Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2020


Recommended Posts

1 minuto atrás, marinhonani disse:

Renan,

vai ser uma sequência de massas polares marítimas, que agosto, registre as menores mínimas do ano(igual 2010) e que no mês de setembro as temperaturas fiquem abaixo da média e com chuvas distribuídas semana a semana(vários setembro seguidos acima da média nos últimos anos e com pouca chuva).

 

Se for assim, 2020 vai seguindo um padrão observado nos últimos anos, junho prejudicado e agosto mais aliviado, espero que em 2021 junho consiga ser o agraciado, de preferência com massas polares constantes pegando o centro sul, ora beneficiando mais o oeste e ora o leste, está precisando ... 

  • Like 4
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

SERÁ QUE O JOGO VAI VIRAR ???

 

cfs-monthly-all-avg-brazil-t2m_c_anom_month_mostrecent-6240000.thumb.png.3d3ac5afd9e05e14026fe6963a08d418.png

 

cfs-monthly-all-avg-brazil-t2m_c_anom_month_mostrecent-8918400.thumb.png.cad2521046158f2176c7e1053c60a1bc.png

E quem sofrerá mais será o norte do PR, que já estava acima da média, e continuará acima, risos. Uma pena. 

Aqui o evento de Maio foi bom, e teve alguns dias frios, mas nada demais. 

 

Já torcida que Minas seja abaixe da média em agosto. No mapinha, Varginha -1.5°C abaixo. Uma geada nas baixadas urbanas, uma tarde com 12/13°C igual ano passado, e alguns dias de chuva já me deixariam satisfeitos pra Agosto. Setembro me parece um tanto distante, vamos aguardar. Este mês já temos alguns dias passando de 30°C, mas as noites tropicais não existes, salvo raríssimas exceções. Uma bela MP de setembro foi no fim do mês de 2012. 

Edited by Victor Naia
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas registradas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla)  

tuve que salir a trabajar muy temprano y hacer un poco de ruta gasta Canelones (unos 30kms de mi casa) y observe que se habia formado helada en algunos tramos.

 

TEMP MÁXIMA
16.83 a las 15:11:00
TEMP MÍNIMA
4.67 a las 06:34:00

 

 

Como les habia comentado antes el dia 15 se me habia congelado el agua del perro, intente filmar como rompia de un golpe la capa de hielo bastante gruesa, pero cometi un fail y en vez de filmar ,saque una foto, al final la deje por esa y me fui a trabajar,jajaja

 

Sin embargo encontre esta filmacion en twitter:

 

 

 

Maroñas  es un barrio bien urbanizado de Montevideo y si bien el Tweet dice "Norte" lo cierto es que su ubicacion es noreste  y se encuentra bastante proximo a la costa, unos 3km y se puede ir caminando hasta la playa:

 

image.png.11ced545c36de61079fbe4ced60e5a54.png

 

Hoy despues de un mes sin hacerlo; se superaron los 20°C por primera vez, la ultima vez habia sido el 18 de junio; llovio abundantemente durante toda la madrigada, posteriormente estuvo nublado y pesado; actualmente soleado; mucho calor en el norte del pais, casi 30°C en Rivdera, Salto; Paysandu y Artigas:

 

1047008533_Sanstitre.jpg.b0a47650b53c58acbcf78c7a5a89368c.jpg;

 

 

1797467756_Sanstitre.jpg.5b528fcb6a1fc704527b1d07c82a89e7.jpg

 

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, VitorVM disse:

Record de calor está acontecendo na Campanha, uma entrada de calor totalmente bizarra para a época.

 

Livramento neste Julho, para terem uma ideia:

 

image.png.ff11beb2ed8cabf589a3d9c840806d43.png


Na cidade de Pinheiro Machado:
 

image.png.27d9f13798e30fbd8e8b49c445287d5c.png

 

Em Bagé também com record de calor na normal 07-20 para Julho.

 

Fruto do forte calor excedente produzido anormalmente no Brasil Central.

