Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

Meu primeiro teste filmado acompanhando as oscilações térmicas do sensor no abrigo de pratos e o sensor sem abrigo.

Período entre 6h40 e 7h40 (1h).

As condições eram de céu limpo, névoa úmida/nevoeiro fraco e geada fraca no capim rasteiro, com mínima de relva em -2,0°C, chegando à -0,4°C às 7h40, quando o abrigo marcava 5,7°C e o externo 7,4°C.

Durante o período da filmagem a variação no abrigo foi de 3,7°C (2,0/5,7°C) enquanto no externo  a variação foi de 6,9°C (0,5/7,4°C). Durante esse tempo de 1h o sensor de relva variou apenas 1,6°C (-2,0/-0,4°C) pois permaneceu o tempo inteiro fora do alcance dos primeiros raios do sol e não havia vento soprando.

 

Continuarei fazendo esses testes afim de poder encontrar um valor relativo na diferença entre ambos os sensores em condições de estabilidade e céu limpo. Com os resultados, leve o tempo q levar, poderei então corrigir pelo menos de forma aproximada, as mínimas da última onda de frio no local e assim não perder nada do q tive o trabalho difícil de fazer por lá durante esses dias de frio intenso.

 

Sobre "trabalho difícil", tenho percebido q venho sentindo muito mais satisfação nas minhas trilhas e caminhadas na região serrana, como a de ontem, com percurso puxado de quase 10h entre subida e descida, fora o tempo de permanência no topo do Taipa, com seus 1.734 m, e tendo a vista deslumbrante do Pico Paraná, do q indo diariamente à baixada e fazendo o q eu faço sempre.AirBrush_20210725155404.thumb.jpg.f90a866365d683de90f5edb11e3e05cb.jpg

Talvez esteja chegando o momento, e nunca é tarde, de mudar um pouco o direcionamento das minhas atividades.

  • Like 21
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Breno Coimbra disse:

Generalizada acho que não (pelo menos não do século XX pra cá), mas em pontos isolados é possível, em 94 fez 6,7°C no Alto da Boa Vista e não havia monitoramento na região que hoje muitas vezes bate o Adbv (Vila Militar e adjacências) e há relatos de geada fraca em pontos de Jacarepaguá nesse evento, em 28 fez 4,8°C no Campo dos Afonsos, outros eventos entre os anos 30 e 70 registraram valores na casa dos 7°C em bairros densamente povoados (nada impede de ter feito menos em áreas não cobertas na época), enfim, impossível não é mas faltam provas consistentes.

Breno,

acho que 4,8ºC,, foi na convencional de Deodoro, parece que a mínima absoluta no Rio, foi de 3,6ºC no Campo dos Afonsos, não sei se em julho de 1926(li essa reportagem no competente Jornal do Brasil, tinha ótimas matérias sobre frio no Rio e outros estados) se eu achar meu recorte do JB, informo aqui, sempre recortei jornais onde tinha eventos de frio e grandes chuvas no Rio capital e interior e também outros estados.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Será que já houve geada generalizada na cidade do Rio de Janeiro? Há registros de temperaturas próximas ou iguais a zero nas cidades vizinhas, e em 1918 e 1928 as massas polares foram históricas para todo o Sudeste, com geadas em 60% da região. Na orla de Copacabana, desde muitas décadas, não baixa de 11 graus, e nas regiões mais afastadas, como o Alto da Boa Vista, todo ano registra 8/9 graus.

Para isso acontecer, uma massa polar tem que chegar, pelo continente, com temperaturas abaixo de 5 em 850 mb mais frio em altitude; neste caso a orla da cidade teria mínima de 7 graus e o restante 2/3 graus, considerando as diferenças de temperatura de cada setor. 

 

Conforme disse o colega Breno certeza de já ter havido na região de Jacarepaguá. Na entrada do Parque da Pedra Branca faz muito frio em todo inverno e nos eventos mais fortes a temperatura comumente ronda os 10 graus. Frequento o local há quase 10 anos e nunca vi geada mas conversando com pessoas mais velhas que moram ali há décadas me contaram que sim, já houve geada, principalmente dentro do parque mas também na Estrada do Pau da Fome, na Estrada dos Teixeiras e na Boiúna. Outras regiões também podem ter registrado, como dito, Vila Militar, Santa Cruz, as zonas mais continentais da cidade e quem tem algumas áreas preservadas da urbanização. Nas demais zonas da cidade acho muito improvável para não dizer impossível. Nunca vi e nunca tive notícia da temperatura cair de 5º na cidade do RJ, o que praticamente impossibilita uma geada na cidade habitada.

