Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2020


Recommended Posts

Desde o início não parecia um dia comum em Floripa: fui acordado de madrugada com o barulho da ventania de noroeste. Adiabático bombando com rajadas de 64 km/h! Sertão do Ribeirão (120 m) tinha 25,3° às 6h da manhã e aqui nos Açores certamente a temperatura ultrapassou os 27° bem antes de amanhecer. As máximas foram de 30,9° no Sertão e 32,9° nos Açores no termômetro improvisado no abrigo da minha WS-2902 cujo sensor estragou. Considero o dado correto por causa da ventania que evitou maior superaquecimento no abrigo (ao contrário de ontem que não ventou).

 

image.thumb.png.8e0383a49531a4ec8bedaccf0183463c.png

 

Agora são 10 horas da noite e minutos atrás fazia meteorológicos 27,5° com vento NW bufando.

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O sábado foi interessante em Buenos Aires: muita névoa, com visibilidade de 100 metros de madrugada e no comeco da manha, depois sol e céu parcialmente nublado e noite com relampagos. A mínima foi de 9,9°C e a máxima de 16,5°C.

A chuva chegou no comeco da madrugada deste domingo, com muitos raios ao fundo e alguns trovoes, acumulando 18 mm. O dia amenheceu bem nublado e escuro, mas foi abrindo e o resto do domingo foi ensolarado. Mínima de 11,3°C e máxima de 18,2°C.

Agora temos poucas nuvens, 12,4°C, URA de 72%, vento sul a 5 km/h e pressao de 1.015,7 hpa.

Para amanha, o SMN preve dia nublado, com chuvas no período da tarde e da noite. Mínima de 9°C e máxima de 16°C. O sol nasce às 8h e se poe às 17h50.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Tavares disse:

Adorei o terno "O congelamento da Argentina". Parece título de documentário.

Bom, durante o último " O Resfriamento do Centro Sul do Brasil" fui buscar a análise que fizeste muitos dias antes pra ver um negócio e os mapas do WeatherBell haviam sumido. Esses aqui vão sumir também a não ser que as imagens sejam hospedadas em outro lugar ou aqui mesmo no fórum. Só um toque na maior humildade.

Valeu pelo toque!

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Eclipse disse:

 

Peregrine,

então, por favor, nos apresente alguns dados que comprovem isso. Estou curioso.

Especialmente estou curioso quanto à sua forte afirmação sobre a próxima década. Qual estudo concreto tens, ou já há, sobre isso?

 

"Consenso não é característica da ciência". Eu prefiro dar crédito a mais de 90 % dos cientistas que afirmam que o planeta está aquecendo, e que estudam isso de fato há anos, com publicação, e trabalho ativo na área, do que a qualquer um que vem simplesmente jogar informações na internet de forma pretenciosa sem dados concretos.

 

Também prefiro dar crédito à realidade:

 

image.thumb.png.0c9069768966846962938da0a09c1a26.png

Fonte: http://www.drroyspencer.com/latest-global-temperatures/

 

Edit: não só está aquecendo como acelerando o aquecimento mesmo com o sol mais fraco (na linguagem do cálculo d²T/dt² > 0)

  • Like 5
  • Thanks 15
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
4 horas atrás, Davi Silva disse:

21/06/2020

 

Boa noite!

 

Dia muito bonito no Rio de Janeiro, céu de brigadeiro, calor, praias lotadas (distanciamento social já foi pro saco a muito tempo aqui no Rio) ainda bem que tá chegando julho que promete ser gelado!!! ❄❄❄❄❄

 

MÁXIMAS

 

RJ - Rio de Janeiro - Guaratiba: 35.8°C

RJ - Rio de Janeiro - Marambaia: 33.7°C

 

 

Hoje foi mesmo um dia muito bonito, com céu bem azul e boa visibilidade.  Pena só este calor, por estarmos em pleno solstício de inverno (calor no inverno faz parte do nosso clima tropical, mas este mês de junho está abusando, e o fato de 8 dos últimos 9 junhos terem sido mais quentes que a média por aqui está abusando mais ainda, trata-se de uma aberração estatística).  Mas eu tinha certeza que a "conta" viria após o FMAM com predomínio de temperaturas abaixo da média que tivemos, só lamento que tenha sido justamente no mês mais judiado por anomalias positivas de temperatura nos últimos anos. 

 

Infelizmente, a previsão para o restante de junho por aqui é "broxante", indicando aumento da umidade mas frio totalmente bloqueado ao sul, com no máximo dois dias meio chuvosos e mais amenos antes do final do mês.  Não teremos mais grandes picos de calor depois de amanhã, mas frio muito menos.