 

Como a circulação Anticiclonica da Asas no Atlântico estava mais fraca que o habitual, esse calor não era drenado para fora do Brasil tropical, por essa via (passando pelo interior do continente/Extremo Sul do Brasil), foi só uma Alta ganhar mais força no Atlântico, como agora, e a baixa no Paraguai/Norte da Argentina se estabelecer, que o calor está sendo drenado violentamente para o extremo sul do país agora:

 

4elek4MDq3IsDV_HiNdioU4BszGurQyH7BqEvDZcWDuToSo-2F_IHQQdYHpm36SqzPcO8939lbs5tCWy-LA21oL9uyh-uGE6jEOn9M3vv21g7z5SRO8xQpqBphFmyYfq6eKVnJfp

 

nGRXtLLXW94gPPpCaasoToZRKpk8SaEewx_ZJBcCIuBOD_lDtHzchYHpoYXab1-xkwbT2pLtkD2GKz6Q15klILdzmqhQaBdm_K8YTu2C0K23Sy_clK_qGyjFDbWzqQ-SOXN62E8C

  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Bruno D disse:

O GFS vem indicando uma mudança no padrão geral anômalo, principalmente a partir do dia 25/07, padrão esse, que vem ajudando na manutenção do inverno quente do PR para cima. A mudança ou ruptura dessa configuração em larga escala predominantemente vigente até aqui, por hora não garantiria nenhuma bomba para o Sudeste, mas pode trazer o clima mais para o eixo habitual da época do ano, com MPs chegando com mais frequência e o estabelecimento da Asas em sua configuração mais típica.

 

Para o entendimento desse padrão, separei essa projeção para a Segunda feira, quando ele ainda vai estar predominante, garantindo anomalias positivas em quase todo o território brasileiro, que é sujeito a entrada de ar frio ou polar nesta época do ano: 

 

X_aHPdCilljJ_eJVJo82rhLGNv9R5C-SsvCBokvcAKP0ZpyrAbyZIjce5vbhh63SPXBDdxs7xoVOkCJSAKPRDkp7xG27j-jhRDxsgfflnma-tQqHXKhEzycw9qiAosiFSI8Dajp8

 

Podemos observar o escoamento dos Anticiclones Subtropicais transientes para Sul (Como indicados pelas setinhas), quando o normal seria um escoamento para nordeste. Observe também que devido ao escoamento para Sul-Sudeste dos Anticiclones, a região subpolar (acima dos 65°S), próxima ao continente Sul Americano (130W a 60W), é dominando por anomalias positivas de pressão. Isso se deve, pq o normal da região é a circulação ciclônica profunda. Devido a esse escoamento anômalo dos Anticiclones transientes, a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul), também não consegue se potencializar em sua configuração ou posição habitual, esse sistema que garante a advecção de ar fresco para parte do Sudeste, e ajuda na manutenção da estação fria na região, em tempos de marasmo climático. Outro ponto importante, é a anomalia bem negativa de pressão no interior do Continente Sul Americano, assim como em todo território brasileiro. E todo esse mecanismo anômalo de circulação, garante um padrão também anômalo de temperatura e domínio de massas de ar para a época. E é parte determinante no entendimento de como os meses de Junho e Julho foram tão atipicamente quentes do PR para Cima.

 

Para os próximos dias, o GFS vem sugerindo a potencialização típica da Asas, o que garantiria alguma entrada de Ar Fresco para o Sudeste, mais adiante o modelo indica que a região Subpolar entre 130W e 60W, vai conseguir recuperar sua configuração ciclônica profunda típica, conjuntamente com a drenagem para Nordeste dos Anticiclones Subtropicais (bem potencializados pela projeção), ou seja, o modelo vem indicando um escoamento mais padrão desta época do ano, principalmente a partir do dia 25.

 

Como podemos vê na projeção a seguir: 

 

oR6iwRMWUq6pkQaF6su9zaupAtY59f5Y6B8Ui_wch34Buurgb0yY0tp5CGFbq2lZXIXYMVjUkrS6s0PdMbd7TZoR0FEb5nFCaJTUeeE8sEGij80OedjMTYmJmNRH7ND2dPwMkbeP

 

Observe-se também a anomalia positiva de pressão na Região da Asas, o que mostra que ela vai conseguir se potencializar nos próximos dias. Juntando essa ruptura do padrão sugerida pelo GFS, e os indicativos dos modelos de médio prazo, talvez o finalzinho de Julho e o mês de Agosto seja mais dentro da casinha no Sudeste, e alguma bomba mais forte, com sorte chegue até o final do inverno. 

