Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2021


Recommended Posts

Variação hoje típica de clima árido por aki.

  1,4°C relva

  4,8°C abrigo

28,0°C máxima/abrigo

Tivemos frio durante a madrugada e calor quase de verão entre às 10h até o finalzinho da tarde.

Variação dentro de casa, no andar superior:  17,3/25,6°C ou ausência de frio, ao menos em cima pq na parte de baixo não deve ter passado dos 20°C.

Variação no sensor externo/exposto à 7m de altura:  9,1/30,3°C.

A noite começa com fumaça no ar e Cirrus.

O poente foi quase avermelhado, mas não fotografei.

Pela manhã, bem cedo, houve relâmpagos no norte do estado e também no interior paulista.

Fikei na dúvida se era bug mas todas as imagens da animação confirmavam o ocorrido.Screenshot_20210810-061849.png.93f31fee37be9b20c4a809a2ab556a85.png

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

38 minutos atrás, Juzinho disse:

Hoje o calor pegou aqui em São Paulo ...

No Sesc Inmet tivemos uma amplitude alta , com variação de 12.8 a 29.2 graus.

Mas como sabemos, não tem como fugir dos calores de Agosto , por essas paragens ...faz parte de nossa história .

Vamos ver como serão esses dias mais amenos por aqui , se vai chover , ou apenas um tempo mais nublado .

Já que o friozão não vem ...que tenhamos chuva, para aliviar a secura que está por aqui .

 

Em Interlagos (SESC), esses 29,2°C se constituem na maior temperatura registrada na estação desde 11 de abril, quando fez 29,5°C.

 

Dia quente e seco em Sampa.

Na sombra continua agradável mas no sol estava "torrando".

A sensação no sol era de calor meeeesssmo, claro que sem o abafamento do verão.

Os ventos predominantes foram de NO hoje, principalmente à tarde.

No céu, apenas cirrus de vez em quando, névoa seca e (Acho eu) alguma fumaça de queimadas.

 

Os valores mínimos de umidade foram bem baixos,

Mirante: 19%

IAG: 21,2% (Horária, certamente teve picos mais baixos)

INMET-Barueri: 18%

 

Mirante: 13,3°C / 27,7°C (Registrou 27,8°C na pré-frontal do dia 27 de julho)

IAG: 10,4°C / 29,0°C

 

Na região metropolitana,

INMET-Barueri: 9,7°C / 27,9°C

  • Like 17
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, EvandroPR disse:

 

Rapaz vdd .

 

Pessoal hoje estava pensando quem é da minha região Norte / Noroeste / Oeste do PR acho que podem confirmar  , todos fim de invernos são assim:

 

1 - faz uma seca;

2 - a umidade do ar fica baixa;

3 - depois vai vir uma chuva;

4- e mesmo com a chuva não esfria mais ... (Claro ainda podemos ter frio não é incomum temperaturas mínimas inferiores a 5 c e até geada em setembro, mas até agosto às chances diminuem abruptamente) ..

5 - por fim as chuvas vao aumentado assim como a sensação de abafamento ... 

 

Lembrando que em 2020 aqui no norte do Paraná tivemos um agosto hiper chuvoso ... Uma semana inteira de chuva e depois no fim 3 C e geada na região de Maringá .

É um clima de transição. As massas de ar frio já não conseguem vencer a grande barreira de ar kente q se instala no Centro Oeste e acabam se desviando para o mar na altura do Uruguai ou um pouco ao norte disso.

Confesso, e isso não há de ser nenhuma novidade, q eu invejo a chegada da primavera no interior do estado. 

Temperaturas mais elevadas à partir de Setembro, com menores máximas em torno dos 24/26°C. 

No leste do estado é um verdadeiro horror (ou pelo menos, era) e não se pode contar antecipadamente com o clima para absolutamente nada.  

Previsão de máxima abaixo dos 10°C para a quinta-feira. Isso... máxima em torno dos 9°C.

Pode não se confirmar, mas já dá pra perceber como as condições do tempo irão mudar na região de Curitiba.

