Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2021


Recommended Posts

32 minutos atrás, Luciano disse:

Oi, só uma correção, foi no dia 22 de julho que caiu a neve. Abraço!

22 começou a nevar no RS e em SC mas o dia D da neve mesmo foi dia 23, quando nevou bastante em amplas áreas de SC e Paraná, inclusive em Curitiba.

 

edit: obvio que não nevou bastante em Curitiba como deu a entender pela frase, foram só alguns flocos :P 

Edited by Wagner97
  • Like 10
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Leandro Leite disse:

As chances da MP por volta do dia 21 se concretizarem são altas, aqui o tópico de julho de 2017, no dia 4, em meio à marítima do começo do mês, os modelos já apontavam uma forte continental para dali a 10 a 15 dias, que de fato se concretizou, e também há quem estava desacreditado: 

 

foi durante essa mp de 2017 que eu entrei aqui no fórum! foi uma mp forte, porém tiro curto demais, praticamente imemorável

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, marcoseojr disse:

Sei que não seria o local mais adequado, mas alguém aqui tem acesso a esses dados das estações automáticos com login e senha?

 

image.thumb.png.15a586d837e79cc32f6bf3ff5b7e2697.png

 

Não sei se entendi a sua dúvida mas não precisa de login e nem de senha.

Basta acessar: http://www.ciiagro.org.br/ema/

 

O CIIAGRO é um órgão do IAC-Instituto Agronômico, subordinado ao governo do estado de SP.

Por isso, quase todas as estações ficam no estado de SP.

 

O "dia meteorológico" do CIIAGRO vai das 7 h da manhã de um dia às 7h da manhã do dia seguinte.

É uma instituição voltada para agricultura por isso a grande maioria das estações ficam em áreas rurais.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Luciano disse:

Oi, só uma correção, foi no dia 22 de julho que caiu a neve. Abraço!

Na verdade, nevou em 22 e 23 de julho(em Guarapuava). Começou a nevar por volta das 20:00 horas do dia 22 e continuou até a madrugada dia 23.

Edited by JOÃO MARCOS
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Tenho que concordar com o @LeoP e @RafaelBHZ

E pensar que em maios passados aqui já fazia temperatura abaixo de 10 graus 

 

Esse ano está xoxo e eu espero que mude 

 

E de todo o coração torço pra que não se repita o ano de 2013 aqui 

 

Essa previsão estendida vive mudando e tem algo que aprende com vocês é que não dar pra sonhar com o fim da grade kkkk

 

 

Para BH 

Screenshot_20210609-095309_1.thumb.jpg.5d4e92eff4eaf7f3b060abd4f2a80550.jpg

 

 

Essa semana estava lembrando do inverno de 2010 e em maio daquele ano tinha feito uns 9 graus na Pampulha 

 

 

image.jpg.306ef3257e5f03c8d370bd09c2adc2ea.jpg

 

Dia 14 de maio /2010

 

Screenshot_20210608-220048_1.jpg.75317e6b693446a47b3d66e8d5dd57e2.jpg

 

Em junho daquele ano dia 11/06

 

Nos últimos oito anos, a menor temperatura foi registrada na região da Pampulha, quando no dia 11 de junho de 2010, fez 7,4ºC

 

Já no dia 14/06

 

Screenshot_20210608-014241_1.thumb.jpg.ff4779ffd02f5ad4890c3fc312d5a2ba.jpg

 

Em agosto 18/08 / 2010

 

Screenshot_20210608-220620_1.thumb.jpg.ca37a54d333392de0804387a9aee7e43.jpg

 

O interessante do inverno de 2010 e que eu lembro dele com as temperaturas na ilha de calor registrando 9 graus na praça sete quando tinha aqueles termômetros ( os jornais local sempre iniciavam uma matéria mostrando as pessoas no centro da cidade  apontando esses valores e claro a convencional tbm registrava temperaturas abaixo de 10 naquele ano ) 

 

