Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Neve na região nordeste de Santa Catarina - 2020


DSoares
 Share

Recommended Posts

 

 

Olá, pessoal. Depois de alguns dias, aqui estou para deixar registrado meu relato pela região nordeste de Santa Catarina, mais precisamente nas regiões serrana/montanhosas de Joinville, Garuva e Campo Alegre.

 

As previsões insistiam em precipitação invernal nesta região durante o dia 21 de agosto de 2020. Assim como previam para outras regiões durante a noite anterior e madrugada do dia 21/08/2020 (o que de fato se concretizou, sobretudo nas bordas da serra catarinense).

 

Como já tinha feito uma caça as neves em outras regiões do estado e como estava em busca de um registro aqui pela minha região eu optei por fazer um roteiro regional. Sendo assim, saí pouco antes das 01:00 do dia 21/08/2020 de Joinville rumo ao centro de Campo Alegre. No caminho, chuva com 8/9ºC na parte baixa da região (dados do termômetro do meu carro, mas corroborados pelas estações que mantenho na região) até chegar a Campo Alegre com termômetros marcando entre 4/5ºC com chuva fraca. 

Permaneci pelo centro de Campo Alegre me atualizando sobre as condições, que ainda não estavam propícias para a ocorrência do fenômeno. Sendo assim, resolvi subir até a Serra Smith, local entre Joinville e Campo Alegre que mantenho uma estação meteorológica (https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IJOINVIL6) e que fica em torno de 1200 m de altitude.

 

A madrugada inteira com temperatura baixando gradativamente e com chuva fraca, mas nada da neve ainda. Já estava clareando e para minha decepção as nuvens na região estavam muito "ralas", o que me fez começar a desistir da ideia de ver neve dentro do território de Joinville. Aguardei, então, mais um tempo e quando estava preparando minha descida a chuva apertou e começaram a cair os microflocos/grãos de neve, conforme podemos ver nos vídeos abaixo:

 

 

 

 

 

Eu ainda permaneci por mais um tempo na região mas infelizmente a precipitação não voltou a ocorrer naquele momento. Entretanto, durante a tarde (Mafra, Itaiópolis e São Bento do Sul) e final do dia (Serra Dona Francisca em Joinville e em Campo Alegre) começaram a surgir relatos e vídeos de neve granular/chuva congelada/sleet e aguaneve. Alguns vídeos da região serrana que pertence a Joinville seguem em anexo:

 

Crédito do vídeo: Leandro Gonçalves

  • Like 7
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites




Na segunda etapa da minha caçada a neve eu me aventurei pelos Campos do Quiriri (região compreendida entre os municípios de Garuva e Campo Alegre em Santa Catarina; do lado paranaense podemos dizer que Tijucas do Sul e Guaratuba também o compreendem), que estavam a mais de 50 km distantes de onde eu me encontrava, com pelo menos 10 km de estradas em péssimas condições, com muitas crateras, pedras e inclinação muito alta (uma subida de aproximadamente 450 metros de desnível em 4 km de estrada, conforme imagem abaixo:

 

517853359_CaminhoQuiriri.thumb.jpg.5d0592b0e5b56ee6977dbce68b211338.jpg

Foto 1: inclinação da estrada que dá acesso a cota de 1370 metros nos Campos do Quiriri

 

Chegando lá encontrei muita variação de nuvens e sincelo pincelando algumas árvores! E neve nos topos! Isso tudo as 11:30 da manhã, fico imaginando como não estaria mais cedo!

Pena que a temperatura estava positiva enquanto estive lá, em que pese o vento moderado com sensação térmica inferior a 0ºC, e isso fez com que parte do sincelo e a neve na cota que eu me encontrava estivesse derretida. Mesmo assim, consegui registrar algumas imagens que são praticamente inexistentes da região, com sincelo e neve. Em 2013 nevou mais mas infelizmente as imagens foram feitas no final da tarde daquele dia da neve e, como a região não ficou soterrada na neve tal qual outros locais de Santa Catarina e Paraná não mostram tudo o que de fato ocorreu.

PS: vale lembrar que o acesso aos Campos do Quiriri devem ser feitos mediante autorização (eu avisei um proprietário da minha provável ida). Portanto, caso alguém se interesse um dia em visitar, necessita de comunicação prévia!

Abaixo algumas imagens registradas. Para reprodução, FAVOR DAR OS DEVIDOS CRÉDITOS!

 

911.thumb.JPG.746973232730a1a04e0269ccc788ca5e.JPG

Foto 2: sincelo no Pinus 

 

908.thumb.JPG.f34d945e6d6356fe863d3825d3307e1c.JPG

Foto 3: Sincelo na vegetação e neve no topo! Deem zoom na foto!

 

918.thumb.JPG.f4de570806f6dedfc8d1196fa07e4edb.JPG

Foto 4: Pouco de neve acumulada na cota de 1350 msnm, protegidas da chuva e vento

 

931.thumb.JPG.b1ac42f5b987d5344ae9c712a123d2e5.JPG

Foto 5: cerca com musgos e liquens congelados

 

903.thumb.JPG.a696e36aa0106bddede691a567954d57.JPG

Foto 6: neve no topo do morro na cota 1400 m

 

Quiriri.thumb.jpg.c8c3360b315d27654acda861f7880498.jpg

Foto 7: neve nos topos acima dos 1400 metros, feita com drone.

 

IMG_5816.thumb.JPG.2484121dda8f11d2af764ec76f69f0dc.JPG

Foto 8: linha de neve acumulada no maciço do Bradador. Uma das minhas melhores fotos!