E isso já vem me deixando triste desde o final da semana passada. É tudo o q eu não keria.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Aldo Santos disse:

 

Em Interlagos (SESC), esses 29,2°C se constituem na maior temperatura registrada na estação desde 11 de abril, quando fez 29,5°C.

 

Dia quente e seco em Sampa.

Na sombra continua agradável mas no sol estava "torrando".

A sensação no sol era de calor meeeesssmo, claro que sem o abafamento do verão.

Os ventos predominantes foram de NO hoje, principalmente à tarde.

No céu, apenas cirrus de vez em quando, névoa seca e (Acho eu) alguma fumaça de queimadas.

 

Os valores mínimos de umidade foram bem baixos,

Mirante: 19%

IAG: 21,2% (Horária, certamente teve picos mais baixos)

INMET-Barueri: 18%

 

Mirante: 13,3°C / 27,7°C (Registrou 27,8°C na pré-frontal do dia 27 de julho)

IAG: 10,4°C / 29,0°C

 

Na região metropolitana,

INMET-Barueri: 9,7°C / 27,9°C

Calor bem modesto no mirante pra Agosto.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Renan disse:


Mas não sei quanto a você, porém acho esse calor de Agosto e Setembro super fácil de tolerar, pelo menos por esses lados de cá (imagino que em Cuiabá e Palmas , seja bem difícil). Ele é seco e ainda faz friozinho de manhã, então a casa na verdade fica com uma temperatura perfeita. É difícil suar por causa da baixa umidade, não é nada opressor 30 graus com 30% de UR e a insolação típica de final de inverno. Eu sempre gostei muito do calor dessa época, que como sabemos, é absolutamente normal de acontecer.

Concordo plenamente, hoje, apesar do calor intenso (deve ter passado dos 35°C, mas só amanhã para confirmar) eu nem suei. No verão, 30°C aqui parece uma verdadeira sauna, a URA daqui do Vale do Ribeira é muito alta, e é uma sensação desconfortável o tempo todo que eu não desejo para ninguém.

 

====================================================================

 

Como o @Carlos Camposdisse, o poente hoje foi muito bonito, o céu ficou com um tom meio alaranjado/rosado devido a grande presença de Cirrus e também de fumaças de queimadas. Fiz algumas fotos, não ficaram tão boas como as que o Carlos faz, mas é o que tem:

6ab4aa46-8f04-42c4-ba99-6cee085d18bc.thumb.jpg.eabf213c310f476a1a8a80547d64fd6d.jpg

d888f4dc-56d2-42fd-bfef-75b12931b254.thumb.jpg.26f0b06c7490a528e790b30cbba3da02.jpg

3f9c761b-de00-4aff-9938-84c23d765dd2.thumb.jpg.515e9bdb6810e44444338d85ca7514fd.jpg

b874ef8b-0ce4-424b-85bd-3076aa212ef0.thumb.jpg.8f9491d250ea9d31f0999ab3a18df470.jpg

9101cf86-2cd2-4487-9ff5-68f1bdeb71f0.thumb.jpg.98b5ee6d22e85f9b4ca2934c19fc0669.jpg

  • Like 17
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Otavio Cyrino disse:

Concordo plenamente, hoje, apesar do calor intenso (deve ter passado dos 35°C, mas só amanhã para confirmar) eu nem suei. No verão, 30°C aqui parece uma verdadeira sauna, a URA daqui do Vale do Ribeira é muito alta, e é uma sensação desconfortável o tempo todo que eu não desejo para ninguém.