 

Nessa manhã de segunda feira tivemos as seguintes mínimas:

 

INMET FORTE DE COPACABANA: 18,8º

INMET JACAREPAGUÁ: 14º

INMET VILA MILITAR: 11,8º 

INMET MARAMBAIA: 14,5º

ALERTA RIO JARDIM BOTÂNICO: 16,9º

ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 19,6º

ALERTA RIO GUARATIBA: 14,7º

ALERTA RIO SANTA CRUZ: 16,3º

ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 14º

ALERTA RIO SÃO CRISTOVÃO: 17,9º

AEROPORTO SANTOS DUMONT: 18,9º

AEROPORTO GALEÃO: 14,5º

BASE AEREA CAMPO DOS AFONSOS: 16º

BASE AEREA DE SANTA CRUZ: SEM ATUALIZAÇÃO ATÉ AQUI

PWS PAU DA FOME (JACAREPAGUÁ): 15º

 

SILVA JARDIM: 10,3º

 

Nessa manhã já vamos tendo um aquecimento forte que precede a chegada da frente fria. Aqui no Centro tenho 23º mas em elevação. Várias estações da cidade já passando da faixa dos 26º. Hoje e amanhã vai ser assim. Noite fresca e dia quente. 

 

As previsões estão antecipando a chegada da frente fria, trazendo chuva e queda acentuada de temperatura já para madrugada de quarta. Antes esfriaria no fim da tarde. Além disso houve intensificação do frio previsto para quinta-feira. Os modelos variam com máximas entre 15º e 18º mas todos continuam mostrando uma sequência bem gelada pros cariocas.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Juzinho disse:

Forecast voltou com a previsão de frio intenso para a capital paulista .

Está dando um dia com mínima de + 1 grau e outro dia com a marca de - 1 grau. 

Eu nunca vi tão perto da situação , previsão tão agressiva .

Em 2016 , no auge da previsão , eles deram 3 graus de mínima .

 

Bruno , vc falou que hoje , daria um prognóstico de como serão as mínimas nas três estações oficiais de SP ...estou ansioso hehe .

Vou fazer as apostas depois das rodadas da tarde rsrs... Mas eu adianto desde já, que o Mirante vai ter uma sub 5°C de mínima... E a tarde de quarta possivelmente já vai ser bastante gelada, com a temperatura já baixando dos 10°C na segunda metade do dia, e isso com chuva garoa e vento gelado. 

 

Meu maior impasse no momento é o dia de Sexta, oq era algo com alta concordância entre os modelos (Dia Nublado), agora não é mais... Isso sem dúvida, melhora as perspectivas para às mínimas do dia 30, mas diminuem as chances de Máximas extremamente baixas... Se acontecer um dia nublado eu não descartaria uma máxima sub 10°C no Mirante no dia 30. 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, estamos sob pré-frontal no oeste catarinense, ontem a mínima foi 12,0ºC e a partir das 13h os ventos passaram a soprar de norte trazendo ar bem quente, assim a máxima foi de 31,2ºC:

image.thumb.png.ac296958722db9fe30d07fd0e03c2c48.png

 

E de madrugada esfriou bem menos que nas anteriores, mínima de 15,0ºC. Às 10:45 temos céu cheio de nuvens altas e 23,7ºC com 63%, de madrugada a frente deve ingressar derrubando as temperaturas aqui em Mondaí/SC.

 

Não caiu a ficha ainda do frio que está por vir, bem bizarro. YR indicando mínima de 2ºC pra Blumenau, o menor valor que já vi perto do evento assim foi 5ºC em 2019 quando fez 0,9ºC. Estou seriamente considerando uma negativa em Blumenau, talvez duas!!!!

  • Like 16
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Bom dia, estamos sob pré-frontal no oeste catarinense, ontem a mínima foi 12,0ºC e a partir das 13h os ventos passaram a soprar de norte trazendo ar bem quente, assim a máxima foi de 31,2ºC:

image.thumb.png.ac296958722db9fe30d07fd0e03c2c48.png

 

E de madrugada esfriou bem menos que nas anteriores, mínima de 15,0ºC. Às 10:45 temos céu cheio de nuvens altas e 23,7ºC com 63%, de madrugada a frente deve ingressar derrubando as temperaturas aqui em Mondaí/SC.

