Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2020


Recommended Posts

@Andoni, @marinhonani, @Felipe F, vou verificar o site que me passaram em breve, com esses dados antigos do INMET. Que incrível saber que finalmente há um caminho para estudarmos isso. Que achado maravilhoso, muito obrigado por isso. Esperava há anos por esses dados. Onde eu descubro o código da estação de Juiz de Fora ?

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Máxima de 19,8° no Sertão do Ribeirão hoje com muito sol. Ainda não atingi os 20° neste junho! Como de madrugada Floripa ficou bem na divisa da área com céu limpo (a sul) pra área com MM (a norte), a mínima da cidade ficou por aqui no sul da Ilha novamente: 7,5° no Sertão.

 

image.thumb.png.3d271d4620953026b0cc42c80d9184cd.png

 

Infelizmente a estação dos Açores deu pau e parou de reportar temperatura e umidade desde meia noite. Aparentemente estragou o sensor termo-higrômetro. 😓

  • Like 3
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Renan disse:

@Andoni, @marinhonani, @Felipe F, vou verificar o site que me passaram em breve, com esses dados antigos do INMET. Que incrível saber que finalmente há um caminho para estudarmos isso. Que achado maravilhoso, muito obrigado por isso. Esperava há anos por esses dados. Onde eu descubro o código da estação de Juiz de Fora ?

Tem dados de 1918 de Juiz de Fora, hehehe

@Andoni que sabe sobre os códigos.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

47 minutes ago, Renan said:

@Andoni, @marinhonani, @Felipe F, vou verificar o site que me passaram em breve, com esses dados antigos do INMET. Que incrível saber que finalmente há um caminho para estudarmos isso. Que achado maravilhoso, muito obrigado por isso. Esperava há anos por esses dados. Onde eu descubro o código da estação de Juiz de Fora ?

Ontem a noite fui tentar passar o arquivo txt com os dados para o Excel e confesso que deu um pouco de trampo. Não sei se eu não tava fazendo certo, mas ao importar os dados ele não identificava as linhas. Ficavam todos os dados (30 anos) em uma só linha kkkk. Daí eu fiz umas gambiarras e deu certo. Dados de Lins de 1961 à 1990.

Fera demais!!! Também gostaria de deixar meu agradecimento ao pessoal. Muito fera mesmo!!

Atualização: o código vc pode pesquisar nas estações do INMet (naquele mapa com automáticas ou convencionais), vc clica na estação e aparece vários dados (código, altitude, lat, long, etc..).

Edited by Lucas Centurion
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

He he 

Todos os anos eu espero por um repeteco... Mas não com a mesma esperança q eu tinha na adolescência. 

Acho difícil porém não tão difícil assim, visto o q ocorreu em 2013.

Um novo evento como o de 1975 se faz necessário, mesmo q depois ainda demore uns 30 anos para outro repeteco: não aguento mais há um bom tempo...olhar akelas imagens horrorosas e repetidas da neve de 75 em Curitiba. A região da capital era linda na década de 1970, mas parece q escolheram os piores locais para fazerem as imagens. É uma bagagem de recordações climáticas muito ruim pra carregar até o final da vida, pelo menos pra mim...eu me esforço tanto pra mostrar o q há de melhor em termos climáticos da minha região. 

Vamos aguardar pelos próximos eventos. Acho q teremos surpresa boa. Quando Junho começa "enguiçado", a tendência é de reviravolta depois.

É quase impossível acontecer aquilo de novo, mas normalmente ocorrem veranicos antes de grandes ondas de frio, se vier uma igual aquela de julho do ano passado já vai estar de bom tamanho.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

49 minutos atrás, Renan disse:

@Andoni, @marinhonani, @Felipe F, vou verificar o site que me passaram em breve, com esses dados antigos do INMET. Que incrível saber que finalmente há um caminho para estudarmos isso. Que achado maravilhoso, muito obrigado por isso. Esperava há anos por esses dados. Onde eu descubro o código da estação de Juiz de Fora ?

