Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2021


Recommended Posts

28 minutos atrás, Eclipse disse:

Sexta-feira com variação de 7,4 °C a 20,5 °C, em POA (automática INMET / Jardim  Botânico).

Céu já não mais completamente azul como nos dias anteriores. Mesmo assim, predomínio do sol.

 

Hoje Porto Alegre teve uma mínima menor que a convencional de Caxias do Sul, onde a variação diária foi de 8,8⁰C a 18⁰C. 

 

Na média mensal de Maio, nestes 14 dias do mês, Caxias do Sul está com uma média máxima de 19,7⁰C (+1,0) e média mínima de 10,7⁰C (-0,5). 

 

A depender da próxima MP, Maio vai acabar fechando abaixo da média.

 

Lembrando que neste mesmo mês Caxias bateu o recorde histórico de calor para o mês de Maio, que cada vez mais mostra ter sido um evento bem isolado.

 

Quanto comum é um mês ter recorde de calor e, ao mesmo tempo, ficar abaixo da média no geral?

 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! A sexta-feira foi de sol e poucas nuvens em Buenos Aires, com mínima de 8°C e máxima de 20,9°C. Tanto ontem como quinta tivemos cheiro de queimada e um pouco de fumaca aqui, por incendios no Delta do Paraná. Hoje, pelo menos por enquanto, diminuiu. Temos uma manha de sol, algumas poucas nuvens altas, apenas 8,2°C, URA de 96% e vento calmo. A mínima surpreendeu hoje, foi de 5,7°C (esperava-se 9°C). Já é a quinta vez que temos menos de 6°C em maio, é significativo isso em tempos atuais. A máxima prevista é de 21°C, com previsao de aumento de nuvens. O sol nasceu às 7h40 e se poe às 17h59.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Ontem nem tive tempo de acompanhar o fórum, minha empresa me mandou pra trabalhar em Desterro de Entre Rios, uma cidade num reino tão tão distante a 80km daqui. Mas foi um dia de pouco sol e friozinho entre 13°/19°

Hoje aqui em Lafaiete o sábado começou nublado, mínima de 13 graus e agora 10:20 ainda segue nublado e 15 graus

Apesar de semana que vem ter um prognóstico de dias mais ensolarados e um pouco mais quente, estou animado pra ver o potencial de frio de Desterro de Entre Rios pois vou trabalhar lá a semana que vem também, pernoitar por lá de segunda até sexta e a cidade é no meio do nada, altitude entre 1050m a 1100m, cercada de alguns morrinhos e mais vegetação que aqui. Não vou levar termômetro mas pela minha sensação na pele ontem, já deu pra ver que o potencial é bom praquelas bandas...

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Depois de 55 dias sem chuva, Adamantina volta a ter uma pancada isolada.

 

Ontem por volta das 22/23h uma pequena pancada de chuva fraca avançou de oeste para a cidade, a chuva foi bem fraca em casa, mal molhando o chão direito, mas ajudou na umidade do ar.

 

Os acumulados:

 

Adamantina/Ciiagro = 1,8mm

Em Casa = 0,5mm

 

As previsões indicam volta da chuva principalmente após o dia 20 sobre o estado de SP:

 

mosaico_chuva_acum_d03_384h_00z.thumb.png.edbfcd3f21ee1beff491d7cde676c007.png

 

 

  • Like 19
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

O sul de Floripa teve a mínima de toda a Grande Florianópolis <500 m hoje, com 10,3° no Sertão do Ribeirão. Creio ter sido o único ponto sem nebulosidade na madrugada em toda a faixa leste de Santa Catarina, à exceção do litoral sul. A manhã está sendo ensolarada e com vento norte. Vai esquentando bem aos poucos, mas não deve durar muito, já que os modelos vêm antecipando um maio bem frio, com várias entradas de MPs.

 

Ontem a variação no Sertão foi de 9,0° a 19,9°, com sol até 14/15h, quando nublou. O mês, até hoje, está assim:

image.thumb.png.7a1f010b8264e8c66234afd26427ea19.png

  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, por aqui tivemos mínima de 17°C, no momento faz 22.4°C - 77% UR  com céu nublado, pros próximos dias alguns sites resolveram colocar forte calor pra cá com máximas podendo chegar aos 34°C ( espero que seja só mais uma loucura do modelo e que não faça esse calor todo )

Screenshot_20210515-105004.thumb.png.e9c0e901cd12d16bcb37fd84e98b9c83.png

  • Like 11
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Matheus b Santos disse:

Depois de 55 dias sem chuva, Adamantina volta a ter uma pancada isolada.

 

Ontem por volta das 22/23h uma pequena pancada de chuva fraca avançou de oeste para a cidade, a chuva foi bem fraca em casa, mal molhando o chão direito, mas ajudou na umidade do ar.

 

Os acumulados:

 

Adamantina/Ciiagro = 1,8mm

Em Casa = 0,5mm

 

As previsões indicam volta da chuva principalmente após o dia 20 sobre o estado de SP:

 

mosaico_chuva_acum_d03_384h_00z.thumb.png.edbfcd3f21ee1beff491d7cde676c007.png

 

 

Estou perto de Adamantina, em Dracena e Junqueirópolis (cerca de 50 km daí). Sempre visito meus parentes aqui no verão, desta vez, fugi do calorão dessa região e aqui estou em Maio.

 

A mínima no meu termômetro no jardim da casa de minha tia, próximo ao centro de Junqueirópolis, cerca de 400 mt, foi de 16.5°C. Comentaram que choveu depois de quase 60 dias. Então deve ter sido 55 como aí. Clima gostoso hoje. 

 

Você saberia me dizer se uma baixada em Marília possui um potencial de mínima menor que baixadas da região? Sempre fico impressionado com Rancharia, aquela estação rural em baixada. Já fez quase -4°C por lá. Aqui em Dracena/Junqueira, já chegou a 1.5°C mais de uma vez se não me engano, em 2011 e 2016 acho.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Victor Naia disse:

Estou perto de Adamantina, em Dracena e Junqueirópolis (cerca de 50 km daí). Sempre visito meus parentes aqui no verão, desta vez, fugi do calorão dessa região e aqui estou em Maio.

 

A mínima no meu termômetro no jardim da casa de minha tia, próximo ao centro de Junqueirópolis, cerca de 400 mt, foi de 16.5°C. Comentaram que choveu depois de quase 60 dias. Então deve ter sido 55 como aí. Clima gostoso hoje. 

 

Você saberia me dizer se uma baixada em Marília possui um potencial de mínima menor que baixadas da região? Sempre fico impressionado com Rancharia, aquela estação rural em baixada. Já fez quase -4°C por lá. Aqui em Dracena/Junqueira, já chegou a 1.5°C mais de uma vez se não me engano, em 2011 e 2016 acho.