 

Não caiu a ficha ainda do frio que está por vir, bem bizarro. YR indicando mínima de 2ºC pra Blumenau, o menor valor que já vi perto do evento assim foi 5ºC em 2019 quando fez 0,9ºC. Estou seriamente considerando uma negativa em Blumenau, talvez duas!!!!

Blumenau não chegou a ter neve em 2013? qual era a previsão e qual foi a mínima na ocasião?

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Bruno D disse:

Vou fazer as apostas depois das rodadas da tarde rsrs... Mas eu adianto desde já, que o Mirante vai ter uma sub 5°C de mínima... E a tarde de quarta possivelmente já vai ser bastante gelada, com a temperatura já baixando dos 10°C na segunda metade do dia, e isso com chuva garoa e vento gelado. 

 

Meu maior impasse no momento é o dia de Sexta, oq era algo com alta concordância entre os modelos (Dia Nublado), agora não é mais... Isso sem dúvida, melhora as perspectivas para às mínimas do dia 30, mas diminuem as chances de Máximas extremamente baixas... Se acontecer um dia nublado eu não descartaria uma máxima sub 10°C no Mirante no dia 30. 

 

Meu sonho seria ver em SP uma variação do tipo 1°/6°, nublado com uma precipitação invernal ocasional. Estilo Caxias do Sul. Mas provavelmente será sempre apenas um sonho mesmo.

 

By the Way: A previsão do INPE já mudou apontando mínima de 4° para o Mirante no auge do frio.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

Meu sonho seria ver em SP uma variação do tipo 1°/6°, nublado com uma precipitação invernal ocasional. Estilo Caxias do Sul. Mas provavelmente será sempre apenas um sonho mesmo.

 

By the Way: A previsão do INPE já mudou apontando mínima de 4° para o Mirante no auge do frio.

Se dependesse das rodadas mais extremas dos membros do Europeu para esse evento, poderia acontecer algo próximo a isso no dia 30.

 

As projeções mais extremas apontavam uma noite e madrugada do dia 29 para 30 majoritariamente limpa, com acentuado declínio da temperatura, mas com a maritimização do anticiclone, aconteceria uma forte infiltração marítima no leste de São Paulo na segunda metade da madrugada, ao posso que a advecção de ar frio ganharia um reforço, com eventuais picos de -3°C/-4°C em 850°HPA na região da Capital, em um cenário como esse não se descartaria uma precipitação invernal em algum ponto, sobretudo nas regiões mais altas do sul da RMSP (Borda da Serra de São Bernardo, Paranapiacaba, São Lourenço da Serra e Itapecerica da Serra)... E o Mirante poderia ter um dia oscilando entre uma mínima de uns 2/3°C e uma máxima de 7/8°C com muito vento e garoa ocasional. 

 

Mas na última rodada, não existem mais projeções neste nível pelos membros do ECMWF, a segunda rodada da advecção extrema (Manhã de Sexta), deu uma boa reduzida pelo Europeu. Entretanto o GFS reforçou a advecção extrema para Quinta de manhã, em um cenário parecido com o de Europeu. Mas na quinta o céu limpo a parcialmente nublado deve predominar, então as chances de Máximas sub 10°C são baixas. 

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

39 minutos atrás, fsorf9rj disse:

Conforme disse o colega Breno certeza de já ter havido na região de Jacarepaguá. Na entrada do Parque da Pedra Branca faz muito frio em todo inverno e nos eventos mais fortes a temperatura comumente ronda os 10 graus. Frequento o local há quase 10 anos e nunca vi geada mas conversando com pessoas mais velhas que moram ali há décadas me contaram que sim, já houve geada, principalmente dentro do parque mas também na Estrada do Pau da Fome, na Estrada dos Teixeiras e na Boiúna. Outras regiões também podem ter registrado, como dito, Vila Militar, Santa Cruz, as zonas mais continentais da cidade e quem tem algumas áreas preservadas da urbanização. Nas demais zonas da cidade acho muito improvável para não dizer impossível. Nunca vi e nunca tive notícia da temperatura cair de 5º na cidade do RJ, o que praticamente impossibilita uma geada na cidade habitada.

