Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2021


Recommended Posts

1 hora atrás, stankevecz1 disse:

 

Se colocassem a estação oficial em SP-Marsilac seria absurdo demais, kkkk. Primeiro que é baixada rural. Esfria mesmo sem ar frio. Diferente dos topos dos demais INMET. Era capaz de decretarem SP como a capital mais fria do país em médias. Acho que seria pau a pau com o INMET Curitiba (verão levemente mais frio, por ser borda de serra), inverno levemente mais quente (diferença de latitude seria compensada pelo efeito baixada em meses secos). Percebe que seria uma distorção da realidade?

Ah sim, sem dúvida alguma. Óbvio q eu tava zoando até pq o Mirantão é representativo da capital paulista e suas médias (à partir de 1945?) acompanham em linha crescente o aumento da coberta urbana.

Situação (um pouco) semelhante à q eu sugeri no outro post seria colocar o INMET de Curitiba no parque Barigui, local bem mais frio em noites de céu limpo. Se bem q o local onde fica a estação curitibana não é tão ruim... Só é meio elevado...mas tem boa ventilação e uma grande área verde.

Aliás q absurdo isso de não termos dados completos do INMET por esses motivos q vc citou. Eu percebi um certo abandono quando fui lá há 2 semanas...tudo fechado e largado, inclusive o escritório. Abandono mesmo...o q é isso????

O q acontece com o nosso país? Os históricos antigos todos com falhas, com informação q não batem. Estações inoperantes. Ausência de dados em períodos q nós sabemos q estações estavam na ativa. Vc vai consultar certas datas e não consegue obter as informações. Dia desses eu estava procurando uns históricos nem tão antigos e as cidades mais frias do estado apareciam com máximas de 25/26°C enquanto as mais quentes com 15/16°C: fizeram a relação diária de ponta cabeça. Se não me falha a memória, teve 1 dia (entre vários) q Palmas aparecia com mínima de 12°C e Maringá com -1°C (na tabela diária). O q fizeram? Qual profissional faz uma coisa dessas? De olhos fechados? Jogando dados pra escolher qual nome de cidade iria ao lado das temperaturas q ali estavam? Isso não é revoltante?

Eu sei q talvez irão apagar este post pq não se pode falar.  Mas é sério q não se pode falar? E como é q se mudam as coisas? Ficando em silêncio?

Eu já mandei e-mails e não me responderam, provavelmente pq não havia ng lá pra ler ou responder.

  • Like 13
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Na última hora ainda antes dessa mp fui comprar um termômetro pre registrar. Instalei ele no pergolado com telhado de vidro do lado da casa a 1,80m de altura. É adequado pra medir corretamente a temperatura?

20210625_155452.jpg

20210625_155456.jpg

Q legal..

Eu tinha dois desses quando morava lá em Bom Jardim e funcionavam muito bem. Agora me deu uma tristezinha de saudade 😶

Eu deixava eles em abrigos e na sombra.

Ficou legal aí na tua varanda, só q vai eskentar um pouco além do normal.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Bruno D disse:

O @Renan, deve ter dados mais detalhados, mas a rodada foi muito promissora, frio por dias a fio a partir de 90h para boa parte da região ❤️

ecmwf_T850a_samer_fh48-216.gif

Parece bem condizente com a média do que vem sendo previsto para cá. O único dos que tenho visto que aponta algo mais radical é o Tempo.com com cinco dias seguidos de mínimas de um dígito. Os demais apontam para algo bem mais "corriqueiro", tipo o The Weather Channel, que reproduzo abaixo. Vai ter um dia de destaque com máxima sub 20 e talvez alguma geadas nas baixadas. Se vier algo além disso será lucro.

image.thumb.png.6f3df4c5464639bfc50341e6e01ba304.png

4 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Ah sim, sem dúvida alguma. Óbvio q eu tava zoando até pq o Mirantão é representativo da capital paulista e suas médias (à partir de 1945?) acompanham em linha crescente o aumento da coberta urbana.

Situação (um pouco) semelhante à q eu sugeri no outro post seria colocar o INMET de Curitiba no parque Barigui, local bem mais frio em noites de céu limpo. Se bem q o local onde fica a estação curitibana não é tão ruim... Só é meio elevado...mas tem boa ventilação e uma grande área verde.

Aliás q absurdo isso de não termos dados completos do INMET por esses motivos q vc citou. Eu percebi um certo abandono quando fui lá há 2 semanas...tudo fechado e largado, inclusive o escritório. Abandono mesmo...o q é isso????

O q acontece com o nosso país? Os históricos antigos todos com falhas, com informação q não batem. Estações inoperantes. Ausência de dados em períodos q nós sabemos q estações estavam na ativa. Vc vai consultar certas datas e não consegue obter as informações. Dia desses eu estava procurando uns históricos nem tão antigos e as cidades mais frias do estado apareciam com máximas de 25/26°C enquanto as mais quentes com 15/16°C: fizeram a relação diária de ponta cabeça. Se não me falha a memória, teve 1 dia (entre vários) q Palmas aparecia com mínima de 12°C e Maringá com -1°C (na tabela diária). O q fizeram? Qual profissional faz uma coisa dessas? De olhos fechados? Jogando dados pra escolher qual nome de cidade iria ao lado das temperaturas q ali estavam? Isso não é revoltante?

Eu sei q talvez irão apagar este post pq não se pode falar.  Mas é sério q não se pode falar? E como é q se mudam as coisas? Ficando em silêncio?

Eu já mandei e-mails e não me responderam, provavelmente pq não havia ng lá pra ler ou responder.

