Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2021


Recommended Posts

8 horas atrás, Eclipse disse:

boa noite amigos, alguém sabe se tem alguma MP *daquelas* se formando?

se alguém souber de algum sinal da Frozen acordando, e tiver alguma projeção pra compartilhar, serei eternamente grato.

 

image.png.42c368e5bf00e3eba6f5bfd9d88755fd.png

Teve um amigo aqui do fórum que compartilhou uma projeção bem animadora do final de maio e uma outra de junho, mas não lembro quem foi.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Eclipse disse:

boa noite amigos, alguém sabe se tem alguma MP *daquelas* se formando?

se alguém souber de algum sinal da Frozen acordando, e tiver alguma projeção pra compartilhar, serei eternamente grato.

 

image.png.42c368e5bf00e3eba6f5bfd9d88755fd.png

Não sei se consola teu coração, mas essa projeção não aparece com essa intensidade no CFS já faz tempo...

29-05.jpg.279aa23a26cf7d4fb5ceea4c840741e1.jpg

21-06.jpg.ffdd181687df75d1483cfbc1a28339f5.jpg

  • Like 6
  • Haha 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Ontem tivemos variação de 13.2ºC/23.5ºC. Hoje amanhecemos com muita névoa, mas rapidamente se dissipou...

20210409_071039.thumb.jpg.d2324755a557179f24db67984e0d0761.jpg

Mínimas de hoje:

12.8ºC (Epagri/Mato Preto)

13ºC (Alex/Rio Negro)

13.5ºC (Epagri/Rio Vermelho)

14.6ºC (Samae/Centro)

20210409_070929.thumb.jpg.c046c7a9127c5419b5becdf725d8cce8.jpg

No momento temos sol entre nuvens, temperatura em 15.8ºC e UR em 97% no Centro de São Bento do Sul.

20210409_070803.jpg

20210409_070947.jpg

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Hoje amanheceu geladinho aqui no centro-oeste paulista, céu plenamente azul. Algumas mínimas:

 

15,5°C Borborema

16,6°C Bacuriti (06:10)

16,7°C Pindorama 

17,2°C Promissão 

 

Ontem no fim da tarde um Congestus bem desenvolvido e extremamente isolado chegou a ocasionar alguns pingões em Bacuriti, mas bem espaçados (não acumulou nada). Os radares IPMet não identiricaram pois estavam com monitoramento horário (quando não há chuva no estado eles deixam de gerar imagens a cada 8minutos, ficando apenas horário. Só volta quando há áreas de instabilidades significativas).

Considerando o forte bloqueio, foi uma nuvem bem "tinhosa" para chegar nesse estágio.

20210408_181457.thumb.jpg.b179fb6183898f242e44da60522501ce.jpg

20210408_181529.thumb.jpg.f9e1bb51ffeed52074f5ceb262bd44af.jpg

 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Uma "bolha de ar seco" está ganhando força sobre o Sudeste neste final de semana:

 

ecmwf-deterministic-brarg-rh700-8142400.thumb.png.ce4de47c032ca3b0ad6b09aa9684eb38.png

 

ecmwf-deterministic-brarg-pwat-8142400.thumb.png.996d5bcc03edbb39a41108f9814fbda8.png

 

 

- Por este motivo, o modelo CMC está indicando temperaturas mínimas baixas para o amanhecer do Domingo, com os menores valores do ano principalmente nas baixadas e vales, que são os locais com as melhores projeções desse modelo. 

 

gem-all-rio-t2m_c-8131600.thumb.png.8933822e76b544cab9c904b778d5ec9d.png

 

Vamos torcer para que essas marcas sejam registradas !

  • Like 16
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Bom dia à todos...

Como eu havia imaginado, mas eskeci de comentar ontem (até pq seria irrelevante), o grande aglomerado de nuvens q provocou precipitação na área serrana durante a tarde e início da noite, se dissipou completamente com a leve mudança na dinâmica.

Amanhecemos com bastante nevoeiro em alguns pontos e temperatura mínima de 12,2°C.

Comecinho de manhã bem bonitinho por aki, não muito diferente de São Bento do Sul e acho q ambos, eu e o @SandroAlex fizemos as imagens no mesmo horário (7/7h30) he heAirBrush_20210409085132.thumb.jpg.291e74a0f2337162024a95618955b919.jpgAirBrush_20210409085329.thumb.jpg.35e7b3e67ef5e3c2460083e17e6ffdc1.jpg

AirBrush_20210409084900.thumb.jpg.620817a7111f80cc7c0e8dc358f0f052.jpgAirBrush_20210409085007.thumb.jpg.1e7f95687f2a829b93b0813d80cd71f3.jpg

Agora, 9h10 da manhã temos um pouco de vento leste, q provavelmente terá seu giro para nordeste durante a tarde, e assim espero.

O clima ameno, com máximas na faixa dos 20/24°C é agradável mas confesso q enche o saco quando perdura por muitos dias, caso q ocorreu agora. Fosse durante o inverno ou mesmo em Maio ou Setembro eu não me incomodaria. Mas é Abril e ainda kero ter pela frente alguns dias de calor. Se esse calor for seguido de alguma chuva, melhor...e se essa chuva for acompanhada de trovoadas, melhor ainda. 

Ainda é muito cedo pra falar sobre expectativas do q poderá ocorrer nos próximos meses e eu não arriscaria nenhum palpite, mas sob tortura eu diria q acredito em um final de outono e início de inverno dentro/acima da média.

Falo isso de modo empírico, pelo q tivemos no ano passado. Foram muitos dias com geadas entre Maio e início de Julho. As máximas nesse período foram elevadas? Sim...mas cada um tem a sua forma de traduzir os acontecimentos: para mim, geada é sinônimo de Inverno, para outros o Inverno se traduz em dias cinzentos e com pouca variação térmica. 

