Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2021


Recommended Posts

1 hora atrás, LeoP disse:

 

Aqui o dia foi cheio deles, fazia tempo que não vivenciava um dia com céu tão dinâmico: apesar de o tempo nublado ter prevalecido, tivemos várias aberturas de sol e pancadas de chuva em ainda maior número ao longo do dia. A todo momento o tempo mudava, do sol fraco e abafamento pra nublado, com vento fresco, chuvas eraios. As precipitações foram sempre isoladas, muitas vezes fortes, e atingiram várias vezes, de forma não concomitante, diferentes áreas da cidade.

 

Olhe a variação nas temperaturas horárias na Pampulha:

 

11h: 26,5         9,2mm

12h: 21,0         5,6mm

13h: 24,3

14h: 26,7 

15h: 26,2         8,6mm

16h: 18,9         13,0mm

17h: 17,6 

 

  • Resumo do dia na Pampulha: 17,6 / 26,7 com 36,4mm até agora.

 

Creio que o meio da tarde reservou as chuvas mais intensas do dia, tanto pela intensidade dos trovões, quanto pela alta preocupante dos córregos, como o Sarandi na região noroeste da cidade. Se a chuva tivesse durado mais um pouco, não sei o que poderia acontecer:

20210310_155714.thumb.jpg.2e9165b6c8a8de0dde6b7309c41c1607.jpg

 

A chegada da chuva (repare que já tinha chovido há pouco, pela poça presente na rua):

20210310_155055.thumb.jpg.7bf3c133d0c0b51001e6daad4233aa7b.jpg

 

E o pós-chuva, com cortinas fortes saindo da cidade e mammatus se formando em seguida:

20210310_172012.thumb.jpg.c3c9be406cdd3fa2d65991b90c1b465a.jpg

20210310_173329.thumb.jpg.41c5df8a78adb17d6aea2cca995ca466.jpg

 

Com isso, as chances de março terminar acima da média são relativamente altas. Sem contar com as precipitações de hoje, o acumulado em 9 dias era de 75mm e ainda há previsão de chuva até sábado.

 

Aqui em Contagem não tivemos nem uma pancadinha para contar história, somente chuviscos, mas todos os locais nos arredores parecem ter registrado alguma pancada. Foi um dia bastante agradável, sem chuva, sem muito sol, sem frio e sem calor. Mas com muitas nuvens e trovoadas. 

 

O reservatório Serra Azul ja está em 100% da capacidade, assim como a Vargem das Flores. Só falta o Rio Manso atingir 100% (hoje está em 99,3%) para todo o sistema chegar no limite. Fato inédito, acredito eu. 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, marcio valverde disse:

https://www.spriomais.com.br/2021/03/10/prefeito-de-sao-jose-dos-campos-diz-que-municipio-foi-atingido-por-um-tornado/

 

Prefeito de São José dos Campos diz que município foi atingido por um tornado

 

 

Pena que a filmagem foi muito curta mas fiquei com a impressão de que mais de um cone tocou o solo ou ficou próximo disso. Depois daquele registro feito em Mato Grosso dias atrás agora outro e numa área tão urbanizada como o Vale do Paraíba. É surpreendente.


Vamos aos fatos, e analisar detalhadamente para não haver erros:

 

Desde do início não vi rotação na célula, muito menos nos vórtices, assim, não vejo nenhum tornado. O que se vê é o levantamento de ar a frente da base da nuvem, bem como o ar frio do próprio sistema juntamente com a chuva,  o que gera a nuvem Escudo, ou seja, na minha visão era uma nuvem scud, mas preferi primeiramente analisar antes de concluir.

 

De fato, houve uma severa tempestade em SJC, inclusive relatado por membros do grupo. No entanto, pelas próprias imagens se nota que a tempestade se originou de noite e não de dia como se vê na imagem acima, no mais, importante ressaltar que pelas imagens os danos se assemelham muito a uma downburst ou microburst, a maioria sempre para o mesmo lado, “vento em linha”. 
 

