Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021


Recommended Posts

7 minutos atrás, Victor Naia disse:

Como já disseram aqui: 

 

Para emoldurar e pendurar na parede.

20210723_135201.jpg

Quase cai da cadeira quando vi esse mapa. Se vier isso mesmo, em Curitiba teria grandes chances de bater o recorde de temperatura mais fria registrada oficialmente na capital. Bem que dessa vez podia casar o frio e umidade, teríamos algo inesquecível.

  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 14/07/2021 em 11:08, Bruno D disse:

A média de mínima do IAG deve estar baixíssima... E ainda vem mais possibilidade de mínimas sub 5°C a partir de Domingo. Possivelmente a estação vai fechar com uma das menores mínimas média do século. 

 

Em 22/07/2021 em 12:30, Rodolfo Alves disse:

SITUAÇÃO DAS ESTAÇÕES DA CAPITAL/RMSP EM JULHO ATÉ AQUI

001.thumb.png.11f02106dcb53f24538c77052a98db0c.png

...

 

Bruno D,

 

Acredito que você tenha visto a tabela resultante do belo trabalho feito pelo Rodolfo Alves...

 

De qualquer forma, como fiquei devendo a resposta para você no dia, segue a média da temperatura mínima, até agora, neste mês, no IAG: 9,48℃(incluindo, no cálculo, os 9,8℃ registrados hoje).

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Eclipse disse:

 

 

EURO??? Me dá seu autógrafo? Sempre admirei seu trabalho.

Tive uma fase meio CMC, no começo era fã xiita do GFS. Mas nunca duvidei de você, pra mim vc será sempre o top dos top.

Vamos ver se vais manter a mesma paixão quando eu diminuir a intensidade dessa próxima onda de frio de algo histórico para uma MP forte.

  • Haha 12
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Carlos Campos disse:

Interessante...

Parabéns ao @Gabriel Cardoso pelo empenho em manter estação no local, mesmo morando longe. É o q os malucos por clima extremo fazem! ❤️

Na terça-feira, eu registrei -9,3°C no abrigo e -11,8°C na relva.

Comparando com os registros do Gabriel, temos as seguintes diferenças abrigo/relva:

Charco hoje:  2,8°C

Piraquara/banhado, terça-feira:  2,5°C

Bah... acho que minha explicação anterior talvez não foi muito conclusiva, mas logo após fizesse o teste com abrigo de pratos e viu que a mínima 1,9°C acima do sensor exposto, em uma noite longe de ser tão propícia quanto a do ápice da MP. O abrigo anterior dava pra chamar de "enfeite", já que não segurou nada a irradiação, dando o efeito relva no termômetro, conforme eu tinha dito.

 

A estação do Cardoso no charco é uma Davis pro2 ultra bem instalada, abrigo de qualidade e um sensor bem caro na relva, não é muito justo comparar com 3 termômetros desabrigados em várias alturas no meio do mato. 

 

Em resumo, não fez -9,3°C a 1,7m em Piraquara. Não estou querendo criar polêmica, essa é a realidade. O abrigo de pratos + padrão OMM de instalação foi criado pra isso, nada é atoa na meteorologia. 

 

  • Like 13
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Gustavo Pinheiro disse:

Pois é... Eu já desconfiava que não era uma baixada de fato porque nos eventos mais frios a diferença de mínimas dela pro inmet é sempre numa média de 3 graus a menos, por exemplo nesse último evento o Inmet topo registrou -3,7 e a Basf -6,0, isso não é a diferença que agente observa entre topos e baixadas. A conclusão que eu chego é que não temos baixadas monitoradas aqui em Vacaria.

O INMET de Vacaria é o menos topo da região, as estações de Bom Jesus, Ausentes e Cambará são topos bem mais pronunciados, baixadas monitoradas aqui nos Campos de Cima da Serra só Ausentes mesmo.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Carlos Campos disse:

Interessante...

Parabéns ao @Gabriel Cardoso pelo empenho em manter estação no local, mesmo morando longe. É o q os malucos por clima extremo fazem! ❤️

Na terça-feira, eu registrei -9,3°C no abrigo e -11,8°C na relva.

Comparando com os registros do Gabriel, temos as seguintes diferenças abrigo/relva:

Charco hoje:  2,8°C

Piraquara/banhado, terça-feira:  2,5°C

 

IRRADIAÇÃO SE CONCENTRA POR GRAVIDADE E A IRRADIAÇÃO ACONTECE NA DIREÇÃO DO CÉU ABERTO (ZÊNITE). ISSO VALE TANTO PRA MONTANHAS OU NÍVEL DO MAR, É UMA PROPRIEDADE DA TERMODINÂMICA: CONVECÇÃO DE CALOR, OU TROCA DE CALOR ENTRE UMA SUPERFÍCIE SÓLIDA COM UM FLUIDO.

