Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

37 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Renan eu creio q o q houve nessas áreas do sul de Minas e claro, também em muitas partes do Sudeste e do Centro-Oeste foi algo raro de acontecer. A combinação de frio noturno intenso e extrema secura acabou agravando ainda mais a situação q já era ruim.

Vejo aki também uma paisagem q eu não diria de forma alguma q é "comum de todo inverno", apesar de gear forte em todos os invernos. A diferença agora é q a geada ultrapassou os limites "baixada/área plana" e se expandiu aos topos e áreas urbanas.

Hoje eu pedalei até Pinhais e vi q mesmo em locais bem urbanizados e elevados a vegetação secou completamente.AirBrush_20210726201734.thumb.jpg.b5b77d1210a96e66d582d36de5be659f.jpg

Nas áreas rurais de Piraquara, o q se vê é uma paisagem praticamente morta, com excessão de árvores e arbustos de grande porte e claro, os pinheiros. De resto, tudo amarelado e seco.

AirBrush_20210726201925.thumb.jpg.7631e52cdbda669e0ac1c1620b6afbbe.jpg

AirBrush_20210726203702.thumb.jpg.3bf0bee79ce65a6ed3691360641b253a.jpgAirBrush_20210726203108.thumb.jpg.ec6d2a07e86c479f80cbacf33f2f73e1.jpg

Até as mamonas (assassinadas) q são uma praga e dificilmente secam com geadas comuns, estão torradas 👇

AirBrush_20210726202217.thumb.jpg.69a575818123bc9d432493176ceeafc8.jpgAirBrush_20210726202112.thumb.jpg.c1e18e96265d16b5a74c3138390188ec.jpg

Bananeiras, nem se fala... Mesmo as q ficam "protegidas" entre outras árvores maiores não escaparam desta vez.

AirBrush_20210726203410.thumb.jpg.89413bb283e41a199f1245a634b9c729.jpg

O meu receio é o q está por vir: mais frio intenso e clima seco.

As queimadas já começaram e este ano devem se alastrar por áreas de tamanho inimaginável e não resta a menor dúvida de q praticamente todas as áreas cobertas por capim e arbustos secos irão virar cinza.

Até mesmo as montanhas próximas não irão escapar dos grandes incêndios e boa parte da vida silvestre sofrerá as consequências da aberração climática q estamos vivenciando, associada à ação humana irresponsável.

Quando tais pensamentos começam à kerer inundar a minha mente, eu me obrigo a "mudar o assunto" e pensar em outras coisas.

Mas, como disse alguém dias atrás, independente de qualquer consequência, ainda torcendo por algo histórico. 

Grande Carlos ! Aproveitando tua postagem e sabendo tua condição de amante da natureza, gostaria de saber como se comportam as araucárias diante desses extremos. Melhor, qual o comportamento da fauna e flora nativos de tua região diante dessas condições climáticas ? (Não levando os incêndios, na maioria criminosos, em conta)

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Eclipse disse:

máxima de 20 domingo, que MP fajuta. Brincadeirinha rs

 

image.png.119aa4f6bdea813628469586daa3fd61.png

Fico impressionado como a cidade do Rio de Janeiro, Blumenau e Porto Alegre tem frio suavizado para suas latitudes. Basta andar a uns 30 quilômetros pro interior e as temperaturas ficam bem mais baixas do que nas orlas.

  • Like 10
  • Thanks 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Fico impressionado como a cidade do Rio de Janeiro, Blumenau e Porto Alegre tem frio suavizado para suas latitudes. Basta andar a uns 30 quilômetros pro interior e as temperaturas ficam bem mais baixas do que nas orlas.

 

 

sim, é frustrante. Até mesmo dentro da região metropolitana. Teve dia já nesse mês que fez entre 4 a 6 graus de mínima em POA (dependendo do bairro), e em Canoas que tá ao lado conseguiu fazer 1 grau.

Por isso que to pensando em mandar currículo ou fazer concurso pra serra daqui kkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, Juzinho disse:

 

Alguém sabe qual o horário que vai ocorrer a mudança do tempo na capital Paulista ? 

 

Os institutos estão prevendo máxima na quarta de 14/15 graus , mas sabemos que essa temperatura tem que ser registrada amanhã até as 21 h .

 

Mas pelo que eu vi , a mudança nos ventos só ocorrerá as 19 h .

Será que vamos ter essas máximas mesmo ? 

Eu acredito que a frente fria vai chegar antes do previsto, como aliás quase sempre ocorre. No momento o ramo continental já está chegando no oeste catarinense, creio que até amanhã cedo já esteja no norte do Paraná, e até o meio da tarde alcance a grande São Paulo, a chuva por si só já derrubará as temperaturas, e se tudo der certo até às 21h já estaremos sub-15, acho perfeitamente possível.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Peregrine disse:

Aproveitando a visita do Rodolfo..."

 

Feliz Ano novo a todos os Bazianos!!

 

Que 2021seja um ano melhor para todos e cheio de emoções meteorológicas!!

 

Que no meio do ano, venha o -10ºC, a nevasca e a geada negra.

  • Rodolfo isso vai além de previsão, aqui no Ceará chamamos profecia ! 

 

Só faltou 2021 ser o melhor ano...