 

====================================================================

 

Como o @Carlos Camposdisse, o poente hoje foi muito bonito, o céu ficou com um tom meio alaranjado/rosado devido a grande presença de Cirrus e também de fumaças de queimadas. Fiz algumas fotos, não ficaram tão boas como as que o Carlos faz, mas é o que tem:

6ab4aa46-8f04-42c4-ba99-6cee085d18bc.thumb.jpg.eabf213c310f476a1a8a80547d64fd6d.jpg

d888f4dc-56d2-42fd-bfef-75b12931b254.thumb.jpg.26f0b06c7490a528e790b30cbba3da02.jpg

3f9c761b-de00-4aff-9938-84c23d765dd2.thumb.jpg.515e9bdb6810e44444338d85ca7514fd.jpg

b874ef8b-0ce4-424b-85bd-3076aa212ef0.thumb.jpg.8f9491d250ea9d31f0999ab3a18df470.jpg

9101cf86-2cd2-4487-9ff5-68f1bdeb71f0.thumb.jpg.98b5ee6d22e85f9b4ca2934c19fc0669.jpg

Ficaram muito boas, faltou apenas o Sol q com toda certeza era uma bola vermelho-laranja..

O bom dessa nova frente e que vai dissipar um pouco da poluição q já se torna incômoda.

Eu fico só pensando em como será a primavera no interior do país, com boa parte da vegetação rasteira torrada pelo frio e pelo clima seco...

Acredito q notícias sobre tragédia ambiental irão pipocar nos próximos meses. Então não será uma primavera nada fácil.

A linha limítrofe das geadas foi ultrapassada com folga, em Julho e avançou além do paralelo 18°S no Interior do país. Li notícias de q no interior de Goiás foram registradas mínimas abaixo de -1/-2°C (teve um -3°, mas não sei o local).

É inimaginável o q poderá vir a acontecer.

 

Do calor q vc disse não ter te incomodado hoje, é devido às mínimas q ainda estão boas. O ar fresco ainda se faz presente nas áreas sombreadas e no interior das casas e edificações em geral. Em Outubro, não restará nada mais disso. Somente calor e mais calor.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Primeira chuva do mês de agosto ocorrendo hoje em Vacaria, começou por volta das 3h da manhã e continua até agora quase sem pausas, uma chuva fraca com vento sul bem típico de inverno, até agora 23,6 mm na estação do inmet. Quanto as temperaturas a máxima foi ivertida de 16,7c durante a madrugada, agora já faz 10,4c.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

13 hours ago, danilo brumana said:

Meu projeto de vida e quando eu envelhecer e morar nessa cidade hahaha um sonho 

 

Conheci em 2012 e quero voltar novamente

 

Sera bienvenido amigo, cualquier consulta me puede escribir por MP.

 

Temperatras extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
10.67 a las 03:53:00
TEMP MÍNIMA
8.72 a las 21:49:00

 

Maxima del dia casi a las 4 de la mañana no es comun, el dia se presento constantemente cubierto, gris y lluvioso solo variando la intensidad que durante buena parte del dia solo fue una llovizna mientras por ,otros momentos fue una lluvia bastante intensa.

Precipito constantemente;

Edited by Pablo MQL
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Maicon disse:

POR AQUI SINAIS DA GEADA BEM EVIDENTES...

RISCO DE INCÊNDIO ALTO.

PERCEBE-SE AÍ QUE ATÉ BAMBUZAL QUEIMOU.

 

20210809_180335.thumb.jpg.c60d88ee8b3fb808a6c1d2e3eac426cd.jpg

 

20210809_180341.thumb.jpg.b8de4b4fd5979647f164c72eb5836797.jpg

Meu amigo não deve ser estar fácil pra vcs , o interior de SP já é bem seco por natureza no meio do ano , imagino após a geada deve estar tudo amarelo por aí . Quem venham as chuvas da primavera verão pra.amenizar um pouco ai pra vc.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Renan disse:

 

Se bobear, essa MP de agora é mais significativa para o centro-sul da Argentina do que a enorme MP do final de Julho no Brasil, ou estou errado ?


Estive dando uma olhada em algumas estacoes e realmente, parece que a atual foi um pouco mais forte que a de fim de julho lá sim.

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Ficaram muito boas, faltou apenas o Sol q com toda certeza era uma bola vermelho-laranja..

O bom dessa nova frente e que vai dissipar um pouco da poluição q já se torna incômoda.

Eu fico só pensando em como será a primavera no interior do país, com boa parte da vegetação rasteira torrada pelo frio e pelo clima seco...

