Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2021


Recommended Posts

39 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Tomar tempo toma, mas vale a pena, ainda mais quando dá bons resultados como hoje.

 

Mas também tem seu preço admirar a natureza. Esse último núcleo que postei me assustou bastante, no momento que tirei a primeira foto do meu post, eu estava a mais de 1km de casa e a pé, não parecia que eu conseguiria chegar a casa a tempo, e não tinha abrigo próximo, mas por sorte apareceu uma boa alma que me deu carona. Só que no final a chuva forte desviou e foi uma chuvinha rala, o que não me atrapalharia, mas o susto ficou, e me impediu de fazer mais registros.

Situação q eu conheço bem. Já me meti em cada uma, indo longe demais ou calculando errado a velocidade de deslocamento dos sistemas de tempestade. Ou mesmo me distraindo e não pensando q já passou da hora de dar o fora.

Um dos maiores apuros foi na ocasião do "ciclone bomba" q varreu o estado catarinense e passou de raspão pela minha área.

(Na vdd o ciclone propriamente dito não atingiu Santa Catarina, mas a linha de tempestade gerada por ele sim).

Nessa ocasião, voltei correndo de bike e tive q passar numa estrada com grandes araucárias de ambos os lados e a frente de rajada kebrou vários galhos grandes, alguns caindo nos fios de alta tensão bem na hora q eu passava. Nesse dia eu tive quase certeza q seria minha última aventura na Terra 😕

São os ossos do ofício kk

 

___________________________________________

A tempestade q se formou na segunda metade da tarde de hoje foi muito forte ao norte (pegou o município de Quatro Barras e Colombo)

Foram tantas descargas atmosféricas q em determinado momento parei de fazer a contagem.

O sistema evoluiu muito e se tornou um dos mais desenvolvidos do verão inteiro. 

Uma das descargas q consegui registrar em time-lapse, algo q é muito difícil registrar em vídeo acelerado 👇20210306_183238.gif.d1899c5d66f51908506baa7deeedb52c.gif

Uma pena q no local da tempestade não há pluviômetro, mas foi próximo (um pouco ao norte) do grande reservatório do Iraí, e deve ter ajudado a melhorar ainda mais o nível dessa represa.

Pelo Cemaden, 33 mm (não sei se está atualizado) em Quatro Barras. Demais estações, nada de chuva, ou quase nada.Screenshot_20210306-200550.png.bcdb06e5b66555d5a99b1524db933ebc.png

Aki na vila foi apenas 1 mm.

Edited by Carlos Campos
  • Like 16
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Chove muito forte aqui no Rio de Janeiro, depois de mais um dia extremamente abafado com máxima batendo os 35 graus, a noite começou abafada, com muitas nuvens e a chuva veio chegando aos poucos porém agora chove forte temos 26 graus, as pessoas devem ter cuidado quem mora em área de risco de alagamento pois a chuva e bastante volumosa aqui Pilares, Rio de Janeiro

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

ZCAS na área!
 
07/03/2021 - 00:00 UTC
 
Temperatura | Umidade
 
25,8°C | 78,5% - São Cristóvão/Rio
25,0°C | 88,2% - Irajá/Rio
24,4°C | 90,5% - Barra/Riocentro/Rio
24,0°C | 88,0% - Base Afonsos/Rio
24,0°C | 94,0% - Aero Santos Dumont/Rio
23,0°C | 00,0% - Xerém/Caxias
23,0°C | 94,0% - Base Santa Cruz/Rio
22,8°C | 89,0% - Eco Agrícola/Seropédica
22,8°C | 91,0% - Marambaia/Rio
21,8°C | 99,6% - Alto da Boa Vista/Rio
  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Noite de sábado chegando ao fim com céu nublado por nuvens baixas (devido a infiltração marítima) e temperaturas bem agradáveis.

Nas estações do CGE, temos entre 18 e 20 graus.

 

Imagens do câmera da avenida Paulista mostram essa nebulosidade sobre a cidade.