Seguindo este último raciocínio, penso q se eu morasse no Planalto Central e essa definição de "Inverno" fosse realmente o q contasse, então Dezembro/Janeiro e uma parcela do mês de Fevereiro seria o período de "Inverno", já q máximas baixas, na ordem de 21/24°C e pekena variação térmica só ocorrem, por exemplo, em Brasília nestes meses q eu citei, ao menos são mais comuns do q em JJA.

Mas estou no Sul e mesmo aki a definição de Inverno à meu ver pode variar bastante.

O clima nesta Região, embora pekena em comparação com as demais Regiões Brasileiras, é bem variado. No leste do Paraná, área q eu conheço bem, por ter passado praticamente a vida toda observando e comparando mesmo q inconscientemente com outras áreas do estado, o clima de um modo geral nada tem à ver com o clima do oeste. Nós aki estamos periodicamente à mercê dos ventos frios e úmidos que sopram do mar, e isso acontece quase sempre. 

Os sistemas de altas pressões q chegam ao Brasil, invariavelmente deslizam para o mar, isso quando não se aproximam por lá mesmo. Muitas vezes o centro da Alta nem chega a atingir o país e mesmo em alto-mar já consegue influenciar o clima do leste, desde o Rio Grande do Sul até parte de MG e Espírito Santo. Então em condições desse tipo, observamos um quadro atmosférico totalmente diferente do quadro q é observado no oeste: por aki, dias seguidos com nebulosidade, pouca variação térmica e geralmente sensação de frio o dia todo. Além disso, o vento, e acho q este último é o fator de grande relevância, já q sempre são ventos frios.

Enquanto passamos por períodos q eu diria relativamente longos sob as condições citadas acima, o oeste convive com um quadro totalmente diferente: noites amenas e dias ensolarados/quentes e secos.

Por ocasião da aproximação de frentes frias, o oeste sofre com situações pré-frontais q elevam muito a temperatura e algumas vezes o calor intenso é acompanhado de muitos dias com akeles ventos do norte e do noroeste, enquanto q aki não passamos nem pela metade disso. Com isso em mente, para se dizer q o clima "está invernal" no Sul como um todo, é necessário q as grandes frentes frias cheguem com força pelo continente e não apenas pelo leste/oceano. Massas de ar frio com trajetória continental são o q realmente contam e o q realmente irão trazer "dias de inverno" de maneira generalizada ao Sul do Brasil.

  • Like 13
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Menor valor do ano hoje no Bairro do Charco..0,7°C (relva -0,6°C)

Geada fraca na região:

20210409_085151.thumb.png.fe3db7d7ebba83760e2fb501becd169c.png

 

Outras mínimas pela região da Mantiqueira:

 

4,8°C Matão/Charco/Wenceslau Braz - MG
4,9°C Vila Inglesa/ Campos do Jordão - SP
6,3°C Bairro Reserva/Maria da Fé - MG
6,3°C Melhoramentos/Camanducaia - MG

6,4°C PNI/INMET
6,9°C Sitio da Lage/Maria da Fé - MG (Relva 4,4°C)

 

Fonte: PWS/INMET/Mantiqueira Abaixo de Zero

  • Like 15
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

Buen dia, temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
28.33 a las 16:11:00
TEMP MÍNIMA
19.11 a las 07:10:00

 

Ultimo dia de "verano", a la noche se desato una tormenta, truenos, relampagos y rayos y llovio toda hasta hoy a la mañana.

Hoy esta considerablemente mas fresco, 19,6°C  a las 10:30 de la mañana; cielo gris, nublado y humedo, garuando finito.

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 08/04/2021 em 00:39, Wallace Rezende disse:

Eu fico curioso com as boas lembranças que alguns dizem ter de maio de 2016, pois foi na verdade um mês quente na maior da Região Sudeste. 

 

A maioria das boas lembranças que vejo é do pessoal do sul.

 

Em Florianópolis por exemplo, foi o maio mais frio desde 2007 (empataram em 18,3ºC de média).  A diferença entre ambos foi que Maio de 2007 começou mais quente e teve bomba no final do mês (mínima de 4,6ºC - menor mínima em maio desde 1979) e 2016 foi um mês com "frio" mais constante, com duas ondas de frio normais e máximas comportadas, devido ao mar mais frio.

 

Em Patrocínio já foi o maio com maior média das máximas registrado desde abertura em 2006 (fechou em 27,7ºC) e o segundo com maior média simples (fechou em 20,5ºC, sendo superado posteriormente por 2019 que ficou com média de 20,7ºC). 

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia à todos...

Como eu havia imaginado, mas eskeci de comentar ontem (até pq seria irrelevante), o grande aglomerado de nuvens q provocou precipitação na área serrana durante a tarde e início da noite, se dissipou completamente com a leve mudança na dinâmica.

Amanhecemos com bastante nevoeiro em alguns pontos e temperatura mínima de 12,2°C.

Comecinho de manhã bem bonitinho por aki, não muito diferente de São Bento do Sul e acho q ambos, eu e o @SandroAlex fizemos as imagens no mesmo horário (7/7h30) he heAirBrush_20210409085132.thumb.jpg.291e74a0f2337162024a95618955b919.jpgAirBrush_20210409085329.thumb.jpg.35e7b3e67ef5e3c2460083e17e6ffdc1.jpg

AirBrush_20210409084900.thumb.jpg.620817a7111f80cc7c0e8dc358f0f052.jpgAirBrush_20210409085007.thumb.jpg.1e7f95687f2a829b93b0813d80cd71f3.jpg

cada um tem a sua forma de traduzir os acontecimentos: para mim, geada é sinônimo de Inverno, para outros o Inverno se traduz em dias cinzentos e com pouca variação térmica. 

