Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2021


Recommended Posts

E vamos ao 43° dia sem chuva, contagem essa que se encerra hoje assim espero, amanhã previsão de chuva, ainda não se sabe ao certo o volume, não deve por fim a seca, é fato, mas deve dar uma aliviada nesse tempo extremamente seco. Para as lavouras, algumas, talvez seja tarde demais, ao menos a poeira daria uma trégua, os indicativos apontam novamente um cenário mais seco depois, vamos aguardar essa mudança amanhã.

Quanto ao frio, o ar seco tem proporcionado manhãs bem frias e abaixo de 10°C, hoje mínima de 9.7°C.

  • Like 13
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Rafael disse:

Bom dia, mínima de 12 graus hj na área urbana, no momento faz 15 graus as 8 da manhã com Sol.

Rafael,

Ontem às 23 h, o único município que estava coberto por nuvens era Friburgo, com essa mínima de 12, deve ter ficado encoberto toda madrugada, vi às imagens de satélite para nuvens baixas e nevoeiro

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Algumas mínimas de destaque hoje:

 

Em Juiz de Fora:

Bandeirantes: 10,3°C

No INMET: 11,3°C

No Alphaville: 11,5°C

 

Barbacena: 09,9°C no INMET e 7°C no aeroporto da cidade

 

Bias Fortes (PWS): 08,9°C

 

Muriaé (INMET): 13,1°C

 

Viçosa (INMET): 08,7°C (ótima mínima)

 

São João del Rei (INMET): 08,3°C

 

Brumadinho (PWS): 06,0°C !

 

Andrelândia (PWS): 07,3°C

Renan, 

Mínimas do ano em parte do Vale do Paraíba de SP,  na maioria dos municípios do RJ, muitos municípios de MG e parte do ES.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Pra cá a situação permanece boa para este próximo evento:

 

image.thumb.png.6bc81905901a88ba397251f7608270c0.png

 

Vamos ter vários dias com máximas baixas. Lembrando que a média das máximas em Maio na estação do INMET da cidade é de 22,8°C.

E ainda haverá chances de chuva, apesar de pouca coisa.

Renan,

Na torcida para chover mesmo aí e aqui no Noroeste do RJ

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Mínima decepcionante de 16,5°C.

 

A chance que existia de ser a menor mínima do ano aqui em Eldorado, foi trucidada com a presença de nuvens baixas que perduraram por toda madrugada e início de manhã. Agora temos um céu azul celeste e muitas Cirrus:

image.png.cc58825b3eac8f4a8fbc8443ee2956bb.png

 

Apesar disso, teve cidades da região onde não contaram com a presença de nuvens baixas e registraram algumas mínimas sub-10 (Ciiagro), segue abaixo:

 

8,0°C Capão Bonito

8,0°C Itapetininga

8,8°C Apiaí

8,8°C Barra do Chapéu

9,6°C Taquarituba

 

Mínimas bastante parecidas entre todas elas.

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Mínimas do ano na capital mineira (exceto Cercadinho, que decepcionou) :

 

14,1C Santo Agostinho (centro, 915m)

12,1C Pampulha (850m)

12,0C Cercadinho (1200m)

 

Ainda teremos frio ao amanhecer nos próximos dias (algo entre 15 e 13ºC), com tardes progressivamente mais mornas, até a sexta, quando muitas nuvens e possibilidade de chuva leve voltam a baixar as temperaturas pela tarde.

 

Agora(11h30), muito sol e 22,8ºC aqui em casa.

Edited by LeoP
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS ABAIXO DE 15ºC NO AMANHECER DE 11/05 NO ES:

 

Venda Nova do Imigrante* : 9.3ºC

Alfredo Chaves* : 15.1ºC

Alegre* : 13.1ºC

Santa Teresa* : 12.4ºC

Marilândia* : 14.6ºC

Nova Venécia* : 14.7ºC

Alto Rio Novo** : 12.0ºC

Venda Nova do Imigrante** : 10.3ºC

Muniz Freire** : 9.1ºC

Afonso Cláudio** : 8.3ºC

 

*INMET

**PARTICULAR

 

Infelizmente a estação de Marilândia não está funcionando corretamente e provavelmente a mínima foi menor ainda

 