Realmente não é fácil aguentar o calor de verão daqui, já que a umidade torna bem desagradável a sensação. 
 

A mínima daí foi parecida com a daqui, 16,8°C em casa. Aqui a última chuva foi em meados de março, depois nem garoa tivemos mais, choveu em vários pontos do oeste paulista ontem a noite. 

 

Eu acredito que todas cidades do oeste paulista bem como do Centro-Oeste paulista tem potencial de frio em baixadas, Marília está num topão a uns 700m de altitude em média, Adamantina fica a 120km de Marília, sempre quando vou para lá estranho a temperatura, pois é bem mais fria que Adamantina, isso por conta da altitude, acredito que há boas baixadas ao sul de Marília, entre as Serras de Marília e Echaporã, aliás com um bom represamento de ar frio. Mas fica a dúvida, já que não há nenhuma estação de baixada ali naqueles cantos, aqui no oeste paulista em Adamantina estou em busca de uma baixada que faça mais frio que Rancharia, só estou esperando vir uma MP para fazer a experiência. Aqui perto de casa mesmo tem uma  que em abril peguei 7°C enquanto em casa não baixou dos 15°C. Isso dentro da cidade. 

Edited by Matheus b Santos
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos. Apesar de fraca, a massa de ar polar mudou de forma significativa a sensação térmica aqui na RMBH, algo perceptível, inclusive, pelas pessoas bem mais agasalhadas nas ruas. Em que pese as mínimas comuns pra época, a temperatura tem estado abaixo dos 20ºC na maior parte do tempo - o que resfria os ambientes, as nuvens estão variando bastante e o vento constante, o que traz sensação de frio leve à noite e de manhã.

 

Saí pra pedalar ontem e presenciei o belo por do sol na Igreinha da Pampulha. A temperatura era de 20°C:

20210514_170503.thumb.jpg.64e2fc6c8cce5b0f868ea53c1b310170.jpg

 

 

Hoje cedo na área central da cidade, com céu parcialmente nublado, 15,6°C e vento fraco constante:

 

1651369273_WhatsAppImage2021-05-15at11_02_25.thumb.jpeg.8313181db219362bef34a656f2023a7d.jpeg

 

 

 

Agora no final da manhã, o céu fechou quase totalmente, com poucas aberturas e a temperatura está bem amena, entre 21 e 19°C, conforme o bairro.

Edited by LeoP
  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Essas foram as mínimas de hoje em Porto Alegre e região:

 

Aeroporto: 7,8°

Jardim Botânico (INMET): 9,0°

Chácara das Pedras: 9,4°

Auxiliadora: 10,7°

 

Barra do Ribeiro (Mate Doce): 4,0°

Nova Santa Rita (Quinta São Jose): 5,4°

Campo Bom (INMET): 6,7°

Canoas (Base Aérea): 7,8°

São Leopoldo (Cristo Rei): 8,1°

 

Onde moro deu nevoeiro, creio que de advecção (nuvens vinham de leste), e a mínima foi às 5:56.

 

Agora faz 16,7° e forte névoa.

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Matheus b Santos disse:


Realmente não é fácil aguentar o calor de verão daqui, já que a umidade torna bem desagradável a sensação. 
 

A mínima daí foi parecida com a daqui, 16,8°C em casa. Aqui a última chuva foi em meados de março, depois nem garoa tivemos mais, choveu em vários pontos do oeste paulista ontem a noite. 

 

Eu acredito que todas cidades do oeste paulista bem como do Centro-Oeste paulista tem potencial de frio em baixadas, Marília está num topão a uns 700m de altitude em média, Adamantina fica a 120km de Marília, sempre quando vou para lá estranho a temperatura, pois é bem mais fria que Adamantina, isso por conta da altitude, acredito que há boas baixadas ao sul de Marília, entre as Serras de Marília e Echaporã, aliás com um bom represamento de ar frio. Mas fica a dúvida, já que não há nenhuma estação de baixada ali naqueles cantos, aqui no oeste paulista em Adamantina estou em busca de uma baixada que faça mais frio que Rancharia, só estou esperando vir uma MP para fazer a experiência. Aqui perto de casa mesmo tem uma, que em abril peguei 7°C enquanto em casa não baixou dos 15°C. Isso dentro da cidade. 

É verdade, muito desagradável. Embora com calorão do final da primavera não é fácil, igual na super onda de calor ano passado em outubro. Em Fev de 2014 peguei 40°C aqui. Foi uma das piores sensações de calor da vida, só melhor que 41/42°C em Blumenau dias antes - e 46/47°C em Oklahoma, EUA.

 

Eu confesso que fico chocado com as mínimas de Rancharia, quase -4°C é impressionante. Fico pensando se Assis, ali perto e mais alta, que já baixou a -1.5°C em 2011 no Ciiagro, não poderia ter o mesmo potencial em uma baixada rural. Ou mesmo Marília, em uma baixada rural entre 500-600 mt.

 

Acho interessante este potencial de frio de baixada ali na zona rural de Rancharia, parecer ser maior que regiões mais ao sul e mais frias, como o próprio norte central do Paraná.

Edited by Victor Naia
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Bom dia à todos...

A estabilidade proporcionada pela massa de ar frio atuante no Sul do Brasil proporcionou novamente bons registros de mínimas nas estações de baixada, desde o sul do Paraná até o extremo sul gaúcho.

A área atingida pela geada (setores de baixada, quase q exclusivamente) foi bem ampla e vale uma "excessão" aki para a região da Campanha Gaúcha q teve registros muito bons de mínimas nas estações do INMET, não necessariamente em áreas de baixada, então é possível q a geada tenha sido mais abrangente por lá.

Registros mínimos do INMET pelo país e acrescentei as mínimas das estações do Keiser no meio-oeste catarinense (região q eu gosto muito).

As mínimas na tradicional região serrana de Santa Catarina foram negativas em algumas estações, mas deixo para outro colega destacar os valores.1621081866387.thumb.jpg.c3f327d453dc208e5ee3818dcda6f04a.jpg

Pinheiro Machado, como sempre, com registros espetaculares na baixada Curral de Pedra, sendo o quarto registro negativo sequencial, mostrando não somente o potencial de frio noturno na região, quanto a longevidade desta massa de ar frio no sul do Rio Grande do Sul, bem como no Uruguai.