 

901.thumb.JPG.22835cb86203e6c6ca87890cc45a9e18.JPG

Foto 9: zoom no Bradador (reparem na linha de Pinus congelada em primeiro plano)

 

Enfim, experiência única que eu tive! Mais além devo postar um pequeno vídeo que fiz com meu drone. Infelizmente o tempo fechou depois e nada pude fazer com mais imagens aéreas.

 

Abraços

 

  • Like 9
  • Thanks 16
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, DSoares disse:




Na segunda etapa da minha caçada a neve eu me aventurei pelos Campos do Quiriri (região compreendida entre os municípios de Garuva e Campo Alegre em Santa Catarina; do lado paranaense podemos dizer que Tijucas do Sul e Guaratuba também o compreendem), que estavam a mais de 50 km distantes de onde eu me encontrava, com pelo menos 10 km de estradas em péssimas condições, com muitas crateras, pedras e inclinação muito alta (uma subida de aproximadamente 450 metros de desnível em 4 km de estrada, conforme imagem abaixo:

 

517853359_CaminhoQuiriri.thumb.jpg.5d0592b0e5b56ee6977dbce68b211338.jpg

Foto 1: inclinação da estrada que dá acesso a cota de 1370 metros nos Campos do Quiriri

 

Chegando lá encontrei muita variação de nuvens e sincelo pincelando algumas árvores! E neve nos topos! Isso tudo as 11:30 da manhã, fico imaginando como não estaria mais cedo!

Pena que a temperatura estava positiva enquanto estive lá, em que pese o vento moderado com sensação térmica inferior a 0ºC, e isso fez com que parte do sincelo e a neve na cota que eu me encontrava estivesse derretida. Mesmo assim, consegui registrar algumas imagens que são praticamente inexistentes da região, com sincelo e neve. Em 2013 nevou mais mas infelizmente as imagens foram feitas no final da tarde daquele dia da neve e, como a região não ficou soterrada na neve tal qual outros locais de Santa Catarina e Paraná não mostram tudo o que de fato ocorreu.

PS: vale lembrar que o acesso aos Campos do Quiriri devem ser feitos mediante autorização (eu avisei um proprietário da minha provável ida). Portanto, caso alguém se interesse um dia em visitar, necessita de comunicação prévia!

Abaixo algumas imagens registradas. Para reprodução, FAVOR DAR OS DEVIDOS CRÉDITOS!

 

911.thumb.JPG.746973232730a1a04e0269ccc788ca5e.JPG

Foto 2: sincelo no Pinus 

 

908.thumb.JPG.f34d945e6d6356fe863d3825d3307e1c.JPG

Foto 3: Sincelo na vegetação e neve no topo! Deem zoom na foto!

 

918.thumb.JPG.f4de570806f6dedfc8d1196fa07e4edb.JPG

Foto 4: Pouco de neve acumulada na cota de 1350 msnm, protegidas da chuva e vento

 

931.thumb.JPG.b1ac42f5b987d5344ae9c712a123d2e5.JPG

Foto 5: cerca com musgos e liquens congelados

 

903.thumb.JPG.a696e36aa0106bddede691a567954d57.JPG

Foto 6: neve no topo do morro na cota 1400 m

 

Quiriri.thumb.jpg.c8c3360b315d27654acda861f7880498.jpg

Foto 7: neve nos topos acima dos 1400 metros, feita com drone.

 

IMG_5816.thumb.JPG.2484121dda8f11d2af764ec76f69f0dc.JPG

Foto 8: linha de neve acumulada no maciço do Bradador. Uma das minhas melhores fotos!

 

901.thumb.JPG.22835cb86203e6c6ca87890cc45a9e18.JPG

Foto 9: zoom no Bradador (reparem na linha de Pinus congelada em primeiro plano)

 

Enfim, experiência única que eu tive! Mais além devo postar um pequeno vídeo que fiz com meu drone. Infelizmente o tempo fechou depois e nada pude fazer com mais imagens aéreas.

 

Abraços

 

o pessoal esquece que Joinville é um município de área grande e que possui áreas montanhosas e com altitude elevada.
Belíssimo relato e tópico.
Parabéns! 😀👏

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo trabalho !! Joinville tem uma geografia muito rica, é montanha e mar, planície e serra em poucos quilômetros de distância. Muita gente da cidade mesmo não sabe dessa parte alta do município, pensam que depois da serra D.Francisca já é Campo Alegre. 

Os campos do Quiriri e serra do mar impressionam pelo clima e natureza extrema. Pra mim o destaque é a extensão dessa área, há alguns meses atrás subi o M.Crista e acampei cerca de 1 KM além da entrada do monte, numa área de camping chamada 'Cabeluda' ( referência à vegetação arbustiva de lá). Mesmo com 6/7horas de caminhada pesada ainda não cheguei nem perto dos campos do Alto Quiriri de fato... E menos ainda dos picos mais altos como o bradador, tartaruga, etc... La em cima é uma imensidão e um silêncio fascinante.

Abraços

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Valeu, pessoal! Obrigado pelos comentários e pelas curtidas!

 

@rafael_rigoni realmente, eu venho trabalhando amadoramente para desmistificar a população sobre as potencialidades de Joinville e da região toda heheheh

 

Sobre os Campos, concordo contigo! é de uma paz gigantesca, paisagem muito linda e com uma área considerável de baixadas, picos, platôs, desfiladeiros...tem alguns excelentes vídeos no youtube filmados com drone que dão uma dimensão do quão bonito e diferente é o local!

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.