Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2020


Recommended Posts

Otra noche helada en la capital del Uruguay; despejado y humedo.

 

Temperatura a las 22hrsen Montevideo: 8,8°C Prado; 9°C Carrasco (con neblina) 6,7 Melilla.

Las temperaras extremas el dia de hoy fueron:

Maximas 15°C Prado 15,1°C Carrasco Aprox 15,5 Melilla

Minimas 4,6°C Prado 4,3°C Carrasco Aprox 2°C Melilla

1959142636_SanstitreFF.jpg.408af4f7586d3fb1de4d1871acc2eb15.jpg

 

1108646252_SanstitreGG.jpg.2b9d10c50ea33fcc0523f596bad0943a.jpg

 

  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

E a saída 12Z de hoje vai cravando a tendência de uma primeira quinzena consideravelmente acima da média no Rio, aos poucos vamos caminhando para o primeiro mês acima da média no ano.

Capturar.thumb.PNG.f99e0a80c334c42c51534b7cb335e1ca.PNG

 

O dia de hoje teve variação de nebulosidade e a temperatura variou entre 16,6° a 27,2° na Vila Militar.

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Noite muito nublada em São Paulo.

Temos a presença de nuvens baixas, vindas da infiltração marítima.

As temperaturas estão entre 15 graus (extremo sul) e 17 graus (áreas mais ao centro).

yiKMeve.png

 

 

A foto do satélite mostra que temos instabilidades em áreas do interior de SP.

Já em locais mais limpos, é possível notar a presença de nuvens baixas (tons azuis claro).

Ub568jq.jpg

 

 

Essas instabilidades inclusive provocam alguma chuva nesses locais, de acordo com os radares da UNESP.

OYYiEzT.jpg

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, Renan said:

Uma SUPER onda de frio em 1931:

 

31-07: 15,4C / 10,8C

01-08: 13,6C / 11,0C

02-08: 16,8C / 09,6C

03-08: 19,0C / 02,4C

04-08: 19,2C / 03,0C

05-08: 20,0C / 03,4C

06-08: 24,0C / 04,4C

 

😮

Impressionante mesmo esses valores em JF.
To tentando ver os dados extremos tabelados para SP mas não tá carregando a página. Será que pra cá ainda não tá disponível?  

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Instabilidades começam a pipocar pelo Paraguai, e tbm um pouco pelo MS e PR, a previsão para as próximas horas é chuva.IMG_20200603_225022.thumb.jpg.8d70f86d42fb688d36a0d5668407a433.jpg

 

MP bizarra, ontem o céu limpou de noite, mas hoje já amanheceu nublado de novo, e a tarde mesmo nublada e vindo de dois dias sem sol, a temperatura chegou aos 20°, e agora de noite a temperatura não quer cair, é uma MP fantasma, sem força nenhuma.

  • Like 6
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutes ago, Pedro Victor P. said:

Em que sites vcs estão vendo esses dados antigos? Queria ver os dados de Fortaleza :c

Pedro e @Matheus Vinicius,  vcs fazem o seguinte:

1- Acessa esse link do INMet https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/
2- Clique na barra "Produtos" e selecione "Valores Extremos" 
3-Coloque a data desejada 
4- Em "Parâmetros" Selecione a variável que deseja (Tmáx, Tmín, Precipitação, etc..)
5- Depois em "abrangência" selecione o local (região, estado).

É isso. Pelo que percebi aqui em SP ainda está incompleto, vários anos não consegui ver nada (provavelmente estão colocando os dados nessa plataforma). Mas parece por exemplo que em MG já está completo (todos os anos). Aí para o Ceará eu já não sei.

Edited by Lucas Centurion
  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

A exatos 100 anos a variação de Altônia é de alguma valor desconhecido, visto que na época nem índio existiam por estas terras

 

As instabilidades no Paraguai vem aumentando, o céu por enquanto esta limpo, mas isso deve mudar, o maior problema é que terei que acordar no meio da madrugada pra tirar a roupa do varal, a roupa já não esta secando, se molhar mais ainda aí ferra com tudo.