 

Julho ainda é uma incógnita, mas não estou levando fé por enquanto... Frio mais intenso (e persistente) no centro/sul da Argentina, como está sendo indicado, costuma estar associado à bloqueios (palavra que já foi mencionada aqui hoje) que não favorecem o deslocamento do ar frio para latitudes mais baixas (no máximo, chegam umas sobras no final do evento). Deve "dar uma resfriada" sim no começo de julho, mas não vejo nada digno de nota no horizonte (para cá) por enquanto, embora seja muito cedo ainda para entrar em detalhes, só quando falta uma semana ou menos que começo a acompanhar de verdade.

 

Quanto a essas duas estações (Guaratiba/Alerta Rio e Marambaia/Inmet), eu já tinha dito que elas ficam uma ao lado da outra (mas a segunda está numa exposição mais padronizada, com o terreno relativamente limpo ao redor dos instrumentos, enquanto a primeira está com o sensor de temperatura "sufocado" pela vegetação de restinga, que não bloqueia o sol mas reduz a ventilação no abrigo, gerando superaquecimento, além do próprio abrigo talvez não ser tão bom quanto o do Inmet).

 

Mas hoje eu vou mostrar isso, que "uma ao lado da outra" não é força de expressão, pois elas ficam praticamente no mesmo ponto da restinga.  Eu medi com régua do GE e a distância entre elas é de aproximadamente 90 metros.

 

Além das temperaturas, os dados de vento do Inmet são bem melhores também, pois a estação tem um anemômetro padrão (no topo de um mastro com 10 metros de altura), enquanto  o anemômetro do Alerta Rio está entre 2 e 3 metros (aparentemente) acima do nível do chão.  Por isso, no dia em que o INMET teve rajada de 116 Km/h (02/2019), o Alerta Rio ficou na casa dos 80 Km/h.

 

Abaixo a imagem de satélite, com zoom e sem zoom, indicando as estações (Alerta Rio a da direita e Inmet à esquerda/seta).

 

Guaratiba2.png.f5b2a45385faf749a6113a5f9a6686fe.pngGuaratiba.png.c322780dfc9384c01779ce5c422701c0.png

 

A PWS do Helicentro Guaratiba (uma Davis no interior do bairro) registrou máxima de 32,7ºc hoje.  Realmente os 35,8ºc estão totalmente fora da realidade (num pico de calor de primavera/verão vai passar dos 44ºc esta estação do Alerta Rio).

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Daniel85 disse:

O dia mais curto do ano também está sendo um desastre em São Paulo.

A noite está sendo com céu limpo e temperaturas altas em áreas próximas do centro.

A diferença entre o centro e o extremo sul é incrível. Enquanto na Sé temos 22,6 graus, em Marsilac temos 11,7 graus, ou seja, diferença de quase 11 graus.

A5x7NJr.png

 

 

Previsão do Meteoblue de hoje insiste na instabilização do tempo à partir do próximo final de semana, mas sem resfriamento significativo.

uhUDVW7.png

 

 

Já o tempo.com (baseado na 12 de hoje do europeu) mostra que podermos ter um resfriamento um pouco maior em relação ao meteoblue.

Não há expectativa do retorno do calorzinho invernal.

IRkmIAb.jpg

Daniel85,

 a estação da Sé e arredores representa o miolo da "Ilha de Calor da Megalópole SP".

A minha cidade que é bem pequena, uma rua principal e outras intermediárias ao longo da principal, cidade no formato alongado, seguindo as margens do Rio Muriaé por 1,5 km,no outro lado do rio, somente um trecho com 200 metros é cidade, o restante morros e baixadas.

Como hoje o tempo está limpo e sem vento, se eu sair agora daqui com temperatura em 18, quando eu chegar no bairro que fica numa grande baixada e grande área verde ao redor, a temperatura vai variar de 13 a 14, mesma altitude daqui, mas no amanhecer a diferença cai para 3,5 a menos lá na saída sul da cidade.Concluindo mesmo uma pequena cidade tem diferença entre o centro e o bairro que fica no fim da área urbana, isso nos dias de calmaria, céu limpo.

Portanto, numa Ilha de Calor imensa, a diferença é absurda.

Edited by marinhonani
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Peregrine disse:

Talvez porque a comunidade científica prefira divulgar o Calor. 1975, o.ICA mudou o padrão de Circulação Meridional para Zonal, a despedida deste padrão Meridional (TGM mais frias) foi catastrófica, principalmente para o Paraná . Assim, era de se esperar que de 1975 até 2003 (+ou- 30 anos de variabilidade do ICA) as TGM entrassem em uma fase quente. Nada de novo. Entender o porquê da "quantidade de recordes de calor" passa pela análise dos Ciclos Solares 21, 22 e 23. Só nos resta acompanhar esse "novo" ICA e torcer para que o Ciclo Solar 25 não fique tão quieto quanto o 24, pois se ficar só nos resta rezar pelos nossos irmãos do Hemisfério Norte.