Kkk

Mas, em termos climatológicos já é um alento.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Wagner97 disse:

Eu acredito que a frente fria vai chegar antes do previsto, como aliás quase sempre ocorre. No momento o ramo continental já está chegando no oeste catarinense, creio que até amanhã cedo já esteja no norte do Paraná, e até o meio da tarde alcance a grande São Paulo, a chuva por si só já derrubará as temperaturas, e se tudo der certo até às 21h já estaremos sub-15, acho perfeitamente possível.

 

 

TIMING DA MUDANÇA NA RMSP VIA WRF 12Z

 

1906248746_001ANIM.gif.8aeaa0a6b225494d99cb1309b01f6ede.gif1979740828_002ANIM.gif.b27fd3e45c5335f9348ebb3b4c60c105.gif

  • Like 17
  • Thanks 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

Neve nas regiões apontadas é obrigação nas MPs mais fortes, nada de histórico ou intenso....histórico pra mim é 1975, 1994, 1988, 2013...

De qualquer forma, resta a nós aproveitarmos. 

Estamos no Brasil, um país quente e de clima tropical em geral, o que vier é lucro.

  • Like 4
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Peregrine disse:

Grande Carlos ! Aproveitando tua postagem e sabendo tua condição de amante da natureza, gostaria de saber como se comportam as araucárias diante desses extremos. Melhor, qual o comportamento da fauna e flora nativos de tua região diante dessas condições climáticas ? (Não levando os incêndios, na maioria criminosos, em conta)

Boa noite...

As araucárias aparentemente não sofrem com o frio intenso por aki, já q naturalmente fazem parte da floresta temperada/subtropical, assim como as coníferas não são prejudicadas pelo gelo constante no HN. Mais ao sul, quando ocorrem grandes nevadas (raras, cada vez mais), muitas perdem alguns galhos q desabam sob o peso da neve (a neve no Sul do Brasil tende a ser mais "úmida" do q em outras partes do mundo e existe uma explicação, mas não vem ao caso agora). Geadas fortes ou severas não danificam araucárias, q eu saiba.

Outras árvores e plantas nativas podem ser prejudicadas sob frio intenso, quando a geada ocorre com temperatura negativa, mas tem muitas q não apresentam nenhuma mudança observável. Também essas estão "acostumadas" com o frio.

Animais sofrem muito e até acabam morrendo devido ao frio.

Lembrando q temos agravante de seca por aki.

Abraço

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Peregrine disse:

Agora tu me deixou confuso...gosta da comida (cultura) gosta de festa junina (cultura) gosta da caatinga (Ambiente único no planeta) e ainda tem medo de preconceito (isso todo nordestino sofre). E ainda não se identifica com a cultura ? Tô achando que tu é cearense...

 

Eu não gosto de festa junina, não vejo nada demais, gosto da comida, e só algumas coisas. Acho muito forte dizer que me identifico com uma cultura em específico pois para mim eu teria que me identificar com pelo menos umas 50% das coisas dessa cultura. Não tenho orgulho nem de ser cearense, nem de ser nordestino, nem de ser brasileiro...

 

Se fosse um estado/região/país desenvolvido eu mudaria de ideia, talvez.

Edited by LucasCE
  • Like 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

Neve nas regiões apontadas é obrigação nas MPs mais fortes, nada de histórico ou intenso....histórico pra mim é 1975, 1994, 1988, 2013...

 

O conceito de "histórico" não é homogêneo, uma mesma MP pode ser sensacional em um lugar e pífio em outro. Nunca leve essa palavra ao pé da letra.

  • Like 2
  • Thanks 14
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Peregrine disse:

Grande Carlos ! Aproveitando tua postagem e sabendo tua condição de amante da natureza, gostaria de saber como se comportam as araucárias diante desses extremos. Melhor, qual o comportamento da fauna e flora nativos de tua região diante dessas condições climáticas ? (Não levando os incêndios, na maioria criminosos, em conta)

 

1 minuto atrás, Carlos Campos disse:

Boa noite...

As araucárias aparentemente não sofrem com o frio intenso por aki, já q naturalmente fazem parte da floresta temperada/subtropical, assim como as coníferas não são prejudicadas pelo gelo constante no HN. Mais ao sul, quando ocorrem grandes nevadas (raras, cada vez mais), muitas perdem alguns galhos q desabam sob o peso da neve (a neve no Sul do Brasil tende a ser mais "úmida" do q em outras partes do mundo e existe uma explicação, mas não vem ao caso agora). Geadas fortes ou severas não danificam araucárias, q eu saiba.

Outras árvores e plantas nativas podem ser prejudicadas sob frio intenso, quando a geada ocorre com temperatura negativa, mas tem muitas q não apresentam nenhuma mudança observável. Também essas estão "acostumadas" com o frio.

Animais sofrem muito e até acabam morrendo devido ao frio.

Lembrando q temos agravante de seca por aki.

Abraço

Perdão me intrometer mas apenas dando um "pitaco" de informação, a Araucaria Angustifolia, espécie nativa da região, em testes realizados até no HN por plantio dela, a mesma já se demonstrou resistente a temperaturas de até -18°C, o que depende é da variante tempo, a planta aguenta sem nenhum problema dias a fio de temperaturas entre 0 e -7 porém os -18 já causam danos se for com vento, há exemplares da nossa Araucária plantadas na costa oeste do Canada na região de Vancouver (sim há mesmo) onde o clima é mais agradável e estão aguentando firmes e fortes por lá! No lado continental a única que sobrevive é a A. Araucana do Chile, que é bem mais exigente no quesito ausência de calor como também não se importa de estar exposta a temperaturas de até -30, enfim encerro meu off topic por aqui.