Depende muito da cultura de cada órgão e da estrutura também mas já trabalhei em órgão com quase nenhuma estrutura que, pela cultura organizacional e comprometimento dos servidores entregava muito mais do que era de se esperar e também em outros lugares que, apesar da abundância de recursos, não entregavam nada de decente porque não tinham uma cultura de trabalho; de cuidado com os recursos postos à disposição; de responsabilidade mesmo com a razão de existir da organização (é aquilo que se chama de espírito de dono, pelo qual o servidor/funcionário cuida daquilo como se fosse seu)etc. Não conheço a realidade do INMET mas só o fato de haverem multiplas redes de monitoramento no país já é algo que para mim é descabido dada a limitação dos recursos públicos. Passou da hora de ter uma rede eficiente que a um tempo fosse capaz de fornecer os dados necessários à defesa civil, forças armadas, tráfego áereo, agropecuária e, claro, à meteorologia comercial e acadêmica. Custa essa gente se sentar junta para bolar algo assim e, de quebra, economizar um pouco do suado dinheiro do contribuinte?! Pronto, acordei.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, marcio valverde disse:

Parece bem condizente com a média do que vem sendo previsto para cá. O único dos que tenho visto que aponta algo mais radical é o Tempo.com com cinco dias seguidos de mínimas de um dígito. Os demais apontam para algo bem mais "corriqueiro", tipo o The Weather Channel, que reproduzo abaixo. Vai ter um dia de destaque com máxima sub 20 e talvez alguma geadas nas baixadas. Se vier algo além disso será lucro.

image.thumb.png.6f3df4c5464639bfc50341e6e01ba304.png

Depende muito da cultura de cada órgão e da estrutura também mas já trabalhei em órgão com quase nenhuma estrutura que, pela cultura organizacional e comprometimento dos servidores entregava muito mais do que era de se esperar e também em outros lugares que, apesar da abundância de recursos, não entregavam nada de decente porque não tinham uma cultura de trabalho; de cuidado com os recursos postos à disposição; de responsabilidade mesmo com a razão de existir da organização (é aquilo que se chama de espírito de dono, pelo qual o servidor/funcionário cuida daquilo como se fosse seu)etc. Não conheço a realidade do INMET mas só o fato de haverem multiplas redes de monitoramento no país já é algo que para mim é descabido dada a limitação dos recursos públicos. Passou da hora de ter uma rede eficiente que a um tempo fosse capaz de fornecer os dados necessários à defesa civil, forças armadas, tráfego áereo, agropecuária e, claro, à meteorologia comercial e acadêmica. Custa essa gente se sentar junta para bolar algo assim e, de quebra, economizar um pouco do suado dinheiro do contribuinte?! Pronto, acordei.

Mas tenho quase certeza que o WC se baseia no GFS. Pode ser que o modelo acerte desta vez, mas tenho notado uma tendência dele a potencializar demais a massa seca e quente do centro do país. Isso aconteceu em outras MPs neste ano, e agora nesta MP ele foi o último a dar o braço a torcer e mostrar que ela avançaria mais. Tá aí algo a ser observado. 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Bruno D disse:

O @Renan, deve ter dados mais detalhados, mas a rodada foi muito promissora, frio por dias a fio a partir de 90h para boa parte da região ❤️

ecmwf_T850a_samer_fh48-216.gif

 

Vou pedir para os outros colegas postarem os dados dessa vez, pois hoje o trabalho tá tenso e só vim aqui ver mesmo se o Euro mantinha a MP. Bom, como se pode ver ele mantém ela e ainda coloca uma advecção constante de ar frio marítimo após a passagem da alta continental. Um cenário realmente perfeito pro Sudeste.

 

 

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, marcio valverde disse:

Acho que há aí uma confusão dos institutos jurídicos envolvidos. Uma coisa é a afetação do espaço  público em que a estação está instalada e isso não está em questão. Outra coisa é o zoneamento da área ao redor da estação que, se foi instituído por lei e ainda está em vigor, impedirá a concessão do alvará para construção do edifício, sob pena de embargo administrativo ou judicial. A conferir. Por outro lado acho que essa controvérsia é estéril porque, além dos aspectos legais que já abordei, dos anos quarenta para cá a área já sofreu grande urbanização e isso já afetou a estação há décadas. Podiam transferir essa estação para o meio do Campo de Marte ou algum outro parque na Zona Norte a fim de evitar uma influência mais direta do ambiente urbano ao redor. Ao fim e ao cabo o Mirante só representa parte da Zona Norte da Capital e não adianta esperar mais do que isso dele. Sei que essa discussão já foi travada aqui inúmeras vezes  que nunca haverá consenso mas esse drama que a imprensa faz com qualquer coisa corriqueira cansa a beleza de qualquer um.

1958

image.thumb.png.49a53f6238af763c525b15750a3661e9.png

2020

image.thumb.png.93765d15b4729f29fd1f020f814ce9bb.png

 

 

NA VERDADE VOCÊ QUE ACABOU FAZENDO CONFUSÃO. ZONEAMENTO É UMA MEDIDA DE ORDENAÇÃO DO SOLO URBANO, FEITA PELO MUNICÍPIO, NO PLANO DIRETOR, QUE PASSA POR DIVERSAS MODIFICAÇÕES TEMPORALMENTE. HÁ AQUI UMA DISCRICIONARIEDADE DO PREFEITO.

 

NO CASO DO MIRANTE TEMOS A AFETAÇÃO DE UM BEM, FEITO POR LEI, COM A IMPOSIÇÃO DE LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVAS AO SEU REDOR.

É ATO QUE O PREFEITO ESTÁ VINCULADO. É BEM MAIS COMPLEXO, E DIFICIL DE QUEBRAR. SEI BEM, PORQUE MEU TEMA E TESE DA ESPECIALIZAÇÃO FOI JUSTAMENTE ESTES INSTRUMENTOS, SÓ QUE PARA FINS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.

 

MAS, ENFIM...

 

VOLTEMOS ÀS PROJEÇÕES DE FRIACA.

 

SÓ VEM FRIACA (PROJEÇÃO CENTRO-OESTE PAULISTA):

 

836382266_Screenshot_20210625-131205_SamsungInternet.thumb.jpg.d417bae28bdcd19ddd7b1c2f669a0f26.jpg

 

TEM MEMBROS DO MUTIMODEL APONTANDO ZERO GRAU PRA CÁ.

