Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

1 hora atrás, Wallace Souza disse:

apenas uma observação para maiores entendedores, quais devem ser os motivos para não termos mais massas colossais em sequencia pós 2000? porque a mata atlântica e vegetação original já tinham sido devastadsa de SP e região SUL no minimo a 50 anos antes

 

No caso da diminuição das grandes massas polares, eu acho que já é uma questão da circulação atmosférica numa área muito mais ampla, talvez global.

Mas, existem pessoas aqui que entendem do assunto melhor que eu.

 

Se pegarmos dados do IAG desde 1933 (A estação, que ficava na av. Paulista, foi transferida para o local atual em 1932) veremos que eram frequentes as ocorrências de massas polares tardias nas décadas de 1930, 40 e 50..

São muitos os registros de 5 e 6°C em outubro, ocorrendo até em novembro.

A partir da década de 1960, essas mínimas de 5 e 6°C em outubro (E até novembro) praticamente desaparecem.

Se for registrada alguma mínima dessas, nesses meses, hoje em dia aqui no estado de SP (Com exceção das altitudes da Mantiqueira, claro), vai ser motivo de espanto geral, sendo que eram relativamente comuns na 1ª metade do século XX.

 

-------------------------------

 

Hoje fez calor pra época em Sampa... mas... nada fora do comum, principalmente em situações pré-frontais.

Dia de sol e céu limpo, com névoa seca e umidade baixa.

Na sombra, continua agradável... mas no sol, "torrava".

Os ventos de NO a NNO estiveram presentes, principalmente à tarde.

Infelizmente, a automática do Mirante continua sem medir a velocidade do vento.

Interlagos teve rajadas de até 31 km/h.

 

Mirante: 12,5°C / 27,0°C (Maior temperatura deste mês até agora)

Interlagos: 11,8°C / 27,8°C

IAG: 9,6°C / 27,7°C

  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Eclipse disse:

 

 

hehehe e eu ia poder ficar perto dos meus músicos preferidos do Brasil, que são todos do nordeste (zé ramalho, fagner, alceu, nação zumbi, e um monte de banda).

 

Bora trocar então! kkkk

 

(brinks, ainda amo o frio, mas vamos ver se o que vem por aí não vai me fazer mudar de opinião hahahahaha)

 

 

 

instabilidades em boa parte do RS. Tivemos algumas trovoadas e chuva fraca:

 

Satélite às 13:00

 

image.png.889b01d62b6091e8ddce4833bb3860de.png

 

 

estamos na região de troca de ventos:

 

image.png.a431ecd9fbe05d10cce322b3ad7c404e.png

 

 

 

 

Do NE eu só gosto das comidas da festa junina e das paisagens da Caatinga, e só. Aliás meu sonho seria essas paisagens semi-desérticas com temperaturas baixas, uma espécie de Arizona/Utah brasileiro. Longe de mim senso de superioridade mas eu não me identifico em quase nada com a cultura de onde eu nasci. Aliás, acho que não me identifico com cultura nenhuma. 

 

Se fosse para mudar de estado quando eu tivesse dinheiro eu iria para Santa Catarina. Mas eu tenho medo do preconceito.

  • Like 11
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, danilo brumana disse:

Aos especialista do Baz 

 

Em 2013 tinha aquela massa de ar seco atuando em BELO HORIZONTE o que impediu daquela MP que vcs tanto gostam de falar de  chegar aqui causando traumas em nós mineiros amantes do frio 

 

A pergunta é 

 

Todos os modelos estão indicando que nos aqui vamos fazer parte da festa o que é totalmente diferente daquele ano 

 

Qual porcentagem daquela condição climática daquele ano acontecer nesse nesse envento? 

 

Pra mim é impossível acontecer o que aconteceu em 2013 

 

 

 

 

 

 

 

Meu palpite: Massa de ar polar muito forte para os nossos padrões, como aquelas que temos quase todo ano e que nos deixam com mínimas abaixo de 10ºC e máximas abaixo de 22ºC a semana inteira, rivalizando diretamente com o evento de frio mais intenso em 2017 em questão de qualidade do frio e duração do evento. Podemos ter mínimas melhores do que aquele ano, como já acontece as vezes, mas sem as máximas abaixo de 20ºC por tantos dias seguidos. 

 

A razão é bem simples: As previsões praticamente acabaram com nossas chances de dias com frio úmidos e céu nublado, como foi naquele ano, o que vai favorecer a queda vertiginosa de temperaturas durante a noite ao mesmo tempo em que vai favorecer o aquecimento durante a tarde. No auge do evento, parece ser possível uma máxima sub 20ºC com céu claro, em torno de 19ºC, talvez 18ºC mas apenas isso de excepcional na parte da tarde. Já nas mínimas, realmente o jogo está muito em aberto e valores atípicos (6,9ºC ou menos) podem sim ser registrados mas estações automáticas da capital. 

