Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2021


Recommended Posts

Ventos passaram a soprar de sul no final de tarde de sábado e agora estão trazendo a tão amada nebulosidade baixa que parece está apaixonada pela capital paulista e que já foi responsável por dias sombrios nesse mês de outubro.

Acho que vai dar casamento hehe

TFGhctI.jpg

 

 

Chuva em Cerqueira César, provocada por essas instabilidades.

NP2n2Ri.jpg

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de antes de ayer (22/10) en Montevideo (Melilla) aprox 27°C de maxima aprox. 11°C de minima.

Dia calido y absolutamente soleado hasta el comienzo de la tarde, posteriormente se nublo, descendio al temperatura y llovio por momentos abundantemente a partir de las 18hrs.

 

Ayer 23/10 el dia se presento nuboso con lluvias y lloviznas ocasionales, despejandose en algunos momentos y a la tarde, las temperaturas extremas fueron:

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
19.33 a las 13:15:00
TEMP MÍNIMA
12.28 a las 23:23:00
Edited by Pablo MQL
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

A LI chegou forte em José Bonifácio por volta das 1h da madrugada, trazendo RAJADAS fortes de vento, de cerca de 80km/H, queda de energia, e muitos raios.

 

Segue chovendo, só que agora com moderada/fraca intensidade.

 

Agora faz 18.8°C, UR EM 98% e 42.6mm acumulados.

 

Screenshot_20211024-072109_Gallery.thumb.jpg.33940256ea5c096ba17070ef394b64fd.jpg

Edited by Maicon
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

É, e finalmente choveu com muita vontade em toda região Oeste de SP! 

Em Presidente Prudente tivemos:

96,8mm Unoeste/Rajada de 53,1km/h.
76,0mm J.Paraíso/Rajada de 58,7km/h.
68mm INMET/Rajada de 86,4km/h
59mm Ciiagro
SBDN teve rajada de 77km/h.

Como de praxe, estragos pela cidade..

FB_IMG_1635047135313.jpg

 

Destaque para Dracena que teve rajada de 96,6Km/h e 72,8mm!

***Reportagem do G1 local https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2021/10/24/chuva-intensa-e-rajadas-de-vento-de-mais-de-86kmh-provocam-estragos-na-regiao-de-presidente-prudente.ghtml

Edited by EDUARDO OLIVEIRA
  • Like 14
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Essa LI é simplesmente espetacular, a maior que já vi ! Trouxe uma grande quantidade de chuva de maneira praticamente uniforme em diversas áreas do Cerrado que estavam precisando muito de água.

 

Aqui em Juiz de Fora o Prevots colocou nível 2 de severidade pra hoje, então, fiquemos atentos ! O dia já começou com chuva e algumas trovoadas discretas. Pelo visto as instabilidades chegaram mais cedo que o previsto e a previsão de calorzinho de tarde foi para o brejo. No momento 20,8C.
 

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Aqui na cidade de São Paulo, as instabilidades chegaram por volta de 2h/2h30 da madrugada.

Mas a coisa foi mais tranquila: as maiores rajadas foram 40 km/h na automática do Mirante e 34 km/h em Interlagos.

 

Na quase totalidade das estações do CGE os acumulados até o início da manhã ficaram entre 20 e 30 mm.

 

Nas estações oficiais,

Mirante (Aut): 26,2 mm

Interlagos: 26,0 mm

 

A chuva parou entre 7 e 8 h da manhã.

O restante do período matinal foi com cobertura de nuvens médias (Altostratus) e mormaço.

O que possibilitou elevação das temperaturas.

 

O Mirante já bateu nos 23,2°C entre 11 h e meio-dia, após mínima de 17,0°C.

Em Interlagos, respectivamente 25,4° e 16,6°C.

 

No momento, voltou a chover fraco em alguns poucos pontos bem isolados da cidade.

 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos!