 

Screenshot_20210625-162859_Gallery.thumb.jpg.f607eaae74ab3b40e3523b1b22c5bc1e.jpg

Edited by Maicon
  • Like 8
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Q legal..

Eu tinha dois desses quando morava lá em Bom Jardim e funcionavam muito bem. Agora me deu uma tristezinha de saudade 😶

Eu deixava eles em abrigos e na sombra.

Ficou legal aí na tua varanda, só q vai eskentar um pouco além do normal.

Eu coloquei atrás do pilar(onde não bate diretamente o sol) então eu acho que a diferença nas máximas vai ser pequena. Até porque o intuito é só ter uma ideia das temperaturas que ocorrem aqui e não ter registros oficiais. Quero comparar com outros lugares do estado.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

54 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Na última hora ainda antes dessa mp fui comprar um termômetro pre registrar. Instalei ele no pergolado com telhado de vidro do lado da casa a 1,80m de altura. É adequado pra medir corretamente a temperatura?

20210625_155452.jpg

20210625_155456.jpg

 

Ideal é medir num abrigo meteorológico (ventilado e que proteja de radiação) em campo aberto. Com esse termômetro aí dá pra ter uma ideia já, mas como o Carlos bem falou vai marcar temperaturas acima do real.

 

Eu comprei recentemente um Ecowitt, custou 330 reais (315 + 15 reais de importação), está online em teste aqui em casa:

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBLUME7/

image.thumb.png.7aeb83ec47bf44b5db939491bf8743dc.png

 

Comunica com um aparelhinho bem pequeno que envia os dados online. Está dentro do abrigo à esquerda (que fiz com pratos plásticos http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6849-abrigo-caseiro-para-sensor-de-temperatura-e-umidade/ )image.thumb.png.cfea9dc43deeabf5423de76021c6e577.png

 

Particularmente gostei bastante dos dados dele e como fica online no weather underground não preciso fazer a leitura, fica tudo salvo. 

Edited by Felipe Backendorf
sim, editei várias vezes
  • Like 16
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Maicon disse:

 

NA VERDADE VOCÊ QUE ACABOU FAZENDO CONFUSÃO. ZONEAMENTO É UMA MEDIDA DE ORDENAÇÃO DO SOLO URBANO, FEITA PELO MUNICÍPIO, NO PLANO DIRETOR, QUE PASSA POR DIVERSAS MODIFICAÇÕES TEMPORALMENTE.

 

NO CASO DO MIRANTE TEMOS A AFETAÇÃO DE UM BEM, FEITO POR LEI, COM A IMPOSIÇÃO DE LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVAS AO SEU REDOR. É BEM MAIS COMPLEXO, E DIFICIL DE QUEBRAR. SEI BEM, PORQUE MEU TEMA E TESE DA ESPECIALIZAÇÃO FOI JUSTAMENTE ESTES INSTRUMENTOS, SÓ QUE PARA FINS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.

 

MAS, ENFIM...

 

VOLTEMOS ÀS PROJEÇÕES DE FRIACA.

 

SÓ VEM FRIACA (PROJEÇÃO CENTRO-OESTE PAULISTA):

 

836382266_Screenshot_20210625-131205_SamsungInternet.thumb.jpg.d417bae28bdcd19ddd7b1c2f669a0f26.jpg

 

TEM MEMBROS DO MUTIMODEL APONTANDO ZERO GRAU PRA CÁ.

 

Screenshot_20210625-162859_Gallery.thumb.jpg.f607eaae74ab3b40e3523b1b22c5bc1e.jpg

Não duvido do seu conhecimento do assunto mas trata-se apenas de lei ordinária https://www.saopaulo.sp.leg.br/iah/fulltext/leis/L7662.pdf revogável por maioria simples na Câmara Municipal. Se ainda estiver vigente vale o que já falamos e a discussão é inócua, se já tiver sido revogada mais ainda. Isso do ponto de vista legal. Quanto à utilidade, tanto da lei quanto da estação já emiti minha opinião.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Eu coloquei atrás do pilar(onde não bate diretamente o sol) então eu acho que a diferença nas máximas vai ser pequena. Até porque o intuito é só ter uma ideia das temperaturas que ocorrem aqui e não ter registros oficiais. Quero comparar com outros lugares do estado.

Excelente, se não bate diretamente no aparelho, não terá nenhum grande problema, mas o abrigo é bacana se vc kiser uma melhor acurácia nos dados.

Se for só pra ter uma idéia, está ótimo.

Bons registros.

36 minutos atrás, marcio valverde disse:

Parece bem condizente com a média do que vem sendo previsto para cá. O único dos que tenho visto que aponta algo mais radical é o Tempo.com com cinco dias seguidos de mínimas de um dígito. Os demais apontam para algo bem mais "corriqueiro", tipo o The Weather Channel, que reproduzo abaixo. Vai ter um dia de destaque com máxima sub 20 e talvez alguma geadas nas baixadas. Se vier algo além disso será lucro.

image.thumb.png.6f3df4c5464639bfc50341e6e01ba304.png

Depende muito da cultura de cada órgão e da estrutura também mas já trabalhei em órgão com quase nenhuma estrutura que, pela cultura organizacional e comprometimento dos servidores entregava muito mais do que era de se esperar e também em outros lugares que, apesar da abundância de recursos, não entregavam nada de decente porque não tinham uma cultura de trabalho; de cuidado com os recursos postos à disposição; de responsabilidade mesmo com a razão de existir da organização (é aquilo que se chama de espírito de dono, pelo qual o servidor/funcionário cuida daquilo como se fosse seu)etc. Não conheço a realidade do INMET mas só o fato de haverem multiplas redes de monitoramento no país já é algo que para mim é descabido dada a limitação dos recursos públicos. Passou da hora de ter uma rede eficiente que a um tempo fosse capaz de fornecer os dados necessários à defesa civil, forças armadas, tráfego áereo, agropecuária e, claro, à meteorologia comercial e acadêmica. Custa essa gente se sentar junta para bolar algo assim e, de quebra, economizar um pouco do suado dinheiro do contribuinte?! Pronto, acordei.