Seguindo este último raciocínio, penso q se eu morasse no Planalto Central e essa definição de "Inverno" fosse realmente o q contasse, então Dezembro/Janeiro e uma parcela do mês de Fevereiro seria o período de "Inverno", já q máximas baixas, na ordem de 21/24°C e pekena variação térmica só ocorrem, por exemplo, em Brasília nestes meses q eu citei, ao menos são mais comuns do q em JJA.

Mas estou no Sul e mesmo aki a definição de Inverno à meu ver pode variar bastante.

O clima nesta Região, embora pekena em comparação com as demais Regiões Brasileiras, é bem variado. No leste do Paraná, área q eu conheço bem, por ter passado praticamente a vida toda observando e comparando mesmo q inconscientemente com outras áreas do estado, o clima de um modo geral nada tem à ver com o clima do oeste. Nós aki estamos periodicamente à mercê dos ventos frios e úmidos que sopram do mar, e isso acontece quase sempre. 

Os sistemas de altas pressões q chegam ao Brasil, invariavelmente deslizam para o mar, isso quando não se aproximam por lá mesmo. Muitas vezes o centro da Alta nem chega a atingir o país e mesmo em alto-mar já consegue influenciar o clima do leste, desde o Rio Grande do Sul até parte de MG e Espírito Santo. Então em condições desse tipo, observamos um quadro atmosférico totalmente diferente do quadro q é observado no oeste: por aki, dias seguidos com nebulosidade, pouca variação térmica e geralmente sensação de frio o dia todo. Além disso, o vento, e acho q este último é o fator de grande relevância, já q sempre são ventos frios.

Enquanto passamos por períodos q eu diria relativamente longos sob as condições citadas acima, o oeste convive com um quadro totalmente diferente: noites amenas e dias ensolarados/quentes e secos.

Por ocasião da aproximação de frentes frias, o oeste sofre com situações pré-frontais q elevam muito a temperatura e algumas vezes o calor intenso é acompanhado de muitos dias com akeles ventos do norte e do noroeste, enquanto q aki não passamos nem pela metade disso. Com isso em mente, para se dizer q o clima "está invernal" no Sul como um todo, é necessário q as grandes frentes frias cheguem com força pelo continente e não apenas pelo leste/oceano. Massas de ar frio com trajetória continental são o q realmente contam e o q realmente irão trazer "dias de inverno" de maneira generalizada ao Sul do Brasil.

 

A "sensação de inverno" varia conforme o local mesmo, até porque cada região tem o seu específico. Se no sul é a geada (nas serras, alguma neve), penso que, num outro extremo, o inverno de Palmas - TO, por exemplo, é sentido quando se tem as madrugadas mais frescas do ano lá em Junho e Julho. Quem sai de madrugada nesse período pode pegar 16/17C, o que é algo muito distante do calor terrível que predomina na região quase o ano todo e faz as pessoas sentirem que estão realmente em JJ.

.

.

.

Aqui, a despeito das temperaturas quase sempre confortáveis entre maio e agosto (uma diferença significativa pro verão), a sensação de que estamos no inverno, nos dias médios, se limita ao período noturno e ao amanhecer. É aquele friozinho de dormir com cobertor e colocar um agasalho leve nos extremos do dia, porém com tarde morna e que em nada lembra sequer resquício de que estamos na estação fria.

 

Na prática, sentimos o inverno realmente durante as manhãs e noites frias e ventosas das MPs, quando a combinação de temperaturas entre 15 e 10°C acompanhadas de vento (ou 7/9C sob estabilidade) traz uma deliciosa sensação de frio. Também durante a passagem de massas polares pelo oceano, que traz umidade e muito vento com as temperaturas entre 21 e 13°C (nesses dias que costumamos ter as menores máximas do ano). Em menor escala, ainda colocaria os dias de forte subsidência, que traz mínimas de 13°C ou menos fora das baixadas, neste caso sob atmosfera mais estável e com maior aquecimento diurno.

 

No estado, esses parâmetros mudam muito a sul e sudeste, em que as máximas baixas são bem mais frequentes. No oeste e triângulo, creio que as MPs continentais sejam a maior marca invernal da região, com marcas momentaneamente dignas do sul do BR. Já a norte, a estação se apresenta muito mais pela diminuição do calor e algum frio ao amanhecer, já que as máximas permanecem relativamente elevadas.

 

Hoje, muita gente aqui teve a maior sensação de outono até agora, principalmente pelo vento, que atingiu rajadas de ~30km/h:

 

Pampulha.......... 15,8 (menor do ano)

St Agostinho..... 17,0 

Cercadinho....... 14,2

 

Agora (11h), seguimos com muito sol e 24°C. Dentro dos ambientes, bem fresco.

Edited by LeoP
  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, atiliogobbo disse:

Fiz esse registro dia 27 de maio do ano passado, chegou a fazer 4°C com geada fraca aqui na região que moro em Taubaté.

Vamos ver se esse ano consigo bater esse valor 🙏

IMG-20200527-WA0002.jpeg

De fato a última semana de maio de 2020 foi muito boa... além da geada do dia 07/05 com mínima de 0,1ºC (Epagri) tivemos nos dias 27,28,29,30,31.

Segue as mínimas daquela semana de maio com dados da Epagri.

27 - (-0.1ºC)

28 - (-0,4ºC)

29 - (1.6ºC)

30 - (0.3ºC)

31 - (0.4ºC)

 

Algumas fotos aqui da região central. Certeza que no interior foi mais forte...

20200528_071953.thumb.jpg.ba7aebb25274788df62a94723d1bbc35.jpg

 

20200527_065724.thumb.jpg.301c382c9e15915254709f3a324893d0.jpg

20200507_072701.thumb.jpg.3c580784e5798d6bd09c007f1dcabf7f.jpg

Eu acredito que teremos um repeteco disso em maio...

