Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2020


Recommended Posts

3 horas atrás, Wallace Rezende disse:

 

Exatamente...

 

Esse aeroporto representa a área central de Rosário tanto quanto Marsilac representa o Centro de São Paulo nas mínimas, e isto não é nenhum exagero. Em Rosário, todas as principais PWS urbanas registraram mínimas entre 1ºc e 4ºc POSTIVOS. O aero representa extremamente mal a região mais urbanizada da cidade, que teve uma mínima absoluta banal hoje.  O ar seco junto com o local ideal para o resfriamento radiativo explicam esta mínima do aero de Rosário, mas quem mora no centro não viu nem geada. 3 estações particulares numa zona suburbana perto do aero registraram mínimas entre -3,9ºc-5,7ºc.

 

Outros aeros da argentina que são muito mais frios que as respectivas cidades (área central) nas mínimas em muitas situações são os de Córdoba, Bariloche e Mar del Plata..

 

PWS no miolão de Rosário, mínima que faz até perto do centro de SP em Mps boas (esta é a pior, no meio da ilha de calor,  mas 4 estações próximas registraram entre 1 e 3ºc de mínima).  Em julho de 2019, esta mesma estação (IROSARIO39) registrou mínima de 1,3ºc.  Uma PWS Davis na beira do rio, perto dali, teve mínima de 3,3ºc hoje (ISANTAFE117).  Em advecções mais fortes, até a área central de Rosario chega a negativar um pouco (em julho de 2017 fez 0,3ºc na mesma estação que registrou 3,3ºc hoje - ISANTAFE117 -, e deve ter negativado em pontos dentro da área mais central da cidade).  Voltando apenas 3 anos, já encontrei 2 eventos de frio mais fortes que esse na área central da cidade de Rosário, enquanto no aero a situação foi totalmente distinta, com talvez a menor marca em mais de 50 anos (se a estação estiver no mesmo lugar desde sempre, vai saber).

 

IROSARI.thumb.png.a144253c58e299c27c6e48c4118e46f1.png

 

Da mesma forma, o frio que fez na cidade de Buenos Aires hoje de manhã foi completamente ordinário para os padrões do mais forte do ano (dentro da média das mínimas absolutas anuais deste início de século, que é a maior da história). Mas considero o registro de uma estação (-5ºc em El Palomar) sem leituras horárias, com uma mínima muito menor que a de Ezeiza numa noite de advecção, no mínimo suspeito (no aí sim histórico evento de 06/1967 fez -7,8ºc em Ezeiza e -8ºc em El Palomar). Seria fundamental ver a "marcha horária" para esclarecer esta mínima de El Palomar hoje, sem ela não há como como confiar.

 

Mas hoje de fato foi a madrugada mais fria do ano na cidade de Buenos Aires, até as PWS no meio dos bairros mais adensados chegaram aos 3/3,5ºc, sendo que até hoje várias mal haviam baixado dos 5ºc este ano.  Este evento serviu para isso, jogar a mínima absoluta do ano para dentro da normalidade na capital argentina.   Na próxima madrugada, este mesmo ar seco vai favorecer mínimas muito boas em partes do Uruguai e do RS/SC, apesar do frio em si (a massa de ar) não ser muito forte.  

 

Estações do SMN algumas vezes reportam mínimas erradas que não condizem com leituras horárias, um caso aconteceu no aeroporto de Mendoza em 01/07/2020, a comparação com os dados de Mendoza Observatorio e as leituras horárias do  próprio aero de Mendoza prova que foi um erro:

 

mendoza.png.05ad7ce0b6a785c7f359a57fca52bf50.png

 

mendoza1.png.8fce0e9b18790e588aa64402114731fa.png

 

A maior parte da Argentina, ainda que esteja registrado um julho frio, está longe de algo histórico este ano. 

 

Quase esqueci de dizer que a influência da frente chegou ao RJ, ainda que deixando todo o ar frio ao sul, com uma boa pancada de chuva moderada esta manhã, sendo que Niterói foi até mais favorecida que a cidade do Rio em média com volumes entre 15 e 20 mm em todas as estações do Cemaden.  Com isso, julho já está 7 vezes mais chuvoso que junho na estação mais perto aqui de cada (9 mm no início do mês e 16 mm hoje, contra 3,6 mm no mês de junho inteiro).