 

TERMÔMETRO FORA DE ABRIGO PERDE CALOR DEMASIADAMENTE, MESMO QUE SEU INVÓLUCRO (DE 4 MIL REAIS KKKKK) PERDE CALOR, ASSIM COMO A GAMBIARRA ANTICIENTÍFICA DO GARMIN QUE FIZERAM NO CAMPO BELO. O QUE DEVERIA SER CONSENSO, TÁ PARECENDO TER QUE PROVAR QUE A TERRA GIRA EM TORNO DO SOL.

 

EM NOVA SANTA RITA, NO DIA 27 AGOSTO 2018 TIVE ISSO:

FORA DO ABRIGO IMEDIATAMENTE ABAIXO DELE

20180827_070851.thumb.jpg.c7eb82924583014d2ff6a02edb06097d.jpg:

 

DENTRO DO MESMO ABRIGO:

20180827_071158.thumb.jpg.c26ac0fb26659f60897e9b60092a9828.jpg

 

TENHO MAIS UMA PENCA DE VEZES QUE FIZ ISSO, E SE QUISER FAÇO AMANHÃ DE NOVO. 

O ABRIGO SERVE PRA ISSO, PRA QUE SEU TERMÔMETRO NÃO VIRE UMA LATARIA DE CARRO ESTACIONADO NA RUA, QUE ACUMULA GELO COM 3°C.

 

O GARMIN DO CAMPO BELO DIA 01/JUL/2021, O DIA DO -15 FAKE, OLHA ONDE FOI AMARRADO O SENSOR DELE:

1813659304_GARMINARAGO-14.8-15.jpeg.8a39fccc495fba92bd548fbabcc32925.jpeg

 

RECOMENDO ASSISTIR, TROCA DE CALOR E IRRADIAÇÃO VISUALIZADA:

 

 

AGORA COM ABRIGO, PODEMOS DAR ATENÇÃO AOS DADOS REGISTRADOS DENTRO DELE, PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO.

ABRAÇO.

 

  • Like 8
  • Thanks 11
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Fernando Keiser disse:


Vamos colocar um sensor nas mesmas condições que o @Carlos Campos deixou em Piraquara na Terra do Gelo, deixar ele exposto e escondido no meio do mato. Que tal? Vai considerar também? Hahahaha

Quando é uma estação bem instalada tu não considera, tareco.
 

“Hmm... estão brincando com minha inteligência de observador...hummmm...” (PINHEIRO, Paulo Henrique, 2021).

Concordo contigo! A média das baixadas de Piraquara é a q está sendo exposta pela estação Borda da Mata, com absoluta este ano de -3,8°C. Não é nada descomunal. 

Mas relva de -11,8°C não tem o q discutir já q pra relva não se utiliza abrigo. 

Se vc realmente encontrar um matagal nas baixadas de Bom Jardim, eu seria o primeiro interessado nos registros.

E o PH (tareco) é bem debochado mesmo. É o estilo dele... brincalhão).

Abraço

  • Like 12
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Carlos Campos disse:

Concordo contigo! A média das baixadas de Piraquara é a q está sendo exposta pela estação Borda da Mata, com absoluta este ano de -3,8°C. Não é nada descomunal. 

Mas relva de -11,8°C não tem o q discutir já q pra relva não se utiliza abrigo. 

Se vc realmente encontrar um matagal nas baixadas de Bom Jardim, eu seria o primeiro interessado nos registros.

E o PH (tareco) é bem debochado mesmo. É o estilo dele... brincalhão).

Abraço


Não me interessa medir a temperatura de matagal. Muito menos com sensor exposto. Não vou investir dinheiro numa estação pra colocar em um local onde as medições não podem ser consideradas. Me desculpa, respeito teu gosto, mas pra mim não dá.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, essa discussão de vcs tá muito boa, mas alguém sabe se tem como fazer um abrigo com cano de PVC pro meu termômetro de mercúrio ? Só fazer uns furos no cano e botar no sol vai medir certo? Pq eu to medindo na varanda mas acredito que as máximas ficam mais baixas do que é. Durante a noite eu deixo pendurado ao relento a 1,2m

Edited by Luide Luckmann
  • Like 7
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

A temperatura ambiente interfere na vida humana. Baseado nisso, acho temperaturas de lugares remotos e pouco habitados, pouco interessam para quem não está preocupado com estudos de clima.

