Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2021


Recommended Posts

1 hora atrás, CloudCb disse:

João Pessoa chega nos 150 mm.

Screenshot_20210226-130943.png.7552ed251565d0ca2feb82ba0d272a63.png

 

Pombal chove há uns 25 minutos, com alguns trovões fracos. Radar mostrando núcleos a leste de Patos.

Screenshot_20210226-130956.png.18fadb23806e603678ae2dcb2ee47505.png

 

Pelo visto o dia todo será chuvoso. Esperamos que sim.

Pela automática no Inmet 202,2mm.  A cidade parou praticamente pouco ônibus circulando.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos.

Conseguir reconectar minha estação ao WUnderground, vejam abaixo.

 

Eles me orientaram via email - foi só desconectar e reconectar o console à internet.

Obrigado a todos pelo apoio, fica a dica se alguém mais tiver este problema.

 

No momento céu nublado a parcialmente nublado e apenas 21˚C - temperatura baixa para 15 h em fevereiro.

 

Aliás fevereiro segue bem ameno - há mais de 20 dias não temos sequer 30 graus por aqui. A máxima do mês, 3/2/21, foram modestos 31,8˚C.

  

 

Captura de Tela 2021-02-26 às 15.04.25.png

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Guilherme Wawrzyniec disse:


Aqui o verão é quase todo xoxo, o que salva são as chuvas e tempestades de verão pra ter um pouco mais de emoção. Por isso gosto do dinamismo do outono/inverno.
Janeiro/Fevereiro/março quase não muda nada, só a insolação que fica cada vez mais baixa e também a diminuição das chuvas. 

Médias de fevereiro com, pouco ou sem emoção, depende do ponto de vista de cada um.

119699028_327185205215430_563994108162265443_n.jpg.fb2d0fdea29e701ea5f4716b973cdafb.jpg

Pois eu achei ótimo o clima Xoxo de Rancho Queimado (que nome engraçado - qual será o gentílico?), um mês inteiro sem calor. As casas tem ar-condicionado por aí? 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Dia chuvoso aqui no vale do Paraíba, achei que era algo mais generalizado, fui ver no satélites e nos radares e não é bem assim,  achei o Mirante com um acumulado mensal baixo, fevereiro vai terminando generoso até por estas bandas, mas uma pena que seja local. Março ainda é estação chuvosa, mas climaticamente é mais raro eventos de Zcas  neste mes( sem bem que agora parece que qqer aglomerado de nuvens já chamam se Zcas) 

A AB começa a se movimentar mais para o centro do país e a querer se desconfigurar.   E eventos de chuva vão ficando mais "espaçados" Não me lembro se neutralidade ou lá Nina antecipa o fim da estação chuvosa, meu medo é a antecipação de alguma FF mais intensa que leve a umidade embora e cesse o processo convectivo. mas seria bom que durasse até a primeira quinzena de Abril como seria o comum.

 

 

 

 

 

Screenshot_20210226-152938.png

IMG_20210226_153340.jpg

Screenshot_20210226-152758.png

  • Like 7
  • Thanks 2
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia, repeteco de ontem no Rio de Janeiro, o dia amanheceu nublado e continuou assim o dia todo nublado e abafado aqui no meu ponto de observação o dia amanheceu com 25 graus, agora temos 30 graus pilares zona norte do Rio, pessoal que tá pensando em inverno rigoroso pode esquecer, estamos na zona tropical, onda polar forte é extremamente raro, nas baixas latitudes eu digo se vier uma onda polar forte extrema na america do sul e invadir os trópicos, to achando que vai ocorrer como em 2010 onde ela avançou nos trópicos porém foi tudo para o centro oeste e sul da Amazônia já que em outubro teve calor recorde agora poderemos ter frio intenso para os padroes locais claro que rápido depois voltando a programação normal como ocorreu no norte do México e no Texas, porém veremos posso está enganado

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, Gabriel 2100 disse:

Mais um dia, repeteco de ontem no Rio de Janeiro, o dia amanheceu nublado e continuou assim o dia todo nublado e abafado aqui no meu ponto de observação o dia amanheceu com 25 graus, agora temos 30 graus pilares zona norte do Rio, pessoal que tá pensando em inverno rigoroso pode esquecer, estamos na zona tropical, onda polar forte é extremamente raro, nas baixas latitudes eu digo se vier uma onda polar forte extrema na america do sul e invadir os trópicos, to achando que vai ocorrer como em 2010 onde ela avançou nos trópicos porém foi tudo para o centro oeste e sul da Amazônia já que em outubro teve calor recorde agora poderemos ter frio intenso para os padroes locais claro que rápido depois voltando a programação normal como ocorreu no norte do México e no Texas, porém veremos posso está enganado

Sim , 2010 foi um bom exemplo de antecipação do frio, me lembro que no primeiro decênio do mês de Abril uma grande FF bem continental avançou, mais ou menos como aquela FF de maio do ano passado, muita gente se empolgou mas depois no miolo do inverno o que se viu foi um show de bloqueios e ff's desviadas

Edited by jrmartinisp
  • Like 5
  • Haha 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, jrmartinisp disse:

Sim , 2010 foi um bom exemplo de antecipação do frio, me lembro que no primeiro decênio do mês de Abril uma grande FF bem continental avançou, mais ou menos como aquela FF de maio do ano passado, muita gente se empolgou mas depois no miolo do inverno o que se viu foi um show de bloqueios e ff's desviadas

2010 foi um pouco melhor para o frio do que o ano passado, pois em maio e junho daquele ano tivemos ondas de frio amplas, não foram extremas porém muitas áreas do país sentiram um resfriamento significativo. As frentes frias conseguiam chegar até o litoral do Alagoas/Pernambuco com facilidade.

A zica mesmo foi no mês de julho para o Sudeste, aquela massa polar não teve mecanismos auxiliares para chegar no centro-leste do país, enquanto Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho tinham tardes gélidas, São Paulo ficava num tempo úmido e morno, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória nem sentiram qualquer mudança. O que salvou essa região foi a onda de frio de agosto, que de brinde fez precipitar neve com acumulação nas serras sulinas.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Euro vem mantendo a lestada bizarra pra amanhã, chegando a bater >70km/h no alto mar. Estou realmente curioso para ver se será tudo isso mesmo.

image.thumb.png.4cbc77820b3b1572545b43bd0b90e685.png

 

No mais, segue a previsão de altos acumulados para a região nos próximos 10 dias. Ao menos alguma coisa pra monitorar no início do mês mais monótono do ano.

  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Se formou uma nova linha a sudeste e sul de Pombal. Está entre o Vale do Piancó e a região de Patos. Se continuar viva pode me atingir (mas não vou contar com isso não, seria sorte demais pra mim).

Screenshot_20210226-180547.png.9d649dd21cf46393e31a77be23a7f5ef.png

 

O satélite destaca bem esse sistema.

Screenshot_20210226-180641.png.f8d1d4679d05f24c2e84d9ebf0402694.png

 

Ao mesmo tempo temos uma enorme instabilidade logo ao norte, na fronteira da PB com o RN.

Screenshot_20210226-180611.png.2a79fc096c4a03f8cff59f5c976ab106.png

 

Ainda chove fraco aqui, desde ~16h30. Chegou a ficar moderado em alguns momentos.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, CloudCb disse:

Se formou uma nova linha a sudeste e sul de Pombal. Está entre o Vale do Piancó e a região de Patos. Se continuar viva pode me atingir (mas não vou contar com isso não, seria sorte demais pra mim).

Screenshot_20210226-180547.png.9d649dd21cf46393e31a77be23a7f5ef.png

 

O satélite destaca bem esse sistema.

Screenshot_20210226-180641.png.f8d1d4679d05f24c2e84d9ebf0402694.png

 

Ao mesmo tempo temos uma enorme instabilidade logo ao norte, na fronteira da PB com o RN.

Screenshot_20210226-180611.png.2a79fc096c4a03f8cff59f5c976ab106.png

 

Ainda chove fraco aqui, desde ~16h30. Chegou a ficar moderado em alguns momentos.