 

 

Perfeito. Obrigado!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, VitorVM disse:

 

Que fumo é esse. Meu deus do céu. Não entendo porque tu considera estações que mal sabemos se estão bem instaladas, qual marcas são, em que condições estão, etc...

 

Afirmar que não geou no centro de Rosário ???????????? Sendo que mesmo nas estações teoricamente mais quentes, o Ponto de Orvalho passou literalmente o dia inteiro negativo. 

 

Ainda querer comparar o frio no centro de Rosário com o do centro de São Paulo. Tem uma Davis literalmente no asfalto e do lado do rio simultaneamente em Rosário e nela a mínima foi de 0ºC. É óbvio que a geada foi generalizada. E a mínima mais alta se deve principalmente ao vento e ao grande corpo d'água ao lado, não ao centro de calor(que obviamente também influencia). Pode ver que a umidade subiu quase nada durante a madrugada, sinalizando pouca estabilidade e mistura do ar ocorrendo. Uma ilha de calor provoca mínimas mais altas pela dificuldade de perca de calor. Não provoca vento. Nem orvalhos muito abaixo de zero. E mesmo essa Davis não podemos garantir que está em um local aceitável e não está sofrendo aquecimento devido a proximidade ao concreto.

 

Que no centro de Rosário o frio foi menor que no Aeroporto isto é bem óbvio, mas nada desse nível que falaste que seria comparável ao centro de SP. Qualquer carro estacionado no meio do asfalto iria ter uma geada visível ou qualquer pequena área verde.

 

Como já diria o Datena, queremos IBAGENS da geada em Rosário.

 

Aqui em São Paulo o dia foi todo encoberto, pelo menos na ZN não vi um raio de sol sequer...agora faz 15,1° no CGE Santana, mais ao sul Marsilac tem 12,4°. 

 

Off: Estava fuçando hoje por uns momentos no Google Earth e percebi que tem um pedaço do bairro Parada de Taipas na Zona Noroeste da cidade que tem ruas a mais de 1060m de altitude. Fica na encosta sul da Serra da Cantareira, a visão do Street View do horizonte é quase no mesmo nível do cume do Pico do Jaraguá, fico imaginando o frio que deve fazer lá pois é totalmente exposto aos ventos de S/SO e também pq lembro que minha tia morou por muitos anos no sopé da Serra (antes de precisar se mudar por causa do Rodoanel), e fazia muito frio nas noites de inverno e até mesmo no verão era consideravelmente mais fresco, pois o sol não batia por conta das árvores gigantes que havia na rua dela.

 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Rafael disse:

Boa noite....

Agora vai! Será? Previsão pra amanhã na área área urbana, maxima de 16°C.

Screenshot_20200714-202726_Foreca.thumb.jpg.1c3226650a42eadfacc188dc20fde558.jpg

 

Variação hj: 11 a 24 graus, sem chuva até o momento. Temperatura as 20:30, 17°C.

 

Que maravilha de previsão, vocês ai em cima estão imunes ao microondas 😍

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, marinhonani disse:

Rafael MG,

gostei do bairro na terceira foto, sol nas casas, sem sombra de espigões. O resto é pura ilha de calor, um prédio prejudicando o outro com sombras e bloqueio na ventilação.

 

Eu moro justamente nesse bairro, numa dessas casas (circulei em azul a área, onde a seta vermelha aponta). O verde e a topografia do bairro, bem abaixo da encosta, geram máximas bem mais amenas que o resto da cidade em dias assim. Apesar de morar numa metrópole, o local que moro lembra um sítio, pois há muito verde e poucos prédios na região, diferentemente da maior parte da cidade (Tive máxima de comportados 26,0⁰ C, enquanto a convencional do Inmet, a 4 km, mas já na ilha de calor, foi a 28⁰ C). Quando vier a BH, tá convidado para  um "cafézin" com pão de queijo aqui na varanda.

No momento, tenho 20,4⁰ C e céu parcialmente nublado.

 

20200714_204557.jpg

Edited by Rafael MG
  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Partido San Vicente, próximo a Ezeiza hoje pela manhã. Negativo por lá. 

