Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo EUA 2021


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Células no MS vão começar avançar pelo Alabama, o Shear continua muito forte, no entanto, por enquanto nenhuma célula apresentou potencial para um grande tornado, geralmente células bem rápidas, mas o potencial seria para esse fim de tarde começo de noite com a aproximação da LI. 
 

 

382A3A6D-4A10-4D5B-860E-52C600739CFD.jpeg

651844C7-A2D2-4A0C-A718-16D3DBD3C9BF.jpeg

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

A linha prevista para cruzar o Mississippi e ""explodir" em tornados fortes flopou.

Está adiantada e já cruzou mais da metade do estado.

 

Previsão até o momento foi um fracasso para Louisiana, oeste do Mississippi, Arkansas e Tennessee.

Vamos ver na próxima hora como vai ser para o leste do Mississippi e Alabama.

  • Like 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Apesar de achar tudo muito interessante, não acompanho tanto os eventos de tempo severo nos EUA quanto os colegas acima, mas tenho a nítida impressão que as tentativas de prever surtos de tornados com mais exatidão ainda hoje estão mais para “cassino” que para qualquer outra coisa.  Quase sempre (ao menos pelo que tenho observado nos últimos anos) que preveem um surto muito forte ou histórico acontece algo mais comum, enquanto outras vezes surge um tornado bem forte e destrutivo no meio de um evento comum, pegando os meteorologistas de surpresa.

 

As ferramentas atuais permitem antecipar condições de tempo severo muito melhor que há alguns anos, mas sinto que a previsão de tornados (especialmente nos detalhes, como localização e intensidade) ainda não se afastou muito da idade da pedra.   Seu eu fosse o SPC, me contentaria em divulgar nas previsões o risco de tempo severo (baixo, médio, alto...), apenas mencionado de forma protocolar o risco de tornados quando fosse o caso, mas sem dar muitos detalhes (deixando para focar nos tornados quando o surto já estivesse em andamento); certamente eles não levariam tantos “olés” da realidade.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wallace Rezende disse:

Seu eu fosse o SPC, me contentaria em divulgar nas previsões o risco de tempo severo (baixo, médio, alto...), apenas mencionado de forma protocolar o risco de tornados quando fosse o caso, mas sem dar muitos detalhes (deixando para focar nos tornados quando o surto já estivesse em andamento); certamente eles não levariam tantos “olés” da realidade.

Mas já é de forma protocolar e a expectativa é o público mesmo que cria. e os riscos são exatamente esses (baixo, médio e alto), falou-se de criar risco extremo mas aí já seria algo que já se encaixa nas discussões de mesoescala.

Esse panorama geral é algo bem genérico e tem uma margem de erro bem ampla tipo chances de ocorrer um tornado (qualquer tornado) num raio de 40km de qualquer determinado ponto dentro de determinado perímetro de risco e pra tornado forte o SPC considera apenas EF2+. Nunca pontuam que poderá ocorrer um EF5 ou um tornado de proporções históricas, mas que há condições, segundo os modelos e as sondagens pra tempestades severas capazes de produzir tornados, vendavas ou granizo.

Abaixo do panorama, tem os avisos que são mais genéricos ainda, indica apenas a probabilidade de ocorrer dentro de uma vasta área (por vezes maior que estados), dois tornados ou um tornado EF2+. Quando em 2020 emitiram o aviso de tornado #199 com 95% de chances de fortes tornados (EF2+), granizos grandes e vendavais com força de furação CAT1, todos os entusiastas trataram como um fracasso de previsão por só ter ocorrido o mínimo que previram. 

Abaixo do panorama e dos avisos, eles fazem uma discussão de mesoescala, que são quando o evento já está em andamento já com análise de imagens de satélite e de radar, sondagens recentes, estações meteorológicas. Só nessas discussões que eu vejo o SPC citar a ocorrência de um possível tornado muito intenso e devastador, já até calcularam a potencial intensidade do tornado. Todos esses destinados ao público interessado, defesa civil, órgãos públicos.

E finalmente pontualmente os alertas para os locais que estão sob ameaça direta já destinado a ações práticas imediatas

 

Às vezes medidas de preparação pra eventos significativos exigem um tempo e um preparo maior, exemplo um Estado suspendeu as aulas no dia anterior e uma escola foi destruída por um tornado, sem vítimas. Entre outras coisas... mais vale pecar pelo exagero do que pela falta. 

Eu achei bom a previsão pra hoje, não acho que erraram não. 

Edited by Tavares
  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Tavares disse:

Eu achei bom a previsão pra hoje, não acho que erraram não. 

 

Discordo em partes.

Na primeira rodada de tempo severo fizeram um excelente trabalho, com mais de 20 tornados reportados e sendo alguns fortes (EF2 ou superior).

Ao contrário do indicado pelos modelos, que mostravam na sua previsão a ocorrência de células discretas, o que aconteceu foram células semi-discretas, o que limitou o potencial de tornados mais fortes e duradouros.

 

Agora a segunda rodada (motivo principal do alto risco) foi um fracasso.

A linha de instabilidade avançou de maneira muito rápida (+3h adiantada) e nenhum modelo estava prevendo isso.

Com a linha muito adiantada, o jato de baixos níveis previsto nunca conseguiu "alcançar" a LI e dar o "ingrediente" final. 

 

A área de alto quase não teve tornados (só teve na primeira rodada).

 

Imagem

 

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.