Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2020


Recommended Posts

25 minutos atrás, Victor Naia disse:

Clima quase perfeito para mim (poderia ter média máxima menor no inverno) são as cidades como Poços de Caldas, 1150-1300m no sul de Minas, 145 km daqui. No verão: 16.5-26.5 em janeiro. No inverno em julho: 6/6.5-22.5. É maravilhoso. Lembrando que existem bairros em baixada nos 1250/1300m em Poços sem monitoramento. Por ali, não duvido de médias mínimas em bons invernos na casa dos 3/3.5°C. 

 

 Monte Verde é ainda melhor, mas é um distrito  na Mantiqueira, acima de 1500m. Bairro do Charco é a perfeição, mas trazendo mais p/ realidade, Poços é uma das melhores cidades médias do país para mim; desenvolvida, ao lado de Campinas, 260 km de SP, paisagens deslumbrantes, verão fresco, inverno frio, cidade tem boa estrutura. A região  tem dezenas de cidades acima dos 1000m com ótimos climas, como Nova Rezende, Muzambinho, Delfim Moreira, Marmelópolis, Sen. Amaral, Bom Repouso, Caldas etc, mas, Poços, mora no meu coração. 

Victor Naia, 

uns 15 dias atrás fiquei pesquisando baixadas altas em Poços de Caldas, achei um bairro que fica do outro lado daquela serra que domina a paisagem de Poços, a serra fica ao norte.

O bairro/condomínio,chácaras, chama Parque Primavera, percorri o bairro no google street view, tem baixadas boas e altitude acima de 1400 metros, na faixa de 1420 m, o ar frio da serra de Poços escoa todo pra lá.Deve ter geada de junho a agosto..

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Leandro Leite disse:

Rio de Janeiro tem menos sorte que Cuiabá, mas mais sorte que Goiânia, e mais ainda que Brasília e BH com frio de tarde, em julho de 2013 teve sub-15 de tarde em plena praia de Copacabana e Ipanema. 

 

 
 
 
 
56 minutos atrás, Felipe F disse:

BH tem um clima monótono e Curitiba/ SP estão longes de serem "equilibradas" (possuem boa dinâmica a nível de capitais). 

BH tem frio "intenso" uma vez a cada 3 anos (talvez até mais), bem longe de Curitiba e SP.

Você pode contar nos dedos quantas vezes BH teve máxima sub20 (que é o responsável pela sensação de frio) nos últimos anos.

BH é que chamamos de cidade para as "tias velhas" pois raramente tem mudanças significativas e fica quase ano todo da mesma forma. 

BH pode não ter verão escaldante, mas tem uma primavera quente (o verão dos mineiros), rs. 

 

 

Com todo respeito, mas essa afirmação vem de gente que não conhece a capital mineira minimamente. Várias vezes nos últimos anos BH teve tardes frias, com temperatura chegando a 15ºC/17ºC à tarde. .Isso ocorre inclusive no verão por causa das chuvas. Na zona sul da cidade isso ocorre com bem mais frequência, levando-se em conta que BH tem uma conurbação extremamente densa comparável só com SP acho. A menor máxima em BH foi de 13ºC em 1999.

 

Não sei o que seria frio intenso pra vc. 10ºC? 9ºC? Isso ocorre todo ano. O que não é comum são temperaturas menores que 8ºC, mas essas ocorrem com facilidade na região metropolitano, exemplo de Florestal que fica aqui do lado que tem uma média mínima de 8ºC em Julho pela tabela do INMET. Menor que Sao Paulo e Curitiba. Minha família tem sítio nas redondezas e sei o quanto é frio fora da cidade. A ilha de calor de BH é muito impactante e suaviza as temperaturas. 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Augusto Goelzer disse:

Além de que BH é quente, 20/29 em fevereiro e 15/25 em julho... Média máxima anual é 1C acima do vale do Itajaí. 

Não sei da onde vem esse mito da BH agradável ou fria o ano todo, é uma baita ilusão que muitos tem. A não ser que você more em uma das regiões que passa dos 1200m, aí sim acaba sendo agradável (mas representa uma minoria da cidade).

O desconforto térmico aqui em Belo Horizonte existe, independente do ano, somente em 2 meses: Fevereiro, pelas médias altas, principalmente das mínimas, e em outubro que é quando geralmente temos as temperaturas mais altas do ano aliadas a péssima qualidade do ar e a secura. 