 

 

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, LeoP disse:

 

A "sensação de inverno" varia conforme o local mesmo, até porque cada região tem o seu específico. Se no sul é a geada (nas serras, alguma neve), penso que, num outro extremo, o inverno de Palmas - TO, por exemplo, é sentido quando se tem as madrugadas mais frescas do ano lá em Junho e Julho. Quem sai de madrugada nesse período pode pegar 16/17C, o que é algo muito distante do calor terrível que predomina na região quase o ano todo e faz as pessoas sentirem que estão realmente em JJ.

.

.

.

Aqui, a despeito das temperaturas quase sempre confortáveis entre maio e agosto (uma diferença significativa pro verão), a sensação de que estamos no inverno, nos dias médios, se limita ao período noturno e ao amanhecer. É aquele friozinho de dormir com cobertor e colocar um agasalho leve nos extremos do dia, porém com tarde morna e que em nada lembra sequer resquício de que estamos na estação fria.

 

Na prática, sentimos o inverno realmente durante as manhãs e noites frias e ventosas das MPs, quando a combinação de temperaturas entre 15 e 10°C acompanhadas de vento (ou 7/9C sob estabilidade) traz uma deliciosa sensação de frio. Também durante a passagem de massas polares pelo oceano, que traz umidade e muito vento com as temperaturas entre 21 e 13°C (nesses dias que costumamos ter as menores máximas do ano). Em menor escala, ainda colocaria os dias de forte subsidência, que traz mínimas de 13°C ou menos fora das baixadas, neste caso sob atmosfera mais estável e com maior aquecimento diurno.

 

No estado, esses parâmetros mudam muito a sul e sudeste, em que as máximas baixas são bem mais frequentes. No oeste e triângulo, creio que as MPs continentais sejam a maior marca invernal da região, com marcas momentaneamente dignas do sul do BR. Já a norte, a estação se apresenta muito mais pela diminuição do calor e algum frio ao amanhecer, já que as máximas permanecem relativamente elevadas.

 

Hoje, muita gente aqui teve a maior sensação de outono até agora, principalmente pelo vento, que atingiu rajadas de ~30km/h:

 

Pampulha.......... 15,8 (menor do ano)

St Agostinho..... 17,0 

Cercadinho....... 14,2

 

Agora (11h), seguimos com muito sol e 24°C. Dentro dos ambientes, bem fresco.

 

De fato, e eu diria que o Triângulo mineiro também pode ter, ocasionalmente, máximas baixas no inverno e que trazem a máxima sensação de inverno possível na região. Eu me lembro da tarde sub-15 em Uberaba e Uberlândia em Maio do ano passado, por exemplo. Um gelo para os padrões. 

 

De forma geral, no entanto, os dias com essa "sensação de inverno" mais frequentes estão nas serras do sul de Minas e zona da mata, além do campo das vertentes em Barbacena. 

 

Juiz de Fora tem um bom histórico de máximas baixas. São inúmeras as máximas sub-13 registradas pela estação do INMET, e até mesmo tardes com temperatura abaixo dos 10C já foram registradas. Para a altitude em que a estação está (940m), acredito que tenha as menores máximas do estado em comparação com as demais estações existentes.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Hace tiempo queria hacer este post que compara el clima entre el norte de la ciudad (elijo la estacion de Las Piedras, localidad bien urbanizada que bordea el limite norte del departamento de Montevideo y es bien representativa del clima de la zona norte de la ciudad y una zona mas densa y cerca de la costa, la estacion Prado, (en este caso se encuentra proxima de la bahia, inmenso espejo de agua que modera el clima de gran parte de la ciudad, basicamente la estacion Prado esta dentro de un "bosque", un parque con enormes arboles de hasta 20 metros de altura, pero es una zona bien urbanizada.).

 

Si bien hay otros "microclimas", como el que se que se genera en el angosto corredor entre el paredon de edificios y la linea costera de barrios como Pocitos; algunas peninsulas o la zona centrica que a pesar de su importancia es poco poblada (mayormente se trata mayormente de edificios publicos, oficinas y comercios), tambien la coste este posee su microclima; pero es diferente que zonas densas como Pocitos ya que son barrios residenciales, abiertos y muy verdes que llevan a que las heladas por ejemplo lleguen hasta la costa (algo muy dificil de ver en los barrios muy verticalizados proximos a la costa), tambien es interesante los microclimas del barrio del Cerro, urbanizacion que trepa el Cerro de Montevideo hasta mas de 100mts de altitud y que en sus faldas posee "baixadas" bien protegidas donde se deben de registrar buenas minimas. Tambien el Cerrito de la Victoria es un barrio que en sus zonas mas altas superan los 70mts, que si bien no es una gran altitud garante la existencia de "baixadas" importantes.

 

Es una comparacion bastante representativa de la diferencia que hay entre mi barrio, Manga, al norte de la ciudad y las zonas mas proximas de la costa de clima mas moderado:

 

Donde dice Montevideo se referiria a la estacion Prado de la ciudad:

 

image.png.1f56d13f63be59a57a37a7ba1a5b6697.png

image.png.942c9f9f187a84096f61c13392a2154b.png

 

image.png.95b947f62be6096a5ca3e8de7c9b8904.png

 

image.png.ae4f029222f4582be579e4215ecd96cf.png

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 12
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, atiliogobbo disse:

Fiz esse registro dia 27 de maio do ano passado, chegou a fazer 4°C com geada fraca aqui na região que moro em Taubaté.

Vamos ver se esse ano consigo bater esse valor 🙏

IMG-20200527-WA0002.jpeg

 

Neste dia a zona sul de São Paulo também registrou ótimos valores:

 

- CGE MARSILAC: 1,0℃ (0,97℃)

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 2,7℃

 

A estação do INMET MIRANTE, para variar, não teve sub-10.