 

As explicações do Wallace foram ótimas, e as observações dos colegas também. Considero ambas visões. E também acho que foi um friozão que não se vê todo ano, e deve ter geado em Rosário sim. No Instagram vi algumas fotos que parecia ser na beira do rio com geada das boas na grama. 

20200714_203922.jpg

  • Like 8
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Wallace Rezende disse:

Renan, eu evito me basear em registros isolados, e procuro ver a coisa de forma mais ampla, buscando várias estações numa região para ter um panorama mais completo das mínimas registradas numa determinada área e para tentar entender quais fatores atuaram para gerar uma diferença maior ou menor entre os micrcolimas (advecções polares históricas tendem a gerar uma diferença menor entre os microclimas, enquanto advecções não tão fortes mas muito secas, como esta, geram mínimas mais expressivas apenas nos microclimas mais favoráveis).  Sei de fonte segura que algumas estações da Argentina foram reposicionadas para microclimas mais frios ao longo dos anos (menor urbanização), embora não possa afirmar que seja o caso de Rosário.   Pode ser que a mínima de hoje no aeroporto local seja simplesmente resultado de uma condição excepcional para o resfriamento radiativo (estabilidade + ar seco em altura), o que o dado de El Palomar (com uma diferença para Ezeiza que muito raramente se vê) parece corroborar.

 

Veja que em duas estações urbanas de Rosario já fez um frio bem maior que o de hoje em no mínimo duas ocasiões diferentes desde 2017, o que indica claramente que a massa de ar frio que atua sobre a cidade desde ontem não é absolutamente histórica (em termos de perfil térmico), apenas muito seca, o que gerou algumas mínimas muito baixas em áreas pouco urbanizadas rente ao solo.

 

Sobre o mês estar sendo de frio histórico, olhando o conjunto das estações da Argentina (fora uma ou outra localidade), de fato as mínimas absolutas deste ano estão bem longe dos recordes na grande maioria estações mais antigas, então não considero mesmo que este mês esteja sendo histórico na maior parte do país (mas a definição de histórico varia de uma pessoa para outra, já vi gente aqui falando em perspectiva de frio histórico pois uma estação com meros de 5/10 anos de dados, ou até menos, poderia registrar um novo recorde de frio, então se a definição adotada for essa pode-se dizer que área experimentado frio "histórico" cresce exponencialmente).  No extremo sul da Argentina (Partes de Santa Cruz e Terra do Fogo) houve recentemente uma condição de muita neve acumulada no solo em combinação com uma massa de ar frio forte, o que favoreceu o registro de alguns recordes mensais, mas não foi uma condição que atingiu uma área grande do país.  Um exemplo do poder da neve em potencializar o resfriamento radiativo ocorreu no aeroporto de Bariloche em 2017, que registrou mínima de -25ºc num dia em que estações na beira do lago Nahuel Huapi (dentro da área urbana de Bariloche e na direção de Villa la Angostura) não baixaram dos -9/-12ºc.  Havia uma cobertura de neve que poucas vezes se vê no aero (o Jeanj postou uma foto), e o próprio abrigo estava congelado no estilo "Oymyakon", o que funcionou como um "freezer ao ar livre".

 

Mas eu entendo que as pessoas de uma maneira geral gostam de se empolgar, então esta minha posição de estar sempre ponderando (ou talvez, para muitos, menosprezando) os eventos pode ser irritante para alguns.  Mas sou assim, extremamente exigente com o que considero ser "histórico".  Se amanhã fizer -13ºc em Vista Alegre e -1/-2ºc no Inmet de São Joaquim, vou analisar o evento pelo Inmet, por ser a única estação antiga da região, o que não quer dizer que eu não considere o registro de Vista Alegre válido.  Só consideraria um evento histórico baseado em Vista Alegre se a estação tivesse várias décadas de dados, de preferência sem interrupções.

 

Sua lógica faz sentido, embora acredito que esteja muito exigente considerando o clima mundial de hoje. Não espere por temperaturas pré-revolução industrial. Simplesmente só vai voltar a acontecer quando pararmos 100% com o CO2, e mesmo assim após alguns muitos anos sem as emissões e o planeta então se reequilibrar, hehehe. Meu nível de exigência é bem mais modesto que o teu, considero histórica qualquer MP ou evento que quebre os recordes do pós 2000. Numa hipotética normal 2000-2030 de Rosário, acredito que o registro de hoje seria o mais baixo de todos. 