Agora a imagem que derruba de vez a chance de tornado, quem fotografou a chuva fotografou há 3 dias, logo, não foi nada relacionado a tempestade e os danos demonstrados.

 

Quanto ao radar, indica uma célula severa, no entanto os radares brasileiros diferentemente dos americanos não indicam “hook echo” com clareza, não são radares de ponta, então seria necessário o campo de vento Doppler para ver se havia rotação nessa célula. 
 

Mas mantenho minha linha de raciocínio não é tornado, e sim scud cloud, inclusive várias. 
 

A postagem:

 

481B256E-57BF-480B-9C3C-913E8D0D224D.jpeg.de2515120a0eaea5239f58ed186e5e35.jpeg

Edited by Matheus b Santos
  • Like 9
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, hoy tuvimos un dia totalmente soleado y de gran aplitud termica en la capital del Uruguay, suele ser la tonica de principios de otoño, noches frescas a frias y jornadas donde llega a hacer bastante calor.

 

 

La minima rondo los 12°C y la maxima aprox. 29°C en la ,estacion Melilla aqui al norte de la ciudad.

Actualmente a las 21:45 la temperatura es de 20.6°C y la noche esta estrellada.

 

image.png.380d96ac3a00594b23c203462b591ada.png

 

Hoy a la tarde me vacune y tome estas fotografias desde alli, hermosa tarde, el scooter es mi medio de transporte

 

IMG_20210310_182949_3.thumb.jpg.9316378740f4ad2528c27fd4732bda41.jpgIMG_20210310_182521_3.thumb.jpg.00ee38b370778cd8a59d605825fa7f84.jpg

 

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Pensei que não haveria nada de interessante hoje e acabou que nesta noite um temporal bem rápido passou pela cidade, mais pelo setor sul e oeste. Os dois fatos interessantes foram captados pela estação automática do INMET: Primeiro a rajada de vento, que atingiu 68Km/h lá no topo, e segundo a temperatura, que desabou para apenas 15,4C e foi a mínima do dia inclusive (23UTC de hoje). 

  • Like 11
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

E no fim de um dia que além de uma boa mínima nada de mais interessante se esperava acabou na verdade fechando com uma belo show de Cbs (e raios), um aglomerado de células. Aqui choveu 8,2mm, uma pancadinha muito boa que molhou sob as copas de grandes árvores e gerou enxurrada. mas acredito que a leste daqui (quando se intensificou mais) a chuva possa ter passado dos 20mm. Pela posição do sistema mais a norte acabou não chovendo em Cafelândia nem no distrito Três Barras.

IPMet10Mar21.gif.733998e0e7f1b9b3ea7e12731f629bab.gif

Bacuriti é o ponto vermelho no GIF.

 

Pelo radar abaixo vê-se (como havia dito antes) o caráter isolada mas parrudo desses sistemas convectivos (restritos mais a porção central e oeste). O calor foi forte a tarde, e mesmo com o ar mais seco (e menor potencial convectivo CAPE) elas venceram a camada subsidente da troposfera e ganharam altura. Torço até por um repeteco madrugada adentro.

273447661_ScreenShot2021-03-10at22_25_58.png.807cd382000aa2363a41bacd0ce11626.png

 

Agora estamos com 21,8°C de temperatura. A chuva é tão bela que até os grilos decidiram a cantar.

Edited by Lucas Centurion
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Matheus b Santos disse:


Vamos aos fatos, e analisar detalhadamente para não haver erros:

 

Desde do início não vi rotação na célula, muito menos nos vórtices, assim, não vejo nenhum tornado. O que se vê é o levantamento de ar a frente da base da nuvem, bem como o ar frio do próprio sistema juntamente com a chuva,  o que gera a nuvem Escudo, ou seja, na minha visão era uma nuvem scud, mas preferi primeiramente analisar antes de concluir.

