Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

46 minutos atrás, Alberto Hanauer disse:

12hrs utc = 9:00 de Brasília ?

Sou leigo no assunto, mas até onde eu sei é isso sim, sempre 3 hrs a frente do horário de Brasília.

Nesse caso a projeção de 9 hrs UTC indicaria temperaturas menores ainda, já que é um horário que costuma registrar as mínimas normalmente.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, marinhonani disse:

Bruno D,

no dia 8, o modelo CMC, já indicava muito frio no sul da África, no dia 15.

Sim, não tava acompanhando. E agora além do frio extremo nos próximos dias, chama atenção que o período deve seguir com frio fortíssimo e prolongado. Vão ser ao menos 2 pulsos fortes. 

 

 

Edited by Bruno D
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Maicon disse:

 

Minha Oregan durou quase 9 anos. E olha que ela era bem mais simples que estas DAVIS.

Dura muito. Uns 15 anos!

 

 

Legal da Davis pro 2 é que ela em si dificilmente estraga, o que estragar costuma ser partes facilmente trocáveis. A minha tem apenas 1 ano e meio e "estragou", porém em breve vou consertar e vai voltar ao funcionamento pleno (assim espero rsrs). Está drenando as baterias e deve ser o capacitor, que já comprei no mercado livre.

 

Já Davis Vue se estragar algo boa sorte... sorte minha que apesar de ter comprado usada nunca tive problemas nesses 4 anos.

 

Dia 'quentinho' e cheio de nuvens altas em Blumenau, 25,0ºC com 66% às 14:45.

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Se ontem mal pareceu julho, hoje tá um pouquinho pior. Entrou abafamento. Céu esbranquiçado, e ar pegajoso, característico dos meses quentes e úmidos.

Ainda assim, não tivemos veranico bizarro como aquele da terceira semana do julho passado, então estamos tendo um período de aquecimento não tão incoveniente como vários outros que se infiltraram por aqui nos invernos recentes.

A máxima não está tão alta. Sequer passamos de 23 graus. O que tá causando desconforto e estranheza é a umidade carregada pelo vento noroeste.

Depende de adaptação à estação corrente: no verão seria um dia agradável. Entretanto, num inverno bom como esse tem sido, o dia de hoje chama mais atenção.

A mínima foi de 13,6 (auto INMET)

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe Backendorf disse:

 

Legal da Davis pro 2 é que ela em si dificilmente estraga, o que estragar costuma ser partes facilmente trocáveis. A minha tem apenas 1 ano e meio e "estragou", porém em breve vou consertar e vai voltar ao funcionamento pleno (assim espero rsrs). Está drenando as baterias e deve ser o capacitor, que já comprei no mercado livre.

 

Já Davis Vue se estragar algo boa sorte... sorte minha que apesar de ter comprado usada nunca tive problemas nesses 4 anos.

 

Dia 'quentinho' e cheio de nuvens altas em Blumenau, 25,0ºC com 66% às 14:45.

 

 

Meu único problema até hoje foi com a antena que transmite os dados pro console. Ela deu uma enferrujada e precisou ser substituída, o que foi feito. No mais, ela ainda está bem inteirinha, sinceramente gostaria que ela durasse mais alguns anos.

 

Já temos a variação de hoje e foi outro dia lindo , com extremos de 08,2C a 24,1C. Somente agradecer, agradecer e agradecer por esse Julho.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 1 dia as previsões foram do inferno ao céu. É sempre preciso ter calma. Nem sou "véio de guerra", mas já presenciei isso aqui no BAZ algumas vezes. 2013 quando acompanhei o fórum pela 1° vez, lembro de pessoas jogando a toalha 1 semana antes da fortíssima MP entrar no país. A mesma coisa em 2016 e em 2019.

 

Estarei em Varginha. Vai chegar frio lá, a dúvida é se bom frio ou com potencial para negativas em baixadas e geada.

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Luide Luckmann disse:

#off

Hoje completa 34 anos que aconteceu uma intensa chuva de granizo na cidade de imbituba. Nessa foto é possível ver os telhados detonados,tamanha foi a granizada.

