Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Bate-papo sobre meteorologia, eventos meteorológicos do passado e clima em geral


jrmartinisp
 Share

Recommended Posts

Tópico de julho de 2013, coloquei a partir do dia 10, página 26, começava-se as primeiras previsões de modelos sobre aquela onda de frio de fazer história, até aquele momento o ano mostrava-se fraco com relação ao frio, as temperaturas estavam acima da média no Centro-Sul brasileiro e na Argentina nos primeiros 10 dias de julho:

 

Edited by Leandro Leite
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, Renan said:

 

Foi uma bela MP, com muita secura e mínimas baixas. Na minha estação, entre os dias 26/05 a 31/05:

 

  MÁX   MÍN

image.png.e04769c82f6c832727f76b39a2da44a5.png

 

Por aqui no ES em Aracê, Domingos Martins registrou 3,4ºC

Outras mínimas pelo estado: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/05/28/madrugada-desta-quinta-foi-a-mais-fria-do-ano-no-es.ghtml

Geada em Domingos Martins no dia 29/05: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/05/29/moradora-registra-geada-em-domingos-martins-no-es.ghtml

Por aqui na região onde moro as mínimas ficaram em torno dos 12ºC na estação mais próxima ( Marilândia - Inmet )

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Opa, tudo bem com vocês? 

 

 @LeoP e principalmente você @RafaelBHZ que fala do inverno de 2017 com muito saudade 

 

Vai aí uns registros em vídeos pra vcs da mídia naquele ano ( uma versão tipo aquele vídeo do inverno de 2000 rs )

 

Tem poucos vídeos sobre o clima daqui então como esse inverno ficou bem marcado é bom quardar esses registros antes que suma da internet

 

Inverno de 2017 em BH 

 

 

 

Boa viagem ao túnel do tempo proces dois 

 

Abraços 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edited by danilo brumana
  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 27/05/2021 em 11:34, Renan disse:

TBT de 1 ano atrás:

 

gfs_mslp_pcpn_samer_3.thumb.png.53185094b2b20d6cce29d260d85d8c96.png

 

Foi uma bela MP, com muita secura e mínimas baixas. Na minha estação, entre os dias 26/05 a 31/05:

 

  MÁX   MÍN

image.png.e04769c82f6c832727f76b39a2da44a5.png

 

 

Eu lembro desse evento mas é por outro motivo. Esse sistema frontal conseguiu estimular instabilidades típicas de verão aqui na PB por conta da mudança de ventos que ele provocou. Olha só:

Screenshot_20210603-105403.thumb.png.2e8ae6f06e14250dbbc041c35c7aec1a.png

Screenshot_20210603-105414.png.603266bf37e82e5fcec1a52a20d62513.png

 

Em algumas ocasiões quando há essas massas polares mais fortes aí ao sul as frentes conseguem ser fortes o suficientes pra provocar (de forma indireta no geral) situações como essa.

 

Só queria fazer esse comentário mesmo. Kkkk.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, CloudCb disse:

 

Eu lembro desse evento mas é por outro motivo. Esse sistema frontal conseguiu estimular instabilidades típicas de verão aqui na PB por conta da mudança de ventos que ele provocou. Olha só:

Screenshot_20210603-105403.thumb.png.2e8ae6f06e14250dbbc041c35c7aec1a.png

Screenshot_20210603-105414.png.603266bf37e82e5fcec1a52a20d62513.png

 

Em algumas ocasiões quando há essas massas polares mais fortes aí ao sul as frentes conseguem ser fortes o suficientes pra provocar (de forma indireta no geral) situações como essa.

 

Só queria fazer esse comentário mesmo. Kkkk.

 

Mas é bem interessante, heim ? Meu sonho é ver uma massa polar forte o suficiente para causar uma queda de temperatura expressiva no interior do Nordeste. Mas eu também gostaria de ver esse ano aquelas MPs marítimas bem ao norte e que trazem tardes amenas às capitais litorâneas da região. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

19 horas atrás, Renan disse:

 

Mas é bem interessante, heim ? Meu sonho é ver uma massa polar forte o suficiente para causar uma queda de temperatura expressiva no interior do Nordeste. Mas eu também gostaria de ver esse ano aquelas MPs marítimas bem ao norte e que trazem tardes amenas às capitais litorâneas da região. 