 

De fato, houve uma severa tempestade em SJC, inclusive relatado por membros do grupo. No entanto, pelas próprias imagens se nota que a tempestade se originou de noite e não de dia como se vê na imagem acima, no mais, importante ressaltar que pelas imagens os danos se assemelham muito a uma downburst ou microburst, a maioria sempre para o mesmo lado, “vento em linha”. 
 

Agora a imagem que derruba de vez a chance de tornado, quem fotografou a chuva fotografou há 3 dias, logo, não foi nada relacionado a tempestade e os danos demonstrados.

 

Quanto ao radar, indica uma célula severa, no entanto os radares brasileiros diferentemente dos americanos não indicam “hook echo” com clareza, não são radares de ponta, então seria necessário o campo de vento Doppler para ver se havia rotação nessa célula. 
 

Mas mantenho minha linha de raciocínio não é tornado, e sim scud cloud, inclusive várias. 
 

A postagem:

 

481B256E-57BF-480B-9C3C-913E8D0D224D.jpeg.de2515120a0eaea5239f58ed186e5e35.jpeg

Eu tbm já estou convencido que não foi um tornado, mas só uma scud, o vídeo original foi acelerado para dar a impressão de movimento, e mesmo assim não havia rotação.

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Falando níveis de reservatórios, os que abastecem a Grande SP não estão tão ruins ao mesmo tempo que não está aquela maravilha.

Ainda conseguimos ter alta em todos os sistema nesses primeiros 2 meses e 10 dias de 2010.

A situação poderia estar bem melhor se não tivéssemos chuvas irregulares. Vale dizer que o mesmo período 2014 foi absurdamente pior, sendo que boa parte deles (principalmente o Cantareira) tiveram queda (em vez de alta, o que é completamente outlier).

Abaixo uma comparação com os níveis observados hoje, no primeiro dia deste ano e no mesmo dia do ano passado (onde a situação estava melhor).

iADgh4D.jpg

 

gGdLqVA.jpg

 

jEFx19V.jpg

 

Se o restante de março e abril não forem tão secos como no ano passado, é capaz que ao menos o Cantareira mais para frente chegue a superar o que foi observado no mesmo dia de 2020.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Ares outonais dando os primeiros sinais em São Paulo (assunto que o Caco entende bem, aliás, comentaram de que logo ele apareceria aqui e horas depois apareceu hehe).

As noites estão ficando mais frescas e hoje não está sendo diferente.

Os ventos sopram do mar, trazendo aquelas nuvens baixas como mostra na câmera abaixo (avenida Paulista em direção a leste).

PvzhGlY.jpg

 

 

As temperaturas nas estações do CGE estão entre 17 graus no extremo sul e 21 graus em áreas próximas do centro.

Curiosamente, essa diferença ocorre em uma noite bem nublada.

aitTWfy.png

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Como de praxe, a circulação marítima impediu uma maior queda de temperatura, mas é melhor eu parar de me lamentar porque essa dinâmica faz parte da minha cidade e infelizmente não tenho um superventilador para impedir seu avanço pelo continente rsrsrsrs...

Resumo do amanhecer:

Epagri/Rio Vermelho - mínima de 11,3ºC

Epagri/Mato Preto - mínima de 13,5ºC

Alex/Rio Negro - mínima de 14,2ºC

SAMAE - está offline

20200608_070832.thumb.jpg.e820a9d6a00901d14a747e3017b7b35d.jpg

Hoje a neblina dissipou rapidamente... De momento temos céu encoberto com nuvens altas e temperatura em 14ºC. Modelos GFS e ECMWF divergindo quanto as mínimas para os próximos 3 dias. 

 

climat.jpg.f420b9db2e8a9a19272edbcbc143e31c.jpg

Fonte: Climatempo.

 

👆GFS prevendo mínimas baixas até o domingo e uma triste subida até o fim da grade... como geralmente esse modelo acaba se alinhando com o Euro, então fico na dúvida...

 

tempoc.jpg.af0696c44505199c799ec1eb5221ed49.jpg

Fonte: Tempo.com

ECMWF por sua vez estabiliza as mínimas num patamar mais típico do mês e aponta uma queda no fim da grade. Como os modelos tem mudado mais que a grade de programação do SBT... é aguardar para ver...