 

Nessa manhã de segunda feira tivemos as seguintes mínimas:

 

INMET FORTE DE COPACABANA: 18,8º

INMET JACAREPAGUÁ: 14º

INMET VILA MILITAR: 11,8º 

INMET MARAMBAIA: 14,5º

ALERTA RIO JARDIM BOTÂNICO: 16,9º

ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 19,6º

ALERTA RIO GUARATIBA: 14,7º

ALERTA RIO SANTA CRUZ: 16,3º

ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 14º

ALERTA RIO SÃO CRISTOVÃO: 17,9º

AEROPORTO SANTOS DUMONT: 18,9º

AEROPORTO GALEÃO: 14,5º

BASE AEREA CAMPO DOS AFONSOS: 16º

BASE AEREA DE SANTA CRUZ: SEM ATUALIZAÇÃO ATÉ AQUI

PWS PAU DA FOME (JACAREPAGUÁ): 15º

 

SILVA JARDIM: 10,3º

 

Nessa manhã já vamos tendo um aquecimento forte que precede a chegada da frente fria. Aqui no Centro tenho 23º mas em elevação. Várias estações da cidade já passando da faixa dos 26º. Hoje e amanhã vai ser assim. Noite fresca e dia quente. 

 

As previsões estão antecipando a chegada da frente fria, trazendo chuva e queda acentuada de temperatura já para madrugada de quarta. Antes esfriaria no fim da tarde. Além disso houve intensificação do frio previsto para quinta-feira. Os modelos variam com máximas entre 15º e 18º mas todos continuam mostrando uma sequência bem gelada pros cariocas.

Boa tarde amigo, você que tem os dados do RJ, sabe me dizer se a outras estações oficiais pela região metropolitana ? Moro na divisa de São Gonçalo com Itaboraí e por aqui ser mais continental sempre é mais Frio que na zona Sul e centro, apenas queria saber com dados o quanto mais frio poderia ser

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 12,9°C em Eldorado, a maior em 8 dias. Será outra tarde quente por aqui, com o céu limpo, já faz 24,6°C | 63,2% às 11h.

 

O CMC para o dia 30, dá negativas para quase todo sul paulista, nem as terras baixas daqui do Vale do Ribeira (< 100 m) escapariam. Só tenho uma coisa a dizer, incrível:

 

image.thumb.png.5ee3e138ba703ef7e6d22bde05b069a5.png

 

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 15
  • Thanks 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Bom dia, estamos sob pré-frontal no oeste catarinense, ontem a mínima foi 12,0ºC e a partir das 13h os ventos passaram a soprar de norte trazendo ar bem quente, assim a máxima foi de 31,2ºC:

image.thumb.png.ac296958722db9fe30d07fd0e03c2c48.png

 

E de madrugada esfriou bem menos que nas anteriores, mínima de 15,0ºC. Às 10:45 temos céu cheio de nuvens altas e 23,7ºC com 63%, de madrugada a frente deve ingressar derrubando as temperaturas aqui em Mondaí/SC.

 

Não caiu a ficha ainda do frio que está por vir, bem bizarro. YR indicando mínima de 2ºC pra Blumenau, o menor valor que já vi perto do evento assim foi 5ºC em 2019 quando fez 0,9ºC. Estou seriamente considerando uma negativa em Blumenau, talvez duas!!!!

 

No último evento desse mês, o YR indicava 3°C pra Blumenau. Acompanho diariamente.

Edited by Moretão
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Wagner97 disse:

CLIMATEMPO/TEMPO.COM/FORECA PARA SÃO PAULO (CAPITAL):

 

NÃO ME LEMBRO DE PREVISÕES TÃO AGRESSIVAS NUM PRAZO TÃO CURTO 😱

 

image.png

image.png

image.png

Nem msm cuiabraza ficará de fora.

Se bem que o coutinho alertou sobre uma remota chance de possibilidade  de geada na região de alto taquari...

Screenshot_2021-07-26-09-26-12-302_com.android.chrome.jpg

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Renan disse:

Análise 2: EFEITOS DA PRÓXIMA MASSA POLAR NA ZONA DA MATA MINEIRA.