 

Em relação ao padrão anômalo dominante nós últimos 2 meses, cabe-se dizer que ele já foi documentado em alguns invernos como o de 1995 (absurdamente quente de SC para cima)... Na ocasião tbm foi visto o escoamento ao Sul do normal dos Anticiclones transientes no Pacífico, o que acarretou em menor drenagem de ar polar para as baixas latitudes.

Se esse padrão de escoamento realmente mudar, os mapas do CFS com anomalias de temperaturas para agosto postados pelo RENAN, também vão mudar.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, JOÃO MARCOS disse:

Se esse padrão de escoamento realmente mudar, os mapas do CFS com anomalias de temperaturas para agosto postados pelo RENAN, também vão mudar.

 

Acredito que não, eles vão de encontro, com um dos resultados possíveis a essa mudança de padrão. A ausência total de frio no Leste do Sudeste é explicado pela ausência de anticiclones drenando ar frio ou fresco para latitudes mais baixas (Como as MPs marítimas ou eventos de ASAS o fazem).

 

Como o escoamento das MPs estava sendo bem mais ao Sul que o padrão climático da estação, as ondas de Frio atingiam no máximo parte da região Sul do país, como aconteceu neste mês. E como os Anticiclones não subiam com força muito ao norte, a ASAS não era fortalecida/recarregada.

 

Com a mudança de padrão, e o escoamento normal das Altas polares de SW para NE, a ASAS vai novamente ser recarregada pelos Anticiclones transientes, garantindo a advecção habitual de ar fresco para o Sudeste nesta época do ano.

 

Em um cenário, com ausência de invasões continentais, a situação vai ser esse mesmo: abundância de polares marítimas, e ASAS predominantemente recarregada, garantindo anomalias negativas no Sudeste e positivas no Sul.

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

não sabia que um nevoeiro podia ficar o dia inteiro assim, sem se dissipar.

é típico de advecções quentes e úmidas de fim de inverno e primavera, a umidade se condensa em contato com o frio raso, geralmente ajudado pelo oceano frio . Temperatura em 950Hpa pelo euro:

 

image.thumb.png.ce1206bd788b00be70c952603a9d1e2c.png

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Renan disse:

SERÁ QUE O JOGO VAI VIRAR ???

 

cfs-monthly-all-avg-brazil-t2m_c_anom_month_mostrecent-6240000.thumb.png.3d3ac5afd9e05e14026fe6963a08d418.png

 

cfs-monthly-all-avg-brazil-t2m_c_anom_month_mostrecent-8918400.thumb.png.cad2521046158f2176c7e1053c60a1bc.png

Isso aí ta bem longe de ser uma virada de jogo, é uma ASAS turbinada com todo mundo ardendo em chamas no sul, enquanto o SE nada acontece todo dia, com temperaturas um pouco abaixo da média (longe de ser frio de MPs, como aconteceu nessa primeira quinzena de julho no sul).

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Eclipse disse:

Muito interessante esta semana por aqui, cada dia teve uma cara diferente.

Boa amplitude térmica hoje em POA, de 13,6 °C a 29,7 °C

Aqui cada dia com as mesmas características a sei lá, mais de uma semana, o que mudou levemente foram as temperaturas.

Mas até os dias nublados previstos não aconteceram, só sol, sol, e sol, o tempo que mais desgosto.

  • Haha 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

A suposta onda de leste que falei uns dias atrás se formou e provocou chuva forte no litoral e leste da PB entre o fim da tarde de ontem e o início da manhã de hoje.

 

Screenshot_20200718-172459.png.33739d6b616bda0e2ac9b54154fbcd62.png

Volumes acumulados nas estações do CEMADEN. 👆

Screenshot_20200718-172427.png.4c509b315fd0f2ecc29c85bf58bce0f7.png

Volumes acumulados nas estações da AESA. 👆

 

Aqui no interior do estado o dia todo foi de predomínio de nuvens baixas, deixando o céu encoberto e o tempo agradável. Vez ou outra ocorriam alguns chuviscos.