As seguintes mínimas foram registradas na estação Curral de Pedra em Pinheiro Machado entre a noite do dia 11 e esta manhã 👇

-1,3°C - 23h55 em 11/5

-3,3°C - 7h20 em 12/5

-4,3°C - 7h15 em 13/5

-3,2°C - 7h30 em 14/5

-4,3°C - 7h10 em 15/5

Interior do município de Pelotas teve mínimas compatíveis com ocorrência de geada e não duvidaria em nada de registros negativos (se houvesse alguma estação fora da área urbana.

Pra ter uma idéia, a estação Bairro Colina do Sol teve hoje 1,6°C e está localizada muito próxima à Lagoa, dentro do perímetro urbano e à apenas 3 m de altitude em relação ao mar.

As mínimas no local desde a noite do dia 11/5 foram as seguintes:

11:  5,7°C

12:  3,9°C

13:  2,7°C

14:  2,6°C

15:  1,6°C

Com esses valores, dá para contabilizar uma sequência de 4 geadas noturnas consecutivas no município sob atuação deste anticiclone polar. *Durante a madrugada do dia 12, o ar frio entrou na região (advecção polar) e nessa situação geralmente não ocorre formação de geada apreciável em decorrência disso, no entanto pelos registros de vento nos gráficos da estação, observei calmaria durante toda a madrugada e parte da manhã do dia 12, o q não impediria a formação da geada no local.

Mais para o interior, à uns 100 km de distância, Herval teve registros bem interessantes na PWS local (213 m de altitude):

11:  3,8°C

12:  2,0°C

13:  1,9°C

14:  3,3°C

15:  2,4°C

Com o enfraquecimento da Alta Polar, a diferença entre as máximas na região é notável, principalmente nas estações de baixada. 

Em Curral de Pedra/Pinheiro Machado, temos as seguintes máximas entre os dias 11 e 14/5:

15,9°C/18,3°C/20,7°C/22,3°C.

Herval teve a seguinte sequência de máximas à partir do dia 11:  15,4°C/16,6°C/18,3°C/19,5°C.

Notável a diferença de +2,8°C entre a máxima de Curral em relação à Herval. Neste caso em específico, a latitude maior desta última localidade não justificaria quase 3°C a menos no valor da máxima, até pq são locais muito próximos um do outro. Comparando altitudes, não faria sentido algum Herval ter reportado menores máximas durante todo o evento, já q Curral de Pedra situa-se numa altitude maior (285 m x 213 m), então aplico neste caso uma idéia q tenho sobre estações de baixada: são excelentes parâmetros para registro de frio noturno. Tanto sigo essa idéia q não faço observação de máximas nas baixadas q costumo monitorar aki em Piraquara. Sempre utilizo a máxima q eu observo em casa, um local mais elevado e ventilado.

Em apoio à esta idéia, segue um comparativo entre as máximas observadas em Pinheiro Machado com dados de baixada/topo (ou não baixada) nos dias 11, 12, 13 e 14/5.

A primeira coluna corresponde à baixada Curral de Pedra (285m) e a segunda à Serra do Veleda (470 m). Vale dizer q com essa diferença de ~200 m entre ambas as estações, o esperado seria uma diferença de aproximadamente 1,2°C nos registros de máxima entre ambas, mas não é isso q ocorre, vejam:

11:   15,9    13,2    (2,7)

12:   18,3    14,6    (3,7)

13:   20,7    16,6    (4,1)

14:   22,3    19,1    (3,2)

Em média, uma diferença de 3,4°C não seria justificada pela diferença de altitude entre ambos os locais e estou desconsiderando possíveis problemas nos locais das estações, já q o pessoal responsável teve todo um cuidado em escolher locais apropriados para colocar os aparelhos. 

Ao meu ver, baixadas boas para represamento do ar frio noturno exercem efeito contrário durante o período diurno, especialmente se forem dias sob intensa radiação solar e pouco vento (q já não é muito, nas baixadas, em relação aos topos) ocorrendo então o surgimento de uma espécie de bacia de ar kente no local.

Por outro lado, nem todas as áreas de baixada apresentam essa mesma característica de "aprisionamento" tanto do ar frio noturno, quanto do ar kente diurno (sob intensa radiação solar) e existem outros fatores envolvidos no resultado final das condições térmicas locais. O tipo do solo, a espécie de vegetação no entorno da estação q fará os registros, o relevo, e também os possíveis obstáculos tanto natural qto artificial. E nem sempre é possível conseguir o local adequado para instalar os instrumentos de medição, então temos q nos contentar com o q é possível. E lembrando q o pessoal já faz muito! Basta olhar as estações do INMET (e calar a boca, se for pra criticar as nossas PWS bem calibradas e supervisionadas).

Um local de baixada q eu considero bem ventilado (provavelmente por se tratar de uma baixada plana e abertura) é o local onde o Paulo Henrique (q não seria a pessoa mais humilde q eu conheci, quando o assunto é frio no Sul) conseguiu colocar a sua primeira estação (me corrijam se estiver enganado), no bairro Farroupilha em Soledade. 

Em termos de temperatura mínima, não daria de forma alguma fazer uma idéia justa do potencial de frio na área municipal, se utilizarmos como parâmetro o INMET e isso ele próprio sempre deixou bem claro. À exemplo do q acontece na grande maioria dos municípios com relevo acidentado, diferenças na temperatura noturna em ocasiões específicas entre topos, encostas e baixadas são notáveis, todo mundo aki sabe. 

Entre os dias 11 e 15 de Maio, a diferença na mínima absoluta da estação do INMET nakele município em comparação com a estação do Bairro Farroupilha foi de 6,0°C, sendo q no INMET a mínima do dia 13 atingiu +2,8°C e no bairro Farroupilha -3,2°C, mas não é à esta situação q eu kero me ater, e sim à situação do local da estação do PH, q como já falei, me parece muito boa para registros diurnos, sendo q estes não se diferenciam em quase nada dos registros de topo do INMET.

Comparando Bairro Farroupilha com INMET entre os dias 11 e 14 de Maio nos registros de máximas:

11:    15,6     15,6

12:    16,4     15,7

13:    20,7     20,4

14:    20,2     19,4

Com esses dados, vemos uma diferença de apenas 0,5°C entre as máximas e se compararmos essa diferença com a observada em Pinheiro Machado (3,4°C) podemos perceber q baixadas se distinguem entre si não só nos registros noturnos quanto nos registros diurnos.

Lembrando q o q eu apresentei acima não representa de forma alguma a regra geral, já q há outros fatores envolvidos na questão, como vento, nebulosidade, etc, já mencionados.

 

E vamos para mais uma tarde sob nuvens e temperatura amena, aki no leste do Paraná.

Não há nada de interessante para reportar hoje sobre aki, por isso mesmo, resolvi escrever sobre outros locais mais interessantes (no momento).

(Não revisei direito e posso ter q editar mais tarde)

  • Like 16
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

54 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia à todos...