 

Vi que, em muitas cidades do Sudeste, as MPs do início do mês e da semana passada trouxeram temperaturas que não eram vistas desde o ano 2000 ou 1994. No caso de Maria da Fé, desde 1981 ! Mas esse não foi o caso da zona da mata. Falando especialmente de JF, as mínimas nesses dois eventos foram, respectivamente, de 07,0°C e 07,5°C na automática e 06,7°C e 07,3°C na convencional. Mínimas muito boas, mas longe de ser considerado histórico.

 

Acontece que esses valores foram obtidos com temperaturas em 850hpa entre 6°C e 8°C, e no evento de agora aparece com 1°C a 3°C dependendo do modelo. A estação do INMET fica em topo a 930m, ela responde melhor quando há frio em altura. 

 

E outro ponto: o ECMWF mostra entre 4°C e 5°C em 900hpa no auge da advecção, isso é, na altitude da estação.

 

🟦 Dito isso, é o seguinte:

 

👉Tem tudo para a estação automática registrar o recorde absoluto desde sua inauguração ! O recorde na automática é de 06,0°C em Julho 2007. A advecção agora será mais forte que aquela, indubitavelmente mais forte e mais prolongada. 

 

👉 Grandes chances da estação convencional registrar a menor mínima desde Julho-2000. Chances razoáveis de registrar uma sub-5, algo que ainda não aconteceu no pós-2000. 

 

Ou seja, aqui em JF nossa expectativa é pela maior MP em 21 anos, podendo ser ainda mais forte que isso. Na minha estação, o recorde é 04,6°C e será superado caso o vento dê uma trégua e o tempo fique aberto após a advecção. Estou confiante com a minha estação também, mas sobretudo com os dados do INMET. Acredito que a projeção das Máximas está bastante SUBESTIMADA pelos modelos, a meu ver não passará de 11°C / 13°C a máxima no dia 29. 

 

A expectativa é grande por algo que eu espero simplesmente desde Julho de 2000, que foi quando me apaixonei por meteorologia e monitoramento de MPs devido a aquele evento. A ficha ainda não caiu, estou custando a acreditar que esse monstro polar vem mesmo. 

Excelente análise, Renan!

 

Sobre os cafezais no topo, a região que você passou, de fato, pela topografia muito acidentada após Heliodora/Lambari, as lavouras são em áreas onde dificilmente forma geadas fortes. São muito altas. 1000/1100 até 1400 metros.

 

A região mais atingida foi o eixo Varginha - Alfenas - Boa Esperança, pelo que estão comentando. Embora em Cabo Verde, Guaxupé, Muzambinho, Carmo do Rio Claro, Alpinópolis, e todo sudoeste, as lavouras mais baixas também sofreram. 

 

Quinta feira se tudo der certo, planejo dar um pulo em São Thomé. Quantos graus será que poderia estar fazendo por lá? Ou na sexta à tarde seria mais frio? Sonho com uma sub-15 por lá com sol.

Edited by Victor Naia
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, marinhonani disse:

Luide,

na cidade de Órleans, deve negativar também, o que acha disso.

Não só em Orleans como todo o sul de sc. Numa antiga estação meteorológica de Orleans,que ficava a uns 130m de altitude chegou-se a registrar -5,8°C. Temos áreas de baixadas aqui acima de 350m que tem potencial pra ir a -7 numa MP dessas

  • Like 4
  • Thanks 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Victor Naia disse:

Excelente análise, Renan!

 

Sobre os cafezais no topo, a região que você passou, de fato, pela topografia muito acidentada após Heliodora/Lambari, as lavouras são em áreas onde dificilmente forma geadas fortes. São muito altas. 1000/1100 até 1400 metros.

 

A região mais atingida foi o eixo Varginha - Alfenas - Boa Esperança, pelo que estão comentando. Embora em Cabo Verde, Guaxupé, Muzambinho, Carmo do Rio Claro, Alpinópolis, e todo sudoeste, as lavouras mais baixas também sofreram. 

 

Quinta feira se tudo der certo, planejo dar um pulo em São Thomé. Quantos graus será que poderia estar fazendo por lá? 

 

Fico só imaginando quanto fez nas baixadas da região de Senador Amaral, a cidade mais alta de Minas ! Ponto cego no monitoramento do frio no estado, Senador Amaral pode rivalizar com Monte Verde ou até ser mais fria. Mas só saberemos quando uma estação bem localizada estiver lá. 