 

O mesmo vale para Rio Grande e várias outras da Patagônia. A meu ver , para o padrão atual, esse mês na Argentina e suas MPs estão de certa forma históricas, perdendo para 2007. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Tá certo isso?

IMG_20200714_205247.jpg

Acho que o sensor de umidade está com defeito, já vi outras estações PWS com esses problemas na umidade, algumas já foram arrumadas.

É ruim, atrapalha ver o potencial de quanto poderá descer a mínima.

Edited by marinhonani
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Rafael disse:

Boa noite....

Agora vai! Será? Previsão pra amanhã na área área urbana, maxima de 16°C.

Screenshot_20200714-202726_Foreca.thumb.jpg.1c3226650a42eadfacc188dc20fde558.jpg

 

Variação hj: 11 a 24 graus, sem chuva até o momento. Temperatura as 20:30, 17°C.

Rafael,

para a máxima ficar em 16, a temperatura vai ter que descer muito na madrugada, pelo menos uns 11 a 12, aí se tiver garoa bem fraca ou um tempo muito fechado em toda região Serrana, pode acontecer e nem chegar a 17. Tomara que fique bem baixa a máxima, aí e aqui também.

O que mais torço para amanhã aqui na minha região, é que chova, o GFS indica chuva na madrugada e de manhã.Já está encoberto aqui,tipo um lençol branco no céu.

Hoje foi o dia mais quente de julho, mas perdeu para as máximas dos dias 11,12 e 13 de junho.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, marinhonani disse:

Alguém está com problema de acessar o estaçõesdoBrasil.com.br

Estava acompanhando as estações antes das 20h, aí começou a sair do ar, ficava tudo branco. Já tentei acessar uns minutos atrás duas vezes, não entrou o site.

Eu tenho este problema, mas pra mim é só recarregar a página, e esperar um pouco que volta.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
1 hora atrás, Renan disse:

 

Sua lógica faz sentido, embora acredito que esteja muito exigente considerando o clima mundial de hoje. Não espere por temperaturas pré-revolução industrial. Simplesmente só vai voltar a acontecer quando pararmos 100% com o CO2, e mesmo assim após alguns muitos anos sem as emissões e o planeta então se reequilibrar, hehehe. Meu nível de exigência é bem mais modesto que o teu, considero histórica qualquer MP ou evento que quebre os recordes do pós 2000. Numa hipotética normal 2000-2030 de Rosário, acredito que o registro de hoje seria o mais baixo de todos. 

 

O mesmo vale para Rio Grande e várias outras da Patagônia. A meu ver , para o padrão atual, esse mês na Argentina e suas MPs estão de certa forma históricas, perdendo para 2007. 

 

Agora que virou a página do tópico (literalmente), e como a maioria aqui já deve estar farta deste assunto, prometo que esta será minha última postagem sobre o atual evento em Rosario.  Renan, eu entendo seu ponto de vista, mas meu objetivo principal foi separar o que acontece no aeroporto de Rosario do que acontece nas áreas mais urbanizadas da cidade.  Se pegar o aeroporto, talvez realmente a mínima de hoje venha a ser o recorde do período 2000/2030, mas se focarmos na área central certamente serão dezenas e dezenas de mínimas menores neste mesmo período (considerando apenas os meses de julho dos últimos 3 anos já encontrei 4 mínimas menores que as de hoje em dois eventos, e tenho certeza que muitos outros eventos também superaram as mínimas de hoje no coração urbano de Rosario, pois tudo indica que os valores de hoje nesta parte da cidade foram bem comuns para o maior frio do ano), tudo depende da parte da cidade sobre a qual se está falando.

 

Veja que no evento de julho de 2017 (17/07), bem mais advectivo que o atual, a mínima absoluta no aeroporto foi de -3,2ºc, mas na PWS Davis ISANTAFE117 fez 0,3ºc (diferença de 3,5ºc).  Hoje fez -8,4ºc no aero e 3,3ºc na PWS (diferença de 11,7ºc!)  Este exemplo ilustra excepcionalmente bem a diferença entre um evento mais advectivo (com frio mais forte em altura, mais vento, e microclimas suavizados) e um mais seco/radiativo como o de hoje.

