Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2021


Recommended Posts

28 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Bom dia! O assunto do dia hoje aqui na Argentina (inclusive, primeiro lugar no Twitter) é a queda de neve na provincia de Córdoba. No caso da cidade, nao nevava desde aquele histórico 9 de julho de 2007, dia que também nevou em Buenos Aires. Tenho visto relatos de várias partes da província dizendo que o evento foi mais significativo que o de 14 anos atrás.

 

Algumas fotos do centro da cidade de Córdoba no fim da madrugada de hoje (fotos: @ SantiagoDiaz236 no Twitter)

image.thumb.png.ffe246fb7b9facfd79bcd3249c4c29ee.png

 

image.thumb.png.bc035323519eb6b469fc9bbe12ddaf12.png

 

image.thumb.png.70a5995b1b22b08c94d0b24c5daee4e4.png

 

image.thumb.png.f19582328b290eefc2ae7e81a610a166.png

Alguma chance de nevar próximo à capital, B.Aires?

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Que bela nevada em Córdoba ! E a última neve com essa intensidade ocorreu em 2007, justamente em um ano de inverno muito frio no Sul do Brasil e que reservou para Julho uma bomba polar no país, pegando em cheio o leste do Sudeste (superando qualquer outro evento de advecção fria da década de 2010 nesta parte do Sudeste). 

 

Mais meras coincidências, igual a chuvarada em Brasília ? Isso é o que veremos.

  • Like 18
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Alguma chance de nevar próximo à capital, B.Aires?


Infelizmente nao! Acho que desta vez nenhum ponto da provincia de Buenos Aires, mas tivemos alguns registros interessantes, como Bahía Blanca garoando com 2°C por exemplo e hoje à noite há possibilidade de chuvas em Mar del Plata com só 2°C.

 

Aliás, toda vez que neva num lugar que nao é comum as pessoas aqui se enchem de esperanca e o SMN tem que sair dizendo que nao vai nevar em Buenos Aires. Todo ano em algum momento o pessoal se ilude haha

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 19
  • Thanks 1
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:


Infelizmente nao! Acho que desta vez nenhum ponto da provincia de Buenos Aires, mas tivemos alguns registros interessantes, como Bahía Blanca garoando com 2°C por exemplo e hoje à noite há possibilidade de chuvas em Mar del Plata com só 2°C.

 

Aliás, toda vez que neva num lugar que nao é comum as pessoas aqui se enchem de esperanca e o SMN tem que sair dizendo que nao vai nevar em Buenos Aires. Todo ano em algum momento o pessoal se ilude haha

Vdd

E sempre q tem algum evento extraordinário de frio na Argentina, já sei q aki no Brasil acontecerá o contrário kkkk

  • Like 5
  • Haha 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Fábio De Nittis disse:

Bom dia! O assunto do dia hoje aqui na Argentina (inclusive, primeiro lugar no Twitter) é a queda de neve na provincia de Córdoba.

Se tornou o segundo assunto mais comentado no twitter do mundo na última hora.

Foi surpresa ou tava previsto?

ogjNUyM.png

Edited by Tavares
  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Fraco, pois se trata da cidade mais fria do Centro-Oeste.

 

Ponta Porã neste inverno ainda não teve nenhuma tarde típica daquelas invasões polares mais fortes, com temperaturas entre 6C a 8C em plena tarde e com tempo nublado com nevoeiro. Já vi isso acontecer inúmeras vezes por lá, mas por enquanto esse ano ainda não rolou (mas com certeza chegará o momento).

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, IgorTFreitas disse:

Mais um amanhecer frio nas partes serranas do estado:

Screenshot_5.png.af1b51100eeeee28b62f8aca607dbb96.png

IgorTFreitas,

a PWS Bomfim/área rural de Muniz Freire, registrou 4,1ºC, essa estação, fica numa autêntica baixada, perto de um córrego e a 1024 m de altitude.

 

Parece que o termômetro que registrou 3,0ºC, está pendurado na lateral da porta.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Tavares disse:

Se tornou o segundo assunto mais comentado no twitter do mundo na última hora.

Foi surpresa ou tava previsto?