IMG_20200718_172302195.thumb.jpg.9597d545c080ac7fa99e8a682fefc712.jpg

Foto do fim da tarde. 👆 O dia todo foi nesse pique.

 

Por conta desse tempo mais encoberto e úmido, as máximas foram relativamente baixas em algumas estações do agreste e brejo:

  • Caruaru (PE): 19,8°C
  • Garanhuns (PE): 21,4°C
  • Areia (PB): 22,1°C 
  • Campina Grande (PB): 22,9°C
Edited by CloudCb
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Renan disse:

Direito ZERO de reclamar, hehehe. 

 

Primeiro dia de veranico já bateu +30ºC em vários locais e já teve até recordes de calor quebrados.

Mesmo no RS onde está mais abaixo da média, com alguns locais com anomalias de -2ºC , os próximos dias deve ser suficientes para fazer a anomalia ser quase zerada.

 

Aqui em Floripa que estava aproximadamente 1ºC abaixo da média, só ontem e hoje já foram suficientes para aumentar em +0,4ºC a média das mínimas e +0,8ºC a média das máximas.

Felizmente existe alguma esperança de algo no final do mês, porém tem boas chances do frio ser bloqueado.

 

Não podemos esquecer que Minas teve um maio excelente, com médias dignas de JJ em alguns locais do estado.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Victor Naia disse:

E quem sofrerá mais será o norte do PR, que já estava acima da média, e continuará acima, risos. Uma pena. 

Aqui o evento de Maio foi bom, e teve alguns dias frios, mas nada demais. 

 

Já torcida que Minas seja abaixe da média em agosto. No mapinha, Varginha -1.5°C abaixo. Uma geada nas baixadas urbanas, uma tarde com 12/13°C igual ano passado, e alguns dias de chuva já me deixariam satisfeitos pra Agosto. Setembro me parece um tanto distante, vamos aguardar. Este mês já temos alguns dias passando de 30°C, mas as noites tropicais não existes, salvo raríssimas exceções. Uma bela MP de setembro foi no fim do mês de 2012. 

Victor Naia,

na torcida para que no início de agosto, a circulação na América do Sul mude.

Como o Bruno D comentou, que pode ter uma mudança de padrão na circulação no final do mês,com isso massas polares marítimas tipo a que gelou Minas de 18 a 20/08/2010.

No mês de setembro espero que as frente frias passem pelo Rio, indo até o sul da Bahia.Como o Pacífico está na situação Neutra, espero o mês não tenha aquelas ondas de calor,que ocorrem com El-Niño moderado a forte.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, marinhonani disse:

Victor Naia,

na torcida para que no início de agosto, a circulação na América do Sul mude.

Como o Bruno D comentou, que pode ter uma mudança de padrão na circulação no final do mês,com isso massas polares marítimas tipo a que gelou Minas de 18 a 20/08/2010.

No mês de setembro espero que as frente frias passem pelo Rio, indo até o sul da Bahia.Como o Pacífico está na situação Neutra, espero o mês não tenha aquelas ondas de calor,que ocorrem com El-Niño moderado a forte.

Rapaz, não me lembro bem desta MP de Agosto 2010. Como ela foi? 

 

Setembro do ano passado, Varginha teve uma das sequências (se não for a mais quente) da história. Foram máximas seguidas de 32 a 35°C, que é o recorde nosso.

  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje todas as capitais do centro-sul, exceto BH tiveram temperaturas máximas acima da média.

Máximas nas capitais hoje:

 

Porto Alegre: 29,7ºC

Florianópolis: 23,2ºC

Curitiba: 25,8ºC

São Paulo: 25,4ºC

Rio de Janeiro (VM): 27,7ºC

Campo Grande: 31,0ºC

Belo Horizonte: 22,8ºC

Goiânia: 28,9ºC

Cuiabá: 36,3ºC

  • Like 20
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

2015 foi bom apenas pro RS e partes de SC, do Paraná pro norte foi um show de horrores, calor absurdo fora de época e massas polares bem fracas, a mais intensa no Brasil como um todo foi no começo de setembro..

Já 2017 foi bem melhor porque ocorreram ondas de frio intensas e amplas (final de abril, primeira quinzena de junho e julho), apesar de ter sido acima da média no RS e SC em geral superou 2015 em termos de frio, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e sul da Amazônia.