 

 

 

 

  • Like 13
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Eclipse disse:

só vem

 

POA

image.png.358db1a51fa1a09aadc20a0fb59c1225.png

 

 

 

e já se foi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

mesmo assim, a tendência parece boa. Nenhum frio de destaque, mas  levemente abaixo da média

 

image.png.2025d6640f7df155d7773aa9c8b39a8e.png

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, danilo brumana disse:

 

 

 

Tenho que concordar com o @LeoP e @RafaelBHZ

E pensar que em maios passados aqui já fazia temperatura abaixo de 10 graus 

 

Essa semana estava lembrando do inverno de 2010 e em maio daquele ano tinha feito uns 9 graus na Pampulha 

 

O interessante do inverno de 2010 e que eu lembro dele com as temperaturas na ilha de calor registrando 9 graus na praça sete quando tinha aqueles termômetros ( os jornais local sempre iniciavam uma matéria mostrando as pessoas no centro da cidade  apontando esses valores e claro a convencional tbm registrava temperaturas abaixo de 10 naquele ano 

 

Amigo, em maio do ano passado já fez 8 graus na Pampulha. Aliás, temperaturas como essas, embora muito boas, não são nada de outro mundo pra cá, só ano passado fez umas 3 ou 4 vezes. E outra, a estação do centro da capital já registrou 1 dígito em setembros e outubros recentes. Os eventos que citou são excelentes, mas é muito mais demérito da atual dinâmica porca que mérito das ondas de frio.

 

Sobre as previsões, joga isso no lixo, não estão acertando nem pro dia seguinte. Eu acredito em 12/13 graus de mínima na semana que vem e talvez nem bata recorde. Mas pelo menos vai dar pra molhar a boca com um gostinho de inverno, já que será advecção, com vento e máximas amenas (uns 23 graus).

 

Sobre hoje, a capital teve um fim de tarde muito gostoso, com céu encoberto (que veio a abrir ao anoitecer), muita umidade, chuviscos e temperatura de 21ºC:

 

20210609_170319.thumb.jpg.789223795c61d02d5a75fe0bb91219b1.jpg20210609_170240.thumb.jpg.0effcd3713a6275cbc911e51a0b49319.jpgoriginal_7aad1da3-a08b-4b71-a0a7-4dba7ad91d59_20210609_170449.thumb.jpg.c646ce06bf5567b95d42b20c64372067.jpg20210609_173704_2.thumb.jpg.cedfc8b3ba6e84b0fa322fe50f34d556.jpg

 

Boa noite a todos.

  • Like 13
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

17,4°C / 24,4°C

 

Essa foi a variação de hoje em Eldorado. Dia predominantemente nublado, com aberturas de sol durante a manhã e tarde. A máxima foi registrada às 13h, justamente em um desses momentos onde o sol deu as caras.

 

O acumulado total da chuva de ontem foi de 5.6 mm. Hoje na madrugada, acumulou 0.2 mm. Somando esses 2 dias e hoje, o acumulado total se dá em 23.4 mm. Amanhã tem previsão de muita chuva para cá, vamos ver se confirma.

 

Agora (19h), faz 20°C | 100%. A névoa já está começando a cobrir a cidade, parecia que ia limpar, mas já começou a surgir nuvens baixas.

image.thumb.png.e5645e8602d35029a4614a5b8e106f13.png

image.thumb.png.c0e292d4344fd323ca57330f65996111.png

image.thumb.png.a14ca3861d91a32d16b8c75663aac79c.png

image.thumb.png.c82acd930e6fb5ac9535ca13fd7df484.png

 

  • Like 22
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, danilo brumana disse:

 

 

 

Tenho que concordar com o @LeoP e @RafaelBHZ

E pensar que em maios passados aqui já fazia temperatura abaixo de 10 graus 

 

Esse ano está xoxo e eu espero que mude 

 

E de todo o coração torço pra que não se repita o ano de 2013 aqui 

 