  • Like 11
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, LucasCE said:

 

Do NE eu só gosto das comidas da festa junina e das paisagens da Caatinga, e só. Aliás meu sonho seria essas paisagens semi-desérticas com temperaturas baixas, uma espécie de Arizona/Utah brasileiro. Longe de mim senso de superioridade mas eu não me identifico em quase nada com a cultura de onde eu nasci. Aliás, acho que não me identifico com cultura nenhuma. 

 

Se fosse para mudar de estado quando eu tivesse dinheiro eu iria para Santa Catarina. Mas eu tenho medo do preconceito.

 

Festa Junina é, com certeza, a festa que eu mais sinto falta na minha vida. Uma Festa Junina, fogueiras acesas, mugunzá, milho assado, carne de sol, friozinho leve serrano de lugares como Garanhuns.... quem me dera. Eu também não tenho esse senso de superioridade, mas é com a cultura do nordeste, onde eu não nasci, que eu mais me identifico. Concordo com o colega @Peregrine. Tu tá parecendo cearense. kkkkkkkkkkk

 

Quanto a esse preconceito, ele existe, mas menos do que vc imagina e morre a cada dia que a internet integra regiões longínquas. Eu morei no rio grande do sul, tenho sotaque forte de outra região e tenho bons amigos de lá. No RS eu só percebi preconceito de uma única pessoa, uma única vez. Já no RN eu percebi isso diversas vezes, quem diria?

 

Essas paisagens semi-desérticas com temperaturas baixas me fascinam também. Utah, Arizona, Novo Mexico e o Oeste do Cololorado são lindos. Na América do Sul vc pode olhar a região de Antofagasta, no Chile. A cidade de Calama tem essa pegada. Na Bolívia também tem isso, na região oeste. Experimenta procurar fotos do Salar de Uyuni. Argentina também, na região Noroeste (Antofagasta de La Sierra, San Salvador de Jujuy, etc). Acho que todas essas regiões tem estações.

 

No NE tem versões baby desses lugares. Obviamente vc ver uma temperatura próximo de zero é um evento de uma vez no século, como já aconteceu em Morro do Chapéu, BA. Mas há uns lugares com clima menos quente no NE, só que há zero monitoramento. Mas uma hora isso começa a acontecer.

 

Ex.: Geossítio Areia Encantada, BA (1200 m de altitude)

20180825_084859.thumb.jpg.4af2eed6a49444ed37c58df6a6706df6.jpg20190109_144033.thumb.jpg.83c09581d1f9738cd5fb0ed4825141c0.jpg

Edited by Samihr Hermes
  • Like 14
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
22 horas atrás, Renan disse:

 

Pela intensidade do frio em altura previsto no RJ, pelo tamanho da advecção, não faria sentido esse evento ser inferior aos ocorridos em 2013 e 2007. Acho que o Rio tem tudo para ter o evento mais significativo do século até o momento, especialmente pela duração do frio. 

 

E se Teresópolis baixou de 5°C em MPs como as de 2008, 2009 e 2010, agora tem tudo para registrar o recorde absoluto desde a inauguração, isso com bastante vento de advecção (não será com tempo estável). 

 

Enfim, acho que para o RJ é o seguinte: Não sei se vai trazer os menores valores do século em números , mas na sensação térmica com certeza vai superar facilmente qualquer outra. 

 

Vamos aguardar. 

 

Eu acho que você está muito otimista, mas a fama de otimista você já tem mesmo, então tá tudo bem.😂

Mas é como você falou, vamos aguardar.  Eu torço para que ao menos um pouco do seu otimismo se mostre justificado, e também por uma boa marca aí em JF, que está devendo muito nos últimos anos, e mesmo em 2021 está com mínima absoluta muito ordinária até agora (assim como a parte aqui do Rio/Niterói menos agraciada pela perda radiativa, que teve marcas super banais nos dois últimos eventos).

 

A previsão que acompanho deu uma leve aumentada nas mínimas, agora crava 5ºc em Teresópolis (ou seja, está bem em cima da linha novamente, e com esses dados a chance de baixar dos 5ºc diminuiu um pouco, embora ainda seja considerável.  Levando em conta a "zica" dos últimos tempos, eu não sei não, é uma situação limítrofe, e para uma marca que passa longe de ser histórica, apenas ficamos mal acostumados com a ruindade dos últimos anos).  Vejo que alguns participantes da Região Sul já estão meio que esnobando o evento, e estou mais com eles nessa (eu não descarto alguma surpresa boa, mas mantenho os pés firmemente cravados no chão), embora nesse caso foi mais por terem criado expectativas irreais com as rodadas mais extremadas de alguns dias atrás, o que a maioria aqui jamais vai aprender a ignorar.

 

Sobre 2013, conforme eu já disse mais de uma vez, detestei o evento no RJ, mesmo que ele tenha provocado a tarde mais fria do século XXI em grande parte da cidade do Rio no dia 24, pois depois foi só "ladeira abaixo" (no mau sentido); o ar quente em altura começou a retornar ainda no dia 24 e a temperatura estacionou à noite, para depois só subir, e terminou com um friozinho "bunda" no dia seguinte, a própria sensação que tive na tarde mais fria foi de uma temperatura maior, pois mal deu tempo de resfriar os ambientes internos naquela ocasião (mas sei que em parte de SC e PR foi lindo, além da própria capital paulista pela máxima).  No atacado, este próximo evento será melhor que 2013 por aqui (o que em si não diz muita coisa), pois a duração será maior, ainda que a tarde mais fria vá ficar claramente acima (mais quente).