 

Parece ser uma MP híbrida com mais toques de maritimidade do que continentalidade, o que vai deixar as coisas a nosso favor para um frio de qualidade e duradouro, do jeito que a gente gosta. É preciso ter os pés no chão e não se deixar levar por essas previsões sensacionalistas que estão divulgando a todo instante. Não sei você acompanha, mas eu adoro usar o futebol como comparativo. Existem times que brigam pelo título, times que brigam pela libertadores (4 primeiros), e times que brigam pelo meio da tabela, cada um tem o seu objetivo de acordo com suas condições. E precisamos entender que a realidade de BH sempre foi o meio da tabela, no máximo podemos almejar os 6 primeiros lugares em um evento ou outro, mas pelas nossas condições, quase nunca vamos ter chance de algo melhor do que isso e nem podemos comparar a nossa realidade com o resto da galera do centro-sul do país igual a mídia insiste em nos convencer.  

 

Tem cidade que vai ficar na expectativa de temperaturas abaixo de 0ºC, outras de 3ºC e por aí vai. Para BH, qualquer valor abaixo de de 6,9ºC nas principais estações já coloca este evento no Top 3 do século e, na minha opinião, nossa torcida deve ser direcionada a isso. Se esta marca for superada, já me darei por satisfeito, mas é claro que podemos sim sonhar com valores próximos ou até abaixo de 5ºC no auge do frio em pelo menos uma das estações. Mas se isto será possível ou não, saberemos apenas na quinta-feira a noite. Não fique triste se não vier o tal "frio do século". Para a nossa realidade, parece que desta vez não terá erro! 

 

Vamos ficar de olho também nas baixadas da nossa região metropolitana, especialmente no Casa Branca, pois será a primeira MP com estas condições marítimas para o currículo da PWS. Pode ser que não supere os -0,9ºC da última, mas vamos aprender melhor sobre o comportamento das marítimas nas nossas baixadas de altitude ao sul de Belo Horizonte. Até agora ela foi testada apenas nas continentais. 

 

Em resumo, será uma das MPs com melhor QUALIDADE de frio dos últimos anos. Entendo qualidade como a combinação de intensidade, duração da massa de ar polar e se ela será facilmente percebida pela população no auge do frio intenso. A última, por exemplo, não teve tempo de esfriar o interior das casas no dia mais frio, tanto que o @LeoP relatou que acordou sem camisa enquanto a Pampulha registrava 7,6ºC. Essa, aparentemente, vai derrubar bem as temperaturas 1 dia antes da menor mínima, então o "timing" será perfeito para proporcionar a todos os Belo Horizontinos a melhor sensação de frio possível. 

 

Vamos continuar observando o desfecho desta história, mas uma coisa é certa: Com exceção de quarta-feira, não saberemos o que é calor pelos próximos 15 dias! Já que na segunda quinzena de agosto começa esquentar, vamos aproveitar bastante porque pode ser o último frio intenso e duradouro da temporada em BH e região central de MG como um todo. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, danilo brumana disse:

Qual porcentagem daquela condição climática daquele ano acontecer nesse nesse envento? 

 

Nenhuma possibilidade. Além de estar previsto, essa MP será menos continental, motivo pelo qual não há grande destaque para o oeste do país.

 

É até difícil estabelecer um paralelo de comparação na cidade, que passou muitas décadas com uma única estação que, pra piorar, mudou de lugar em meados da década de 80. Mas as chances de recordes absolutos na estação da Pampulha (2007+) são muito grandes e poderemos nos aproximar de valores áureos do passado em local representativo, o que é importante como parâmetro de comparação. O fato é que será uma senhora MP, a maior desde que começei a acompanhar.

 

A previsão está espetacular, com até 6ºC fora das baixadas e várias mínimas de 1 dígito:

 

1055338912_Semttulo.png.88c004654662528dcdf89e2264ef4677.png

 

Vou chutar:

 

Santo Agostinho: 7,7ºC *

Pampulha: 6,2ºC

Cercadinho: 5,1ºC

 

*Considerei o desempenho médio do local ao longo do tempo, mas ali é uma loteria. Ressalto que o local já baixou pra 8/9C várias vezes na quente década passada em MPs mais fracas. Como parâmetro da cidade, considero a Pampulha mais confiável.

 

Antes disso, vamos esquentar nas próximas 48h, até os 29ºC na quarta (pré-frontal). Será um contraste térmico maior que da última vez.

  • Like 19
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Temperatura subindo preparando terreno pra pré frontal. No INMET variação de 11°/25°. Aqui em casa ainda registrei uma noite bem fria com mínima de 8,2°

Os dias avançam, a onda fria se aproxima e a previsão segue mantendo bons valores pra cá com mínima de 4° e máxima de 16° (por 3 dias seguidos inclusive, já prevejo ambientes internos virando geladeiras...)
Agora, 18:50, noite de céu limpo em Conselheiro Lafaiete, meu termômetro marca 18,9°

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

 

Meu palpite: Massa de ar polar muito forte para os nossos padrões, como aquelas que temos quase todo ano e que nos deixam com mínimas abaixo de 10ºC e máximas abaixo de 22ºC a semana inteira, rivalizando diretamente com o evento de frio mais intenso em 2017 em questão de qualidade do frio e duração do evento. Podemos ter mínimas melhores do que aquele ano, como já acontece as vezes, mas sem as máximas abaixo de 20ºC por tantos dias seguidos. 

 

A razão é bem simples: As previsões praticamente acabaram com nossas chances de dias com frio úmidos e céu nublado, como foi naquele ano, o que vai favorecer a queda vertiginosa de temperaturas durante a noite ao mesmo tempo em que vai favorecer o aquecimento durante a tarde. No auge do evento, parece ser possível uma sub 20ºC com céu claro, em torno de 19ºC, talvez 18ºC mas apenas isso de excepcional na parte da tarde. Já nas mínimas, realmente o jogo está muito em aberto e valores atípicos (6,9ºC ou menos) podem sim ser registrados mas estações automáticas da capital. 