Peregrine,

pode explicar melhor o que é o ICA.

Você acompanhava o site do SandCarioca, lá ele dizia semanalmente que clima da Terra esfriaria a partir da década de 2020, com ápice na década de 2030 e início anos 2041.Ele foi embora do Brasil em novembro de 2018, disse que estava sendo ameaçado de morte ele  e a esposa.

 

Espero que as chuvas cheguem aqui a partir do dia 28 e voltem nos primeiros dias de julho.

Quanto ao frio, acho que ainda esfria legal em julho, mas em outra onda de frio após 2ª onda de frio no Sul nos dias 2,3 e 4

Edited by marinhonani
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Junho, até ontem (dia 20), estava assim na convencional do INMET em São Gonçalo, PB (estação mais próxima daqui).

  • Média máxima: 30,3°C (-1°C)
  • Média mínima: 21,4°C (+1,9°C)
  • Chuva: 71,1 mm (+33,3 mm)

Confesso que estou surpreso com a anomalia de quase 2°C nas mínimas, pensei que estava abaixo, até. Provavelmente as tardes mais amenas (em função dos vários dias com muitas nuvens) deve ter criado essa impressão em mim.

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Wallace Rezende disse:

 

Hoje foi mesmo um dia muito bonito, com céu bem azul e boa visibilidade.  Pena só este calor, por estarmos em pleno solstício de inverno (calor no inverno faz parte do nosso clima tropical, mas este mês de junho está abusando, e o fato de 8 dos últimos 9 junhos terem sido mais quentes que a média por aqui está abusando mais ainda, trata-se de uma aberração estatística).  Mas eu tinha certeza que a "conta" viria após o FMAM com predomínio de temperaturas abaixo da média que tivemos, só lamento que tenha sido justamente no mês mais judiado por anomalias positivas de temperatura nos últimos anos. 

 

Infelizmente, a previsão para o restante de junho por aqui é "broxante", indicando aumento da umidade mas frio totalmente bloqueado ao sul, com no máximo dois dias meio chuvosos e mais amenos antes do final do mês.  Não teremos mais grandes picos de calor depois de amanhã, mas frio muito menos.

 

Julho ainda é uma incógnita, mas não estou levando fé por enquanto... Frio mais intenso (e persistente) no centro/sul da Argentina, como está sendo indicado, costuma estar associado à bloqueios (palavra que já foi mencionada aqui hoje) que não favorecem o deslocamento do ar frio para latitudes mais baixas (no máximo, chegam umas sobras no final do evento). Deve "dar uma resfriada" sim no começo de julho, mas não vejo nada digno de nota no horizonte (para cá) por enquanto, embora seja muito cedo ainda para entrar em detalhes, só quando falta uma semana ou menos que começo a acompanhar de verdade.

 

Quanto a essas duas estações (Guaratiba/Alerta Rio e Marambaia/Inmet), eu já tinha dito que elas ficam uma ao lado da outra (mas a segunda está numa exposição mais padronizada, com o terreno relativamente limpo ao redor dos instrumentos, enquanto a primeira está com o sensor de temperatura "sufocado" pela vegetação de restinga, que não bloqueia o sol mas reduz a ventilação no abrigo, gerando superaquecimento, além do próprio abrigo talvez não ser tão bom quanto o do Inmet).

 

Mas hoje eu vou mostrar isso, que "uma ao lado da outra" não é força de expressão, pois elas ficam praticamente no mesmo ponto da restinga.  Eu medi com régua do GE e a distância entre elas é de aproximadamente 90 metros.

 

Além das temperaturas, os dados de vento do Inmet são bem melhores também, pois a estação tem um anemômetro padrão (no topo de um mastro com 10 metros de altura), enquanto  o anemômetro do Alerta Rio está entre 2 e 3 metros (aparentemente) acima do nível do chão.  Por isso, no dia em que o INMET teve rajada de 116 Km/h (02/2019), o Alerta Rio ficou na casa dos 80 Km/h.

 

Abaixo a imagem de satélite, com zoom e sem zoom, indicando as estações (Alerta Rio a da direita e Inmet à esquerda/seta).

 

Guaratiba2.png.f5b2a45385faf749a6113a5f9a6686fe.pngGuaratiba.png.c322780dfc9384c01779ce5c422701c0.png

 

A PWS do Helicentro Guaratiba (uma Davis no interior do bairro) registrou máxima de 32,7ºc hoje.  Realmente os 35,8ºc estão totalmente fora da realidade (num pico de calor de primavera/verão vai passar dos 44ºc esta estação do Alerta Rio).

 

Wallace Rezende,

muito esclarecedor seu comentário, anos atrás eu acompanhava essa estação do Alerta Rio e não entendia de boa diferença para a estação do Inmet/Marambaia, achava que a do Alerta Rio ficava bem pro interior da região, enquanto a do Inmet/Marambaia sabia que ficava a beira-mar.