Essa previsão estendida vive mudando e tem algo que aprende com vocês é que não dar pra sonhar com o fim da grade kkkk

 

 

Para BH 

Screenshot_20210609-095309_1.thumb.jpg.5d4e92eff4eaf7f3b060abd4f2a80550.jpg

 

 

Essa semana estava lembrando do inverno de 2010 e em maio daquele ano tinha feito uns 9 graus na Pampulha 

 

 

image.jpg.306ef3257e5f03c8d370bd09c2adc2ea.jpg

 

Dia 14 de maio /2010

 

Screenshot_20210608-220048_1.jpg.75317e6b693446a47b3d66e8d5dd57e2.jpg

 

Em junho daquele ano dia 11/06

 

Nos últimos oito anos, a menor temperatura foi registrada na região da Pampulha, quando no dia 11 de junho de 2010, fez 7,4ºC

 

Já no dia 14/06

 

Screenshot_20210608-014241_1.thumb.jpg.ff4779ffd02f5ad4890c3fc312d5a2ba.jpg

 

Em agosto 18/08 / 2010

 

Screenshot_20210608-220620_1.thumb.jpg.ca37a54d333392de0804387a9aee7e43.jpg

 

O interessante do inverno de 2010 e que eu lembro dele com as temperaturas na ilha de calor registrando 9 graus na praça sete quando tinha aqueles termômetros ( os jornais local sempre iniciavam uma matéria mostrando as pessoas no centro da cidade  apontando esses valores e claro a convencional tbm registrava temperaturas abaixo de 10 naquele ano ) 

 

 

 

 

 

Danilo Brumana,

meu sobrinho que nasceu no Rio, mas, foi para Porto Alegre em outubro de 1983 com 7 meses, e voltou para Niterói em 2008, passou o maior frio na madrugada de 13 de junho 2010 na rodoviária de Viçosa, foi fazer prova para a UFV, a mínima nesse dia lá, foi de 4,2ºC.

Edited by marinhonani
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Eclipse disse:

 

 

 

e já se foi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

mesmo assim, a tendência parece boa. Nenhum frio de destaque, mas  levemente abaixo da média

 

image.png.2025d6640f7df155d7773aa9c8b39a8e.png

 

E amanhã vamos postar esse gráfico bonitinho -que virou referência no BAZ- e vai mudar tudo de novo...e no dia seguinte, tudo diferente ! A grade fica bonita, a grade fica feia e reclamamos.... E assim vão passando os dias e só ficamos a viver nas previsões de longo prazo, sem analisar e vivenciar o "nowcasting" (a previsão do instante, do agora). E o inverno daqui a pouco acaba e o que vivemos de fato ? 

 

Pode parecer filosofia idiota, mas a meu ver a gente tem que ser mais racional com nossas análises. Isso vale para mim também, que às vezes me perco nos devaneios do fim da grade. Sendo que o importante de verdade, é a tendência dos membros "Ensemble", é o acompanhamento dos vários modelos que indicam, todos eles, um padrão ótimo de frio para o Centro-sul brasileiro a partir desse final de semana. As temperaturas passam a ficar abaixo da média e assim vão neutralizar o começo péssimo do mês. Essa é a realidade de fato a acompanhar e viver. Vamos curtir Junho, pessoal ! 

 

Hoje parecia que ia chover por causa das nuvens de grande desenvolvimento, porém não passou de uma impressão. As temperaturas foram ótimas, com variação de 15,2C a 25,1C e com muitas variações de nebulosidade. Um dia acima da média, mas dinâmico. E para mim é isso que mais importa. 

 

 

  • Like 12
  • Thanks 8
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

 

E amanhã vamos postar esse gráfico bonitinho -que virou referência no BAZ- e vai mudar tudo de novo...e no dia seguinte, tudo diferente ! A grade fica bonita, a grade fica feia e reclamamos.... E assim vão passando os dias e só ficamos a viver nas previsões de longo prazo, sem analisar e vivenciar o "nowcasting" (a previsão do instante, do agora). E o inverno daqui a pouco acaba e o que vivemos de fato ?