Acredito q notícias sobre tragédia ambiental irão pipocar nos próximos meses. Então não será uma primavera nada fácil.

A linha limítrofe das geadas foi ultrapassada com folga, em Julho e avançou além do paralelo 18°S no Interior do país. Li notícias de q no interior de Goiás foram registradas mínimas abaixo de -1/-2°C (teve um -3°, mas não sei o local).

É inimaginável o q poderá vir a acontecer.

 

Do calor q vc disse não ter te incomodado hoje, é devido às mínimas q ainda estão boas. O ar fresco ainda se faz presente nas áreas sombreadas e no interior das casas e edificações em geral. Em Outubro, não restará nada mais disso. Somente calor e mais calor.

Até queria, amigo. O problema é que o terreno daqui do município é muito acidentado, são morros atrás de morros, então por volta das 16:30, o sol desaparece e se "esconde" atrás dos morros.

 

Se eu não me engane, esses -3°C em GO foram registrados em Jataí (corrijam-me se eu estiver errado).

 

Pelas imagens que o pessoal do interior está postando, realmente, é muito preocupante a situação das queimadas. Aqui, que nem tem uma estação seca, consegui observar hoje vários focos de incêndio pela cidade (não sei se foram propositais ou pelo calor mesmo). Grande parte da vegetação daqui está verde, e graças a isso, é bem difícil de ver algum incêndio fora do controle por essas bandas.

 

Sobre o calor, diferentemente do interior, aqui em outubro até que não sofre tanto. São vários e vários dias de céu nublado (é nessas horas que agradeço por esse tipo de  clima), enquanto o interior "ferve", aqui muitas vezes não passa nem dos 30°C. O que acaba pegando aqui, é a URA que começa a ficar insuportável nesse período, então por mais que não registre uma temperatura alta, a sensação de calor, por conta da URA, deixam as coisas bem desagradáveis.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

46 minutes ago, Carlos Campos said:

Ficaram muito boas, faltou apenas o Sol q com toda certeza era uma bola vermelho-laranja..

O bom dessa nova frente e que vai dissipar um pouco da poluição q já se torna incômoda.

Eu fico só pensando em como será a primavera no interior do país, com boa parte da vegetação rasteira torrada pelo frio e pelo clima seco...

Acredito q notícias sobre tragédia ambiental irão pipocar nos próximos meses. Então não será uma primavera nada fácil.

A linha limítrofe das geadas foi ultrapassada com folga, em Julho e avançou além do paralelo 18°S no Interior do país. Li notícias de q no interior de Goiás foram registradas mínimas abaixo de -1/-2°C (teve um -3°, mas não sei o local).

É inimaginável o q poderá vir a acontecer.

 

Do calor q vc disse não ter te incomodado hoje, é devido às mínimas q ainda estão boas. O ar fresco ainda se faz presente nas áreas sombreadas e no interior das casas e edificações em geral. Em Outubro, não restará nada mais disso. Somente calor e mais calor.

 

Se não me engano Jataí fez -3,8°C, confere?

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Agora, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Se não me engano Jataí fez -3,8°C, confere?

Isso! Eu não lembrava exatamente o valor com décimos. Então se arredondaria para -4°C.

É geada muito forte até para as localidades medianas do Sul. Associe-se à isso um calorão seco na primavera, sem atuação frontal. Tudo vai virar cinzas.

Mesmo q seja num local de baixada, esse registro. Em outros locais deve ter variado entre 0/-2°C. Geada generalizada.

Vlw 

7 minutos atrás, Otavio Cyrino disse:

 

Se eu não me engane, esses -3°C em GO foram registrados em Jataí (corrijam-me se eu estiver errado).

Sim e vou dar uma vasculhada agora nos mapas da região. 

Vlw

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Otavio Cyrino said:

Concordo plenamente, hoje, apesar do calor intenso (deve ter passado dos 35°C, mas só amanhã para confirmar) eu nem suei. No verão, 30°C aqui parece uma verdadeira sauna, a URA daqui do Vale do Ribeira é muito alta, e é uma sensação desconfortável o tempo todo que eu não desejo para ninguém.