FB_IMG_1626192398162.jpg

Complementando o post do @Aldo Santos, lembro da notícia de uma tempestade incomum de saraiva (pq chamar akilo de granizo é bondade) q ocorreu no município de Imaruí (fica aí perto) e as grandes pedras chegavam a pesar 1 kg.  As poucas fotos (pq na época celular era luxo q só os americanos dispunham kk) não deixavam dúvidas de q realmente não havia exagero algum nos relatos dos moradores.

A região sul de Santa Catarina, entre os contrafortes da Serra e o litoral é uma espécie de "Triângulo das Bermudas" onde coisas estranhas relacionadas ao clima acontecem..

Deve ter sido pavoroso, assim como essa da foto q vc publicou. Coitadinhos dos animais e das aves 😞

  • Like 9
  • Confused 1
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Parece que esse ano, vai ser o ano da volta do frio Ciclonado. Isto é, se trata daquelas clássicas Erupções polares continentais com ciclone forte na região do Plata ou no Sul do país.

 

Por mais que eventos extremos de frio de máximas não sejam o forte desta sinótica para São Paulo, ela traz por outro lado, o cenário perfeito para o resfriamento noturno na metrópole paulista, e era uma dinâmica que estava cada vez mais rara no inverno... Pelas últimas projeções o próximo evento, assim como o evento do Final de Junho, será um clássico frio continental com ciclone próximo da costa, possibilitando noites de céu limpo, com ventos frios continentais na Capital Paulista, e novamente, se os prognósticos se confirmarem, o Mirante pode ir abaixo dos 7°C de mínima. 

Edited by Bruno D
  • Like 14
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, marinhonani disse:

Carlos Campos,

tenho um barômetro aneroide made in Germany, ganhei de presente em 1983, quando fui no Rio conhecer meu sobrinho mais velho.

Meu ex-cunhado, tinha esse barômetro desde 1976, quando casou com minha irmã mais velha, fui conhecer a cobertura dele no bairro do Leblon, fiquei encantado com os aparelhos pendurados na parede, usam muito no exterior, o trio, termômetro, barômetro e higrômetro numa mesma peça de madeira nobre. E também tinha o barômetro aneroide, resolveu me presentear.

Já tinha ganhado um termômetro alemão, em abril de 1979,quando veio a Laje do Muriaé ,conhecer minha mãe, medi durante anos as temperaturas, levei para Niterói em 1985, lá a estabanada da minha ex-cunhada, quebrou ele não sei como.

Mas em Laje do Muriaé, mantive bem protegido, meu termômetro de mín/máx da Incoterm(de madeira), que meu irmão comprou em outubro de 1982, numa loja do centro do Rio, tenho até hoje em perfeito estado.

O barômetro completou 45 anos, só perdeu a proteção de madeira, deu cupim, mas mantenho ele dentro da caixinha de papelão na horizontal. O termômetro vai completar 39 anos.

 

Na torcida que esfrie bem aqui, já na manhã de terça e dure muitos dias as manhãs frias, para ser o julho mais frio em muitos anos. Depois de muitos dias de frio, hoje não esfriou tanto, céu ficou encoberto desde 22 h de ontem, aniquilou a mínima mais baixa. Foi a mínima mais alta desde o dia 30 de junho.

 

 

Nani

Teu ex-cunhado e tua ex-cunhada são prova do q eu falei anteriormente: algumas PWS (do Renan e do Maicon, por exemplo) duram mais do q certos casamentos.

Avaliando as informações q vc descreveu, concluo q teu ex-cunhado devia ser uma grande pessoa, já q possuía além de uma cobertura no Leblon, diversos aparelhos de medições europeus e ainda te presenteou com duas dessas maravilhosas relíquias.