Eu também tenho esse sonho, pelo menos uma massa polar ao estilo da de 1928 que chegou até no Maranhão e nevou com acumulação em Curitiba e Campos do Jordão. Seria um acontecimento incrível para quase todo o país, testemunhar queda de temperatura acentuada nas cinco regiões e ver paisagens pintadas de branco, fora as geadas que aconteceriam em locais mais raros como Belo Horizonte, Campo Grande e Goiânia 

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 04/06/2021 em 09:40, klinsmannrdesouza disse:

Eu também tenho esse sonho, pelo menos uma massa polar ao estilo da de 1928 que chegou até no Maranhão e nevou com acumulação em Curitiba e Campos do Jordão. Seria um acontecimento incrível para quase todo o país, testemunhar queda de temperatura acentuada nas cinco regiões e ver paisagens pintadas de branco, fora as geadas que aconteceriam em locais mais raros como Belo Horizonte, Campo Grande e Goiânia 

klinsmannrdesouza,

para repetirmos um massa polar, igual a dos últimos dias de julho de 1928, os cientistas, que não aceitam o aquecimento global causado pelo homem, teriam que estar certos, como o climatologista Luiz Carlos Molion, que vem afirmando, faz anos, que a Terra entrou num período de leve resfriamento, com auge em 2035 ou talvez segundo Molion, esticando o esfriamento até 2040.

A temperatura média, teria que cair no Hemisfério Norte, a valores iguais aos anos 20 do século XX. Pro agronegócio do Brasil, seria uma maravilha, quebras sucessivas nas safras de grãos do Hemisf. Norte, com isso a produção de grãos no Brasil cresceria até os anos 30 desse século e quem sabe dobraria a entrada de bilhões e bilhões  de dólares.

O que eu presenciei até hoje, foi, recordes e recordes de calor em todos os continentes.

 

Tive que editar, média igual aos anos 20 do século XX(tinha escrito século XIX)

 

 

 

 

Edited by marinhonani
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 12/05/2021 em 14:24, Leandro Leite disse:

Valores vespertinos mais baixos registrados de tarde no interior de Goiás e do Mato Grosso, 18 h UTC, 15 h de Brasília:

Rio Verde/GO 6,7 C em 17/07/1975

Jataí/GO 7,8 C em 28/06/1996

Rondonópolis/MT 9,7 C em 28/06/1996 e 11,4 C em 30/07/1993

Poxoréo/MT 11,2 C em 06/07/1989 e 11,7 C em 30/07/1993

Aragarças/GO 15,6 C em 28/06/1996 e 15,8 C em 17/07/1975

Infelizmente Poxoréo não conta com o dado de 28/06/1996, que seria mais baixo. 

 

Leandro Leite,

você sabe a localização da antiga estação convencional de MERURI(fica em Mato Grosso), essa estação já registrou umas mínimas próximas de 0,0ºC.

Edited by marinhonani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

38 minutos atrás, marinhonani disse:

Leandro Leite,

você sabe a localização da antiga estação convencional de MERURI(fica em Mato Grosso), essa estação já registrou umas mínimas próximas de 0,0ºC.

No município de General Carneiro/MT, na beira da BR-070, saindo de Primavera é antes de chegar na cidade de General Carneiro. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

Julho de 2010 foi histórica na faixa oeste do Brasil entre o RS e o AM, e mais ainda em países como Argentina, Bolívia e Paraguai, teve neve forte no norte da Argentina em Salta, porém foi pífia no Sudeste, já a de julho de 2013 foi forte no Sudeste em termos de máximas baixas. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Renan disse:

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

Eu não vivi as de 1994 e 2000, mas desde 2000 não houve nenhuma geada forte sequer comparável as geadas que aconteciam aqui antigamente. Nas antigas geadas, ficava tudo branco e a água do orvalho que pingava do telhado formava estalactites,hoje eu nunca mais vi isso. Geada hoje tem sido cada vez mais escassa por causa da cerração, e ei acredito que as sequências de dias frios tem sido menores.  Os únicos anos que houve uma geada moderada ou forte que me lembro desde 2000 foram 2007,2008,2009,2011,2012,2013 e 2016. E depois de 2016 só geada fraca ou nevoeiro derretendo tudo. Sendo que em 2016 foi uma semana inteira de geada e julho de 2000 duas semanas

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

 

 

Aqui no vale 2000 é incomparável com qualquer um dos outros eventos de frio. Para o período 1991-2020 o meu ranking (pessoal) é o seguinte combinando intensidade e duração do frio:
-Julho de 2000

-Julho de 2011

 

Em Mínima absoluta:

-Julho de 2000 e Agosto de 1991, ambos únicos eventos desses 30 anos com negativa generalizada no vale.

