bastante abafado, como já vem sendo os últimos dias, a mínima foi de 20,9°C e às 12:20 faz 24,6°C | 86,6%:

de195ff3-4e2b-425f-b87b-2cc24c1f9581.thumb.jpg.6147ca73c3962828b3bd1c757388026f.jpg

 

Para os próximos dias, em Eldorado, deve ocorrer uma gradual elevação nas máximas e mínimas baixas para época, chuva que é bom, praticamente nada:

image.png.738c621083597ae92c4b4ea2edbe51bd.png

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Acumulado de chuva das últimas 48 hs:

32,6mm Epagri Mato Preto

31,4mm Epagri Rio Vermelho

 

O dia começou com muita neblina na borda da serra e pequenas aberturas de sol no lado norte da cidade. Mínimas na casa dos 15°C.

Após o meio-dia temos sol com muitas nuvens.

IMG_20211119_150123760_HDR.thumb.jpg.bed6be59296e2d44fcb649f2a54887c9.jpg

 

IMG_20211119_150100989_HDR.thumb.jpg.2cc56377d4dd193664303b9c8cd4b9ae.jpg

 

 

 

 

  • Like 8
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite. 

 

Antes de começar a falar sobre os problemas relacionados com dados, irei relatar ontem e hoje: ambos de tempo úmido, agradáveis em temperatura, com chuvas fracas a moderadas no esquema vai-e-volta e sempre com presença de teto baixo.

Por sorte, esse tipo de tempo voltou a ser mais comum, se opondo ao pavoroso ano passado, que teve pouquíssimos dias assim e com predominância de tempestades extremas ou bloqueios megalômanos. Na torcida para o cenário continuar com certa constância pelo trimestre DJF. 

Variações e acumulados ontem e hoje (Aeroporto variação, CEMADEN acumulados), respectivamente : 

 

22,7ºC 18,8ºC6.4mm

26,1ºC 20ºC12.8mm

 

Enfim... enquanto isso, a estação INMET de Uberlândia resolve entrar para a listinha de defeituosas e desde quarta não está coletando dados pela noite, madrugada e início de manhã: 

 

image.thumb.png.e03a01c8971ca5d1bf94382fc17ae13a.png

 

O pluviômetro dela já apresentava alguns problemas relacionados a sua precisão, já que sempre acontecia de fracionar volumes altos em 1h, por exemplo.

Se continuar assim ou pifar de vez, vai ser muito triste, pois apesar dos problemas, é a mais completa e considerável para o monitoramento daqui. :/

  • Like 5
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Variação hoje 15,8/19,7°C e tudo dentro da normalidade deste Novembro horroroso (e q ninguém ouse me contradizer, por favor).

👇 não sei como ainda tenho ânimo de fazer essas filmagens...

Período entre 15h30/18h30.

20211119_192840.gif.44216aa630eab76ff498a2d75a3be913.gif

Houve garoa fraca em vários períodos do dia e o Sol apareceu durante 5% da tarde.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 19/11/2021 em 15:13, SandroAlex disse:

Acumulado de chuva das últimas 48 hs:

32,6mm Epagri Mato Preto

31,4mm Epagri Rio Vermelho

 

O dia começou com muita neblina na borda da serra e pequenas aberturas de sol no lado norte da cidade. Mínimas na casa dos 15°C.

Após o meio-dia temos sol com muitas nuvens.

IMG_20211119_150123760_HDR.thumb.jpg.bed6be59296e2d44fcb649f2a54887c9.jpg

 

IMG_20211119_150100989_HDR.thumb.jpg.2cc56377d4dd193664303b9c8cd4b9ae.jpg

 

 

 

 

Hoje, vc se deu bem 😆, pelo menos durante a tarde...

  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/11/2021 em 19:03, CloudCb disse:

E vamos de mais uma.

Screenshot_20211119-190025.png.bfbfc99fa477db3fefdba56c12e41ea7.png

 

Pelo GFS há chance de alguma pancada isolada no sertão da PB lá pro dia 22.