 

2015 foi péssimo para o RS e SC.

 

Junho salvo engano teve uma massa polar e só e parou por aí, fechou acima da media. Julho fechou acima da média também e Agosto foi o pior disparado

 

Porto Alegre recorde de 35,X°C em Agosto e vários dias tropicais. O sul gaúcho que talvez tenha sido um pouco mais brando, mas não bom.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

2015 foi bom apenas pro RS e partes de SC, do Paraná pro norte foi um show de horrores, calor absurdo fora de época e massas polares bem fracas, a mais intensa no Brasil como um todo foi no começo de setembro..

Já 2017 foi bem melhor porque ocorreram ondas de frio intensas e amplas (final de abril, primeira quinzena de junho e julho), apesar de ter sido acima da média no RS e SC em geral superou 2015 em termos de frio, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e sul da Amazônia.

 

Não sei aonde 2015 foi bom em algum lugar. No RS de modo geral foi o JJA mais quente da história. E depois veio 2017 pra roubar este posto. 

 

Inverno de 2015 em Bagé, um lixo horroroso:

 

image.png.13747ae44a8f48f65ac86dd264b92bf6.png

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Renan disse:

 

Direito ZERO de reclamar, hehehe. 

 

 

No RS e leste de SC este ano está um extermínio. Em Bagé repito, NENHUM MÊS neste 2020 fechou com média máxima abaixo da média já aquecida da normal 07-20.

 

E julho pode acabar indo pra berlinda também. Aqui em Florianópolis, só fevereiro fechou abaixo da média. O resto só fogo. E ainda o INMET São José está com mínima absoluta de 7,7ºC. Uma absoluta tragédia. 

 

Este frio que resolveu fazer nestes primeiros 15 dias, nada mais do que o estabelecimento de algum ritmo de normalidade nas latitudes. Mas que já acabou. Junho fechou MUITO QUENTE no RS e SC. É só tragédia atrás de tragédia. É a realidade de um mundo em aquecimento, infelizmente. 

  • Like 7
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Dia friozinho em Belo Horizonte, com bastante variação de nuvens e muito vento:

 

Pampulha................... 14,0 / 22,8

Santo Agostinho........ 14,6 / 22,4

Cercadinho................. 12,2 / 21,8

 

As previsões tiveram dificuldade de prever qual dia seria de maior intensidade da infiltração marítima e não pegaram a queda de 5ºC na temperatura de ontem pra hoje. Colocaram os dois dias basicamente iguais. A velocidade sustentada dos ventos ficou em torno de 13km/h, com rajadas de até 45km/h.

 

 

O final da tarde teve grande diminuição de nuvens e 19ºC: 

 

8e0a3b73-5aee-49c4-8698-37eb3166a3b2.thumb.jpg.841770e4c7a408d879f329e52d97daa3.jpg

 

c82a4e65-5801-4f30-b176-51cf655e7d09.thumb.jpg.3b08b5809f82996438a0fd1dfdcccd88.jpg

 

Amanhã o dia deve ser parecido com hoje. 

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

56 minutes ago, CloudCb said:

A suposta onda de leste que falei uns dias atrás se formou e provocou chuva forte no litoral e leste da PB entre o fim da tarde de ontem e o início da manhã de hoje.

 

Screenshot_20200718-172459.png.33739d6b616bda0e2ac9b54154fbcd62.png

Volumes acumulados nas estações do CEMADEN. 👆

Screenshot_20200718-172427.png.4c509b315fd0f2ecc29c85bf58bce0f7.png

Volumes acumulados nas estações da AESA. 👆

 

Aqui no interior do estado o dia todo foi de predomínio de nuvens baixas, deixando o céu encoberto e o tempo agradável. Vez ou outra ocorriam alguns chuviscos.

IMG_20200718_172302195.thumb.jpg.9597d545c080ac7fa99e8a682fefc712.jpg

Foto do fim da tarde. 👆 O dia todo foi nesse pique.