Perfeito, meu amigo. É exatamente isso.

 

A tarde foi bem aproveitável por aki, com sol e formações de algumas Congestus isoladas.

Variação hoje 9,9/24,4°C.

AirBrush_20210625164539.thumb.jpg.bdefb796e2ea4f251308f45f4078e2b3.jpgAirBrush_20210625164659.thumb.jpg.96e9c61c41a4c5bbbaa7cb985449654e.jpg

Agora temos infiltração marítima e temperatura de 18°C.

Edited by Carlos Campos
  • Like 20
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

No caso do Mirante, mudar a estação de local não é tarefa simples.

Para atender os requisitos necessários, além de ser topo, não vejo quase nenhum lugar disponível na zona norte de Sampa que não seja no Horto Florestal.

O aeroporto Campo de Marte é um baixadão, várzea do rio Tietê, e o INMET seguramente não mudaria a estação para lá.

Além disso, uma mudança de local dessa magnitude (Para o Horto, onde o INMET já teve estação) implica em zerar tudo.

Isto é, seria outra estação, em outra condição, começando do zero.

 

Na zona sul, o INMET já tem a estação Interlagos.

Com toda certeza, não instalariam outra na mesma região.

 

Resta a zona leste,  no parque do Carmo talvez...

Mas também seria uma condição completamente diferente da atual.

 

-------------------------------

 

Como previsto, esquentou mais em Sampa.

O dia foi de sol mas, diferente de ontem, sempre com a presença de quantidade variável de nuvens baixas, além de algumas nuvens altas.

 

Mirante: 13,9°C / 26,9°C

Interlagos: 14,2°C / 24,8°C

IAG: 12,4°C / 24,7°C

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 21
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Wagner97 disse:

Em termos de média de mínimas bate INMET Curitiba fácil, em julho ficam na casa dos 6/7°. As máximas é que são mais altas, em torno de 21°C. Mas é bom lembrar que a estação é muito nova, acho que inaugurou em 2018 né? pegou 3 invernos xoxos e capengas

 

A imprensa paulistana já sabe da estação de Marsilac? Lembro de umas estações na ZS de SP que negativaram a poucos anos atrás, e geada de respeito na região.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Maicon disse:

 

NA VERDADE VOCÊ QUE ACABOU FAZENDO CONFUSÃO. ZONEAMENTO É UMA MEDIDA DE ORDENAÇÃO DO SOLO URBANO, FEITA PELO MUNICÍPIO, NO PLANO DIRETOR, QUE PASSA POR DIVERSAS MODIFICAÇÕES TEMPORALMENTE. HÁ AQUI UMA DISCRICIONARIEDADE DO PREFEITO.

 

NO CASO DO MIRANTE TEMOS A AFETAÇÃO DE UM BEM, FEITO POR LEI, COM A IMPOSIÇÃO DE LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVAS AO SEU REDOR.

É ATO QUE O PREFEITO ESTÁ VINCULADO. É BEM MAIS COMPLEXO, E DIFICIL DE QUEBRAR. SEI BEM, PORQUE MEU TEMA E TESE DA ESPECIALIZAÇÃO FOI JUSTAMENTE ESTES INSTRUMENTOS, SÓ QUE PARA FINS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.

 

MAS, ENFIM...

 

VOLTEMOS ÀS PROJEÇÕES DE FRIACA.

 

SÓ VEM FRIACA (PROJEÇÃO CENTRO-OESTE PAULISTA):

 

836382266_Screenshot_20210625-131205_SamsungInternet.thumb.jpg.d417bae28bdcd19ddd7b1c2f669a0f26.jpg

 

TEM MEMBROS DO MUTIMODEL APONTANDO ZERO GRAU PRA CÁ.

 

Screenshot_20210625-162859_Gallery.thumb.jpg.f607eaae74ab3b40e3523b1b22c5bc1e.jpg

Amigo por que vc escreve sempre em caixa alta? Isso me dá uma agonia kk

  • Thanks 1
  • Haha 11
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, opusdei disse:

 

A imprensa paulistana já sabe da estação de Marsilac? Lembro de umas estações na ZS de SP que negativaram a poucos anos atrás, e geada de respeito na região.

 2016 chegou à 0°C na Capela do Socorro, imagina Marsilac? Se não fez uns -3 lá não digo nada. A imprensa local vez ou outra fala de Marsilac

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Nova rodada do Euro aumentou um pouco as mínimas mas diminuiu as máximas dos dias mais frios. Se isso se concretizar, a primeira máxima sub-15 do ano em São Paulo vai ser pelo menos parcialmente ensolarada 

imagem_2021-06-25_184443.png

Edited by n4rd3s
  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Terminei o trabalho. Vamos brincar com alguns mapas do ECMWF 12Z. Fiquem à vontade para compartilhar também o GFS (que está meio fora da casinha pra esse evento), e o modelo canadense com suas mínimas espetaculares. 

 

- INTERESSANTE CONSTATAR QUE ESTE ANTICICLONE JÁ ESTÁ FAZENDO SUA TRANSPOSIÇÃO PELOS ANDES:

 

image.png.9c1d5d25e6e2ce3b354d738f61366e72.png

 

- ESTA IMAGEM REPRESENTA MAIS OU MENOS O QUE PODEMOS ESPERAR NO AUGE DO EVENTO (AINDA NÃO APARECE CHEGANDO NO LESTE, MAS ELA VAI PRA LÁ DEPOIS)

 

ecmwf-deterministic-brarg-t850_anom_stream-4957200.thumb.png.5c3016b268b1051505c8b1b9c7314b9e.png

 

 

- NÚCLEO DA ALTA PRESSÃO É INTENSO, AMPLO E BEM POSICIONADO:

 

ecmwf-deterministic-brarg-mslp-4978800.thumb.png.b1a78c1b935e6c833f51276918e6b001.png

 

 

