Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2021


Recommended Posts

Depois de inúmeros dias com sol o dia todo, hoje não o vi. Aqui em Anápolis/GO choveu bem pela madrugada e manhã e o resto do dia foi nublado. Na estação Santa Maria de Nazaré do CEMADEN foram registrados 44,8 mm desde sexta, mas a maior parte sendo hoje.

 

O ritual da primeira chuva se encerrou, depois das cigarras e do cheiro de terra molhada, agora a pouco teve a revoada das aleluias, dezenas ou até centenas no quintal, aquele começo de noite de todo ano em que apenas as luzes da área e da garagem ficam acessas pra casa não sujar com as asas delas.

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma noite com algumas nuvens altas.

As temperaturas nas estações do CGE estão variando bastante. No extremo sul, temos apenas 14/15 graus. Já em áreas próximas do centro, 21/22 graus.

27uuboS.png

 

 

Radares da UNESP mostram uma extensa área de chuva no norte de SP. Há também a presença de fortes núcleos em outras áreas do interior.

Ótimo, já que irá ajudar bastante a limpar o ar, apagar queimadas e umedecer o solo.

4vZDJUx.jpg?1

 

 

Imagem do satélite das 20:30

RuTGdGr.jpg

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Alexandre Pereira disse:

 

Impressionante... Teve também em outras cidades, Ribeirão Preto, Catanduva, Jales, tem mais imagens nos comentários do post principal.

 

 

 

HÁ IMAGENS IMPRESSIONANTES DE MUITAS OUTRAS CIDADES RODANDO PELO WHATSAPP.

EM ESPECIAL DE OLIMPIA, BADY BASSIT, CATANDUVA, BARRETOS, ETC.

ASSIM QUE VOLTAR AS HOSPEDAGENS DE IMAGENS E VÍDEOS POSTAREI.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Vadim Harlamov disse:

Gente, perdão pelo post mal formatado, não tenho postado muito aqui. Mas queria compartilhar com vcs.


 

Provavelmente, outflow intenso de uma das tempestades na região. Pessoalmente, não lembro de ter visto registros de tempestades de areia no Brasil, achei bem sinistro. 

 

Para mim, se soma ao evento de 20/ago/2019 em SP. Eventos bizarros de um clima cada vez mais dinâmico.

 

 

Tempestade de areia têm virado comum.

Não recordo o ano, mas em josé bonifácio teve uma bem intensa, com visibilidade a zero, praticamente. Na ocasião o aeroporto de Rio Preto deu no seu METAR o fenômeno tempestade de areia, ficando fechado por uma hora.

Tem se tornado comum por conta da preparação do solo na época para plantações.

 

*Não estou em josé Bonifácio, mas por lá também teve tempestade de areia. Meus pais tiraram foto, quando já tinha tomado a cidade.

Edited by Maicon
  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui na cidade de São Paulo, a maior parte do domingo foi de sol, calor e poucas nuvens.

À tarde, pipocaram algumas instabilidades isoladas e rápidas, com algumas trovoadas, que atingiram alguns municípios do NO e N da região metropolitana e a zona norte da capital.

 

Mais uma vez, houve contraste de temperaturas entre as zonas norte e sul.

Interlagos com ventos marítimos o tempo todo e o Mirante com alguns períodos de ventos continentais.

 

Mirante (Aut): 15,2°C / 30,3°C

Interlagos: 14,5°C / 26,9°C

IAG: 14,1°C / 29,4°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Maicon disse:

 

Tempestade de areia têm virado comum.

Não recordo o ano, mas em josé bonifácio teve uma bem intensa, com visibilidade a zero, praticamente. Na ocasião o aeroporto de Rio Preto deu no seu METAR o fenômeno tempestade de areia, ficando fechado por uma hora.

Tem se tornado comum por conta da preparação do solo na época para plantações.

 

*Não estou em josé Bonifácio, mas por lá também teve tempestade de areia. Meus pais tiraram foto, quando já tinha tomado a cidade.