Não se anime muito 🙄

Já andei vasculhando alguns dados de Curitiba e me arriskei ir um pouco além... Muita coisa eu encontrei e agradeço ao @Felipe F por ter posto o link (os) e claro, ao @Andoni.

Mas tem muita informação duvidosa, como eu já esperava. 

Em todo o caso, uma nova janela entreaberta na grande sala escura..

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Não se anime muito 🙄

Já andei vasculhando alguns dados de Curitiba e me arriskei ir um pouco além... Muita coisa eu encontrei e agradeço ao @Felipe F por ter posto o link (os) e claro, ao @Andoni.

Mas tem muita informação duvidosa, como eu já esperava. 

Em todo o caso, uma nova janela entreaberta na grande sala escura..

 

A verdade é que dados 100% confiáveis , só com quem ama estações meteorológicas e se esforça ao máximo para fazer suas PWSs terem a melhor precisão possível, e auditando todos os dados inconsistentes que porventura elas registrarem. 

 

Com grande margem de segurança estão as automáticas do INMET, pois todos os dados inconsistentes podem ser facilmente auditados, e as medições das estações já ficam bem mais precisas.

 

E finalmente, com baixa ou média confiabilidade estão as estações convencionais. De fato é muito comum achar erros, fora aqueles que são imperceptíveis. Temos que ter cuidado com eles. Mas já que é o que temos do passado, então vamos analisar com todo o cuidado. Daqui a 50 anos teremos um mapa climático do Brasil com uma assertividade e amplitude jamais visto antes. 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Nevoeiro muito denso passou do meio dia aqui, segurando muito a máxima. Iporã do Oeste/SC.

 

Máximas nos topos ao redor:

 

15,7 Iporã do Oeste (600m)

19,8 Clevelândia (980m)

19,9 Palmeira das Missões (642m)

20,0 Dionísio Cerqueira (810m)

20,8 Santo augusto (550m)

21,2 Chapecó (687m)

 

download_(2)-min.thumb.gif.faa3984f440aa186785cc62c13b3c03f.gif

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
12 horas atrás, Victor Naia disse:

Muito bom. Microclimas do Rio são fantásticos. Os bairros entrando pela floresta nem se fala. Em 2013, no auge da MP que Copacabana teve 14/15°C à tarde. O Alto da Boa Vista teve 12/13°C? Qual o ponto mais frio do município do Rio? Algum pico nos 800m mais longe do mar? 

Eu fui olhar agora, no dia 24/07/2013 o Alto da Boa Vista passou as 24 horas do dia entre 12ºc e 13ºc (entre 12,2ºc e 12,7ºc na parte da tarde), bem típico de frio bloqueado com chuva.  Como o ar frio era raso, a diminuição da temperatura com a altitude foi pequena, e a diferença entre Copacabana (e demais bairros baixos do Rio) e o Alto foi de aproximadamente 2ºc na parte da tarde.  Mas em julho de 1975 (o evento dos dias 17/18) o Alto (cota 300/350 m) experimentou uma tarde com temperatura de 10ºc, pena que o frio também foi bloqueado, e depois não veio uma mínima histórica (não caiu nem para 8ºc).

 

Os locais mais frios da cidade são os picos mais altos, como Pico da Tijuca (1021 m) e Pico da Pedra Branca (1024/1025 m), e logo após alguns outros com mais de 900 metros (como Papagaio, Cocanha, Pedra do Ponto..), além das encostas e matas ao redor desde picos, acima da cota 800 m.  Nas advecções mais fortes, tipo 1918, a temperatura deve ter chegado perto de zero grau nestes picos com vento.  Na maioria dos anos, creio que a mínima absoluta fique entre 6ºc e 8ºc nos picos mais altos, pois só resfria por advecção, e a média anual provavelmente ronda os 17ºc (a máxima absoluta anual média deve ficar na casa dos 30ºc).  Nenhum destes pontos é habitado, mas a caminhada até os picos é relativamente fácil (especialmente no Parque Nacional da Tijuca, onde as trilhas são bem sinalizadas).