INTERIOR DE CASTELO COM 6ºC

Screenshot_214.png.d9d4106794d6b920ae58ef76e1f2a4ca.png

Edited by IgorTFreitas
  • Like 14
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Sobre as FFs no sul o que percebo aqui é que aquelas continentais com dificuldade de avançar pelo leste mas com bom avanço pelo pantanal e Bolívia (como a que tivemos semana passada) provocam chuva bem consistente no leste catarinense porque a frente bloqueada fica mais tempo por aqui e o JBN drena bastante ar úmido dessas áreas mais a noroeste. As frentes estacionárias são as que tem mais potencial de precipitação, já as MPs com ciclone que manda o ar frio lá pro interior de São Paulo, por exemplo, são precedidas por frentes frias de passagem muito rápida (por vezes violenta como aquela do 30/06/2020) e que por isso tendem a ter chuvas mais irregulares. Frente fria marítima não é nada comum, não lembro de já ter visto, o que acontece às vezes é transporte de umidade oceânica causado pelo vento leste da alta marítima, mas diferentemente do litoral paulista, aqui em SC são geralmente chuvas fracas e pouco volumosas. Enfatizando: essa é a minha percepção.

 

O amanhecer em Blumenau foi com nevoeiro e mínima de 15,9ºC. Tenho agora céu nublado, faz 23,5ºC com 77% (13h) e em breve entra a frente fria por aqui.

image.thumb.png.a93a1731a3f792a1defc5fcf1562c491.png

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, marcoseojr disse:

As chuvas das frentes frias no Sul são de baixa intensidade e longa duração?

 

Em uma frente fria clássica a situação que ocorre é o aumento de cirrus 1 ou 2 dias antes da FF chegar com forte aquecimento, horas antes da chegada da FF aparecem cirrus stratus e alto-cumulus, em seguida o tempo fecha e temos cumulus nimbus com chuvas intensas e atividade elétrica, que não devem em nada as tempestades de verão, a chuva pode cair por até 1 dia, diminuindo a atividade elétrica conforme a temperatura vai diminuindo, quando a chuva cessa, temos stratus tomando conta do céu e a queda de temperatura é mais intensa, aos poucos o tempo vai abrindo, sobrando apenas cumulus de bom tempo até termos céu azul límpido.

 

chuva-frontal-frente-fria-1096177784.jpg

 

Mas claro, temos variações, el niño, la niña, TSM do Atlântico, mudam o comportamento das FF. Quando não temos um JBN bem definido (correntes de ar em 1500m de altitude de norte/noroeste transportando ar quente e úmido) e o ar frio vindo de sul/sudeste como nesse episódio, as chuvas são bem fracas ou até inexistentes. Em situações de bloqueio, a FF pode ficar vários dias estacionada sobre uma região, avançado um pouco e voltando.

 

O cenário ideal é um JBN bem intenso precedendo a frente e o ar frio vindo de sudoeste, assim se formam até LIs com capacidade de produzir tornados e também pode ter formações de áreas de baixa pressão fechadas, que quando chegam no oceano formam os ciclones extratropicais, nessas situações temos intensos ventos após as ocorrências de chuvas.

 

Em síntese quanto mais convergência entre as massas de ar, quando se encontram e se interagem, mais intensas as chuvas vão ser.

 

 

 

  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Renan disse:

Algumas mínimas de destaque hoje:

 

Em Juiz de Fora:

Bandeirantes: 10,3°C

No INMET: 11,3°C

No Alphaville: 11,5°C

 

Barbacena: 09,9°C no INMET e 7°C no aeroporto da cidade

 

Bias Fortes (PWS): 08,9°C

 

Muriaé (INMET): 13,1°C

 

Viçosa (INMET): 08,7°C (ótima mínima)

 

São João del Rei (INMET): 08,3°C

 

Brumadinho (PWS): 06,0°C !

 

Andrelândia (PWS): 07,3°C

Excelentes marcas! 

 

Acredito que uma poderosa baixada na região de Minduri, São Vicente de Minas, Andrelândia, Carrancas, Cruzília, como as próximas da Fazenda Favacho, altitude entre 1050 e 1200 mt, podem ter marcas excepcionais. Um destes locais de frio que muitos não conhecem pela falta de registros. Por algumas fotos que vi do frio nesta região no evento de Julho-19, eu acredito que -2/-3°C foi "fichinha" ali. 