- O FRIO CONSEGUE ENTRAR COM FORÇA NO SUDESTE E ATÉ NO LESTE DO SE GRAÇAS AO CAVADO QUE DIRECIONARÁ AR FRIO TAMBÉM PARA O LESTE DO PAÍS. A ADVECÇÃO PROMETE SER DISPARADAMENTE A MELHOR DO ANO ATÉ O MOMENTO:

 

ecmwf-deterministic-rio-t850-5119200.thumb.png.efc15468374004912b5e9c0c8012eb62.png

 

 

- PODEMOS ESPERAR POR ÓTIMAS MÍNIMAS GRAÇAS À POSIÇÃO DESSA ALTA PRESSÃO. A SUBSIDÊNCIA DO ANTICICLONE GARANTIRÁ NÍVEIS DE SECURA MUITO ALTOS E, ASSIM, AS TEMPERATURAS VÃO DESABAR:

 

ecmwf-deterministic-brarg-pwat-5130000.thumb.png.b9adb8b60a8fdb2bedbe24fc44fd9b66.png

 

ecmwf-deterministic-brarg-t2m_c_min6-5054400.thumb.png.8ca75984937ca5f15603052eeecbbabb.png

 

Quero mais análises lindas dos meteorologistas e estudantes da área, hehehe.

  • Like 24
  • Thanks 20
Link to comment
Share on other sites

Temperatura subiu muito hoje, máxima de 28°, será que amanhã bate os 30°? 

 

////////////////////////////////

 

Hoje cedo a neblina permaneceu nos vales por muito tempo.IMG_20210625_083452_copy_3000x2250.thumb.jpg.2d9760a8f9751c59fec69f4d70e97d65.jpgE por volta das 8:30 fui dar uma olhada no fundo de um vale, esperando achar um nevoeiro muito forte, mas o interessante é que a nível do solo não tinha nada, mas o topo das árvores mais altas estavam cobertas pela cerração.IMG_20210625_193220.thumb.jpg.e2694edd348270bafb58d758cf6e046f.jpg

 

  • Like 17
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Renan disse:

Terminei o trabalho. Vamos brincar com alguns mapas do ECMWF 12Z. Fiquem à vontade para compartilhar também o GFS (que está meio fora da casinha pra esse evento), e o modelo canadense com suas mínimas espetaculares. 

 

- INTERESSANTE CONSTATAR QUE ESTE ANTICICLONE JÁ ESTÁ FAZENDO SUA TRANSPOSIÇÃO PELOS ANDES:

 

image.png.9c1d5d25e6e2ce3b354d738f61366e72.png

 

- ESTA IMAGEM REPRESENTA MAIS OU MENOS O QUE PODEMOS ESPERAR NO AUGE DO EVENTO (AINDA NÃO APARECE CHEGANDO NO LESTE, MAS ELA VAI PRA LÁ DEPOIS)

 

ecmwf-deterministic-brarg-t850_anom_stream-4957200.thumb.png.5c3016b268b1051505c8b1b9c7314b9e.png

 

 

- NÚCLEO DA ALTA PRESSÃO É INTENSO, AMPLO E BEM POSICIONADO:

 

ecmwf-deterministic-brarg-mslp-4978800.thumb.png.b1a78c1b935e6c833f51276918e6b001.png

 

 

- O FRIO CONSEGUE ENTRAR COM FORÇA NO SUDESTE E ATÉ NO LESTE DO SE GRAÇAS AO CAVADO QUE DIRECIONARÁ AR FRIO TAMBÉM PARA O LESTE DO PAÍS. A ADVECÇÃO PROMETE SER DISPARADAMENTE A MELHOR DO ANO ATÉ O MOMENTO:

 

ecmwf-deterministic-rio-t850-5119200.thumb.png.efc15468374004912b5e9c0c8012eb62.png

 

 

- PODEMOS ESPERAR POR ÓTIMAS MÍNIMAS GRAÇAS À POSIÇÃO DESSA ALTA PRESSÃO. A SUBSIDÊNCIA DO ANTICICLONE GARANTIRÁ NÍVEIS DE SECURA MUITO ALTOS E, ASSIM, AS TEMPERATURAS VÃO DESABAR:

 

ecmwf-deterministic-brarg-pwat-5130000.thumb.png.b9adb8b60a8fdb2bedbe24fc44fd9b66.png

 

ecmwf-deterministic-brarg-t2m_c_min6-5054400.thumb.png.8ca75984937ca5f15603052eeecbbabb.png

 

Quero mais análises lindas dos meteorologistas e estudantes da área, hehehe.

 

GFS.

 

1579227851_Screenshot_20210625-194117_SamsungInternet.thumb.jpg.3e0c29e5efa3a673b2d2267867a6fb79.jpg

 

1195092633_Screenshot_20210625-194003_SamsungInternet.thumb.jpg.4d9226ad6fab115bf7fb09651eba4634.jpg

  • Like 14
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

Terminei o trabalho. Vamos brincar com alguns mapas do ECMWF 12Z. Fiquem à vontade para compartilhar também o GFS (que está meio fora da casinha pra esse evento), e o modelo canadense com suas mínimas espetaculares. 

 

- INTERESSANTE CONSTATAR QUE ESTE ANTICICLONE JÁ ESTÁ FAZENDO SUA TRANSPOSIÇÃO PELOS ANDES:

 

image.png.9c1d5d25e6e2ce3b354d738f61366e72.png

 

- ESTA IMAGEM REPRESENTA MAIS OU MENOS O QUE PODEMOS ESPERAR NO AUGE DO EVENTO (AINDA NÃO APARECE CHEGANDO NO LESTE, MAS ELA VAI PRA LÁ DEPOIS)

 

ecmwf-deterministic-brarg-t850_anom_stream-4957200.thumb.png.5c3016b268b1051505c8b1b9c7314b9e.png

 

 

- NÚCLEO DA ALTA PRESSÃO É INTENSO, AMPLO E BEM POSICIONADO:

 

ecmwf-deterministic-brarg-mslp-4978800.thumb.png.b1a78c1b935e6c833f51276918e6b001.png

 

 