 

Meu ranking pessoal dos citados: 2000(frio raro e sequência de geadas) > 2013 (neve!) > 1994 (advecção bem intensa) = 2010 (destaque pelas máximas baixas)

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Renan disse:

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

Crio que não.

 

Julho de 94  fez 8 C de máxima em Maringá ... E geada muito forte . Lembro dia dia dia jogo Brasil 3 x 2 Holanda na copa do Usa muita chuva e frio . Eu tinha 12 anos.

 

2000 o maior evento de frio da minha vida eu vi poca de gelo congelada aqui em Maringá e geadas incontáveis.

 

Jullho 2010 não me lembro de nada  

 

Julho de 2013 teve chuva congelada  e - 0,5 em Maringá mas foi um evento curto.

 

Então 2000 , 1994, 2013 e 2010. Pra mim nessa ordem.

 

 

 

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

Sobre MPs no sul, é sempre bom lembrar que a região é altamente dinâmica e cheia de incursões polares em relação ao resto do Brasil. 

Dito isso o paralelo de bombas históricas no sudeste/centro-oeste não é diretamente proporcional ao que ocorre no sul do Brasil e ainda mais discutido no baz em muitas e muitas repetições "ah que 1994 isso, que 1985 aquilo, 1979 não sei o que e etc". Geralmente até pode ocorrer essa concordância com pessoas que não foram muito atrás de dados e apenas seguem a onda do que o pessoal mais comenta.

 

Fazendo uma média do PR/SC/RS (por que se isolarmos cada estado ou região a história muda e muito):

 

-Julho 2013: Sim foi fortíssima em advecção, a melhor do século e da um pau em 1994, além de uma nevada que não se via a tempos entre SC/PR. 

 

-Julho 2000: Mesmo se isolarmos o pulso mais forte (12-15/07), é totalmente incomparável, uma das melhores MPs da região, mínima de estabilidade/advecção totalmente fora da curva. Se contarmos com a sequência dos 4 pulsos aí dispensa comentários.

 

-Junho e julho 1994: os dois pulsos foram legais, tiveram eventos de neve interessantes, mas em temperaturas foi uma MP forte normal da década de 90. Cheio de valores parecidos em praticamente todos os anos, além do inverno ter sido ruim pra época.

 

Agora pra avaliar se um inverno foi bom ou não, uso as médias do JJA, a sensação de frio constante é melhor do que alguns dias congelantes em 3 meses. Por exemplo, em 2017 nem se a MP trouxesse 1M de neve pra São Joaquim, não salvaria, foi um lixo e pronto. Mas tirando raros casos, maioria das bombas acabam vindo em invernos abaixo da média.

  • Like 6
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Renan disse:

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

Apesar da neve de 2013, ainda acho jul/2000 muito mais significativa.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Julho de 2010 foi histórica na faixa oeste do Brasil entre o RS e o AM, e mais ainda em países como Argentina, Bolívia e Paraguai, teve neve forte no norte da Argentina em Salta, porém foi pífia no Sudeste, já a de julho de 2013 foi forte no Sudeste em termos de máximas baixas. 

Sudeste = São Paulo e Rio. No resto da região foi pífia

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

Aqui em Campo Grande, a de julho/2010 foi histórica pois tivemos uma semana de frio constante, com máximas baixas. A de 2013 foi melhor para mínimas. Além disso não choveu, mesmo com tempo nublado. 

Edited by flaviofelizardo
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas postagens de todos sobre o questionamento que fiz. Eu criei a pergunta no tópico de monitoramento para dar mais visibilidade no início, mas o local para esses posts ficarem é aqui mesmo, até para organizar e não se perder. 

 

@Augusto Göelzer, concordo, me parece que Julho-2000 é quase insuperável pro Sul de forma macro, que felicidade a minha em ter vivenciado aquilo tudo. A advecção dela supera facilmente qualquer outra deste século. As MPs de 1994 foram mais impactantes para nós do Sudeste mesmo.