Uma temperatura de 4º C com máxima de 10º C em Porto Alegre causa muito mais problemas a muito mais gente que -10º C no Morro da Igreja.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, ecmwf disse:

O INMET de Vacaria é o menos topo da região, as estações de Bom Jesus, Ausentes e Cambará são topos bem mais pronunciados, baixadas monitoradas aqui nos Campos de Cima da Serra só Ausentes mesmo.

Sim, você já chegou a ver pessoalmente o INMET Ausentes? Por uma foto que vi uma vez dava a impressão que a estação estava literalmente em cima de um morro! O INMET Vacaria é um topo mas na mesma altitude do centro da cidade, só não se deixe enganar pela visão que se têm da estação pela estrada, porque alguns KM ao sul da estação ainda dentro da área de 14 hectares da Embrapa, as altitudes diminuem drasticamente, ao ponto de que a estação está a 971m e no "fundo" da  propriedade da Embrapa que tem o formato de um retângulo, principalmente no lado sudeste, existem áreas abaixo dos 900m.
 


 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Gustavo Pinheiro disse:

Sim, você já chegou a ver pessoalmente o INMET Ausentes? Por uma foto que vi uma vez dava a impressão que a estação estava literalmente em cima de um morro! O INMET Vacaria é um topo mas na mesma altitude do centro da cidade, só não se deixe enganar pela visão que se têm da estação pela estrada, porque alguns KM ao sul da estação ainda dentro da área de 14 hectares da Embrapa, as altitudes diminuem drasticamente, ao ponto de que a estação está a 971m e no "fundo" da  propriedade da Embrapa que tem o formato de um retângulo, principalmente no lado sudeste, existem áreas abaixo dos 900m.
 


Basf Vacaria e Bom Jesus são baixadas

 

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Gustavo Pinheiro disse:

Sim, você já chegou a ver pessoalmente o INMET Ausentes? Por uma foto que vi uma vez dava a impressão que a estação estava literalmente em cima de um morro! O INMET Vacaria é um topo mas na mesma altitude do centro da cidade, só não se deixe enganar pela visão que se têm da estação pela estrada, porque alguns KM ao sul da estação ainda dentro da área de 14 hectares da Embrapa, as altitudes diminuem drasticamente, ao ponto de que a estação está a 971m e no "fundo" da  propriedade da Embrapa que tem o formato de um retângulo, principalmente no lado sudeste, existem áreas abaixo dos 900m.
 


 

Sim, é exatamente em cima de um morro

não conheço o terreno da Embrapa ali para dentro, lembro que tem uns eucaliptos se não me engano ao sul da estação.

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Gustavo Pinheiro disse:

Sim, você já chegou a ver pessoalmente o INMET Ausentes? Por uma foto que vi uma vez dava a impressão que a estação estava literalmente em cima de um morro! O INMET Vacaria é um topo mas na mesma altitude do centro da cidade, só não se deixe enganar pela visão que se têm da estação pela estrada, porque alguns KM ao sul da estação ainda dentro da área de 14 hectares da Embrapa, as altitudes diminuem drasticamente, ao ponto de que a estação está a 971m e no "fundo" da  propriedade da Embrapa que tem o formato de um retângulo, principalmente no lado sudeste, existem áreas abaixo dos 900m.
 


Basf Vacaria e Bom Jesus são baixadas

Insisto BASF Vacaria é baixada sim, embora rasa...é baixada....no máximo, encosta baixa que pode ser tão fria quanto um fundo de vale ...se image.thumb.png.0e3b077c298797acb1dc4970ed49d964.png

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, Paulo Henrique disse:

 

Eu não sei como o terreno deve ser pra ser considerada uma baixada, mas a Basf Vacaria só têm altitude superior ao terreno onde a estação foi instalada no sentido norte, cerca de 25 metros de desnível, todos os outros sentidos a altitude se mantêm relativamente plana.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

 

Para o Sul a brincadeira e os estragos na lavoura estão garantidos. Parte de SP e MS também. Agora falta confirmar a potência que chegará em demais regiões do centro oeste, como sul e centro do MT, sul, sudoeste de Goiás, triângulo mineiro/alto paranaíba, centro oeste mineiro, sudoeste/sul de MG, campo das vertentes, região central, zona da mata - além do RJ e até ES.

  • Like 5
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, ecmwf disse:

Sim, é exatamente em cima de um morro

não conheço o terreno da Embrapa ali para dentro, lembro que tem uns eucaliptos se não me engano ao sul da estação.