 

Chama minha atenção o desempenho da PWS em Brumadinho. Esta MP fraca pegou a porção mais ao centro/leste do estado com mais intensidade. Em São Lourenço, leste da região sul, a mínima foi de 8.8°C - nada demais, embora a estação não seja uma baixada.

 

O aeroporto de Barbacena é um topo também, não? Interessante ter registrado quase 2°C a menos que o Inmet (imagino que seja topo urbano?).

Edited by Victor Naia
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, marcoseojr disse:

As chuvas das frentes frias no Sul são de baixa intensidade e longa duração?

É tanto fator para dizer que fica difícil, cada FF é de um jeito, na última ocorreram pingos pelo leste de sp ,.mas choveu no sul do estado e litoral, já no interior nada, este seria o cenário mais clássico para sp no inverno.

Mas assim, os comportamentos variam de acordo com a epoca do ano, no verão muitas vezes temos ffs fracas passando pelo oceano mas alinham um canal de umidade junto a Ab e vórtice no NE e pode chover vários dias seguidos, outras nao fazem isto, mas aumentam a termodinâmica que gera áreas de instabilidade mais consistentes e abrangentes é como jogar gasolina no fogo vc tem uma atmosfera quente e úmida e diminui a pressão o levantamento é forte e geram vários cbs

Já no inverno tudo é um jogo de pressões,  somente grandes ffs continentais conseguem trazer boas chuvas, mesmo no Sul, o que acontece é que sempre tende a ter um bloqueio no centro do país e o ar frio da retaguarda não ser suficiente forte para quebra-lo ou não ter mecanismos que o impulsionem corretamente, retendo a no sul, por isto que la tem regime de chuvas mais distribuído ( mais especificamente sobre o RS e SC) ao ano, as vezes o ar quente esta mais forte e gera uma frente quente fazendo até um movimento das chuvas em direção ao Uruguai por ex, vc olha as imagens e vê uma "barriga" . Meio que acompanhando o jbn

Além do.mais, todo ar frio tende a ir para leste seria o efeito Coriolis ocasionado pela rotação do planeta e muitas vezes estas ffs se afastam para o oceano mas se observar várias delas batem lá na África do Sul.

A maioria delas nos meses de outono inverno provocam chuvas mais fracas com nebulosidade estratiforme, Geralmente é ar seco e frio avançando sobre ar seco e quente, mas há exceções quase todo ano algum dos meses de maio a Agosto reserva alguma surpresa, com condições certas grandes acumulados ocorrem como em julho de 2019 sobre sp ou maio de 2005 ou ainda como em 2009 que não teve estação seca, ou varios meses de junho da década passada. geralmente nestes casos ocorre formação de cbs ou nimbo stratus inclusive gerando grandes chances de granizo ja que a atmosfera está fria e o ponto de congelamento mais baixo.

 

 

Edited by jrmartinisp
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Victor Naia disse:

Excelentes marcas! 

 

Acredito que uma poderosa baixada na região de Minduri, São Vicente de Minas, Andrelândia, Carrancas, Cruzília, como as próximas da Fazenda Favacho, altitude entre 1050 e 1200 mt, podem ter marcas excepcionais. Um destes locais de frio que muitos não conhecem pela falta de registros. Por algumas fotos que vi do frio nesta região no evento de Julho-19, eu acredito que -2/-3°C foi "fichinha" ali. 

 

Chama minha atenção o desempenho da PWS em Brumadinho. Esta MP fraca pegou a porção mais ao centro/leste do estado com mais intensidade. Em São Lourenço, leste da região sul, a mínima foi de 8.8°C - nada demais, embora a estação não seja uma baixada.

 

O aeroporto de Barbacena é um topo também, não? Interessante ter registrado quase 2°C a menos que o Inmet (imagino que seja topo urbano?).

 

Como eu já te disse uma vez, as cidades desse eixo citado que eu mais gostaria de ver estações: São Thomé das Letras, Cruzília e Carrancas. Garanto que surpreenderiam muitos.

 

Olha, não sei a localização geográfica do aero de Barbacena. Mas assim, a estação automática do INMET de lá está no "pior dos mundos" do padrão de Barbacena para registrar mínimas baixas. Existiu uma convencional na cidade, por muito tempo, e essa sim media valores de temperaturas mais dentro do padrão do potencial da região.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

O vento sul já chegou em Floripa e a máxima ocorreu entre 10/11h da manhã em toda a cidade.