 

Outro destaque...a estação do CGE MARSILAC , no mês de Maio/20, teve MÉDIA MÍNIMA na casa dos 7,8℃ !

 

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Uma "bolha de ar seco" está ganhando força sobre o Sudeste neste final de semana:

 

ecmwf-deterministic-brarg-rh700-8142400.thumb.png.ce4de47c032ca3b0ad6b09aa9684eb38.png

 

ecmwf-deterministic-brarg-pwat-8142400.thumb.png.996d5bcc03edbb39a41108f9814fbda8.png

 

 

- Por este motivo, o modelo CMC está indicando temperaturas mínimas baixas para o amanhecer do Domingo, com os menores valores do ano principalmente nas baixadas e vales, que são os locais com as melhores projeções desse modelo. 

 

gem-all-rio-t2m_c-8131600.thumb.png.8933822e76b544cab9c904b778d5ec9d.png

 

Vamos torcer para que essas marcas sejam registradas !

 

Aqui na RMBH e no leste do estado, está seco, porém ainda temos muita influência dos ventos vindos do oceano, que estão ajudando também na formação de nuvens. Se o final de semana permanecer assim, será difícil registrar algum recorde, mas vamos aguardar!

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, A.Carlos disse:

 

Neste dia a zona sul de São Paulo também registrou ótimos valores:

 

- CGE MARSILAC: 1,0℃ (0,97℃)

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 2,7℃

 

A estação do INMET MIRANTE, para variar, não teve sub-10.

 

Outro destaque...a estação do CGE MARSILAC , no mês de Maio/20, teve MÉDIA MÍNIMA na casa dos 7,8℃ !

 

Deve ter tido Geada certamente, nas baixadas do extremo sul do município... Pena ser uma região muito isolada e distante, se não, dava pra ir lá nessas situações, tirar umas fotos  

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Gabriel Cardoso disse:

Menor valor do ano hoje no Bairro do Charco..0,7°C (relva -0,6°C)

Geada fraca na região:

20210409_085151.thumb.png.fe3db7d7ebba83760e2fb501becd169c.png

 

Outras mínimas pela região da Mantiqueira:

 

4,8°C Matão/Charco/Wenceslau Braz - MG
4,9°C Vila Inglesa/ Campos do Jordão - SP
6,3°C Bairro Reserva/Maria da Fé - MG
6,3°C Melhoramentos/Camanducaia - MG

6,4°C PNI/INMET
6,9°C Sitio da Lage/Maria da Fé - MG (Relva 4,4°C)

 

Fonte: PWS/INMET/Mantiqueira Abaixo de Zero

Pô que inveja rs

Quanto custa uma casa em Delfim Moreira?😁😁

 

 

 

 

 

 

  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 18,7°C, nada de mais, serviu apenas para quebrar o padrão de mínimas de 19°C que estava perpetuado na cidade há 4 dias.

 

Gostaria de mostrar para vocês, uma cidade pouco conhecida de SP, com enorme potencial para frio. Essa cidade se chama Itararé, localizada na divisa com o PR a 734,13 metros de altitude:

image.png.2325675ed626130f4d9808cf1799aeca.png  

Peguei os dados do Ciiagro, num período de 01/07/2002 até 01/09/2019, para demonstrar o potencial de frio dela. Essas são as mínimas negativas interessantes registradas durante esse período:

 

10/06/04 a 13/06/04: -2,0°C
28/05/07 a 30/05/07: -2,3°C
04/06/07 a 06/06/07: -3,2°C
01/06/09 a 03/06/09: -2,8°C
27/06/11 a 29/06/11: -3,0°C
01/08/11 a 03/08/11: -2,6°C
04/08/11 a 07/08/11: -2,2°C
22/07/13 a 24/07/13: -4,8°C
25/07/13 a 28/07/13: -2,0°C
26/08/13 a 28/08/13: -2,4°C
29/08/13 a 01/09/13: -2,2°C
09/06/16 a 12/06/16: -2,8°C

 

Infelizmente, essa estação está com ausência de dados desde o dia 17/03/2021. Eu não sei se esses dados estão corretos, pois eu sou um leigo no assunto, mas se estiverem, é uma pena, já que seria um ótimo lugar para ficar de olho.

 

  • Like 15
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, atiliogobbo said:

Fiz esse registro dia 27 de maio do ano passado, chegou a fazer 4°C com geada fraca aqui na região que moro em Taubaté.

Vamos ver se esse ano consigo bater esse valor 🙏

IMG-20200527-WA0002.jpeg

Maio foi excelente aqui no interior, registrei sub 10 mais de uma vez pelo que me lembro (falando aqui sem vasculhar os dados, só vendo no tópico de maio2020).

 

Pra ter idéia Borborema chegou a sub 9 com 8,6°C às 21:40 na noite do dia 26, e a mínima na manhã seguinte (dia 27) foi de 3,07°C na automática da Ciiagro. Sensacional! Mesmo Promissão que não é boa com Tmín teve 6,5°C, a mesma T°C que observei no meu termômetro de mercúrio. 

Maio "gastou" tanto com aquelas duas Mps que depois praticamente não teve mais frio aqui... 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Otavio Cyrino disse:

Mínima de 18,7°C, nada de mais, serviu apenas para quebrar o padrão de mínimas de 19°C que estava perpetuado na cidade há 4 dias.