 

@Gabriel Cardoso, não vi a estação do Alerta Rio, mas ela fica no quartel do Corpo de Bombeiros, é bem ao lado do INMET (quando o pluviômetro do INMET transbordou em abril de 2019, utilizei o total até 9:00 do Alerta Rio no lugar, pois pluviômetro automático - de báscula, como os do Alerta Rio e Cemaden - descarta a chuva na hora, assim que é feita a leitura).  Por ficar no quartel, creio que a estação não seja acessível aos curiosos de plantão (ADBV/Alerta Rio).  A foto da estação no site do Alerta Rio mostra apenas o pluviômetro, não sei como foi instalado o outro sensor (T e UR).

 

 

Link to comment
Share on other sites

41 minutos atrás, Renan disse:

 

A verdade é que dados 100% confiáveis , só com quem ama estações meteorológicas e se esforça ao máximo para fazer suas PWSs terem a melhor precisão possível, e auditando todos os dados inconsistentes que porventura elas registrarem. 

 

Com grande margem de segurança estão as automáticas do INMET, pois todos os dados inconsistentes podem ser facilmente auditados, e as medições das estações já ficam bem mais precisas.

 

E finalmente, com baixa ou média confiabilidade estão as estações convencionais. De fato é muito comum achar erros, fora aqueles que são imperceptíveis. Temos que ter cuidado com eles. Mas já que é o que temos do passado, então vamos analisar com todo o cuidado. Daqui a 50 anos teremos um mapa climático do Brasil com uma assertividade e amplitude jamais visto antes. 

 

Sim...pena q não estaremos mais aki kkkk

 

 

Veja... Digitei na busca por Juiz de Fora, Maio em diante de 1942.. aparecem registros até o final de Maio e o restante em branco.

Pelo menos a mínima de Maio dakele ano apareceu, com 8,4°C kkkScreenshot_20200603-164052.thumb.png.b6b605bdfb91972bd89fc6308f0b13e0.png

 

Screenshot_20200603-164646.png.b2dbd11b03b8f457c395c756488e213f.png

Nada depois do dia 30...

Screenshot_20200603-164137_1.png.8d282fc5f41f8036e21d7d7141dc4072.png

 

 

Mas já é algo interessante e importante pra nós q não cansamos de procurar novas informações...

Edited by Carlos Campos
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

19 horas atrás, ricardosilva disse:

 

Os colegas mineiros vão certamente ficar bravos com o que vou dizer, e espero que me perdoem...mas se fosse pra ter um Julho/13 novamente eu toleraria numa boa um mês de Junho inteiro xoxo e sem nenhum destaque. Que evento ímpar foi aquele, e lembro que o mês anterior não teve nenhum episódio de mp significativa aqui pra SP.

 

Também torço muito para que volte acontecer eventos como o de julho de 2013. Fico imaginando qual foi a temperatura máxima registrada no Pico do Jaraguá, no dia em que o INMET MIRANTE registrou a máxima de 8,5℃.

 

Para se ter uma idéia, no início de agosto de 2019, o MIRANTE registrou uma máxima de 12℃, sendo que a estação da CETESB, no Pico do Jaraguá, registrou uma máxima de apenas 8,7℃.

 

Como as condições do tempo eram semelhantes entre o evento de julho de 2013 e agosto de 2019 (tempo bastante nublado), acredito que o Pico do Jaraguá possa ter registrado uma MÁXIMA na casa dos 5,x℃ no evento de julho de 2013!

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde galerinha, hoje foi um dia menor frio que ontem, hoje a máxima chegou aos 15°C, tivemos chuvinha boa, um pouco mais de 20mm aqui na segunda, achei maravilhoso, agora começou uma chuva que me surpreendeu que vem da direção norte, sendo bem raro... Mal espero pelos dias chuvosos..

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Maicon said:

Chuva boa...

Já São 5.2mm hoje.