Muita chuva por aqui ! Como vamos explicar pra galera ? VCAN, ZCIT, Áreas de Instabilidade, Dipolo do Atlântico, sei lá. Melhor sairmos pela tangente e falar que é efeito do frio extremo que atinge/atingiu os EUA. O que é que tu acha ?

  • Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

O meu retorno à RMBH veio junto de um dia nublado, com aberturas de sol pela manhã e algum abafamento, chuvas ocasionais e sensação térmica muito agradável a partir da tarde. No centro da cidade, a máxima ficou nos 25,9°C e a mínima provavelmente foi registrada durante a chuva da tarde ou será agora a noite.

 

Hoje de tarde, durante uma das pancadas de chuva do dia, sem severidade:

20210226_140616.thumb.jpg.4d246cef730a3a95a7f1994dface3102.jpg

 

A noite começa com chuva fraca, vento e excelentes 20°C no INMET Pampulha. Os acumulados do dia estão próximos de 10mm e o mês já chega a ~425mm (+136%). Por incrível que pareça, os reservatórios da região metropolitana estão com volumes maiores que no mesmo período do ano passado e TODOS estão chegando aos 100% e deverão verter em março.

Edited by LeoP
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia até amanheceu limpo, mínima de 18 graus, mas logo cedo, por volta de 8 da manhã, as nuvens já começaram a aumentar bastante, as primeiras trovoadas chegaram pouco depois de 11 horas e a máxima do dia, 23 graus, também foi por esse horário, ainda antes do meio-dia. A chuva não foi forte mas teve de 5 a 9mm pra somar na conta que já estava liquidada e agora é lucro. No momento, 18:35, nublado, vez ou outra cai um chuvisco, temperatura de 18,5° em Cons. Lafaiete.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Guilherme Wawrzyniec disse:


Aqui o verão é quase todo xoxo, o que salva são as chuvas e tempestades de verão pra ter um pouco mais de emoção. Por isso gosto do dinamismo do outono/inverno.
Janeiro/Fevereiro/março quase não muda nada, só a insolação que fica cada vez mais baixa e também a diminuição das chuvas. 

Médias de fevereiro com, pouco ou sem emoção, depende do ponto de vista de cada um.

 

 

Concordo! Por aqui eu também gosto do começo da primavera: Setembro e Outubro, com muito dinamismo e tempo severo.

Gosto também de Agosto pela chance de fortes eventos de frio, mas também pela possibilidade brutas oscilações (como em Agosto de 2013 em POA, baita mês aquele).

E de Maio a Julho pelo frio hehe.

O período que menos gosto é de Novembro a Abril, pela monotonia. Apesar de eu não gostar de calor, acho interessante, por uma curiosidade mórbida, acompanhar alguma eventual onda de calor, principalmente as que podem ocorrer na segunda quinzena de dezembro por aqui. O que me incomoda é calor xoxo constante, sem dinâmica, sem temporais, como nos dois verões anteriores. Este verão até tem sido bom por estar comportado nas temperaturas e ter períodos interessantes com instabilidades e chuvas de verão, então até foi legal de acompanhar por aqui (na segunda quinzena de Janeiro e na primeira de Fevereiro, pelo menos).

 

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Peregrine disse:

Muita chuva por aqui ! Como vamos explicar pra galera ? VCAN, ZCIT, Áreas de Instabilidade, Dipolo do Atlântico, sei lá. Melhor sairmos pela tangente e falar que é efeito do frio extremo que atinge/atingiu os EUA. O que é que tu acha ?

 

DOL + VCAN.

***

A linha que comentei se espalhou a meu sul e provocou chuva intensa nas regiões do baixo Vale do Piancó. Coremas teve quase 50 mm em 1h no CEMADEN. Ainda chove por lá, além de muitos outros locais.

IMG_20210226_204438_941.jpg.980d57d068a93d9dd0147d2e50fbd481.jpg

 

Até a sobra dessa instabilidade tá com dificuldade de me atingir, agora é que tá se aproximando de onde estou (o X preto 👆). A chuva está fraca, desde 16h30 mais ou menos que está assim, ou seja, mais de 4h de chuva já. 

 

Está ótimo, atingi a média, tá bom demais!