 

====================================================================

 

Como o @Carlos Camposdisse, o poente hoje foi muito bonito, o céu ficou com um tom meio alaranjado/rosado devido a grande presença de Cirrus e também de fumaças de queimadas. Fiz algumas fotos, não ficaram tão boas como as que o Carlos faz, mas é o que tem:

6ab4aa46-8f04-42c4-ba99-6cee085d18bc.thumb.jpg.eabf213c310f476a1a8a80547d64fd6d.jpg

d888f4dc-56d2-42fd-bfef-75b12931b254.thumb.jpg.26f0b06c7490a528e790b30cbba3da02.jpg

3f9c761b-de00-4aff-9938-84c23d765dd2.thumb.jpg.515e9bdb6810e44444338d85ca7514fd.jpg

b874ef8b-0ce4-424b-85bd-3076aa212ef0.thumb.jpg.8f9491d250ea9d31f0999ab3a18df470.jpg

9101cf86-2cd2-4487-9ff5-68f1bdeb71f0.thumb.jpg.98b5ee6d22e85f9b4ca2934c19fc0669.jpg

 

Aqui acontece algo parecido quando esquenta em agosto/setembro. Apesar de as temperaturas aqui não subirem tanto quanto aí, a nossa URA é sempre alta, mas apesar da umidade, quando chegou aos 29 graus no domingo, não houve sensação de calor (mesmo com URA alta); inclusive nos ambientes internos permaneceu frio.

 

E pra ser sincero, eu nunca vi um inverno com picos de URA baixa como esse. Geralmente nosso inverno é cinza, com bastante garoa, e esse inverno foi muito diferente. Em alguns momentos lembrou os topos do planalto sul catarinense na secura (e na amplitude térmica), que é comum por lá, mas aqui é atípico. Também tivemos pouquíssimo dias de neblina, que geralmente é muito comum, mesmo no nivel do mar. E as chuvas 'orográficas' da borda sul da serra gaúcha praticamente não existiram esse ano.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

31 minutes ago, Carlos Campos said:

Isso! Eu não lembrava exatamente o valor com décimos. Então se arredondaria para -4°C.

É geada muito forte até para as localidades medianas do Sul. Associe-se à isso um calorão seco na primavera, sem atuação frontal. Tudo vai virar cinzas.

Mesmo q seja num local de baixada, esse registro. Em outros locais deve ter variado entre 0/-2°C. Geada generalizada.

Vlw 

Sim e vou dar uma vasculhada agora nos mapas da região. 

Vlw

Sim! As geadas foram fortes até para os padrões do sul, e inclusive as temperaturas.

Mas, no final das contas, é relativamente bem típico de ecossistemas de savanas de altitude (planaltos mesmo) como os do Brasil central. Sei que na Austrália e na Africa existem esses picos fortíssimos e breves de frio em latitudes baixas, com amplitudes térmicas altíssimas, principalmente devido à essa secura toda.

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Aqui acontece algo parecido quando esquenta em agosto/setembro. Apesar de as temperaturas aqui não subirem tanto quanto aí, a nossa URA é sempre alta, mas apesar da umidade, quando chegou aos 29 graus no domingo, não houve sensação de calor (mesmo com URA alta); inclusive nos ambientes internos permaneceu frio.

 

E pra ser sincero, eu nunca vi um inverno com picos de URA baixa como esse. Geralmente nosso inverno é cinza, com bastante garoa, e esse inverno foi muito diferente. Em alguns momentos lembrou os topos do planalto sul catarinense na secura (e na amplitude térmica), que é comum por lá, mas aqui é atípico. Também tivemos pouquíssimo dias de neblina, que geralmente é muito comum, mesmo no nivel do mar. E as chuvas 'orográficas' da borda sul da serra gaúcha praticamente não existiram esse ano.