 

 

 

Estou vivendo ele muito bem desde a segunda semana de Maio, em especial amando esse friozinho úmido nessa semana!

Eu gosto muito de acompanhar as tendências, e ver quais padrões permanecem fixos, entre uma projeção e outra, e quais outros são intensificados ou amenizados. Para mim, é ciência, diversão, e se vier calor, também não me importa. Até seria bom, pra secar algumas roupas que estão acumulando na semana.

 

Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

 

E amanhã vamos postar esse gráfico bonitinho -que virou referência no BAZ- e vai mudar tudo de novo...e no dia seguinte, tudo diferente ! A grade fica bonita, a grade fica feia e reclamamos.... E assim vão passando os dias e só ficamos a viver nas previsões de longo prazo, sem analisar e vivenciar o "nowcasting" (a previsão do instante, do agora). E o inverno daqui a pouco acaba e o que vivemos de fato ? 

 

Pode parecer filosofia idiota, mas a meu ver a gente tem que ser mais racional com nossas análises. Isso vale para mim também, que às vezes me perco nos devaneios do fim da grade. Sendo que o importante de verdade, é a tendência dos membros "Ensemble", é o acompanhamento dos vários modelos que indicam, todos eles, um padrão ótimo de frio para o Centro-sul brasileiro a partir desse final de semana. As temperaturas passam a ficar abaixo da média e assim vão neutralizar o começo péssimo do mês. Essa é a realidade de fato a acompanhar e viver. Vamos curtir Junho, pessoal ! 

 

Hoje parecia que ia chover por causa das nuvens de grande desenvolvimento, porém não passou de uma impressão. As temperaturas foram ótimas, com variação de 15,2C a 25,1C e com muitas variações de nebulosidade. Um dia acima da média, mas dinâmico. E para mim é isso que mais importa. 

 

 

Renan,

aqui amanheceu com céu encoberto e mais uma mínima xoxa, limpou perto de 10 h, coloquei um milho para secar, mas a partir de 12 h 30, começou a formar cumulus, foi fechando cada vez mais, por volta de 13 h 30 deu um pancadinha rápida de chuva, com isso a temperatura, ficou amena o resto da tarde, mesmo com o sol e as nuvens sumiram.

Na torcida para as noites de 23 e 24,estarem sobre influencia de massa fria e seca, para ver o nascer da lua aqui em frente de casa, a Lua cheia de junho, é a que nasce mais baixa no horizonte daqui, a minha rua na direção sudeste, coincide com o nascer da Lua cheia de junho. No mês de dezembro é a vez do nascer do Sol, no mesmo lugar da Lua cheia de junho.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

 

Amigo, em maio do ano passado já fez 8 graus na Pampulha. Aliás, temperaturas como essas, embora muito boas, não são nada de outro mundo pra cá, só ano passado fez umas 3 ou 4 vezes. E outra, a estação do centro da capital já registrou 1 dígito em setembros e outubros recentes. Os eventos que citou são excelentes, mas é muito mais demérito da atual dinâmica porca que mérito das ondas de frio.

 

Sobre as previsões, joga isso no lixo, não estão acertando nem pro dia seguinte. Eu acredito em 12/13 graus de mínima na semana que vem e talvez nem bata recorde. Mas pelo menos vai dar pra molhar a boca com um gostinho de inverno, já que será advecção, com vento e máximas amenas (uns 23 graus).

 

Sobre hoje, a capital teve um fim de tarde muito gostoso, com céu encoberto (que veio a abrir ao anoitecer), muita umidade, chuviscos e temperatura de 21ºC:

 

20210609_170319.thumb.jpg.789223795c61d02d5a75fe0bb91219b1.jpg20210609_170240.thumb.jpg.0effcd3713a6275cbc911e51a0b49319.jpgoriginal_7aad1da3-a08b-4b71-a0a7-4dba7ad91d59_20210609_170449.thumb.jpg.c646ce06bf5567b95d42b20c64372067.jpg20210609_173704_2.thumb.jpg.cedfc8b3ba6e84b0fa322fe50f34d556.jpg

 

Boa noite a todos.