A estabilidade proporcionada pela massa de ar frio atuante no Sul do Brasil proporcionou novamente bons registros de mínimas nas estações de baixada, desde o sul do Paraná até o extremo sul gaúcho.

A área atingida pela geada (setores de baixada, quase q exclusivamente) foi bem ampla e vale uma "excessão" aki para a região da Campanha Gaúcha q teve registros muito bons de mínimas nas estações do INMET, não necessariamente em áreas de baixada, então é possível q a geada tenha sido mais abrangente por lá.

Registros mínimos do INMET pelo país e acrescentei as mínimas das estações do Keiser no meio-oeste catarinense (região q eu gosto muito).

As mínimas na tradicional região serrana de Santa Catarina foram negativas em algumas estações, mas deixo para outro colega destacar os valores.1621081866387.thumb.jpg.c3f327d453dc208e5ee3818dcda6f04a.jpg

Pinheiro Machado, como sempre, com registros espetaculares na baixada Curral de Pedra, sendo o quarto registro negativo sequencial, mostrando não somente o potencial de frio noturno na região, quanto a longevidade desta massa de ar frio no sul do Rio Grande do Sul, bem como no Uruguai.

As seguintes mínimas foram registradas na estação Curral de Pedra em Pinheiro Machado entre a noite do dia 11 e esta manhã 👇

-1,3°C - 23h55 em 11/5

-3,3°C - 7h20 em 12/5

-4,3°C - 7h15 em 13/5

-3,2°C - 7h30 em 14/5

-4,3°C - 7h10 em 15/5

Interior do município de Pelotas teve mínimas compatíveis com ocorrência de geada e não duvidaria em nada de registros negativos (se houvesse alguma estação fora da área urbana.

Pra ter uma idéia, a estação Bairro Colina do Sol teve hoje 1,6°C e está localizada muito próxima à Lagoa, dentro do perímetro urbano e à apenas 3 m de altitude em relação ao mar.

As mínimas no local desde a noite do dia 11/5 foram as seguintes:

11:  5,7°C

12:  3,9°C

13:  2,7°C

14:  2,6°C

15:  1,6°C

Com esses valores, dá para contabilizar uma sequência de 4 geadas noturnas consecutivas no município sob atuação deste anticiclone polar. *Durante a madrugada do dia 12, o ar frio entrou na região (advecção polar) e nessa situação geralmente não ocorre formação de geada apreciável em decorrência disso, no entanto pelos registros de vento nos gráficos da estação, observei calmaria durante toda a madrugada e parte da manhã do dia 12, o q não impediria a formação da geada no local.

Mais para o interior, à uns 100 km de distância, Herval teve registros bem interessantes na PWS local (213 m de altitude):

11:  3,8°C

12:  2,0°C

13:  1,9°C

14:  3,3°C

15:  2,4°C

Com o enfraquecimento da Alta Polar, a diferença entre as máximas na região é notável, principalmente nas estações de baixada. 

Em Curral de Pedra/Pinheiro Machado, temos as seguintes máximas entre os dias 11 e 14/5:

15,9°C/18,3°C/20,7°C/22,3°C.

Herval teve a seguinte sequência de máximas à partir do dia 11:  15,4°C/16,6°C/18,3°C/19,5°C.

Notável a diferença de +2,8°C entre a máxima de Curral em relação à Herval. Neste caso em específico, a latitude maior desta última localidade não justificaria quase 3°C a menos no valor da máxima, até pq são locais muito próximos um do outro. Comparando altitudes, não faria sentido algum Herval ter reportado menores máximas durante todo o evento, já q Curral de Pedra situa-se numa altitude maior (285 m x 213 m), então aplico neste caso uma idéia q tenho sobre estações de baixada: são excelentes parâmetros para registro de frio noturno. Tanto sigo essa idéia q não faço observação de máximas nas baixadas q costumo monitorar aki em Piraquara. Sempre utilizo a máxima q eu observo em casa, um local mais elevado e ventilado.

Em apoio à esta idéia, segue um comparativo entre as máximas observadas em Pinheiro Machado com dados de baixada/topo (ou não baixada) nos dias 11, 12, 13 e 14/5.

A primeira coluna corresponde à baixada Curral de Pedra (285m) e a segunda à Serra do Veleda (470 m). Vale dizer q com essa diferença de ~200 m entre ambas as estações, o esperado seria uma diferença de aproximadamente 1,2°C nos registros de máxima entre ambas, mas não é isso q ocorre, vejam:

11:   15,9    13,2    (2,7)

12:   18,3    14,6    (3,7)

13:   20,7    16,6    (4,1)

14:   22,3    19,1    (3,2)

Em média, uma diferença de 3,4°C não seria justificada pela diferença de altitude entre ambos os locais e estou desconsiderando possíveis problemas nos locais das estações, já q o pessoal responsável teve todo um cuidado em escolher locais apropriados para colocar os aparelhos. 

Ao meu ver, baixadas boas para represamento do ar frio noturno exercem efeito contrário durante o período diurno, especialmente se forem dias sob intensa radiação solar e pouco vento (q já não é muito, nas baixadas, em relação aos topos) ocorrendo então o surgimento de uma espécie de bacia de ar kente no local.

Por outro lado, nem todas as áreas de baixada apresentam essa mesma característica de "aprisionamento" tanto do ar frio noturno, quanto do ar kente diurno (sob intensa radiação solar) e existem outros fatores envolvidos no resultado final das condições térmicas locais. O tipo do solo, a espécie de vegetação no entorno da estação q fará os registros, o relevo, e também os possíveis obstáculos tanto natural qto artificial. E nem sempre é possível conseguir o local adequado para instalar os instrumentos de medição, então temos q nos contentar com o q é possível. E lembrando q o pessoal já faz muito! Basta olhar as estações do INMET (e calar a boca, se for pra criticar as nossas PWS bem calibradas e supervisionadas).

Um local de baixada q eu considero bem ventilado (provavelmente por se tratar de uma baixada plana e abertura) é o local onde o Paulo Henrique (q não seria a pessoa mais humilde q eu conheci, quando o assunto é frio no Sul) conseguiu colocar a sua primeira estação (me corrijam se estiver enganado), no bairro Farroupilha em Soledade. 

Em termos de temperatura mínima, não daria de forma alguma fazer uma idéia justa do potencial de frio na área municipal, se utilizarmos como parâmetro o INMET e isso ele próprio sempre deixou bem claro. À exemplo do q acontece na grande maioria dos municípios com relevo acidentado, diferenças na temperatura noturna em ocasiões específicas entre topos, encostas e baixadas são notáveis, todo mundo aki sabe. 