 

Um evento que vez ou outra me vem à mente quando vejo notícias assim, é o que ocorreu em Barreiras na Bahia, em janeiro de 2016.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

São Carlos também está no time das cidades com domo de vidro, rs. Dificuldade enorme de chover por aqui. Final de semana foi de umidade alta e céu predominantemente nublado, porém só caiu uma pancadinha de nada no sábado de madruga e ontem meia dúzia de pingos, apesar da ventania e trovoadas anunciando temporal. De casa deu pra ver instabilidades contornando a cidade, mas não vieram pra cá. Ao menos, não tivemos calorão!

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia e bom começo de semana..

Ontem passei o dia nos Campos do Quiriri, na divisa Paraná/SC.

Já estive outras vezes nessa região montanhosa, com topos q variam entre 1.400/1.670m de altitude, no entanto só havia feito a subida no lado paranaense e no lado de cá é conhecida por outro nome (Serra do Araçatuba, em Tijucas do Sul). No lado catarinense, o ponto mais elevado, se não me falha a memória, está numa altitude de 1.580m e se destaca o conhecido Bradador (1.530m) onde há monitoramento do @DSoares e onde já foram reportadas rajadas de vento acima dos 180 km/h em tempestades e 160 km/h em situações pré-frontais, portanto muito açoitada por intempéries, geadas severas (principalmente nos vales entre os cumes) e até nevadas rápidas (e pouco vistas, devido à difícil acessibilidade ao local).

Caminhei ontem cerca de 4 horas, até o local onde consegui fazer imagens de uma espécie de cânion, com vista para os vales da região de Garuva/Joinville) e fiz um monitoramento de algumas horas no Marco da Divisa, (~1.400m).

AirBrush_20210926190117.jpg

WipeOut21_27_2021_082118.104000.jpg

Ao meio-dia, temperatura de 18,1°C e céu com poucas nuvens, vento suave do nordeste, com URA em 62%.

O dia foi marcado pelas condições comum das montanhas do leste, com entrada de ar quente pelo noroeste, mas ainda de forma tímida, e brisa do oceano, também tímida durante o começo da tarde, se intensificando depois das 14h, quando as nuvens baixas chegaram com tudo e um forte nevoeiro cobriu a área mais alta.Screenshot_20210927-083516.png

Screenshot_20210927-083529.png

Com tempo excelente e sem o incômodo dos ventos comuns em altitude, consegui permanecer tranquilamente no alto da montanha durante boa parte do dia, apreciando a vista dos morros mais altos do lado catarinense, e observar a mudança/chegada de nebulosidade pelo leste. Condições muito diferentes das q eu encontrei em Bom Jardim da Serra há alguns dias atrás, com temperaturas máximas mal passando dos 10°C e nevoeiro quase q permanente por 2 dias seguidos. Ontem no Quiriri a máxima na minha estação foi 21,3°C. Não consigo imaginar temperatura mais agradável sob sol forte, do q essa q eu registrei ontem. AirBrush_20210927064458_1.jpg

WipeOut45_27_2021_094537.315000.jpg

WipeOut52_27_2021_085222.882000.jpg

Depois das geadas severas q castigaram a região, mais ainda do q na maioria das áreas situadas na altura do paralelo 26°S, houve também incêndios (controlados/preventivos) q destruíram parte da vegetação nativa e isso eu observei durante boa parte do trajeto lá no alto, mas a primavera chegou e as flores silvestres apareceram pra deixar tudo ainda mais bonito do q já é naturalmente...Screenshot_20210927-083408.png

Screenshot_20210927-083420.png

Conheci o local da nascente do grande Rio Negro, q dá nome à uma das cidades paranaenses q fazem divisa com SC e é irmã gêmea de Mafra. Água cristalina q dá até pra matar a sede, com pekenas cachoeiras ao longo do percurso lá no alto.Screenshot_20210927-083355_2.png

A paisagem é simplesmente deslumbrante e recomendo à todos uma visita pra explorar o q tem na região. Infelizmente não dá pra adivinhar quais serão as condições climáticas, já q o tempo muda muito rápido e à todo o instante vc pode se deparar com nevoeiros densos e chuvas orográficas repentinas.

Ontem eu tive a sorte de escapar dessas condições adversas e aproveitei o máximo q pude. Foram 8 horas de caminhada e umas 2 horas de descanso e valeu muito a pena.Screenshot_20210927-083444.png

Screenshot_20210927-083433.png

 

(Infelizmente esse sistema de inserir imagens à partir de url está dando muito trabalho e me fez gastar cerca de 1h no processo, ainda tendo q baixar app pra produzir URL, já q com Imgur e outros não estava dando resultado. Além disso só consegui postar "prints" da tela do Cel, pq imagens maiores não entram.