 

@EvandroPR que bom que você também tem boas memórias desse evento de 2000. Pois foi a partir daí que começou minha paixão por meteorologia, o que de certa forma acabou me direcionando muito para minha vida profissional atualmente. Não sou meteorologista, mas sou professor de Geografia e uma das coisas que mais me motivou a isso foi para aprender mais sobre o assunto. É claro que eu também sempre gostei de ensinar.

 

@Felipe Backendorf, esse evento de Agosto de 1991 não é dos -10C na estação de Sâo Joaquim ? Fico imaginando quanto fez no Morro da Igreja e nas baixadas da região. 

 

@Leandro Leite, é isso mesmo, essa de Julho 2010 foi totalmente bloqueada para MG, um verdadeiro fracasso que muito me amargurou na época. Mas a compensação viria no mês seguinte, em Agosto de 2010 com uma MP bem forte que atingiu aqui.

 

 

 

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2021 em 12:27, Renan disse:

Para o pessoal do Sul, Centro-oeste e Norte, uma pergunta:

 

- As massas polares de Jul-2010 e Jul-2013 são tão históricas quanto Jul-94 e Jul-2000 , ou essas duas últimas ainda são mais fortes em termos de extremos de frio ? Em relação a neve, acredito que a de Jul-2013 supere qualquer uma dessas. 

 

O pessoal já elucidou o básico. Mas vou responder minha percepção mais focada no Vale do Itajaí.

 

Jul 1994: Frio forte com mínimas baixas. Nada muito marcante. Acho que a maioria nem lembra como foi.

 

Jul 2013: Tarde do dia 22 até a manhã do dia 23 com temperatura muito baixa. A mais baixa com essa condição de chuva e tempo nublado. Talvez a sensação térmica mais baixa de todos os tempos. Dia 24, com tempo seco, a mínima foi a mais baixa desde 2000 (acho, porque não havia PWS na época), mas decepcionou um pouco.

 

Jul 2000: Geada muito forte em uma manhã. Mesmo em casa que é uma encosta. Pela força da geada, imagino que tenha sido pelo menos uns 3°C abaixo de 2013. Além disso, o mês como um todo foi muito gelado.

 

Jul 2010: Nem lembro direito. Acho que choveu com temperatura bem baixa, porém foi mais fraco que 2010.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Felipe Pelisari disse:

Vou fazer uma pergunta gostaria de palpites, qual cidade você escolheria para morar e trabalhar tendo as mesmas condições de trabalho gramado/canela ou são Joaquim 

Ficaria com São Joaquim. Eu preferia gramado ou canela, mas considerando que gosto de sossego e essas duas cidades são bem movimentadas, prefiro pisar na geada o ano inteiro e me alegrar com a neve! Tive uma oportunidade boa de trabalho em Urupema, mas minha esposa não quer morar em locais que sejam mais frios que São Bento do Sul. 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Felipe Pelisari disse:

Vou fazer uma pergunta gostaria de palpites, qual cidade você escolheria para morar e trabalhar tendo as mesmas condições de trabalho gramado/canela ou são Joaquim 

 

Eu prefiro a serra gaúcha por ter mais dinâmica de médias latitudes, além de que o topo da serra catarinense consegue emplacar desagradáveis sequências de ar desértico às vezes.

  • Like 4
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Felipe Pelisari disse:

Vou fazer uma pergunta gostaria de palpites, qual cidade você escolheria para morar e trabalhar tendo as mesmas condições de trabalho gramado/canela ou são Joaquim 

 

Difícil demais, sinceramente tenho dificuldades para escolher...mas por uma pequena margem eu ainda escolheria a serra gaúcha pelas questões estéticas e econômicas das cidades (no clima e na natureza eu prefiro a serra catarinense).

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, Felipe Pelisari disse:

Vou fazer uma pergunta gostaria de palpites, qual cidade você escolheria para morar e trabalhar tendo as mesmas condições de trabalho gramado/canela ou são Joaquim 

Eu não escolheria de cara nenhuma dessas 3 cidades.

Já morei em São Joaquim e não gosto da cidade. É como uma panela, rodeada de morros e necessito ver o horizonte. O clima eu daria nota 9. A paisagem eu não gostei muito. 