Inverno super seco, típico de la niña. Como as massa de ar frio foram muito secas e frequentes não deu tempo de termos dias nublados, já que as Altas pressões impedem a formação de nuvens. Só pra comparação. no ano de 1999 no inmet de São Joaquim somou apenas 1338mm de chuva, se eu não me engano foi ano de la niña também. No ano de 2000 choveu 1855mm e em 1998 choveu 2211mm

Edited by Luide Luckmann
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoy se presento nublado a la mañana y soleado con nubes a la tarde.

 

A pesar del sol la temperatura no subi mucho y la maxima rondo los 11°C en la estacion Melilla y 10°C exactos en la estacion Prado de Montevideo.

 

Asi se presentaba el tiempo a las 15hrs:

 

image.png.1af6ef4a3b340d440b1ee7b8f25185c7.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

A las 20hrs la temperatura bajo bastante aqui en el norte de la ciudad, 4,8°C, la estacion Prado 7,4°C;se ven sectores del cielo totalmente despejados y otros totalmente cubiertos:

 

 

UBICACIÓN
MELILLA (Montevideo)  Latitud  -34.92 Longitud -56.25 Elevacion 60 m
TIPO
Estación Meteorológica automática 24hs
ULTIMA ACTUALIZACIÓN
2021-08-10 20:00:00      El Sol sale a las: 07:29:00       Se Oculta a las : 18:10:00
DATOS ACTUALES
TEMP EXTERIOR
4.8 C
Edited by Pablo MQL
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Fez calor hoje em Blumenau, foi a tarde mais quente desde 11/04. O dia foi ensolarado com cirrus e fumaça em altura, a mínima foi de 14,9ºC e antes que a temperatura pudesse passar dos 30ºC a brisa do mar passou a soprar, segurando a máxima em 29,7ºC. Por conta da umidade o índice de calor atingiu 32ºC na Davis.

image.thumb.png.5dc5b27d3d7de4f4bdce79901bfb73ff.png

 

O ar frio está ingressando pelo litoral e, por ser raso, provoca com o relevo acidentado uma situação inusitada de esfriar primeiro os vales a norte. Temperatura Às 20h com vento norte/nordeste de advecção fria:

image.thumb.png.ec3e9ce7a084c435909491796aac3320.png

 

19,5ºC com 81% e vento NE a 5km/h às 20:15 aqui em casa, 2ºC mais quente que o previsto pro horário pelo ECMWF. Espero que esfrie antes da meia noite pra não estragar a máxima baixa de amanhã

  • Like 18
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, Luide Luckmann said:

Inverno super seco, típico de la niña. Como as massa de ar frio foram muito secas e frequentes não deu tempo de termos dias nublados, já que as Altas pressões impedem a formação de nuvens. Só pra comparação. no ano de 1999 no inmet de São Joaquim somou apenas 1338mm de chuva, se eu não me engano foi ano de la niña também. No ano de 2000 choveu 1855mm e em 1998 choveu 2211mm

Sim, la niña traz invernos secos, até aí tudo dentro do normal. Mas a questão por aqui não foi nem a falta de precipitação, e sim tantos dias com URA baixa, muito baixa, principalmente em junho e julho. Bastante atípico (pra cá).

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Otavio Cyrino disse:

 Sobre o calor, diferentemente do interior, aqui em outubro até que não sofre tanto. São vários e vários dias de céu nublado (é nessas horas que agradeço por esse tipo de  clima), enquanto o interior "ferve", aqui muitas vezes não passa nem dos 30°C. O que acaba pegando aqui, é a URA que começa a ficar insuportável nesse período, então por mais que não registre uma temperatura alta, a sensação de calor, por conta da URA, deixam as coisas bem desagradáveis.

 

O Atlântico ainda frio é uma bênção para o litoral e áreas próximas na primavera.

Morei 6 anos em Santos e lá agora começa a época em que muitas vezes ocorre uma sucessão interminável de dias nublados.

Até novembro, normalmente temperaturas acima de 30°C só em dias de ventos NO.

Mas nesses casos, com ventos NO, normalmente o calor é seco, muito, mas muito mais suportável do que no verão.