Acredito que o abrigo da estação de Guaratiba, contribua também com o aquecimento.

Edited by marinhonani
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, victorgomes334 disse:

12z do Europeu continua mostrando muita neve para áreas bem povoadas no centro Argentino, como a cidade de Neuquén, que tem mais de 300 mil habitantes juntando com a região metropolitana.. não é comum vermos grandes cidades com essa quantidade de neve no Hemisfério Sul, se confirmar vai ser histórico.

2020_06_21_16.59.01.jpg

Ótimo! Vai gelar. Vai sobrar neve pros bairros mais altos de SCL. Ah: Neuquén é uma cidade rica, tem mais de 350 mil na região metropolitana. Quem sabe não sobra pra Bahia Blanca 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Previsão do GFS - próximas 2 semanas na América do sul

 

Chuva

Modelo indica retorno da chuva para parte do estado de SP à partir do próximo final de semana.

Sw14Xjy.png?1

 

 

Temperatura

Apesar dos próximos dias ainda serem desanimadores, o segundo mapa (29 de junho até 7 de julho) indica temperaturas mais baixas para SP, MS, sul de Brasil, Paraguai e centro norte argentino.

N9lAcTO.png?1

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, marinhonani disse:

Peregrine,

pode explicar melhor o que é o ICA.

Você acompanhava o site do SandCarioca, lá ele dizia semanalmente que clima da Terra esfriaria a partir da década de 2020, com ápice na década de 2030 e início anos 2041.Ele foi embora do Brasil em novembro de 2018, disse que estava sendo ameaçado de morte ele  e a esposa.

 

Espero que as chuvas cheguem aqui a partir do dia 28 e voltem nos primeiros dias de julho.

Quanto ao frio, acho que ainda esfria legal em julho, mas em outra onda de frio após 2ª onda de frio no Sul nos dias 2,3 e 4

Não sou nenhum especialista, mas me fascina os aspectos relacionados ao Clima. O Índice de Circulação Atmosférica (ICA) parece ditar as Temperaturas Globais Médias (TGM). Climatologistas há mais de Séculos vêm através de dados observados tentando compreender esta relação. Perceberam, por exemplo, que o ICA tem uma variável entre 25 e 30 anos. Assim, de 25 a 30 anos a Circulação é Zonal, isto é, de Oeste para Leste. De 25 a 30 anos essa circulação passa a ser Meridional, Equador / Polo. Coincidência ou não, nos 30 anos em que a Circulação é Zonal a Terra mantém-se mais aquecida e virse e versa. Nessa análise, de 2003 até 2030 nosso Planeta deverá ficar em sua fase fria. Venho tentando entender a razão dessa mudança no ICA, não sei bem mais acho que está relacionada ao Ciclo Solar de Hale. Quanto ao site SandCarioca não conheci e também não tenho ideia do porquê das ameaças de morte.

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Confused 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Eclipse disse:

 

Peregrine,

então, por favor, nos apresente alguns dados que comprovem isso. Estou curioso.

Especialmente estou curioso quanto à sua forte afirmação sobre a próxima década. Qual estudo concreto tens, ou já há, sobre isso?

 

"Consenso não é característica da ciência". Eu prefiro dar crédito a mais de 90 % dos cientistas que afirmam que o planeta está aquecendo, e que estudam isso de fato há anos, com publicação, e trabalho ativo na área, do que a qualquer um que vem simplesmente jogar informações na internet de forma pretenciosa sem dados concretos.

 

Poxa, elaborei uma explicação, tentei responder mas não consegui. Prometo que amanhã respondo.

  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Peregrine disse:

Não sou nenhum especialista, mas me fascina os aspectos relacionados ao Clima. O Índice de Circulação Atmosférica (ICA) parece ditar as Temperaturas Globais Médias (TGM). Climatologistas há mais de Séculos vêm através de dados observados tentando compreender esta relação. Perceberam, por exemplo, que o ICA tem uma variável entre 25 e 30 anos. Assim, de 25 a 30 anos a Circulação é Zonal, isto é, de Oeste para Leste. De 25 a 30 anos essa circulação passa a ser Meridional, Equador / Polo. Coincidência ou não, nos 30 anos em que a Circulação é Zonal a Terra mantém-se mais aquecida e virse e versa. Nessa análise, de 2003 até 2030 nosso Planeta deverá ficar em sua fase fria. Venho tentando entender a razão dessa mudança no ICA, não sei bem mais acho que está relacionada ao Ciclo Solar de Hale. Quanto ao site SandCarioca não conheci e também não tenho ideia do porquê das ameaças de morte.