 

Por conta desse tempo mais encoberto e úmido, as máximas foram relativamente baixas em algumas estações do agreste e brejo:

  • Caruaru (PE): 19,8°C
  • Garanhuns (PE): 21,4°C
  • Areia (PB): 22,1°C 
  • Campina Grande (PB): 22,9°C

 

Estava acompanhando isso nas estações hoje, @CloudCb. A estação do Jabre ficou em 20.2°C de máxima.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Máximas:

 

16,68°C - Santa Terezinha (edit)

16,7°C - Chuí

17°C - Morro da Igreja

17,59°C - Morro das Torres

17,66°C - Corupá/Guarajuva (edit)

18,6°C - Itaiópolis/Moema

18,76°C - Mirim Doce

18,8°C - Urubici/Mundo Novo/PWS

19,1°C - Tramandaí

19,82°C - Schroeder

19,8°C - Laguna/INMET

19,9°C - Otacílio Costa

 

Máximas:

 

32,1°C - Taquara/Santa Rosa

31,7°C - Santa Cruz do Sul/UNISC

31,6°C - Siderópolis e Três Coroas

31,3°C - Teutônia/Languiru

31,1°C - Venâncio dos Aires/Cerro dos Bois

30,9°C - São Leopoldo

30,85°C - Criciúma/Epagri

30,8°C - Feliz

30,78°C - Gravatal e Caibi

30,7°C - Poço das Antas

Edited by Moretão
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

39 minutos atrás, VitorVM disse:

 

No RS e leste de SC este ano está um extermínio. Em Bagé repito, NENHUM MÊS neste 2020 fechou com média máxima abaixo da média já aquecida da normal 07-20.

 

E julho pode acabar indo pra berlinda também. Aqui em Florianópolis, só fevereiro fechou abaixo da média. O resto só fogo. E ainda o INMET São José está com mínima absoluta de 7,7ºC. Uma absoluta tragédia. 

 

Este frio que resolveu fazer nestes primeiros 15 dias, nada mais do que o estabelecimento de algum ritmo de normalidade nas latitudes. Mas que já acabou. Junho fechou MUITO QUENTE no RS e SC. É só tragédia atrás de tragédia. É a realidade de um mundo em aquecimento, infelizmente. 

 

Mas Vitor, serão somente 6 dias acima da média no RS, contra 15 dias abaixo neste Julho. Será mesmo que serão suficientes para neutralizar o ótimo Julho por lá ? Ficaria triste se isso fosse estragar dessa forma, de maneira tão rápida....

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Pessoal , analisando direito a situação no Brasil este ano, confesso que EU é quem não posso reclamar, vendo de forma geral. 

 

Janeiro na média, Fevereiro abaixo, Março MUITO ABAIXO, Abril abaixo e Maio também abaixo da média. Sendo que Junho e Julho ficaram acima da média, mas com anomalias não muito fora do desvio padrão como foram Março e Abril. Ou seja, ainda estamos muito bem na fita aqui. Mas é de se lamentar que a compensação pelos meses mais amenos que o normal veio justamente no auge do frio.

  • Like 10
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Augusto Goelzer disse:

Isso aí ta bem longe de ser uma virada de jogo, é uma ASAS turbinada com todo mundo ardendo em chamas no sul, enquanto o SE nada acontece todo dia, com temperaturas um pouco abaixo da média (longe de ser frio de MPs, como aconteceu nessa primeira quinzena de julho no sul).

 

Seria algo semelhante a Agosto de 2012, o que para mim seria de se comemorar, apesar do marasmo. Em comparação com o que estamos vivendo aqui já estaria bom, rsrs. Mas estou na torcida para que seja um mês de qualidade para todos. 

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Se a gente pegar os últimos 23 dias em Porto Alegre vai parecer que a cidade está tendo um inverno ótimo. Na verdade, é só um período frio normal na cidade que coincidentemente pegou a primeira quinzena de julho em cheio.

image.thumb.png.1cac9ad25b952c0edead34e922679489.png

 

Porém, basta olhar os dados deste ano para perceber que o inverno está se confirmando acima da média (com projeção do YR para julho):

image.thumb.png.aa8586ae6ac9f021d1a4f955b2281d6d.png

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Máximas nas estações mais frias da última onda de frio:

 