 

Direção noroeste

5GmcBuE.jpg

 

 

Direção leste

loaU8yt.jpg

 

 

Radar de São Roque mostra uma área de chuva entre a região do Sistema Cantareira e o Vale do Paraíba.

yb1VJLf.jpg

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Gvieira disse:

Vídeo da chuva com vento forte registrado ontem na cidade de Nova Iguaçu, baixada fluminense. Provavelmente uma microexpolsoão.

Fonte: Monitoramento Climático Fluminense (facebook)

 

 

com certeza foi, que ruído insuportável era esse? parece um anjo do Supernatural 

  • Like 1
  • Haha 4
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, PabloMartins disse:

com certeza foi, que ruído insuportável era esse? parece um anjo do Supernatural 

Creio eu que seja o vento passando por alguma estrutura perto de quem estava gravando e fazendo uma espécie de "assovio" ...

Se bem que seria interessante um anjo do Supernatural descendo bem no meio de Nova Iguaçu 🤣🤣

  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

A "frente menos quente" alinhou algumas instabilidades (na maior parte do tempo sem muita convicção, mas enfim..) sobre a Região Sudeste neste sábado, e a chuva chegou ao Rio de Janeiro (RM) no início de noite na forma de uma LI (ou algo análogo) que avançou de oeste para leste, trazendo volumes maiores para os bairros mais afastados do mar (norte), e mais baixos para o litoral da cidade (sul).  Na maior parte da cidade do Rio houve um curto período de chuva forte, mas que logo se transformou em chuva fraca com breves intervalos de moderada, antes de cessar completamente entre o final da noite e o início da madrugada.  Ainda poderá chover fraco em alguns pontos durante a madrugada.

 

Em Niterói, a chuva não passou de fraca/moderada na maior parte da cidade, com chuva forte limitada aos bairros mais ao norte, perto de São Gonçalo.  Aqui na área do Ingá o Cemaden registrou apenas 16 mm de uma chuvinha “ok”, mas inexpressiva, enquanto o Inmet (já quase em São Gonçalo, no Barreto), somava 43 mm até a última observação.

 

De uma maneira geral, a chuva veio calma, com pouco vento e sem trovoadas, mesmo nos locais onde a intensidade foi maior.  Apesar da temperatura ter caído para 22/23ºc após a chuva, o vento muito fraco/quase ausente e a umidade altíssima ainda deixam uma sensação de abafamento do lado de fora neste início de madrugada, mas está bem melhor que dentro de casa, onde segue bem quente após 2/3 dias de calor um pouco mais forte.

 

Os dados pluviométricos do Cemaden (imagem abaixo) na cidade do Rio de Janeiro mostram que o maior volume foi registrado no extremo nordeste do município (Ilha de Paquetá, bem para dentro da Baía de Guanabara), mais de 6 vezes o volume registrado perto do mar na área da Barra da Tijuca (onde fica a estação nomeada Jacarepaguá) e de São Conrado.  Na parte continental da cidade, o maior volume caiu em Vigário Geral (quase na Baixada Fluminense já).  A marcação preta indica a coluna do acumulado nas últimas 6 horas, e a azul o das últimas 24 horas (entre as duas o de 12 horas); praticamente toda ou toda a chuva caiu nas últimas 6 horas.  A estação riscada (Penha*) está com entupimento parcial, registrando a chuva aos poucos.  Outras estações com entupimento parcial, que deixei de fora da lista: Glória, Pilares, Usina e Abolição*.  O volume médio registrado pelo Alerta Rio (média de 33 pluviômetros) entre a noite de sábado e o início desta madrugada foi de 34 mm na cidade do Rio, um evento mediano de chuva.

 

*Pilares e Abolição são bairros vizinhos que ficam na zona norte da capital, as estações do Alerta Rio mais próximas (Madureira, Piedade e Grande Méier) registraram volumes na faixa dos 40/45 mm.  A Penha tem uma estação do Alerta Rio funcionando normalmente, que registrou 42 mm (destes, quase 33 mm caíram na primeira hora de chuva).