  • Like 1
  • Haha 13
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LeoP disse:

 

Sim. Máximas nessa faixa (27/28C), embora não sejam comuns, ocorrem eventualmente por aqui em JJ. Mas, quando acontece, quase sempre, é um calor agradável, que não incomoda, por 2 motivos: ar mais seco e pouco tempo de altas temperaturas. Basta findar a tarde que a temperatura cai rápido.

Um exemplo é amanhã, após essa tarde mais quente, vamos baixar pra 14ºC, não tem como esquentar dentro de casa, a média do dia segue bem amena (o calor é pontual).

 

Veja o mapa de umidade pra BH:

 

1296434355_Semttulo.png.e7a1e5dceb774618f6a42dec53e2254d.png

 

 

É muito difícil sensação de abafamento aqui entre maio e setembro (quase impossível em JJ). No verão já é bem comum, apesar de dificilmente ficar opressivo, como o mesmo mapa mostra.

 

27ºC agora é bem diferente de 27ºC no verão.

A imprensa aqui em MG deve estar irritada acompanhando as tendências de altas temperaturas. Sempre após um mês muito frio, pregam que o próximo será mais frio ainda e erram feio. 

 

  • Like 3
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

A imprensa aqui em MG deve estar irritada acompanhando as tendências de altas temperaturas. Sempre após um mês muito frio, pregam que o próximo será mais frio ainda e erram feio. 

 

Com todo respeito, mas a imprensa de MG ta bem radical quanto ao clima nos últimos tempos, saiu até na mídia que o mês passado foi o maio mais frio em 38 anos em BH, sendo que na verdade para determinar isso só usaram a média de temperaturas mínimas, e ignoraram todo o resto.

  • Like 1
  • Confused 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Parece confiável, vendo outros registros de localidades da região, como a kente Muriaé com 7,4°C. 

Pena q nessa data não conste RJ, SP, etc..

Carlos Campos,

acredito que nos anos de 1953, 1952 a estação convencional de Muriaé, já estava num local diferente das décadas de 10, 20 e 30, registrava temperaturas muito baixas.Não sei porque só tem dados de Muriaé de 1951 a 1954.

A estação tem dados completos, de 14 novembro 1914 até + ou - 1964, vi o resumo completo, lá no Disme do Rio,foi enviado um relatório com os dados de todas as estações de Minas, mexi num relatório que estava em cima da mesa na biblioteca do Inmet no Rio, nesse relatório dados climatológicos, méd mín, méd max, compensada, chuva mensal, chuva 24 h.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Uma SUPER onda de frio em 1931:

 

31-07: 15,4C / 10,8C

01-08: 13,6C / 11,0C

02-08: 16,8C / 09,6C

03-08: 19,0C / 02,4C

04-08: 19,2C / 03,0C

05-08: 20,0C / 03,4C

06-08: 24,0C / 04,4C

 

😮

Renan,

essa onda de frio de agosto de 1931, foram vários dias de muito frio no Rio e Zona da Mata.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Lucas Centurion disse:

Pedro e @Matheus Vinicius,  vcs fazem o seguinte:

1- Acessa esse link do INMet https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/
2- Clique na barra "Produtos" e selecione "Valores Extremos" 
3-Coloque a data desejada 
4- Em "Parâmetros" Selecione a variável que deseja (Tmáx, Tmín, Precipitação, etc..)
5- Depois em "abrangência" selecione o local (região, estado).

É isso. Pelo que percebi aqui em SP ainda está incompleto, vários anos não consegui ver nada (provavelmente estão colocando os dados nessa plataforma). Mas parece por exemplo que em MG já está completo (todos os anos). Aí para o Ceará eu já não sei.