 

Estava previsto, mas acho que muita gente nao sabia ou nao esperava que fosse com a intensidade que foi.

 

Buenos Aires chega ao meio-dia com céu nublado e, mesmo com aberturas de sol mais cedo, faz ainda 9,2°C com sensacao térmica de 7,7°C.

  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Que bela nevada em Córdoba 😍

Aqui no sudoeste paranaense amanhecemos com 10.0ºC em Fco. Beltrão e 9.4ºC em Pato Branco. Porém, ao contrário de ontem, não teremos aquecimento significativo. Céu limpo e faz 17.2ºC. Ontem a variação foi 6º~22ºC , hoje segundo Simepar não passará de 18ºC.

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Daniel Lisboa disse:

Sério, alguém consegue me explicar o que eles estão dizendo aí? SP teve uma puta chuva segunda passada. E o texto diz que estamos há 32 dias sem chuva significativa, mas que a última chuva foi no dia 14/06 (????)

Tenho tentado pegar leve com as críticas, mas não dá. 

https://www.tempoagora.com.br/noticias/sp-esta-ha-32-dias-seguidos-sem-chuva/

 

Pra tirar a dúvida, chuvas acima de 1 mm nas estações do INMET em Sampa desde 1º de maio.

 

Mirante (Aut)

30,6 mm (13/05)

  6,8 mm (23/05)

  5,8 mm (31/05)

  1,4 mm (01/06)

  3,4 mm (08/06)

  2,6 mm (11/06)

 

Interlagos

  1,2 mm (08/05)

29,0 mm (13/05)

  6,0 mm (23/05)

  3,4 mm (29/05)

  7,0 mm (31/05)

  2,6 mm (08/06)

  2,4 mm (09/06)

  1,8 mm (11/06)

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Para que voces vejam como nao exagero quando digo que toda vez que neva em algum lugar incomum o povo comeca a se perguntar se vai nevar aqui também. A notícia mais lida num dos principais sites daqui:
 

image.png.9fdd062abff817c224d20f393188462d.png

 

O melhor é que abrindo a matéria nao diz se pode nevar aqui ou nao, baita de um clickbait 😂

 

Bom, neve nao vai ter, mas teremos uma boa máxima: 13h e 9,6°C. Ainda nao chegamos a 10°C hoje!

  • Like 12
  • Thanks 2
  • Haha 13
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

Mínima de 19°C automática de São Gonçalo (PB). Faz 32,5°C por lá agora (atualização de 13h).

Aquelas instabilidades isoladas do Cariri paraibano que postei ontem provocaram baixos volumes na região de Patos (Brejo do Cruz fica a nordeste daqui, a chuva de lá foi mais tarde) segundo a AESA.

Screenshot_20210616-131957.thumb.png.ab428344e259f86463a5c8c507ad1617.png

 

Ontem eu estava observando o radar e a chuva mais forte na maior parte do tempo ficou sobre a parte rural dos municípios, então provavelmente pode ter tido algum local com 20/30 mm

Edited by CloudCb
  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, Victor Naia disse:

Aeroporto de Córdoba agora. Deve estar com chuva congelada/sleet, algo assim. Incrível o frio. 1°C agora no início da tarde.

20210616_123923.jpg

Incrível o poder que a continentalidade tem! Pra quem não sabe Córdoba está mais ou menos na mesma latitude e altitude de Bagé. 

Edited by Wagner97
  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Ao contrário do que era esperado, o dia não está completamente nublado. Apesar da grande presença de nuvens, principalmente agora tarde, o sol conseguiu dar sua cara em alguns momentos, e com isso, a temperatura está um pouco acima do esperado. Quanto a chuva, nenhum sinal dela até agora.

 

A mínima de manhã foi de 13,8°C. Agora, faz 21,1°C | 79,2%.