  • Like 11
  • Thanks 4
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem tivemos manha de céu parcialmente nublado e tarde ensolarada em Buenos Aires, com mínima de 20,3°C e máxima de 29°C. Hoje temos muitas nuvens, 22,3°C, URA de 65% e vento oeste a 7 km/h. O SMN preve máxima alta, de 32°C. O sol nasceu às 6h49 e se poe às 19h16.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, SandroAlex disse:

Bom dia. Como de praxe, a circulação marítima impediu uma maior queda de temperatura, mas é melhor eu parar de me lamentar porque essa dinâmica faz parte da minha cidade e infelizmente não tenho um superventilador para impedir seu avanço pelo continente rsrsrsrs...

Resumo do amanhecer:

Epagri/Rio Vermelho - mínima de 11,3ºC

Epagri/Mato Preto - mínima de 13,5ºC

Alex/Rio Negro - mínima de 14,2ºC

SAMAE - está offline

20200608_070832.thumb.jpg.e820a9d6a00901d14a747e3017b7b35d.jpg

Hoje a neblina dissipou rapidamente... De momento temos céu encoberto com nuvens altas e temperatura em 14ºC. Modelos GFS e ECMWF divergindo quanto as mínimas para os próximos 3 dias. 

 

climat.jpg.f420b9db2e8a9a19272edbcbc143e31c.jpg

Fonte: Climatempo.

 

👆GFS prevendo mínimas baixas até o domingo e uma triste subida até o fim da grade... como geralmente esse modelo acaba se alinhando com o Euro, então fico na dúvida...

 

tempoc.jpg.af0696c44505199c799ec1eb5221ed49.jpg

Fonte: Tempo.com

ECMWF por sua vez estabiliza as mínimas num patamar mais típico do mês e aponta uma queda no fim da grade. Como os modelos tem mudado mais que a grade de programação do SBT... é aguardar para ver...

Bom dia....

As mínimas ainda foram boas aí na serra, pq aki, as nuvens baixas cobriram 95% da nossa área e logicamente impediram um resfriamento mais acentuado. Ainda assim, com nuvens, a mínima ficou abaixo do normal para Março, com 13,6°C no meu postinho de observação 😌

À princípio, as nuvens baixas sugeriam q logo acima o céu estaria limpo, sqn... Havia turbulência em níveis um pouco mais elevados, e só fui perceber pq estava filmando 👇20210311_084121.gif.345c685db28c8b730ba0315f6db562d2.gif

Ao fundo e no final da animação da pra ver nuvens da família Congestus no horizonte, mas não estavam somente lá (no norte).

A conclusão segue abaixo (próximo post), por falta de espaço 👇

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Sul do Paraná ainda conseguiu registrar um pouco do resfriamento noturno q presenteou Santa Catarina em pleno final de verão.

General Carneiro teve hoje 6,4°C 

Screenshot_20210311-090941.thumb.png.66cd6f5fd813ae5d40002669a32fa7f8.png

Em Santa Catarina, Vargem Bonita no meio oeste registrou 3,0°C, Fraiburgo 4,1°C e Urupema também 4,1°C.  Em Água Doce a mínima foi de 5,1°C.

Não olhei todas mas parece q a nebulosidade atrapalhou a keda nos lados de Bom Jardim da Serra.

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
29.50 a las 15:14:00
TEMP MÍNIMA
12.56 a las 06:09:00

 

Dia soleado y de gran amplitud termica.

 

Si bien los proximos 7 dias van a mantener las caracteristicas de ubicarse sobre el promedio de temperatura de marzo (que es 20,6°C), segun los modelos se espera posteriormente un cambio en la tendencia hacia temperaturas mas templadas y propias del inicio del otoño.