 

Sobre São Thomé, para a noite de Quinta espero entre 3°C e 4°C na cidade, com bastante vento. Na Sexta de madrugada deve baixar mais ainda, quem sabe uns 2°C ou menos, e ainda com vento !

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Bruno D disse:

Se dependesse das rodadas mais extremas dos membros do Europeu para esse evento, poderia acontecer algo próximo a isso no dia 30.

 

As projeções mais extremas apontavam uma noite e madrugada do dia 29 para 30 majoritariamente limpa, com acentuado declínio da temperatura, mas com a maritimização do anticiclone, aconteceria uma forte infiltração marítima no leste de São Paulo na segunda metade da madrugada, ao posso que a advecção de ar frio ganharia um reforço, com eventuais picos de -3°C/-4°C em 850°HPA na região da Capital, em um cenário como esse não se descartaria uma precipitação invernal em algum ponto, sobretudo nas regiões mais altas do sul da RMSP (Borda da Serra de São Bernardo, Paranapiacaba, São Lourenço da Serra e Itapecerica da Serra)... E o Mirante poderia ter um dia oscilando entre uma mínima de uns 2/3°C e uma máxima de 7/8°C com muito vento e garoa ocasional. 

 

Mas na última rodada, não existem mais projeções neste nível pelos membros do ECMWF, a segunda rodada da advecção extrema (Manhã de Sexta), deu uma boa reduzida pelo Europeu. Entretanto o GFS reforçou a advecção extrema para Quinta de manhã, em um cenário parecido com o de Europeu. Mas na quinta o céu limpo a parcialmente nublado deve predominar, então as chances de Máximas sub 10°C são baixas. 

Bruno esse local que eu circulei em azul certamente teria altas chances de registrar precipitações invernais

image.png

  • Like 9
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

Se fizer zero grau no Mirante de Santana eu aguento sem reclamar 40° em Outubro.

Olha eu também encararia quarentão de boa em Outubro, na verdade até sentiria falta do calor depois dessa friaca toda kkk mas, esse ano n sei por que eu tô sentindo que vai ser igual 2013 quando tivemos frio até Outubro, e só voltou a fazer calor de verdade lá pra Novembro

Edited by Wagner97
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Acho que essa MP não vai ser tão wow aqui no Triângulo. Ou, pelo menos, não pra minha cidade. As previsões estão indicando mínimas entre 4ºC nas cidades mais altas e 9ºC nas mais baixas, sem contar que o ICON ainda tá dando uma torradinha. São ótimos números, mas pra uma MP assim não é nada tão wooow... o impacto deve ficar pra regiões próximas do litoral e nas serras mesmo. 😕

Edited by Juniorsw
  • Like 8
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Meu primeiro teste filmado acompanhando as oscilações térmicas do sensor no abrigo de pratos e o sensor sem abrigo.

Período entre 6h40 e 7h40 (1h).

As condições eram de céu limpo, névoa úmida/nevoeiro fraco e geada fraca no capim rasteiro, com mínima de relva em -2,0°C, chegando à -0,4°C às 7h40, quando o abrigo marcava 5,7°C e o externo 7,4°C.

Durante o período da filmagem a variação no abrigo foi de 3,7°C (2,0/5,7°C) enquanto no externo  a variação foi de 6,9°C (0,5/7,4°C). Durante esse tempo de 1h o sensor de relva variou apenas 1,6°C (-2,0/-0,4°C) pois permaneceu o tempo inteiro fora do alcance dos primeiros raios do sol e não havia vento soprando.

 

Continuarei fazendo esses testes afim de poder encontrar um valor relativo na diferença entre ambos os sensores em condições de estabilidade e céu limpo. Com os resultados, leve o tempo q levar, poderei então corrigir pelo menos de forma aproximada, as mínimas da última onda de frio no local e assim não perder nada do q tive o trabalho difícil de fazer por lá durante esses dias de frio intenso.

 

Sobre "trabalho difícil", tenho percebido q venho sentindo muito mais satisfação nas minhas trilhas e caminhadas na região serrana, como a de ontem, com percurso puxado de quase 10h entre subida e descida, fora o tempo de permanência no topo do Taipa, com seus 1.734 m, e tendo a vista deslumbrante do Pico Paraná, do q indo diariamente à baixada e fazendo o q eu faço sempre.AirBrush_20210725155404.thumb.jpg.f90a866365d683de90f5edb11e3e05cb.jpg

Talvez esteja chegando o momento, e nunca é tarde, de mudar um pouco o direcionamento das minhas atividades.