 

Gostaria de mostrar para vocês, uma cidade pouco conhecida de SP, com enorme potencial para frio. Essa cidade se chama Itararé, localizada na divisa com o PR a 734,13 metros de altitude:

image.png.2325675ed626130f4d9808cf1799aeca.png  

Peguei os dados do Ciiagro, num período de 01/07/2002 até 01/09/2019, para demonstrar o potencial de frio dela. Essas são as mínimas negativas interessantes registradas durante esse período:

 

10/06/04 a 13/06/04: -2,0°C
28/05/07 a 30/05/07: -2,3°C
04/06/07 a 06/06/07: -3,2°C
01/06/09 a 03/06/09: -2,8°C
27/06/11 a 29/06/11: -3,0°C
01/08/11 a 03/08/11: -2,6°C
04/08/11 a 07/08/11: -2,2°C
22/07/13 a 24/07/13: -4,8°C
25/07/13 a 28/07/13: -2,0°C
26/08/13 a 28/08/13: -2,4°C
29/08/13 a 01/09/13: -2,2°C
09/06/16 a 12/06/16: -2,8°C

 

Infelizmente, essa estação está com ausência de dados desde o dia 17/03/2021. Eu não sei se esses dados estão corretos, pois eu sou um leigo no assunto, mas se estiverem, é uma pena, já que seria um ótimo lugar para ficar de olho.

 

 

Itararé deve ter um clima muito parecido com o de Apiaí, ambas são subtropicais no mesmo estilo de Curitiba. Trafegando pela Régis Bittencourt, subimos a serra do mar logo após passar de Registro e é fácil notar que há uma grande área de altitude boa ainda dentro do estado de SP, cheio de araucárias, bem no estilo sulista mesmo. Pouco após passar da divisa, começamos a ver os maciços mais elevados, que seriam aqueles picos mais altos do estado do Paraná. Essa estrada é simplesmente maravilhosa, muito bonita mesmo.

 

Mas enfim, a meu ver essas mínimas não são surpresa, pois a região é das mais frias de SP. A neve de 1975 deve ter atingido todas as áreas acima dos 700m no sul do estado de SP, não somente em Apiaí. 

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 09/04/2021 em 07:16, atiliogobbo disse:

Fiz esse registro dia 27 de maio do ano passado, chegou a fazer 4°C com geada fraca aqui na região que moro em Taubaté.

Vamos ver se esse ano consigo bater esse valor 🙏

IMG-20200527-WA0002.jpeg

Nesse dia a máxima foi a 23 C em Taubaté, 3 dias antes Taubaté teve a maior mínima do mês até 9 h local com 16,6 C, e Primavera do Leste teve a menor mínima mensal com 10,2 C em 24/05, no dia 23/05 Primavera teve máxima diurna sub-15, enquanto Taubaté foi a 28 C no pré-frontal, não é incomum que MPs continentais cheguem em Cuiabá antes de Sampa, quase todo ano isso acontece, os pilotos dos voos Cuiabá-São Paulo devem perceber isso, sair de Sampa e não tá frio e chegar em Cuiabá, que se espera calor, e tá frio, bom, mudando de assunto, esse mês o tópico tá mais legal com mais novidades climáticas e novos membros.  

Edited by Leandro Leite
  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Renan disse:

 

Posso queimar a língua, mas acho que não teremos Hellcordes !

 

 

Renan, o dia que venho torcendo pelo Hellcorde, e que é tbm o mais quente previsto, é amanhã, no momento marcando chance de 35 °C pelo weather.com. Qualquer chance de Hellcorde seria amanhã, caso consiga passar dos 36 °C de 17/04/16.

Hoje talvez não passe de 33 °C.

 

 

Aqui uma retrospectiva das postagens:

 

de ontem:

image.png.f308df60382df078c83e73debfc99d31.png

 

 

 

de quarta-feira:

image.thumb.png.608f4549a7c4fde6579e72a8f08a97a8.png

 

 

 

 

 

 

E segue a previsão atualizada do weather.com:

 

image.png.4bc8f3345bd4ea920b70da726b66e9be.png

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Eclipse disse:

 

 

Renan, o dia que venho torcendo pelo Hellcorde, e que é tbm o mais quente previsto, é amanhã, no momento marcando chance de 35 °C pelo weather.com. Qualquer chance de Hellcorde seria amanhã, caso consiga passar dos 36 °C de 17/04/16.

Hoje talvez não passe de 33 °C.

 

 

Aqui uma retrospectiva das postagens:

 

de ontem:

image.png.f308df60382df078c83e73debfc99d31.png

 

 

 

de quarta-feira:

image.thumb.png.608f4549a7c4fde6579e72a8f08a97a8.png

 

 

 

Exatamente , me refiro justamente a amanhã, será que vai haver um aquecimento tão forte assim antes da FF ? A pré-frontal já está acontecendo...

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

 

Exatamente , me refiro justamente a amanhã, será que vai haver um aquecimento tão forte assim antes da FF ? A pré-frontal já está acontecendo...

 

Aí seria interessante alguém com mais conhecimento a respeito dos padrões de avanço das FF nos dar uma luz nesse assunto.

Já vi acontecer da FF avançar mais rápido que o previsto, e não aquecer tanto. Já vi previsões bizarras de máximas, e no dia não aquecer tanto.

Isso poderia tirar a chance de recorde. Se esse for o caso, minha torcida vai ser que não ocorra outra onda de calor em Abril tão cedo novamente e que o recorde fique, por enquanto, em 2016 kkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Eclipse disse:

 

 

Renan, o dia que venho torcendo pelo Hellcorde, e que é tbm o mais quente previsto, é amanhã, no momento marcando chance de 35 °C pelo weather.com. Qualquer chance de Hellcorde seria amanhã, caso consiga passar dos 36 °C de 17/04/16.

Hoje talvez não passe de 33 °C.

 

 

Aqui uma retrospectiva das postagens:

 

de ontem:

image.png.f308df60382df078c83e73debfc99d31.png

 

 

 

de quarta-feira:

image.thumb.png.608f4549a7c4fde6579e72a8f08a97a8.png

 

 

 

 

 

 

E segue a previsão atualizada do weather.com:

 

image.png.4bc8f3345bd4ea920b70da726b66e9be.png

Caraca!!!