Gramado é um shopping à céu aberto e não curto agitação de turistas. O clima eu daria nota 8. Paisagem eu gostei bastante.

Canela é naturalmente linda e o clima é bem temperado e daria nota 8. As paisagens são maravilhosas. O problema é a umidade e os nevoeiros q acontecem mesmo durante as tardes.

Então, claro, se pudesse sair daki e qualquer das 3 fossem opção única, não pensaria 2 vzs e iria pra qualquer uma. Aliás, nossa...eu posso fazer isso.. mas daria um pouco de trabalho 🤔

Vou mencionar algumas cidades q eu gostaria de fato de viver e foge do q vc propôs mas é só um bate-papo mesmo:

1 - Bom Jesus/RS pq é a primeira cidade fria q eu tive ciência da existência quando era adolescente e fica distante do limite da nebulosidade q impera na Serra Gaúcha. Fora tbm q é a única q registrou -10°C oficialmente nakele estado e isso numa estação q nem era propriamente uma baixada.

2 - Palmas/PR, por tudo q já foi falado, por ser a mais fria e meridional do meu estado e logicamente pelos -11,5°C q já fez por lá.

3 - Fraiburgo/SC, pela beleza da paisagem, pela proximidade com o oeste q recebe por primeiro as tempestades geradas pelas perturbações frontais e pelo frio seco q já deve ter chegado à -10/-11°C (mas não haviam estações nos locais propícios à isso na época das grandes MPs históricas).

4 - Maria da Fé/MG, pelas geadas e tempo seco no inverno e pelas paisagens. Também pela proximidade com a Mantiqueira e com Campos do Jordão/SP. 

Qualquer uma dessas 4 já estaria bom pra mim kkk

Edited by Carlos Campos
  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Valeu pessoal pelas respostas, por enquanto tudo para a cidade de Canela ser a escolha, onde dentro de médio/curto prazo 1 ano por aí, me estabelecer na cidade que é linda e tem um ótimo clima, São Joaquim eu adoro sempre que posso vou, devido ao clima, a cidade está naquela situação onde tudo que for investido vai dar certo, por faltar opções na cidade tanto hotéis,pousadas,l com infraestrutura modernas mas falta investimento em várias áreas: comércio, supermercado grande, atacados e que fiquem abertos até umas 21:00 horas lá fecha tudo muito cedo, e entretenimento falta muito, muitas vezes as pessoas ficam só a espera da neve e não tem nada para fazer, algo que tanto em Gramado como Canela tem de sobra, mas acredito que São Joaquim está acordado para essa realidade

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Gente e essa MP de Julho de 1981? Foi de boa envergadura? Teve algo marcante como neve, ou mínimas muito baixas? Vi que o padrão de advecção dela, foi parecida com o que algumas projeções já especularam para a próxima MP. Talvez o que nos espera é um evento um pouquinho mais fraco, ou parecido com esse de 81. 

 

rean_as_t850_1981071900Z.png

 

rean_as_g500_1981071906Z.png

rean_as_g500_1981072000Z.png

Edited by Bruno D
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Bruno D disse:

Gente e essa MP de Julho de 1981? Foi de boa envergadura? Teve algo marcante como neve, ou mínimas muito baixas? Vi que o padrão de advecção dela, foi parecida com o que algumas projeções já especularam para a próxima MP. Talvez o que nos espera é um evento um pouquinho mais fraco, ou parecido com esse de 81. 

 

rean_as_t850_1981071900Z.png

 

rean_as_g500_1981071906Z.png

rean_as_g500_1981072000Z.png

Bruno D,

essa massa polar de julho 1981, trouxe negativas em Uberaba, região de Ribeirão Preto, sudoeste e sul de Minas com negativas, em Maria da Fé ,foi registrada a mínima absoluta no dia 21/07/1981 com -8,4ºC. Seria histórico em parte de Minas e SP, com o monitoramento de estações atuais.

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Bruno D disse:

Gente e essa MP de Julho de 1981? Foi de boa envergadura? Teve algo marcante como neve, ou mínimas muito baixas? Vi que o padrão de advecção dela, foi parecida com o que algumas projeções já especularam para a próxima MP. Talvez o que nos espera é um evento um pouquinho mais fraco, ou parecido com esse de 81. 