Lucas Centurion,

está faltando algumas cidades de Minas, com dados das décadas de 20, 30,40 e são as mais frias que não divulgaram, São Lourenço, Poços de Caldas,aqui do Rio também, anos 20, 30 falta as de menores temperaturas Teresópolis, Friburgo.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Uma SUPER onda de frio em 1931:

 

31-07: 15,4C / 10,8C

01-08: 13,6C / 11,0C

02-08: 16,8C / 09,6C

03-08: 19,0C / 02,4C

04-08: 19,2C / 03,0C

05-08: 20,0C / 03,4C

06-08: 24,0C / 04,4C

 

😮

Renan,

fiquei mais de duas horas vendo as mínimas e as vezes as máximas de Minas e as poucas disponibilizadas do Rio(faltam as mais frias do Rio e de Minas também).Tem muita mínima baixa em Juiz de Fora na década de 20 e nos meses de junho, julho e agosto de 1918.Me esbaldei nos dados. Juiz de Fora teve uma máxima de 12,x com sol em julho de 1918(acho foi dia 10). 

Falta ver agosto de 1918 e junho.

A onda de frio de 18 a 20 de julho de 1926, fez história em Juiz de Fora também, faltando os dados de Viçosa,que registrou negativa no dia 19(não vi nada de Viçosa ainda)

1,6 dia 18

1,0 dia 19

3,0 dia 20

 

O mês que gelou também foi julho de 1923, quase 20 dias com geada em Barbacena, incrível.

 

Edited by marinhonani
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, HelenaSchfler disse:

Boa noite! Me chamo Helena sou clarividente e tenho um recado importante e peço que levem a sério para evitarmos muitas mortes:

 

Uma tragédia climática se aproxima do Brasil, uma onda polar de frio extremo e seco atingirá o Brasil de forma ampla e continental entre os dias 23/06 a 19/07, porém até metade deste mês de Junho algumas cidades serão atingidas por altas temperaturas, abaixo mais informações sobre estes 8 pulsos de ar frio que serão impulsionados por ciclones e uma anomalia raríssima que será estudada por muitos, atenção as condições do atlântico sul durante a entrada do 1º pulso no Brasil.

 

O 1º pulso atingirá o Brasil de forma ampla e severa causando temperaturas abaixo de  5 graus negativos no sudeste e 20 graus negativos nas áreas mais altas do Sul do país por vários dias consecutivos, as máximas durante a tarde não sobem mesmo com sol, variando entre 3/4 graus em São Paulo Capital e 6/7 em Belo Horizonte.

 

O 2º Pulso será manchete em todos os jornais do mundo, neste pulso o Brasil irá congelar em uma situação parecida com a de um vórtice polar e isso agravará a situação da pandemia no Brasil, a fome e a hipotermia causarão o caos no país.

 

A cidade de Curitiba baterá o seu recorde histórico de frio por vários dias consecutivos, porém em um dia em especial, a cidade amanhecerá com a temperatura de 18 graus negativos, com máxima de  14 graus negativos.

 

Os outros pulsos serão tão fortes quanto o 1º, mantendo a temperatura em grande parte do Brasil com anomalias históricas e com recordes de menor temperatura minima e máxima em todo território brasileiro.

 

Modelos meteorológicos não entrarão em um consenso e deixarão muitos em dúvida, todos sabemos que este ano provou ser tudo aquilo que parecia estar nos filmes de ficção cientifica, não duvidem da natureza, e quando chegar a hora certa, alertem as pessoas.

Uma boa sorte a todos, que deus guarde este país nos dias de inverno severo que se aproximam.

 

 

 

Mas hein? Não basta o aquecimento global, agora temos que aguentar comediantes

  • Like 5
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

52 minutos atrás, HelenaSchfler disse:

Boa noite! Me chamo Helena sou clarividente e tenho um recado importante e peço que levem a sério para evitarmos muitas mortes:

 

Uma tragédia climática se aproxima do Brasil, uma onda polar de frio extremo e seco atingirá o Brasil de forma ampla e continental entre os dias 23/06 a 19/07, porém até metade deste mês de Junho algumas cidades serão atingidas por altas temperaturas, abaixo mais informações sobre estes 8 pulsos de ar frio que serão impulsionados por ciclones e uma anomalia raríssima que será estudada por muitos, atenção as condições do atlântico sul durante a entrada do 1º pulso no Brasil.

