Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2021


Recommended Posts

15 horas atrás, jean10lj disse:

T850  06/07/2019

 

photo_2019-07-04_06-07-21.thumb.jpg.fb388e7966f876659c4c1eb24efc6b08.jpg

 

T850 29/06/2021

 

368572272_ecmwf-deterministic-southbrazil-t850-4957200(1).thumb.png.ef1d4a7339e7d8782324909cde839225.png

Essa MP é mais continental que julho 2019, esta foi moderada no Mato Grosso, atingindo com mais força Minas Gerais, e veja o quanto SP, Capital e Estado, estavam mais frios no primeiro mapa em 2019, já no segundo mapa referente à próxima semana tem-se mais frio no sul do MS e menos frio em São Paulo, dessa vez não terá muita força em Minas Gerais, o frio pegará mais a faixa oeste do Brasil, uma continental clássica, julho de 2019 foi mais pro leste, não existe onda de frio que seja proporcionalmente forte em todas as regiões do País que podem ser atingidas pelo frio, julho de 2000 só foi mais geral porque foram 4 pulsos. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, rafael_rigoni disse:

Não nevou nas partes baixas do sul do estado tipo Lauro Muller naquele evento ? 🤔

apenas bateu a curiosidade ....

Eu acredito que houve sim neve em todo o costão da serra, tipo Lauro Müller,OrleansGrão-Pará, Rio Fortuna e SantaRosa de Lima. Mas o único município que registrou neve "oficialmente " foi Urussanga,na área do belvedere

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, Bruno D disse:

 

Verdade, os prognósticos não são para um evento de Asas, que requer o anticiclone marítimo de forma semi-permanente no Atlântico... Mas após a passagem continental, normalmente ocorrem uns 2-3 dias de influência marítima da MP, e o Leste de MG costuma se beneficiar muito disso... Mas a previsão é muito melhor, frio prolongado ❤️

___________

 

O Europeu 12z jogou em um cenário limítrofe, mas que com alguns ajustes poderia se transformar em um clássico evento de nevada de Rabeira de Frente. Ele aposta na passagem lenta da FF pelo Sul do País (Em essencial SC) durante o dia 28, na mesma medida que ocorre o avanço do frio em altitude... A interação pela projeção não é perfeita, ficando em algo transitando entre chuva gelada e neve, nos pontos propícios do sul... Mas com poucos ajustes, e sorte, um evento bom de neve pode acontecer. 

 

Além disso tem atuação do ciclone, que tbm deve marcar presença ao longo do dia 29, principalmente no RS, com a atmosfera bem congelada, se acontecer aporte de umidade suficiente, a neve acontece. Acho que dificilmente passaremos esse próximo evento, sem algum registro de precipitação invernal, mesmo que fraca e pontual. 

Screenshot_20210624-165125~2.png

Screenshot_20210624-165847~2.png

A cobertura é muito idêntica à da tarde de 17/07/2017, tenho imagens de satélites do INMET que eu salvei no computador na época, aquela onda de frio foi muito forte no Mato Grosso, com 9 C em Cuiabá e 7 C em Primavera com sustentação de céu nublado no dia 18 de julho. Só pra esclarecer, o horário acima é de Brasília? 

co_TN201707171945.jpg

Edited by Leandro Leite
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Dia maravilhoso aki no leste do Paraná, com sol e temperaturas bem agradáveis.

Já ajudou bastante na diminuição da umidade e o vento norte contribuiu muito nisso.

A máxima atingiu 21,1°C.

Tarde com sol e muitas Cirrus desfilando pelo céu.AirBrush_20210624172745.thumb.jpg.7da749d1d4530742b71c252c7869f21a.jpg

Esta 👇foto eu fiz bem perto do centro de Curitiba às 15h e lembra o estilo das construções da Serra Gaúcha. Imagino ela numa baixada aki em Piraquara e com o telhado branquinho pela geada, algo meio raro no centro de Curitiba...AirBrush_20210624172658.thumb.jpg.89b3647fb974d8523818ec5fa766364b.jpg

Final da tarde 👇20210624_185841.gif.3ce289284e31222cae8c909097730310.gif

 

 

*entendo q tenham excluído meu POST anterior por motivos óbvios e concordo.

  • Like 23
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Projeção YR

 

1°: Londrina 605 mt.

2° Apucarana 871 mt.