 

Nos demais meses do período chuvoso, a não ser que haja um baita bloqueio, como em 2014, 2015 e também observamos em 2019, a chuva atua como um regulador importante da temperatura, e mantém o conforto térmico. A temperatura pode até bater 30°C, 32°C, mas no meio da tarde o tempo fecha e a temperatura cai bem após a chuva, são poucas as horas do dia com temperaturas altas. 

 

Por essa razão, pela pouca quantidade de horas de temperaturas muito altas e pelo alívio proporcionado pela chuva, que acho nosso verão muito agradável, o que talvez não seja perceptível em números, mas sim em campo. Eu achava o litoral nordestino um forno pelas médias, mas me enganei bastante ao conviver com a realidade. 

 

Já o nosso outono/inverno, não tem nada de muito relevante, se você espera por emoções, pode esquecer na maioria dos anos. Um ou outro ano sai fora da curva, como 2020 está saindo. Mas as temperaturas não ficam muito baixas e nem muito altas, é bastante equilibrado e ideal para prática das mais diversas atividades.

 

As vezes a monotonia é tanta que você entra em um piloto automático e até para de se importar com o tempo, pois não há desconforto algum, assim como também não há nenhuma sensação excepcionalmente boa, fica digamos que "ok" e indiferente.  

 

Eu, particularmente, prefiro assim do que morar em um local que vai de mínimas próximas a 0°C no inverno a máximas próximas de 40°C ou que a temperatura vive em gangorra constante. Tenho nem saúde pra isso rsrs. Mas gosto é gosto, acho que não tem nem como discutir isso esperando chegar a uma conclusão geral. A conclusão vai depender do que cada um prefere. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

o inverno é extremamente seco e o verão extremamente chuvoso. isso é ficar igual o ano inteiro? tem umas coisas que tb não da pra entender.

 

lembro de diversas vezes que sai de alguma cidade vizinha de BH e voltei pra cidade e o choque térmico é impressionante.

 

Edited by Nowcasting
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Guilherme Wawrzyniec disse:

Que a verdade seja dita, as capitais brasileiras são bem quentes, só é fresco nas regiões serranas mesmo, nenhuma capital tem altitude o suficiente para considerar fresca no verão, as que tem, falta latitude. Ao meu ver, se PoA tivesse numa altitude com mais de 1.200 m, sendo que a cidade tem uma latitude muito "boa" e que conta muito nesse momento, seria a capital mais fresca do país. O negócio é aceitar, Infelizmente o Brasil não está no lugar da Europa, nessa hora bate um ódio no coração mas logo passa hehe

 

Eu acho o verão de Curitiba fresco. Média mínima de 16/17 e máxima de 26/27. Isso significa no máximo algumas poucas horas de calor (quando chega a 29/30 ou mais).

 

É um verão comparável a cidades de até cerca de 45° de latitude. E nunca passou de 35°C. Mais quente, cidades acima disso (ao nível do mar). Mas aí nesses locais mal dá para chamar de verão.

 

Até faz calor, mas o verão é agradável. Nas definições climáticas, eu sempre encontro, "verão fresco", "verão morno", verão quente eu nunca vi, quem dirá bem quente.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, sjmolive disse:

Boa tarde a todos.

 

A temperatura até que subiu mais que esperava hoje. 23,3˚C de máxima até agora.

O céu está bem azul, com forte vento de oeste.

A umidade caiu bastante: 45%, o menor valor deste ano.

Se continuar assim, esfria bem a noite.

sjmolive,

aqui o céu limpou depois das 10 horas, na sombra está ameno, mas a umidade está alta, 73%, o ar seco deve chegar aqui amanhã.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Eu discordo que Florianópolis tenha muita variação nas máximas no inverno, pode ter algum pico bem isolado em algum ano mas é só isso mesmo, essa tabela de 2018 mostra bem a constância de máximas amenas de fim de Maio a Outubro:

 

image.thumb.png.5193015e37121973acb994afdd0d8438.png

 

Não diria que é frio nem nada mas Belo Horizonte tem média máxima de 27C ou mais durante 8 meses consecutivos (Setembro a Abril) e não considero isso ameno principalmente se tratando de um local alto e de baixa latitude, no qual o sol é ainda mais abrasador.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Tem estação PWS nova em Delfim Moreira-MG, fica na fazenda Cambaú, numa altitude de 1647 metros, fica a nordeste da estação do Charco.

variação hoje de 6,5 a 14,1, a umidade não caiu muito, mínima de 66%.