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje dá pra dizer q tivemos um dia de outono, com muito vento, garoa, chuva rápida e sol.

Ventou tanto q chegava a estar desagradável e foi necessário usar um agasalho leve.

A máxima atingiu os 23,8°C e o acumulado pluviométrico foi baixo, com apenas 3 mm.

Houve aparecimento do arco-íris pela manhã e ao entardecer.AirBrush_20210226202559.thumb.jpg.5ffcd46e2bb7562671dbb91fa7cfee2f.jpg

Muito vento e nuvens disparando de SE para NW no final da tarde..20210226_201303.gif.bf81aa035e3e475971ebe2f979c5e93d.gif

AirBrush_20210226201555.thumb.jpg.b91805cfcd18ba53b1fdb3e615959fd1.jpg

As áreas mais atingidas pelas chuvas foram o norte e o nordeste, pelo menos visualmente foi assim.

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

52 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Hoje dá pra dizer q tivemos um dia de outono, com muito vento, garoa, chuva rápida e sol.

Ventou tanto q chegava a estar desagradável e foi necessário usar um agasalho leve.

A máxima atingiu os 23,8°C e o acumulado pluviométrico foi baixo, com apenas 3 mm.

Houve aparecimento do arco-íris pela manhã e ao entardecer.AirBrush_20210226202559.thumb.jpg.5ffcd46e2bb7562671dbb91fa7cfee2f.jpg

Muito vento e nuvens disparando de SE para NW no final da tarde..20210226_201303.gif.bf81aa035e3e475971ebe2f979c5e93d.gif

AirBrush_20210226201555.thumb.jpg.b91805cfcd18ba53b1fdb3e615959fd1.jpg

As áreas mais atingidas pelas chuvas foram o norte e o nordeste, pelo menos visualmente foi assim.

 

Pra mim esses dias ventosos tem sido uma beleza, e não incomoda nem um pouco. Pra melhorar, só faltou estar frio, mas como é verão tenho que aceitar esse vento na faixa dos 22 graus mesmo.

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Agora segue tempo ligeiramente abafado com algumas nuvens e relâmpagos a leste daqui. O deslocamento das Cbs é oeste, então acredito que possa sobrar algumas chuva na próxima hora. Por volta das 21:20 chegou a cair alguns pingos aqui de uma Congestus (possível ser vista pela luz da lua). Agora segue com 24°C
 

----------- OFF TOPIC -----------

Andei vendo as normais de Montes Claros e reparei que março é mais chuvoso que fevereiro. Alguém saberia dizer qual a razão disso? Alguém de MG? Porque março (fim da estação chuvosa) chove mais que fevereiro? Seria a maior presença da ASAS, ou mesmo do VCAN no nordeste? Achei curioso pois a diferença é considerável, e está presente nas duas normais (1961-1990 e 1981-2010)
1634609131_ScreenShot2021-02-26at22_32_23.thumb.png.9c4447ba677146e908daa0a559454cf1.png

Edited by Lucas Centurion
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Lucas Centurion disse:

Boa noite!

Agora segue tempo ligeiramente abafado com algumas nuvens e relâmpagos a leste daqui. O deslocamento das Cbs é oeste, então acredito que possa sobrar algumas chuva na próxima hora. Por volta das 21:20 chegou a cair alguns pingos aqui de uma Congestus (possível ser vista pela luz da lua). Agora segue com 24°C
 

----------- OFF TOPIC -----------

Andei vendo as normais de Montes Claros e reparei que março é mais chuvoso que fevereiro. Alguém saberia dizer qual a razão disso? Alguém de MG? Porque março (fim da estação chuvosa) chove mais que fevereiro? Seria a maior presença da ASAS, ou mesmo do VCAN no nordeste? Achei curioso pois a diferença é considerável, e está presente nas duas normais (1961-1990 e 1981-2010)
1634609131_ScreenShot2021-02-26at22_32_23.thumb.png.9c4447ba677146e908daa0a559454cf1.png

 

Boa noite, Lucas.