No momento faz entre 18/19ºC na ilha e a chuva deve começar nas próximas horas.

A previsão atual é que já limpe amanhã no começo da tarde e a máxima fique na casa dos 19ºC (até ontem era previsto 16/17ºC 😴).

 

Máximas hoje: 

19,8ºC - Sertão do Ribeirão:

20,7ºC - Faz. Ressacada

21,0ºC - Santo Antônio de Lisboa

21,1ºC  - Açores
21,7ºC - Lagoa da Conceição
22,1ºC - Carijós

22,1ºC - Itacorubi (EPAGRI)

22,1ºC - INMET

22,8ºC - Itacorubi (UFSC)

Edited by Felipe F
  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Indaial (INMET - A817) foi assim nos primeiros 10 dias:

image.png.dd1cffadfe1a921dfb46db464af9416c.png

 

Considerando que as médias mínimas e máximas normais pros primeiros 10 dias são respectivamente 15,6ºC e 25,3ºC estamos com leve anomalia negativa nas máximas.

 

Eu diria que são temperaturas muito agradáveis por aí, nestes primeiros 10 dias. 

 

E a variação hoje aqui ficou assim: Mínima de 10,3°C / Máxima de 25,3°C , com forte nevoeiro de manhã e muito sol à tarde. Foi também um dos dias com maior amplitude térmica do ano até agora -mas as maiores amplitudes ocorrem geralmente em Agosto e Setembro e podem chegar até aos 20°C por aqui-.

 

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Quarta máxima sub-20 em POA, dos 11 dias desse mês: 19,4 °C (automática INMET).

Detalhe nas amplitudes térmicas horárias devido às variações de nebulosidade à tarde:

Entre 12h e 13h: de 17,6 °C a 19,3 °C

Entre 13h e 14h: de 17,7 °C a 19,4 °C

Entre 14h e 15h: de 17,5 °C a 18,6 °C

Entre 15h e 16h: de 16,8 °C a 18,0 °C

E tudo isso com vento sul reforçando a sensação de frio à tarde.

Ou seja, uma tarde maravilhosa.

E pela tendência, o resfriamento será dos bons hoje.

Link to comment
Share on other sites

E parece que realmente a Quinta-feira, de uma maneira geral, é o dia que mais promete na região Sul em matéria de temperaturas mínimas e possibilidade de geada.

O ar vai estar bem seco em altitude...caso não haja problemas com vento, a serra catarinense pode brilhar mais uma vez.

 

ECMWF e CMC estão animados:

 

gem-all-southbrazil-t2m_c-0896400.thumb.png.e5a4803141c39d97d43bd53ec889ab62.png

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t2m_c_min6-0907200.thumb.png.ad1cd5959b4def4aa1cb8281c5ad645d.png

 

Pessoal de POA, já me parece certo que a menor temperatura do ano vem aí. Acredito que o INMET de POA consiga 6°C neste evento.

  • Like 14
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Renan disse:

 

Pessoal de POA, já me parece certo que a menor temperatura do ano vem aí. Acredito que o INMET de POA consiga 6°C neste evento.

 

Sim, Renan. Gostei muito de ver as mínimas melhorando a cada nova projeção (em vários sites, o foreca mostrou isso primeiro, e agora os demais vem convergindo junto), conforme se aproximam esses dias em que o centro da alta passa por aqui.

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Felipe F disse:

Capitais (INMET) nos primeiros 10 dias de maio:

 

Capturar.thumb.JPG.2d1efc3ae979ddec3fcae79e4e9b567b.JPG

 

Mirante está com anomalias de + 0,5 nas mínimas e + 1,5 nas máximas. Teremos uma boa queda nessa média máxima nos próximos dias.

 

Sesc Inmet está com médias :

- Mínimas de 14,2 graus;

- Máximas de 24,1 graus;

- Média simples de 19,1 graus.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Renan disse:

E parece que realmente a Quinta-feira, de uma maneira geral, é o dia que mais promete na região Sul em matéria de temperaturas mínimas e possibilidade de geada.

O ar vai estar bem seco em altitude...caso não haja problemas com vento, a serra catarinense pode brilhar mais uma vez.