 

image.thumb.png.f7278744a3afa80acd5a2c26f530ce79.png

  • Like 19
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, no maravilhoso mundo do final da grade:

 

Apiaí (925m)

image.png.e942d40adf9df5c0006562fd42d9d4ec.png

 

Eldorado (27m)

image.png.2937f2149d7c748cc01fbc59498ae102.png

 

Eu até não iria postar nada, mas meus dedos coçavam para compartilhar com vocês e deixar isso salvo kkkkk

 

E só fiz isso porque lembro de ter visto alguém (não lembro quem) postando um mapa com uma previsão animadora para esse período. Vamos ficar na torcida que se concretize, previsão de 0°C em Apiaí com certeza seria uma temperatura negativa lá, enquanto aqui seria algo perto de 0°C.

  • Like 11
  • Thanks 3
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
13.22 a las 12:08:00
TEMP MÍNIMA
6.11 a las 08:17:00

 

Ventoso y nuboso a la madrugada y a la mañana, sin embargo dio para llegar hasta casi los 6°C aqui en el norte de la ciudad.

Sensacion termica muy baja todo el dia que estuvo mayormente soleado pero algo nuboso.

  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Augusto Göelzer disse:

Nevando em Córdoba!! Primeiro evento desde 09/07/2007!!

 

 

Impressiona a abundância da neve, e acumulando!!

 

Agora:

 

San Carlos: 0,0° - neve fraca

San Rafael: 0,4° - neve

General Alvear: 0,4° - neve

Villa Reynolds: 1,2° - neve

Passagem Cristo Redentor (Mendoza): 1,7° - chuva forte!

San Luis: 2,1° - água-neve

Córdoba: 3,6° - nublado

Villa Dolores: 4,4° - chuva

Mendoza: 5,2° - predominantemente nublado

La Rioja: 5,3° - nublado

Tucumán: 6,8° - nublado

Jujuy: 6,9° - chuvisco

Salta: 7,9° - nublado com chuva nas redondezas

Olavarría: 8,4° - nublado

Santiago del Estero: 8,6° - nublado

Tartagal: 8,8° - chuvisco

Paraná: 9,5° - nublado

Rosário: 9,6° - nublado

Santa Fé: 9,9° - nublado

 

  • Like 21
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Já são dez dias consecutivos de máximas sub-25 (sub-24) no mirante de santana, nem me lembro qual foi a última vez que tivemos um período tão prolongado de máximas abaixo desses valores, é difícil elas se manterem comportadas por tanto tempo... e pelo visto isso vai continuar por mais vários dias! Mesmo que a dinâmica ande xoxa até então, eu tenho ouvido muitas pessoas reclamarem do "frio" que anda fazendo, e isso mostra como uma sequencia de máximas mais baixas causam uma impressão de frio constante na população, mesmo que as mínimas não estejam aquelas coisas

Edited by Wagner97
  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

A variação de temperatura hoje na minha estação foi aquela que posso considerar como perfeita:

 

Variação: 09,4 / 21,8

 

Realmente não há nada igual em termos de conforto térmico , pois sente-se um friozinho bom, mas sem exageros. O céu esteve parcialmente nublado durante toda a jornada do dia, com algumas boas aberturas de sol, porém em nenhum momento o céu ficou com uma cor azul bonita (a atmosfera aparentemente está meio "fosca", não sei se o motivo seriam queimadas ou algo mais).

 

 

  • Like 27
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, Paulo Henrique disse:

Raia da Pedra a 800m obteve uma sub 10°...deu 9,9° de máxima...já a nova estação experimental na encosta baixa no S Tomé 35km ao sul, e 660m,. teve máxima de 10°...a menor mínima em Soledade foi na Raia com 4,6°...dia todo nublado e gelado com vento sudeste...image.thumb.png.dd5da9aee630f79878c349d3aea06255.png

 

Eu . Não. Resisto. Juro. 

 

Mas como disse o @Otavio Cyrino, os dedos coçaram KKK

 

Será que vai ser desta vez, PH?

Algum pingo fazendo barulho estranho no telhado?

  • Like 8
  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Otavio Cyrino disse:

Eu não iria postar nada, mas meus dedos coçavam para compartilhar com vocês e deixar isso salvo kkkkk

 

E só fiz isso porque lembro de ter visto alguém (não lembro quem) postando um mapa com uma previsão animadora para esse período. Vamos ficar na torcida que se concretize, previsão de 0°C em Apiaí com certeza seria uma temperatura negativa lá, enquanto aqui seria algo perto de 0°C.