 

Parece ser uma MP híbrida com mais toques de maritimidade do que continentalidade, o que vai deixar as coisas a nosso favor para um frio de qualidade e duradouro, do jeito que a gente gosta. É preciso ter os pés no chão e não se deixar levar por essas previsões sensacionalistas que estão divulgando a todo instante. Não sei você acompanha, mas eu adoro usar o futebol como comparativo. Existem times que brigam pelo título, times que brigam pela libertadores (4 primeiros), e times que brigam pelo meio da tabela, cada um tem o seu objetivo de acordo com suas condições. E precisamos entender que a realidade de BH sempre foi o meio da tabela, no máximo podemos almejar os 6 primeiros lugares em um evento ou outro, mas pelas nossas condições, quase nunca vamos ter chance de algo melhor do que isso e nem podemos comparar a nossa realidade com o resto da galera do centro-sul do país igual a mídia insiste em nos convencer.  

 

Tem cidade que vai ficar na expectativa de temperaturas abaixo de 0ºC, outras de 3ºC e por aí vai. Para BH, qualquer valor abaixo de de 6,9ºC nas principais estações já coloca este evento no Top 3 do século e, na minha opinião, nossa torcida deve ser direcionada a isso. Se esta marca for superada, já me darei por satisfeito, mas é claro que podemos sim sonhar com valores próximos ou até abaixo de 5ºC no auge do frio em pelo menos uma das estações. Mas se isto será possível ou não, saberemos apenas na quinta-feira a noite. 

 

Vamos ficar de olho também nas baixadas da nossa região metropolitana, especialmente no Casa Branca, pois será a primeira MP com estas condições marítimas para o currículo da PWS. Pode ser que não supere os -0,9ºC da última, mas vamos aprender melhor sobre o comportamento das marítimas nas nossas baixadas de altitude ao sul de Belo Horizonte. Até agora ela foi testada apenas nas continentais. 

 

Em resumo, será uma das MPs com melhor QUALIDADE de frio dos últimos anos. Entendo qualidade como a combinação de intensidade, duração da massa de ar polar e se ela será facilmente percebida pela população no auge do frio intenso. A última, por exemplo, não teve tempo de esfriar o interior das casas no dia mais frio, tanto que o @LeoP relatou que acordou sem camisa enquanto a Pampulha registrava 7,6ºC. Essa, aparentemente, vai derrubar bem as temperaturas 1 dia antes da menor mínima, então o "timing" será perfeito para proporcionar a todos os Belo Horizontinos a melhor sensação de frio possível. 

 

Vamos continuar observando o desfecho desta história, mas uma coisa é certa: Com exceção de quarta-feira, não saberemos o que é calor pelos próximos15 dias! Já que na segunda quinzena de agosto começa esquentar, vamos aproveitar bastante porque pode ser o último frio intenso e duradouro da temporada em BH e região central de MG como um todo. 

Exatamente 

 

Perfeito sua resposta 

 

Eu não estarei aqui em BH infelizmente pois amanhã estou indo para Ouro Preto é só volto dia 01/08 e sei que para lá será extremamente frio 

 

Só que estou na torcida para que o recorde de 7.6 seja quebrado nesse evento 

 

Queria uns 5.9 ou uns 6.6 e ainda acredito em máximas na casa dos 18 a 19 o que não é novidade. 

 

Dentro da nossa realidade eu fico muito feliz da gente ter sido atingido pelos os impulsos fortes que teve nesse mês de julho

 

Saber que teve geada em Casa Branca pra mim foi algo que me fez superar até aquele trauma de 2013 rsrs

 

Eu não tenho nada que reclamar desse inverno de 2021 e com a probabilidade da primeira quinzena de agosto ser fria ainda era tudo que eu gostaria de ver 

 

Depois disso pode esquentar que não irei reclamar de nada rs 

 

Achei aqui na internet esse meteorologista que faz uns vídeos bem legais e aproveitar para compartilhar o trabalho dele. Mesmo que já conhece e pra quem não conhece ele tem uns conteúdos muito bons 

 

 

Edited by danilo brumana
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Faz muito tempo que não apareço por aqui.

Como vou passar  uns dias em Campos do Jordão está semana, resolvi voltar ao velho MUNDO BASEANO.

Meus amigos acho que será uma onda de frio como qualquer outra que já vimos no inverno.

Toda essa comoção tem um pouco de alto promoção.

Vamos aguardar.

Em campos do Jordão vou postar fotos da possível geada!

Abraço a todos;

Alessandro Longobucco

  • Like 8
  • Thanks 2
  • Confused 6
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, LeoP disse:

 

Nenhuma possibilidade. Além de estar previsto, essa MP será menos continental, motivo pelo qual não há grande destaque para o oeste do país.

 

É até difícil estabelecer um paralelo de comparação na cidade, que passou muitas décadas com uma única estação que, pra piorar, mudou de lugar em meados da década de 80. Mas as chances de recordes absolutos na estação da Pampulha (2007+) são muito grandes e poderemos nos aproximar de valores áureos do passado em local representativo, o que é importante como parâmetro de comparação. O fato é que será uma senhora MP, a maior desde que começei a acompanhar.