- O FRIO CONSEGUE ENTRAR COM FORÇA NO SUDESTE E ATÉ NO LESTE DO SE GRAÇAS AO CAVADO QUE DIRECIONARÁ AR FRIO TAMBÉM PARA O LESTE DO PAÍS. A ADVECÇÃO PROMETE SER DISPARADAMENTE A MELHOR DO ANO ATÉ O MOMENTO:

 

ecmwf-deterministic-rio-t850-5119200.thumb.png.efc15468374004912b5e9c0c8012eb62.png

 

 

- PODEMOS ESPERAR POR ÓTIMAS MÍNIMAS GRAÇAS À POSIÇÃO DESSA ALTA PRESSÃO. A SUBSIDÊNCIA DO ANTICICLONE GARANTIRÁ NÍVEIS DE SECURA MUITO ALTOS E, ASSIM, AS TEMPERATURAS VÃO DESABAR:

 

ecmwf-deterministic-brarg-pwat-5130000.thumb.png.b9adb8b60a8fdb2bedbe24fc44fd9b66.png

 

ecmwf-deterministic-brarg-t2m_c_min6-5054400.thumb.png.8ca75984937ca5f15603052eeecbbabb.png

 

Quero mais análises lindas dos meteorologistas e estudantes da área, hehehe.

 

Oi, Renan, então aquela previsão de MP bloqueada não permanece? 

 

Hoje a capital teve dia de pré-frontal, ensolarado com algumas nuvens altas à tarde, com mínima de 12,5C e máxima de 27/28C. Particularmente, quase não senti esse calorzinho, talvez pelo sol baixo, o frio da noite e por ser muito pontual. Enfim, achei um dia bem agradável, exceto pelo ar seco.

 

Não vou postar as atualizações aqui, pois mudam sempre, porém a tendência geral do maior frio do ano está mantida, isso bem perto do solstício do inverno, ou seja, excelente. As mínimas próximas e abaixo de 10C estão garantidas, mas permanece dúvida sobre as máximas. Um ótimo período invernal porém, a princípio, normal, que acontece todo ano por aqui.

 

Agora faz 19ºC com céu limpo e a previsão é que chegue aos 13C amanhã de manhã.

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

COSMO - CPTEC.

 

A) DESTAQUE PARA OS 14°C OU 12°C NA TARDE DO DIA 29 DE JUNHO NO OESTE PAULISTA!

 

824397035_Screenshot_20210625-200009_SamsungInternet.thumb.jpg.01da0ff5a57cfd56e3be9faf974d9c72.jpg

 

B) MANHÃ DO DIA 30, COM POTENCIAL PRA GEADAS AMPLAS NO SUL, CENTRO-LESTE DO MS. APESAR DE INDICAR PARTE DO OESTE DE SP, ACREDITO QUE AVANÇA PRA TODO OESTE E NOROESTE PAULISTA A GEADA.

 

336862677_Screenshot_20210625-200120_SamsungInternet.thumb.jpg.92aff2d79704b668510a5636007c0e4d.jpg

  • Like 18
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Não entendi. Pelo GFS vai fazer 10 graus às 3 da manhã da quarta-feira em SP, é isso? Tá fora da casinha neste nível? 

 

É UMA PROJEÇÃO BEM SIMPLIFICADA. MAIS PRA VER MESMO ONDE ESTÁ O CENTRO DA ALTA. FARÁ MENOS QUE ISTO. CONCERTEZA!

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos.

Extremos registrados hoje em Juiz de Fora e principais cidades de nosso entorno. 

Temperaturas entre 7,0˚C em Barbacena e 27,5˚C em São João Del Rei.

Aqui na cidade, 9,7˚C e 25,5˚C. Temperatura mais alta hoje no topo que na baixada - o ar um pouco mais quente está chegando do quadrante norte.

 

651517557_CapturadeTela2021-06-25as20_05_33.png.93cd1a4bea63daf91f1ff2795bd62d82.png

 

No momento céu claro e temperatura em declínio: 17,7˚C (20h05min).

Extremos de hoje: 11,1˚C/ 25,5˚C.

  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Hoje finalmente Blumenau teve um dia mais ensolarado. Começou com nevoeiro e mínima 14,5ºC mas logo abriu o sol e tivemos céu limpo até 14h quando avançou um ar mais frio de sudeste e encobriu o céu, antes disso tive a máxima de 23,7ºC. Fazia 13 dias que não passava dos 23ºC aqui em casa. Manhã lindíssima:

image.thumb.png.f445ea38d4d5032fe1b9af2b69e39531.png

 

image.thumb.png.e276aad00972e740f88c075879db2760.png

 

17,3ºC com 89% às 20:30 em Blumenau.

No morro do Baú (820m) 10,7ºC e 14km/h de leste, mínima do dia. Máxima invertida de 17,5ºC lá.

  • Like 18
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

 

Oi, Renan, então aquela previsão de MP bloqueada não permanece? 

 

Hoje a capital teve dia de pré-frontal, ensolarado com algumas nuvens altas à tarde, com mínima de 12,5C e máxima de 27/28C. Particularmente, quase não senti esse calorzinho, talvez pelo sol baixo, o frio da noite e por ser muito pontual. Enfim, achei um dia bem agradável, exceto pelo ar seco.

 

Não vou postar as atualizações aqui, pois mudam sempre, porém a tendência geral do maior frio do ano está mantida, isso bem perto do solstício do inverno, ou seja, excelente. As mínimas próximas e abaixo de 10C estão garantidas, mas permanece dúvida sobre as máximas. Um ótimo período invernal porém, a princípio, normal, que acontece todo ano por aqui.

 

Agora faz 19ºC com céu limpo e a previsão é que chegue aos 13C amanhã de manhã.

 

Pois é, o que acontece é que o cavado que acompanha essa MP é muito significativo. Bem amplo e aponta bem na direção do Sudeste, trazendo o ar gelado apesar da característica continental do evento. Estou ficando otimista, quem sabe uma surpresa e essa MP desbanca a de Julho-19 aqui para MG ? 