 

Lá na estação do bairro do Charco, a umidade desceu a 62% ás 11 h 52, após o meio-dia ficou acima de 70%.

 

Nas outras estações da Mantiqueira, umidade despencou em Camanducaia, Campos do Jordão.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Mirante hoje está brilhando, surpresa mega positiva esse sol com o que parece que vai vingar, uma máxima sub 19.

 

As 15 h lá tínhamos 18,3 com 36% 

 

O Sesc como não é surpresa , devido ao vento continental , já teve uma pico com 20,6 graus e as 15 h em ponto tinha 19,5 graus com 41%.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, BrunoBH disse:

Acho que a discussão ficou mal interpretada em alguns momentos!

Ninguem falou que BH é uma cidade fria ou de clima perfeito! 

Dizer que BH tem um clima ameno, como o Renan falou não é errado!

A principio a comparação está sendo feita a nível Brasil! Só por essa base já é possível descartar várias capitais na região norte, nordeste e centro oeste, aonde temperaturas passam de 32oC com facilidade ou então ficam em 30oC com uma umidade amazonica!
 

A idéia de clima ameno significa que um local não possui extremos nem de calor nem de frio ! Daí dizer que a cidade tem média de 28oC em fevereiro e por isso é quente não faz sentido! Quente para mim é ter dias seguidos com 34/35 graus como o Rio ou Poa. 
Afinal estamos falando de Brasil! Concordo que é muito mais agradável morar em um local com temperaturas mais equilibradas ( não sendo nem frio extremo e nem calor intenso) do que acordar com 35oC em um dia e 10oC 2 dias depois! Pode ser até monotono para alguns, mas é bem mais confortável para o ser humano de forma geral! E sim, temos dias insuportáveis na primavera, com temperaturas entre 32/34oC, mas representam muito pouco do ano todo. 
E é muito possivel sentir frio mesmo morando no centro de BH, pois para os belo horizontinos é costume estar fora da cidade com frequência, seja em sitio/festas/passeios e nas redondezas não sao raras temperaturas proximas de 5oC.

 

Compartilho do ponto de vista do Renan: depois de Cwb e Sp, BH tem o melhor clima na minha opinião. Só faltou alguns graus a menos no inverno e teríamos um clima quase perfeito.


Nossa senhora, essa deve ser uma das mensagens mais deslocadas da realidade que já pude ler por aqui. Não faz nenhum sentido classificar o clima de SP ou BH melhores que o de Porto Alegre por exemplo. A não ser que a pessoa goste de calor constante e pouco frio. Mas vou focar mais em BH só pra ver este absurdo.

Este é um fórum destinado ao monitoramento climático e temporal, mas o que predomina em boa parte é o monitoramento em relação ao frio. Seguindo isto, em qual mundo BH tem um clima mais frio que o de Porto Alegre ?? Ou melhor, com menos dias quentes ???? Se for pela classificação apenas de que BH tem menos variação, Florianópolis por exemplo tem uma variação bem menor que POA e é muito mais fria que BH. Sem contar que Florianópolis é extremamente ventosa, intensificando a sensação de frio e amenizando o calor. 

Enfim, essa mensagem realmente me chocou. Aqui o objetivo é apenas esclarecer o ponto de vista climático das cidades, não se voces gostam ou não da urbanização das cidades e outros motivos pessoais. Bom, vamos aos fatos:

Bom, só pra destacar, pegando as normais 81-10:

Mês mais quente de POA, que é Janeiro: 20,6/30,5 de média.
Em BH, que é fevereiro: 19,9/29,0 

Só pra adicionar mais curiosidade, em Floripa o mês mais quente tem 21/29 de média.


Ou seja, mesmo no verão, pela dinamica térmica basicamente nula de BH, o Ponto de Orvalho na cidade está constantemente acima de 20ºC(Ou seja, pra QUALQUER ser humano isto é uma sensação de no mínimo abafamento) nos meses quentes, já que quando se alcança as temperaturas mais baixas, está chovendo (ar saturado, UR próxima de 100%). Em Porto Alegre, há vários dias com vento sul e atuação de ar polar fraco no verão. 