 

O que uma massa de ar frio considerada "forte" seria capaz de provocar na capital mineira no core do inverno?

 

Aqui pra SP, com o aumento da cobertura de estações nos últimos anos creio que seja seguro dizer que para qualquer massa polar se candidatar a esse posto precisa fazer zerar em Marsilac, deixar toda a periferia da cidade em sub-5º com o Mirante marcando entre 6º a 8º.

 

--

 

Hoje a temperatura ficou praticamente estabilizada em SP, no Mirante a mínima foi de "primaveris" 17,0º e a máxima chegou a 21,9º

 

 

--

 

O que me chateia nessa xoxice climática que se assola sobre o país é que, embora o inverno astronômico ainda não tenha chegado o inverno climático já está no seu auge, já em Agosto o maçarico do Brasil Central começa a ser ligado, restando somente uma ou outra mP mais forte (e que não ocorre todos os anos). Setembro então nem se fala, já abandonou seu posto de mês de inverno de SP para cima. O tempo está passando.

 

 

  • Like 13
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Renan disse:

 

E amanhã vamos postar esse gráfico bonitinho -que virou referência no BAZ- e vai mudar tudo de novo...e no dia seguinte, tudo diferente ! A grade fica bonita, a grade fica feia e reclamamos.... E assim vão passando os dias e só ficamos a viver nas previsões de longo prazo, sem analisar e vivenciar o "nowcasting" (a previsão do instante, do agora). E o inverno daqui a pouco acaba e o que vivemos de fato ? 

 

Pode parecer filosofia idiota, mas a meu ver a gente tem que ser mais racional com nossas análises. Isso vale para mim também, que às vezes me perco nos devaneios do fim da grade. Sendo que o importante de verdade, é a tendência dos membros "Ensemble", é o acompanhamento dos vários modelos que indicam, todos eles, um padrão ótimo de frio para o Centro-sul brasileiro a partir desse final de semana. As temperaturas passam a ficar abaixo da média e assim vão neutralizar o começo péssimo do mês. Essa é a realidade de fato a acompanhar e viver. Vamos curtir Junho, pessoal ! 

 

Hoje parecia que ia chover por causa das nuvens de grande desenvolvimento, porém não passou de uma impressão. As temperaturas foram ótimas, com variação de 15,2C a 25,1C e com muitas variações de nebulosidade. Um dia acima da média, mas dinâmico. E para mim é isso que mais importa. 

 

 

Concordo, o mais importante é aproveitar o presente. Por mais que esse outono esteja bem xoxo, pelo menos vamos ter ausência de calor em SP até o fim da grade, e emendando com essa MP que pode ou não ser a mais forte do ano até agora

 

 

imagem_2021-06-09_201852.png

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

O que uma massa de ar frio considerada "forte" seria capaz de provocar na capital mineira no core do inverno?

 

Aqui pra SP, com o aumento da cobertura de estações nos últimos anos creio que seja seguro dizer que para qualquer massa polar se candidatar a esse posto precisa fazer zerar em Marsilac, deixar toda a periferia da cidade em sub-5º com o Mirante marcando entre 6º a 8º.

 

--

 

Hoje a temperatura ficou praticamente estabilizada em SP, no Mirante a mínima foi de "primaveris" 17,0º e a máxima chegou a 21,9º

 

 

--

 

O que me chateia nessa xoxice climática que se assola sobre o país é que, embora o inverno astronômico ainda não tenha chegado o inverno climático já está no seu auge, já em Agosto o maçarico do Brasil Central começa a ser ligado, restando somente uma ou outra mP mais forte (e que não ocorre todos os anos). Setembro então nem se fala, já abandonou seu posto de mês de inverno de SP para cima. O tempo está passando.