Em 2021 esse tipo de "dificuldade" não é mais concebível na internet. 

Já conversei com o Marcelo sobre o problema dos anúncios q atrapalham bastante e desviam a nossa atenção, além de jogar a pessoa eventualmente em páginas q não tem intenção de visitar, simplesmente pq pela demora em abrir o site, acaba clicando em local indesejado. Se o problema for resolvido através de uma cobrança de taxa, acho justo. Não há mal algum nisso).

Abraço

Edited by Carlos Campos
  • Like 17
  • Thanks 16
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia e bom começo de semana..

Ontem passei o dia nos Campos do Quiriri, na divisa Paraná/SC.

Já estive outras vezes nessa região montanhosa, com topos q variam entre 1.400/1.670m de altitude, no entanto só havia feito a subida no lado paranaense e no lado de cá é conhecida por outro nome (Serra do Araçatuba, em Tijucas do Sul). No lado catarinense, o ponto mais elevado, se não me falha a memória, está numa altitude de 1.580m e se destaca o conhecido Bradador (1.530m) onde há monitoramento do @DSoares e onde já foram reportadas rajadas de vento acima dos 180 km/h em tempestades e 160 km/h em situações pré-frontais, portanto muito açoitada por intempéries, geadas severas (principalmente nos vales entre os cumes) e até nevadas rápidas (e pouco vistas, devido à difícil acessibilidade ao local).

Caminhei ontem cerca de 4 horas, até o local onde consegui fazer imagens de uma espécie de cânion, com vista para os vales da região de Garuva/Joinville) e fiz um monitoramento de algumas horas no Marco da Divisa, (~1.400m).

AirBrush_20210926190117.jpg

WipeOut21_27_2021_082118.104000.jpg

Ao meio-dia, temperatura de 18,1°C e céu com poucas nuvens, vento suave do nordeste, com URA em 62%.

O dia foi marcado pelas condições comum das montanhas do leste, com entrada de ar quente pelo noroeste, mas ainda de forma tímida, e brisa do oceano, também tímida durante o começo da tarde, se intensificando depois das 14h, quando as nuvens baixas chegaram com tudo e um forte nevoeiro cobriu a área mais alta.Screenshot_20210927-083516.png

Screenshot_20210927-083529.png

Com tempo excelente e sem o incômodo dos ventos comuns em altitude, consegui permanecer tranquilamente no alto da montanha durante boa parte do dia, apreciando a vista dos morros mais altos do lado catarinense, e observar a mudança/chegada de nebulosidade pelo leste. Condições muito diferentes das q eu encontrei em Bom Jardim da Serra há alguns dias atrás, com temperaturas máximas mal passando dos 10°C e nevoeiro quase q permanente por 2 dias seguidos. Ontem no Quiriri a máxima na minha estação foi 21,3°C. Não consigo imaginar temperatura mais agradável sob sol forte, do q essa q eu registrei ontem. AirBrush_20210927064458_1.jpg

WipeOut45_27_2021_094537.315000.jpg

WipeOut52_27_2021_085222.882000.jpg

Depois das geadas severas q castigaram a região, mais ainda do q na maioria das áreas situadas na altura do paralelo 26°S, houve também incêndios (controlados/preventivos) q destruíram parte da vegetação nativa e isso eu observei durante boa parte do trajeto lá no alto, mas a primavera chegou e as flores silvestres apareceram pra deixar tudo ainda mais bonito do q já é naturalmente...Screenshot_20210927-083408.png

Screenshot_20210927-083420.png

Conheci o local da nascente do grande Rio Negro, q dá nome à uma das cidades paranaenses q fazem divisa com SC e é irmã gêmea de Mafra. Água cristalina q dá até pra matar a sede, com pekenas cachoeiras ao longo do percurso lá no alto.Screenshot_20210927-083355_2.png

A paisagem é simplesmente deslumbrante e recomendo à todos uma visita pra explorar o q tem na região. Infelizmente não dá pra adivinhar quais serão as condições climáticas, já q o tempo muda muito rápido e à todo o instante vc pode se deparar com nevoeiros densos e chuvas orográficas repentinas.