 

Poderia me falar mais sobre este índice? Como ele é calculado? Quais as referências bibliográficas?

Como ocorre essa "inversão" da circulação de zonal para meridional? Em quais níveis da atmosfera isso ocorre? Como isso interfere nas transferências de calor entre regiões polares e tropicais? 

 

Me explique, estou curioso.

  • Like 8
  • Thanks 11
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Tomás WRuas disse:

Desde o início não parecia um dia comum em Floripa: fui acordado de madrugada com o barulho da ventania de noroeste. Adiabático bombando com rajadas de 64 km/h! Sertão do Ribeirão (120 m) tinha 25,3° às 6h da manhã e aqui nos Açores certamente a temperatura ultrapassou os 27° bem antes de amanhecer. As máximas foram de 30,9° no Sertão e 32,9° nos Açores no termômetro improvisado no abrigo da minha WS-2902 cujo sensor estragou. Considero o dado correto por causa da ventania que evitou maior superaquecimento no abrigo (ao contrário de ontem que não ventou).

 

image.thumb.png.8e0383a49531a4ec8bedaccf0183463c.png

 

Agora são 10 horas da noite e minutos atrás fazia meteorológicos 27,5° com vento NW bufando.

Tempo bom para pegar uma praia em pleno soltísicio de inverno 🏖🌅🔥

Edited by GabrielG.
  • Like 5
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Foto do satélite mostra mais uma vez em que apenas o extremo norte do Brasil está tendo núcleos desenvolvidos de chuvas.

RozEkHx.jpg

 

 

Já no estado de SP, há um pouco de MM em alguns locais do interior e até mesmo no leste paulista (fora da Grande SP).

FgRNrxS.jpg

 

 

Durante a tarde, além da capital paulista, algumas áreas do interior tiveram a presença daqueles cúmulos mais fracos.

É possível também notar dois focos de incêndio entre a região de Ribeirão Preto e de São José do Rio Preto (infelizmente agora começam a época das queimadas).

pit2jGV.jpg

  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, o inverno chegou rasgando aqui em POA!!!

Finalmente o RS está passando por uma grande onda de frio que durará até hoje apenas.

Estamos com gelados 17 °C e a máxima será em torno de 23 °C.

image.png.98c90911817748922afb86b4dac86a6c.pngBRRRRRRRRRRRRRRRR !!!!image.png.355e9d4ec97b87529f64dc566667f9b6.png

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Pelo modelo Europeu no Windy , da pra ver um soprinho de neve nas serras gaúchas dia 27 ( entre Cambara do Sul e São José dos Ausentes ) claro é uma estimativa fácil de desaparecer novamente, com novas atualizações. Mas pelo menos há uma esperança. 

 

Screenshot_20200622-073308_Chrome.jpg

Edited by geovane gomides
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Mínimas registradas nesta manhã em São Paulo:

 

- CGE MARSILAC: 7,2℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 8,6℃

- CGE SÃO MATEUS: 11,7℃

- CGE PERUS: 12 1℃

- CGE SANTANA: 15,9℃

 

- INMET SESC: 14,6℃

- INMET MIRANTE: 15,8℃

 

- IAG: 12,2℃

 

Na Região Metropolitana:

 

- CGE SANTANA DO PARNAÍBA: 9,6℃

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

E segue a sequência de dias com diminuição acentuada de temperatura no período noturno graças ao forte blokeio atmosférico q ainda se mantém sobre o Centro-Sul do país.

Hoje registrei o terceiro menor valor do mês, com 4,7°C. 

O amanhecer teve nevoeiro fraco somente nas baixadas e o surgindo do "fogbow", o arco-íris de nevoeiro.

1592824345684.thumb.jpg.65a37fcd0e54ef97d3a024da53f84cf5.jpg1592824517183.thumb.jpg.e4e6507221c39ebc291ee0cd381656de.jpg1592824881347.thumb.jpg.ca4a28b34fa7e69610d6253bd7e456cb.jpg1592825724301.thumb.jpg.f1111e1319a6f86d9fc7a26ed49559da.jpg

  • Like 14
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Por experiencia, se houver algum cenário de neve, não vá pra Cambará do Sul, siga pra serra catarinense. Ano passado fui pra Cambará e não caiu um grão sequer, enquanto em São Joaquim ela deu as caras aquela noite. Vamos aguardando as atualizações da semana. Ontem o GFS tb mostrava neve.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos,

Mais uma negativa pra conta hoje, -1,6°C.

Imagens de uma encosta baixa hoje com geada:

20200622_082004_0000.png

20200622_082116_0000.png

Gabriel Cardoso,

pelas previsões do modelo CMC, acho que a estação do bairro Charco, vai registrar negativas até sexta.