Não vai ter frio em Porto Alegre não?rs

  • Haha 10
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Nesse dia a máxima foi a 23 C em Taubaté, 3 dias antes Taubaté teve a madrugada mais quente do mês com 16,6 C e Primavera do Leste a mais fria com 10,2 C, no dia 23/05 Primavera teve máxima diurna sub-15 enquanto Taubaté foi a 28 C no pré-frontal, não é incomum que MPs continentais cheguem em Cuiabá antes de Sampa, quase todo ano isso acontece, os pilotos dos voos Cuiabá-São Paulo devem perceber isso, sair de Sampa e não tá frio e chegar em Cuiabá, que se espera calor, e tá frio, bom, mudando de assunto, esse mês o tópico tá mais legal com mais novidades climáticas e novos membros.  

Taubaté é uma incógnita rs

Faz 30°C num dia e 5°C no outro 😅😅😅

 

  • Like 5
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

@Renan, lembrei de outra coisa.

Abril já tem insolação bem mais fraca por aqui também, e pelo que venho percebendo (mas posso estar viajando, nesse caso por favor me corrijam), quando temos estas invasões persistentes de vento norte/noroeste (como nesta semana, e boa parte de abril de 2018), temos sim esses períodos prolongados de calor, em Abril e outros meses de menor insolação, mas nem tanta chance de extremos.

Ou seja, vários dias seguidos até em torno de 32 °C, mas muito, muito difícil passar de 35 °C.

Portanto, pode ser que de fato flope o recorde e demore muito pra acontecer.

O que não impediria, claro, novos períodos prolongados de calorão em abril (Até em torno de 31, 32 °C), afetando mais a média das máximas, mas pouca chance de recorde de extremos pontuais.

 

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Curitiba tem tarde de sol entre nuvens e 26°C agora. O vento já virou para norte e devemos ter uns dois dias de calor pela frente...AirBrush_20210409143433.thumb.jpg.d595a9c11b3c54f13c65470728536cbd.jpg

Encontrei há pouco um grupo de bordos ainda verdes mas já com sinais de mudança drástica na cor das folhagens...AirBrush_20210409143230.thumb.jpg.f9cf96ff50ddc0625d14bda3a9e136a9.jpgAirBrush_20210409143303.thumb.jpg.d257ac896ab403a56b8af324a78df332.jpgAirBrush_20210409143334.thumb.jpg.6e94d3b8e498b5c2c30e9abdf4f80953.jpg

 

Não sou dakelas pessoas q acha "chiquérrimo" ter árvores do tipo destas acima 👆 no kintal ou se orgulha de constatar q existem muitas na cidade onde mora.

Apenas acho bonito e interessante. Mas nada contra os gostos (exagerados) de cada um. Somos livres, G.a.Deus...

  • Like 14
  • Thanks 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Eu gosto muito do frio, mas esses intervalos curtos de calor me fazem muito bem! Ano passado não tivemos um inverno com frio acentuado (tirando a MP de agosto), mas o frio foi constante. Quando deu uma certa trégua em junho, foi um alívio, pois se estendeu e surpreendeu até em novembro (2020).

Em novembro tivemos uns dias fora do comum. Dados de mínimas/ Epagri:

01/11 - 9.9ºC

02/11 - 8.5ºC

03/11 - 9.3ºC

04/11 - 7.7ºC

05/11 - 7.8ºC

06/11 - 5.7ºC

07/11 - 6.2ºC

 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, SandroAlex disse:

Eu gosto muito do frio, mas esses intervalos curtos de calor me fazem muito bem! Ano passado não tivemos um inverno com frio acentuado (tirando a MP de agosto), mas o frio foi constante. Quando deu uma certa trégua em junho, foi um alívio, pois se estendeu e surpreendeu até em novembro (2020).

Em novembro tivemos uns dias fora do comum. Dados de mínimas/ Epagri:

01/11 - 9.9ºC

02/11 - 8.5ºC

03/11 - 9.3ºC

04/11 - 7.7ºC

05/11 - 7.8ºC

06/11 - 5.7ºC

07/11 - 6.2ºC

 

 

 

Novembro realmente é lindo às vezes. Traz um bom conforto térmico por aqui em muitos anos, sendo um mês bem comportado mesmo em anos horrorosos (como 2017 no RS).

Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Eclipse disse:

fico me perguntando se em breve viveremos apenas ...verão, transição verão-primavera, primavera (seca, obviamente), transição primavera-inferno, inferno, transição inferno-verão, verão...

 

A primavera seca não faz parte do clima do RS, somente aqui no Sudeste. É aquele período em que ocorre geralmente em Setembro, ou final de Agosto, quando ocorrem grandes amplitudes térmicas diárias, amanhecendo com frio digno de inverno mas à tarde passando dos 30 graus....essa é a definição Caqueana da primavera seca (mas essa eu até gostei). Ela antecede o início da estação chuvosa.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Itararé deve ter um clima muito parecido com o de Apiaí, ambas são subtropicais no mesmo estilo de Curitiba. Trafegando pela Régis Bittencourt, subimos a serra do mar logo após passar de Registro e é fácil notar que há uma grande área de altitude boa ainda dentro do estado de SP, cheio de araucárias, bem no estilo sulista mesmo. Pouco após passar da divisa, começamos a ver os maciços mais elevados, que seriam aqueles picos mais altos do estado do Paraná. Essa estrada é simplesmente maravilhosa, muito bonita mesmo.

 

Mas enfim, a meu ver essas mínimas não são surpresa, pois a região é das mais frias de SP. A neve de 1975 deve ter atingido todas as áreas acima dos 700m no sul do estado de SP, não somente em Apiaí. 