Já, a tua ex-cunhada, essa devia ser uma pessoa horrível, e nada de confiança, pelo visto... Kebrou teu valioso termômetro alemão q vc ganhou do teu ex-cunhado e o utilizou durante 6 anos, até o fatídico dia em q resolveu ir à Niterói...e ainda por cima não teve a coragem de te dizer COMO FEZ algo tão terrível 🧐🤔

Por outro lado... cupins ainda existem e continuam a comer barômetros de madeira 🙄🤭 e esses, os barômetros de madeira, logo deixarão de existir..

E sim, vai ser o Julho mais frio desde.... a época em q se utilizavam barômetros de madeira...

Abraço 

Edited by Carlos Campos
  • Like 5
  • Haha 13
Link to comment
Share on other sites

Em 12/07/2021 em 12:55, A.Carlos disse:

 

Nessa incursão de frio, o INMET MIRANTE ficou abaixo dos 11,0℃ das 6h da manhã do dia 23/07 até o meio-dia do dia 25/07 (máxima de 10,8℃ no período).
 
Além disso, a estação só foi registrar marca acima dos 12℃ ao meio-dia do dia 26/07 (máxima de 11,8℃ em um período de 41 horas !)
...

 

Caramba, errei na conta...rs 

 

Na oportunidade, foram 78 HORAS seguidas em que a temperatura não ultrapassou os 11,8℃ no INMET MIRANTE !!!

  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, danilo brumana disse:

Onde vc mora ? Que interessante essas quedas de temperatura na sua região.

 

Dias de mínimas acima de 14 e máxima acima dos 24 e quando chega essas ondas de frio forte vc vive vários climas das capitais brasileiras pra um dia  rsrsrs

 

Amanhã será Curitiba , hoje e  São Paulo , ontem foi BH , depois da manhã será Porto Alegre , semana que vem Cuiabá e por ai vai

 

Bem dinâmico 

 

 

 

 

É Altônia - PR, esse clima é a junção de pouca altitude + continentalidade + um pouco de latitude.

Mês passado a mínima mais alta foi de 21°, e a mais baixa de 1,8°, a máxima mais alta foi de 31,6°, e a mais baixa 9,8°.

Gosto dessa dinâmica, apesar de eu ter uma preferência bem maior para o frio que para o calor.

  • Like 15
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Julho começando seco no Brasil como era esperado. Em Adamantina já completamos novamente mais de um mês sem chuva significativa, o que agrava ainda mais a seca, a situação infelizmente não é boa para chuva.

 

A última rodada do CFS mostra que nos próximos dias a chuva deve ocorrer em sua normalidade somente no Norte do país. 

 

cfsv2_anomalia_28dias_prec_brasil.thumb.png.72a709bb28a55f5277490a98678b2b59.png

 

Até agora nada ou quase nada choveu no Centro-Sul brasileiro:

 

era5_prec_anom_brasil_202107.thumb.png.fb0e23800c020c3f28ca32af9d044140.png

 

As rodadas de hoje dos modelos GFS e CMC também indicam pouca chuva nas próximas duas semanas principalmente em SP. 

 

mosaico_anom_chuva_acum_d03_384h_12z.thumb.png.362470da840da78abf20921e1e3f4465.png

 

Concordância essa que é levada pelo Multi-Models:

 

multi_models_chuva_acum_d03_180h_00z.thumb.png.661e4172d957f1cddd945dce2acfca92.png

 

Já para o frio o cenário é promissor, com destaque para SP nas rodadas de hoje, isso graças ao impulsionamento da alta pelo ciclone.

 

icon_t2m_d00_12z_56.thumb.png.d1f9317c1a6578f2229fbcb065738ba0.png

 

O YR volta a dar 4ºC para cá na última MP ele também deu 4ºC. 

 

image.png.a97088d94c0cca54eed2efcb1eef5d41.png

  • Like 16
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 02/07/2021 em 12:38, Bruno D disse:

O próprio final da grade do Europeu (10 dias), parece promissor, na possibilidade de Erupções fortes, após o dia 12/07. O Atlântico sobre o Centro-Sul do Brasil, está majoritariamente neutro ou negativo, e o padrão projetado para a segunda quinzena do mês, podem reservar surpresas sinóticas (Vamos vê como evoluem as projeções daqui para frente).