 

2007 foi um ótimo evento para a o padrão atual no atacado, talvez o melhor do pós-2000 na capital fluminense, mas deixou a desejar em alguns aspectos (como na mínima absoluta) em boa parte do estado.  Apesar de Teresópolis ter conseguido a menor média de 24 horas da curta existência da estação no dia 29/07 (8,5ºc, nos anos seguintes não teve mais média "sub-9ºc), a mínima "sub-5ºc" não veio, e viria num "não-evento" do ano seguinte...

 

O próximo evento poderá sim ser um dos dos melhores desse século, mas não dá nem para brincar de comparar com os "pesos-pesados" do "pré-2001", acho até engraçado ter gente preocupada com as hortaliças da região serrana do RJ, que mesmo em eventos bem mais fortes do passado não foram grandemente afetadas por geadas (como 2000, 1994 e 1979), imaginar que seriam agora é um tremendo exagero.  No máximo algumas plantações mais encaixadas no fundo dos vales sofreram um pouco nos eventos mais fortes, mas nada que tenha causado quebra de abastecimento, isso nem 1918 faria (talvez 1892 e anteriores sim, mas aí sequer existia o cinturão agrícola ainda).  A seca, a depender da evolução, aí sim poderá causar problemas mais graves, mas é cedo ainda para sabermos.

 

Enquanto isso, hoje foi um de calor, com sensação desagradável à tarde e alguns bairros entre 30 e 31ºc (aqui perto da baía fez fez 27ºc, mas depois de uma sequência bem fresca pareceu mais quente), mas amanhã será pior o calor (a noite abafada já prenuncia).  Sorte que é só por mais um dia.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Antes da pré frontal, onde espero valores na casa de 27/28°C em Varginha (Aeroporto e Inmet) e 29°C nas baixadas, a noite está bem fria na cidade e arredores. Faz em torno de 11 graus na cidade (calculo 8°C nas baixadas). Em Conceição do Rio Verde apenas 6 graus e, em Coqueiral, 5°C!

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

001.thumb.png.0e7bc18cfc2d46be2ce0c866e5a4e067.png

Se esse mapa estiver correto, terá geada forte no litoral paulista, em Iguape!

 

A cidade de Eldorado estaria no limite entre a geada moderada/forte, em grande parte da zona rural do munícipio seria a forte. Caso isto venha a ocorrer, os bananais serão seriamente afetados por aqui, são de longe a principal economia da cidade, respondendo por mais de 80% da atividade econômica municipal. Eu sinceramente não entendo porque tem tanta gente esnobando desta MP, pode até ficar abaixo do esperado na sua região, mas sem dúvidas será um evento marcante.

  • Like 12
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

45 minutos atrás, Otavio Cyrino disse:

Se esse mapa estiver correto, terá geada forte no litoral paulista, em Iguape!

 

A cidade de Eldorado estaria no limite entre a geada moderada/forte, em grande parte da zona rural do munícipio seria a forte. Caso isto venha a ocorrer, os bananais serão seriamente afetados por aqui, são de longe a principal economia da cidade, respondendo por mais de 80% da atividade econômica municipal. Eu sinceramente não entendo porque tem tanta gente esnobando desta MP, pode até ficar abaixo do esperado na sua região, mas sem dúvidas será um evento marcante.

Porque manter o ar estoico e inabalável pra alguns é importante, se empolgar é cringe...

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Alguns membros do Europeu voltaram a dar projeções muito extremadas para advecção polar no Leste do Sudeste, com possíveis -2/-3°C em 850°hpa na RMSP.

 

Aquelas expectativa de duas janelas de temperatura negativa em 850°hpa na região metropolitana de São Paulo, ainda se faz presente. A primeira delas se dara ao longo da quinta-feira, sobretudo pela manhã e início da tarde, e a segunda pode ocorrer na manhã de sexta-feira.

 

Um detalhe importante, caso ocorra essa segunda janela de advecção negativa em 850°hpa, é que durante a manhã de sexta, possivelmente a infiltração marítima (umidade), se fazera mais presente em relação a quinta, então com isso as chances de algum registro pontual e isolado de precipitação invernal seriam bem maiores. 

 

Em relação a essas projeções, a do membro #45 se apresenta mais extremada. Por ele a região da capital paulista poderia ficar mais do que 24 horas com temperaturas negativas em 850°hpa (Da madrugada de Quinta até a tarde de Sexta). Além disso, a Isoterma de 0°C em 850°HPA poderá alcançar a região de Cabo Frio no RJ.  A projeção tbm chega indicar acumulação de neve, na região de Cunha-SP (Próximo a divisa SP-RJ).

 

Algumas dessas projeções:

 

 

Screenshot_20210727-010836~2.png

Screenshot_20210727-012154~2.png

Screenshot_20210727-011152~2.png

Screenshot_20210727-011431~2.png

Screenshot_20210727-014056~2.png

Screenshot_20210727-011548~2.png

  • Like 12
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Otavio Cyrino disse:

 Eu sinceramente não entendo porque tem tanta gente esnobando desta MP, pode até ficar abaixo do esperado na sua região, mas sem dúvidas será um evento marcante.