 

rean_as_t850_1981071900Z.png

 

rean_as_g500_1981071906Z.png

rean_as_g500_1981072000Z.png

1981 foi um estrago para cafeicultura.

 

Poucos se lembram, mas além da geada negra de 1975 que dezimou os cafezais de todo norte e noroeste do PR, e provocou uma migração de 3 milhões de pessoas em 15 anos (a maior que se tem notícia fora de períodos de guerra), outras cinco geadas entre o fim dos 60's foram muito fortes. 1969, 1972, 1978, 1979 e 1981. 

 

1979 e 1981 para zona cafeeira de SP e sul de Minas foi bem forte. Acho que para triângulo mineiro e alto paranaíba também foi significativa - embora a cultura de café ainda estava em expansão no cerrado.

 

No museu de Varginha tem uma matéria que nunca encontrei digitalmente, falando sobre o frio de 79 ou 81 no sul de Minas. Fala em registros generalizados de -5°C na região. É mole? 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, marinhonani disse:

Bruno D,

essa massa polar de julho 1981, trouxe negativas em Uberaba, região de Ribeirão Preto, sudoeste e sul de Minas com negativas, em Maria da Fé ,foi registrada a mínima absoluta no dia 21/07/1981 com -8,4ºC. Seria histórico em parte de Minas e SP, com o monitoramento de estações atuais.

Está estação de MDF era na localização da atual? Pois, caso seja, fez -10, -11°C nas estações particulares em baixadas que conhecemos hoje. Chega a ser inacreditável.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, Bruno D disse:

Gente e essa MP de Julho de 1981? Foi de boa envergadura? Teve algo marcante como neve, ou mínimas muito baixas? Vi que o padrão de advecção dela, foi parecida com o que algumas projeções já especularam para a próxima MP. Talvez o que nos espera é um evento um pouquinho mais fraco, ou parecido com esse de 81. 

 

rean_as_t850_1981071900Z.png

 

rean_as_g500_1981071906Z.png

rean_as_g500_1981072000Z.png

EM SC E CAMPOS DE PALMAS TEVE NEVE MUITO FORTE E AMPLA, ALGUNS LOCAIS PASSOU DOS 30/40 CM. AS MÍNIMAS FORAM DENTRO DO PADRÃO DE FRIO FORTE (-4/-7)

  • Like 10
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Victor Naia disse:

1981 foi um estrago para cafeicultura.

 

Poucos se lembram, mas além da geada negra de 1975 que dezimou os cafezais de todo norte e noroeste do PR, e provocou uma migração de 3 milhões de pessoas em 15 anos (a maior que se tem notícia fora de períodos de guerra), outras cinco geadas entre o fim dos 60's foram muito fortes. 1969, 1972, 1978, 1979 e 1981. 

 

1979 e 1981 para zona cafeeira de SP e sul de Minas foi bem forte. Acho que para triângulo mineiro e alto paranaíba também foi significativa - embora a cultura de café ainda estava em expansão no cerrado.

 

No museu de Varginha tem uma matéria que nunca encontrei digitalmente, falando sobre o frio de 79 ou 81 no sul de Minas. Fala em registros generalizados de -5°C na região. É mole? 

Por sorte do Café Mineiro, apenas a Rodada das 12z do Europeu de ontem se aproximou desta MP de Julho de 81. De resto, o que predomina, é um padrão mais de bloqueio ou limítrofe para essa futura MP no Sudeste... Se algo como o Europeu sugeriu ontem se confirmasse, esse evento de 81 seria um bom parâmetro de comparação. 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Bruno D disse:

Gente e essa MP de Julho de 1981? Foi de boa envergadura? Teve algo marcante como neve, ou mínimas muito baixas? Vi que o padrão de advecção dela, foi parecida com o que algumas projeções já especularam para a próxima MP. Talvez o que nos espera é um evento um pouquinho mais fraco, ou parecido com esse de 81. 

 

rean_as_t850_1981071900Z.png

 

rean_as_g500_1981071906Z.png

rean_as_g500_1981072000Z.png

 

Geadas segundo o Inpe no dia 21 de julho de 1981:

 

image.thumb.png.2bb1dc236eaf4ce7a768edb0dfeb8c40.png

 

Segundo o estudo, a mínima chegou a -3°C em extensas áreas entre Ribeirão Preto e o Lago de Furnas. Aqui foi provavelmente a menor mínima desde de 1961 chegando a -4,1°C no dia 21. Porém o Inmet digitalizou esse dado com +4,1 positivo e não é dado como menor mínima absoluta da estação daqui.