 

Nestas condições, as baixadas de Londrina iriam variar entre 0 e -2°C e, em Apucarana, -2 e -4°C.Um absurdo!

 

 Parece-me certo que teremos um belo frio aqui no norte central paranaense, mas vou esperar até sábado às 18:00 para fazer apostas.

20210624_191322.jpg

20210624_191337.jpg

  • Like 21
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Esta onda de frio coincidirá com o aniversário de 25 anos da onda de frio de 1996, no dia 28 de junho Cuiabá teve uma leve sub-10 de tarde com 9,8 C, Primavera acredito que uns 8 C, pelo site Ventusky 9 C, Rondonópolis teve 9,7 C e Jataí 7,8 C, tudo às 18 h UTC,  no dia 29 de junho Goiânia teve máxima de 14 C, dessa vez não deve ser tão forte quanto 1996, mas bem que poderia ser como 2017, o que daria o frio mais forte em junho em duas décadas e meia, um presente após dois junhos sem frio por aqui. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Maicon disse:

 

Posta do MS. Parece que vai surpreender por lá. Qual link destes mapas?

 

Só do MS não tem o zoom. Consigo o do centro da América do Sul. O link é do site Weatherbells.com (não é gratuito infelizmente).

 

Pensa numa manhã gelada:

 

ecmwf-deterministic-brarg-t2m_c_min6-5054400.thumb.png.e19eb8f22a6cfabfe6864a929fa0d96c.png

  • Like 16
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Victor Naia disse:

Projeção YR

 

1°: Londrina 605 mt.

2° Apucarana 871 mt.

 

Nestas condições, as baixadas de Londrina iriam variar entre 0 e -2°C e, em Apucarana, -2 e -4°C.Um absurdo!

 

 Parece-me certo que teremos um belo frio aqui no norte central paranaense, mas vou esperar até sábado às 18:00 para fazer apostas.

20210624_191322.jpg

20210624_191337.jpg

Parte da minha família mora aí do lado de Apucarana, na pequena Cambira. Lá deve fazer um frio parecido!

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, Belo Horizonte teve dia de muito sol e alta amplitude térmica - o dia amanheceu mais frio que o previsto, porém esquentou mais também.

 

Variação 11 - 26ºC com céu azul:

20210624_155754.thumb.jpg.2dfc903c81afa329762bdbef89ada6f8.jpg

 

Sobre a próxima MP, vejo os colegas falando da trajetória não favorecer o estado mineiro. Tecnicamente, pode até ser, porém, na prática, a previsão é de temperaturas baixas, dignas de boas MPs aqui:

 

1303993963_Semttulo.png.3859b925f1b6d1a50af76dbc412463e1.png

 

O frio pode ter outra origem, mas isso é detalhe técnico.

 

Temperatura caindo rápido, como é comum no inverno. Faz 18,9C (19h) com céu claro.

 

Edited by LeoP
  • Like 16
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Noite começando com temperaturas mais altas nos locais bastante urbanizados da cidade, contrastando com o frio que já está no extremo sul.

Em áreas próximas do centro, temos 20/21 graus, enquanto em Marsilac (por exemplo) faz apenas 13 graus e Santana do Parnaíba, 14.

lwJEkAM.png

 

 

Avenida Paulista - leste

7LcIEdY.jpg

  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Essa MP é mais continental que julho 2019, esta foi moderada no Mato Grosso, atingindo com mais força Minas Gerais, e veja o quanto SP, Capital e Estado, estavam mais frios no primeiro mapa em 2019, já no segundo mapa referente à próxima semana tem-se mais frio no sul do MS e menos frio em São Paulo, dessa vez não terá muita força em Minas Gerais, o frio pegará mais a faixa oeste do Brasil, uma continental clássica, julho de 2019 foi mais pro leste, não existe onda de frio que seja proporcionalmente forte em todas as regiões do País que podem ser atingidas pelo frio, julho de 2000 só foi mais geral porque foram 4 pulsos. 

Leandro, pelas projeções de hoje há uma boa chance de essa MP ser sim mais forte que a de 2019 em SP,  quando o Mirante registrou 6,5. Outro ponto bem importante: parece que teremos frio prolongado, enquanto em 2019 o frio durou dois dias. A ver. 

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, LeoP disse:

Boa noite, Belo Horizonte teve dia de muito sol e alta amplitude térmica - o dia amanheceu mais frio que o previsto, porém esquentou mais também.