 

O 1º pulso atingirá o Brasil de forma ampla e severa causando temperaturas abaixo de  5 graus negativos no sudeste e 20 graus negativos nas áreas mais altas do Sul do país por vários dias consecutivos, as máximas durante a tarde não sobem mesmo com sol, variando entre 3/4 graus em São Paulo Capital e 6/7 em Belo Horizonte.

 

O 2º Pulso será manchete em todos os jornais do mundo, neste pulso o Brasil irá congelar em uma situação parecida com a de um vórtice polar e isso agravará a situação da pandemia no Brasil, a fome e a hipotermia causarão o caos no país.

 

A cidade de Curitiba baterá o seu recorde histórico de frio por vários dias consecutivos, porém em um dia em especial, a cidade amanhecerá com a temperatura de 18 graus negativos, com máxima de  14 graus negativos.

 

Os outros pulsos serão tão fortes quanto o 1º, mantendo a temperatura em grande parte do Brasil com anomalias históricas e com recordes de menor temperatura minima e máxima em todo território brasileiro.

 

Modelos meteorológicos não entrarão em um consenso e deixarão muitos em dúvida, todos sabemos que este ano provou ser tudo aquilo que parecia estar nos filmes de ficção cientifica, não duvidem da natureza, e quando chegar a hora certa, alertem as pessoas.

Uma boa sorte a todos, que deus guarde este país nos dias de inverno severo que se aproximam.

 

 

 

Deus me livre, mas quem me dera.

Eu gostaria muito que você estivesse certa, como um amante do frio extremo.

Mas não sei, reparei no seu perfil, localização "San junipero" e isso é uma cidade da série Black mirror.

Essa situação que descreveu acima seria um episódio perfeito para essa série, que é de ficção científica.

 

 

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 4
  • Haha 12
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Deus me livre, mas quem me dera.

Eu gostaria muito que você estivesse certa, como um amante do frio extremo.

Mas não sei, reparei no seu perfil, localização "San junipero" e isso é uma cidade da série Black mirror.

Essa situação que descreveu acima seria um episódio perfeito para essa série, que é de ficção científica.

 

 

Isso é apenas o bom e velho troll...

images?q=tbn:ANd9GcTxbMaG1yag3uZWY-w6q7D

  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Gente, não julguem essa Helena, ela só tava com tanto tédio, que resolveu fazer uma fanfic em um fórum de meteorologia, é mais normal do vcs pensam.

 

Instabilidades chegando pela fronteira Oeste da região Sul:

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 4
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Pedro Victor P. disse:

Pô, sumiu o post da Helena. Ia perguntar a ela se tem alguma chance de fazer 17ºC em Fortaleza nessa onda de frio kkkkkkkkk

 

124D8A78-B0D1-442D-8744-DDA9AA41F8C3.gif.ca7c5418bba83b9165ecbee2ec26377e.gif

 

 

De uma coisa eu tenho certeza, com todas essas MPs a mínima aqui no Rio não seria menor que 10,5°, então nem me assanho 😂😂😂😂

  • Haha 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Oxalá as previsões da madame Helena não se concretizem pq não quero morrer congelado e nem de fome. 18 negativos em Curitiba seria ótimo para o Matheus Vinicius praticar corrida sem camisa no parque Barigui em paisagem siberiana. 

Por aqui um dia muito escuro e temperatura ainda abaixo dos 20°C.😍

20200604_081011_HDR.jpg

Edited by marcio valverde
  • Like 11
  • Thanks 1
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

As nuvens da grande área de instabilidade já cobrem boa parte do centro/oeste da Região Sul e chuvas atingem principalmente o oeste e o centro sul do Paraná.

WipeOut39_04_2020_083908.045000.thumb.jpg.0cef6902a1f28fbd7d00e752efe9b51d.jpg

Manhã começando com céu nublado e ainda com predomínio de nuvens baixas e vento nordeste.

O Sol quase apareceu ao clarear do dia, mas em vão...