 

 

 

No core do inverno, uma massa polar realmente forte tem que provocar ao menos uns 5ºC nas altitudes da zona sul, 6/7C na Pampulha e 8/9C na área central. Lembrando que, com exceção da Pampulha (encosta), todas as estações são topos. Nessa perspectiva, uma boa baixada nos bairros serranos pode registrar geada fraca.

 

Após a tarde de muitas nuvens e até chuviscos, o céu abriu totalmente e temos uma noite estrelada e bastante ventosa, com 19ºC. Sensação de muito frescor, tendendo a um friozinho. As mínimas aqui também foram primaveris, com 16/17C na maioria dos bairros.

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Otra vez cayo Nimbus, asi que no tengo los datos de le estacion Melilla, pero deben de haber sido muy similares a los de las demas estaciones, quizas la minima un poco mas baja.

En la estacion Prado tuvimos una maxima de 19,2°C y una minima de 13°C, en la estacion Carrasco la maxima fue de 19,6°C y la minima de 11,6°C.

 

Hoy tuvimos unj dia mayormente cubierto pero que donde el sol buscaba de momentos aparecer entre las nubes, garuo muy poco a la tarde; muy fino, algo parecido a un aeresol, recien ahora a la noche esta lloviendo de verdad; pero de forma poco intensa y ya esta parando.

 

595875078_IMG_20210609_164623_32.thumb.jpg.2f48406bbec353791369a065c40f458d.jpg

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 20
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Accuweather marcando TODOS os dias de junho abaixo da média, começando na sexta-feira, em POA.

Sei que boa parte é a longo prazo, mas parece que o padrão de Maio está voltando, e intensificando, em Junho, por aqui.

Link to comment
Share on other sites

54 minutos atrás, LeoP disse:

 

No core do inverno, uma massa polar realmente forte tem que provocar ao menos uns 5ºC nas altitudes da zona sul, 6/7C na Pampulha e 8/9C na área central. Lembrando que, com exceção da Pampulha (encosta), todas as estações são topos. Nessa perspectiva, uma boa baixada nos bairros serranos pode registrar geada fraca.

 

Após a tarde de muitas nuvens e até chuviscos, o céu abriu totalmente e temos uma noite estrelada e bastante ventosa, com 19ºC. Sensação de muito frescor, tendendo a um friozinho. As mínimas aqui também foram primaveris, com 16/17C na maioria dos bairros.

E reforçando esse post 

 

Quando aqui em BH tem temperaturas muitos baixas as regiões como nova lima e etc por exemplo costuma ocorrer geadas 

 

Não e atoa que as casas nessa região tem lareiras para aquecer ( bom as que já vi lá )

 

Um exemplo de registro é esse aqui que geou no inverno de 2000 em nova lima 

Naquele ano o centro fez 8 e 9 graus 

 

E não havia cercadinho e nem Pampulha nessa época 

 

Bem provável que fez muito mais nas outras regiões da cidade 

 

Acredito eu que depois desse evento teve outras geadas nas regiões Metropolitana de BH 

 

 

 

Screenshot_20210609-214212_1.thumb.jpg.092d67e11bdb21c721228912bfae7746.jpg

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Hoje o dia foi nublado em Buenos Aires, com um pouco de garoa no comeco da manha. A temperatura esteve bem acima da média para o mes, com mínima de 15,1°C e máxima de 18,2°C. Agora temos céu nublado, 16,7°C, URA de 89% e vento calmo.

 

Amanha o dia comeca nublado, com possibilidade de garoa, mas à tarde o sol aparece, segundo o SMN. Mínima de 13°C e máxima de 19°C. O sol nasce às 7h56 e se poe às 17h49.