 

Isso é comum na maior parte do Estado, porém quanto mais a nordeste, mais intenso é esse fenômeno que citou. Lembra que comentei que o período clássico para a ocorrência de veranicos por aqui é a partir da 2ª quinzena de janeiro? Então, historicamente, do final de janeiro até parte de fevereiro é mais provável o estabelecimento de um bloqueio em Minas, tanto que o conhecimento popular diz que o ideal é esperar a 2ª quinzena de janeiro pra planejar viagem. Isso por si só indica uma ligeira aproximação da ASAS para o continente. Não é uma supressão das chuvas, mas ela perde abrangência na porção norte e leste do Estado. Como em muitos aspectos da climatologia no estado, BH está no meio termo nesse sentido também. Por aqui, as chuvas não aumentam, nem diminuem de fevereiro para março:

 

Fev: média de 180mm (180/28 dias = 6,42mm por dia)

Mar: média de 200mm (200/31 dias = 6,45mm por dia)

 

Se a gente for mais criterioso, esse fenômeno se manifesta ligeiramente por aqui, partindo do princípio que há uma quebra da tendência natural de redução gradual das precipitações ao longo do verão (assim como o aumento é gradual na primavera). O que acontece na capital é uma sensível redução a partir de fins de janeiro e manutenção de um padrão semelhante até o final de março, com nova redução ao longo de abril.

 

Abaixo, alguns mapas que ilustram isso que disse - fica evidente uma ligeira, porém considerável redução de chuvas em fevereiro em parte do Estado (o mesmo acontece em todo o leste do país) e retomada em março:

 

 

Janeiro: essa região nordeste de MG é sempre a menos chuvosa no verão 👇

J.png.5050432922b72af47fa17f4ec532d844.png

 

Fevereiro: significativa redução em metade do estado (centro-norte e leste) e manutenção de um padrão semelhante na outra metade (repare como BH é aproximadamente o limite onde a chuva frequente chega) 👇

f.png.ee0a312b932333dac2a9a198d137037f.png

 

Março: retomada das precipitações no setor mais atingido, porém o Triângulo, Oeste, Sul, Zona da Mata, RMBH e parte da Central mineira não tomam conhecimento dessa situação 👇

M.png.e7f6e3df2031f3424549c96e20d7b3aa.png

 

Espero ter ajudado.

 

 

Edited by LeoP
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Rafael disse:

3 semanas pra acabar o verão. 

Aqui em Friburgo céu nublado no momento (10:30) , a mínima foi de 18°C no comecinho da manhã na área urbana. 

 

 

Muito obrigado por me lembrar dessa coisa maravilhosa. O final do verão é muito exaustivo, e felizmente já estamos quase lá. As previsões indicavam para anteontem e ontem acumulados que passavam dos 30mm / 50mm em JF e região , mas não ficou nem perto disso. Sem problemas, no entanto....o acumulado de Fevereiro já foi batido. 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos.

 

Verão ameno por aqui.

A temperatura não chega a 30 graus a mais de 20 dias.

Aliás, a máxima do ano está em modestos 31,8˚C até agora.

Acho que esta marca só se rompe no segundo semestre.

 

Vejam as médias dos últimos 30 dias, direto do meu balanço hídrico empírico, que é praticamente a média de fev/21

 

Tm 21,5˚C

UR 83%

P 230 mm

 

EP 110 mm

ER  86 mm - efeito veranico da segunda quinzena de janeiro.

 

No momento, céu nublado, 22,3˚C apenas (12h20min).

 

Edited by sjmolive
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

E mais três capitais entraram na lista das que terminarão o mês com chuva acima da média: João Pessoa, Macapá e Teresina. 

 

João Pessoa merece destaque porque a chuva acumulada neste mês praticamente triplicou a média de fevereiro. 

 

Belém superou os 600mm neste mês e o acumulado supera o de fevereiro do ano passado. 

 

Em Brasília o acumulado no mês é o maior para qualquer mês desde janeiro de 2013. 

Edited by Darley
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

15 hours ago, LeoP said:

 

Boa noite, Lucas.