 

ECMWF e CMC estão animados:

 

gem-all-southbrazil-t2m_c-0896400.thumb.png.e5a4803141c39d97d43bd53ec889ab62.png

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t2m_c_min6-0907200.thumb.png.ad1cd5959b4def4aa1cb8281c5ad645d.png

 

Pessoal de POA, já me parece certo que a menor temperatura do ano vem aí. Acredito que o INMET de POA consiga 6°C neste evento.

Só não sei porque ainda não surgiram aquelas massas de ar polar que trazem geada a RMC...

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

A cidade de São Paulo teve um dia de sol e poucas nuvens na maior parte do tempo.

Esquentou mais em relação aos dias anteriores, aproximação de frente fria.

 

Mirante: 14,3°C / 26,0°C (Ontem: 24,1°C)

Interlagos: 13,7°C / 26,8°C (Ontem: 23,2°C)

IAG: 12,3°C / 26,8°C (Ontem: 25,5°C)

 

Perspectiva de mudanças entre amanhã e 5ª feira.

Vamos ver...

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, Aldo Santos disse:

 

Algumas mínimas em 18/07/1975:

 

Curitiba: -5,1°C

Campo Grande-MS: -3,4°C

Palmas-PR: -11,5°C (INMET desativada)

Guarapuava-PR: -10,0°C (INMET desativada)

Londrina: -3,5°C

Presidente Prudente-SP: -1,8°C

São Paulo - Mirante: 1,5°C

São Paulo-Horto Florestal: -1,6°C (INMET desativada)

São Paulo-IAG: -1,1°C

Brasília-DF: 1,6°C

Cuiabá: 3,3°C

Rio Branco-AC: 6,0°C (19/07)

Humaitá-AM: 8,8°C

Benjamin Constant-AM: 9,9°C (Margem direita do rio Amazonas, divisa com o Peru)

 

1 Grau em Brasília? QUE 😳

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

 

10 minutos atrás, Samihr Hermes disse:

Máxima de 18.2 C hoje no Pico do Jabre, PB

 

image.thumb.png.068149b020e3b85cf68d2348430d1b9b.png

 

Hoje foi um dia muito ameno mesmo, nublado o dia todo com poucas aberturas de Sol e o vento de sul, deixando o tempo com cara de inverno em Pombal. São Gonçalo teve sua máxima de 13h que foi de 28,4°C (quase 3°C abaixo da média que é de 31,2°C).

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Após o amanhecer entre 14 e 12ºC pela cidade, o calorzinho retornou no mesmo dia e a tarde foi ensolarada, com máxima média de 26ºC e umidade confortavelmente baixa (~40%), uma delícia para pedalar. De manhã cedo, o frio incomoda pra pilotar e, à tarde, consigo pedalar sem camisa. Outono tropical.

 

Apesar desses recordes, a MP que passou (e todas as que tiveram nesse ano) foram completamente irrelevantes. Não no sentido de não servirem pra nada, mas que apenas cumprem seu papel de trazer as características típicas do outono. Com a maior inclinação do sol, é inevitável a chegada de ar frio das altas latitudes e a queda nas temperaturas é uma consequência natural. Ainda não apareceu nada forte para a época, tudo caminhando dentro do script (exceto pela estiagem que chegou mais cedo esse ano). 

 

Mas isso pode ser bom, como o @Wallace Rezende comentou ontem. Em 2020, maio foi um excelente mês, com temperaturas a casa dos 8ºC nas partes 'baixas' de BH ainda na primeira quinzena, muito significativo. Em compensação, JJ tiveram desempenho pífio e só foi ocorrer algo forte novamente em agosto, novamente com 8ºC. Já falei aqui mais de uma vez, se faz 8C em massas polares fortes nos extremos da 'temporada fria' (começo de outono e fim do inverno), bem fora do auge do inverno, temos potencial para cair bem mais que isso em JJ. Tá faltando culhão das massas de ar polar do miolo do inverno. Quem sabe esse ano não venha algo realmente bom.

 

Após a tarde morna e agradável, a temperatura tende a despencar nas próximas horas. Já faz 19ºC no começo da noite e a previsão é que chegue aos 13ºC amanhã cedo.