 

Sim têm pinus que tapam a visão ao sul da estação, por isso falei que quem vê da estrada acha que é relativamente plano, mas ser for lá pra dentro sentido sul, você começa a descer e descer...

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Gustavo Pinheiro disse:

Sim têm pinus que tapam a visão ao sul da estação, por isso falei que quem vê da estrada acha que é relativamente plano, mas ser for lá pra dentro sentido sul, você começa a descer e descer...

Nada melhor do que ver de perto, realmente não sabia desse detalhe porquê da estrada não se tem essa impressão.

sabe de algo sobre aquela Davis que esta instalada na UCS?

creio que era de um projeto que teve a alguns anos atrás de estações por inúmeras cidades dos Campos de Cima da Serra (creio que era do COREDE) e depois foi desativado, mas a estação da UCS continua lá, tinha uma na FEPAGRO se não me engano também.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

GFS 12z saiu apostando em algo “um pouquinho menos amagedônico", com o grosso do anticiclone escoando para o mar já na altura do Uruguai, ainda assim pela força do cavado o evento seria fortíssimo. Mas o melhor mesmo é aguardar o Europeu. Sempre que vai chegando mais perto do evento (6-5 dias), o Americano começa a destoar dos outros nas soluções, só voltando a entrar em concordância faltando 2 dias para o evento... O Europeu é muito mais assertivo nessas situações (100-160h) para o evento. 

Edited by Bruno D
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, ecmwf disse:

Nada melhor do que ver de perto, realmente não sabia desse detalhe porquê da estrada não se tem essa impressão.

sabe de algo sobre aquela Davis que esta instalada na UCS?

creio que era de um projeto que teve a alguns anos atrás de estações por inúmeras cidades dos Campos de Cima da Serra (creio que era do COREDE) e depois foi desativado, mas a estação da UCS continua lá, tinha uma na FEPAGRO se não me engano também.

Só não ache que ela é um topo tão pronunciado como as estações que você citou, do Inmet Ausente etc, ela só perde altitude ao sul mesmo. Nem sabia da existência de uma pws no campus da UCS, eu já vi pessoalmente um estação no campus do IFRS, que fica ao lado da Fepagro, inclusive antigamente a área do IF pertencia a Fepagro então pode ser a mesma estação que tu está pensando, pena que estão construindo novos prédios no terreno do IF muito próximo dela, e pra ser sincero a estação parecia inoperante quando eu tive a oportunidade de ver ela, mas é só achismo mesmo.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Gustavo Pinheiro disse:

Só não ache que ela é um topo tão pronunciado como as estações que você citou, do Inmet Ausente etc, ela só perde altitude ao sul mesmo. Nem sabia da existência de uma pws no campus da UCS, eu já vi pessoalmente um estação no campus do IFRS, que fica ao lado da Fepagro, inclusive antigamente a área do IF pertencia a Fepagro então pode ser a mesma estação que tu está pensando, pena que estão construindo novos prédios no terreno do IF muito próximo dela, e pra ser sincero a estação parecia inoperante quando eu tive a oportunidade de ver ela, mas é só achismo mesmo.

Acho que todas estão inoperantes então, a de Bom Jesus e Ausentes também estão instaladas porém sem funcionar.

Desperdício de equipamentos!

  • Like 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, ecmwf disse:

Acho que todas estão inoperantes então, a de Bom Jesus e Ausentes também estão instaladas porém sem funcionar.

Desperdício de equipamentos!

Quem me dera ter uma estação dessas e instalar em um buraco desses que têm pela nossa região! Sem falar que o Inmet anda bem decadente pra cá também, fiquei sabendo que quem anda mantendo a estação do Inmet Vacaria são os próprios pesquisadores da Embrapa, porque o pessoal do Inmet não está mais tendo dinheiro pra viajar  e fazer as manutenções.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, flaviofelizardo disse:

O Europeu deu uma recuada também. Torcendo por uma solução com frio duradouro com máximas baixas, já que provavelmente não teremos os registros de mínimas na automática do Inmet. 

Até a rodada das 00Z do dia 25 eles vão recuar, depois voltarão a indicar com intensidade semelhante a das primeiras rodadas. Foi assim nas duas últimas mps, e elas vieram bem fortes.

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Até a rodada das 00Z do dia 25 eles vão recuar, depois voltarão a indicar com intensidade semelhante a das primeiras rodadas. Foi assim nas duas últimas mps, e elas vieram bem fortes.