 

chuva1.thumb.png.8611027839809990c7d7f0b0580b7df3.png

 

Nos próximos dias, segue um padrão um pouco mais ameno para os padrões do início de março por aqui, mas ainda abafado (sem qualquer vestígio de ar frio, diminuição das máximas puramente por nebulosidade e eventuais chuvas), e com chuvas ocasionais ficando cada vez mais isoladas ao longo da semana. O calor também vai aumentado a medida que o tempo abre, mas não há nada extremo no horizonte, apenas o abafamento chato tradicional desta época.

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, PabloMartins disse:

com certeza foi, que ruído insuportável era esse? parece um anjo do Supernatural 

 

Microexplosão você escuta uma estouro e o barulho do vento, antes de o vento começar.

Você escuta tipo uns estouros antes de chegar o vento. Tem alguns vídeos de microexplosão no youtube. Repare para tu ver...

Agora este assovio do vento deve ser de alguma estrutura próxima, igual @Gvieira falou.

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

 
Domingo com chuva fraca/moderada a qualquer hora do dia.
 
07/03/2021 - 12:00 UTC
 
Temperatura | Umidade
 
25,0°C | 94,0% - Aero Jacarepaguá/Rio
24,6°C | 86,2% - São Cristóvão/Rio
24,6°C | 87,8% - Barra/Riocentro/Rio
24,0°C | 83,0% - Aero Galeão/Rio
24,0°C | 83,0% - Base Afonsos/Rio
22,6°C | 87,0% - Eco Agrícola/Seropédica
22,5°C | 00,0% - Xerém/Caxias
22,1°C | 92,0% - Marambaia/Rio
22,0°C | 94,0% - Base Santa Cruz/Rio
21,3°C | 99,9% - Alto da Boa Vista/Rio
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! De fato, um excelente começo de domingo por aqui.

 

POA registrou mínima de 16,6 °C entre 6h e 7h, após uma madrugada inteira sub-20 (à meia-noite tínhamos T instantânea de 19,4 °C).

 

Após várias semanas, esse foi o primeiro amanhecer que sinto um ar polar mais relevante (mesmo com o verão relativamente ameno que tivemos).

Céu bem azul no começo da manhã (agora já começam a aparecer algumas poucas nuvens baixas),  O ar polar bem fresco no amanhecer (não frio ainda, mas excelente para o mês), e já tendo maior facilidade para alcançar os ambientes internos mesmo não havendo vento.

 

 

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, PabloMartins disse:

com certeza foi, que ruído insuportável era esse? parece um anjo do Supernatural 

 

Não entendo nada destas séries/filmes, mas jamais descarte a seguinte possibilidade:

 

image.png.62f3fcb7ae90581b978b13becd8451c1.png

 

 

Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Tstorm disse:

O que me chamou atenção hoje foi o ponto de orvalho alto para nossos padrões, chegando a 21,6ºC pela manhã. Mesmo assim não houve a formação de nada interessante na tarde de hoje como mostra a imagem de satélite acima. Chuva aqui de novo só entre quarta e sexta-feira.

Não deu em outra, com o abafamento, fortes núcleos atingiram meu sul na última noite. Os núcleos se formaram próximos de Juazeiro - BA no início da noite e chegaram até a região de São Raimundo Nonato. Na maior parte do município de Casa Nova - BA e na cidade de Dom Inocêncio - PI deve ter sido a chuva mais forte de 2021.

Em São Raimundo Nonato o acumulado foi de 35 mm.

 

Screenshot_291.thumb.png.cf154b4c878c68939f9cccfe71c4e61c.png

 

À meia-noite (mesmo momento do print do radar) consegui fotografar os relâmpagos do núcleo.

 

IMG_20210306_235508.thumb.jpg.bfeacb94d2ad6c2100a66bce5c3bb4c3.jpg

 

IMG_20210307_083156.thumb.jpg.17df0293db10154d8b81ea87e74db7f9.jpg

 

Hoje o abafamento segue forte mas não há previsão de chuva. Pode ser que eu seja surpreendido igual na última noite, mas acho que não.