Ontem eu tive a sorte de escapar dessas condições adversas e aproveitei o máximo q pude. Foram 8 horas de caminhada e umas 2 horas de descanso e valeu muito a pena.Screenshot_20210927-083444.png

Screenshot_20210927-083433.png

 

(Infelizmente esse sistema de inserir imagens à partir de url está dando muito trabalho e me fez gastar cerca de 1h no processo, ainda tendo q baixar app pra produzir URL, já q com Imgur e outros não estava dando resultado. Além disso só consegui postar "prints" da tela do Cel, pq imagens maiores não entram.

Em 2021 esse tipo de "dificuldade" não é mais concebível na internet. 

Já conversei com o Marcelo sobre o problema dos anúncios q atrapalham bastante e desviam a nossa atenção, além de jogar a pessoa eventualmente em páginas q não tem intenção de visitar, simplesmente pq pela demora em abrir o site, acaba clicando em local indesejado. Se o problema for resolvido através de uma cobrança de taxa, acho justo. Não há mal algum nisso).

Abraço

Algumas fotos até  parecem serem na divisa dos EUA com o Canadá, ou mesmo Alasca, mas é a divisa do Paraná com Santa Catarina. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/09/2021 em 18:49, Renan disse:

 

@Enio Rezende, conhece essa região onde estou ?

Claro @Renan é aqui do ladinho, com a famosa placa "Formigas na Pista" no asfalto que vai pra lá hehehehe

Inverno por ali sempre tem um nevoeiro, faz um friozinho bom de manhã. Porém acho que no calor é bem abafadinha pq fica num "buraco" mesmo, assim como outras cidades próximas que estão descendo a serra tipo Itaverava, Caranaíba, Lamim...Mas Santana é mto gostosinha, 20km daqui se for pela estrada de terra. A cidade onde tem a entrada pra lá ainda na 040, Cristiano Otoni, é minha cidade natal

 

Aqui em Lafaiete tempo fechado agora, já choveu pelas redondezas mas aqui ainda não.
Não hoje, pq ontem teve até um granizinho pequeno e acumulado de 15mm, mas ontem nem tive tempo de postar aki

Agora, 18h, temperatura em 22 graus 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi agradável, aqui choveu várias vezes durante o dia, com maior volume no fim de tarde até umas 2 da manhã de hoje.

 

Variou entre 17.3° (na hora da chuva) e 31.1°

 

Hoje o dia foi mais seco e não choveu depois daquela hora na madrugada, menos nebulosidade e esquentou mais também

 

Mínima de 17.0° 

Máxima de 33.3°

 

agora venta fraco e faz 24.9° 

Edited by Luke
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Leandro Leite disse:

Algumas fotos até  parecem serem na divisa dos EUA com o Canadá, ou mesmo Alasca, mas é a divisa do Paraná com Santa Catarina. 

Obrigado por comentar, Leandro 😉

Então, sempre tenho essa mesma impressão, quando faço as minhas caminhadas pelas montanhas aki no Sul e imagino q nas montanhas do Sudeste não deva ser diferente.

Não sei se é o tipo de solo, aliado à grande altitude e acrescentado do efeito do clima frio e ventoso dessas áreas q produz na vegetação essa aparência tão interessante e q nos remete (como vc bem falou) ao Hemisfério Norte Americano.

Os pinheiros da espécie "Pinus", claro, não são nativos mas foram plantados com fins comerciais, no entanto, não os q eu registrei imagens no alto das montanhas e vales de altitude... Estes foram "plantados" alí pelos ventos de tempestade, q levaram suas sementes minúsculas até lá, desde o planalto e encostas de serras.

Seus aspectos retorcidos e "antigos" me lembram bastante as coníferas canadenses e americanas. Alguns são deformados pelos ventos q sopram constantemente de uma direção preferencial (leste/nordeste). Isso também vi em Bom Jardim da Serra. Galhos crescendo apenas no lado oeste, enquanto no lado leste o tronco é "pelado". Na Patagônia tem muito disso, mas lá devido ao vento oeste.