  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

🚨❄️ Plantão MP - "Tal" do Itajaí:

 

GFS:

 

0Z: Uma bomba. Mínimas entre 0,5/3.

12Z e 18Z: Ambas mais fracas. Mínimas entre 1,5/4.

 

ECMWF:

 

0Z: Mesmo frio de ontem.

12Z: Aumentou um grau na mínima.

 

A previsão de uma manhã gelada na terça ainda permanece. Esperemos que o tempo permaneça nublado e traga uma máxima decente na terça. 🙏

 

Alguém tem previsão de ventos? Pela posição do ciclone, estou um pouco preocupado.

  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

GFS volta a projetar um represamento da FF, entre planalto RS e planalto sul, com entrada de frio abaixo de zero nas camadas 850,700... pelo oeste e sudoeste. Vórtice em 500  chega em SC com -23/-25C, provocando escoamento turbulento entre camadas (Re>3000) entre 500- 700. Neste contexto possibilita uma precipitação de chuva congelada e neve entre serra noroeste RS e planalto sul SC (ainda acredito que tenhamos algo entre meio oeste e planalto Norte, porém ao oeste SC/RS começa a secar muito a atmosfera como avanço anticiclone com 1033-1035 hPa. Em algumas situações semelhantes, conforme verificado, nesta condição de umidade devido o represamento, bem como cobertura de nuvens baixas e médias entre planaltos e leste RS/SC, com borda da FF no trajeto projetado pelo sistema em deslocamento propício durante tarde- noite, possibilidade de termos acumulação de neve principalmente em SC. Na sequência teremos uma condição de abertura de sol a tarde e geada ampla já  no anoitecer do dia 30, vento com rajadas fortes darão sensação de frio abaixo dos -10/-15C. No  planalto teremos Congelamento amplo entre 29-01 julho. 

Em Lages tempo nublado temperatura 11C, vento N fraco.

Agora vamos ver o comportamento das projeções do sábado e domingo... Estou achando muito bom os resultados até aqui para eventos de inverno relevantes..

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Moretão disse:

🚨❄️ Plantão MP - "Tal" do Itajaí:

 

GFS:

 

0Z: Uma bomba. Mínimas entre 0,5/3.

12Z e 18Z: Ambas mais fracas. Mínimas entre 1,5/4.

 

ECMWF:

 

0Z: Mesmo frio de ontem.

12Z: Aumentou um grau na mínima.

 

A previsão de uma manhã gelada na terça ainda permanece. Esperemos que o tempo permaneça nublado e traga uma máxima decente na terça. 🙏

 

Alguém tem previsão de ventos? Pela posição do ciclone, estou um pouco preocupado.

Últimas rodadas estão um horror. Esse mini ciclone na costa simplesmente detonou com todo o potencial da MP pra maioria do RS/SC, vento forte e MM pra quase todos os lados justamente no ápice do ar frio (30/06). É frustrante ver uma advecção desse porte sendo jogada no ralo assim, ainda mais em tempos de aquecimento.

 

Adoraria que acontecesse um milagre, o ciclone enfraquecer/afastar, ou a frente recuar o suficiente pra ter uma neve inusitada...

 

Por enquanto o ápice da MP vai ser no PR, pela 12z baixadas protegidas entre Palmas e Guarapuava teriam mínimas abaixo de -10°C. Pena que não tem nenhuma baixada top na região sendo monitorada, apenas uma +- em Goioxim.

  • Like 14
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Terminei o trabalho. Vamos brincar com alguns mapas do ECMWF 12Z. Fiquem à vontade para compartilhar também o GFS (que está meio fora da casinha pra esse evento), e o modelo canadense com suas mínimas espetaculares. 

 

- INTERESSANTE CONSTATAR QUE ESTE ANTICICLONE JÁ ESTÁ FAZENDO SUA TRANSPOSIÇÃO PELOS ANDES:

 

image.png.9c1d5d25e6e2ce3b354d738f61366e72.png

 

- ESTA IMAGEM REPRESENTA MAIS OU MENOS O QUE PODEMOS ESPERAR NO AUGE DO EVENTO (AINDA NÃO APARECE CHEGANDO NO LESTE, MAS ELA VAI PRA LÁ DEPOIS)

 

ecmwf-deterministic-brarg-t850_anom_stream-4957200.thumb.png.5c3016b268b1051505c8b1b9c7314b9e.png

 

 

- NÚCLEO DA ALTA PRESSÃO É INTENSO, AMPLO E BEM POSICIONADO:

 

ecmwf-deterministic-brarg-mslp-4978800.thumb.png.b1a78c1b935e6c833f51276918e6b001.png

 

 

- O FRIO CONSEGUE ENTRAR COM FORÇA NO SUDESTE E ATÉ NO LESTE DO SE GRAÇAS AO CAVADO QUE DIRECIONARÁ AR FRIO TAMBÉM PARA O LESTE DO PAÍS. A ADVECÇÃO PROMETE SER DISPARADAMENTE A MELHOR DO ANO ATÉ O MOMENTO:

 

ecmwf-deterministic-rio-t850-5119200.thumb.png.efc15468374004912b5e9c0c8012eb62.png

 

 

- PODEMOS ESPERAR POR ÓTIMAS MÍNIMAS GRAÇAS À POSIÇÃO DESSA ALTA PRESSÃO. A SUBSIDÊNCIA DO ANTICICLONE GARANTIRÁ NÍVEIS DE SECURA MUITO ALTOS E, ASSIM, AS TEMPERATURAS VÃO DESABAR:

 

ecmwf-deterministic-brarg-pwat-5130000.thumb.png.b9adb8b60a8fdb2bedbe24fc44fd9b66.png

 

ecmwf-deterministic-brarg-t2m_c_min6-5054400.thumb.png.8ca75984937ca5f15603052eeecbbabb.png

 

Quero mais análises lindas dos meteorologistas e estudantes da área, hehehe.