Edited by LeoP
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, CloudCb said:

 

 

Hoje foi um dia muito ameno mesmo, nublado o dia todo com poucas aberturas de Sol e o vento de sul, deixando o tempo com cara de inverno em Pombal. São Gonçalo teve sua máxima de 13h que foi de 28,4°C (quase 3°C abaixo da média que é de 31,2°C).

 

Até fiquei desconfiado do dado, mas no wunderground Maturéia possui mais duas estações (além da do Pico do Jabre). Nas duas a máxima foi em torno de 24 C (ambas +- a 800m de altitude). Monteiro também teve máxima de 25 C.

 

Uma pena não termos dados de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde.

Edited by Samihr Hermes
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Ernani de Paula disse:

Rafael,

Ontem às 23 h, o único município que estava coberto por nuvens era Friburgo, com essa mínima de 12, deve ter ficado encoberto toda madrugada, vi às imagens de satélite para nuvens baixas e nevoeiro

Com certeza... O céu ficou encoberto e ventava, mesmo assim deu pra sentir um friozinho serrano. Agora, as 18:50 faz 15 graus, vamos ver se o tempo colabora.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Renan disse:

 

Pra cá a situação permanece boa para este próximo evento:

 

image.thumb.png.6bc81905901a88ba397251f7608270c0.png

 

Vamos ter vários dias com máximas baixas. Lembrando que a média das máximas em Maio na estação do INMET da cidade é de 22,8°C.

E ainda haverá chances de chuva, apesar de pouca coisa.

Pra cá só alegria, apesar de eu gostar mais de Sol com frio. Destaque pra quinta-feira.

Screenshot_20210511-185117_Foreca.jpg

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Após um frio fantasma chegar no final da madrugada e provocar uma mínima de 15° (ainda fazia 20° ás 5h), houve um rápido aquecimento pré-frontal, e a temperatura bateu os 29° ás 13h, e com a entrada de nebulosidade cada vez mais densa, a temperatura foi caindo aos poucos, e chegou a chuviscar no começo da noite.

Fotos dessa tarde nublada:IMG_20210511_165033_copy_3000x2250.thumb.jpg.6f1a60a04b8cb945149ec5f83941d660.jpgIMG_20210511_160319_copy_3000x4000.thumb.jpg.260cb67d6bc25d0411e227e1abd9ad43.jpg

 

As previsões de chuva melhoraram para os próximos dias, vamos ver o que vai dar.

  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Frente fria passou por POA e provocou 14,0 mm de chuva onde moro. Achei um bom valor. Ademais, mal esquentou de dia. Amanheci com 13,9° e cheguei a 19,3° às 13:49. Depois entramos em queda.

 

Fiz um time-lapse das 12:50 às 15:25. Reparem na enorme variedade de nuvens na retaguarda da frente. Isso segurou um pouco a máxima, além do vento O que soprou o dia todo. Agora já tenho 14,9° e vou ter a mínima nessa noite.

 

 

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Victor Naia disse:

O aeroporto de Barbacena é um topo também, não? Interessante ter registrado quase 2°C a menos que o Inmet (imagino que seja topo urbano?).

O aeroporto de Barbacena não é topo nem baixada, fica na beira da estrada que liga Barbacena a Antônio Carlos, quase no distrito de Sá Fortes, um pouco ao sul da área urbana de Barbacena, região rural. Está a 1110 metros de altitude, mas ainda não é uma baixada, pois depois de passar o aeroporto ainda se desce mais um pouco até o distrito de Sá Fortes que está na altitude de 1050m. Mas as temperaturas do aeroporto retratam melhor o que a finada convencional de Barbacena registrava. Ela não ficava perto do aeroporto mas era uma área com relevo bem semelhante ao aeroporto. Já a automática do INMET está a 1160m e fica num topo bem central da cidade no bairro São José onde eu morava nos tempos que trabalhei em Barbacena, ao lado do centro, dentro do IFMG. Lá venta bastante e é ruim de mínimas tanto que hoje lá fez 9,9° e aqui em casa fez 10,3° sendo que estou 70km ao norte e 160m mais baixo. Já as máximas hoje por lá ficaram em 24 graus tanto no INMET quanto no aero, e por aqui máximas por aí também, chegou a 24,7° no INMET Ouro Branco

Essa noite já não parece que será tão fria, são 20:15 e faz 18,5° em Lafaiete

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.