Edited by marinhonani
  • Like 4
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Victor Naia disse:

Ótimo! Vai gelar. Vai sobrar neve pros bairros mais altos de SCL. Ah: Neuquén é uma cidade rica, tem mais de 350 mil na região metropolitana. Quem sabe não sobra pra Bahia Blanca 

Victor Naia,

instalaram uma PWS no centro de Poços de Caldas, 1238 metros de altitude, vai ser boa para máximas baixas, fica numa rua de ladeira, vai descendo em direção ao Parque/Thermas(uma área toda arborizada e bem grande, o google stree view tem imagens de toda área do Parque ecologico).

Um bairro que deve registrar mínimas bem baixas é o de Campos Elísios, fica numa área plana, faz divisa coma aquela serra enorme que fica ao norte da cidade, na última rua do bairro, de um lado casas do outro lado da rua somente área de pasto, capoeira.

 

No interior de Minas Gerais muitas mínimas abaixo de 10 hoje, nesses próximos dias as estações em baixada vão bombar nas mínimas.

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

Uma mínima decente de 11,6°C hoje, mas a máxima deve passar dos 25. Grandes amplitudes térmicas até o fim da semana. 

 

Um nevoeiro de radiação se formou hoje na cidade, e deve ser coisa comum nos próximos dias:

 

IMG-20200622-WA0001.jpg.58eccb3020944512c47f76602073e7ca.jpg

Renan,

tive pesquisando no google satélite ontem, a localização da PWS que fica em área rural de Barbacena, na região do distrito de Campolide, a estação deve estar numa altitude de uns 1040 metros, fica a menos de 2 km da rodovia MG-338, hoje marcou 7,5. A menor mínima nela foi nos dias frios de final de maio, 1,4ºC.

 

Pelas previsões do modelo CMC, nessa semana sua estação vai registrar sub 10 novamente.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, marinhonani disse:

Renan,

tive pesquisando no google satélite ontem, a localização da PWS que fica em área rural de Barbacena, na região do distrito de Campolide, a estação deve estar numa altitude de uns 1040 metros, fica a menos de 2 km da rodovia MG-338, hoje marcou 7,5. A menor mínima nela foi nos dias frios de final de maio, 1,4ºC.

 

Pelas previsões do modelo CMC, nessa semana sua estação vai registrar sub 10 novamente.

 

Eu gostaria de fotos dessa estação, porém não foi nenhum baziano que instalou ela então não acho que teremos informações. Em todo caso, os dados me parecem bastante coerentes até agora. 

 

Sim, nesta semana vou ter mais algumas sub-10. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Renan disse:

 

Eu gostaria de fotos dessa estação, porém não foi nenhum baziano que instalou ela então não acho que teremos informações. Em todo caso, os dados me parecem bastante coerentes até agora. 

 

Sim, nesta semana vou ter mais algumas sub-10. 

Renan,

essa estação tem uma variação de estação em parte plana, não uma baixada tipo Coronel Pacheco, Cambuci, Florestal, digo isso porque em Minas dificilmente se constrói casas em áreas de baixada nas regiões frias do estado, a maioria das cidades frias ficam em partes mais elevadas com baixadas ao redor, tem algumas exceções.

A PWS rural em Barbacena vai mostrar o frio de antigamente no município.Espero que fique on-line direto.

Já que vai ser difícil a massa polar atingir o Rio e Zona da Mata, que venha chuva no final de junho e início de julho.Vou curtir as fotos de neve na Argentina e Chile, espero que tenha muitas fotos e vídeos.

Edited by marinhonani
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, marinhonani disse:

Renan,

essa estação tem uma variação de estação em parte plana, não uma baixada tipo Coronel Pacheco, Cambuci, Florestal, digo isso porque em Minas dificilmente se constrói casas em áreas de baixada nas regiões frias do estado, a maioria das cidades frias ficam em partes mais elevadas com baixadas ao redor, tem algumas exceções.

A PWS rural em Barbacena vai mostrar o frio de antigamente no município.Espero que fique on-line direto.

Já que vai ser difícil a massa polar atingir o Rio e Zona da Mata, que venha chuva no final de junho e início de julho.Vou curtir as fotos de neve na Argentina e Chile, espero que tenha muitas fotos e vídeos.

A estação de Barbacena citada, na zona rural em um distrito, está condizente com o baixadão da PWS de Coqueiral. 

 

Temperaturas, Barbacena e Coqueiral.

 

Dia 26:  7.2/ 20.7       4.1/?

Dia 27:  4.7/21.7         ?/?

Dia 28:  4.5/20.1        +0.7/24.6

Dia 29:  1.4/23.2          1.3/25.5

Dia 30:  3.2/23.6          1.9/23.6

Dia 31:  4.8/23.5          2.4/24.1

Dia 01:   4.4/23.1         2.7/25.4

 

Não faço ideia se está estação está numa baixada, no entanto, apesar dos 190.00 metros acima de Coqueiral, a região aqui no meio do Sul de Minas é mais propícia a frio, ao passo que também tem mais facilidade de esquentar. O que nos salva, é altitude. 