Máxima de apenas 23.2°C hoje aqui

Já aqui estamos com azar. Flopou legal a última chuva próximo de passar aqui. E agora as novas instabilidades estão com cara que vão passar raspando aqui ao norte do distrito e pelo visto não vai pegar aqui..... Vou parar de olhar o radar que tá dando azar kkkkk.
46852469_ScreenShot2020-06-03at17_54_43.png.7c09dfd761f0b530c8f408ef543715fb.png

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Não se anime muito 🙄

Já andei vasculhando alguns dados de Curitiba e me arriskei ir um pouco além... Muita coisa eu encontrei e agradeço ao @Felipe F por ter posto o link (os) e claro, ao @Andoni.

Mas tem muita informação duvidosa, como eu já esperava. 

Em todo o caso, uma nova janela entreaberta na grande sala escura..

Exatamente. Além de ser bem embrionário essa digitalização, ela também tem muitos dados duvidosos. Por exemplo, a onda de frio histórica de junho de 1918. Essa onda de frio foi responsável, segundo jornais da época, de congelar totalmente a caixa de água de uma estação ferroviária da Mogiana em Muzambinho. Dentre outros vários relatos bem fortes nesses jornais da época. E segundo essa digitalização, a menor mínima foi de 1,0°C em Muzambinho no dia 26. Da pra acreditar? Bem difícil..

 

  • Like 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Depois de maio não ter registrado nenhuma máxima abaixo de 20C, agora em Junho a temperatura ainda não chegou aos 20C em Indaial/INMET. Hoje foi a terceira máxima sub20 de 2020: 18,9C. O dia foi de céu encoberto e pouca amplitude térmica, a mínima foi 14,7C.

 

Para os próximos dois dias a previsão é da volta da chuva e assim a máxima não deve subir muito, a estiagem pode finalmente ser encerrada. 

 

A previsão do modelo europeu indica também um mês de mínimas altas e máximas comportadas, sem graça, mas a chuva é MUITO bem vinda.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

@Andoni, @marinhonani, @Felipe F, vou verificar o site que me passaram em breve, com esses dados antigos do INMET. Que incrível saber que finalmente há um caminho para estudarmos isso. Que achado maravilhoso, muito obrigado por isso. Esperava há anos por esses dados. Onde eu descubro o código da estação de Juiz de Fora ?

Renan,

o código de J.F é 83692.

 

Tentei ver dados de Nova Friburgo de 1945, mas os números são muito pequenos e não sei como transforma para uma tabela ou como melhorar a visão dos números.Em julho de 1945 teve umas máximas baixas em Friburgo nos dias 13 e 14, parece que foi com sol, abaixo de 15,0.

Na massa polar de 23 a 26 de junho de 1945, quando Xanxerê marcou -11,6ºC,  a estação de Lages -7,3ºC, a antiga convencional de Porto Alegre -1,9ºC. O tempo em nossa região foi úmido, choveu 5 dias seguidos em Friburgo.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LucasFSopranos disse:

Exatamente. Além de ser bem embrionário essa digitalização, ela também tem muitos dados duvidosos. Por exemplo, a onda de frio histórica de junho de 1918. Essa onda de frio foi responsável, segundo jornais da época, de congelar totalmente a caixa de água de uma estação ferroviária da Mogiana em Muzambinho. Dentre outros vários relatos bem fortes nesses jornais da época. E segundo essa digitalização, a menor mínima foi de 1,0°C em Muzambinho no dia 26. Da pra acreditar? Bem difícil..

 

Não dá pra acreditar mesmo, e se fosse apenas por um eventual eskecimento do sinal ( - ) não bateria com os relatos dos jornais, afinal -1°C é algo comum na região.

Por outro lado, encontrei a mínima de Goiânia (1,2°C) e no mesmo dia (9/7/1938), Juiz de Fora ( @Renan  veja ) registrou 3,4°C pelo q aparece na tabela:

Screenshot_20200603-191736.png.7b68580b2b208359245506b2f5309936.png

Porém, por ser uma tabela NACIONAL, tem pouquíssimas estações.

Enfim, independente disso vamos ter muita coisa pra ver nessa quarentena forçada ha ha 

 

  • Like 7
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Como já era esperado, temperaturas subindo em Belo Horizonte. Pela manhã, ainda um friozinho (mínima de 13C aqui na Pampulha), mas a tarde já foi quentinha.