Carlos Campos,

o Pico do Paraná se destaca bem  e é  muito majestoso.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia...

Manhã começou .do jeito q eu mais gosto, com céu limpo, geada (fraca) e névoa úmida se dispersando cedo.

As mínimas hoje:  

-2,0°C  relva

  2,0°C  abrigo

AirBrush_20210726083535.thumb.jpg.ecb4ec3f43734ed8757631e6bd36c9cc.jpgAirBrush_20210726084232.thumb.jpg.31816e20bc5590041f3f218d67c8124c.jpgAirBrush_20210726082217.thumb.jpg.5163221d3c33e2f4e9633f16eff4b8af.jpg

Relva às 7h40 ainda em -0,4°C 👇AirBrush_20210726082103.thumb.jpg.9de54a0ac57f0def0b47e798be566e0f.jpg

Ei Carlos , Blz?  quantos Geadas vc já teve esse ano até agora ?

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Wagner97 disse:

Bruno esse local que eu circulei em azul certamente teria altas chances de registrar precipitações invernais

image.png

Simmmm. Outro ponto, sérias regiões altas entre o Sul do Estado, Ibiúna e Cotia-Itapecerica da Serra.

 

O triste é se caso ocorra algo pontual (pelos dados de hj sem maiores chances), talvez não haveria registro, pq existem verdadeiros vazios demográficos nestes pontos. Talvez aconteceria algum registro nas áreas rurais próximas a Mogi das Cruzes, e na Região de Itapecerica da Serra, Vargem Grande e Cotia. 

Screenshot_20210726-114244~3.png

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Bruno D disse:

Simmmm. Outro ponto, sérias regiões altas entre o Sul do Estado, Ibiúna e Cotia-Itapecerica da Serra.

 

O triste é se caso ocorra algo pontual (pelos dados de hj sem maiores chances), talvez não haveria registro, pq existem verdadeiros vazios demográficos nestes pontos. Talvez aconteceria algum registro nas áreas rurais próximas a Mogi das Cruzes, e na Região de Itapecerica da Serra, Vargem Grande e Cotia. 

Screenshot_20210726-114244~3.png

exatamente! são áreas absolutamente inóspitas, vai saber se em 2013 também não rolou alguma coisas nessas áreas... se no dia 24/7 amanheceu com garoa e 5ºC na RMSP à cerca de 800m de altitude, quanto será que não fez nesses locais??

  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Wagner97 disse:

exatamente! são áreas absolutamente inóspitas, vai saber se em 2013 também não rolou alguma coisas nessas áreas... se no dia 24/7 amanheceu com garoa e 5ºC na RMSP à cerca de 800m de altitude, quanto será que não fez nesses locais??

Provavelmente pode ter ocorrido algum tipo de precipitação invernal, mas sem registros, essencialmente nos pontos altos a Sul de Piedade, onde a temperatura era negativa em 850°HPA e muita próximas ou até abaixo de 0°C na superfície. 

Edited by Bruno D
  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Agora, Wagner97 disse:

exatamente! são áreas absolutamente inóspitas, vai saber se em 2013 também não rolou alguma coisas nessas áreas... se no dia 24/7 amanheceu com garoa e 5ºC na RMSP à cerca de 800m de altitude, quanto será que não fez nesses locais??

 

Em 2016, eu trabalhava em São Bernardo do Campo e fazia o trajeto Santos - SBC todos os dias. Durante aquela onda de frio de 2016, lembro de ter observado geada moderada a forte no topo de serra, próximo ao acostamento da rodovia dos imigrantes no km 40 da estrada, bem no final da subida da serra. A Ecovias (concessionária da rodovia) reportou à época que fez 2ºC na ocasião (o que é perfeitamente plausível dada a intensidade da MP). Então, acho que são locais com bastante potencial, mas pouco monitorados, embora o tráfego de veículos seja intenso (mas nem todo mundo dá bola pra fazer essas observações rs).