Entre os dias 11 e 15 de Maio, a diferença na mínima absoluta da estação do INMET nakele município em comparação com a estação do Bairro Farroupilha foi de 6,0°C, sendo q no INMET a mínima do dia 13 atingiu +2,8°C e no bairro Farroupilha -3,2°C, mas não é à esta situação q eu kero me ater, e sim à situação do local da estação do PH, q como já falei, me parece muito boa para registros diurnos, sendo q estes não se diferenciam em quase nada dos registros de topo do INMET.

Comparando Bairro Farroupilha com INMET entre os dias 11 e 14 de Maio nos registros de máximas:

11:    15,6     15,6

12:    16,4     15,7

13:    20,7     20,4

14:    20,2     19,4

Com esses dados, vemos uma diferença de apenas 0,5°C entre as máximas e se compararmos essa diferença com a observada em Pinheiro Machado (3,4°C) podemos perceber q baixadas se distinguem entre si não só nos registros noturnos quanto nos registros diurnos.

Lembrando q o q eu apresentei acima não representa de forma alguma a regra geral, já q há outros fatores envolvidos na questão, como vento, nebulosidade, etc, já mencionados.

 

E vamos para mais uma tarde sob nuvens e temperatura amena, aki no leste do Paraná.

Não há nada de interessante para reportar hoje sobre aki, por isso mesmo, resolvi escrever sobre outros locais mais interessantes (no momento).

(Não revisei direito e posso ter q editar mais tarde)

 

 

Em Pelotas, os guris foram a campo fazer experimento em uma baixada da zona rural, até mês que vem iremos colocar uma estação lá. Depois mostraremos o perfil de relevo do lugar. Deu -2,1°C hoje:

https://www.instagram.com/p/CO5MENUg-MC/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Já sobre o Curral de Pedras, algumas considerações:

 

 A estação do Veledas fica na borda da Serra do Sudeste, isso por si só já dá uma vantagem extra na altitude do local. Pinheiro conseguia ter média máxima 1°C menor que Canguçu mesmo tendo mesma altitude, apenas pela questão de borda. O antigo ponto da Guarda Nova em Herval, mesmo 130 m mais baixo que o Veledas, tinha média de máximas bem parecidas. Era um pouquinho mais borda que o Veledas.

Já a estação do Curral está a sotavento, no sentido sul-norte, isso dá uma desvantagem extra ao lugar na máxima.

 

E segundo que essa massa de ar frio foi especialmente seca e estável, mas não tão forte. Não havia nada que houvesse para aplacar as máximas do lugar que por si só já é mais alta mesmo. No inverno, sob atuação de ar frio mais intenso e constante essa diferença vai diminuir consideravelmente.

 

Tabela do Curral no antigo ponto em julho de 2020. Esse ponto estava um pouco mais alto que o atual lugar. Desse lugar para onde ta agora tem uns 15 m de declividade.
Ta dando um vantagem de 1,x na mínima, mas na máxima tende a ser bem parecidos:

 

2054536210_WhatsAppImage2021-05-15at10_05_24.thumb.jpeg.34ebb9749fbaaa995c71a1752c7f75ef.jpeg

 

Na ocasião Veledas teve 14,0°C de máxima. Ou seja, vai dar 2°C de diferença como seria esperado e não essas coisas de 3/4°C. 

 

A estação está bem calibrada e é Pro-2. Não tem risco de ter o efeito "Casca de Ovo" como a Vue pode ter.

A Antiga Olaria conseguia ter mínimas bem baixas e máximas excelentes por ser bem mais aberta e ventosa. Pena que por motivos de força maior a estação teve que ser tirada de lá.

 

 

  • Like 17
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, Allef Matos disse:

(1)    Pelotas, os guris foram a campo fazer experimento em uma baixada da zona rural, até mês que vem iremos colocar uma estação lá. Depois mostraremos o perfil de relevo do lugar. Deu -2,1°C hoje:


https://www.instagram.com/p/CO5MENUg-MC/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Já sobre o Curral de Pedras, algumas considerações:

 

(2)  A estação do Veledas fica na borda da Serra do Sudeste, isso por si só já dá uma vantagem extra na altitude do local. Pinheiro conseguia ter média máxima 1°C menor que Canguçu mesmo tendo mesma altitude, apenas pela questão de borda. O antigo ponto da Guarda Nova em Herval, mesmo 130 m mais baixo que o Veledas, tinha média de máximas bem parecidas. Era um pouquinho mais borda que o Veledas.

Já a estação do Curral está a sotavento, no sentido sul-norte, isso dá uma desvantagem extra ao lugar na máxima.

 

(3)  E segundo que essa massa de ar frio foi especialmente seca e estável, mas não tão forte. Não havia nada que houvesse para aplacar as máximas do lugar que por si só já é mais alta mesmo. No inverno, sob atuação de ar frio mais intenso e constante essa diferença vai diminuir consideravelmente.

 

(4) Ou seja, vai dar 2°C de diferença como seria esperado e não essas coisas de 3/4°C. 

 

(5) A estação está bem calibrada e é Pro-2. Não tem risco de ter o efeito "Casca de Ovo" como a Vue pode ter.

 

 

Boa tarde, Alef.

Separei teu texto por parágrafos numerados, à fim de facilitar as respostas. É necessário abrir todo o texto cotado 👆

(1) - Excelente notícia! E vai de acordo com o q eu cogitei para a região 👇

 

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Interior do município de Pelotas teve mínimas compatíveis com ocorrência de geada e não duvidaria em nada de registros negativos (se houvesse alguma estação fora da área urbana.

Pra ter uma idéia, a estação Bairro Colina do Sol teve hoje 1,6°C e está localizada muito próxima à Lagoa, dentro do perímetro urbano e à apenas 3 m de altitude em relação ao mar.

 

(2) - Deixei isso claro no texto 👇

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Lembrando q o q eu apresentei acima não representa de forma alguma a regra geral, já q há outros fatores envolvidos na questão, como vento, nebulosidade, etc, já mencionados.

Melhor do q kem conhece o local para esclarecer essas questões de relevo e sua influência na temperatura.

 

(3) - Bem esclarecido, porém sobre a intensidade do anticiclone, não há dúvidas de q é de médio/fraco porte (ao menos o q chegou até aki). A força da massa de ar frio não entrou na minha explanação.

 

(4) - Aki, já não sei se concordo... Pode sim ser da forma como vc acredita, com base no teu melhor conhecimento. No entanto até a comprovação, é especulativo.

 

(5) - Com essa informação em mente, podemos confiar então nos dados de outras estações q não são essa Pro-2? Dados registrados de temperatura máxima anteriores à existência dessa estação não são mais válidos?