 

Porque julgam a MP antes mesmo dela atuar de fato. É um "pré conceito meteorológico", uma mentalidade de reclamação de algo sem o menor sentido de reclamar. Enfim, não vou tentar entender (prefiro meu otimismo). 

 

Outra noite de céu claro e friozinho, no momento 11,8°C. É engraçado como não estou sentindo o menor sinal de frio com essas temperaturas, levando-se em consideração que toda noite em Monte Verde era abaixo dos 5°C. Então me acostumei ao frio intenso, hehehe. 

  • Like 19
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma trovoada moderada,com raios. Meio violenta mas com pouca chuva, 5mm acumulados até agora. No momento mais áreas de chuva se aproximam pelo oeste. Já é a maior chuva do mês por aqui. Temperatura 15°C e provavelmente só vai cair daqui pra frente 

20210727_061934.jpg

Edited by Luide Luckmann
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Forecast com uma previsão mais "realista" para SP ...indicando uma mínima de 2 graus e uma de 3 graus .

 

A maioria dos institutos estão com uma previsão parecida. 

 

Hoje amanhecendo com uma temperatura " alta" para o que tem sido registrado esse mês .

Sesc Inmet teve mínima até aqui de 13.9 graus .

 

O grande mistério será a hora da virada do tempo ...e quantos graus vai tá as 0h  UTC , principalmente no Mirante , já que o Sesc geralmente se adianta 2 horas nessa situação .

Edited by Juzinho
  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Por aqui os últimos dias seguiram monótonos, mínimas de 14 a 17ºC (esta hoje), e de 5 a 7ºC a menos na baixada de córrego que frequento. O deselegante tem sido a umidade bem baixa, até de noite, e as queimadas.

 

Sobre a próxima MP, as previsões pra cá tão interessantes, desde 2013 não tinha visto essa estabilidade prevendo 0 e -1ºC (Accuweather e Foreca). Mas a confirmar. Dependendo de como amanhecer aqui de quinta à sábado, vou caçar geada em locais diferentes.

A única certeza é que vou tomar um banhão caprichado hoje à noite, pois não sei quando será o próximo, kkkkkk, zuera.

Edited by Fernando Roberti
  • Like 5
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, GBJ disse:

Pessoal, por onde vocês indicam acompanhar chuvas (RADAR e volumes estimados) para o PR?
 

Eu até gosto de ver pelo SIMEPAR, mas, vira e mexe, as imagens ficam atrasadas. 

Radar eu uso o app Rain Viewer, para "volumes estimados" eu uso a previsão do Meteored, mas é só pra ter uma ideia, pq prever chuva com precisão é meio difícil.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, danilo brumana disse:

Histórico é desativar aquela estação a convencional santo Agostinho que fica na Ilha de calor que antes ficava no Bairro Horto Florestal na zona leste da cidade 

 

@LeoP e @RafaelBHZ bora provocar algo histórico na meteorologia rsrsrs

 

 

O outono inverno de 2017 foi histórico pra nós aqui 

Mas tem vários eventos isolados que tbm são históricos 

 

Pra ser sincero eu tô mais animado com o fato de está fazendo frio que não estou ligando se o evento é histórico ou não 

 

A galera que está nessa onda moram em lugares que já congelam o tempo todo e ainda fica aqui postando sobre esse terceiro pulso forte de julho deveriam mora em BH e vão saber o que é comemorar com pouco rs

 

Tá ótimo demais kkk pelo o menos os 3 pulsos chegaram aqui e resfriou 

 

Tem a galera que mora em lugares quentes que só foi ver geadas com esses pulsos fortes que tiveram no mês de julho 

 

E foram 3 pulsos forte dentro do mês contando com esse 

 

E os cafés ? 

 

Todos eles queimados e eu nunca tinha visto isso nos invernos pós 2010 em um mês de julho 

 

Sinceramente 

 

O que é histórico pra esse povo que cresceu nesses lugares e só estão vivendo essas baixas temperaturas agora por não ter visto isso nos últimos 5 e olha lá 10 anos ?

 

Tem gente aqui comparando esse pulso com o primeiro e segundo na sua região como tivesse tido em todos os outros anos invernos incríveis. Mas nem notou que foi tão histórico na região deles que congelou e geou 

 

1734350888_images(9).jpeg.221967109d8d94640d22cb01e986c308.jpeg

 

O que aconteceu com o café esse ano é histórico 

 

 

Aqui em Taubaté não é todo ano que dá geada, esse ano já foram duas e tem possibilidade de uma terceira, pra mim já é histórico por aqui!

O pessoal que tá preocupado com a intensidade dessa MP deveria vir morar aqui pra ver o que é ficar feliz com uma geada fraca no ano kkkkkkk

  • Like 7
  • Haha 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Otavio Cyrino disse:

Se esse mapa estiver correto, terá geada forte no litoral paulista, em Iguape!

 

A cidade de Eldorado estaria no limite entre a geada moderada/forte, em grande parte da zona rural do munícipio seria a forte. Caso isto venha a ocorrer, os bananais serão seriamente afetados por aqui, são de longe a principal economia da cidade, respondendo por mais de 80% da atividade econômica municipal. Eu sinceramente não entendo porque tem tanta gente esnobando desta MP, pode até ficar abaixo do esperado na sua região, mas sem dúvidas será um evento marcante.

quem tá esnobando da próxima mp merece um inverno à lá 2015 todo ano! nunca tão satisfeitos, pô!