 

Variação 11 - 26ºC com céu azul:

20210624_155754.thumb.jpg.2dfc903c81afa329762bdbef89ada6f8.jpg

 

Sobre a próxima MP, vejo os colegas falando da trajetória não favorecer o estado mineiro. Tecnicamente, pode até ser, porém, na prática, a previsão é de temperaturas baixas, dignas de boas MPs aqui:

 

1303993963_Semttulo.png.3859b925f1b6d1a50af76dbc412463e1.png

 

O frio pode ter outra origem, mas isso é detalhe técnico.

 

Temperatura caindo rápido, como é comum no inverno. Faz 18,9C (19h) com céu claro.

 

 

Eles não podem jamais generalizar Minas....MG tem uma multiplicidade de climas e dinâmicas distintas, um reflexo do que é também culturalmente falando. Nas últimas rodadas, o Triângulo e o Sul do estado aparecem sendo fortemente atingidos por esse evento, com geadas nas baixadas. Um reflexo significativo também seria sentido na zona da mata e RMBH e, como já é de costume, o leste do estado e o norte seriam pouco atingidos (essas zonas praticamente só sentem efeito das MPs marítimas intensas).

  • Like 10
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Está consolidada a previsão de frio intenso por três dias, de segunda a quarta-feira, em todos os sites de previsão que verifiquei.

 

O euro indica 2/8 segunda, 0/7 terça e 2/8 quarta. 

 

Antes disso, haverá pré-frontal. Para sábado indica máxima de 22⁰C, o que já seria a temperatura mais alta desde os primeiros dias de Junho, mas não sei se será o suficiente para esquentar bem a casa antes da chegada do frio. 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Dia ensolarado por aqui, variação 11°/24° frio de manhã e de tarde o frio na sombra continuava

Agora, 19:45, céu limpo em Lafaiete, temperatura de 16,9°

A previsão pros próximos dias tá bacana, julho vai começar legal. Como não sou de criar expectativas, ao menos abaixar dos 9° eu acho que vai...

1398858991_Semttulo.png.3d53b8f08ea1fad79b526cbbd82c92c3.png

 

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Daniel85 disse:

Noite começando com temperaturas mais altas nos locais bastante urbanizados da cidade, contrastando com o frio que já está no extremo sul.

Avenida Paulista - leste

7LcIEdY.jpg

Linda essa imagem do céu na capital.

O resfriamento vai ser bom na zona sul, já q provavelmente não haverá nebulosidade de origem marítima.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, marinhonani disse:

Vitor Hugo,

modelo canadense CMC, indicando negativas Francisco Beltrão dias 29 e 30, esse modelo acerta muito para mínimas em baixadas.

Como é o relevo na sua cidade!

Boa noite!

A área urbana se localiza numa várzea, então o terreo é plano uniforme, com variação de 550-600m de altitude. Mas dentro do perímetro municipal temos áreas com bastante declividade, principalmente a oeste (distrito Jacutinga), que está a 900m de altitude.

Pelas projeções que o pessoal anda postando, acredito que as mínimas dessa MP se aproximem com a de julho de 2019, qnd registramos -2º e -3º , dia 06 e 07.

No dia 07/07/19 inclusive, a estação da UTFPR registrou -5,35ºC , porém ela fica mais afastada da cidade. Já a do IAPAR, mais próxima do centro, registrou -2,8ºC.

https://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/287479/em-beltrao-temperatura-mais-baixa-foi-de-5-35-graus-c

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Renan disse:

 

Eles não podem jamais generalizar Minas....MG tem uma multiplicidade de climas e dinâmicas distintas, um reflexo do que é também culturalmente falando. Nas últimas rodadas, o Triângulo e o Sul do estado aparecem sendo fortemente atingidos por esse evento, com geadas nas baixadas. Um reflexo significativo também seria sentido na zona da mata e RMBH e, como já é de costume, o leste do estado e o norte seriam pouco atingidos (essas zonas praticamente só sentem efeito das MPs marítimas intensas).

E parece que todos os sites estão ajustando para que o início de Julho em BH se torne bem frio 

 

 

Com Minimas abaixo dos 10 graus 

 

A medida que aproxima o fim do mês essa previsão da primeira semana  de julho tem se ajustado muito pouco e variando bem pouco nas mínimas 

 

Vou até fazer jejum de doce pra nada dar errado rsrs 

 

Screenshot_20210624-200525_1.thumb.jpg.56bc952c53a69a6449727ed20b090fe9.jpg

 

 

Edited by danilo brumana
  • Like 11
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

58 minutos atrás, Wagner97 disse:

Parte da minha família mora aí do lado de Apucarana, na pequena Cambira. Lá deve fazer um frio parecido!