 

Não sei se isto é, a rigor a rigor, uma ZCAS...

Pareceu-me este evento ser uma FF, associada a baixas acentuadas no interior do continente, que canalizou este ar ÚMIDO.

 

Torcendo por uma ZCAS raiz em dezembro.

Novembro está difícil. Pelo menos pra nós de SP. Kkkk

Edited by Maicon
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/11/2021 em 07:53, Carlos Campos disse:

Bom dia...

É bem curioso o fato de um meteorologista associado e inclusive amigo do Ronaldo Coutinho ter adquirido uma estação tão ruim (WRF) para fazer o monitoramento em Chapecó. Fiquei até um pouco interessado em acompanhar os registros Piter/INMET e ver no q vai dar. 

Já sabemos q o problema não seria apenas no abrigo, pelo q o @Matheus b Santoscomentou. Será q não fazem testes de acurácia com esses sensores antes de colocar no mercado? 

Eu inclusive já andei pesquisando estações para colocar aqui em casa e poder viajar sem ter q pedir para o meu filho fazer as leituras, q ele faz sempre q eu viajo, mas tenho q ficar cobrando ele...enfim... Só q acho a Davis muito cara (ainda com risco de alguém entrar no quintal e levar) e outras eu me deparo com esses problemas q eu vejo os amigos comentar. Pensei na ecowit porém já houve o problema com a estação do Ducz.. Ocorre q preciso de uma estação automática pra não ter q me preocupar mais com registros, uma vez q tem períodos do ano sem muita motivação pra ficar em cima de "leituras" e às vezes eu simplesmente tenho vontade de parar.

Há alguns meses atrás eu me interessei por um modelo (entre vários) de uma empresa "séria" aparentemente e mandei um email pro fornecedor perguntando várias coisas a respeito da estação, pq achei bem discreta e bonita. Houve uma resposta rápida, levou poucos dias, mas quase tive um infarto ao ver o valor do orçamento q o cara me enviou kkk👇Screenshot_20211119-074756.thumb.png.3bddee4f122af86a875bd9d00ac1b08d.pngScreenshot_20211119-074824.png.32f299b9e96569d79ea4ac75688fee24.png

Com esse valor deveria no mínimo vir com um seguro de reposição, caso ocorra algum problema, até 2030 kkk

 

 

Monitoramento: choveu 25 mm com a passagem da instabilidade frontal e o tempo voltou a ficar daquele jeito detestável: nublado com chuviscos e sem calor.

 

Amigo, para minimizar dores de cabeça, siga a seguinte ordem:

- Primeiramente, um datalogger da Elitech.

- Após isso, coloque-o online com uma Ecowitt.

- E então, um nobreak com bateria 12V alimentada por fonte (caso haja tomada).

 

Eu tenho aparelhos da Hobo, comprados pela Sigma Sensors desde 2017 e sim, é uma empresa séria. Já tive que fazer reposição de peça, troca de sensor, banho químico em placas internas do meu termohigrômetro, e para isso enviei a aparelhagem para São José dos Campos.

 

Eu tenho um HOBO UX100-011, que me custou 125 dólares. São duráveis, mas ainda assim, caros. Projetados para ambientes internos e minha compulsão por adaptações improvisadas fez com que eu usasse em abrigos externos. É arriscado.

 

Informações sobre o HOBO, abaixo:

 

Em 2020 eu descobri este cara aqui, os dataloggers da Elitech. Muito mais versáteis e baratíssimos. Independentes e acaba com o sofrimento da perda de dados seja qual for o motivo. instale dentro do mesmo abrigo e tenha seu backup pronto a baixíssimo custo.

 

Informações sobre o Elitech, abaixo:

 

Sigo operando com Hobo enquanto ele não descalibrar ou morrer. Quando seu tempo se esgotar, será reposto um Elitech em seu lugar. Atualmente estou adquirindo Ecowitts para colocar meus pontos de monitoramento online, no qual faço coleta de dados offline há mais de 3 anos.