 

Pelo Europeu+EPS teremos um alta transiente forte se aproximando da costa do Chile, e a América do Sul toda dominada por uma anomalia de baixa pressão, aí é só contar com a sorte, que a natureza faz o seu papel, quanto a onda Barocliníca: Crista de alta pressão entrando pelo Sul do Continente, Cavado se aprofundando no Atlântico direcionando o ar polar sobre o continente.

 

Todo esse Marasmo na parte Subtropical e temperada do continente, é só um ingrediente a mais... Dificilmente o mês mais frio do ano, vai ficar dominado por inteiro nesse padrão... Algo no entorno de 10 dias sobre a ação de Asas, é super comum e Climatológico (E o Pessoal do Sudeste agradece rs), no geral o padrão do Inverno é esse: Asas (7-10 dias), Alta transiente (Erupção fria 3-4 dias) + Asas (7-10 dias), Alta transiente (Erupção fria 3-4 dias)...

 

ecmwf-ens_mslpa_global_11.png

ecmwf_mslpa_global_11 (1).png

cdas-sflux_ssta_global_1.png

Caro Bruno, essas 2 sinóticas acima muito me chamaram a atenção. Essa sequência de baixas e altas entre 20 e 60° graus de latitude Sul em todo o planisferio. Se ligarmos todas por traços ondulados, estaríamos formando uma Onda atmosférica ? (Cavados e Cristas). Digo melhor, uma onda barotropica circulando todo o Globo ? Onde posso conseguir esse tipo de sinótica ? Desde já peço desculpas se estou falando bobagem.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje pude observar alguns focos de incêndio próximo ao perímetro urbano daqui de Eldorado, infelizmente não estava com o meu celular em mãos para fazer algum registro. Eu costumo sair para andar todo final de tarde e o cheiro de fumaça estava bem desagradável, mas eu acredito que não sejam queimadas naturais, pois o povo daqui tem costume de queimar o mato (principalmente próximo à pista) ao invés de roçar, e muito provavelmente estão aproveitando esse período seco sem chuvas para tal. Ainda bem que voltará a chover de forma significativa em breve.

 

O dia de hoje foi extremamente desagradável, máxima de 26,9°C com a URA não baixando dos 60%, com certeza esse valor foi maior, mas só amanhã com o fechamento do dia, pelo método do CIIAGRO, para saber de certo.

 

Às 19h faz 18,8°C | 100%. Os ambientes internos já estão bem aquecidos, principalmente nas áreas da casa que pegam sol o dia todo.

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 11
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Matheus b Santos disse:

 

  era5_prec_anom_brasil_202107.thumb.png.fb0e23800c020c3f28ca32af9d044140.png

 

 

O que me chama atenção não são nem essas anomalias negativas de chuva no litoral nordestino (não é novidade visto que Junho foi simplesmente horrível), e sim aquelas anomalias negativas ali de Roraima pra noroeste. Onde é que tá caindo a chuva desses locais pra tá com um déficit tão grande assim, hein? É muito esquisito.

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Confused 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia igualzinho ontem, variação 10°/23° e parcialmente nublado em alguns momentos da tarde. O povo pela rua já tá dizendo que esquentou...Afinal 23 graus já é maior temperatura dessa "quase" primeira quinzena de julho. Deve esquentar um pouquinho mais nos próximos dias e as primeiras previsões da nova onda de frio já aparecem lá pelo dia 20/21 com animadores 5 graus...

Por enquanto, 19:30, céu limpo em Lafaiete, temperatura de 17 graus

Edited by Enio Rezende
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

Beleza! Como faz pra acessar os dados? Queria acompanhar kkkk :D

 

No Sigma. Naquele mapa do Sigma tem!

Salvo não engano, está aberto gratuito o mapa com os dados.

 

LINK: https://sigmameteorologia.com/sigmaweb/?product=estacoes

Edited by Maicon
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, Renan disse:

Hoje a variação ficou em 07,5°C / 25,4°C. Primeira vez em Julho que passou dos 25 graus, hehehe.