 

Verdade. Tomara que venha mais forte ainda próximo a data do evento.Esperando agora pra ver onde vai nevar.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

@Augusto Göelzer

@kevin cassol e demais colegas. 

Agora com o abrigo novo, bonitinho, arrumadinho de acordo, vai dar tudo certo. Sobre considerar os meus futuros registros, não é necessário. Ficará apenas como "curiosidade". Pra mim sempre vai estar tudo bem. E um motivo pra estar tudo ok é a minha inconstância. Tem épocas q eu faço monitoramento e épocas q não me sinto motivado a fazer. Na vdd a curiosidade maior é minha.

Abraço

@Fernando Keiser sim, eu não esperava q vc fosse concordar em monitorar os matagais de Bom Jardim. Como vc falou, não faz teu gosto. 

Vc monitora preferencialmente baixadas e tem pessoas q preferem monitorar os topos e tem pessoas ainda q só se interessam por estações dentro da área urbana, estejam essas onde estiverem. Eu acho q existe uma boa diversidade de gostos por aki.

  • Like 18
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Dia quente hoje no RS. Várias cidades com temperaturas maximas entre 28/30°C. Algumas com mais de 30°C, depois de amanhecer com temperaturas mais baixas nos buracos....resultado são amplitudes gigantes.

 

Curral de Pedras teve -0,5/25,7°C (26,2°C). E Chácara dos Pinus em Pelotas 1,3/31,1°C (quase 30°C)!!!!

 

  • Like 12
  • Confused 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, EvandroPR said:

Pessoal do RS vi que por aí vcs estão na faixa dos 22 ao 27 C em média agora. Vcs sabiam que se eu mostrar esse mapa aqui no Paraná e falar que aí não está frio , ngm vai acreditar em mim ?

 

Vão falar que esse mapa de temperatura não é de hoje. Que deve ser do verão . A imagem natural das pessoas da daqui é que no RS é sempre muito frio. Só uma curiosidade queria compartilhar com vcs.

 

 

Screenshot_20210723-133306.png

 

Realmente alguma coisa errada não está certa. Hoje foi pancada, fez 27°C na minha cidade, que é uma das mais quentes do estado 🤡🤡🤡

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Fernando Keiser disse:


Acho normal essa variação dos modelos. Tiram e colocam até o dia do evento. Vai ter gente infartando até lá.

acho que eu vou me ausentar do fórum pelos próximos 2 dias e não irei olhar mais nenhuma previsão pra não morrer de ansiedade kkk vamos ver se eu aguento 

  • Like 2
  • Haha 10
Link to comment
Share on other sites

22 hours ago, PabloMartins said:

Tava lendo ali os comentários antigos...acho que medir a temperatura no mato é como medir a temperatura numa rua asfaltada no verão ou como confiar nos termômetros de rua que ficam tostando no sol do meio dia 🤔, não faz sentido porque ninguém mora no mato sabe kk enfim 

 

Eu entendi o que você quis dizer, apesar não teres se expressado muito bem hehe

Eu também não sou um entusiasta de medir temperaturas em pontos extremamente remotos, como em topo de montanhas, porque como tu citaste, ninguém mora lá (e provavelmente nunca morará), não existe infraestrutura que justificasse, e aparamente os dados desse local seriam muito isolados. Ora, se eu quero viajar até às montanhas, o que me interessaria é saber as temperaturas aos arredores da cidade, não em um pico isolado. Talvez a título de curiosidade, pesquisa científica, ou se eu fosse de fato fazer backpacking/trekking, aí é super válido.

Mas no que diz respeito às temperaturas no 'mato', também acho válido. Provavelmente a temperatura nesse local é muito parecida com o clima original, antes da atividade humana, o que é interessantíssimo de saber, pois se estaria lidando com potencial 'real'. Pra mim, é diferente de medir temperatura no asfalto, pois esse é um local 'não natural'.

Mas claro, essa é simplesmente a minha humilde opinião hihihi

 

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Eu entendi o que você quis dizer, apesar não teres se expressado muito bem hehe

 

 

 

pois é, deu pra entender o que ele quis dizer.

mas o problema é que o Pablo sempre responde com ar irônico/tóxico e se safa hahaha  no caso, achei ele bem mal direcionado com relação às postagens do Carlos.

uma vez ele me respondeu "o recalque", porque eu tava reclamando do calor, e isso foi ignorado. Outra vez ele disse pra outro usuário "o que tem a ver o c** com as calças" , e se safou tb.

 

Agora se posta um meme pra ele, que nem ofende, já apagam/editam o post pra proteger o menino.

 

enfim, seletividade né.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.