 

A previsão está espetacular, com até 6ºC fora das baixadas e várias mínimas de 1 dígito:

 

1055338912_Semttulo.png.88c004654662528dcdf89e2264ef4677.png

 

Vou chutar:

 

Santo Agostinho: 7,7ºC *

Pampulha: 6,2ºC

Cercadinho: 5,1ºC

 

*Considerei o desempenho médio do local ao longo do tempo, mas ali é uma loteria. Ressalto que o local já baixou pra 8/9C várias vezes na quente década passada em MPs mais fracas. Como parâmetro da cidade, considero a Pampulha mais confiável.

 

Antes disso, vamos esquentar nas próximas 48h, até os 29ºC na quarta (pré-frontal). Será um contraste térmico maior que da última vez.

 

 

Eu fico extremamente confuso quando falam que em BH fez 3 graus em 1979 

 

Onde foi ? 

 

E os 5 graus em 1975 Foi onde ? 

 

No Horto ou Santo Agostinho ? 

 

Qual foi a menor já registrada no Santo Agostinho 

 

 

Horto florestal tem uma reserva natural incrível 

 

Screenshot_20210726-190743_1.thumb.jpg.a4f3cf7006f175616f0ea390d5a67e52.jpg

 

 

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Acredito sim. Pena que a estação de Salinas está off. Na automática de Teresópolis aposto em uns 3°C de mínima. No pico da Caledônia em Friburgo, acredito em sincelo. 

Previsão pra cá.. Ainda tô custando a creer que vai dar isso mesmo, não estou acostumado com uma previsão dessas. Será que rola uma geada nas cidades acima dos 800 metros no leste do Sudeste? Quanto a área rural de Friburgo certamente TERIA recordes se a estação tivesse em ordem. É uma vergonha um evento desse nível o INMET não tomar providências!

Screenshot_20210726-192124_Foreca.jpg

  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Rafael disse:

Previsão pra cá.. Ainda tô custando a creer que vai dar isso mesmo, não estou acostumado com uma previsão dessas. Será que rola uma geada nas cidades acima dos 800 metros no leste do Sudeste? Quanto a área rural de Friburgo certamente TERIA recordes se a estação tivesse em ordem. É uma vergonha um evento desse nível o INMET não tomar providências!

Screenshot_20210726-192124_Foreca.jpg

 

ENtão, essa é a minha dúvida também. Confira abaixo a média Ensemble do modelo canadense (CMC) das temperaturas mínimas para Juiz de Fora. Se isso estiver correto, podemos sim ter geadas e até com risco de ser danosa. 

 

cmc-ensemble-all-SBJF-indiv_tmp_min-7300800.thumb.png.f1a626fa8503241d404a68bb9ef6bd8b.png

 

Lembro que a região de Friburgo - Teresópolis - Petrópolis, esse eixo, possui uma grande quantidade de produção de hortaliças e elas sofreriam graves danos caso uma geada ao menos de moderada intensidade ocorrer. Acho que estamos falando muito do café e nos esquecendo dessa importante região produtora de verduras no Sudeste, que é a região serrana do RJ ! Mas resta saber se vai haver condições do tempo favoráveis para uma geada danosa, isso é, se vai haver céu limpo e sem vento entre Sexta a Domingo. 

  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Juzinho disse:

 

Um 2.9 graus no Mirante , 1.9 graus no Sesc e um - 0.1 no IAg , já ia coroar essa MP como a mais querida de todas hehe ...

 

Se não fosse a provável MMs durante a madrugada de Sexta, minha aposta seriam +- essas mínimas.

 

Mas eu não reclamo não das MMs, o ideal seria a infiltração marítima entrando depois das 07h de sexta... Assim teríamos mínimas negativas em muitos pontos da Cidade, e uma máxima baixíssima no mesmo dia... Mas não tem como ser tudo extremamente perfeito. 

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Meus caros, São Sepé teve chuva que iniciou às 2h da madrugada e se alastrou no decorrer do dia. Chuva fraca e persistente. Temperatura baixou, por hora céu nublado e sensação de frio chegando. 

Verifiquei nas rodadas atuais dos modelos europeu e GFS grandes chances de precipitação invernal no sul, centro e campanha do território gaúcho em áreas de relevo (Itaara, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Canguçu). Contudo, não se descartam eventos em baixa altitude. Veremos, aguardemos e possivelmente registremos para compartilhar.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

"As hortaliças cultivadas neste município representam cerca de 99% da quantidade de ervilha, 99% de beterraba, 99% de nabo, 96% de couve-flor, 96% de brócolos, 88% de batata-inglesa, 79% de cenoura, 77% de feijão-de-vagem, 66% de salsa, 63% de repolho e 28% de tomate produzidos no Estado (EMATER-RIO, 2009)."

 

- O texto acima se refere à produção agrícola de Nova Friburgo. Além do estado do RJ, os produtos de Nova Friburgo e região também são largamente comercializados em Juiz de Fora e cidades vizinhas.

 

OU SEJA, se ocorrer geada prejudicial, acho que a crise agrícola desse inverno tende a aumentar ainda mais, e as consequências podem ser bem preocupantes.