  • Like 5
  • Thanks 4
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Samihr Hermes disse:

 

Festa Junina é, com certeza, a festa que eu mais sinto falta na minha vida. Uma Festa Junina, fogueiras acesas, mugunzá, milho assado, carne de sol, friozinho leve serrano de lugares como Garanhuns.... quem me dera. Eu também não tenho esse senso de superioridade, mas é com a cultura do nordeste, onde eu não nasci, que eu mais me identifico. Concordo com o colega @Peregrine. Tu tá parecendo cearense. kkkkkkkkkkk

 

Quanto a esse preconceito, ele existe, mas menos do que vc imagina e morre a cada dia que a internet integra regiões longínquas. Eu morei no rio grande do sul, tenho sotaque forte de outra região e tenho bons amigos de lá. No RS eu só percebi preconceito de uma única pessoa, uma única vez. Já no RN eu percebi isso diversas vezes, quem diria?

 

Essas paisagens semi-desérticas com temperaturas baixas me fascinam também. Utah, Arizona, Novo Mexico e o Oeste do Cololorado são lindos. Na América do Sul vc pode olhar a região de Antofagasta, no Chile. A cidade de Calama tem essa pegada. Na Bolívia também tem isso, na região oeste. Experimenta procurar fotos do Salar de Uyuni. Argentina também, na região Noroeste (Antofagasta de La Sierra, San Salvador de Jujuy, etc). Acho que todas essas regiões tem estações.

 

No NE tem versões baby desses lugares. Obviamente vc ver uma temperatura próximo de zero é um evento de uma vez no século, como já aconteceu em Morro do Chapéu, BA. Mas há uns lugares com clima menos quente no NE, só que há zero monitoramento. Mas uma hora isso começa a acontecer.

 

Ex.: Geossítio Areia Encantada, BA (1200 m de altitude)

20180825_084859.thumb.jpg.4af2eed6a49444ed37c58df6a6706df6.jpg20190109_144033.thumb.jpg.83c09581d1f9738cd5fb0ed4825141c0.jpg

olhei rápido e achei que era o pico das agulhas negras com neve na primeira imagem 😂

  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Inverno fantástico como a muito tempo não se via!!!! Eu que gosto de frio sou sincero em dizer que por vezes tenho me sentido desconfortável e almejado uns dias quentes como esses poucos que tivemos... Sobre essa MP... sendo histórica ou não... vai ser a mais fria do ano e ponto! Se pensar que ouvia pessoas afirmar que não teríamos mais invernos como no passado e agora nos deparamos com isso...

 

 

 

  • Like 9
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Bom dia...

Mudanças já se manifestando no leste paranaense, com nebulosidade alta/média, mínimas mais elevadas do q nos dias anteriores e um belo amanhecer.AirBrush_20210727073109.thumb.jpg.5db16d42b4906ec0c468e8e483ec9cb4.jpgAirBrush_20210727073148.thumb.jpg.d100613e618f8552f1aaaefb077713a5.jpgAirBrush_20210727072902.thumb.jpg.508ff5b1c0d8d2e1b9e8dfa4c03ba091.jpg

As mínimas aki hoje (27/7/21) até o momento, pq provavelmente teremos uma inversão ao final da noite:

6,5°C  abrigo

2,1°C  relva

4,8°C  sensor expostoAirBrush_20210727072822.thumb.jpg.b735d5b1e5b69f22a5c486cdfc0a09e3.jpgAirBrush_20210727073032.thumb.jpg.b814891bf0fa4a3aaa3786579fb6853e.jpg

 

Radar do Simepar, q eu geralmente acompanho parece fora de operação, pelo menos até às 7h15 não havia atualizado. 

Sobre MP histórica, no meu entender é quando será sempre lembrada ao longo dos anos pelo grande efeito de resfriamento por onde passou.

Algumas q eu considero (e lembro agora):  1918/1928/1942/1955/1957/1963/1965/1975/1979/1981/1984/1985/1988/1990/1993/1994/2000/2011/2013/2016/2019/2021...

É possível q eu tenha errado algum ano na citação e agora estou na dúvida.

1928 nevou forte em Curitiba, assim como em 1975 (menos forte q a anterior), 1979 nevou fraco mas foi intensa. 

1965 não teve tanto impacto em Curitiba. Ficou meio barrada entre São Mateus do Sul e o sul da capital, mas no sul do Paraná fez estragos pelo acúmulo de neve.

1984 foi inesquecível e já no finalzinho de agosto.... E assim por diante (cansei de tentar lembrar e digitar).. cada uma foi histórica à seu modo e suas particularidades.

Ansioso pelos próximos dias e torcendo q seja uma MP inesquecível.

  • Like 20
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, LeoP disse:

 

Tudo no Horto. O local atual é pior pra mínimas mas, provavelmente, melhor pra máximas. Topão clássico.

 

 

@Renan @RafaelBHZ @danilo brumana @Enio Rezende

 

Muito falamos aqui de uma mudança do padrão de tempo e de alcançe de sistemas sinóticos mais ou menos na região de Congonhas - MG. Essa ideia é verdadeira mas, de forma mais exata, há uma transição gradual, tanto climática, altimétrica/de relevo quanto do bioma predominante entre Conselheiro Lafaiete (20,4ºS) e Curvelo (18,4ºS), com BH no meio dessa bagunça.