 

Outro ponto que mostra como outras de frio recentes foram muito mais fortes que atual na cidade de Rosario...  No evento atual, a menor máxima no aero foi de 14ºc (ontem) e 15ºc (hoje), mas em 07/2000 foram 5 máximas consecutivas abaixo dos 10ºc (uma de 6ºc), e em 07/2007 foram 3 máximas consecutivas abaixo dos 10ºc (uma de 5ºc).  Em 07/2017 e 07/2019 a menor máxima no evento de frio mais forte foi de 10ºc (dados do aero, mas as PWS seguem o mesmo padrão nas máximas, quando não um pouco abaixo).

 

Sobre ter geado em Rosario, claro que deve ter geado, mas quem mora nos locais mais adensados da área central cidade, sem uma área verde maior ou gramada por perto, muito provavelmente não viu geada nem se saiu na hora mais fria do dia (o próprio fato de não haver saturação nos locais mais adensados dificultaria a formação de geada, ainda que tivesse negativado em toda a cidade).  Isto é muito diferente de dizer que não geou absolutamente dentro da área central de Rosario, e eu até apostaria que geou sim.  Naquele parque no meio da cidade pode muito bem ter se formado um gelinho na grama.

 

Voltando ao assunto do tópico, aqui segue o tempo sem graça depois de uma tarde mais fresca e nublada com períodos de chuvisco, e faz 20ºc.   As máximas alcançaram os 24/25ºc pela manhã, antes da chuva, e as mínimas serão noturnas. Muitas nuvens ainda amanhã com previsão de chuviscos/chuva fraca isolada de madrugada, e depois gradual abertura do tempo e aquecimento, mas sem grandes picos de calor no horizonte por enquanto, apenas um "julho ruim" normal.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

22:00:

 

-5,3°C - Bom Jardim da Serra/Vista Alegre
-4,97°C - Urupema/Parque de Exposição

-4,7°C - São Joaquim/Caminhos da Neve

-3,18°C - Urubici/Vacas Gordas/Epagri

-2,9°C - Painel/Fazenda Velha

-2,1°C - Soledade/Farroupilha

-1,7°C - Farroupilha/Alencastro e Lebon Régis/São Sebastião do Sul

-1,5°C - Vargem Bonita

-1,4°C - Água Doce/Villagio e São José dos Ausentes/1175 m

-1,3°C - São Jerônimo e Vargem Bonita

-1,2°C - Fraiburgo/Liberata/PWS

Edited by Moretão
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Acabei esquecendo de relatar direito o tempo ontem. A manha foi nublada em Buenos Aires e inclusive chegou a garoar, sem acumular. No fim da manha o tempo comecou a abrir, o resto da segunda foi ensolarado e a mínima foi registrada finalizando o dia meteorológico: 7,3°C. A máxima foi de 12,8°C. Hoje dia ensolarado, com mínima de 0,8°C (como já relatei, a menor do ano) e máxima de 14°C. Grande oportunidade pra usar esse meme:

image.png.4530f3c1bb687321966c37083367a56b.png

 

A noite está sendo muito fria. Temperaturas às 21h:

Buenos Aires (OCBA): 5,9°C
Ezeiza: 3,6°C

La Plata: 2,6°C

El Palomar: 0,7°C

 

Está inclusive mais frio que ontem neste mesmo horário, mas a previsao é de que nas próximas horas o vento norte comece a soprar. Por isso amanha a mínima seria um pouco maior que a de hoje, com 2°C aqui (na Grande Buenos Aires evidentemente vai negativar de novo, mas será menos frio também). A máxima prevista é de 14°C, com tempo ensolarado. O sol nasce às 7h57 e se poe às 18h01.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Moretão disse:

22:00:

 

-5,3°C - Bom Jardim da Serra/Vista Alegre
-4,7°C - São Joaquim/Caminhos da Neve

-2,9°C - Painel/Fazenda Velha

-2,1°C - Soledade/Farroupilha

-1,8°C - Urubici/Jararaca

-1,7°C - Farroupilha/Alencastro e Lebon Régis/São Sebastião do Sul

-1,5°C - Vargem Bonita

-1,4°C - Água Doce/Villagio e São José dos Ausentes/1175 m

-1,3°C - São Jerônimo e Vargem Bonita

-1,2°C - Fraiburgo/Liberata/PWS

 

 

Urupema editarei após a atualização da Epagri.