Agora vamos pro mais absurdo, a comparação no inverno: 

Junho, Julho e Agosto em POA: 10,8/19,8, 10,1/19,3 e 11,1/21,3
Junho, Julho e Agosto em BH: 15/24,8, 14,7/24,7 e 15,7/26,1 
Junho, Julho e Agosto em Floripa: 13,5/21,9, 12,9/21,0 e 13,4/21,5 


Queria realmente uma explicação razoável pra isto. E mais, o argumento que a cidade vizinha ou alguma outra parte da cidade é mais fria que a estação oficial, vale para ambas. Em Florianópolis qualquer local da cidade vai ser mais frio que a estação do INMET. Em Porto Alegre não muito diferente. E ambas tem cidades vizinhas próximas geladas.

Edited by VitorVM
  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Como morador de Belo Horizonte há 28 anos, gostaria de fazer algumas considerações sobre a discussão (acrescentando o que os colegas já falaram):

 

  • A fama de clima ameno da cidade vem do fato de ter médias anuais "baixas" (21,8C) a nível de Brasil, sem passar por gangorras térmicas no inverno. E um verão bem aceitável também a nível de Brasil (e aí já podemos até incluir vários locais do mundo). A cidade não é amena propriamente dita mas, nesse contexto, é. Tudo na vida é contextual, até o nosso frio tem que ser relativizado para nossos padrões.
  • Não há variações bruscas diárias, mas eu insisto em evidenciar que as temperaturas mudam praticamente toda semana na cidade. Essa semana teremos variações de 9/22C com sol, um padrão bem diferente da semana passada e provavelmente diferente da semana que vem. Aqui as flutuações são semanais, não de um dia pro outro como ocorrem em outros pontos do país.
  • Tem a questão da chuva também, como um colega falou. Tivemos 930mm em janeiro, com muitas tempestades, e poderemos zerar em algum mês do JJA... isso é uma dinâmica e tanto, não?
  • Sobre as tardes frias, ela aparecem por aqui mas, em geral, deslocadas no tempo e espaço dos grandes sistemas que atingem o país. Já vi muitas tardes abaixo de 18C, porém foram em situações de cavado com algum ar polar marítimo associado, que não gera um efeito em grande escala no país.

 

Sobre o verão, tem um ponto importante: além da nebulosidade e da chuva, a cidade tem uma característica (que influencia muito a sensação térmica, não medida nos termômetros): a umidade cai quando o tempo abre. Vejamos o exemplo de PoA x BH em NDJFM:

 

PoA tem aproximadamente 200 horas de sol a mais, 790mm de chuva a menos e, MESMO ASSIM, consegue ter umidade relativa do ar média mais alta que a capital mineira nesse período. Como falamos um tempo atrás, sensação térmica vai além da temperatura...

 

Por aqui temos bom conforto térmico, por uma série de fatores (temperaturas não muito altas, umidade controlada, chuvas constantes no verão, inverno ventoso, etc), evidenciado pela baixa quantidade de aparelhos de ar condicionado nas casas. Tem muitos locais ainda melhores, mas aqui já acho bem agradável. Isso não significa qualidade de clima, até porque esse conceito é PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

Edited by LeoP
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Que absurdo as mensagens de alguns colegas sulistas, menosprezando o excelente clima de BH.

 

É a capital com um dos climas mais agradáveis do país, raramente faz calor forte por lá pois no verão sempre chove e as noites quentes são raríssimas.

 

Faz tanto "calor constante" que é dispensável o uso de ar condicionado na capital mineira.

Edited by DaviOlrb
  • Like 4
  • Haha 2
  • Confused 9
Link to comment
Share on other sites

Máximas geladas pela Mantiqueira hoje, e o principal...céu completamente limpo!