 

O @marinhonani vai adorar, pois vai ser o melhor evento para testar o poder da PWS do distrito de Casa Branca, em Brumadinho. Também vou ficar bem atento, pois a estação tem tudo para registrar uma mínima abaixo de 5°C neste evento.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Augusto Göelzer disse:

Últimas rodadas estão um horror. Esse mini ciclone na costa simplesmente detonou com todo o potencial da MP pra maioria do RS/SC, vento forte e MM pra quase todos os lados justamente no ápice do ar frio (30/06). É frustrante ver uma advecção desse porte sendo jogada no ralo assim, ainda mais em tempos de aquecimento.

 

Adoraria que acontecesse um milagre, o ciclone enfraquecer/afastar, ou a frente recuar o suficiente pra ter uma neve inusitada...

 

Por enquanto o ápice da MP vai ser no PR, pela 12z baixadas protegidas entre Palmas e Guarapuava teriam mínimas abaixo de -10°C. Pena que não tem nenhuma baixada top na região sendo monitorada, apenas uma +- em Goioxim.

 

É exatamente isso ! O epicentro das menores temperaturas mínimas parece ser o Paraná mesmo, mas lembro que os ajustes finos ainda não aconteceram. Essa MP ainda precisa nos dar mais algumas respostas definitivas nas próximas rodadas, e mesmo durante o "nowcasting" dela aqui no BAZ (prevejo muitas centenas de posts) acho que ainda vamos nos surpreender bastante (para o bem ou para o mal, kkk). 

 

Seguimos...

  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Renan disse:

Alguém consegue me informar como estão as médias de Junho no INMET de Curitiba ? Deve estar abaixo da média, né ?

 

Curitiba está com anomalia de +0,6ºC nas mínimas e -0,9ºC nas máximas usando a normal 91-20.

POA e FLN estão com padrão parecido, com leve anomalia positiva nas mínimas e negativa nas máximas.

SP está com anomalia positiva de quase 1ºC na mínima e -0,3ºC nas máximas.

Cuiabá está na pior situação com anomalias de +2,5ºC nas mínimas e +1,6ºC nas máximas.

 

Capitais - 25 dias

 

1957787695_25dias.thumb.PNG.9ba75a35116581e348ca59c04147a41f.PNG

  • Like 20
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

 

O @marinhonani vai adorar, pois vai ser o melhor evento para testar o poder da PWS do distrito de Casa Branca, em Brumadinho. Também vou ficar bem atento, pois a estação tem tudo para registrar uma mínima abaixo de 5°C neste evento.

 

Pelas rodadas de hoje, eu enxergo possibilidade de uns 2°C / 3°C nessa estação, com geada. 

 

Em outras cidades:

 

- São Lourenço (INMET), fica perto de 0°C mas não acredito em negativa;

- Maria da Fé chega a uns -3°C na estação do INMET e -5°C nas baixadas;

- Juiz de Fora entre 7°C e 8°C no INMET e 5°C a 6°C na minha estação;

- BH com sub-10 generalizada, com advecção. Bem friozinho de tarde.

  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Felipe F disse:

 

Curitiba está com anomalia de +0,6ºC nas mínimas e -0,9ºC nas máximas usando a normal 91-20.

POA e FLN estão com padrão parecido, com leve anomalia positiva nas mínimas e negativa nas máximas.

SP está com anomalia positiva de quase 1ºC na mínima e -0,3ºC nas máximas.

Cuiabá está na pior situação com anomalias de +2,5ºC nas mínimas e +1,6ºC nas máximas.

 

Capitais - 25 dias

 

1957787695_25dias.thumb.PNG.9ba75a35116581e348ca59c04147a41f.PNG

 

Muito obrigado, Felipe !

Essa MP era extremamente necessária para melhorar as mínimas absolutas, e deve ajudar a garantir a anomalia negativa em muitas capitais (no centro-oeste será insuficiente).

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

GFS tá bem desequilibrado, ele coloca um peso descomunal no calor do Brasil Central.

 

De fato, a massa de ar quente e seca do centro do continente, se mostra cada vez mais forte e expansiva, mas não no nível que o americano coloca em várias projeções, pelo menos não de forma tão corriqueiramente forte...

 

Já o Europeu costuma subjulgar levemente a mTc por vezes, mas o GFS erra muito mais em sua hipérbole em relação a ela. Não é atoa que vem botando soluções estapafúrdias, mesmo com um anticiclone tão pesado como se projeta para a próxima semana, isso sem falar que não só o anticiclone é forte, mas o cavado tbm... Todo o cenário, leva a crer que ao menos em SP a MP chegará forte, devido ao Cavado-Baixa em superfície... Mas ele ainda assim, coloca um frio apenas forte, e nada muito digno de nota. E pro final do grade esse horror incabível: 

gfs_T850a_samer_fh312-366.gif

  • Like 5
  • Haha 6
  • Confused 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Felipe F disse:

 

Curitiba está com anomalia de +0,6ºC nas mínimas e -0,9ºC nas máximas usando a normal 91-20.

POA e FLN estão com padrão parecido, com leve anomalia positiva nas mínimas e negativa nas máximas.

SP está com anomalia positiva de quase 1ºC na mínima e -0,3ºC nas máximas.

Cuiabá está na pior situação com anomalias de +2,5ºC nas mínimas e +1,6ºC nas máximas.

 

Capitais - 25 dias

 

1957787695_25dias.thumb.PNG.9ba75a35116581e348ca59c04147a41f.PNG

Nenhuma capital teve frio o bastante para os seus padrões, tá na hora de mudar isso. 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Renan disse:

 

Muito obrigado, Felipe !

Essa MP era extremamente necessária para melhorar as mínimas absolutas, e deve ajudar a garantir a anomalia negativa em muitas capitais (no centro-oeste será insuficiente).

 

Só fico com um pé atrás, pq os modelos tão atrasando a chegada da MP, com isso, e dependendo do calor pré frontal do final de semana, é capaz da anomalia negativa nas máximas seja anulada e o mês feche acima da média até mesmo nas máximas no Mirante de Santana 😥

  • Like 12
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.