 

-5,0° com 94% lá em Urupema no Parque de Exposições. Briga boa entre as gigantes Vista Alegre e Urupema, mas acho que Bom Jardim leva.

 

Aqui em Floripa a MM prevalece. Essa desgraça brotou só pra encobrir a Ilha e parece que não vai arredar o pé, Temperatura estagnada em 10,6° no Sertão do Ribeirão. Mínima dessa mp será na quinta feira pra nós.

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Acabei esquecendo de relatar direito o tempo ontem. A manha foi nublada em Buenos Aires e inclusive chegou a garoar, sem acumular. No fim da manha o tempo comecou a abrir, o resto da segunda foi ensolarado e a mínima foi registrada finalizando o dia meteorológico: 7,3°C. A máxima foi de 12,8°C. Hoje dia ensolarado, com mínima de 0,8°C (como já relatei, a menor do ano) e máxima de 14°C. Grande oportunidade pra usar esse meme:

image.png.4530f3c1bb687321966c37083367a56b.png

 

A noite está sendo muito fria. Temperaturas às 21h:

Buenos Aires (OCBA): 5,9°C
Ezeiza: 3,6°C

La Plata: 2,6°C

El Palomar: 0,7°C

 

Está inclusive mais frio que ontem neste mesmo horário, mas a previsao é de que nas próximas horas o vento norte comece a soprar. Por isso amanha a mínima seria um pouco maior que a de hoje, com 2°C aqui (na Grande Buenos Aires evidentemente vai negativar de novo, mas será menos frio também). A máxima prevista é de 14°C, com tempo ensolarado. O sol nasce às 7h57 e se poe às 18h01.

Tigre já está com -0,2°C.

 

Ah, um exemplo do super aquecimento do OCBA: hoje, em todo o AMBA, as Davis variaram entre 11,7°C e 13,1°C. As únicas estações acima são duas que sempre marcam acima, uma em San Isidro (14,1) e outra em Lomas de Zamora (15,3). As estações da região mais próxima ao rio, todas, tiveram 12,0-12,2°C. Fica complicado engolir 14,0°C no OCBA.

 

Definição de abrigo casca de ovo:

4236D9B9-410C-4EB4-9EAE-DA981B13F7D1.png

Edited by PFilho
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma noite fria (algo que não tem sido tão comum nesse julho).

As temperaturas nas estações do CGE em áreas próximas ao centro estão em 15 graus, enquanto no extremo sul da cidade estão em 12/13 graus.

MyJcD75.png

 

 

Imagem do satélite desta noite mostra o predomínio de nuvens baixas em áreas próximas do litoral, como a Grande SP (que continua com céu encoberto).

7FGHehw.jpg

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
44 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Acabei esquecendo de relatar direito o tempo ontem. A manha foi nublada em Buenos Aires e inclusive chegou a garoar, sem acumular. No fim da manha o tempo comecou a abrir, o resto da segunda foi ensolarado e a mínima foi registrada finalizando o dia meteorológico: 7,3°C. A máxima foi de 12,8°C. Hoje dia ensolarado, com mínima de 0,8°C (como já relatei, a menor do ano) e máxima de 14°C. Grande oportunidade pra usar esse meme:

image.png.4530f3c1bb687321966c37083367a56b.png

 

A noite está sendo muito fria. Temperaturas às 21h:

Buenos Aires (OCBA): 5,9°C
Ezeiza: 3,6°C

La Plata: 2,6°C

El Palomar: 0,7°C

 

Está inclusive mais frio que ontem neste mesmo horário, mas a previsao é de que nas próximas horas o vento norte comece a soprar. Por isso amanha a mínima seria um pouco maior que a de hoje, com 2°C aqui (na Grande Buenos Aires evidentemente vai negativar de novo, mas será menos frio também). A máxima prevista é de 14°C, com tempo ensolarado. O sol nasce às 7h57 e se poe às 18h01.

 

Na cidade de La Plata (PWS na parte norte da cidade, da Facultad de Informatica/UNLP), o vento úmido de norte destruidor de mínimas já chegou por volta das 18:00.  Veja o impacto no ponto de orvalho (a temperatura até caiu com a entrada do vento, mas depois estacionou entre 7 e 8ºc, e pode ser que não caia mais de madrugada).