Ainda sobre a calibração das estações q vcs utilizam, minha opinião também esteve no post 👇

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

E lembrando q o pessoal já faz muito! Basta olhar as estações do INMET (e calar a boca, se for pra criticar as nossas PWS bem calibradas e supervisionadas).

 

É isso...

Obrigado por comentar e dar suas explicações.

Geralmente vc não aparece por aki 😉

Abraço

Edited by Carlos Campos
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

55 minutes ago, Allef Matos said:

 

 

Em Pelotas, os guris foram a campo fazer experimento em uma baixada da zona rural, até mês que vem iremos colocar uma estação lá. Depois mostraremos o perfil de relevo do lugar. Deu -2,1°C hoje:

https://www.instagram.com/p/CO5MENUg-MC/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Já sobre o Curral de Pedras, algumas considerações:

 

 A estação do Veledas fica na borda da Serra do Sudeste, isso por si só já dá uma vantagem extra na altitude do local. Pinheiro conseguia ter média máxima 1°C menor que Canguçu mesmo tendo mesma altitude, apenas pela questão de borda. O antigo ponto da Guarda Nova em Herval, mesmo 130 m mais baixo que o Veledas, tinha média de máximas bem parecidas. Era um pouquinho mais borda que o Veledas.

Já a estação do Curral está a sotavento, no sentido sul-norte, isso dá uma desvantagem extra ao lugar na máxima.

 

E segundo que essa massa de ar frio foi especialmente seca e estável, mas não tão forte. Não havia nada que houvesse para aplacar as máximas do lugar que por si só já é mais alta mesmo. No inverno, sob atuação de ar frio mais intenso e constante essa diferença vai diminuir consideravelmente.

 

Tabela do Curral no antigo ponto em julho de 2020. Esse ponto estava um pouco mais alto que o atual lugar. Desse lugar para onde ta agora tem uns 15 m de declividade.
Ta dando um vantagem de 1,x na mínima, mas na máxima tende a ser bem parecidos:

 

2054536210_WhatsAppImage2021-05-15at10_05_24.thumb.jpeg.34ebb9749fbaaa995c71a1752c7f75ef.jpeg

 

Na ocasião Veledas teve 14,0°C de máxima. Ou seja, vai dar 2°C de diferença como seria esperado e não essas coisas de 3/4°C. 

 

A estação está bem calibrada e é Pro-2. Não tem risco de ter o efeito "Casca de Ovo" como a Vue pode ter.

A Antiga Olaria conseguia ter mínimas bem baixas e máximas excelentes por ser bem mais aberta e ventosa. Pena que por motivos de força maior a estação teve que ser tirada de lá.

 

 

Incrível! E existe alguma outra região do estado que tenha baixadas com este mesmo potencial? Região da Serra do Botucaraí, talvez? 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

Incrível! E existe alguma outra região do estado que tenha baixadas com este mesmo potencial? Região da Serra do Botucaraí, talvez? 

Na serra do botucaraí já resgistrou 

-10,6°C

Edited by Luide Luckmann
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Na serra do botucaraí já resgistrou 

-10,6°C

É um nome estranho (e sugestivo) pra uma serra kkk principalmente se retirar o acento do i...mas não é da minha conta 🙄

Teve -12°C acho q em 2012 (🙄) num local chamado "Silvanos" ou "Silvana". O PH saberia dizer melhor. 

Não, não é no Pantera ...(🙄)

  • Like 2
  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, Luide Luckmann said:

Na serra do botucaraí já resgistrou 

-10,6°C

Sim, lembro deste recorde. Mas existe ali na região alguma região com mínimas nessa casa com certa frequência? Como Arvorezinha e Fontoura Xavier, acima dos 800m de cota.

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
21.56 a las 16:48:00
TEMP MÍNIMA
1.78 a las 06:04:00

 

 

Impresionante amplitud termica, teniendo en cuenta la humedad elevada a la mañana que genero neblinas durante mla noche y la madrugada.

 

En la estacion Prado las temperatuiras extremas fueron 17.3°C y 5,6°C.

Edited by Pablo MQL
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Hoy la minima en la estacion Prado fue mas baja que ayer; 5,4°C y en la estacion Melilla de poco mas de 2°C.

 

O sea que la minima en lo que va del año se dio ayer en la estacion Melilla y hoy en la estacion Prado.

 

Las temperaturas hoy subieron un poco mas que la jornada de ayer, esta bastante mas nublado y con nubes altas, la situacion actual a las 14hrs es la siguiente:

 

1111311677_Sanstitre.png.f08bd8019e6ad7cb3bf19f9897b8d56a.png

 

 

image.png.f9c9eaf40557fb143da0352e53a76cb3.png

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Time-lapse de hoje de manhã, gravado entre 7:50 e 11 h. Foi uma das poucas manhãs (como ontem) com nevoeiro, mas pelo movimento da nebulosidade creio que foi efeito do vento leste junto com o frio. Fazia 10,3° no início da gravação e chegou a 14,6° no final. A mínima foi de 9,4° às 5:56.

 

É o primeiro lapse que faço de nevoeiro.

 

 

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Outro dia agradável por aqui, céu nublado com períodos de garoa fraca, embora não tenha acumulado nada no Cemaden da cidade, deixou o chão bem molhado:

 

image.thumb.png.5670230b923eefe08b5658712766fcc3.png

 

 

Variação: 15,9°C / 22,3°C

 

Situação de momento no satélite: (Aquela estrela é onde está localizada a cidade de Eldorado)

image.png.9b4083fd4f25a6523ee0221b1e6211e7.png

 

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Marcos disse:

Time-lapse de hoje de manhã, gravado entre 7:50 e 11 h. Foi uma das poucas manhãs (como ontem) com nevoeiro, mas pelo movimento da nebulosidade creio que foi efeito do vento leste junto com o frio. Fazia 10,3° no início da gravação e chegou a 14,6° no final. A mínima foi de 9,4° às 5:56.

 

É o primeiro lapse que faço de nevoeiro.

 

 

Bom vídeo e excelente música, Marcos. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Sábado com tempo um pouco mais instável em São Paulo devido ao deslocamento de um cavado nos médios níveis. Mesmo assim, praticamente não choveu.

As temperaturas, nas estações do CGE, neste momento estão entre 16 graus no extremo sul e chegando até 20 graus no extremo norte.

zw9ZwL9.png

 

 

Imagens das câmera da Avenida Paulista mostram que temos um final de tarde com alguns cúmulos e atuação da névoa úmida.

Nota-se também um pouco de estratos, devido a entrada da brisa marítima.