 

Estive, nos últimos dias, entre a cidade de Curvelo, Cordisburgo (terra de Guimarães Rosa) e Sete Lagoas e é notável como a região, além de um relevo mais plano e baixo, tem máximas maiores e vegetação de cerrado muito mais característica que a apresentada na capital. Me chamou atenção, também, como o aspecto seco da vegetação por lá é muito mais presente que o observado na RMBH, que fica relativamente verde mesmo no auge da seca.

 

 

Algumas imagens do relevo mais estável/plano e da vegetação muito mais seca da região central de Minas

 

Região de Cordisburgo 👇. Repare, na segunda foto, como o morro chega a ficar marrom, de tão seca a vegetação. Isso nunca acontece na RMBH:

20210725_121634.thumb.jpg.317f6eef428b4a88b58eb7a63839fe82.jpg

20210725_122726.thumb.jpg.9472b289be41d0b081a51f8543354c34.jpg

 

 

Região de Sete Lagoas, com Cerrado muito característico 👇

20210725_171922.thumb.jpg.d0089003320fd02d9bc81f6805c8a5e4.jpg

 

 

Na capital e arredores, há muita influência da Mata Atlântica e o Cerrado dificilmente adquire características típicas de árvores espaçadas e retorcidas. Normalmente, parece mais um Cerradão e diveras fitofisionomias da mata atlântica semi-decidual.

 

Uma amostra da RMBH 👇

20210613_152326.thumb.jpg.95fb1ca0c36496b21d95edaf530d5bf1.jpg

 

Para ser justo, essa foto não é de agora (tirei em junho), de forma está um pouco menos verde agora (mas permanece beeem longe do aspecto amarelo ou marrom que vi no centro de MG), mas dá pra ver claramente como é bem mais fechada e o relevo, montanhoso.

 

 

A média das máximas anuais confirma minha análise empírica:

 

30,7ºC  Curvelo (18,4ºS, 678m) - apelidada, não a toa, de "o portal do sertão"

28,7ºC  Sete Lagoas (19,3ºS, 766m)

27,1ºC  BH (19,9ºS, 915m)

25,XºC  Conselheiro Lafaiete(20,4ºS, 1000m)

 

Realmente, a RMBH está posicionada na transição de muitas coisas em MG.

 

Agora (20h30), 17ºC.


Perfeita sua análise @LeoP

 

Estamos realmente na divisa de “tudo” !

 

A propria capital é a síntese dessa divisa com a Zona Sul mais montanhosa, fria e com arborização mais densa / verde enquanto a Zona Norte se mostra mais plana, quente e vegetação menos densa!

 

e isso é muito perceptível a medida que habitamos e circulamos pela cidade!

 

Estamos no meio dessa transição e por isso as vezes não somos convidados para a festa como disse o @danilo brumana!

 

Mas em compensação desfrutamos dessa maravilha que é a opção de poder sentir frio e/ou calor, estar no cerrado e/ou mata atlantica, aproveitar as montanhas e/ou as planícies das regiōes mais a norte!

 

E essa mistura e diversidade vai muito além e se faz presente também nos costumes, na demografia, no desenvolvimento e nas características gerais do povo e do estado!

 

por isso Minas são muitas é o ditado mais verdadeiro que existe! E o mineiro mais raíz é aquele da região central do estado (sem querer ofender a ninguém ) !

 
Minas é um pouco da sintese do Brasil, no clima, na vegetação, no povo, no relevo, no desenvolvimento e em vários outros aspectos! 

 

Edited by BrunoBH
  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

A tarde de ontem foi muito quente aqui em Mondaí, muito desagradável, o vento soprou a tarde inteira de noroeste trazendo um ar meio "ardente" que não costumo presenciar no inverno do vale do Itajaí. A máxima foi de 32,7ºC com umidade chegando a 36%.

image.thumb.png.6771f0d702cb6155ff2764bcfbb2c009.png

 

Rio Uruguai com 32,4C 38% e vento quente ontem de tarde:image.thumb.png.b35d576d9bffac46e11b04104a90ccee.png

 

De madrugada a frente passou e choveu 17,5mm. Com isso esfriou muito rapidamente, de 21,0ºC à meia noite faz 12,3ºC com 89%, céu encoberto e vento frio às 8h da manhã.

  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Wallace Rezende disse:

 

Eu acho que você está muito otimista, mas a fama de otimista você já tem mesmo, então tá tudo bem.😂

Mas é como você falou, vamos aguardar.  Eu torço para que ao menos um pouco do seu otimismo se mostre justificado, e também por uma boa marca aí em JF, que está devendo muito nos últimos anos, e mesmo em 2021 está com mínima absoluta muito ordinária até agora (assim como a parte aqui do Rio/Niterói menos agraciada pela perda radiativa, que teve marcas super banais nos dois últimos eventos).

 

A previsão que acompanho deu uma leve aumentada nas mínimas, agora crava 5ºc em Teresópolis (ou seja, está bem em cima da linha novamente, e com esses dados a chance de baixar dos 5ºc diminuiu um pouco, embora ainda seja considerável.  Levando em conta a "zica" dos últimos tempos, eu não sei não, é uma situação limítrofe, e para uma marca que passa longe de ser histórica, apenas ficamos mal acostumados com a ruindade dos últimos anos).  Vejo que alguns participantes da Região Sul já estão meio que esnobando o evento, e estou mais com eles nessa (eu não descarto alguma surpresa boa, mas mantenho os pés firmemente cravados no chão), embora nesse caso foi mais por terem criado expectativas irreais com as rodadas mais extremadas de alguns dias atrás, o que a maioria aqui jamais vai aprender a ignorar.