 

Aliás, foi o caso de hoje, com 35,3°C na estação CETESB-Ponta da Praia (Leitura horária).

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 20
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:


Mas não sei quanto a você, porém acho esse calor de Agosto e Setembro super fácil de tolerar, pelo menos por esses lados de cá (imagino que em Cuiabá e Palmas , seja bem difícil). Ele é seco e ainda faz friozinho de manhã, então a casa na verdade fica com uma temperatura perfeita. É difícil suar por causa da baixa umidade, não é nada opressor 30 graus com 30% de UR e a insolação típica de final de inverno. Eu sempre gostei muito do calor dessa época, que como sabemos, é absolutamente normal de acontecer.

 

 

similar ao calor que fez neste final de semana em POA. Máximas ~28, 29, mas sem abafamento opressor, e manhãs/noites ainda agradáveis

 

entre novembro e abril é que degringola a coisa por aqui

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Renan disse:


Mas não sei quanto a você, porém acho esse calor de Agosto e Setembro super fácil de tolerar, pelo menos por esses lados de cá (imagino que em Cuiabá e Palmas , seja bem difícil). Ele é seco e ainda faz friozinho de manhã, então a casa na verdade fica com uma temperatura perfeita. É difícil suar por causa da baixa umidade, não é nada opressor 30 graus com 30% de UR e a insolação típica de final de inverno. Eu sempre gostei muito do calor dessa época, que como sabemos, é absolutamente normal de acontecer.

 

Concordo parcialmente com você, mas acho que 30 graus mesmo com umidade de 1% ainda é chato e desagradável hehe ...

Mas, com certeza, não tem como não concordar que o calor de agora, é melhor do que a nossa sauna de verão.

 

Mas tenho uma grande vontade...Que Agosto e principalmente Setembro, tenham excelentes médias mensais.

Setembro se continuar como está sendo, em breve vai tá ralando com fevereiro na média kkkk

  • Like 13
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

O inverno voltou por aqui! Ave!! Tive máxima de 16,7° de madrugada, mas passei todo o dia entre 13° e 14°. Agora é a mínima do dia e faz 12,4°.

 

Vídeo que gravei hoje de tarde no estacionamento do Hospital da PUCRS. Logo atrás está nossa "maravilhosa" estação do INMET (vejam o vídeo e descubram que "belo" local").

 

 

  • Like 23
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em BH, pela primeira vez em muitos dias e raro nas últimas semanas, senti um ar verdadeiramente morno durante a tarde,  mesmo na sombra. Um aquecimento bem significativo diante do que nos acostumamos nesse inverno:

 

15,2 / 27,6 Santo Agostinho/centro

14,9 / 28,6 Pampulha 

12,7 / 25,2 Buritis/Cercadinho 

 

Eu estou amando esse calorzinho e, bem da verdade, foi um dia delicioso, fresco na maior parte do tempo, com os interiores continuamente agradáveis. O friozinho da noite não deixa esquentar dentro de casa - o que é importante.

 

Agora a noite (21h50) já tenho 18/19C. Até quando está quente, o inverno mineiro é gostoso e esse é um grande diferencial para o Brasil do norte: a ausência absoluta de calor matutino e noturno entre maio e agosto/setembro.

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! A terca-feira foi ensolarada em Buenos Aires e com muito frio. A mínima foi de 2,8°C e a máxima nao passou de 11,4°C, apesar do tempo totalmente aberto. Agora já estamos abaixo de 5°C por aqui, com apenas 4,6°C. Logo mais a entrada de ventos deve atrapalhar a queda, mas mesmo assim a mínima voltaria a ser de 2°C amanha. A máxima prevista é de 14°C, com sol e poucas nuvens. O sol nasce às 7h37 e vai até 18h20.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 17
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, ifreitasrosa said:

Qual a janela de neve nesta rápida incursão polar?

 

Não vi nenhum modelo indicando neve. Acredito que não haja possibilidade, talvez, muito talvez alguma chuva congelada muito isolada nos pontos mais altos

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Ontem de fato ocorreu a máxima mais alta desde que eu comecei a anotar os dados daqui de Eldorado. Fez 35,2°C, e com isso, superou os 34,6°C que eu tinha anotado no dia 11 de abril.