Idem kkk

Tbm não resisti 😏

Curitiba, no imprevisível final da grade...

CollageMaker_20210616_170850947.jpg.63ec38bdd5c5b90ea1bde8506ca9d0aa.jpg

(calma, @Renan, estou vivenciando o presente, mas tá chato pra caramba)

 

  • Like 5
  • Thanks 3
  • Haha 18
Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde!

 

Máximas baixitude Nordeste de SC 16/06/2021

 

18.7°C Capri/São Francisco do Sul
18.4°C Schroeder
18.1°C Balneário Barra do Sul
18.1°C Barra Velha
18.0°C Centro/Araquari
17.9°C Santa Isabel/Corupá
17.9°C Barra do Rio Cerro/Jaraguá
17.9°C Itapocu/Araquari
17.8°C Pirabeiraba/Joinville
17.8°C Tifa Monos/Jaraguá
17.7°C Estrada da Ilha/Joinville
17.6°C São João Abaixo/Garuva
17.6°C Massaranduba
17.6°C Floresta/Joinville
17.5°C Estrada Poço Grande/Araquari
17.2°C Zona Sul/Joinville
17.1°C Jativoca/Joinville
16.8°C Vale do Quiriri/Garuva
16.7°C Vila Nova/Joinville

 

Dados: PWS/Epagri

  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, Wagner97 disse:

Já são dez dias consecutivos de máximas sub-25 (sub-24) no mirante de santana, nem me lembro qual foi a última vez que tivemos um período tão prolongado de máximas abaixo desses valores, é difícil elas se manterem comportadas por tanto tempo... e pelo visto isso vai continuar por mais vários dias! Mesmo que a dinâmica ande xoxa até então, eu tenho ouvido muitas pessoas reclamarem do "frio" que anda fazendo, e isso mostra como uma sequencia de máximas mais baixas causam uma impressão de frio constante na população, mesmo que as mínimas não estejam aquelas coisas

 

Na verdade não é difícil sequências de sub25 no Mirante de Santana, nós é que estamos totalmente mal acostumados. Isso é algo que acontece todos os anos, em sequencias até maiores e mais de uma vez. O bizarro foi 2020 não ter conseguido uma sequer. A maior sequência sub25 do ano passado foi de 26/jun a 04/jul (9 dias). Quase conseguiu uma sequência melhor em agosto (seriam 12 dias seguidos, de 15/ago a 26/ago), porém houve uma máxima de 26,0°C no dia 19 interrompendo a sequência.

 

Em 2019 a maior sequência foi de 11 dias (01/jun a 11/jun)
Em 2018 foi de 12 dias (19/mai a 30/mai)
Em 2017 foi de 19 dias (09/jun a 27/jun)
Em 2016 foi de 24 dias (23/mai a 15/jun)

Vasculhando os dados, a maior sequência que encontrei foi de 48 dias em 1993 (de 14/mai a 30/jun)

  • Like 28
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Bruno Maon disse:

 

Na verdade não é difícil sequências de sub25 no Mirante de Santana, nós é que estamos totalmente mal acostumados. Isso é algo que acontece todos os anos, em sequencias até maiores e mais de uma vez. O bizarro foi 2020 não ter conseguido uma sequer. A maior sequência sub25 do ano passado foi de 26/jun a 04/jul (9 dias). Quase conseguiu uma sequência melhor em agosto (seriam 12 dias seguidos, de 15/ago a 26/ago), porém houve uma máxima de 26,0°C no dia 19 interrompendo a sequência.

 

Em 2019 a maior sequência foi de 11 dias (01/jun a 11/jun)
Em 2018 foi de 12 dias (19/mai a 30/mai)
Em 2017 foi de 19 dias (09/jun a 27/jun)
Em 2016 foi de 24 dias (23/mai a 15/jun)

Vasculhando os dados, a maior sequência que encontrei foi de 48 dias em 1993 (de 14/mai a 30/jun)

 

E de máxima sub-15 ? Qual a maior sequência já registrada no Mirante ?

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.