  • Like 11
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dua de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
21.50 a las 12:43:00
TEMP MÍNIMA
12.39 a las 23:43:00

 

Dia pesado, humedo, por momentos absolutamente cubierto, con algunas miseras garuas, en otros momentos se despejaba y el sol calentaba.

 

Hoy llego el aire frio, la maxima aqui en el norte de la ciudad fue de aprox 14°C , soleado con algunas nubes, en la estacion Prado la maxima fue de apenas 12,5°C....

 

Y ahora empezo a disminuir la temperatura.....el brusco descenso de temperatura haria pensar que es en una noche despejada....pero esta mayormente cubierto, 7,2°C, la humedad llega al 83 % :

 

UBICACIÓN
MELILLA (Montevideo)  Latitud  -34.92 Longitud -56.25 Elevacion 60 m
TIPO
Estación Meteorológica automática 24hs
ULTIMA ACTUALIZACIÓN
2021-07-26 19:45:00      El Sol sale a las: 07:42:00       Se Oculta a las : 17:59:00
DATOS ACTUALES
TEMP EXTERIOR
7.2 C

 

image.png.9deae094f8f5b5f4ead6e25d44a17cfa.png

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

Forte, mas nada de excepcional...cadê os -3°C ou mais dos modelos americano e canadense hein? Na hora flopa...

 

image.thumb.png.9b8b45ee63edd61842ec782edff54de8.png

Simepar é uma piada. Não é um instituto a altura do PR. 

 

Obs. Pra não parecer que foi agressão gratuita: vejo os colegas paranaenses postando a previsão do Simepar aqui sempre em tom de reclamação porque mostram valores mais altos. Claramente o instituto tem uma tendência a subestimar o frio. 

Edited by Daniel Lisboa
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, longobuccos disse:

Faz muito tempo que não apareço por aqui.

Como vou passar  uns dias em Campos do Jordão está semana, resolvi voltar ao velho MUNDO BASEANO.

Meus amigos acho que será uma onda de frio como qualquer outra que já vimos no inverno.

Toda essa comoção tem um pouco de alto promoção.

Vamos aguardar.

Em campos do Jordão vou postar fotos da possível geada!

Abraço a todos;

Alessandro Longobucco

Acho que vc quis dizer "auto" promoção. E, neste caso, isso quer dizer que a PRÓPRIA MASSA POLAR está postando aqui! Que honra, quem diria 

Edited by Daniel Lisboa
  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 19
Link to comment
Share on other sites

COMPLIADO DOS MODELOS 12Z DE HOJE - NEVE

 

 

ECMWF - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

anigif.thumb.gif.68d6a1e72b62db628ae612614364b91c.gif

 

 

GFS - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

39475229.thumb.gif.1ed46ebf290b8a492c81feda3b1ce39a.gif

 

 

CMC - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

83851495.thumb.gif.0e86a5266ab1e4c255567a3eddc7c1b2.gif

 

 

ICON - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

99891059.thumb.gif.474b932ab6a78aade6ff2490c1320a1a.gif

 

 

 

NEVE ACUMULADA TOTAL

 

ECMWF:

 

us_model-en-057-9_modez_2021072612_162_15121_294.thumb.png.8ff33c96a8207e855a1a32b9b759ee55.png

 

 

GFS:

 

012.thumb.png.c8d0a72adfe7d17dd7c349a26ec19188.png

 

 

CMC:

 

011.thumb.png.956b65bd38c514931dee853b17b5a947.png

 

 

ICON:

 

010.thumb.png.132303c04ea23a8869e68daabe1213b3.png

 

 

SNOW DEPTH 72 HORAS:

 

ECMWF

 

us_model-en-057-9_modez_2021072612_72_15121_108.thumb.png.d08a2d4b8d5f79a2cd5b1bc7b706a9d9.png

 

 

GFS:

 

us_model-en-057-9_modusa_2021072618_66_15121_108.thumb.png.b60fff2961a951cc583cd0f7b013f5d5.png

 

 

CMC:

 

us_model-en-057-9_modcan_2021072612_72_15121_108.thumb.png.7b1f37bf1995f483c54dfa34badfa118.png

 

 

CONTINUA....

 

 

  • Like 18
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, danilo brumana disse:

No Horto ou Santo Agostinho ? 

 

Tudo no Horto. O local atual é pior pra mínimas mas, provavelmente, melhor pra máximas. Topão clássico.

 

 

@Renan @RafaelBHZ @danilo brumana @Enio Rezende

 

Muito falamos aqui de uma mudança do padrão de tempo e de alcançe de sistemas sinóticos mais ou menos na região de Congonhas - MG. Essa ideia é verdadeira mas, de forma mais exata, há uma transição gradual, tanto climática, altimétrica/de relevo quanto do bioma predominante entre Conselheiro Lafaiete (20,4ºS) e Curvelo (18,4ºS), com BH no meio dessa bagunça.

 

Estive, nos últimos dias, entre a cidade de Curvelo, Cordisburgo (terra de Guimarães Rosa) e Sete Lagoas e é notável como a região, além de um relevo mais plano e baixo, tem máximas maiores e vegetação de cerrado muito mais característica que a apresentada na capital. Me chamou atenção, também, como o aspecto seco da vegetação por lá é muito mais presente que o observado na RMBH, que fica relativamente verde mesmo no auge da seca.