Outras imagens q eu fiz ontem, no Quiriri 👇AirBrush_20210927185819.jpg

AirBrush_20210927190047.jpg

AirBrush_20210927190145.jpg

São muito charmosos esses pinus de altitude!

Abraço

  • Like 14
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, LeoP disse:

 

O padrão começou a mudar no sábado, com as primeiras áreas de instabilidade (muito isoladas) nas redondezas, mas é a nossa primeira experiência de primavera úmida do ano. Ao ver o céu mudando, saí pra pedalar e acompanhei, pela primeira vez em meses, as tão típicas formações de fim de tarde do nosso clima. Tivemos céu escuro, ventania e chuvas com raios, trovões e granizo isolado em vários pontos da capital e região metropolitana. 

 

Um mesociclone chegou a se formar, logo na primeira chuva da primavera:

 

 

Como não há frente fria ou algum sistema sinótico relevante pra impulsionar essas chuvas, penso que já estamos em plena transição para o período chuvoso (ou no começo dele, depende da perspectiva), até porque, já há previsão de outro episódio de chuva a partir de sexta e não dá pra descartar formações isoladas em nenhum dia dessa semana.

 

 

É a segunda vez q vejo isso acontecer em BH. Já teve há uns meses atrás akele q vc fotografou enquanto passeava.. mas akele foi bem definido, um espetáculo. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

45 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Obrigado por comentar, Leandro 😉

Então, sempre tenho essa mesma impressão, quando faço as minhas caminhadas pelas montanhas aki no Sul e imagino q nas montanhas do Sudeste não deva ser diferente.

Não sei se é o tipo de solo, aliado à grande altitude e acrescentado do efeito do clima frio e ventoso dessas áreas q produz na vegetação essa aparência tão interessante e q nos remete (como vc bem falou) ao Hemisfério Norte Americano.

Os pinheiros da espécie "Pinus", claro, não são nativos mas foram plantados com fins comerciais, no entanto, não os q eu registrei imagens no alto das montanhas e vales de altitude... Estes foram "plantados" alí pelos ventos de tempestade, q levaram suas sementes minúsculas até lá, desde o planalto e encostas de serras.

Seus aspectos retorcidos e "antigos" me lembram bastante as coníferas canadenses e americanas. Alguns são deformados pelos ventos q sopram constantemente de uma direção preferencial (leste/nordeste). Isso também vi em Bom Jardim da Serra. Galhos crescendo apenas no lado oeste, enquanto no lado leste o tronco é "pelado". Na Patagônia tem muito disso, mas lá devido ao vento oeste.

Outras imagens q eu fiz ontem, no Quiriri 👇AirBrush_20210927185819.jpg

AirBrush_20210927190047.jpg

AirBrush_20210927190145.jpg

São muito charmosos esses pinus de altitude!

Abraço

É interessante também como os maciços mais altos como o Pico Paraná e as mediações da Serra do Ibitiraquire possuem uma aparência mais árida devido a exposição e altitude, o PP com seus 1922 m (IBGE) mal tem vegetação no seu topo, o Camapuã fora alguns matinhos, é basicamente rocha exposta, acho essas paisagens maravilhosas.

Pvb0ykb.png

 

Pra não fugir do tema do tópico, variação de 14.1/31.0°C aqui, apesar da máxima o dia foi agradável devido ao vento constante, entre 11:30 e 13:00 houve nebulosidade, até deu pra sentir um pouco de abafamento.

 

Pelas previsões essa semana será de mudanças, o calor e tempo no geral, agradável dará espaço a chuva e "frio" no final de semana, já a partir de Quarta (29) é prevista queda na temperatura, a chuva que vem sendo prometida é muito boa, Outubro já começa chuvoso:

IdqRDRR.png

Outro dado interessante é que a partir dessa semana o dia terá 13 horas de luz visível aqui no paralelo 25° sendo que o dia em si dura 12h13m.

Edited by RamirezFZ
Concordância, escrevi muito às pressas hehe
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

eu jurava que, na região de POA, viria chuva na próxima madrugada, mas parece que vai flopar.

ou eu to viajando?

pelo que vi, o frio de começo de outubro ta flopando pra cá tb. Mas prefiro assim, caso venha mais chuva. Quero é chuva mesmo.