 

Essa frente fria trouxe chuva por volta das 20h de ontem, persistindo até a manhã de hoje, 10:20 foi o último registro de precipitação na estação do CIIAGRO. O acumulado total deste evento, na estação do CIIAGRO de Eldorado, foi de 30.4 mm.

 

Embora o céu esteja nublado, está muito abafado, tendo o pico ocorrido às 12:20, quando fez 29,1°C | 61,8%.

Agora, 13:40, faz 24,7°C | 79,7%.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2021 em 13:14, Aldo Santos disse:

 

 

Nas estações oficiais,

Mirante (Aut): 26,2 mm

 

 

 

COM A CHUVA DESTA MADRUGADA, O MIRANTE DE SANTANA ULTRAPASSOU EM 9% A MÉDIA DE CHUVA DE OUTUBRO, ATINGINDO OS 142mm ACUMULADOS.

 

CHAMA A ATENÇÃO QUE OUTUBRO JÁ TEM 13 DIAS DE CHUVA (1mm acumulado ou mais), COM POTENCIAL DE SE TORNAR O MÊS COM MAIS DIAS DE CHUVA EM 2021.

 

NO ANO TODO COMO UM TODO O ACUMULADO É APENAS 55% DA MÉDIA ANUAL, O QUE MOSTRA UM GRANDE DÉFICIT DE CHUVAS EM 2021 NA REGIÃO DO MIRANTE DE SANTANA.

 

71182055_WhatsAppImage2021-10-24at14_25_49.thumb.jpeg.ec7ae864805b0baae6b10f422d79286f.jpeg

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2021 em 16:07, Tstorm disse:

Há bonitos topos de cbs ao leste.

E avançaram... e provocam um belíssimo temporal (um dos mais bonitos que já vi) no fim da tarde/início da noite de ontem.

 

IMG_20211023_165926.thumb.jpg.10055d7b2d4b35ac5b84c80aada66d1f.jpg

 

IMG_20211023_171526.thumb.jpg.759b87f344d6b3cee7363b1ba8e48874.jpg

 

IMG_20211023_171449.thumb.jpg.625220b345869c732d220e923e2c67be.jpg

 

IMG_20211023_172243.thumb.jpg.8c0a8c0997f0ab02850cfec46529031d.jpg

 

Após a chuva enfraquecer (umas 18h20m) e os raios diminuírem. Consegui fotografar alguns raios.

 

IMG_20211023_184040.thumb.jpg.3c823c39b6c43f676b58cb89ea57f040.jpg

 

IMG_20211023_192610.thumb.jpg.87186df6f4afed7b68ccece4901f0a6d.jpg

 

Ainda continuou chuviscando e com relâmpagos distantes até quando fui dormir. Uma grande sensação de felicidade depois de tanta secura. O acumulado foi de 40 mm aqui na zona rural. Outubro agora está com 59 mm, contra uma média de aproximadamente 22 mm. Na cidade são 63 mm no mês.

  • Like 9
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2021 em 18:59, Carlos Campos disse:

Enquanto o pesadelo das tempestades severas varrem o oeste do Estado, aliás excelente material disponibilizado aki pelo @Felipe S Monteiro, somente chuva calma na região de Curitiba.

Valeu, e dessa vez de novo a chegada da instabilidade interrompeu meu monitoramento.

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

(Pós-chuva) O solo já se mostra bastante saturado, quem está aproveitando (e muito) são os passarinhos, que estão conseguindo minhocas em abundância, já que elas precisam sair do subsolo para conseguir oxigênio. Cheguei a ver dois joões-de-barro com minhoca no bico enquanto caminhava, infelizmente não deu para fotografá-los, sempre que me aproximava eles voavam para alguma árvore próxima.