 

A Ecovias tem alguns instrumentos meteorológicas espalhadas pelo sistema Anchieta-Imigrantes, mas não liberam os dados. Agora em 2021, geou novamente no mesmo local nesta última MP e a concessionária acusou 1ºC. Sendo essa próxima MP mais poderosa que a última, possivelmente deve negativar por lá. Segue algumas imagens e link da matéria:

 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/20/geada-muda-paisagem-de-rodovia-dos-imigrantes-em-sao-bernardo-do-campo-na-grande-sp.ghtml

 

whatsapp-image-2021-07-20-at-08.36.27.jpeg

 

whatsapp-image-2021-07-20-at-08.36.32-1-.jpeg

 

Pena que não trabalho mais em SBC desde o último maio, senão tentaria fazer algumas imagens 🤣

  • Like 11
  • Thanks 11
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Moretão disse:

 

No último evento desse mês, o YR indicava 3°C pra Blumenau. Acompanho diariamente.

Na véspera como agora dava sempre entre 6 e 7C com muito vento (7-8m/s) no ponto que acompanho há anos (Grupo escolar Padre José Maurício).

 

@Wagner97,

Em 2013 eu não monitorava mas tenho foto de geada, estimo que a mínima tenha ficado em torno de 0-1C. Na noite da chuva congelada 1-2C. Nevou mas era madrugada e eu dormia então não sei até que altitude nevou. o acumulado durou a madrugada toda e era visível na cota de uns 300m na manhã seguinte. Abaixo disso derreteu logo.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 14
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

E não é que a previsão do frio "atípico" tá voltando mesmo kkk

Até o Simepar aponta 3 dias seguidos de temperaturas negativas aq em Beltrão, uma coisa muito rara de se ver

 

O último dia de calor de julho está sendo muito bem aproveitado por mim, janelas e portas todas abertas para o ar quente circular.

Os ambientes internos finalmente deram uma boa esquentada, sendo otimista esse calorzinho interno dura até quinta.

 

Às 12h temos 24.8ºC

Previsão de 29ºC (mas se passasse de 30º e quebrasse o recorde histórico de julho na véspera dessa MP seria lindoooo)

 

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Euro como sempre subestimando o frio pra região de Bauru/Jaú, coloca 4/5/6 graus no ápice do evento, é muito óbvio que vai fazer menos que isso hahaha

 

Aqui agora tenho 27.2°C e a mínima ficou em 14.0°C, céu limpissimo e tempo muito seco e sem vento, na região as estações estão entre 26 e 28 graus. 

 

 

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Wagner97 said:

A ventania da pré frontal já começa a dar as caras e apesar da temperatura de 25°C não há sensação de calor por conta disso. Hoje deve passar fácil dos 27. Amanhã espero que a frente fria avance antes do previsto pra não esquentar mais do que hoje.

 

Por aqui o contrate é grande, com esse pré frontal e o sul do estado já tem resfriamento com chuva

 

1133765132_ScreenShot2021-07-26at12_24_17.png.4c471e4e4f71b354888e137e29436e44.png

 

1761833105_ScreenShot2021-07-26at12_24_38.thumb.png.76aac1767d5e780636b98b9a1e4d317b.png

 

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã fria na região de Varginha. Nas baixadas segue fazendo muito frio com geada. A pré frontal será curta até o próximo resfriamento intenso. 

 

O Inmet aqui (encosta) amanheceu com 7.5°C. Em Coqueiral (baixada) mínima de 1.4°C. Conceição do Rio Verde (baixada) 2.2°C. São Lourenço Inmet (encosta) 3.6°C. Três Corações (baixada ou fundo de encosta) 3.8°C. Lambari (encosta) 5.7°C. Machado Inmet (encosta) 5.8°C. Carmo da Cachoeira (encosta) 5.9°C.

 

A média mínima do Inmet Varginha é de 8,41°C até presente dia, 26 de Julho. Na PWS em Coqueiral, 55 km daqui, média mínima de incríveis 1,93°C! E pode abaixar mais...

Edited by Victor Naia
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, EvandroPR disse:

Ei Carlos , Blz?  quantos Geadas vc já teve esse ano até agora ?

Boa tarde Evandro..

Sem o histórico aki agora, mas na planilha de Julho q tenho no celular são 17 dias com relva negativa, então 17 geadas só nestes 26 dias do mês.

Mais tarde eu vejo direitinho.

A grande incidência é devido à seca, ausência de nuvens.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.