 

Isso é comum na maior parte do Estado, porém quanto mais a nordeste, mais intenso é esse fenômeno que citou. Lembra que comentei que o período clássico para a ocorrência de veranicos por aqui é a partir da 2ª quinzena de janeiro? Então, historicamente, do final de janeiro até parte de fevereiro é mais provável o estabelecimento de um bloqueio em Minas, tanto que o conhecimento popular diz que o ideal é esperar a 2ª quinzena de janeiro pra planejar viagem. Isso por si só indica uma ligeira aproximação da ASAS para o continente. Não é uma supressão das chuvas, mas ela perde abrangência na porção norte e leste do Estado. Como em muitos aspectos da climatologia no estado, BH está no meio termo nesse sentido também. Por aqui, as chuvas não aumentam, nem diminuem de fevereiro para março:

 

Fev: média de 180mm (180/28 dias = 6,42mm por dia)

Mar: média de 200mm (200/31 dias = 6,45mm por dia)

 

Se a gente for mais criterioso, esse fenômeno se manifesta ligeiramente por aqui, partindo do princípio que há uma quebra da tendência natural de redução gradual das precipitações ao longo do verão (assim como o aumento é gradual na primavera). O que acontece na capital é uma sensível redução a partir de fins de janeiro e manutenção de um padrão semelhante até o final de março, com nova redução ao longo de abril.

 

Abaixo, alguns mapas que ilustram isso que disse - fica evidente uma ligeira, porém considerável redução de chuvas em fevereiro em parte do Estado (o mesmo acontece em todo o leste do país) e retomada em março:

 

 

Janeiro: essa região nordeste de MG é sempre a menos chuvosa no verão 👇

J.png.5050432922b72af47fa17f4ec532d844.png

 

Fevereiro: significativa redução em metade do estado (centro-norte e leste) e manutenção de um padrão semelhante na outra metade (repare como BH é aproximadamente o limite onde a chuva frequente chega) 👇

f.png.ee0a312b932333dac2a9a198d137037f.png

 

Março: retomada das precipitações no setor mais atingido, porém o Triângulo, Oeste, Sul, Zona da Mata, RMBH e parte da Central mineira não tomam conhecimento dessa situação 👇

M.png.e7f6e3df2031f3424549c96e20d7b3aa.png

 

Espero ter ajudado.

 

 

Obrigado pela explicação, Leonardo.

Essa diminuição nas chuvas em fevereiro então se dá após o esgotamento do "miolo" mais chuvoso do ano no sudeste, que é entre Dezembro e Janeiro. Após esse período, tradicional na formação de canais de umidade e convergência, a balança volta a pender para um período mais seco, com a presença natural de veranicos ou chuvas mais isoladas. A aproximação da ASAS pelo atlântico parece ter influência nessa "baixa" da estação chuvosa. E por fim em março ou mesmo pelo último decêndio de fevereiro volta a virar a chave com as caracterísitcas mais marcantes que é de calor e pancadas de chuva. 

Andei olhando os mapas de chuva do CPTEC/INPE e percebe-se que o mesmo ocorre em partes do Bahia, principalmente na metade leste👇 (o mapa não tem a mesma precisão comparado àqueles que você postou). Eu nunca tinha me atentado para isso. Bem interessante essa "entressafra" das chuvas na nossa estação chuvosa.

 

JANEIRO
1731559333_ScreenShot2021-02-27at14_52_36.png.c006e5a8c3355e6877fde1ee6c618343.png1535026467_ScreenShot2021-02-27at15_13_04.png.f7425fd0430bd3710b0b9a80d48c3c75.png

 

FEVEREIRO

1257401762_ScreenShot2021-02-27at14_52_49.png.836ce77f7fd20754136f2a7b56427a10.png

 

MARÇO

1718768474_ScreenShot2021-02-27at14_52_59.png.4a637777b93d641ae52e3553510fa423.png

Por aqui, apesar de nas normais fevereiro ser mais chuvosa que março (em Bacuriti 182,82mm em fevereiro e 168,45mm em março, DAEE 1971-1999), os maiores extremos de T°C máximas e dias sem chuva costumam ocorrer em fevereiro também (como ocorreu esse ano, apesar do calor mais atenuado), e março chega para salvar os veranicos de fevereiro (é claro que isso não é regra, ano passado o mês mais chuvoso aqui foi fevereiro). 