 

Direção leste

hD1tN3t.jpg

 

 

Direção noroeste

6lmJXQW.jpg

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Realmente, esteve bem mais nublado hoje na cidade de São Paulo.

Embora tenha havido vários períodos de aberturas de sol durante o dia, pelo menos aqui na zona norte.

 

Mirante: 14,7°C / 21,8°C

Interlagos: 14,4°C / 20,5°C

IAG: 13,5°C / 22,0°C

 

O Mirante está assim até o dia de hoje, neste mês de maio (Entre parênteses, as anomalias em relação à normal provisória 1991-2020):

Média das mínimas: 14,7°C (0,0°C)

Média das máximas: 24,1°C (+0,6°C)

Levando-se em conta que a 1ª quinzena de maio é mais quente do que a 2ª (Em média), pode-se dizer que está praticamente na média do período (1 a 15) ou até ligeiramente abaixo.

Porém monótono, principalmente sem mínimas expressivas.

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, Aldo Santos disse:

Realmente, esteve bem mais nublado hoje na cidade de São Paulo.

Embora tenha havido vários períodos de aberturas de sol durante o dia, pelo menos aqui na zona norte.

 

Mirante: 14,7°C / 21,8°C

Interlagos: 14,4°C / 20,5°C

IAG: 13,5°C / 22,0°C

 

O Mirante está assim até o dia de hoje, neste mês de maio (Entre parênteses, as anomalias em relação à normal provisória 1991-2020):

Média das mínimas: 14,7°C (0,0°C)

Média das máximas: 24,1°C (+0,6°C)

Levando-se em conta que a 1ª quinzena de maio é mais quente do que a 2ª (Em média), pode-se dizer que está praticamente na média do período (1 a 15) ou até ligeiramente abaixo.

Porém monótono, principalmente sem mínimas expressivas.

 

As médias do mirante estão idênticas às do INMET Indaial:

 

média: 18,2ºC (0,0)

mínimas: 15,1ºC (+0,3)

máximas: 23,6ºC (-0,5)

 

image.thumb.png.2cae0012659470d4a2ec9aceb00df26c.png

 

Nenhuma mínima baixa mas média muito boa considerando que a primeira quinzena geralmente é bem mais quente que a segunda. Também teve o retorno das chuvas, estou gostando muito desse Maio.

  • Like 14
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

A grande característica desse outono na minha região até o momento parece ser a mesma característica em vários outros lugares do país até o momento : Friozinho leve, sem extremos, com ausência de calor. Não precisei de agasalhos na maior parte dos dias até aqui, porém a total ausência de suor, para mim, é tudo o que importa (já disse aqui uma vez que minhas temperaturas favoritas vão dos 12°C aos 20°C, então para mim está muito confortável desde o início de Abril). 

 

Ok, mas eu também quero vivenciar algum evento polar mais forte, com mais dinâmica atmosférica (não se vive só de marasmo agradável, afinal). Mas tenhamos calma, ele pode estar mais perto do que pensamos.

 

Variação de temperatura neste Sábado: 12,0°C a 20,7°C. Dia perfeito, e que ainda terminou com bonitas formações de Altocumulus:

 

IMG-20210515-WA0011.thumb.jpg.a73d70ee8bae1dfabba9b49d159fb526.jpg

 

 

  • Like 20
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 14° e máxima de 25°, começou nublado mas de tarde o sol saiu com tudo, estou gostando dessa sequência de dias com mínimas e máximas agradáveis.

Europeu veio com bastante chuva para daqui uma semana, ainda tá longe, mas fazia tempo que nada disso aparecia na previsão.IMG_20210515_193006.thumb.jpg.fc314a4876545b208215d81279d9fd41.jpg

 

  • Like 6
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Enio Rezende disse:

Ontem nem tive tempo de acompanhar o fórum, minha empresa me mandou pra trabalhar em Desterro de Entre Rios, uma cidade num reino tão tão distante a 80km daqui. Mas foi um dia de pouco sol e friozinho entre 13°/19°

Hoje aqui em Lafaiete o sábado começou nublado, mínima de 13 graus e agora 10:20 ainda segue nublado e 15 graus

Apesar de semana que vem ter um prognóstico de dias mais ensolarados e um pouco mais quente, estou animado pra ver o potencial de frio de Desterro de Entre Rios pois vou trabalhar lá a semana que vem também, pernoitar por lá de segunda até sexta e a cidade é no meio do nada, altitude entre 1050m a 1100m, cercada de alguns morrinhos e mais vegetação que aqui. Não vou levar termômetro mas pela minha sensação na pele ontem, já deu pra ver que o potencial é bom praquelas bandas...

Enio Rezende,

se fosse eu, a passar uns dias numa cidade com essa altitude, acima de 1000 metros, levaria meu termo-higrômetro, para ver as temperaturas nas partes baixas e altas da cidade, ver as diferenças. E também, fazer comparações com a estação de topo de Ouro Branco, altitudes semelhantes.

Edited by marinhonani
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, Renan disse:

A grande característica desse outono na minha região até o momento parece ser a mesma característica em vários outros lugares do país até o momento : Friozinho leve, sem extremos, com ausência de calor. Não precisei de agasalhos na maior parte dos dias até aqui, porém a total ausência de suor, para mim, é tudo o que importa (já disse aqui uma vez que minhas temperaturas favoritas vão dos 12°C aos 20°C, então para mim está muito confortável desde o início de Abril). 

 

Ok, mas eu também quero vivenciar algum evento polar mais forte, com mais dinâmica atmosférica (não se vive só de marasmo agradável, afinal). Mas tenhamos calma, ele pode estar mais perto do que pensamos.

 

Variação de temperatura neste Sábado: 12,0°C a 20,7°C. Dia perfeito, e que ainda terminou com bonitas formações de Altocumulus:

 

IMG-20210515-WA0011.thumb.jpg.a73d70ee8bae1dfabba9b49d159fb526.jpg

 

 

Renan,

a máxima no topão do Inmet, foi bem amena hoje, deve ter ficado bem nublado.

Então essas nuvens são os Alto Cumulus, aqui essas nuvens costumam segurar a queda da temperatura, isso em noites que tem previsão de frio.Mas no meio da madrugada desmancham e esfriamento aumenta.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi mais um dia agradável no vale do Itajaí. A madrugada foi de céu nublado e até chuva marítima (que acumulou 1,5mm), com isso a mínima foi de 14,6ºC registrada à meia noite. A manhã foi encoberta e de tarde o tempo secou um pouco, o sol apareceu em alguns momentos mas o céu só limpou no fim da tarde, não permitindo grande aquecimento, máxima de 22,9ºC.