 

 

Algumas imagens do relevo mais estável/plano e da vegetação muito mais seca da região central de Minas

 

Região de Cordisburgo 👇. Repare, na segunda foto, como o morro chega a ficar marrom, de tão seca a vegetação. Isso nunca acontece na RMBH:

20210725_121634.thumb.jpg.317f6eef428b4a88b58eb7a63839fe82.jpg

20210725_122726.thumb.jpg.9472b289be41d0b081a51f8543354c34.jpg

 

 

Região de Sete Lagoas, com Cerrado muito característico 👇

20210725_171922.thumb.jpg.d0089003320fd02d9bc81f6805c8a5e4.jpg

 

 

Na capital e arredores, há muita influência da Mata Atlântica e o Cerrado dificilmente adquire características típicas de árvores espaçadas e retorcidas. Normalmente, parece mais um Cerradão e diveras fitofisionomias da mata atlântica semi-decidual.

 

Uma amostra da RMBH 👇

20210613_152326.thumb.jpg.95fb1ca0c36496b21d95edaf530d5bf1.jpg

 

Para ser justo, essa foto não é de agora (tirei em junho), de forma está um pouco menos verde agora (mas permanece beeem longe do aspecto amarelo ou marrom que vi no centro de MG), mas dá pra ver claramente como é bem mais fechada e o relevo, montanhoso.

 

 

A média das máximas anuais confirma minha análise empírica:

 

30,7ºC  Curvelo (18,4ºS, 678m) - apelidada, não a toa, de "o portal do sertão"

28,7ºC  Sete Lagoas (19,3ºS, 766m)

27,1ºC  BH (19,9ºS, 915m)

25,XºC  Conselheiro Lafaiete(20,4ºS, 1000m)

 

Realmente, a RMBH está posicionada na transição de muitas coisas em MG.

 

Agora (20h30), 17ºC.

Edited by LeoP
  • Like 16
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

COMPLIADO DOS MODELOS 12Z DE HOJE - NEVE

 

 

ECMWF - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

anigif.thumb.gif.68d6a1e72b62db628ae612614364b91c.gif

 

 

GFS - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

39475229.thumb.gif.1ed46ebf290b8a492c81feda3b1ce39a.gif

 

 

CMC - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

83851495.thumb.gif.0e86a5266ab1e4c255567a3eddc7c1b2.gif

 

 

ICON - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

99891059.thumb.gif.474b932ab6a78aade6ff2490c1320a1a.gif

 

 

 

NEVE ACUMULADA TOTAL

 

ECMWF:

 

us_model-en-057-9_modez_2021072612_162_15121_294.thumb.png.8ff33c96a8207e855a1a32b9b759ee55.png

 

 

GFS:

 

012.thumb.png.c8d0a72adfe7d17dd7c349a26ec19188.png

 

 

CMC:

 

011.thumb.png.956b65bd38c514931dee853b17b5a947.png

 

 

ICON:

 

010.thumb.png.132303c04ea23a8869e68daabe1213b3.png

 

 

SNOW DEPTH 72 HORAS:

 

ECMWF

 

us_model-en-057-9_modez_2021072612_72_15121_108.thumb.png.d08a2d4b8d5f79a2cd5b1bc7b706a9d9.png

 

 

GFS:

 

us_model-en-057-9_modusa_2021072618_66_15121_108.thumb.png.b60fff2961a951cc583cd0f7b013f5d5.png

 

 

CMC:

 

us_model-en-057-9_modcan_2021072612_72_15121_108.thumb.png.7b1f37bf1995f483c54dfa34badfa118.png

 

 

 

 

 

 

CONTINUANDO....

 

SNOW DEPTH 72 HORAS....

 

 

ICON:

 

us_model-en-057-9_moddeu_2021072618_66_15121_108.thumb.png.fc6a3a89990008534bd4728d79d887b5.png

 

UKMET:

 

us_model-en-057-9_modgbr_2021072612_72_15121_108.thumb.png.311b956d58b6fa440ac85bd8779e1e1c.png

 

COSMO:

 

001.png.d72ff901d0c377691159410accf96b72.png

 

 

  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Rodolfo Alves said:

COMPLIADO DOS MODELOS 12Z DE HOJE - NEVE

 

 

ECMWF - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

anigif.thumb.gif.68d6a1e72b62db628ae612614364b91c.gif

 

 

GFS - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

39475229.thumb.gif.1ed46ebf290b8a492c81feda3b1ce39a.gif

 

 

CMC - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

83851495.thumb.gif.0e86a5266ab1e4c255567a3eddc7c1b2.gif

 

 

ICON - TIPO DE PRECIPITAÇÃO

 

99891059.thumb.gif.474b932ab6a78aade6ff2490c1320a1a.gif

 

 

 

NEVE ACUMULADA TOTAL

 

ECMWF:

 

us_model-en-057-9_modez_2021072612_162_15121_294.thumb.png.8ff33c96a8207e855a1a32b9b759ee55.png

 

 

GFS:

 

012.thumb.png.c8d0a72adfe7d17dd7c349a26ec19188.png

 

 

CMC:

 

011.thumb.png.956b65bd38c514931dee853b17b5a947.png

 

 

ICON:

 

010.thumb.png.132303c04ea23a8869e68daabe1213b3.png

 

 

SNOW DEPTH 72 HORAS:

 

ECMWF

 

us_model-en-057-9_modez_2021072612_72_15121_108.thumb.png.d08a2d4b8d5f79a2cd5b1bc7b706a9d9.png

 

 

GFS:

 

us_model-en-057-9_modusa_2021072618_66_15121_108.thumb.png.b60fff2961a951cc583cd0f7b013f5d5.png

 

 

CMC:

 

us_model-en-057-9_modcan_2021072612_72_15121_108.thumb.png.7b1f37bf1995f483c54dfa34badfa118.png

 

2 minutes ago, Rodolfo Alves said:

 

 

 

 

 

Tudo está levando a crer que a neve é certa ao menos na serra gaúcha no eixo Caxias-Gramado-São Chico

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Simepar é uma piada. Não é um instituto a altura do PR. 