 

c121ab42-f9ca-4338-98c7-7765940598cc.thumb.jpg.eafceb9f219c49436e59476cdac83aee.jpg

cb71f8b3-b5c7-4021-9dfd-519627696449.thumb.jpg.99a2eec17cc89d668e4684f47906ede4.jpg

b7f84932-b215-4804-a331-8f6778dc3ab5.thumb.jpg.8a364227fe937d10b51994e344fd2d05.jpg

69cdfde8-4b1c-46df-bf5b-20e2931dff5c.thumb.jpg.70b065f4df87b8e688973eed7acb4471.jpg

 

 

Vista para o rio que dá nome ao Vale do Ribeira:

99cc1c70-8bcf-4642-85b5-85662e64a35b.thumb.jpg.cb806bdff5ddb14b5ffe9e693b5b157a.jpg

2ce11346-c9a3-4d2c-8e85-813eb780d070.thumb.jpg.c0c5dfdf16c6cfc68d6ef5f4756c0b2f.jpg

*Detalhe que o rio já está quase "engolindo" a ilha e a tendência é de mais chuva para os próximos dias.

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Incrível o dia de ontem no Centro-Sul do país, principalmente no PR. Foram muitas Super Células.

 

Em Adamantina choveu para valer finalmente! 

 

Choveu 45,5mm entre às 23h de ontem e às 10h de hoje.

 

É a 4ª maior chuva do ano, com isso o mês chega a 116mm ultrapassando a média.

 

Ontem foi um dia extremamente meteorológico por aqui, primeiro amanhecemos ainda com um pouco de subsidência, algo incomum para situações pré-frontais, em casa tive mínima de 17,8ºC, no entanto, o sol apareceu a temperatura disparou chegando a 35,7ºC, o vento soprava sempre forte de N, com isso o P.O aumentava e a pressão caia, cheguei a registrar valores de 1000hPa no fim da tarde, em 850hPa a atmosfera se mostrava perturbada, mesmo com o por do sol o vento de N continuava forte e quente, até às 11h da noite quando de repente começou ventar muito forte com a chegada das instabilidades, porém não teve muitos danos em Adamantina, o oeste paulista foi atingido por um "bow echo".

 

O satélite no momento:

 

image.png.2893a3b5e4cb7864f832e802c32c99e7.png

 

O gráfico de casa:

 

image.thumb.png.a19e6e132cafd9bc82b488cbdb5199fd.png

 

Já hoje tempo "calmo", chuva constante durante toda madrugada, a partir das 9h da manhã passou e o dia foi com nuvens altas, os extremos estão assim 17,3ºC x 22,7ºC dia bem agradável.

 

Amanhã a alta pós-frontal que estava sobre o centro da Argentina desloca-se para o sul, assim deve ocorrer geadas no RS/SC:

 

cmc_t2m_min_geada_d02_12z_9.thumb.png.d9a1695e43cd3e7aeaab7465a5c7a379.png

 

 

Edited by Matheus b Santos
  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

 

Temporal do fim de semana foi o mais grave enfrentado pela Copel no interior

 

news_interna_Londrina_24_de_outubro_tard

 

O domingo (24) foi de avanços na recuperação dos estragos causados pelo temporal deste fim de semana em diversas regiões do Paraná. A avaliação é de que o impacto deste evento climático foi 20% maior que o temporal recente, que já era considerado o mais grave já enfrentado pela Copel no interior do Paraná.

 

No pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido pela ocorrência de raios, queda de árvores, e rajadas de vento que variaram entre 80 e 90 km/h em diversas localidades, chegando aos 100 km/h em Cianorte. Alternadamente, mais de um milhão de domicílios tiveram desligamento de energia por algum tempo durante a ocorrência do temporal, no Paraná, dos quais aproximadamente 144 mil seguem sem energia.

 

NOROESTE - Na região ao menos 49 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia regularizado na tarde deste domingo, e a Copel segue trabalhando para religar outras 73 mil que permanecem sem luz, especialmente nos municípios que tiveram o fornecimento total ou quase totalmente interrompido. É o caso de Terra Rica e Jardim Olinda, em cuja fonte de alimentação 33 postes foram quebrados pelo temporal.