 

image.png.36519139393637df4fc90f36fa7de851.png

 

image.png.7d857fd05adff23bc607a866baacf0d7.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos, após as chuvas fortes da tarde de ontem, o tempo abriu e tivemos uma noite calma e relativamente estrelada, com temperatura amena (sempre abaixo de 20°C): mínima na região da Pampulha hoje ficou nos 18,5°C. Pensei que ia ver o sol e um céu aberto ao amanhecer, porém um grande maciço de nuvens avançou pela RMBH no final da madrugada e temos mais um dia de céu nublado, com previsão de chuvas significativas ao longo do período.

 

É o 5° dia consecutivo nessas condições (tempo fechado e pouco sol), o que já começa a cansar. Se pudesse, escolheria uma manhã ensolarada hoje, com chuvas de verão vespertinas, mas... não adianta reclamar também.

 

O céu da capital nesse começo de manhã, em outro dia escuro e instável dessa ZCAS:

20210311_062128.thumb.jpg.5f1493c1800abc89b715de8393f46455.jpg

20210311_062953.thumb.jpg.29e602102d9a14f48a00ad5d657b2d8a.jpg

 

Falando em corredores de umidade, o CPTEC (Rosemary Odorizi) me respondeu (ênfases minhas):

 

"Prezado Leonardo,

Operacionalmente optou-se por não utilizar mais o termo ZCOU nas cartas sinóticas do INPE. Estamos sinalizando nas cartas sinóticas apenas os episódios de ZCAS desde que tenham duração mínima aproximada de 3 dias consecutivos. Quanto as características, tanto a ZCAS quanto a ZCOU podem ser mais ou menos ativas, há episódios de ZCAS que realmente provocam mais chuva que outros. Além disso, a ZCAS tem um variação na intensidade do sistema ao longo do dia, pois a ZCAS é influenciada tanto por fatores dinâmicos quanto termodinâmicos. A diferenciação entre ZCAS e ZCOU não necessariamente se dava pela sua intensidade, era levado em consideração o número de dias previsto para o sistema e as características do padrão de circulação da atmosfera nos diferentes níveis de altitude."

 

Reparem no verbo no passado: parece que, além de não utilizarem nas cartas sinóticas, não fazem mais tal diferenciação.

 

9h35, muitas nuvens e 23 graus em BH.

Edited by LeoP
  • Like 12
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Agora, Carlos Campos disse:

Sul do Paraná ainda conseguiu registrar um pouco do resfriamento noturno q presenteou Santa Catarina em pleno final de verão.

General Carneiro teve hoje 6,4°C 

Screenshot_20210311-090941.thumb.png.66cd6f5fd813ae5d40002669a32fa7f8.png

Em Santa Catarina, Vargem Bonita no meio oeste registrou 3,0°C, Fraiburgo 4,1°C e Urupema também 4,1°C.  Em Água Doce a mínima foi de 5,1°C.

Não olhei todas mas parece q a nebulosidade atrapalhou a keda nos lados de Bom Jardim da Serra.

Presenteou mesmo:

 

 

Mínimas de hoje em alguns municípios catarinenses:

589773403_Semttulo.jpg.109374b58a5f0bfad944eb4f090493e8.jpg

 

  • Like 7
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

 

Falando em corredores de umidade, o CPTEC (Rosemary Odorizi) me respondeu (ênfases minhas):

 

"Prezado Leonardo,

Operacionalmente optou-se por não utilizar mais o termo ZCOU nas cartas sinóticas do INPE. Estamos sinalizando nas cartas sinóticas apenas os episódios de ZCAS desde que tenham duração mínima aproximada de 3 dias consecutivos. Quanto as características, tanto a ZCAS quanto a ZCOU podem ser mais ou menos ativas, há episódios de ZCAS que realmente provocam mais chuva que outros. Além disso, a ZCAS tem um variação na intensidade do sistema ao longo do dia, pois a ZCAS é influenciada tanto por fatores dinâmicos quanto termodinâmicos. A diferenciação entre ZCAS e ZCOU não necessariamente se dava pela sua intensidade, era levado em consideração o número de dias previsto para o sistema e as características do padrão de circulação da atmosfera nos diferentes níveis de altitude."