 

UNLP.png.b2624d16b562e66b8d920cc42ac1712f.png

 

 

Link to comment
Share on other sites

Previsão do Multimodel para São Paulo mostra que há um grande consenso para uma quarta feria fria e nublada. Dos 9, apenas 2 (ICON e GEM) e mostram uma rápida abertura do céu no início da tarde.

Quando as temperaturas, há uma divergência. Uns mostram valores abaixo de 15, enquanto tem um outro (GEM15) que mostra que passaremos dos 20 graus.

 

Já à partir de quinta, o sol deve reaparecer e as temperaturas devem começar a subir. À partir de sexta, teremos início a mais uma sequência de dias "quentes".

 

kTPiV2y.png

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Daniel85 disse:

Previsão do Multimodel para São Paulo mostra que há um grande consenso para uma quarta feria fria e nublada. Dos 9, apenas 2 (ICON e GEM) e mostram uma rápida abertura do céu no início da tarde.

Quando as temperaturas, há uma divergência. Uns mostram valores abaixo de 15, enquanto tem um outro (GEM15) que mostra que passaremos dos 20 graus.

 

Já à partir de quinta, o sol deve reaparecer e as temperaturas devem começar a subir. À partir de sexta, teremos início a mais uma sequência de dias "quentes".

 

kTPiV2y.png

Sabe como saiu o GFS? (não quero incomodar o monitoramento da galera falando de modelo agora) 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Wallace Rezende disse:

 

Agora que virou a página do tópico (literalmente), e como a maioria aqui já deve estar farta deste assunto, prometo que esta será minha última postagem sobre o atual evento em Rosario.  Renan, eu entendo seu ponto de vista, mas meu objetivo principal foi separar o que acontece no aeroporto de Rosario do que acontece nas áreas mais urbanizadas da cidade.  Se pegar o aeroporto, talvez realmente a mínima de hoje venha a ser o recorde do período 2000/2030, mas se focarmos na área central certamente serão dezenas e dezenas de mínimas menores neste mesmo período (considerando apenas os meses de julho dos últimos 3 anos já encontrei 4 mínimas menores que as de hoje em dois eventos, e tenho certeza que muitos outros eventos também superaram as mínimas de hoje no coração urbano de Rosario, pois tudo indica que os valores de hoje nesta parte da cidade foram bem comuns para o maior frio do ano), tudo depende da parte da cidade sobre a qual se está falando.

 

Veja que no evento de julho de 2017 (17/07), bem mais advectivo que o atual, a mínima absoluta no aeroporto foi de -3,2ºc, mas na PWS Davis ISANTAFE117 fez 0,3ºc (diferença de 3,5ºc).  Hoje fez -8,4ºc no aero e 3,3ºc na PWS (diferença de 11,7ºc!)  Este exemplo ilustra excepcionalmente bem a diferença entre um evento mais advectivo (com frio mais forte em altura, mais vento, e microclimas suavizados) e um mais seco/radiativo como o de hoje.

 

Outro ponto que mostra como outras de frio recentes foram muito mais fortes que atual na cidade de Rosario...  No evento atual, a menor máxima no aero foi de 14ºc (ontem) e 15ºc (hoje), mas em 07/2000 foram 5 máximas consecutivas abaixo dos 10ºc (uma de 6ºc), e em 07/2007 foram 3 máximas consecutivas abaixo dos 10ºc (uma de 5ºc).  Em 07/2017 e 07/2019 a menor máxima no evento de frio mais forte foi de 10ºc (dados do aero, mas as PWS seguem o mesmo padrão nas máximas, quando não um pouco abaixo).

 

Sobre ter geado em Rosario, claro que deve ter geado, mas quem mora nos locais mais adensados da área central cidade, sem uma área verde maior ou gramada por perto, muito provavelmente não viu geada nem se saiu na hora mais fria do dia (o próprio fato de não haver saturação nos locais mais adensados dificultaria a formação de geada, ainda que tivesse negativado em toda a cidade).  Isto é muito diferente de dizer que não geou absolutamente dentro da área central de Rosario, e eu até apostaria que geou sim.  Naquele parque no meio da cidade pode muito bem ter se formado um gelinho na grama.