 

A média 24h está em apenas 13,3°C !!!

Eu iria te perguntar pela manhã mas acabei esquecendo: qual foi a última vez q vc teve uma sequência tão longa de mínimas abaixo dos 10?

Pq está linda a tabela mensal de Julho 😃

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Maicon said:

 

No Sigma. Naquele mapa do Sigma tem!

Salvo não engano, está aberto gratuito o mapa com os dados.

Faz frente com a de Borborema😱. Deu 6,1°C lá hoje enquanto Borborema fez 6,4°C. Deve ser um baixadão mesmo! 
Para ver o histórico precisa assinar o Sigma.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Complementando o post do @Aldo Santos, lembro da notícia de uma tempestade incomum de saraiva (pq chamar akilo de granizo é bondade) q ocorreu no município de Imaruí (fica aí perto) e as grandes pedras chegavam a pesar 1 kg.  As poucas fotos (pq na época celular era luxo q só os americanos dispunham kk) não deixavam dúvidas de q realmente não havia exagero algum nos relatos dos moradores.

A região sul de Santa Catarina, entre os contrafortes da Serra e o litoral é uma espécie de "Triângulo das Bermudas" onde coisas estranhas relacionadas ao clima acontecem..

Deve ter sido pavoroso, assim como essa da foto q vc publicou. Coitadinhos dos animais e das aves 😞

É isso mesmo. Minha vó conta a história de uma chuva de saraiva mais ou menos como essa de Imbituba, aqui na cidade, na época meu pai tinha menos de 10 anos. Disse que arrasou todas as lavouras de fumo, ficou tudo branco. Ela machucou a mão por causa das pedras, na época a casa tinha telhado de "brasilit". Nem falo nada da enchente de 1974 aqui na região, se não a pior mas uma das piores da história de SC.

image.jpeg.dac32f5ab2b2978b8ae900f7447c379a.jpeg

33-1.jpg

88.jpg

57.jpg

169.jpg

205.jpg

Isso foi recentemente em maio de 2010

Ver a imagem de origem

 

 

Edited by Luide Luckmann
  • Like 14
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

É isso mesmo. Minha vó conta a história de uma chuva de saraiva mais ou menos como essa de Imbituba, aqui na cidade, na época meu pai tinha menos de 10 anos. Disse que arrasou todas as lavouras de fumo, ficou tudo branco. Ela machucou a mão por causa das pedras, na época a casa tinha telhado de "brasilit". Nem falo nada da enchente de 1974 aqui na região, se não a pior mas uma das piores da história de SC.

image.jpeg.dac32f5ab2b2978b8ae900f7447c379a.jpeg

33-1.jpg

88.jpg

57.jpg

169.jpg

205.jpg

Isso foi recentemente em maio de 2010

Ver a imagem de origem

 

 

Caramba 😲

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

Faz frente com a de Borborema😱. Deu 6,1°C lá hoje enquanto Borborema fez 6,4°C. Deve ser um baixadão mesmo! 
Para ver o histórico precisa assinar o Sigma.

 

Deu -1,6°C no dia 1. Isto porque vento virou por lá de SE. Tem muito potencial aquela baixadona.

Imagina numa FF, igual de 94, que bateu quase -1°C aqui na cidade quanto não chegou nesta baixada!

 

Para ver histórico é só ir passando a setinhas para trás.

Edited by Maicon
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

É isso mesmo. Minha vó conta a história de uma chuva de saraiva mais ou menos como essa em Imbituba, na época meu pai tinha menos de 10 anos. Disse que arrasou todas as lavouras de fumo, ficou tudo branco. Ela machucou a mão por causa das pedras, na época a casa tinha telhado de "brasilit". Nem falo nada da enchente de 1974 aqui na região, se não a pior mas uma das piores da história de SC.

 

Morei em Tubarão até quase 20 anos depois da enchente e todo mundo na cidade que tinha idade suficiente ainda comentava sobre ela.

Em qualquer reunião, fosse no bar tomando uma cervejinha, num churrasco, numa reunião em casa de amigos, eu ouvia histórias sobre a enchente.