 

Reparem no verbo no passado: parece que, além de não utilizarem nas cartas sinóticas, não fazem mais tal diferenciação.

 

9h35, muitas nuvens e 23 graus em BH.

 

Informação MUITO importante e que esclarece as coisas de uma vez por todas. Basicamente eles suavizaram os critérios para a classificação de ZCAS, agora vamos ter muito mais episódios do sistema por conta disso. Mas achei boa a ideia, porque vai diminuir a confusão.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, SandroAlex disse:

Presenteou mesmo:

 

 

Mínimas de hoje em alguns municípios catarinenses:

589773403_Semttulo.jpg.109374b58a5f0bfad944eb4f090493e8.jpg

 

 

 

Essa Urpema eu ainda não tinha ouvido falar ha ha 👇20210311_103724.jpg.4390d28f2da8e6748978c2269c1039bd.jpg

Excelente mínima 🤗

Lebon Régis e Fraiburgo eu tive a oportunidade de registrar pessoalmente a grande geada de final de Agosto do ano passado, com -6,1°C na estação do Keiser.

Fiz imagens belíssimas e ainda passei uma tarde ensolarada em Fraiburgo com máxima de 7°C.

Agora em 2021 eu kero fazer registros em Santa Cecília q está numa altitude de 1.200 m mas não apresenta mínimas dignas do potencial da região, por ter uma estação em topo.

Vou com meus termômetro e kero procurar uma baixada boa pra fazer registro na primeira grande onda de frio.

Sei q vai valer a pena.

Edited by Carlos Campos
  • Like 4
  • Thanks 3
  • Haha 4
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

Contrariando os modelos, a manhã de hoje foi muito chuvosa em Queimada Nova.
 

IMG_20210311_075827.thumb.jpg.179768bcb0c34ec83e16900cfec9b47b.jpg

 

IMG_20210311_075825.thumb.jpg.476fa7d8c98a3028460b731e7ec95909.jpg

 

Foram 8 mm numa pancada rápida às 6h e mais 41 mm numa chuva que iniciou 8h e só foi terminar às 10h30m (fotos), totalizando 49 mm. Já é o segundo dia mais chuvoso de 2021. GFS e ECMWF previam apenas chuva fraca hoje, portanto foi uma grata surpresa. Agora são 84 mm em março, 59% da média do mês.

 

Pelo satélite dá para notar que era um núcleo isolado em relação a região Nordeste como um todo (março tá com pouca chuva na maior parte da região). 

 

Screenshot_297.png.3ac126c73b9036ac8935df4d6b890cb8.png

 

Screenshot_298.png.13a339b4a3f3cdc4a042576522c9b30e.png

 

Edited by Tstorm
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Aquelas áreas de instabilidades de ontem a noite conseguiram organizar uma bela Cb sobre Cafelândia, que registrou exatos 12mm de chuva (isso por volta de 02:00). Fiz um print da célula, que chegou a ter picos intensos.
1139794655_ScreenShot2021-03-11at2_06_17.png.01b6ce2fa261e8f0e93fdc1470c6c860.png

A manhã foi de céu claro e temperatura fresca, com alguns cirrostratus que chegaram a cobrir parcialmente o céu. Aqui era 06:30 e fazia 18,8°C. As mínimas pela região foram ligeiramente maiores hoje que ontem, a exemplo de Borborema que registrou 17,6°C ante os 16,2°C de ontem. Acredito que isso se deva em partes pela UR mais elevada dessa última noite.