22,25°C - Urupema/Parque de Exposição

23,3°C - São Joaquim/Pericó

23,34°C - Bom Jardim da Serra/Epagri

23,5°C - Bom Jardim da Serra/Vista Alegre

23,6°C - Vargem Bonita

24°C - São Joaquim/Caminhos da Neve

24,6°C - Painel/Fazenda Velha

27,4°C - Pinheiro Machado/Curra de Pedras

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

 

Mas Vitor, serão somente 6 dias acima da média no RS, contra 15 dias abaixo neste Julho. Será mesmo que serão suficientes para neutralizar o ótimo Julho por lá ? Ficaria triste se isso fosse estragar dessa forma, de maneira tão rápida....

 

Sim. São mais que suficientes. São 6 dias seguidos muito acima da média. Não é 2/3ºC, mas sim mais de 6ºC de anomalia(Hoje já com record de calor na mini normal). Sem dúvidas vai neutralizar as médias. Daí quem vai decidir o resto do mês serão os últimos 7 dias. 

 

A campanha tem um inverno marcado por um frio constante com picos de calor(duração 2/3 dias no máximo). E isso se vê claramente se tu fizer uma Mediana dos meses frios na região. Mais que isso as médias no geral vão pro pau, por ser bem anormal. 

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, Moretão disse:

Máximas:

 

16,68°C - Santa Terezinha (edit)

16,7°C - Chuí

17°C - Morro da Igreja

17,59°C - Morro das Torres

17,66°C - Corupá/Guarajuva (edit)

18,6°C - Itaiópolis/Moema

18,76°C - Mirim Doce

18,8°C - Urubici/Mundo Novo/PWS

19,1°C - Tramandaí

19,82°C - Schroeder

19,8°C - Laguna/INMET

19,9°C - Otacílio Costa

 

Máximas:

 

32,1°C - Taquara/Santa Rosa

31,7°C - Santa Cruz do Sul/UNISC

31,6°C - Siderópolis e Três Coroas

31,3°C - Teutônia/Languiru

31,1°C - Venâncio dos Aires/Cerro dos Bois

30,9°C - São Leopoldo

30,85°C - Criciúma/Epagri

30,8°C - Feliz

30,78°C - Gravatal e Caibi

30,7°C - Poço das Antas

 

Faltou a máxima de 19,4C em Indaial, surpreendente kkkkk

  • Like 5
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Victor Naia disse:

Rapaz, não me lembro bem desta MP de Agosto 2010. Como ela foi? 

 

Setembro do ano passado, Varginha teve uma das sequências (se não for a mais quente) da história. Foram máximas seguidas de 32 a 35°C, que é o recorde nosso.

Victor Naia,

fiz uma pesquisa no link valores extremos do Inmet, que disponibiliza as 20 menores mínimas, máx, chuvas etc

 

17/8/2010

-1,3 Maria da Fé

0,6 Caldas

2,0 São Lourenço

2,6 Passa Quatro(convencional)

 

18/8/2010

-2,7 Monte Verde

-0,7 Maria da Fé

0,9  Caldas

1,1 São Lourenço

1,4 Passa Quatro(convencional)

2,5 Caparaó

 

19/8/2010

-1,5 Monte Verde

1,0 Caldas

1,6 Passa Quatro 

2,2 Bom Despacho(fica a oeste de Florestal)

2,3 Florestal

2,4 Caparaó

2,6 São Lourenço

2,8 Conceição do Mato Dentro

3,0 Viçosa(automática)

4,0 Barbacena(convencional)

 

20/8/2010

0,6 Caldas

2,4 Bom Despacho

2,8 Passa Quatro(na automática 5,8 acho que o ar estava muito seco na véspera,favorece baixadas).

3.2 Florestal

3,4 São Lourenço

3,4 Caparaó

4,5 Viçosa(automática)

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Noite começando com céu praticamente limpo em São Paulo.

 

As temperaturas nas estações do CGE estão caindo.