Só por isso dava pra perceber que foi uma coisa excepcional e traumática na cidade e região.

 

----------------------------------

 

E esquentou mais um pouco na cidade de São Paulo.

Sol, céu limpo na maior parte do tempo, névoa seca, umidade baixa e ventos continentais à tarde.

Na sombra ainda foi agradável mas no sol já está torrando.

 

Já está dando pra sentir aquele "estalo" desagradável quando tocamos partes metálicas (Grades, carro, etc), devido à eletricidade estática.

Fenômeno típico de situação de umidade muito baixa.

 

Mirante: 12,3°C / 26,0°C

Interlagos: 12,0°C / 25,5°C

IAG: 10,2°C / 26,1°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 13
  • Thanks 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Essas fotos são de Tubarão naquela enchente

pau04.jpg

pau08.jpg

abramo_silvestre_1974.jpg

enchente1.jpg+%25281%2529.bmp

Em maio de 2010 só não houve uma enchente igualzinha, porque em 1982 foram feitas obras pra abertura do canal na foz do rio Tubarão ,pois ali acumulava toda a água , principalmente em dias de maré alta como aquele. Além disso a cada um certo período de tempo é feita uma limpeza no leito do rio pra remoção do lodo, assim é mais difícil transbordar. Mas essa cheia de 2010 foi marcante, o rio Braço do Norte que é o maio afluente(e passa aqui do lado de casa) subiu como nunca tinha visto. Se não fosse a dragagem do rio teria sido outra enchente igualzinha. Depois em agosto de 2011 houve outra grande cheia como a de 2010

Edited by Luide Luckmann
  • Like 12
  • Thanks 3
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
16.61 a las 18:06:00
TEMP MÍNIMA
9.94 a las 01:53:00

 

Dia humedo, lluvioso y asqueroso,jajaja

 

Hoy la maxima pronosticada era de 17°C.....pero finalmente apenas termino rondando los 13°C en toda la ciudad, dia gris, cubierto y frio, pero apenas con alguna garua en la madrugada, la jornada se presento sin precipitaciones.

 

image.png.f2214e2fecb237e3a1aecc086f1b66ba.png

 

Los proximos dias los dias van a seguir presentandose frios y humedos, con precipitaciones....y vientos cada vez mas fuertes!!!

 

image.png.6e4d1868104c93188a85cdeb47ffe342.png

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Peregrine disse:

Caro Bruno, essas 2 sinóticas acima muito me chamaram a atenção. Essa sequência de baixas e altas entre 20 e 60° graus de latitude Sul em todo o planisferio. Se ligarmos todas por traços ondulados, estaríamos formando uma Onda atmosférica ? (Cavados e Cristas). Digo melhor, uma onda barotropica circulando todo o Globo ? Onde posso conseguir esse tipo de sinótica ? Desde já peço desculpas se estou falando bobagem.

Simmm, nesta projeção o padrão ondulatório estava fortíssimo, com uma série de ondas Baroclinícas polares em curso. Acho que dá pra ter uma noção legal da interação entre altas e baixas, e a dinâmica destas ondas pelo Windy no modus 3D.

 

link: https://www.windy.com/pt/-Pressão-pressure?pressure,2021-07-19-12,-85.844,-63.452,4,i:pressure

 

 

Da para ver o cinturão formado pelo vórtex polar, e a passagem de eventuais bolsões frios na evolução de alguma onda Barocliníca.

 

Madrugada de Segunda 19/07:

Capturar.PNG

  • Like 13
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Diferença gritante de temperatura neste início de noite entre Piraquara/baixada/rural e Curitiba/bairro populoso ao sudeste da cidade.

Tá igual lá na RMSP, Mirante versus Marsilac 👇AirBrush_20210713182707.jpg.59a623d0e699e66c4b52fd52030275b5.jpg

 

Agora, às 21 horas:

 

- CGE MARSILAC: 9,5℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 10,1℃

- CGE SANTANA: 18,9℃

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.