 

Sobre 2013, conforme eu já disse mais de uma vez, detestei o evento no RJ, mesmo que ele tenha provocado a tarde mais fria do século XXI em grande parte da cidade do Rio no dia 24, pois depois foi só "ladeira abaixo" (no mau sentido); o ar quente em altura começou a retornar ainda no dia 24 e a temperatura estacionou à noite, para depois só subir, e terminou com um friozinho "bunda" no dia seguinte, a própria sensação que tive na tarde mais fria foi de uma temperatura maior, pois mal deu tempo de resfriar os ambientes internos naquela ocasião (mas sei que em parte de SC e PR foi lindo, além da própria capital paulista pela máxima).  No atacado, este próximo evento será melhor que 2013 por aqui (o que em si não diz muita coisa), pois a duração será maior, ainda que a tarde mais fria vá ficar claramente acima (mais quente).

 

2007 foi um ótimo evento para a o padrão atual no atacado, talvez o melhor do pós-2000 na capital fluminense, mas deixou a desejar em alguns aspectos (como na mínima absoluta) em boa parte do estado.  Apesar de Teresópolis ter conseguido a menor média de 24 horas da curta existência da estação no dia 29/07 (8,5ºc, nos anos seguintes não teve mais média "sub-9ºc), a mínima "sub-5ºc" não veio, e viria num "não-evento" do ano seguinte...

 

O próximo evento poderá sim ser um dos dos melhores desse século, mas não dá nem para brincar de comparar com os "pesos-pesados" do "pré-2001", acho até engraçado ter gente preocupada com as hortaliças da região serrana do RJ, que mesmo em eventos bem mais fortes do passado não foram grandemente afetadas por geadas (como 2000, 1994 e 1979), imaginar que seriam agora é um tremendo exagero.  No máximo algumas plantações mais encaixadas no fundo dos vales sofreram um pouco nos eventos mais fortes, mas nada que tenha causado quebra de abastecimento, isso nem 1918 faria (talvez 1892 e anteriores sim, mas aí sequer existia o cinturão agrícola ainda).  A seca, a depender da evolução, aí sim poderá causar problemas mais graves, mas é cedo ainda para sabermos.

 

Enquanto isso, hoje foi um de calor, com sensação desagradável à tarde e alguns bairros entre 30 e 31ºc (aqui perto da baía fez fez 27ºc, mas depois de uma sequência bem fresca pareceu mais quente), mas amanhã será pior o calor (a noite abafada já prenuncia).  Sorte que é só por mais um dia.

 

Sim, de fato eu prefiro ter um perfil mais otimista, embora pés no chão também seja algo importante (estou aprendendo a ter). Prefiro agradecer pela chegada dessa massa polar intensa, ao invés de ficar pré julgando a coitada. Não faz sentido se animar apenas com eventos históricos de tempos imemoriais,  estamos numa época climática em que simplesmente aquelas MPs não existem mais. Agradecer o que temos, e o que temos em 2021 é um inverno histórico para os padrões atuais e uma MP igualmente histórica chegando. Não vou ficar comparando com "1900 e lá vai bolinha" para desmerecer os eventos desse ano. Aguardo desde 2007 uma MP extremamente forte como essa na minha cidade, e ela está chegando. Melhor sempre viver a realidade. 

 

Tudo o que ela precisa fazer para ficar na minha memória para sempre é: baixar dos 05,7°C da MP de Julho-07 no INMET, assim sendo alcançará o posto de "maior advecção em 21 anos". Pode até flopar, mas eu prefiro acreditar que agora vai, hehehe. 

 

Quanto à questão do risco das hortaliças em NF, não consigo te contra-argumentar com informações dessas MPs passadas que citou. Não tenho notícias da época que comprovem ou não os estragos causados pelas geadas desses eventos. Só usei como argumento essa rodada Ensemble do modelo CMC, que me chamou bastante atenção e seria compatível SIM com geadas danosas, não sei o quanto causaria de estrago. 

 

Na rodada 00Z, ECMWF continua indicando esse cenário abaixo para as temperaturas em 850hpa no RJ e zona da mata mineira. Será que 1994 teve uma advecção tão maior que essa mesmo ? Eu queria uma comprovação, isso é, uma reanálise das temperaturas em 850 daquela época para comprovar. Repito: Não sei qual será o desempenho desse evento em temperaturas mínimas em 2m, mas a sensação térmica é que deverá ser o maior chamativo. 

 

Abraços. 

 

540568310_Screenshot_20210727-0820292.thumb.png.137688dffad8b2e5f03cc70af9cfed60.png

 

 

  • Like 7
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que quase todo ano temos ao menos uma MP marcante e memorável por alguma razão (seja neve, máximas baixas, mínimas baixas, etc.) para pelo menos alguma área do país. Agora, para uma onda de frio ser considerada histórica, acredito que deve atender alguns requisitos, dentre eles a abrangência (ampla), a duração (longa) e o impacto causado na agricultura (grande), por exemplo. Mas vamos falar sobre anos que não tiveram nenhuma MP digna de lembrança?? na história recente: 1998, 2001, 2005, 2008, 2014, 2015 e 2018. Tô certo??

Edited by Wagner97
  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.