 

Obs. Pra não parecer que foi agressão gratuita: vejo os colegas paranaenses postando a previsão do Simepar aqui sempre em tom de reclamação porque mostram valores mais altos. Claramente o instituto tem uma tendência a subestimar o frio. 

eu acho que tirando dias que eles não atualizam ainda, nos dias seguintes mais óbvios, dá para-se ter a previsão deles como base... porém, tenha em mente que muito provavelmente as temperaturas serão mais baixas do que eles falam.

  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Renan disse:

"As hortaliças cultivadas neste município representam cerca de 99% da quantidade de ervilha, 99% de beterraba, 99% de nabo, 96% de couve-flor, 96% de brócolos, 88% de batata-inglesa, 79% de cenoura, 77% de feijão-de-vagem, 66% de salsa, 63% de repolho e 28% de tomate produzidos no Estado (EMATER-RIO, 2009)."

 

- O texto acima se refere à produção agrícola de Nova Friburgo. Além do estado do RJ, os produtos de Nova Friburgo e região também são largamente comercializados em Juiz de Fora e cidades vizinhas.

 

OU SEJA, se ocorrer geada prejudicial, acho que a crise agrícola desse inverno tende a aumentar ainda mais, e as consequências podem ser bem preocupantes.

E vai direto nos nossos bolsos! Vai ser difícil manter uma dieta onívora para cariocas e mineiros...

  • Like 11
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LucasCE disse:

 

Do NE eu só gosto das comidas da festa junina e das paisagens da Caatinga, e só. Aliás meu sonho seria essas paisagens semi-desérticas com temperaturas baixas, uma espécie de Arizona/Utah brasileiro. Longe de mim senso de superioridade mas eu não me identifico em quase nada com a cultura de onde eu nasci. Aliás, acho que não me identifico com cultura nenhuma. 

 

Se fosse para mudar de estado quando eu tivesse dinheiro eu iria para Santa Catarina. Mas eu tenho medo do preconceito.

Agora tu me deixou confuso...gosta da comida (cultura) gosta de festa junina (cultura) gosta da caatinga (Ambiente único no planeta) e ainda tem medo de preconceito (isso todo nordestino sofre). E ainda não se identifica com a cultura ? Tô achando que tu é cearense...

  • Like 3
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, Renan disse:

Boa noite, pessoal. Estou de volta a Juiz de Fora após 7 dias na serra da Mantiqueira. Durante esses 7 dias, vi geadas em 4 deles, com direito a uma geada com congelamento total da paisagem no bairro do Charco (mínima de -6°C, essa foi a menor temperatura que já peguei no Brasil). Estou por demais satisfeito, confesso que até me incomodou por alguns momentos o frio. 

 

Agora que terei mais tempo de acompanhar o BAZ, vou tecer alguns comentários sobre alguns pontos discutidos aqui hoje. 

 

1- DANOS CAUSADOS PELAS GEADAS NO SUL DE MINAS: Isso ficou muito evidente durante todo o meu trajeto. O trecho que eu vi mais devastação foi na região de Lambari. Ficou muito evidente a questão do efeito baixada, essa MP seca da semana passada trouxe valores de relva extremamente baixos e, nas baixadas, pouca coisa sobreviveu. Nos topos, o café está a salvo por enquanto, mas será que vai sobreviver a essa próxima MP , que terá uma advecção muito superior ? 

 

Notei também a morte das bananeiras. Praticamente todas estão secas, mesmo as que estão em encostas e topos não estão muito bem. 

 

A vegetação está bem mais seca do que o normal por causa do frio intenso desse inverno. Até mesmo alguns coqueiros estão com as folhas queimadas. Simplesmente chocante tudo o que eu vi com meus próprios olhos.

 

Interessante que essa questão da vegetação queimada pela geada vai até +- Caxambú, depois de Caxambú em direção a JF não há muitos danos. Isso mostra que as duas bombas de Julho atingiram com mais força o sul de Minas do que a zona da mata (mas isso está prestes a mudar agora). 

 

Continuo minhas análises no próximo post. 

Renan eu creio q o q houve nessas áreas do sul de Minas e claro, também em muitas partes do Sudeste e do Centro-Oeste foi algo raro de acontecer. A combinação de frio noturno intenso e extrema secura acabou agravando ainda mais a situação q já era ruim.

Vejo aki também uma paisagem q eu não diria de forma alguma q é "comum de todo inverno", apesar de gear forte em todos os invernos. A diferença agora é q a geada ultrapassou os limites "baixada/área plana" e se expandiu aos topos e áreas urbanas.