A previsão indica a chegada de uma FF entre quinta e sexta da próxima semana (dias 18 e 19), com um corte de chuvas a partir do dia 20 se estendendo até o fim da grade. Espero que não se configure como um bloqueio/encerramento das pancadas de verão.
753671180_ScreenShot2021-03-11at12_26_56.png.d67579de5498d93773d5522e85b36a06.png

Edited by Lucas Centurion
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Agora, André Luiz DS disse:

Vergonha alheia. A máxima ontem foi de 32.4˚C (Simepar). Não sou obrigado a ver isso sozinho, vocês também precisam ver: 

 

Screenshot.png

André... duas coisas que me irritam: termômetro de rua e temperatura em aplicativo de celular! São dois desserviços a comunidade!! Aqui em São Bento do Sul o termômetro de rua virou notícia no jornal devido a diferença absurda com as temperaturas das estações oficiais. Fizeram uma reportagem explicando o porque dos porquês e muita gente chegou a conclusão que é inútil, uma vez que não é confiável, mas enfim...

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, LeoP disse:

Bom dia a todos, após as chuvas fortes da tarde de ontem, o tempo abriu e tivemos uma noite calma e relativamente estrelada, com temperatura amena (sempre abaixo de 20°C): mínima na região da Pampulha hoje ficou nos 18,5°C. Pensei que ia ver o sol e um céu aberto ao amanhecer, porém um grande maciço de nuvens avançou pela RMBH no final da madrugada e temos mais um dia de céu nublado, com previsão de chuvas significativas ao longo do período.

 

É o 5° dia consecutivo nessas condições (tempo fechado e pouco sol), o que já começa a cansar. Se pudesse, escolheria uma manhã ensolarada hoje, com chuvas de verão vespertinas, mas... não adianta reclamar também.

 

O céu da capital nesse começo de manhã, em outro dia escuro e instável dessa ZCAS:

20210311_062128.thumb.jpg.5f1493c1800abc89b715de8393f46455.jpg

20210311_062953.thumb.jpg.29e602102d9a14f48a00ad5d657b2d8a.jpg

 

Falando em corredores de umidade, o CPTEC (Rosemary Odorizi) me respondeu (ênfases minhas):

 

"Prezado Leonardo,

Operacionalmente optou-se por não utilizar mais o termo ZCOU nas cartas sinóticas do INPE. Estamos sinalizando nas cartas sinóticas apenas os episódios de ZCAS desde que tenham duração mínima aproximada de 3 dias consecutivos. Quanto as características, tanto a ZCAS quanto a ZCOU podem ser mais ou menos ativas, há episódios de ZCAS que realmente provocam mais chuva que outros. Além disso, a ZCAS tem um variação na intensidade do sistema ao longo do dia, pois a ZCAS é influenciada tanto por fatores dinâmicos quanto termodinâmicos. A diferenciação entre ZCAS e ZCOU não necessariamente se dava pela sua intensidade, era levado em consideração o número de dias previsto para o sistema e as características do padrão de circulação da atmosfera nos diferentes níveis de altitude."

 

Reparem no verbo no passado: parece que, além de não utilizarem nas cartas sinóticas, não fazem mais tal diferenciação.

 

9h35, muitas nuvens e 23 graus em BH.

Brilhante e audaciosa atitude amigo, afinal, a audácia é imperativo categórico para os que buscam conhecer. Vá em frente !

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, PabloMartins said:

E mais um fiasco no mundo jornalístico no Hora 1, Jaqueline Brasil mostrando a escala Fujita ANTIGA e falando que uma das diferenças entre tornado e furacão é que furacão tem pelo menos 5 km de largura 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡

 

Eu aviso ou alguém avisa?!?!?!

Ontem mesmo no jornal da Band mostraram um redemoinho de poeira que se formou em Vitória da Conquista, e a jornalista no auge de seu bom senso decidiu chamar o fenômeno de "o furacão de areia".........😊😐😑😒. Não cobro isso da população em geral, realmente a maioria confunde tornado com furacão (nenhum crime). Só que esses profissionais da mídia (graduados) mesmo com centenas de notícias sobre o mesmo assunto, ainda não tiveram a capacidade de entender o básico sobre o fenômeno... E o pior, não desmontram nenhum zelo/preocupação em pesquisar/procurar a respeito e em passar a informação correta aos ouvintes, ao passo que tomam cuidado extremo com falas que atendam a cartilha do politicamente correto. A preocupação em passar conhecimento à população e com a ciência não são genuínos.  