Com certeza. A cidade está aos 800mt na média. O estrago para cafeicultura local seria grande por essas projeções de hoje. Em 2013 já foi complicado. E as baixadas ali devem ter registrado -3°C. Apucarana, no topo, negativou se não me engano. 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, danilo brumana disse:

E parece que todos os sites estão ajustando para que o início de Julho em BH se torne bem frio 

 

 

Com Minimas abaixo dos 10 graus 

 

A medida que aproxima o fim do mês essa previsão da primeira semana  de julho tem se ajustado muito pouco variando bem pouco nas mínimas 

 

Vou até fazer jejum de doce rsrs 

 

Screenshot_20210624-200525_1.thumb.jpg.56bc952c53a69a6449727ed20b090fe9.jpg

 

 

danilo brumana,

se confirmar essas previsões para julho, a estação PWS Casa Branca/Brumadinho, fica numa baixada acima de 900 m e menos de 950 m, registra mínimas bem baixas em relação a área urbana de BH, hoje mesmo esfriou toda madrugada lá, registrando mínima de 5,6ºC ás 6 h 29 da manhã, a máxima subiu aos 25,2ºC, típico de baixadas.

Já registrou 4,8ºC nos dia 15 e 18.

Acho que tem potencial de registrar mínimas entre 3,0 a 4,0 no início de julho.

 

 

 

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Era pra dar uma secada com o vento norte hoje mas o sol custou a aparecer, só apareceu durante alguns momentos. Com isso novamente pouca amplitude térmica e mais um dia úmido: mínima de 15,0ºC e máxima de 21,5ºC.

image.thumb.png.a91720f06c459ca053f2bcb64ac53690.png

 

No fim de semana quero trocar minha Davis Vue pela Davis Pro 2 e os dados devem melhorar, especialmente o vento, que parece meio travado. Chuvisca e faz 17,5ºC com 97% em Blumenau às 20:30.

Em altura temos advecção de ar quente, no morro do baú (820m) venta de noroeste a 16km/h e faz 15,8ºC, maior temperatura em 13 dias. Gráfico bem curioso:

image.thumb.png.67168f5a70379d2ae162a8d8f4a93894.png

 

Edit: 16,5C às 20:45!!

Edit 2: 17,5C às 21:45

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

O que está legal de ver é a abrangência do frio em tantos lugares ao mesmo tempo. Estou pesquisando os famosos inferninhos, e não tem jeito, todo lugar vai esfriar bem. Região Sul praticamente inteira vai ficar com máximas sub-15. São Paulo e Mato Grosso do Sul pelo menos sub-20 vai pegar em tudo que é canto.

 

RS é pra ficar quase todo sub-12 de segunda a quarta, parece que só no norte do litoral norte não vai gelar muito. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2021 em 09:12, Moretão disse:

"Rodada outlier. Acredito que será corrigido. O Europeu está muito bom na maioria das rodadas.

 

O problema é que o GFS continua pegando um frio bem mais fraco."

 

Depois dessa minha fala o GFS melhorou muito.

 

2 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Já da pra se animar pra esse frio da semana que vem:

 

Não é sempre que temos previsão de máxima abaixo de 15C com céu limpo.

 

Hehe verdade e ótimo. Mas eu nem me iludo. É extremamente improvável que isso aconteça. 17/18 é o padrão.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches aqui parece que esa MP tan esperada entro ayer de noche....

 

Hoy tuvimos maxima invertida, 15°C.....pero eso fue a medianoche y en medio de una tormenta que se se transformo en garua y viento durante el resto del dia y hasta mitad de la tarde cuando al fin salio el sol.

Actualmente del viento intenso solo resta una brisa helada y la noche esta despejada.

 

Fuera de la medianoche la maxima durante el resto de la jornada rondo los 13°C en toda la ciudad.

Actualmente la temperatura ronda los 11/12°C dependiendo del barrio.