Hoje eu pedalei até Pinhais e vi q mesmo em locais bem urbanizados e elevados a vegetação secou completamente.AirBrush_20210726201734.thumb.jpg.b5b77d1210a96e66d582d36de5be659f.jpg

Nas áreas rurais de Piraquara, o q se vê é uma paisagem praticamente morta, com excessão de árvores e arbustos de grande porte e claro, os pinheiros. De resto, tudo amarelado e seco.

AirBrush_20210726201925.thumb.jpg.7631e52cdbda669e0ac1c1620b6afbbe.jpg

AirBrush_20210726203702.thumb.jpg.3bf0bee79ce65a6ed3691360641b253a.jpgAirBrush_20210726203108.thumb.jpg.ec6d2a07e86c479f80cbacf33f2f73e1.jpg

Até as mamonas (assassinadas) q são uma praga e dificilmente secam com geadas comuns, estão torradas 👇

AirBrush_20210726202217.thumb.jpg.69a575818123bc9d432493176ceeafc8.jpgAirBrush_20210726202112.thumb.jpg.c1e18e96265d16b5a74c3138390188ec.jpg

Bananeiras, nem se fala... Mesmo as q ficam "protegidas" entre outras árvores maiores não escaparam desta vez.

AirBrush_20210726203410.thumb.jpg.89413bb283e41a199f1245a634b9c729.jpg

O meu receio é o q está por vir: mais frio intenso e clima seco.

As queimadas já começaram e este ano devem se alastrar por áreas de tamanho inimaginável e não resta a menor dúvida de q praticamente todas as áreas cobertas por capim e arbustos secos irão virar cinza.

Até mesmo as montanhas próximas não irão escapar dos grandes incêndios e boa parte da vida silvestre sofrerá as consequências da aberração climática q estamos vivenciando, associada à ação humana irresponsável.

Quando tais pensamentos começam à kerer inundar a minha mente, eu me obrigo a "mudar o assunto" e pensar em outras coisas.

Mas, como disse alguém dias atrás, independente de qualquer consequência, ainda torcendo por algo histórico. 

  • Like 11
  • Sad 20
Link to comment
Share on other sites

 

Não tivemos recorde histórico, mas registramos a maior temperatura desde 05/06, que coincidentemente foram os mesmo 28.8ºC

38699.jpg4CWoV1d.png

 

Estou curioso pra saber qual a máxima desta terça, q vai ser registrada daqui 3 horas kk

São 21h e temos 22.5ºC

Simepar aposta em 19ºC de máxima (daqui a pouco) e 3ºC de mínima (noite de amanhã)

  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, longobuccos disse:

Em campos do Jordão vou postar fotos da possível nevasca!

 

 

BINGO! [2]

 

 

pelo weather.com pra POA, mínimas de 3, e várias tardes entre 11 e 13 de máx. até sexta. Que semana meus amiguinhos!!!

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 31,6°, iguala os 31,6° do dia 05/06, a última temperatura maior que essa foi registrada no dia 05/05.

O tempo continua muito quente, 25,2° ás 21h, mas de madrugada o vento vai mudar, e a temperatura começa a cair, de tarde já estará sub15.

Euro 18z veio parecido com as últimas rodadas, só com alguns ajustes mais pro final da grade:IMG_20210726_205505.thumb.jpg.0d1aac3e5006fcab66aba497ea3edf03.jpg

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

ECMWF 12Z - 26/07/2021

 

MÍNIMA DIA 28

 

1381675317_WhatsAppImage2021-07-26at20_53_43.thumb.jpeg.dfa953a656c6532a646675d070672239.jpeg

 

 

MÁXIMA DIA 28

 

1453024038_WhatsAppImage2021-07-26at20_53.43(1).thumb.jpeg.42fac888430b2172c2e2082ecd169dca.jpeg

 

 

MÍNIMA DIA 29

 

1613210408_WhatsAppImage2021-07-26at20_53.43(2).thumb.jpeg.12ecfce3502626905f1ca1075dd56fb5.jpeg

 

 

 

MÁXIMA DIA 29

 

970083066_WhatsAppImage2021-07-26at20_53.43(3).thumb.jpeg.276726f68eb69ea5396f68bb8f51f224.jpeg

 

 

MÍNIMA DIA 30

 

1000986896_WhatsAppImage2021-07-26at20_53.43(4).thumb.jpeg.96c2d2a753da8130c1b7b2d2ddfb24bf.jpeg

 

 

MÁXIMA DIA 30

 

1220755469_WhatsAppImage2021-07-26at20_53.43(5).thumb.jpeg.054fced6eb0f4d6190f4148d47ab327b.jpeg

 

 

MÍNIMA DIA 31

 

 

745206913_WhatsAppImage2021-07-26at20_53.43(7).thumb.jpeg.9348dcd76207c739fab70a114cb3a8d9.jpeg

Já esteve melhor estes mapas. Torço para que aumente o frio amanhã

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

 

Alguém sabe qual o horário que vai ocorrer a mudança do tempo na capital Paulista ? 

 

Os institutos estão prevendo máxima na quarta de 14/15 graus , mas sabemos que essa temperatura tem que ser registrada amanhã até as 21 h .

 

Mas pelo que eu vi , a mudança nos ventos só ocorrerá as 19 h .

Será que vamos ter essas máximas mesmo ? 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.