Link to comment
Share on other sites

ops, me esqueci das temperaturas deste dia +- quente de hoje.

variação 17,2/29,4 em POA. Quente, mas não tanto. Nada de 33, 35, que acontece pontualmente por aqui, em alguns anos.

 

Santa Rosa sim, com máx de 35,7 graus. O noroeste do RS não tem paz com esses calorões, desde agosto a massa de ar quente do Brasil central conseguindo alcançar aquela região sem dó.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

 

O padrão começou a mudar no sábado, com as primeiras áreas de instabilidade (muito isoladas) nas redondezas, mas é a nossa primeira experiência de primavera úmida do ano. Ao ver o céu mudando, saí pra pedalar e acompanhei, pela primeira vez em meses, as tão típicas formações de fim de tarde do nosso clima. Tivemos céu escuro, ventania e chuvas com raios, trovões e granizo isolado em vários pontos da capital e região metropolitana. 

 

Um mesociclone chegou a se formar, logo na primeira chuva da primavera:

 

 

Como não há frente fria ou algum sistema sinótico relevante pra impulsionar essas chuvas, penso que já estamos em plena transição para o período chuvoso (ou no começo dele, depende da perspectiva), até porque, já há previsão de outro episódio de chuva a partir de sexta e não dá pra descartar formações isoladas em nenhum dia dessa semana.

 

 

 

Recebi um vídeo no Whatsapp da BR-040 em Ribeirão das Neves completamente congelada, uma camada muito profunda de gelo, como raramente se vê aqui na nossa região. Infelizmente não estou conseguindo postar aqui, mas lá superou até mesmo aquela tempestade que tivemos em setembro de 2008 e que marcou a nossa memória. Tem matéria, mas ainda não encontrei imagens na internet. 

https://www.itatiaia.com.br/noticia/granizo-deixa-desalojados-em-ribeirao-das-neves-e-dois-sao-socorridos-com-hipotermia

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Entre as coisas mais interessantes sobre o clima brasileiro, está por exemplo o fato do estado de Goiás possuir uma mínima absoluta anual inferior à do centro de Londres.

Possivelmente a máxima dessa localidade de Goiás, no dia da mínima absoluta, deve ter se igualado às máximas do verão londrino kk

Mas não deixa de ser interessante...

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma noite parecida com a noite anterior.

A diferença se dá por conta de que hoje não há aquela quantidade de nuvens médias e altas.

Já as temperaturas, nada mudou. 14/15 graus no extremo sul e 21/22 graus em áreas próximas do centro.

b4uKPoX.png

 

 

Avenida Paulista - leste

6ksYfph.jpg

 

 

Imagem de satélite das 20:40

Uexic3z.jpg?1

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Calor já voltou com tudo, máxima de 36,1°.

Este mês de setembro está encaminhando para ser um ou o mais seco da historia, depois da virada do mês está indicando muita chuva, mas mantenho meu pé atrás.

 

E hoje quanto deu?

 

Máximas SC:

 

37,3°C - Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa

36°C - Mondaí/Cooper A1

35,3°C - Mondaí/Linha Catres

 

Outras máximas altas na Serra. Máxima de 28,52°C em São Joaquim/Santa Isabel.

Edited by Moretão
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, ifreitasrosa disse:

Quando teremos mudança de dinâmica no PR? 

Pelo modelo Europeu, q aliás já é bom esclarecer: não entendo nada, apenas vi na previsão estendida, vamos ter muita chuva no Estado nos próximos dias, mas possivelmente depois do próximo fds. AirBrush_20210927211753.jpg

  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Calorão bem pré frontal em Lajeado hoje. A máxima chegou a 30,6°C, que já é a segunda maior máxima de setembro. A noite continua quente.