 

Hoje perambulei pela RMBH e, no caminho, tive uma surpresa boa: o início precoce da floração dos ipês na capital. Adivinhem onde? Na praça da Usiminas, aquela que eu fui monitorar a temperatura (mas não deu certo no dia por causa da bateria da moto).

 

Não sei se sabem, o Ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus) depende de uma sequência de dias secos e de baixas temperaturas que, em conjunto, promovem o estímulo hormonal para a floração. Normalmente aparecem em julho (após boa estiagem e frio em junho) mas, esse ano, devido ao frio precoce de maio, já iniciaram os processos.

 

Como não estamos há muito tempo sem chuva (choveu 20mm na passagem na última FF, que antecedeu à onda de frio do fim de maio, valor de relevância para a terra - principalmente pois caiu de forma leve e contínua), interpreto que o frio de maio foi o principal estímulo para a floração deles. Outra evidência é que ocorreu de forma mais evidente exatamente na praça da Usiminas, baixada que gela a noite.

 

Segue foto da praça, com os ipês começando a florir (percebe-se que as nuvens ressurgiram hoje):

 

2022562063_20200603_1533012.thumb.jpg.ab7d344297f0d6c74af890f5162cdca5.jpg

 

Nessa próxima, está a av. Presidente Carlos Luz. A estação do inmet fica no alto desse morro em encosta que divide a mata da UFMG de um complexo rodoviário e shopping ao lado. A estação chegou a 8°C por 2 vezes semana passada, de forma que imagino mínimas entre 6 e 7°C nesse local pelo efeito baixada - o que explicaria a floração:

 

503495760_20200603_1528112.thumb.jpg.e781f18113a06697cdc13b2e2743bf72.jpg

 

Por último, outro exemplar que encontro em fase inicial bem na entrada da universidade:

 

1625201024_20200603_1532202.thumb.jpg.fdb70630dc93f3e32901292aeee852ed.jpg

 

Foi uma tarde quente e muito bonita, com pouco mais de 27C, mas a sensação de calor é baixa devido ao pouco tempo de temperaturas altas (forte resfriamento noturno) e o ar mais seco (baixamos pra 38%).

 

Agora, noite do jeito que gosto, sem frio e muito agradável. Faz 20°C na capital mineira às 20h com céu limpo.

 

Começou a época mais bonita do ano.

Edited by LeoP
  • Like 16
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, jean10lj disse:

Nevoeiro muito denso passou do meio dia aqui, segurando muito a máxima. Iporã do Oeste/SC.

 

Máximas nos topos ao redor:

 

15,7 Iporã do Oeste (600m)

19,8 Clevelândia (980m)

19,9 Palmeira das Missões (642m)

20,0 Dionísio Cerqueira (810m)

20,8 Santo augusto (550m)

21,2 Chapecó (687m)

 

download_(2)-min.thumb.gif.faa3984f440aa186785cc62c13b3c03f.gif

 

Mondaí acabou tendo pouquíssimas horas de aquecimento hoje, apenas 5 horas com a temperatura acima de 12C devido ao nevoeiro:

 

image.png.c9f2612ee59e73010bacf0174deee424.png

 

A temperatura máxima foi 19,1C. Junho começa com as seguintes médias (min/max): 7,5/17,4

 

Que infelizmente serão destruídas pelo tempo morno ao longo dessa primeira quinzena.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, LeoP disse:

Como já era esperado, temperaturas subindo em Belo Horizonte. Pela manhã, ainda um friozinho (mínima de 13C aqui na Pampulha), mas a tarde já foi quentinha.

 

Hoje perambulei pela RMBH e, no caminho, tive uma surpresa boa: o início precoce da floração dos ipês na capital. Adivinhem onde? Na praça da Usiminas, aquela que eu fui monitorar a temperatura (mas não deu certo no dia por causa da bateria da moto).