Realmente, essa região de Apiaí é interessantíssima! Existe também a cidade de Bom Sucesso de Itararé, acredito que seja ainda mais fria, porém não tem estação de monitoramento por lá. Além disso, tem uma cidade pequena, que também pertence ao Vale do Ribeira, próxima de Apiaí, que é potencialmente mais fria do que a mesma. O nome dessa cidadezinha é Barra do Chapéu (era um antigo distrito de Apiaí que se tornou município), veja as mínimas de ambas hoje, como comparação, pelo Ciiagro:

 

Barra do Chapéu: 13,6°C

Apiaí: 15,7°C

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Renan disse:

 

A primavera seca não faz parte do clima do RS, somente aqui no Sudeste. É aquele período em que ocorre geralmente em Setembro, ou final de Agosto, quando ocorrem grandes amplitudes térmicas diárias, amanhecendo com frio digno de inverno mas à tarde passando dos 30 graus....essa é a definição Caqueana da primavera seca (mas essa eu até gostei). Ela antecede o início da estação chuvosa.

 

Sim, Renan, eu sei. E felizmente não temos isso. Aqueles extremos de máximas não quero nem em pesadelo por aqui.

Tanto que nesse período temos chuvas e trovoadas aqui, iniciando um período dinÂmico e interessante.

Eu tava de zoação, me referindo que com o AG todos nós começaríamos a torrar (e nem me referindo ao RS apenas).

 

Quarenta anos depois...

Vim do futuro pra confirmar que tudo isso aconteceu. Felizmente teremos um refresco pra 33 °C neste final de Maio.

Link to comment
Share on other sites

45 minutes ago, Carlos Campos said:

Curitiba tem tarde de sol entre nuvens e 26°C agora. O vento já virou para norte e devemos ter uns dois dias de calor pela frente...AirBrush_20210409143433.thumb.jpg.d595a9c11b3c54f13c65470728536cbd.jpg

Encontrei há pouco um grupo de bordos ainda verdes mas já com sinais de mudança drástica na cor das folhagens...AirBrush_20210409143230.thumb.jpg.f9cf96ff50ddc0625d14bda3a9e136a9.jpgAirBrush_20210409143303.thumb.jpg.d257ac896ab403a56b8af324a78df332.jpgAirBrush_20210409143334.thumb.jpg.6e94d3b8e498b5c2c30e9abdf4f80953.jpg

 

Não sou dakelas pessoas q acha "chiquérrimo" ter árvores do tipo destas acima 👆 no kintal ou se orgulha de constatar q existem muitas na cidade onde mora.

Apenas acho bonito e interessante. Mas nada contra os gostos (exagerados) de cada um. Somos livres, G.a.Deus...

 

Carlos, el Planalto posee una floresta propia nativa y original a nivel mundial maravillosa, con especies como esas hermosas araucarias.

 

Ustedes tienen la responsabilidad de ponerla en valor.

 

Siempre me llamo que en nuestra region cuanto mas al sur la diversidad de arboles  en las zonas serranas es cada vez mas pobre.

Mientras la vegetacion natural del planalto brasileño a la altura de Santa Catarina se ve asi:

 

 

 

image.thumb.png.1e046e991af041321a9ef64dad0b9b42.png

 

La vegetacion natural de la sierras de Uruguay se ve asi:

 

image.png.e73e80300807f3caced7ea1296d1f238.png

 

 La vegetacion natural de las sierras del sur  de la Provincia de Buenos Aires se ve asi:

 

image.png.ebf9d31c8c9cffff77bacade462139ff.png

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 6
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Se formaram Cbs no mar em frente ao litoral da PB. Inclusive chove em pontos de João Pessoa pelo CEMADEN.

Screenshot_20210409-172855.png.7d1f527ff0722d3bd421c98d54872618.png

 

Temos também Cbs no nordeste da Bahia e no mar deste estado, convergência bem forte lá. 

 

Como temos instabilidade no mar em frente ao litoral nordestino as chances de chuva aqui amanhã aumentam bem. Para os próximos 10 dias a maioria dos modelos colocam valores entre 70 130 mm pro sertão da PB. A semana que vem promete ser chuvosa no leste, esperamos que sim.

Edited by CloudCb
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

 

Itararé deve ter um clima muito parecido com o de Apiaí, ambas são subtropicais no mesmo estilo de Curitiba. Trafegando pela Régis Bittencourt, subimos a serra do mar logo após passar de Registro e é fácil notar que há uma grande área de altitude boa ainda dentro do estado de SP, cheio de araucárias, bem no estilo sulista mesmo. Pouco após passar da divisa, começamos a ver os maciços mais elevados, que seriam aqueles picos mais altos do estado do Paraná. Essa estrada é simplesmente maravilhosa, muito bonita mesmo.

 

Mas enfim, a meu ver essas mínimas não são surpresa, pois a região é das mais frias de SP. A neve de 1975 deve ter atingido todas as áreas acima dos 700m no sul do estado de SP, não somente em Apiaí. 

 

Só que Itararé é um pouco mais continental do que Apiaí.

Apiaí pode ser considerada borda de serra, pois fica no planalto mas na beira da encosta do vale do rio Ribeira.

Já Itararé é planalto mesmo.

A cidade mais próxima de Itararé que possui automática do INMET é Itapeva.

 

---------------------------

 

Completando o assunto mudança de dinâmica (Só falei do verão aqui em Sampa), é notória a diminuição da frequência de grandes massas polares (Das fortes meeessmo... mas não necessariamente históricas) aqui no estado de SP nas últimas duas décadas.

Já li um estudo que mostra que mesmo no interior paulista, longe da metrópole, a frequência de mínimas inferiores a 5°C vem diminuindo.

Aquelas grandes MPs continentais, com céu limpo e ventos gelados e secos de SO, O, ONO (Causados por ciclones no sul), que propiciavam mínimas importantes aqui em Sampa, e também máximas baixíssimas com sol, praticamente desapareceram.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 10
  • Thanks 3
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.