O curioso disso tudo é que a probabilidade de se formar ZCAS em fevereiro é maior que em março pelas normais climatológicas,no entanto é em março a maior média pluviométrica nessas áreas mais ao N e NE de MG. Isso indica que as ZCAS tem maior dificuldade de atingir o norte de MG nesse período, e as chuvas de março se devem mais pela convecção e eventualmente alguma frente fria. Deve ser raro a atuação de uma ZCAS (raíz) em março no norte de MG.

Foi esclarecedor, valeu!
  

Edited by Lucas Centurion
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, Augusto Göelzer disse:

Euro vem mantendo a lestada bizarra pra amanhã, chegando a bater >70km/h no alto mar. Estou realmente curioso para ver se será tudo isso mesmo.

image.thumb.png.4cbc77820b3b1572545b43bd0b90e685.png

 

No mais, segue a previsão de altos acumulados para a região nos próximos 10 dias. Ao menos alguma coisa pra monitorar no início do mês mais monótono do ano.

Ta certo, em Canoas que é longe da previsão dos 70 km/h ta uma ventania, imagina na costa kk

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

19.9 na estação do meu bairro, dia bem nublado e com vento, e chuvas fracas.

 

na Boa Vista a máxima foi a menor do mês, 21,3 só. O ruim é essa chuva. Para, volta. "tira casaco, bota casaco". Queria correr na rua~(em local com pouca gente e sem aglomeração), mas não fui até agora. Dou mais meia hora, e tem uma nuvem negra aqui... to achando que vou deixar minha corrida para amanhã de manhã.

O mês aqui em Curitiba vai fechar com máxima levemente acima, e mínima abaixo da média. Apesar dos últimos 3 dias ter invertido essa "lógica".
Vai fechar praticamente na média podemos dizer. Agradável, tendo em vista fevereiros que tivemos de 2014 pra cá. Embora na minha percepção e anotações é que tem sido um mês mais fresco que janeiro, não teve nenhum Fevereiro o supra sumo de quente, tal qual o inesquecível calorento janeiro de 2019.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

na Boa Vista a máxima foi a menor do mês, 21,3 só. O ruim é essa chuva. Para, volta. "tira casaco, bota casaco". Queria correr na rua~(em local com pouca gente e sem aglomeração), mas não fui até agora. Dou mais meia hora, e tem uma nuvem negra aqui... to achando que vou deixar minha corrida para amanhã de manhã.

O mês aqui em Curitiba vai fechar com máxima levemente acima, e mínima abaixo da média. Apesar dos últimos 3 dias ter invertido essa "lógica".
Vai fechar praticamente na média podemos dizer. Agradável, tendo em vista fevereiros que tivemos de 2014 pra cá. Embora na minha percepção e anotações é que tem sido um mês mais fresco que janeiro, não teve nenhum Fevereiro o supra sumo de quente, tal qual o inesquecível calorento janeiro de 2019.

Aqui a máxima ficou exatamente em 21.0, tem previsão de chuva mais forte pra hoje.

Quero que se cumpra, porque só está essa garoa o dia todo.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Matheus Vinicius disse:

Aqui a máxima ficou exatamente em 21.0, tem previsão de chuva mais forte pra hoje.

Quero que se cumpra, porque só está essa garoa o dia todo.

to praticamente decretando a minha corrida pra amanhã de manhã mesmo, kk
Se for pra chover, que chova forte, agora não fique só essa garoa forte que tem sido o dia inteiro;  e amanhã de manhã pare para eu correr, haha

  • Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Boa chuva na nossa região. 

Acumulados das últimas 48 horas:

Garuva 158mm

Schoereder 144mm

Joinville pirabeiraba 115mm

São bento  (Rio Vermelho) 77mm

                    (Mato Preto) 32mm

 

O que chama atenção são as rajadas de vento batendo entre leste e sudeste e que aumentam a sensação de frio.

Dados do momento da estação meteorológica do Samae:

Screenshot_20210227-172734.thumb.png.7e5a19ff9f929e039ad18468d8d2d715.png

 

 

 

 

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.