  • Like 9
  • Thanks 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, LucasFSopranos disse:

 

Geadas segundo o Inpe no dia 21 de julho de 1981:

 

image.thumb.png.2bb1dc236eaf4ce7a768edb0dfeb8c40.png

 

Segundo o estudo, a mínima chegou a -3°C em extensas áreas entre Ribeirão Preto e o Lago de Furnas. Aqui foi provavelmente a menor mínima desde de 1961 chegando a -4,1°C no dia 21. Porém o Inmet digitalizou esse dado com +4,1 positivo e não é dado como menor mínima absoluta da estação daqui.

LucasFSopranos,

a estação convencional de Passa Quatro, é uma das mais antigas de Minas e do Brasil ainda em funcionamento.

Um dia desses nesse junho, fiquei pesquisando mínimas e máximas na estação de Passa Quatro de 1918 até 1933, o Inmet sumiu com as mínimas negativas e transformou em positivas, até a mínima absoluta de -3,7ºC no dia 25/06/1918,ficou positiva. Outro dia muito frio, foi 12/07/1918, com -2,5ºC.

Em outros anos de massa polares fortes no Sul de Minas, descobri mais mínimas negativas. Na leitura da manhã (era 7 h da manhã até pelo menos 1938)a temperatura tipo 0,2, lá no canto da mínima do dia mostrava 1,0ºC(deduzi foi negativa e virou positiva), com isso descobri várias negativas em Passa Quatro, uma pena isso deve ter acontecido em outras estações.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Esse negócio de histórico...

 

O que é "histórico"???.. em... termos "meteorológicos"??? Acho que nem há critérios, parâmetros, comparações para isso...

 

Para os mais jovens.. Histórico seria algo "mais forte que 2013", 2016, 2011??? Ora... Depende da região.

 

Para os "beirando os 40" ou mais (como eu, que estou com 43)...    aí vai uma certa disparidade entre Sul x Sudeste, entre 2000 (Sul) x 94 (Sudeste).

 

Comecei acompanhar com 92, 93.....

 

Tiveram "eventos históricos" até hoje...

 

O que é "HISTÓRICO"?

 

Para mim, histórico, na Capita SP:

 

8,5ºC máxima no Mirante em 2013 em julho.

0,XºC mímima no mirante em 94.

 

O que é histórico para você, NA SUA REGIÃO????

 

 

 

 

  • Like 6
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Acredito que o pessoal de de SC, PR (assim como Sampa), também falará que o "evento histórico" foi de julho/2013...

 

Já no RS, seria ago/2013...

 

Isso "na história do BAZ"....

 

Esse negócio de "HISTÓRICO" ....., como disse; não há parâmetros, comparações, etc... nem no BAZ, nem na mídia...; É TUDO ESPECULAMENTO.

 

Reafirmo: para MIM, em Sampa: histórico: máxima de 2013 e mínima de 94.

 

Não acredito que esta MP será "histórica", se estes dois eventos anteriores forem comparados. 

 

Mas, creio que sim, esta MP será histórica. Parodoxal, não?

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Renan disse:

 

Porque julgam a MP antes mesmo dela atuar de fato. É um "pré conceito meteorológico", uma mentalidade de reclamação de algo sem o menor sentido de reclamar. Enfim, não vou tentar entender (prefiro meu otimismo). 

 

Outra noite de céu claro e friozinho, no momento 11,8°C. É engraçado como não estou sentindo o menor sinal de frio com essas temperaturas, levando-se em consideração que toda noite em Monte Verde era abaixo dos 5°C. Então me acostumei ao frio intenso, hehehe. 

É aquele lance da expectativa do "histórico"...;..... 

 

Vamos acabar com esse lance do tal "histórico"!

Edited by Caco Pacheco
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Acredito que o pessoal de de SC, PR (assim como Sampa), também falará que o "evento histórico" foi de julho/2013...

 

Já no RS, seria ago/2013...

 

Isso "na história do BAZ"....

 

Esse negócio de "HISTÓRICO" ....., como disse; não há parâmetros, comparações, etc... nem no BAZ, nem na mídia...; É TUDO ESPECULAMENTO.