 

Em Amaporã, são 10 estruturas danificadas na alimentação da cidade e três na linha que atende Guairaçá. Há ainda 2,3 mil serviços para atendimento em toda a região Noroeste e a conta de postes quebrados chegou a 145 neste domingo. 

 

NORTE - Na região Norte há 30 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos alimentadores de média tensão já foi restabelecida, mas as equipes ainda têm 1,9 mil ocorrências para atendimento, nas áreas urbana e rural.

 

Em Londrina, equipes de construção trabalharam o dia todo para reerguer as redes derrubadas pelos fortes ventos às margens da rodovia na saída para Bela Vista do Paraíso, na zona Norte do município. Aproximadamente 30 postes foram derrubados na região e o trânsito de caminhões no local dependeu do apoio de tratores. Em toda a região Norte do Estado, a conta de postes quebrados chega a 178.

 

OESTE E SUDOESTE - Essas regiões somam 37 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida, restando 2,4 mil ocorrências para atendimento por parte das equipes que continuam trabalhando na recomposição das redes elétricas urbanas e rurais. Até o momento, a Copel registrou 170 postes quebrados nos municípios dessas regiões. 

 

Quinze municípios seguem quase que totalmente sem energia, principalmente no Noroeste do Estado. São eles: Alvorada do Sul, Amaporã, Ângulo, Cafeara, Guairacá, Inajá, Indianópolis, Itaguajé, Jardim Olinda, Ourizona, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Santa Inês, Tapira e Terra Rica.

normal_Londrina_24_de_outubro_tarde_41.J

normal_Londrina_24_de_outubro_tarde_38.J

https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=116135&tit=Temporal-do-fim-de-semana-foi-o-mais-grave-enfrentado-pela-Copel-no-interior-

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Seja re-bem-vindo à Transilvânia, São Paulo!!!

mUnhnnh.jpg

Dessa vez, ao menos, o padrão sombrio não deve durar tanto quanto na rodada passada!

 

 

Após um dia de tempo nublado com algumas pancadas de chuva, ventos passaram a soprar com força de sul, trazendo essas nuvens baixas e queda nas temperaturas.

Nas estações do CGE, temos entre 13 e 15 graus apenas.

ddS9pok.png

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Imagem dos radares da UNESP das 22:30 mostra nenhuma chuva no estado de SP.

Esses tons azulados em torno das cidades de Bauru e Presidente Prudente são apenas ecos. Portanto, não está chuviscando/chovendo fraco nesses dois locais

4rRQP0m.jpg

 

 

Imagem do satélite das 22:10 mostra que as instabilidades já enfraqueceram bastante sobre o estado.

Lh7WiLE.jpg

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Dia bem gelado para o padrão de fim de Outubro hoje. Por aqui teve bastante aberturas de sol no decorrer do dia, mas a temperatura não subiu muito, e amanhã a mínima deve ser baixa.  Máxima de 19,5⁰C em Bento Gonçalves. Talvez seja a última sensação de frio comparável a inverno deste ano.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, hoy me tuve que levantar temprano y me sorprendio el frio que hacia a la mañana, posteriormente la jornada se presento agradable, absolutamente despejada y soleada, seca y ventosa, ideal para que se me seque la ropa que lave y tenia tendida,jajajaj

 

Un exito, con ese sol y viento se seco rapidisimo!

 

Las temperaturas extremas en la estacion Melilla de Montevideo fueron las siguientes:

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
23.50 a las 15:38:00
TEMP MÍNIMA
5.94 a las 06:02:00
Edited by Pablo MQL
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

*

O site infelizmente está apresentando bugs e não consigo mais acessar pelo navegador padrão q sempre utilizei.