To só pela chuva de amanhã, que aparentemente vai durar mais de uma semana 🤓

 

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Enio Rezende disse:

Claro @Renan é aqui do ladinho, com a famosa placa "Formigas na Pista" no asfalto que vai pra lá hehehehe

Inverno por ali sempre tem um nevoeiro, faz um friozinho bom de manhã. Porém acho que no calor é bem abafadinha pq fica num "buraco" mesmo, assim como outras cidades próximas que estão descendo a serra tipo Itaverava, Caranaíba, Lamim...Mas Santana é mto gostosinha, 20km daqui se for pela estrada de terra. A cidade onde tem a entrada pra lá ainda na 040, Cristiano Otoni, é minha cidade natal

 

Aqui em Lafaiete tempo fechado agora, já choveu pelas redondezas mas aqui ainda não.
Não hoje, pq ontem teve até um granizinho pequeno e acumulado de 15mm, mas ontem nem tive tempo de postar aki

Agora, 18h, temperatura em 22 graus 


Já voltei, mas já estou com saudades ! Essa placa que você mencionou é extremamente hilária, kkkkk. O relevo do município é bem interessante, varia desde uns 650m nas baixadas mais profundas até uns 1000/1050m nos topos onde estão alguns dos hotéis fazenda famosos. 
 

Houve chuva com trovoadas nos dois dias que estive lá, mas a vegetação ainda estava bastante seca. Isso prova que a situação também foi ruim por lá. 
 

Por aqui, tivemos bastante chuva e trovoadas no Sábado à noite, mas minha estação registrou só uma parte disso porque a luz acabou e o console desligou. Vou ter que usar os dados do CEMADEN, da estação mais próxima daqui. 
 

Dia quente, máxima de 29,9C e mínima de 16,0C. Não choveu. 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Tavares disse:

Gente eu não vi um grão de areia na tempestade de areia que tanto se fala.

Mas você não mora no ABC? Aí por essas bandas não tem nem a seca e nem a extensão de terra descoberta para dar conta de formar o poeirão que vez ou outra acontece por aqui. Sem ventania nem nada, apenas com o vento normal de agosto a gente ajunta uma pá de areia todo dia quando varre o quintal de casa. Agora vc imagina o que ocorre quando vem um vendaval. Na primeira chuva depois da seca é preciso lavar o quintal quando a chuva para tamanha é a quantidade de terra vermelha que desce do telhado. Esse ano com a seca um pouco mais prolongada esse fenômeno já aconteceu umas três vezes. A foto abaixo eu saquei um pouco antes da chuva na SP 300 entre Araçatuba e Guararapes no domingo pouco antes de começar a chover. Repare no tom avermelhado do horizonte e nem estava ventando tanto assim. A faixa leste do estado pode se dar por abençoada nessas horas.

Edited by marcio valverde
Edit. Nada de fotos por enquanto kkk
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, Tavares disse:

Gente eu não vi um grão de areia na tempestade de areia que tanto se fala.

 

Lá em Bonifácio minha mãe tirou uma sacola de terra da garagem.

Curiosamente, junto tinha muita semente de ipê.

Foi bem intensa a tempestade de poeira.

Tem muitos vídeos nas redes sociais.

Um mais impressionante que o outro.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, marcio valverde disse:

Mas você não mora no ABC? Aí por essas bandas não tem nem a seca e nem a extensão de terra descoberta para dar conta de formar o poeirão que vez ou outra acontece por aqui. Sem ventania nem nada, apenas com o vento normal de agosto a gente ajunta uma pá de areia todo dia quando varre o quintal de casa. Agora vc imagina o que ocorre quando vem um vendaval. Na primeira chuva depois da seca é preciso lavar o quintal quando a chuva para tamanha é a quantidade de terra vermelha que desce do telhado. Esse ano com a seca um pouco mais prolongada esse fenômeno já aconteceu umas três vezes. A foto abaixo eu saquei um pouco antes da chuva na SP 300 entre Araçatuba e Guararapes no domingo pouco antes de começar a chover. Repare no tom avermelhado do horizonte e nem estava ventando tanto assim. A faixa leste do estado pode se dar por abençoada nessas horas.

 

Este fato de descer poeira do telhado na 1ª chuva decente depois de muitos dias secos ocorre sim aqui na cidade de São Paulo.

Certamente numa quantidade menor do que no interior mas acontece.

A diferença é que aqui é uma lama mais escura, pois temos fuligem da poluição e não temos a terra vermelha característica do interior.

O quintal vira uma "meleca" na 1ª chuva depois de semanas secas. :D

 

Para não fugir ao monitoramento, Sampa teve um dia parecido com ontem: sol, calor, pouquíssimas nuvens e névoa seca.