Mínimas 10,7°C e 11,0°C

1591271149904.thumb.jpg.3a4cc1381a9aa0b2bf931a7c7a69e2a8.jpg

A chuva deve chegar antes do final da manhã, mas não está previsto bons acumulados hoje por aki. Já no oeste os acumulados podem ultrapassar 50 mm, ou seja, muita água caindo em áreas onde não há tanta necessidade...enfim... é o padrão deste outono.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Qual a explicação para essas temperaturas acima da média previstas nos próximos dias?

Que absurdo, máximas de 24  e mínimas de 16 pra Curitiba. Pelo andar da carroagem maio com certeza será um mês mais frio que esse junho atual.

Eu não ironicamente espero que aquele Helena esteja certa.

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Qual a explicação para essas temperaturas acima da média previstas nos próximos dias?

Que absurdo, máximas de 24  e mínimas de 16 pra Curitiba. Pelo andar da carroagem maio com certeza será um ano mais frio que esse junho atual.

Eu não ironicamente espero que aquele Helena esteja certa.

Matheus, não é nenhum absurdo a existência de máximas na faixa dos 24°C e mínimas de 16°C em Junho na região de Curitiba. As oscilações são normais. A média das mínimas gira em torno de (serei generoso) 8°C, então podem variar de 0°C à 16°C: 16+0 é igual à 16. Faça a conta: 16÷2 qto dá? 

Para as máximas, mesmo sistema... Média 19°C (14°C/24°C).

Claro q não há um padrão rígido quando se trata de clima, principalmente o subtropical.

Podemos ter várias máximas de 24°C (ou mais) e poucas de 14°C ou menos.

Quanto à variabilidade, ainda bem. Se fosse um padrão constante, eu particularmente não estaria aki e possivelmente outros colegas tbm não estariam. 

 

Editado: mais incorreto q nosso "padrão climático": "carruagem" e não "carroagem"

...e Maio não é ano, sim mês...

Edited by Carlos Campos
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Mínimas altas hoje:

 

Barra do Piraí: 18,2

Resende: 17,1

Rio Claro: 16,3

Três Rios: 16,5

 

Tudo indica que junho será um show de horrores por aqui🤢

 

Screenshot_20200604-091841_cropped.thumb.png.e4aed562d7845c266187f20899197919.png

Algumas rodadas chegaram a indicar 32°C, o que é bem forte pra junho aqui na região.

Por ex, o recorde de Resende é 32,2°C em 05/06/1934. (Estação referência pra região e histórico centenário)

 

Obviamente é cedo pra cogitar recordes, mas estarei de olho.👍

 

 

  • Like 9
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, Carlos Campos disse:

As nuvens da grande área de instabilidade já cobrem boa parte do centro/oeste da Região Sul e chuvas atingem principalmente o oeste e o centro sul do Paraná.

WipeOut39_04_2020_083908.045000.thumb.jpg.0cef6902a1f28fbd7d00e752efe9b51d.jpg

Manhã começando com céu nublado e ainda com predomínio de nuvens baixas e vento nordeste.

O Sol quase apareceu ao clarear do dia, mas em vão...

Mínimas 10,7°C e 11,0°C

1591271149904.thumb.jpg.3a4cc1381a9aa0b2bf931a7c7a69e2a8.jpg

A chuva deve chegar antes do final da manhã, mas não está previsto bons acumulados hoje por aki. Já no oeste os acumulados podem ultrapassar 50 mm, ou seja, muita água caindo em áreas onde não há tanta necessidade...enfim... é o padrão deste outono.

 

10..15 mm será pra nossa região? 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Adriano Resende disse:

Resende a 83 anos atrás (04/06/1938) amanhecia com 9,3°C.

 

Os dados da estação convencional de Resende se iniciam em 1938 pelo que pude perceber.

 

Adriano Resende,

a convencional de Resende foi instalada em 1911, é uma das estações do Rio mais completas com dados,na série climatológica provisória do Inmet, de 1911 a 1935, teve mínimas bem baixas.

-0,3 dia 26/6/1918

0,0  dia 18/7/1926

2,7  dia 08/8/1918

 

1,4 dia 1º/06/1979 a mais recente e baixa, 41 anos.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.