Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Opiniões Sobre Local de Estação


GBJ
 Share

Recommended Posts

Pessoal, gosto de acompanhar o tempo mas não sou estudioso e tampouco conhecedor de meteorologia.

 

Tenho em minha propriedade uma Davis Vantage Pro 2 cujo local foi escolhido em função de algumas conveniências (basicamente, fácil acesso para manutenção, segurança, não obstrução de passagens de veículos, proximidade com o console e local (aparentemente) favorável para representar a realidade do local monitorado).  

 

Ela já está operando aí desde 31/08/2019, mas agora eu gostaria da opinião de vocês. 🙂 

 

Não acho que ela esteja sofrendo grande influência desta caixa de concreto que aparece na foto (o que na verdade é um reservatório com capacidade de 120.000 L de água), mas posso estar redondamente enganado. O que acham? 

 

Qualquer dica/observação/correção/sugestão é bem vinda. 

2019-09-03_120648.JPG

2019-09-03_120717.JPG

IMG_6068.PNG

IMG_6107.JPG

Edited by GBJ
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Muito legal a tua instalação da Davis, acredito que a caixa de água não interfira muito porque o pior desses obstáculos de concreto é quando eles barram a ventilação da estação, aquecimento direto é menos impactante considerando que o seu local é relativamente bem ventilado.

 

Se quiser diminuir a interferência dá pra colocar o sensor principal mais alto nesse mesmo poste, pouco mais perto do anemômetro.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

6 hours ago, Felipe Backendorf said:

Muito legal a tua instalação da Davis, acredito que a caixa de água não interfira muito porque o pior desses obstáculos de concreto é quando eles barram a ventilação da estação, aquecimento direto é menos impactante considerando que o seu local é relativamente bem ventilado.

 

Se quiser diminuir a interferência dá pra colocar o sensor principal mais alto nesse mesmo poste, pouco mais perto do anemômetro.

 

Obrigado pelo feedback, Felipe! Quando eu for limpá-la vou considerar colocá-la um pouco mais para cima. Já pensei também na possibilidade de usar o sensor com ventoinha, mas não sei se isso ajudaria ou atrapalharia mais.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, GBJ disse:

 

Obrigado pelo feedback, Felipe! Quando eu for limpá-la vou considerar colocá-la um pouco mais para cima. Já pensei também na possibilidade de usar o sensor com ventoinha, mas não sei se isso ajudaria ou atrapalharia mais.

 

Sensor aspirado é muito bom, eu recomendo, mas tem que cuidar pra que esteja sempre funcionando a ventilação porque se o ventilador parar ela registra temperaturas bem acima do real.

 

O @DSoares tem um abrigo aspirado Davis que funciona só durante o dia, tem menos problemas com mau funcionamento porque não precisa de bateria.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Já falei dessas PWSs em Primavera, que inclusive estão mapeadas no local errado no wunderground, acontece que o gráfico delas é muito tremido durante o dia, apresentando temperaturas superiores ao real, principalmente de manhã, quando esquenta muito rápido se tiver sol,  porém durante a noite o gráfico fica mais comportado, se tornando mais confiável, o mesmo acontece se chover ou ficar bem nublado: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPRIMA7/graph/2021-08-31/2021-08-31/monthly

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPRIMA6/graph/2021-08-13/2021-08-13/daily

A PWS do Rio Sapé-Fazenda Ilha Grande é mais confiável, porém ando percebendo uma rápido aquecimento matutino se tiver sol, em 29 de junho por exemplo, a temperatura caiu 3 C em meia hora, de 17 C pra 14 C, cerca de 11 h a 11:30 da manhã, após uma forte queda na radiação solar, certamente graças ao avanço de nuvens: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPRIMAVE5/graph/2021-06-29/2021-06-29/daily

Edited by Leandro Leite
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.