Minha conta, sempre sendo bloqueada e tenho q esperar muito tempo pra fazer novas tentativas q não dão em nada, além disso, o tema Black é pesado, me atrapalha e sempre necessito mudar para o azul, mas volta ao Black a cada atualização da página.

Não sei se o problema é só comigo e gostaria de entender o q está acontecendo. 

*

*

*

  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/10/2021 em 05:21, Carlos Campos disse:

*

O site infelizmente está apresentando bugs e não consigo mais acessar pelo navegador padrão q sempre utilizei.

Minha conta, sempre sendo bloqueada e tenho q esperar muito tempo pra fazer novas tentativas q não dão em nada, além disso, o tema Black é pesado, me atrapalha e sempre necessito mudar para o azul, mas volta ao Black a cada atualização da página.

Não sei se o problema é só comigo e gostaria de entender o q está acontecendo. 

*

*

*

Não estou tendo esses problemas Carlos. Funciona normalmente no Chrome seja do celular seja do computador. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 25/10/2021 em 05:21, Carlos Campos disse:

*

O site infelizmente está apresentando bugs e não consigo mais acessar pelo navegador padrão q sempre utilizei.

Minha conta, sempre sendo bloqueada e tenho q esperar muito tempo pra fazer novas tentativas q não dão em nada, além disso, o tema Black é pesado, me atrapalha e sempre necessito mudar para o azul, mas volta ao Black a cada atualização da página.

Não sei se o problema é só comigo e gostaria de entender o q está acontecendo. 

*

*

*

Siim! Eu ia comentar sobre isso. Não consigo mais acessar pelo PC, tento fazer meu login mas diz que a senha está incorreta.

  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/10/2021 em 06:21, marcio valverde disse:

Não estou tendo esses problemas Carlos. Funciona normalmente no Chrome seja do celular seja do computador. 

Márcio, pra mim esse problema já está ocorrendo há vários dias e eu precisei baixar outros nevegadores pra entrar, pois no Chrome não está sendo possível. 

Agora o Opera tbm está assim, então baixei o Firefox e estou utilizando ele mas não sei até quando...

Bem, caso não consiga mais participar com posts futuramente, não significa que eu morri kk

Abraço

Em 25/10/2021 em 07:07, Wagner97 disse:

Siim! Eu ia comentar sobre isso. Não consigo mais acessar pelo PC, tento fazer meu login mas diz que a senha está incorreta.

Ufa, ainda bem q não é somente comigo 🙂

Abraço

 

*Sei q aki não é o local certo pra falar sobre esse assunto, mas não consegui postar no COMUNIDADE, então foi aki mesmo..

  • Haha 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Por aqui a LI chegou por volta das 0h30min do domingo, pelo menos foi nessa hora que acordei com o barulho da chuva. Ventou mas apenas o suficiente para juntar sujeira no quintal que precisou ser lavado, felizmente o racionamento de água já acabou. Choveu ininterruptamente até as 9h do domingo perfazendo um total de 65mm. O resto do dia foi parcialmente nublado e com temperaturas bem abaixo da média como tem sido esse abençoado outubro de 2021. O resultado da junção de alta umidade com a temperatura relativamente baixa foi um amanhecer com nevoeiro já quase em novembro.  Nesse lugar onde o sol sempre vence é claro que não vai durar muito.

20211025_070218.jpg

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

No final de semana estive em Dracena e Junqueirópolis, na parte oeste da região chamada Alta Paulista. Sábado fez um calorzinho, embora já no meio da tarde o tempo começou a mudar com forte vendaval. A chuva chegou à noite, e despejou água na madrugada de domingo, acumulando mais de 70mm. A temperatura ficou muito agradável, com maxima de 22/23°C. No retorno para Londrina, foi possível observar os estragos da chuva em Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso e mesmo aqui na "metrópole" do norte paranaense. 