Enquanto em áreas próximas ao centro faz 20-22 graus, no extremo sul temos temperaturas na casa dos 16 graus (Marsilac, Parelheiros e Capela do Socorro).

iKIkJKk.png

 

 

Foto do satélite do meio da tarde mostra céu limpo na Grande SP, MM na baixada Santista e litoral sul e nuvens cúmulos em parte do interior, que em áreas próximas a divisão com MG estão mais desenvolvidas.

kQhq3IL.jpg

Edited by Daniel85
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Boa noite à todos.... Hoje foi um dia bastante aproveitável, com sol e calor no período da tarde e ventos fracos do norte/NE.

Variação térmica 9,1/25,1°C 8,9/25,8°C PWS

Quase no final da tarde uma formação curiosa chamou atenção no lado SW 👇1595103531580.thumb.jpg.67bd380b48c53878a51ffcaf164f6ca3.jpg

1595103325415.thumb.jpg.c62b700bf6073b9b80d0caea1e313089.jpg

Outras formações de final de tarde 👇1595103629962.thumb.jpg.953ba82b8662eb9224f27465f4796cb6.jpg1595103737949.thumb.jpg.27b8df255b759af6fea1357387283bdd.jpg

 

Abraços e tchau 😉

 

  • Like 11
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, Renan disse:

Pessoal , analisando direito a situação no Brasil este ano, confesso que EU é quem não posso reclamar, vendo de forma geral. 

 

Janeiro na média, Fevereiro abaixo, Março MUITO ABAIXO, Abril abaixo e Maio também abaixo da média. Sendo que Junho e Julho ficaram acima da média, mas com anomalias não muito fora do desvio padrão como foram Março e Abril. Ou seja, ainda estamos muito bem na fita aqui. Mas é de se lamentar que a compensação pelos meses mais amenos que o normal veio justamente no auge do frio.

Renan,

fiquei decepcionado com junho, completou 8 meses de  junho(2012 a 2020, tirando 2016),com médias mínimas altas e nenhuma massa polar marítima forte.Quanto a julho, tivemos nos últimos anos boas mínimas em alguns(ano passado de 2019, foi um sequência de 6 dias frios aqui, 7 a 12).

Em relação aos 5 primeiros meses do ano, foram ótimos, chuvas acima do normal, aquela ótima sequência de mínimas baixas de 27 a 31 de maio.

Hoje temperaturas bem amenas o dia inteiro, a umidade caiu em relação a ontem, dentro de casa, não passou de 22,5ºC,(temperatura de ar condicionado no modo ideal para a saúde,de acordo com o que dizem os médicos alergistas)

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Se a gente pegar os últimos 23 dias em Porto Alegre vai parecer que a cidade está tendo um inverno ótimo. Na verdade, é só um período frio normal na cidade que coincidentemente pegou a primeira quinzena de julho em cheio.

image.thumb.png.1cac9ad25b952c0edead34e922679489.png

 

Porém, basta olhar os dados deste ano para perceber que o inverno está se confirmando acima da média (com projeção do YR para julho):

image.thumb.png.aa8586ae6ac9f021d1a4f955b2281d6d.png

 

Outono bacana em POA, mas Junho muito ruim e Julho que provavelmente não compensará a ruindade de Junho. Agosto é que será o tira teima na capital gaúcha. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Julho está com anomalias de -0,5/-0,5 na convencional de São José (usada pra Florianópolis) até hoje. Essas anomalias são baseadas na normal 1991/2020. O mês no Sertão do Ribeirão aqui no sul de Floripa está assim:

image.thumb.png.248ad39f956df9fea7cb29177abaf29f.png

 

Curioso é que se eu usar as anomalias do Inmet nessa nova estação do Ribeirão da Ilha chego nos valores 10,6/19,4° como o normal pra julho. A normal 1991/2020 do Inmet Porto Alegre está em 10,4/19,4° pro mesmo mês. Ou seja: um local a 150 metros de altitude cercado de água no sul de Floripa tem um julho com médias portoalegrenses. Chocante.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, VitorVM disse:

Record de calor está acontecendo na Campanha, uma entrada de calor totalmente bizarra para a época.

 

Livramento neste Julho, para terem uma ideia:

 

image.png.ff11beb2ed8cabf589a3d9c840806d43.png


Na cidade de Pinheiro Machado:
 

image.png.27d9f13798e30fbd8e8b49c445287d5c.png

 

Em Bagé também com record de calor na normal 07-20 para Julho.

 

 

Chega parecer bug 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.