 

image.png.deacd9496c4b23f6abe98c39e321840f.png

 

Los proximos dias mas alla de la actuacion de MP,  se van a presentar constantemente frios, Montevideo no es una ciudad propensa a "montañas rusas" de temperaturas, al menos en invierno, ese es un razgo que lo acerca mas a un clima templado maritimo que a un clima subtropical, aunque se supone que posee un clima de transicion entre esos dos climas (yo creo que es mas bien por el verano que se considera de transicion, si esta estacion fuera mas fresca seria francamente maritimo):

 

 

image.png.c2cf35068f279259c9ce0a6c72aa210d.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 19
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Bruno D disse:

Medo da saída do Europeu agora das 12z, parece que o cavado tá vindo diferente, talvez isso não seja tão bom (Ansiedade feelings rsrs).

 

Chama a atenção ao frio úmido excepcional projetado para São Paulo (capital), na rodada do GFS 12z. Por ele teríamos uma terça completamente gelada, com a temperatura oscilando entre 9 e 10°C durante o dia.

 

Mas São Paulo costuma surpreender ainda mais do que os modelos apontam, quando MPs continentais ficam bloqueadas bem em cima dela. Então na prática se essa sinótica acontecer, o dia 30/06 seria a versão Junina dos dias 23 e 24/07/2013... Poderíamos ter algo como 7,9/9,8°C, com tempo úmido e garoento.

 

Depois de muitos dias de frio úmido neste Junho, e pouco frio noturno, preferiria um evento mais seco... Mas uma friaca úmida dessas apontadas pelo GFS, não é de se jogar fora, e é o que de melhor proporciona o Clima Paulistano em termos de frio... 

Screenshot_20210624-152745~2.png

Seria meu presente de aniversário….😁😁

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Aldo Santos disse:

Hoje, o tempo na cidade de São Paulo mostrou algumas mudanças em relação aos últimos dias.

 

Tivemos um dia inteiro de sol, apenas com cobertura parcial de nuvens altas, principalmente cirrus.

Durante a tarde, os ventos foram continentais, oscilando de ONO a NNO.

 

O Mirante registrou a temperatura mais alta desde o dia 6 deste mês.

 

Mirante: 12,8°C / 23,9°C

Interlagos: 12,7°C / 23,9°C

IAG: 11,4°C / 24,8°C

 

As previsões são de aquecer mais até o próximo fim de semana.

Vamos acompanhando...

 

Eu que trouxe esse "calor" pra SP hoje, vindo de BH. Impressionante como dou azar pra pegar frio em SP (vou a SP 2 a 3 vezes por ano, pois tenho parentes paulistas). Praticamente todo inverno venho a SP e geralmente pego variações entre 10 e 25 graus aqui, daquelas que já tenho normalmente em BH.

A propósito, hoje tive mínima de 13,9⁰ em BH e cheguei a SP por volta de 09:30 com 16 graus, com céu azul em toda a viagem, que possibilitou belos registros.

Foi possível perceber, do alto, uma grande faixa de nebulosidade em algumas áreas mais a sudeste de BH e também no Vale do Paraíba em SP.

A montanha que se vê abaixo da asa do avião (logo abaixo daquele compartimento sob asa) é o Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, onde temos as Agulhas Negras.

 

20210624_085601.jpg

  • Like 23
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Apenas para constar e não passar batido, vou postar aqui os últimos dias de temperatura mínima e máxima em Porto Velho. Foram dias bem agradáveis e praticamente sem sol, devido a passagem desta última MP:

 

Dia 19 - 22/25

Dia 20 - 21/27

Dia 21 - 21/24

Dia 22 - 21/25

Dia 23 - 21/26

 

Vale ressaltar que, na ausência de MP, Porto Velho nos meses de Junho e Julho, convive diariamente com máximas entre 32ºC a 34ºC, ou seja, tivemos uma queda significativa na máxima.

  • Like 22
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Carlos Campos disse:

Linda essa imagem do céu na capital.

O resfriamento vai ser bom na zona sul, já q provavelmente não haverá nebulosidade de origem marítima.

Exato.

Como (milagrosamente) não está tendo nebulosidade, devido a ausência da brisa marítima, as temperaturas estão bem baixas em áreas praticamente sem nenhuma urbanização.

Santana do Parnaíba com 11 graus e Marsilac com 10 graus. Já no centro, 17/18 graus.

6ifcq6G.png

 

 

Foto do satélite mostra as áreas próximas ao litoral e oceano livres da MM.

Restam apenas nuvens altas pelo estado.

D9p1pGO.jpg

  • Like 22
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.