Hoje o dia começou com 14/15°C. Agora faz 22°C. A máxima prevista é de 27/28°C. Céu limpo e ensolarado.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 22/10/2021 em 15:26, Tstorm disse:

Dentre os acumulados, vale destacar:*

115,7 mm em Belém de São Francisco - PE

84,2 mm em América Dourada - BA

83,2 mm em Lapão - BA

82,8 mm em Juazeiro - BA

79,8 mm em Lagoa Grande (Jutaí) - PE

69,8 mm em Itaguaçu da Bahia

67,2 mm em Morpará - BA

60,4 mm em Irecê - BA

55,0 mm em Tacaratu - PE

54,6 mm em Petrolina - PE

 

Em relação a Belém de São Francisco, outubro possui uma média 1991-2020 de 3,4 mm. Isso quer dizer que somente nessa noite choveu 3402% da média do mês! O valor também corresponde a 30,3% da média anual que é de apenas 381,2 mm. Além de fazer deste o outubro mais chuvoso da série histórica (desde 1935), mas até agora só choveu 115,7 mm mesmo.

Também foi o 8º maior acumulado em 24h da série.

 

Isso me lembra os climas desérticos, quando as médias pluviométricas devem ser relativizadas, pois as chuvas costumam ser extremamente concentradas e, quando caem, extrapolam a média exorbitantemente. Claro que os desertos são outro nível, pois lá pode chover a média de anos ou décadas em poucas horas e depois ficar anos sem chover, mas isso que aconteceu aí em outubro me lembrou um pouco. E me parece que a La Niña já está dando as caras na prática, né?

.

.

.

Por aqui, ontem voltou a chover, porém fraco e isolado, com alguns raios, sem qualquer organização. Os acumulados variaram entre 1 e 3mm apenas. O dia foi nublado (com aberturas) e, com isso, a temperatura subiu menos que o previsto - máxima de 28ºC - porém esteve abafado.

 

Para essa semana, tá pintando uma condição mais tranquila, com tempo mais firme. Só há previsão de chuva - isolada - hoje e amanhã. Como outubro já extrapolou bastante a média, é até bom que fique assim.

 

Tá pintando uma nova "invernada", com tempo fechado, ameno e muita chuva, a partir de domingo.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/10/2021 em 15:26, Tstorm disse:

Essa noite foi de muita chuva no norte da Bahia e em áreas do sertão de Pernambuco.

 

Screenshot_447.png.f1887384814dd5c518c7ceccc2174e1b.png

Imagem das 23:00 UTC de 21/10/2021.

 

Dentre os acumulados, vale destacar:*

115,7 mm em Belém de São Francisco - PE

84,2 mm em América Dourada - BA

83,2 mm em Lapão - BA

82,8 mm em Juazeiro - BA

79,8 mm em Lagoa Grande (Jutaí) - PE

69,8 mm em Itaguaçu da Bahia

67,2 mm em Morpará - BA

60,4 mm em Irecê - BA

55,0 mm em Tacaratu - PE

54,6 mm em Petrolina - PE

 

Em relação a Belém de São Francisco, outubro possui uma média 1991-2020 de 3,4 mm. Isso quer dizer que somente nessa noite choveu 3402% da média do mês! O valor também corresponde a 30,3% da média anual que é de apenas 381,2 mm. Além de fazer deste o outubro mais chuvoso da série histórica (desde 1935), mas até agora só choveu 115,7 mm mesmo.

Também foi o 8º maior acumulado em 24h da série.

 

Screenshot_446.png.5bedacdd2eaabfb5e23d3a7aa2956bbb.png

Localização de Belém de São Francisco

 

Aqui na zona rural de Queimada Nova choveu fraco nesta noite também, mas o acumulado foi de apenas 7 mm.

 

*Fonte: Cemaden, IPA, Inema, ANA, INMET.