 

Sobre os abrigos, minha experiência foi fundamentada nas instruções do @Felipe Backendorf e este é meu setup atual:

 

Linkei estas três referências para servir de inspiração aos demais leitores do fórum, visto que somente uma pequena fração da massa de pessoas que acessam aqui, acabam lendo lá.

 

Mais além farei um post explicativo sobre o sistema solar autônomo e barato que desenvolvi para colocação de estações online em locais remotos sem energia elétrica total, somente com 3G, que é o caso da minha estação de portão (ID=IPORTO152)

 

E por favor amigos, sigam esta ordem: datalogger antes, online depois.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/11/2021 em 09:55, Aldo Santos disse:

Maiores acumulados nas estações do CGE na cidade de São Paulo até 9h30 desta manhã:

 

Cidade Ademar: 93,8 mm (Zona sul)

Campo Limpo: 84,4 mm (Z. sul)

Jabaquara: 79,6 mm (Z. sul)

M'Boi Mirim: 76,2 mm (Z. sul)

Butantã: 71,4 mm (Z. oeste)

Capela do Socorro-Subprefeitura: 67,2 mm (Z. sul)

Ipiranga: 66,0 mm (Z. sudeste)

Vila Mariana: 64,6 mm (Z. sul)

Santo Amaro: 64,0 mm (Z. sul)

Pinheiros: 59,8 mm (Z. oeste)

Perus: 58,0 mm (Z. norte)

Vila Maria: 56,2 mm (Z. norte)

Sé: 55,8 mm (Centro)

Capela do Socorro: 50,6 mm (Z. sul)

Freguesia do Ó: 50,3 mm (Z. norte)

Lapa: 49,4 mm (Z. oeste)

Pirituba: 44,8 mm (Z. norte)

Vila Prudente: 43,2 mm (Z. sudeste)

Marsilac: 39,6 mm (Extremo sul)

Mooca: 39,4 mm (Z. leste)

Penha: 39,0 mm (Z. leste)

São Miguel Paulista: 37,8 mm (Z. leste)

Itaim Paulista: 37,6 mm (Z. leste)

Barragem (Parelheiros): 37,5 mm (Extremo sul)

Vila Formosa: 35,6 mm (Z. leste)

São Mateus: 34,0 mm (Z. leste)

 

Nas oficiais até 9 h:

Mirante: 51,2 mm

Interlagos: 72,2 mm

 

 

As chuvas cessaram de vez no meio da tarde na cidade de São Paulo.

Embora em muitas áreas tenha parado já no final da manhã.

Os acumulados não aumentaram significativamente em relação aos dados postados pela manhã, coisa de alguns milímetros a mais.

 

Depois, tivemos e ainda continuamos com céu encoberto.

 

Mirante: 18,0°C / 21,8°C

Interlagos: 17,0°C / 20,9°C

IAG: 17,2°C / 21,5°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Noite com céu muito nublado em São Paulo.

Nesse momento, não temos chuva.

As temperaturas, as estações do CGE, variam entre 17 e 19 graus.

oKHIgNo.png

 

 

Imagem dos radares da UNESP das 22:37 mostra algumas áreas de chuva apenas no norte do estado.

Avkzvht.jpg

Edited by Daniel85
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Acumulado ontem foi de 29,6mm.

Hoje, mínima de 19° e máxima de 28°, de manhã o céu ficou bem fechado, até pensei que poderia cair alguma garoa, mas logo limpou e a temperatura subiu.IMG_20211119_140855_copy_3000x2250.thumb.jpg.dc8c96928bcb0ff5a0b016d505c5f30b.jpgIMG_20211119_175335_copy_3000x2250.thumb.jpg.061c146762803ef538882e4dbd375db8.jpg

Cenário para os próximos dias, semana que vem terá uma pequena onda de calor, e poderá ser a mais forte desde setembro. 

IMG_20211119_224035.thumb.jpg.4e1242b41414b6fafad061c61192abeb.jpg

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Bento Gonçalves teve máxima de 19,1⁰C no dia 17, de 15,6⁰C no dia 18 e de 18,5⁰C hoje, dia 19.