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje o tempo surpreendeu aqui em Blumenau, as previsões que indicavam mais um dia chuvoso fracassaram e tivemos um dia de sol entre poucas nuvens. Ventou fraco de norte/nordeste e os extremos de temperatura aqui em casa foram: mínima de 17,2ºC e máxima de 26,2ºC

image.thumb.png.334691b554d2e95dee917ca0c6ca39f7.png

 

Gostei tanto do sol que nem reclamo do calor. A chuva que causou estragos em algumas cidades do leste catarinense na última madrugada não passou de chuva fraca a moderada aqui, acumulando 18,8mm

image.thumb.png.059894b15b2515f54a2b892e3ed15195.png

 

Mais uma noite encoberta e quente, 19,4ºC com 96% aqui em casa às 22:10.

No morro do Baú (820m) 14,9ºC e vento leste a 10km/h.

  • Like 19
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, danilo brumana disse:

E reforçando esse post 

 

Quando aqui em BH tem temperaturas muitos baixas as regiões como nova lima e etc por exemplo costuma ocorrer geadas 

 

Não e atoa que as casas nessa região tem lareiras para aquecer ( bom as que já vi lá )

 

Um exemplo de registro é esse aqui que geou no inverno de 2000 em nova lima 

Naquele ano o centro fez 8 e 9 graus 

 

E não havia cercadinho e nem Pampulha nessa época 

 

Bem provável que fez muito mais nas outras regiões da cidade 

 

Acredito eu que depois desse evento teve outras geadas nas regiões Metropolitana de BH 

 

 

 

Screenshot_20210609-214212_1.thumb.jpg.092d67e11bdb21c721228912bfae7746.jpg

Eu tenho muita curiosidade de uma estação em baixada em algum dos condomínios entre a BR e área mais central de Nova Lima. São muitos lugares interessantes, na casa de 1000 a 1100 metros - como o Vila Del Rey.

O Retiro das Pedras, cuja altitude chega até aos 1450 metros, também deve ser interessante para monitoramento. Este bairros em Nova Lima acima de 1200 mt devem ter uma clima muito similar a Ouro Preto. Ainda sobre 2000, é o ano que vi geada pela primeira vez com memória em Varginha; me recordo do meu Pai dizendo e explicando o que era. E foi na área urbana. Acredito que estes locais de Nova Lima em baixada, devem ter beliscado 0°C. Nas baixadas de Varginha deve ter negativado com sobra. E as baixadas poderosas de Maria da Fé e outros lugares da região acima dos 1200 a 1400 mt, devem ter chegado a -8°C. Talvez até -9°. O bairro do charco deve ter feito menos que -10°C.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Dia começando chuvoso em Umuarama (PR).

 

Chuva calma, com intensidade variando entre fraca e forte, intercalada por intervalos e trovoes fracos. Faz 17ºC

 

Temperaturas agradáveis para os próximos dias de acordo com o Google, com previsão de sol a partir de amanhã.

 

QUI - 16/23      SEX - 9/23     SAB - 8/22      DOM - 11/23      SEG - 9/23    TER - 9/23

Edited by SkyJef
  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Manhã de quinta-feira amanheceu chuvosa em Adamantina e no oeste paulista. 14,5mm acumulados no Ciiagro. 
 

Nessa madrugada 12,2mm em casa.

 

Já é o terceiro dia seguido de chuva, e a previsão é que chova mais!! Que venha.

Edited by Matheus b Santos
  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

 

Mais uma mínima alta para época: 17,6°C. Esse mês de junho ainda não conseguiu abaixar de 15°C aqui em Eldorado.

 

Em relação a chuva, assim como os outros colegas de SP, aqui no sul de SP também está dando um pingos, mas é algo tão irrelevante, que ainda não chegou a acumular nada na estação do Cemaden daqui do centro da cidade. E olha que a previsão para hoje era de bastante chuva...

 

image.thumb.png.646c37344216969149ae42d92268b440.png

image.thumb.png.12b76e53b9d73c32f00dd9b627f6869c.png

  • Like 16
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.