Aos 57:15

 

Screen Shot 2021-03-11 at 15.37.15.png

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

GFS sugerindo a formação de uma alta nas próximas horas em altos níveis sobre a maior parte do Nordeste. Já temos uma crista quase fechada. Amanhã se moveria para o CO segundo o modelo, só achei interessante ela se formar no NEB 1°.

Screenshot_20210311-162629.png.f1d4d191adc404c35378d1c5837195ef.png

 

Deve ser por isso (ou não) que, apesar de não sair nada demais, tem estado quente e úmido.

 

Mas enfim, temos núcleos de chuva isolados no sertão do RN.

Screenshot_20210311-162701.thumb.png.f87442f93529b8c6445b662e86fc1e8b.png

Edited by CloudCb
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Alegrete do Piauí na tarde de hoje:

 

 

WhatsApp-Image-2021-03-11-at-15.34.13.jp

 

WhatsApp-Image-2021-03-11-at-15.28.52.jp

 

O vento teria derrubado a maior parte dos postes que ficam às margens da BR-316, interditando a rodovia. Mais fotos e informações aqui:

https://www.piauiemfoco.com.br/municipios/alegrete-do-piaui/alegrete-do-piaui-chuva-forte-com-ventos-de-mais-de-100km-h-destroi-fiacao-eletrica-e-interdita-br-316/

 

Screenshot_299.png.0a436c4374a9cf09c1fa5a1396f76bee.png

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, PabloMartins disse:

E mais um fiasco no mundo jornalístico no Hora 1, Jaqueline Brasil mostrando a escala Fujita ANTIGA e falando que uma das diferenças entre tornado e furacão é que furacão tem pelo menos 5 km de largura 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡

 

Eu aviso ou alguém avisa?!?!?!

Sério! Eu já lidei com esse tipo e não tenho muita paciência, a vontade de mandar tomar no cu é grande. Tu desliga a câmera elas sacam um espelhinho do bolso e começam a retocar a maquiagem, é preciso estalar os dedos na frente da cara delas pra que prestem atenção em ti. Têm mais preocupação em como aparecerão na TV do que em entender a pauta. Enquanto as boas jornalistas, que gostam do método jornalístico, da pesquisa e principalmente do conhecimento não alcançam tal postos na TV porque não são gostosas. #prontofalei. 

Alias não conheço pessoalmente a Jaqueline Brasil, só fiz um resumo caricato do jornalismo midiático.

 

Pra não fugir do tópico, no ABC tá fresquinho.

Já tô com tensão pré-inverno. Gosto do calor.

  • Like 1
  • Thanks 2
  • Haha 11
Link to comment
Share on other sites

Show de cbs na tarde hoje em Queimada Nova.

A primeira bem distante e pequena, mas muito fotogênica ao sul às 16:00:

 

IMG_20210311_155708.thumb.jpg.e8e4548fbb36e70e80e4d2b595330781.jpg

 

Essa outra ao nordeste entre 16:50 e 17:17. Fiz até um time-lipse (sim, copiando o @Carlos Campos kkkk). Na velocidade 2 fica melhor.

 

IMG_20210311_165000_1.thumb.jpg.1550336249fc4b42e3c0a78c0d5efcdc.jpg

 

 

IMG_20210311_171844.thumb.jpg.5e2971f03dbaa0d6e687ec2c78950ed0.jpg

 

E agora ao fim de tarde tivemos uma bela cb ao leste daqui. Que ainda trouxe 3 mm.

 

IMG_20210311_175008.thumb.jpg.799f25d286d43f8edea76d538d2fa161.jpg

 

IMG_20210311_175818.thumb.jpg.2b2a93c26efbaa4f0e000eeefc991cc4.jpg

 

IMG_20210311_175914.thumb.jpg.3a39a7e01c40f439b216246353bd3ade.jpgIMG_20210311_175911.thumb.jpg.73d27890af6e297e81ca4c5d50bd9360.jpg

 

  • Like 16
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.