 

Não sei se sabem, o Ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus) depende de uma sequência de dias secos e de baixas temperaturas que, em conjunto, promovem o estímulo hormonal para a floração. Normalmente aparecem em julho (após boa estiagem e frio em junho) mas, esse ano, devido ao frio precoce de maio, já iniciaram os processos.

 

Como não estamos há muito tempo sem chuva (choveu 20mm na passagem na última FF, que antecedeu à onda de frio do fim de maio, valor de relevância para a terra - principalmente pois caiu de forma leve e contínua), interpreto que o frio de maio foi o principal estímulo para a floração deles. Outra evidência é que ocorreu de forma mais evidente exatamente na praça da Usiminas, baixada que gela a noite.

 

Segue foto da praça, com os ipês começando a florir (percebe-se que as nuvens ressurgiram hoje):

 

2022562063_20200603_1533012.thumb.jpg.ab7d344297f0d6c74af890f5162cdca5.jpg

 

Nessa próxima, está a av. Presidente Carlos Luz. A estação do inmet fica no alto desse morro em encosta que divide a mata da UFMG de um complexo rodoviário e shopping ao lado. A estação chegou a 8°C por 2 vezes semana passada, de forma que imagino mínimas entre 6 e 7°C nesse local pelo efeito baixada - o que explicaria a floração:

 

503495760_20200603_1528112.thumb.jpg.e781f18113a06697cdc13b2e2743bf72.jpg

 

Por último, outro exemplar que encontro em fase inicial bem na entrada da universidade:

 

1625201024_20200603_1532202.thumb.jpg.fdb70630dc93f3e32901292aeee852ed.jpg

 

Foi uma tarde quente e muito bonita, com pouco mais de 27C, mas a sensação de calor é baixa devido ao pouco tempo de temperaturas altas (forte resfriamento noturno) e o ar mais seco (baixamos pra 38%).

 

Agora, noite do jeito que gosto, sem frio e muito agradável. Faz 20°C na capital mineira às 20h com céu limpo.

 

Começou a época mais bonita do ano.

Máxima mais alta que a nossa média de janeiro.

  • Like 6
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Carlos Campos disse:

Não se anime muito 🙄

Já andei vasculhando alguns dados de Curitiba e me arriskei ir um pouco além... Muita coisa eu encontrei e agradeço ao @Felipe F por ter posto o link (os) e claro, ao @Andoni.

Mas tem muita informação duvidosa, como eu já esperava. 

Em todo o caso, uma nova janela entreaberta na grande sala escura..

Não lembro agora, mas sei que você consegue olhar as horárias. 

Tem locais com dados negativos listados como positivos por exemplo. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

49 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Não dá pra acreditar mesmo, e se fosse apenas por um eventual eskecimento do sinal ( - ) não bateria com os relatos dos jornais, afinal -1°C é algo comum na região.

Por outro lado, encontrei a mínima de Goiânia (1,2°C) e no mesmo dia (9/7/1938), Juiz de Fora ( @Renan  veja ) registrou 3,4°C pelo q aparece na tabela:

Screenshot_20200603-191736.png.7b68580b2b208359245506b2f5309936.png

Porém, por ser uma tabela NACIONAL, tem pouquíssimas estações.

Enfim, independente disso vamos ter muita coisa pra ver nessa quarentena forçada ha ha 

 

Carlos Campos,

no dia 8/07/1938 a convencional de Nova Friburgo registrou 0,1ºC a mínima absoluta da série 1931 a 1970, feita pelo governo do Rio

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Matheus Vinicius disse:

Máxima mais alta que a nossa média de janeiro.

 

Sim. Máximas nessa faixa (27/28C), embora não sejam comuns, ocorrem eventualmente por aqui em JJ. Mas, quando acontece, quase sempre, é um calor agradável, que não incomoda, por 2 motivos: ar mais seco e pouco tempo de altas temperaturas. Basta findar a tarde que a temperatura cai rápido.

Um exemplo é amanhã, após essa tarde mais quente, vamos baixar pra 14ºC, não tem como esquentar dentro de casa, a média do dia segue bem amena (o calor é pontual).