 

Foi a primeira sequência de três dias abaixo de 20⁰C em Novembro desde 2015, quando as máximas foram de 18,7⁰C, 14,9⁰C e 16,8⁰C nos dias 4, 5 e 6.

 

Já a máxima de 15,6⁰C de ontem foi a mais baixa de Novembro desde 2016, quando a máxima foi de 14,6⁰C no dia 18 (e a mínima naquele dia foi 5,5⁰C, uma MP incrível para Novembro que eu já não lembrava mais que tinha ocorrido).

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Estive ausente devido à falta de tempo nos últimos dias, mas vai um resumo da semana:

 

Em BH, após o sol retornar no domingo passado, a semana teve tempo aberto até quarta-feira. Apesar disso, as temperaturas estiveram muito agradáveis, com mínimas entre 15 e 19ºC e máximas entre 25 e 29ºC. Como a umidade do ar cai quando o tempo abre por essas bandas (calor forte com umidade aqui é bem raro), não houve desconforto significativo - apenas pontual nos períodos mais quentes do dia. Ou seja, não tenho do que reclamar.

 

Algumas imagens da bela semana na capital mineira:

20211115_162821.thumb.jpg.2fc940478b704df0c3e5f6bbefd2aefc.jpg

20211115_165045.thumb.jpg.054a6ed5de5d596d965fceb91157204c.jpg

 

 

Desde ontem (quinta-feira) o tempo virou e voltou a chover na RMBH, em nova convergência de umidade que se estabelece sobre MG - mais desorganizada que a última, a meu ver. Hoje, o dia já foi bem mais nublado, com aberturas de sol e máxima mais baixa (25,7ºC no fim da tarde, com sensação de abafamento):

 

qoun6_MbSscx_xNAow2VUC5HC86cpQr7rT2Z6Xg7B7shjaD4-YxtCYWWXVc36v3kQpmaSNAVqmRP3eiobPXlXWjBHF53M1SN9RbGqvye-Gd5BHat9HSBsjWj22qp0qMALi2tbqaeJssdAd23v-vPGGPlKQIUOvgpR4xIez3C97zzk8hRph51BIvx2B4oKTIgnR7jPfnI8Vrhmbyg9sx1ZgE1py9tmDzA9qN1SDKIMXRpkbm2bDKkbkHLYD7e5snoOe52cW8Xs5-7WkHExQWM0eDKIT4Gf2qvUHMfOiopyQdj66JfNmfpTcnaCy7wxrDC2tzbNqRNm1zUOI03ZXCIEo_4VhDXldfeun8mUdiuAoUq1XOhnhUGEwNOalrfe8lmQOzaRCcLf4U-rTtvUO-EgAzLVtsvBQpnDU76scPVIYaNlDhMOghcojRZK0n8al4-MbBMrG0tZVid4yP5b0l7Hm3OQaNRT5QtP4NFwgnu42u_-lJ0IEokpo1vwstT2olRrc8m_K14zos-EuCQ5vgYIl2KCUedURI2AhUrtbTUJNgq0i8L4jeuYuVYCnq-ncJpWBKHIiSMbD-OTeK12A4D-I9YY8YoNvra6CXaDeK28PfKOCJyv3R0BhxWlHCAr23YqY5vaRCFyVNitoWH7rz1j3QqwzRsyKIvNOk9kb-t0Kd0fdEYA1LjoGYu5OwQSRxUfeNBMmVER46Oc_5Y7tZtCx1Rdw=s600-no?authuser=1

 

Chuviscou ao longo do dia e choveu fraco a moderado agora a noite. Pelos acumulados - 15mm na quinta e 11mm hoje (sexta) - da pra perceber que o fluxo de umidade não está tão bem configurado como na semana passada. Isso ainda pode mudar, já que a previsão para amanhã é de tempo fechado e chuvoso, com acumulados altos. Vamos aguardar.

 

De qualquer forma, um excelente novembro, dentro de uma primavera muito boa, a mais agradável em muitos anos.

 

Agora (oh), 19,9C na Pampulha, com chuvinhas que vão e voltam.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.