 

Reafirmo: para MIM, em Sampa: histórico: máxima de 2013 e mínima de 94.

 

Não acredito que esta MP será "histórica", se estes dois eventos anteriores forem comparados. 

 

Mas, creio que sim, esta MP será histórica. Parodoxal, não?

Isso é verdade.Tem lugar se gear é histórico, outros se chegar a 0º C , negativar é histórico ou se fizer sub 5ºC é algo histórico.

Não posso falar por todos , mas aqui em Curitiba, histórico é algo como em 2013.Maximas muito baixas, minimas muito baixas (não basta ser negativa) , frio constante e principalmente a Neve.

Suspeito que a ausência de previsão da Neve ou precipitaçaõ invernal nessa MP meio que desanimou algus daqui.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Caco Pacheco disse:

O QUÊ É HISTÓRICO NA SUA CIDADE/REGIÃO; AFINAL??

Histórico é desativar aquela estação a convencional santo Agostinho que fica na Ilha de calor que antes ficava no Bairro Horto Florestal na zona leste da cidade 

 

@LeoP e @RafaelBHZ bora provocar algo histórico na meteorologia rsrsrs

 

 

O outono inverno de 2017 foi histórico pra nós aqui 

Mas tem vários eventos isolados que tbm são históricos 

 

Pra ser sincero eu tô mais animado com o fato de está fazendo frio que não estou ligando se o evento é histórico ou não 

 

A galera que está nessa onda moram em lugares que já congelam o tempo todo e ainda fica aqui postando sobre esse terceiro pulso forte de julho deveriam mora em BH e vão saber o que é comemorar com pouco rs

 

Tá ótimo demais kkk pelo o menos os 3 pulsos chegaram aqui e resfriou 

 

Tem a galera que mora em lugares quentes que só foi ver geadas com esses pulsos fortes que tiveram no mês de julho 

 

E foram 3 pulsos forte dentro do mês contando com esse 

 

E os cafés ? 

 

Todos eles queimados e eu nunca tinha visto isso nos invernos pós 2010 em um mês de julho 

 

Sinceramente 

 

O que é histórico pra esse povo que cresceu nesses lugares e só estão vivendo essas baixas temperaturas agora por não ter visto isso nos últimos 5 e olha lá 10 anos ?

 

Tem gente aqui comparando esse pulso com o primeiro e segundo na sua região como tivesse tido em todos os outros anos invernos incríveis. Mas nem notou que foi tão histórico na região deles que congelou e geou 

 

1734350888_images(9).jpeg.221967109d8d94640d22cb01e986c308.jpeg

 

O que aconteceu com o café esse ano é histórico 

 

 

Edited by danilo brumana
  • Like 4
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Respondendo à enquete do @Caco Pacheco eu diria que histórica aqui para a região seria uma MP com máximas excepcionalmente baixas, sei lá, algo que rondasse os 10°C para baixo. Nem sei se isso já ocorreu alguma vez, talvez em 1975, quando a geada negra começou antes mesmo de o sol se por. Digo isso porque no quesito mínimas não dá para esperar nada muito além dos dois ou três negativos da última MP registrados nas redondezas. Por outro lado numa das projeções postadas logo acima pelo @Rodolfo Alves há uma uma previsão de -5°C para a região de Adamantina/Valparaíso que parece um ponto fora da curva. Um valor desse por aqui, se não for de baixada, seria mais do que histórico e na verdade seria bem triste para  agropecuária já tão castigada pelas duas MPs anteriores. Essa última afirmação me leva a concordar com o @danilo brumana  em que, de certo modo, já estamos vivendo algo notável. Há muito não víamos uma sequência de MPs tão fortes em tão curto espaço de tempo e isso considerando apenas as duas que já se foram. Com a adição dessa nova cuja extensão e força já se anuncia importante certamente temos um ano que será lembrado com destacado apreço por nós amantes do frio e com tristeza pelos que dependem dos humores do clima para ganhar o pão de cada dia.

Em tempo, que vontade de correr para a capital para aproveitar os dias frios por lá. Máxima de um dígito com tempo nublado é um luxo com que fui presenteado em 2013 e que jamais vou esquecer. Pena que os meus compromissos por aqui não o permitam.

Edited by marcio valverde
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.