 

Voltando ao assunto do tópico, aqui segue o tempo sem graça depois de uma tarde mais fresca e nublada com períodos de chuvisco, e faz 20ºc.   As máximas alcançaram os 24/25ºc pela manhã, antes da chuva, e as mínimas serão noturnas. Muitas nuvens ainda amanhã com previsão de chuviscos/chuva fraca isolada de madrugada, e depois gradual abertura do tempo e aquecimento, mas sem grandes picos de calor no horizonte por enquanto, apenas um "julho ruim" normal.

 

Concordo, em termos de força de advecção isso é fato. Mas acredito que muitos recordes de mínimas absolutas devem ocorrer durante ar bem seco mesmo, mesmo quando a advecção não é tão intensa. Estações com características de baixada, é claro.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Sabe como saiu o GFS? (não quero incomodar o monitoramento da galera falando de modelo agora) 

O GFS indica a mesma coisa que o europeu, ou seja, temperaturas em elevação à partir de quinta com sol reaparecendo e os ventos mudando (na quinta passam a soprar de leste/nordeste e na sexta, os ventos ficam mais continentais).

Já quanto as temperaturas para amanhã, ficaria em 17/18 graus de máxima e sem sol.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Daniel85 disse:

O GFS indica a mesma coisa que o europeu, ou seja, temperaturas em elevação à partir de quinta com sol reaparecendo e os ventos mudando (na quinta passam a soprar de leste/nordeste e na sexta, os ventos ficam mais continentais).

Já quanto as temperaturas para amanhã, ficaria em 17/18 graus de máxima e sem sol.

Sim sim, mas e o nosso querido final da grade? Ainda aparece algo decente, será? 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

15/07/2020

 

Boa Noite!

 

Dia frio no Rio de Janeiro

 

Previsão de baixa amplitude térmica com céu encoberto e chuva fraca durante o dia.

 

Possibilidade de uma máxima sub 20 🙏

 

Previsão

 

17°C / 20°C - Austin/Nova Iguaçu

17°C / 20°C - Bangu/Rio

17°C / 20°C - Seropédica

17°C / 20°C - Madureira/Rio

17°C / 20°C - Complexo do Alemão/Rio

18°C / 20°C - Vidigal/Rio

17°C / 21°C - Vilar dos Teles/São João

18°C / 21°C - Gragoatá/Niterói

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Sim sim, mas e o nosso querido final da grade? Ainda aparece algo decente, será? 

Infelizmente na 18z não tem nada de interessante até final da grade. Inclusive no final dela, temos uma ASAS predominando no país, jogando os ventos até o Uruguai, enquanto a Patagônia gela novamente.

Uma rodada péssima em termos de frio de SC para cima.

Após a 00z que não foi tão ruim (indicava algo significativo para cá no dia 25), a 06z e a 12z previa ainda alguma coisa para cá (tipo, este resfriamento de agora). Mas a 18z nada mesmo.

2SQyLQI.png?1

  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, Daniel85 disse:

Infelizmente na 18z não tem nada de interessante até final da grade. Inclusive no final dela, temos uma ASAS predominando no país, jogando os ventos até o Uruguai, enquanto a Patagônia gela novamente.

Uma rodada péssima em termos de frio de SC para cima.

Após a 00z que não foi tão ruim (indicava algo significativo para cá no dia 25), a 06z e a 12z previa ainda alguma coisa para cá (tipo, este resfriamento de agora). Mas a 18z nada mesmo.

2SQyLQI.png?1

O mais triste é ver aquela alta pressão perdida no meio do Atlântico. Vai rumar pra África do Sul que, como sempre, terá mais frio que a gente. 

  • Like 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Daniel85 disse:

Infelizmente na 18z não tem nada de interessante até final da grade. Inclusive no final dela, temos uma ASAS predominando no país, jogando os ventos até o Uruguai, enquanto a Patagônia gela novamente.

Uma rodada péssima em termos de frio de SC para cima.

Após a 00z que não foi tão ruim (indicava algo significativo para cá no dia 25), a 06z e a 12z previa ainda alguma coisa para cá (tipo, este resfriamento de agora). Mas a 18z nada mesmo.

2SQyLQI.png?1

Obs. Como faz pra ver a previsão extendida no tropical tidbits? Pra mim só aparece até o dia 24

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.