 

Veja o mapa de umidade pra BH:

 

1296434355_Semttulo.png.e7a1e5dceb774618f6a42dec53e2254d.png

 

 

É muito difícil sensação de abafamento aqui entre maio e setembro (quase impossível em JJ). No verão já é bem comum, apesar de dificilmente ficar opressivo, como o mesmo mapa mostra.

 

27ºC agora é bem diferente de 27ºC no verão.

Edited by LeoP
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! A manha foi de sol e poucas nuvens em Buenos Aires. À tarde o sol ficou brilhando fraco, coberto por uma fina camada de nuvens altas. Foi outra madrugada de muito frio, com mínima de 5,1°C. Já a máxima foi de 17,3°C.

 

Agora temos céu parcialmente nublado, 10,8°C, URA de 78%, vento leste a 3 km/h e pressao de 1.023,3 hpa.

Para amanha, o SMN preve neblina de manha, sol e poucas nuvens depois e céu parcialmente nublado a partir da tarde. Mínima de 8°C e máxima de 16°C. O sol nasce às 7h53 e se poe às 17h49, e assim chegamos ao por do sol mais cedo do ano (seguirá se pondo esse horário até dia 18).

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Carlos Campos disse:

Sim...pena q não estaremos mais aki kkkk

 

 

Veja... Digitei na busca por Juiz de Fora, Maio em diante de 1942.. aparecem registros até o final de Maio e o restante em branco.

Pelo menos a mínima de Maio dakele ano apareceu, com 8,4°C kkkScreenshot_20200603-164052.thumb.png.b6b605bdfb91972bd89fc6308f0b13e0.png

 

Screenshot_20200603-164646.png.b2dbd11b03b8f457c395c756488e213f.png

Nada depois do dia 30...

Screenshot_20200603-164137_1.png.8d282fc5f41f8036e21d7d7141dc4072.png

 

 

Mas já é algo interessante e importante pra nós q não cansamos de procurar novas informações...

 

Acabei de achar um dia com geada aqui. Veja:

 

06-07-1953: MÍNIMA DE 02,3C ......... Máxima de 18,1C.

 

Será ??? Vamos investigar esse exemplo, rsrs.

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches a todos, comparto algunas fotos de heladas durante otros años aqui en mi barrio, son de mi Instagram y aparece la fecha cuando fueron tomadas.

No se ve tan feo en barrio en estas fotos jjajajaja,

En el que aparece la temperatura en realidad es la captura de un video:

 

1477468206_Sanstitre2.jpg.cca8c44c86a6ed20e0b5e6b60ebd331b.jpg1378737612_Sanstitre3.jpg.978844932c62c13de53bfc7f17e2db80.jpg922418721_Sanstitre4.jpg.c42e9cac1323df3a0e43c7dcda6b5f1b.jpg907268230_Sanstitre.jpg.fda6773774eadb60719c42ab9504aae4.jpg

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 12
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Depois de maio não ter registrado nenhuma máxima abaixo de 20C, agora em Junho a temperatura ainda não chegou aos 20C em Indaial/INMET. Hoje foi a terceira máxima sub20 de 2020: 18,9C. O dia foi de céu encoberto e pouca amplitude térmica, a mínima foi 14,7C.

 

Para os próximos dois dias a previsão é da volta da chuva e assim a máxima não deve subir muito, a estiagem pode finalmente ser encerrada. 

 

A previsão do modelo europeu indica também um mês de mínimas altas e máximas comportadas, sem graça, mas a chuva é MUITO bem vinda.

Fechou então, maio mínimas abaixo da média, dias bonitos e máximas "quentes". Junho úmido, e chuvoso, tomara que as máximas fiquem abaixo da média, mesmo que comprometa as mínimas, não me importo.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Renan disse:

 

Acabei de achar um dia com geada aqui. Veja:

 

06-07-1953: MÍNIMA DE 02,3C ......... Máxima de 18,1C.

 

Será ??? Vamos investigar esse exemplo, rsrs.

Parece confiável, vendo outros registros de localidades da região, como a kente Muriaé com 7,4°C. 

Pena q nessa data não conste RJ, SP, etc..

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.