Edited by Tstorm
  • Like 14
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

A frente fria, realmente, conseguiu novamente alinhar muita nebulosidade pelo país em um novo corredor de umidade, que está em sua posição mais habitual: entre o norte do estado de SP, ES até a Amazônia, compondo a região mais nebulosa da América do Sul hoje 👇

 

1732339983_Semttulo.png.28420a648b7f8258c72b5d5bed986622.png

 

 

Aqui em BH, as chuvas de ontem foram fracas (7,4mm em umas 3h) mas bem refrescantes: a mínima hoje foi de 18,7°C no centro, 18,4C na Pampulha e 16,6C nos bairros serranos. Corroborando o que se vê no satélite, temos um céu nublado por nuvens baixas desde cedo, com poucas aberturas de sol:

 

553556188_WhatsAppImage2021-03-07at11_27.39(2).thumb.jpeg.d9375a45cde282124dfdd9acd3277c9d.jpeg1547947002_WhatsAppImage2021-03-07at11_27.39(1).thumb.jpeg.94507378864a7ba77c03bef826281e6e.jpeg

 

 

A próxima semana será nublada e instável, porém não há previsão de chuvas fortes ou com alto volume, o que é bom após um fevereiro muito chuvoso (~430mm). No momento (11:40), a temperatura está entre 25 e 21°C pela cidade, de acordo com a ocorrência das aberturas de sol.

 

Edited by LeoP
  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
24.89 a las 15:15:00
TEMP MÍNIMA
13.67 a las 23:58:00

 

Minima invertida ya que hasta el mediodia estuvo absolutamente nublado y gris; posteriormente salio el sol y tuvimos una tarde soleada seguida de una noche fresca y estrellada que obligaba a ponerse un abrigo ligero.

 

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Olá meu povo, meu primeiro post nesse mês de março, tava sumido acampando no meio do mato!!😃
O mês começou sem muitas novidades, sol, calorzinho normal, temperatura média desses primeiros dias está em 17°/27°, tudo normal

Ontem o tempo mudou, choveu bem ontem a noite acumulando 11 mm e hoje um dia mais nublado com poucas aberturas de sol, máxima de 25 graus e uma chuva fraca nessa tarde que já acumulou mais 4 mm.

No momento, 16:35, tempo fechado, chuva fraca que vai e volta, temperatura de 20,5° em Cons. Lafaiete.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Hoje, a cidade de São Paulo teve vários episódios de chuva (Desde o início da manhã) intercalados por períodos de sol.

Com isso, o comportamento da temperatura foi uma verdadeira gangorra.

 

Evolução das temperaturas no Mirante hoje:

19,3°C (6h da manhã, após pancada de chuva)

26,0°C (Entre 10 e 11 h da manhã, período de sol com nuvens)

19,5°C (Meio-dia, outra pancada de chuva)

26,6°C (Máxima do dia, entre 15 e 16h, outro período de sol)

20,8°C (17h, outra pancada de chuva)

 

Com algumas exceções, na maior parte da cidade os acumulados foram baixos, pois as pancadas foram rápidas na maioria dos casos.

 

Maiores acumulados nas estações do CGE desde o final da madrugada até agora:

Vila Prudente (Z.sudeste): 33,4 mm

Vila Mariana (Z.sul): 25,6 mm

Itaquera (Z.leste): 25,0 mm

Santo Amaro (Z.sul): 19,0 mm

Mooca (Z. leste): 16,4 mm

Sé (Centro): 16,0 mm

São Mateus (Z. leste): 14,0 mm

 

Nas oficiais no mesmo período:

Mirante: 7,2 mm

Interlagos: 1,2 mm

 

Mirante: 19,2°C / 26,6°C

Interlagos: 19,3°C / 23,9°C

IAG: 19,0°C / 26,1°C

  • Like 21
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, rafael_rigoni disse:

O fim de semana em Curitiba está sendo de tempo nublado com aberturas rápidas de sol, depois de uma semana com bastante chuva o tempo melhorou relativamente. Foto de ontem a tarde após um deslocamento de nuvens carregadas:

Agora, domingo 16h, 23°C 

 

IMG_20210306_181138132.jpg

Vi o mesmo arco-íris (dizem q cada um vê o seu próprio arco-íris) ontem durante a evolução da tempestade para norte 👇AirBrush_20210306193729.thumb.jpg.182d3c6727040f11bd686d826d79ef58.jpg

O "meu" foi mais fraco, talvez por estar mais próximo da área e com uma cortina menos densa de precipitação.