 

Já hoje, começa completamente diferente de ontem, com a chegada da frente fria, o céu encontra-se totalmente nublado.

 

A mínima foi de 14,4°C e a temperatura às 09:20 é de 17,7°C | 86,5%.

451061695_WhatsAppImage2021-08-11at09_19_40.thumb.jpeg.302c635b02969a86d7a000e031f50581.jpeg

  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

ONDA DE FRIO A VISTA !!

 

Projeções indicam uma segunda quinzena de Agosto, muito parecida com a segunda quinzena de Julho, correspondendo a oscilação do jato polar em 4 ciclos lunares. Assim se comportou desde ABRIL21, tendo seu ápice em 19-29 de JUL21 agora novamente estamos entrando do ciclo 17-27 AGO. Onde teremos a ação do jato em LAT 35-25 LS e ciclone extratropical entre LAT 50-35 LS sobre o Atlântico sul.  
Condições de 3 MP na sequência deste padrão, sendo que a primeira MP já estamos vivenciando do RS/SC e parte PR e SP. Porém observa-se que teremos na próxima MP uma ação até baixas latitudes. Pelos modelos observados teremos temperaturas extremamente baixas novamente no planalto RS e SC  e geada ampla. Poderemos ter novamente precipitação de inverno pela dinâmica da próxima baixa com valores inferiores 990mBar e entrada de frio abaixo de zero em camadas 850/800/700 e extremamente baixa em 500.

Em Lages nublado, 10C, com vento O.

  • Like 9
  • Thanks 12
Link to comment
Share on other sites

Buen dia, temperaturas extremasdurante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
11.33 a las 13:22:00
TEMP MÍNIMA
4.17 a las 20:37:00

 

Jornada soleada y fria pero nubosa, a la noche, luego de alcanzar la minima del dia, se cubrio totalmente, parecia que iba a lloverpero esto no ocurrio; para despejarse de nuevo a la madrugada.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoy negativo en la zona norte de Montevideo y probablemente en otras zonas de la ciudad, la minima fue de unos -0,5°C en la estacion Melilla,1,6°C en la estacion Carrasco y 2°C en la estacion Prado.

 

Seguramente se formo helada pero yo hoy me desperte y levante tarde y no pude comprobarlo.

 

De hecho me levante tarde por que sentia mucho frio!

 

image.png.2262e8950d09e57db90c8faf0065d906.png

 

 

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Frio bem bloqueado na Argentina, o que já é comum para época. Ontem o vento de NO/O conseguiu trazer ar quente para cá. É só uma prévia do que está por vir.

 

No Ciiagro a máxima foi de 34,2ºC 

Já na Vila Jamil de Lima (Casa) 34ºC

 

Maior temperatura desde março. 

 

image.thumb.png.6052d567bdba0f8d40856b78fbf3eb1c.png

 

No satélite é visível a banda de nebulosidade da FF, aqui chegou um vento de sudoeste durante a noite que foi suficiente para aumentar a umidade e diminuir um pouco a temperatura, hoje tem um pouco de fumaça das queimadas da Amazônia por aqui.

 

Quanto as projeções são nadas animadoras.

 

image.png.3b543b928e47e807ce3e06d94e541c04.png

 

Vamos beirar ou quebrar hellcords diariamente na semana que vem, e apesar de parecer normal no quente oeste paulista, não é!

 

A maior sequência de sob-36 seguidas em agosto no Ciiagro daqui ocorreu em 2006 que detém o recorde da máxima também (38ºC) foram 3 sob-36 seguidas para vocês verem a gravidade dessa previsão e sempre gosto de destacar que o Tempo.com erra nas máximas aqui, é um grau acima geralmente. 

 

Esse é o padrão, não adianta querer fechar o olho e fingir que nada está acontecendo.

 

E a chuva? como podem ver, nada. 

 

Edited by Matheus b Santos
  • Like 14
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.