 

No entanto, uma bela baixada nos 1000.00/1.050.00 metros na região de Carrancas, São Vicente de Minas, Andrelândia, Cruzília etc, tem um imenso potencial de frio, e máximas muito boas. Não sei como seria uma baixada aos 1150.00 m, talvez 1.200.00 metros. Carrancas é muito gelada. Já fiz cavalgadas nessas cidades, as vistas são deslumbrantes, e faz bastante frio.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Victor Naia disse:

A estação de Barbacena citada, na zona rural em um distrito, está condizente com o baixadão da PWS de Coqueiral. 

 

Temperaturas, Barbacena e Coqueiral.

 

Dia 26:  7.2/ 20.7       4.1/?

Dia 27:  4.7/21.7         ?/?

Dia 28:  4.5/20.1        +0.7/24.6

Dia 29:  1.4/23.2          1.3/25.5

Dia 30:  3.2/23.6          1.9/23.6

Dia 31:  4.8/23.5          2.4/24.1

Dia 01:   4.4/23.1         2.7/25.4

 

Não faço ideia se está estação está numa baixada, no entanto, apesar dos 190.00 metros acima de Coqueiral, a região aqui no meio do Sul de Minas é mais propícia a frio, ao passo que também tem mais facilidade de esquentar. O que nos salva, é altitude. 

 

No entanto, uma bela baixada nos 1000.00/1.050.00 metros na região de Carrancas, São Vicente de Minas, Andrelândia, Cruzília etc, tem um imenso potencial de frio, e máximas muito boas. Não sei como seria uma baixada aos 1150.00 m, talvez 1.200.00 metros. Carrancas é muito gelada. Já fiz cavalgadas nessas cidades, as vistas são deslumbrantes, e faz bastante frio.

 

Seria top uma estação em Carrancas. Cidade linda com algumas das cachoeiras mais bonitas que já conheci. A cidade é num buraco com serras bem altas ao redor, passando facilmente de 1500m em alguns pontos. Já estive várias vezes lá em Janeiro, e o frio noturno era realidade sempre. Clima excelente !

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Também prefiro dar crédito à realidade:

 

image.thumb.png.0c9069768966846962938da0a09c1a26.png

Fonte: http://www.drroyspencer.com/latest-global-temperatures/

 

Edit: não só está aquecendo como acelerando o aquecimento mesmo com o sol mais fraco (na linguagem do cálculo d²T/dt² > 0)

Duas coisas me chamaram a atenção aqui. A fonte está em inglês e não consigo interpretar bem a linguagem técnica. Os dados são coletados por satélite? Em caso positivo qual a  confiabilidade disso? Dá para tabular juntos os dados de 1979 e os de 2019, por exemplo, se se considerar que a precisão desses aparelhos deve ter evoluído ao longo do tempo? Por fim, já que são dados de satélite, cuja disponibilização não deve demorar tanto assim, qual a razão para que a série se encerre em 2010 se já estamos em 2019? São só as dúvidas de um leigo diante de um gráfico bonitinho.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Seria top uma estação em Carrancas. Cidade linda com algumas das cachoeiras mais bonitas que já conheci. A cidade é num buraco com serras bem altas ao redor, passando facilmente de 1500m em alguns pontos. Já estive várias vezes lá em Janeiro, e o frio noturno era realidade sempre. Clima excelente !

Exatamente. Muito mais legal que São Thomé, que acho bem sem graça. 

 

Carrancas está nos 1050.00 metros e tem essas montanhas altas em volta mesmo. Eu não duvidaria de uma baixada ali, aos 1050.00m, ter temperaturas como Caldas. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Victor Naia disse:

A estação de Barbacena citada, na zona rural em um distrito, está condizente com o baixadão da PWS de Coqueiral. 

 

Temperaturas, Barbacena e Coqueiral.

 

Dia 26:  7.2/ 20.7       4.1/?

Dia 27:  4.7/21.7         ?/?

Dia 28:  4.5/20.1        +0.7/24.6

Dia 29:  1.4/23.2          1.3/25.5

Dia 30:  3.2/23.6          1.9/23.6

Dia 31:  4.8/23.5          2.4/24.1

Dia 01:   4.4/23.1         2.7/25.4

 

Não faço ideia se está estação está numa baixada, no entanto, apesar dos 190.00 metros acima de Coqueiral, a região aqui no meio do Sul de Minas é mais propícia a frio, ao passo que também tem mais facilidade de esquentar. O que nos salva, é altitude. 