A diferença é que não tivemos instabilidades à tarde.

 

Mirante (Aut): 17,2°C / 30,4°C

Interlagos: 14,9°C / 27,0°C

IAG: 13,4°C / 29,6°C

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Possivelmente a máxima dessa localidade de Goiás, no dia da mínima absoluta, deve ter se igualado às máximas do verão londrino kk

Mas não deixa de ser interessante...

É uma fazenda em Jataí, como é o nome mesmo? Fica ao norte da cidade, sentido Caiapônia. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos.

 

Ontem foi um dia neblinento, sem muitas novidades.

 

Ontem: 12,8ºC / 21,7ºC

 

Já hoje foi um dia completamente diferente, apesar da semelhança nas temperaturas.

 

Hoje: 12,5ºC / 22,8ºC

 

Fez sol o dia todo, porém com ventos marítimos constantes (umidade mínima do dia: 77%). Dia agradabilíssimo. A neblina somente chegou às 17h e pouco, e bem fraca.

 

20210927-124410.gif

 

 

Edited by ducz
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, ayer la temperatura supero los 25°C luego de mucho tiempo que no lo hacia aqui en el norte de la ciudad, las temperaturas extremas fueron las siguientes:

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
26.11 a las 15:30:00
TEMP MÍNIMA
9.78 a las 06:51:00

 

Jornada muy soleada y calida, el la estacion Prado las temperaturas extremas fueron de 23°C y 11°C respectivamente.

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Possivelmente a máxima dessa localidade de Goiás, no dia da mínima absoluta, deve ter se igualado às máximas do verão londrino kk

Mas não deixa de ser interessante...

O aeroporto London City, no centro de Londres, sequer negativou ano passado, em números redondos a mínima foi 0 C em 31 de dezembro, este ano foi a -4 C, por tanto, um pouco menos que a mínima absoluta goiana, o dia mais frio em Londres ano passado foi 31/12, com máxima de 2 C, e isso ocorreu em Gramado este ano, porém em fevereiro último Londres teve máxima negativa no centro da cidade, mas mesmo assim é menos frio que no Morro da Igreja, que este ano esfriou mais do que Paris, que teve também uma onda de frio forte. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Hoy la maxima rondo los 19°C en la estacion Melilla, 17,2°C en la estacion Prado, pero luego de una mañana soleada empezo a soplar el viento, se nublo al mediodia y bajo bastante la temperatura, la tarde fue gris y fria, rondando los 14°C, pero con un viento que afectaba la sensacion termica.

 

Sans-titre.png

Actualmente esta cubierto y ventoso, con neblina, a las 23hrs 14,5°C en la estacion Melilla, 14,6°C en la estacion Prado.

 

Sans-titre.png

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

16 minutes ago, Leandro Leite said:

O aeroporto London City, no centro de Londres, sequer negativou ano passado, em números redondos a mínima foi 0 C em 31 de dezembro, este ano foi a -4 C, por tanto, um pouco menos que a mínima absoluta goiana, o dia mais frio em Londres ano passado foi 31/12, com máxima de 2 C, e isso ocorreu em Gramado este ano, porém em fevereiro último Londres teve máxima negativa no centro da cidade, mas mesmo assim é menos frio que no Morro da Igreja, que este ano esfriou mais do que Paris, que teve também uma onda de frio forte. 

 

El problema en concentrarse en los extremos de temperaturas es que es como concentrarse en el arbol y no ver el bosque.

 

Cualquier ciudad de latitudes subtropicales o tropicales con un poco de altitud y/o continentalidad sujeta a MP fuertes puede registrar extremos de temperaturas iguales o mayores que la Europa atlantica, moderada constantemente por el mar y la corriente del golfo, pero la diferencia es que en ciudades como Londres no estan sujetas de la misma manera a esos picos de temperaturas  (generalmente una "montaña rusa" de temperaturas) que sufen esas ciudades en la epoca fria.

 

La diferencia , basicamente, es la constancia de las condiciones frescas a frias durante la temporada correspondiente.

Salvo condiciones raras y puntuales, en la Europa Atlantica,  termina la epoca calida, a principios o mediados de otoño, te pones un abrigo y no te lo sacas practicamente hasta mediados de primavera.

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.