  • Like 10
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

O abençoado vento leste novamente dissipou os grandes núcleos q avançavam pelo noroeste durante a tarde de hoje, e os q sobreviveram foram desviados para o norte antes de atingirem Curitiba e se dissiparam logo depois. Tudo q restou foi uma densa camada de Cirrus e outras nuvens médias q obscureceram o final da tarde, fora as Stratus q vinham pelo leste. Um horror. E esfriou bastante.Screenshot_20210307-180745.png.9a508c2736bf143710d1249f7a471fae.png20210307_180506.gif.37d562a93c7d632267131f73303f21a0.gif

  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Maior parte do dia foi de céu nublado em São Bento do Sul. Temperatura mínima de 15.3°C (Epagri Rio Vermelho) e máxima de 24°C (Epagri Mato Preto), 22°C (Epagri Rio Vermelho).

Numa das poucas aberturas de sol, um flagrante 👇

20210217_182230-EFFECTS.thumb.jpg.3a730861c112f7bf56f66e9b41e519c6.jpg

 

Mas foi só! Vento leste fechou tudo no fim da tarde...

20210307_180724.thumb.jpg.f7a854e147fd7dc03418f35b876e90df.jpg

 

No momento céu  nublado, temperatura em 18.6°C e UR 98%. 

 

 

  • Like 18
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos.

Dia muito ameno por aqui, nublado e com chuva e chuvisco, sem excessos.

 

As temperaturas variaram entre 18,4˚C e 22,6˚C.

A chuva acumulou 4 mm até agora, um valor baixo mas muito bem distribuído durante o dia em que predominou a chuva fraca.

No momento, amenos 19,2˚C (19h40min).

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Lucas Centurion disse:

Impressionante e assustador!!!! Em três anos de observação nunca vi uma célula assim. Região de Getulina.

Screenshot_20210307-182335_Chrome.thumb.jpg.349507b169f8775ac73954e82a802a08.jpg

20210307_175915.thumb.jpg.f0061982a4751056e25b28f122b417fe.jpg

 

FORMOU UMA BELA LI HOJE NO CENTRO DO ESTADO...

 

E AS IMAGENS?

 

POIS É...

TEMOS IBAGENS...

KKKKK

 

SEPARANDO ELAS AQUI.

 

VIM PRO INTERIOR HOJE, E POR SORTE FUI ACOMPANHANDO A LI, DE ARARAQUARA ATÉ NOVO HORIZONTE.

 

COMO SÃO MUITAS IMAGENS, E VIDEOS (QUE TENHO QUE DIMINUIR A RESOLUCAO PARA ENTRAR AQUI), JÁ TRAGO AS IMAGENS.

Edited by Maicon
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

 

A RMBH teve um dia nublado, com algumas aberturas de sol e pancadas de chuva isoladas. A temperatura variou entre 18,7 / 26,2C na região central de BH, um dia bem tranquilo termicamente, com leve sensação de abafamento nas aberturas de sol.

 

Durante a tarde, nuvens carregadas avançaram pela região, como se vê nesse print que fiz do "Clima ao Vivo":

105585923_Semttulo.png.63e5bcde63d5c088d79e4fddb30a7a52.png

 

 

Por aqui, tive chuva intensa e passageira por volta das 15h:

 

 

A noite tem temperaturas em torno de 22°C, com um vento fresco e úmido.

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O fim de semana foi ensolarado em Buenos Aires. Ontem foi muito agradável, com mínima de 14,1°C e máxima de 26°C, e hoje fez calor à tarde, com variacao entre 16 e 29°C. Agora temos 25,2°C, URA de 65% e vento noroeste a 5 km/h.

 

Amanha teremos muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada devido à passagem de uma fraca frente fria. Mínima de 19°C e máxima de 28°C. O sol nasce às 6h47 e se poe às 19h20.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.