 

No entanto, uma bela baixada nos 1000.00/1.050.00 metros na região de Carrancas, São Vicente de Minas, Andrelândia, Cruzília etc, tem um imenso potencial de frio, e máximas muito boas. Não sei como seria uma baixada aos 1150.00 m, talvez 1.200.00 metros. Carrancas é muito gelada. Já fiz cavalgadas nessas cidades, as vistas são deslumbrantes, e faz bastante frio.

Victor Naia,

essa região de Minas, incluindo as cidades de Olaria, Lima Duarte, Conceição do Ibitipoca, São Tomé das Letras, Ibertioga, são totalmente sem monitoramento de temperaturas, uma área bem grande, se somar tudo deve ficar acima de 5000 quilômetros quadrados, é a única micro-região de Minas sem estações para monitoramento completo do clima.No quesito estações pluviométricas tem na região de Olaria, Lima Duarte e Rio Preto.

Aqui céu de brigadeiro e com queda da umidade em relação aos dois últimos dias, mas a temperatura está estável, sinal de madrugadas e amanhecer mais frio de terça a sexta(indicações do modelo canadense CMC).

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, marcio valverde disse:

Duas coisas me chamaram a atenção aqui. A fonte está em inglês e não consigo interpretar bem a linguagem técnica. Os dados são coletados por satélite? Em caso positivo qual a  confiabilidade disso? Dá para tabular juntos os dados de 1979 e os de 2019, por exemplo, se se considerar que a precisão desses aparelhos deve ter evoluído ao longo do tempo? Por fim, já que são dados de satélite, cuja disponibilização não deve demorar tanto assim, qual a razão para que a série se encerre em 2010 se já estamos em 2019? São só as dúvidas de um leigo diante de um gráfico bonitinho.

 

Na verdade esses dados vão até 2020, 1981-2010 é a normal utilizada, padrão de 30 anos.

 

Em resumo do texto: Desde 1979 os satélites da NOAA medem a emissão de radiação das moléculas de oxigênio da atmosfera. A radiação emitida tem proporção com a temperatura do ar na atmosfera. Os dados são plotados a partir do que é medido em 15 satélites que orbitam o planeta. 

 

Notei por meio de uma sobreposição tosca dos gráficos (claro, respeitando a escala) que esses dados batem perfeitamente com os obtidos na medição de superfície (estações meteorológicas) feita pelo NOAA desde 1800 e bolinha, o que corrobora com a confiabilidade dos dados.

image.thumb.png.208fb7606dc2ae896e826c41825f1299.png

 

UAH_LT_1979_thru_May_2020_v6.jpg

 

 

 

  • Like 7
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Após o recorde de calor de ontem, a madrugada foi quente nos locais menos protegidos do vento e de forte queda nos locais com alguma proteção.

Para terem uma noção, enquanto a Lagoa da Conceição registrava 27ºC às 01h de hoje, a estação de Carijos no mesmo horário registrava 14ºC.

Segue as mínimas em Floripa hoje:

 

11,9ºC Carijos

12,8ºC Sertão do Ribeirão

13,7ºC Ressacada

14,1ºC Itacorubi 

15,1ºC AERO

15,1ºC UFSC (CCA)

15,6ºC INMET

16,9ºC Santo Antônio de Lisboa

19,7ºC Lagoa da Conceição (mínima ocorrendo agora)

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Maxima y minima del dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

TEMP MÁXIMA
13.89 a las 13:36:00
TEMP MÍNIMA
7.83 a las 23:57:00

 

Mucha niebla entre la noche de ayer y la mañana de hoy en Montevideo y todo el sur del pais.

 

104309416_2658603111048220_1399541800415

 

Temperatura a las 15hrs 15,5°C Prado 15,8°C Carrasco 16°C Melilla (la maxima del dia)

La mminima fue 8,3°C Prado 7,7°C Carrasco aprox 6,5°C Melilla.

 

2021686495_Sanstitre.jpg.491e53c2d461fdd2f78ba86c4c9a0d14.jpg

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Coisa que gosto em BH e muitos não entende 

 

E isso 

 

Essa previsão que costuma durar uma semana inteira oscilando entre 8 a 12 de mínima e 22 a 25 de máxima 

 

Céu azul de inverno com esfriamento acentuado no fim da tarde para noite 

 

E diferente pegar esse tipo de previsão por exemplo em Bagé / RS como já peguei 

 

A sensação que lá e de está quente e incômodo aqui eu nunca entende pq muda a sensação ( deve ser pq lá acostumei com a presença do ar polar mais intenso kkk )

 

Porém esse tipo de previsão em BH não representa calor ( não mesmo ) diferente de lá 

 

 

 

 

Screenshot_20200622-153912_1.jpg

IMG-20200622-WA0043.jpeg

Screenshot_20200622-153912_1.jpg

Edited by danilo brumana
  • Like 10
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.