Choveu mais neste dia do que somando todos os outubros entre 1991 e 2020.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Quando o assunto é tempestades acho que nenhum local do Brasil ganha do interior da região sul, SP e MS. Acho essas super células um espetáculo belo e ao mesmo tempo assustador! Me lembram muito as tempestades do meio oeste dos EUA (eu era viciado naquele programa "caçadores de tempestades" do Discovery). Algumas inclusive não devem nada às de lá.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Bom dia ! O tempo sombrio já voltou por aqui, e como durou pouco o sol ! O povo já está estressado novamente...

 

Mesmo ontem, que era previsto mais sol, as nuvens dominaram já no início do dia e assim a máxima (25,7C) foi menor que o previsto (29C). 

 

Hoje, outro dia com máxima que promete ser bem amena. O tempo está bem encoberto com chuviscos, acumulou 00,8mm e faz 20,5°C na Davis Vue. A máxima até o momento de 21,6°C.

 

Apesar do mês chuvoso, o acumulado anual ainda está baixo. Na minha estação está em exatos 836mm e faltam uns 500mm ainda para ficar pelo menos dentro do desvio padrão. Vamos ver como será o restante da primavera. Por enquanto está bem promissora, visto que Novembro nunca decepciona no quesito chuvas.

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Ontem foi um dia bem tranquilo, mínima de 17° e máxima de 26°, com nebulosidade variante.

De tarde no distrito de Vila Nilza:IMG_20211024_142024_copy_2000x1500.thumb.jpg.ec1445dc0d7cfdd75781b0f739023c3d.jpg

De noite o céu limpou e a mínima de hoje foi de 14,8°, o resto da semana deverá ser quente, e já está se desenhando um outro episódio de chuva no fim de semana, ainda está meio longe, mas as previsões de chuva estão bem acertivas.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Ontem teve apenas pancadas isoladas em Queimada Nova. No início da noite, alguns pequenos se formaram ao norte e oeste, na qual foi possível fotografar alguns raios.

 

IMG_20211024_192846.thumb.jpg.3f4ae6bf6c2edee46825e88bd0003f97.jpg

 

1734285585_IMG_20211024_192600(1).thumb.jpg.6aea72e37775d11c58207f56724306fd.jpg

 

IMG_20211024_192759.thumb.jpg.dfdcba2235c6ce8dcc8bba70b301e20e.jpg

 

Até sábado nunca tinha conseguido tirar uma foto de um raio nuvem-solo de perto (na única que tinha conseguido, o raio caiu a mais 100 km). Isso demonstra como a estação chuvosa passada foi fraca de temporais de início de noite, pois já faz 1 ano que tenho um celular que tem uma câmera melhor e só agora consegui fotos assim.

 

A semana promete ser seca aqui, mas as chuvas devem retornar na próxima semana.

 

 

 

 

  • Like 10
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Em 25/10/2021 em 12:27, Tstorm disse:

Ontem teve apenas pancadas isoladas em Queimada Nova. No início da noite, alguns pequenos se formaram ao norte e oeste, na qual foi possível fotografar alguns raios.

 

IMG_20211024_192846.thumb.jpg.3f4ae6bf6c2edee46825e88bd0003f97.jpg

 

1734285585_IMG_20211024_192600(1).thumb.jpg.6aea72e37775d11c58207f56724306fd.jpg

 

IMG_20211024_192759.thumb.jpg.dfdcba2235c6ce8dcc8bba70b301e20e.jpg

 

Até sábado nunca tinha conseguido tirar uma foto de um raio nuvem-solo de perto (na única que tinha conseguido, o raio caiu a mais 100 km). Isso demonstra como a estação chuvosa passada foi fraca de temporais de início de noite, pois já faz 1 ano que tenho um celular que tem uma câmera melhor e só agora consegui fotos assim.

 

A semana promete ser seca aqui, mas as chuvas devem retornar na próxima semana.

 

 

 

 

Diz o conhecimento popular que relâmpagos em outubro é sinal de muita chuva no trimestre JFM. Agora é aguardar !

  • Like 3
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.