 

Foto tirada às 15h com 21,9ºC e 76%:

image.thumb.png.b6abc1ea90230ef8b9198851df5e5282.png 

image.thumb.png.1b52ea71abef04bcf0e1f4a7a8c3b775.png

 

O céu voltou a nublar agora à noite em Blumenau, faz 16,5ºC com 96% às 20h aqui em casa. Amanhã deve esquentar um pouco e a temperatura pode passar dos 25ºC.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Por aqui, não diria ausência total do calor, mas maio segue típico e oscilando entre o calor leve e o frio leve na maioria dos dias, ambos dentro de um bom padão de conforto térmico. Hoje foi um bom exemplo, com vento:

 

15,6 / 24,6    Santo Agostinho

15,9 / 25,5    Pampulha

12,7 / 22,5    Cercadinho

 

A diferença é que tivemos um dia parcialmente nublado, em que períodos nublados se alternaram com o sol e houve até algum chuvisco isolado:

20210515_125246.thumb.jpg.239a022f2c56ba6fc5967c30bbf9d6da.jpg

 

O tempo já abriu e a temperatura já está em queda rápida, com 18,9°C na Pampulha e 16,1°C nos bairros serranos às 20h.

 

Edited by LeoP
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

Sim, lembro deste recorde. Mas existe ali na região alguma região com mínimas nessa casa com certa frequência? Como Arvorezinha e Fontoura Xavier, acima dos 800m de cota.

Soledade em si voltou a registrar -8,7°C em 2016 se não me engano. 

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos.

 

Hoje marcamos a terceira máxima sub-20 consecutiva desta onda de frio. Extremos do dia: 12,9˚C/ 18,8˚C.

 

Se as mínimas não são destaque, as máximas são interessantes.

 

Estamos desde as 18h25min do dia 12/5/21 (há 3 dias) com temperaturas abaixo de 20˚C.

No dia 6/5/21 às 17h55min houve o último registro acima de 25˚C -  9 dias abaixo dos 25˚C. 

 

Maio segue com temperaturas próximas do normal: 13,7˚C/ 22,2˚C - 17,0˚C

 

Curiosidade  -  a água da piscina, sem aquecimento, alcançou hoje 17,5˚C. Chegamos a registrar 27˚C em alguns dias de março.

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Dia totalmente insosso, com nuvens abundantes e pouco sol na maior parte do período.

A máxima na PWS chegou à 19,3°C e em casa, no meu abrigo de PVC, 18,9°C.AirBrush_20210515201434.thumb.jpg.abc737cbdd6dfd4911aab513ee8fe895.jpg

No momento, 12°C com céu quase limpo, mas não espero nada além do de sempre para as próximas horas...Screenshot_20210515-202733.png.87f9fb93034c958d1f5265c01b73c71a.png

Tarde de hoje, com vista para o majestoso Anhangava (1.430 m) 👇AirBrush_20210515201933.thumb.jpg.d8ed99b81b22b3a31323534804065fd0.jpg

Aglomerado de nuvens na serra às 16h 👇AirBrush_20210515202104.thumb.jpg.356b0ee5f7ecc99fa535a9134138269a.jpg

 

  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Agora, sjmolive disse:

Boa noite a todos.

 

Hoje marcamos a terceira máxima sub-20 consecutiva desta onda de frio. Extremos do dia: 12,9˚C/ 18,8˚C.

 

Se as mínimas não são destaque, as máximas são interessantes.

 

Estamos desde as 18h25min do dia 12/5/21 (há 3 dias) com temperaturas abaixo de 20˚C.

No dia 6/5/21 às 17h55min houve o último registro acima de 25˚C -  9 dias abaixo dos 25˚C. 

 

Maio segue com temperaturas próximas do normal: 13,7˚C/ 22,2˚C - 17,0˚C

 

Curiosidade  -  a água da piscina, sem aquecimento, alcançou hoje 17,5˚C. Chegamos a registrar 27˚C em alguns dias de março.

 

Corrigindo- Esta não é uma onda de frio. E também não é uma massa de ar polar.

Pra ser onda de frio precisa ser uma massa de ar frio que cause pelo menos anomalia de -5°C durante 5 dias ou mais.

  • Like 5
  • Confused 3
Link to comment
Share on other sites

Em 13/05/2021 em 11:00, Rafael MG disse:

BH hoje tem céu claro e tive mínima de 15,5º C.

 

Ontem a variação aqui foi de 13,8º C a 24,2º C.

 

Tenho tentado ver as mínimas da estação do INMET em Florestal, a 60 Km daqui, mas a estação está inoperante à noite nos últimos dias, só disponibilizando dados do período diurno.

 

Alguém aí sabe se isso é comum, pra podermos contatar o INMET? Aquela estação é ótima para mínimas e referência para boa parte da Grande BH (inclusive para o meu sítio em Igarapé hehe).

Rafael MG,

Enio Rezende

LeoP

Rafael BHZ

vocês conhecem ou ouviram falar do Jardim Canadá, fica as margens da rodovia BR-040,acho que é região de Nova Lima, poderia ser uma pequena cidade.Pesquisei no google earth pro, fica numa altitude que varia de 1370 m até 1394 metros, deve ser mais frio do que o Cercadinho, Diamantina etc.

Aqui no Noroeste do Rio, mais um dia de temperaturas amenas a tarde.

Os meses de maio e junho são os mais monótonos aqui.

 

 

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

38 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Corrigindo- Esta não é uma onda de frio. E também não é uma massa de ar polar.

Pra ser onda de frio precisa ser uma massa de ar frio que cause pelo menos anomalia de -5°C durante 5 dias ou mais.

Sim, não foi A onda de frio e nada de histórico (existe esta definição de onda de frio apenas quando houver anomalia de -5˚C/ 5 dias - me passa a referência, por favor, para eu me atualizar? )

 

Mas  houve significativo resfriamento com infiltração polar, portanto ação de uma massa polar, a partir do oceano - o vento soprou persistente de sul no dia 13/5 com rajadas de até 33 km/h.  Neste dia a temperatura só superou os 15˚C por volta das 13h. A máxima vespertina pouco passou dos 16˚C.  A carta sinótica de 13/5/21 pela manhã mostra a FF já acima (sentido Equador) de nós. Atrás dela, o Ar Polar, com centro de 1024 hPa no RS já chegava por aqui. Não foi uma senhora massa polar, mais ela existiu, concorda?

 

Agora a tarde o vento de quadrante sul cessou e a temperatura deve progressivamente se elevar a partir de amanhã. 

 

No momento, céu parcialmente nublado, sem vento, 15,5˚C (20h50min)

511469625_CapturadeTela2021-05-15as20_49_03.png.da8594767b6e42dbc069d3630b6a0322.png

 

 

Edited by sjmolive
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.