 

Algumas máximas:

- 11,8°C Pico dos Dias/Brazópolis

- 12,7°C PNI/INMET (Ar mais seco e quente, URA bateu 13%)

- 13,4°C Bairro Do Charco/Delfim Moreira - MG (Menor do ano)

- 14,1°C Fazenda Cambaú/Delfim Moreira - MG

- 14,8°C Campos do Jordão/INMET

 

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, LeoP disse:

Como morador de Belo Horizonte há 28 anos, gostaria de fazer algumas considerações sobre a discussão (acrescentando o que os colegas já falaram):

 

  • A fama de clima ameno da cidade vem do fato de ter médias anuais "baixas" (21,8C) a nível de Brasil, sem passar por gangorras térmicas no inverno. E um verão bem aceitável também a nível de Brasil (e aí já podemos até incluir vários locais do mundo). A cidade não é amena propriamente dita mas, nesse contexto, é. Tudo na vida é contextual, até o nosso frio tem que ser relativizado para nossos padrões.
  • Não há variações bruscas diárias, mas eu insisto em evidenciar que as temperaturas mudam praticamente toda semana na cidade. Essa semana teremos variações de 9/22C com sol, um padrão bem diferente da semana passada e provavelmente diferente da semana que vem. Aqui as flutuações são semanais, não de um dia pro outro como ocorrem em outros pontos do país.
  • Tem a questão da chuva também, como um colega falou. Tivemos 930mm em janeiro, com muitas tempestades, e poderemos zerar em algum mês do JJA... isso é uma dinâmica e tanto, não?
  • Sobre as tardes frias, ela aparecem por aqui mas, em geral, deslocadas no tempo e espaço dos grandes sistemas que atingem o país. Já vi muitas tardes abaixo de 18C, porém foram em situações de cavado com algum ar polar marítimo associado, que não gera um efeito em grande escala no país.

 

Sobre o verão, tem um ponto importante: além da nebulosidade e da chuva, a cidade tem uma característica (que influencia muito a sensação térmica, não medida nos termômetros): a umidade cai quando o tempo abre. Vejamos o exemplo de PoA x BH em NDJFM:

 

PoA tem aproximadamente 200 horas de sol a mais, 790mm de chuva a menos e, MESMO ASSIM, consegue ter umidade relativa do ar média mais alta que a capital mineira nesse período. Como falamos um tempo atrás, sensação térmica vai além da temperatura...

 

Por aqui temos bom conforto térmico, por uma série de fatores (temperaturas não muito altas, umidade controlada, chuvas constantes no verão, inverno ventoso, etc). Tem muitos locais ainda melhores, mas aqui já acho bem agradável.

 

Já diria Einstein, tudo é relativo. Não tem fim essa discussão, é só uma questão de ego inflado (sem generalizar claro) e querer falar que cidade tal é mais fria/quente/chuvosa que outra.

 

Acho que isso deveria importar bem menos para todos na verdade, eu incluso. Afinal não muda nada na vida de ninguém saber se A é mais fria ou não que B.

 

CGE Santana começando a cair, 17,7°.

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Victor Naia disse:

Céu de brigadeiro. Variação de 9/10 - 19°C em Varginha. na cidade e vento sempre constante. Torcendo para que ele vá embora para uma boa mínima amanhã. 

20200525_152751.jpg

Victor Naia,

céu azul de anil, típico de tardes de muito frio no inverno da Mantiqueira.

Essa casa é a sua?

Pena que a estação de Coqueiral está sem funcionar, acho que uns 4 dias.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Nowcasting disse:

Sinceramente, são dias assim que tenho nojo de entrar no BAZ. Uma coisa é se deparar com uma discussão legal como algumas vezes acontece, mas a gente entra no fórum com um cara falando que o clima de cidade x, em que muitos membros vivem, é pra tias velhas, numa clara menção de ataque.

 

Essa história de clima tia velha é um pé no saco, alguns ficam colocando dinâmica acima de tudo e querem empurrar isso goela abaixo de todos, como sendo o mais importante, e se não tiver a tal dinâmica, desprezam o clima que outros, por gostos pessoais admiram.

Dinâmica pode ser legal, mas não é tudo, e creio que muitos aqui estão pois admiram o frio, ou apenas querem monitorar o clima de sua cidade sem passar por cima de ninguém.

  • Like 9
  • Thanks 3
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Com relação aos volumes da chuva que caiu ontem no sertão e no cariri da PB, tivemos os seguintes registros:

IMG_20200525_160751_567.thumb.jpg.eb8c429133c1e5655a504b15c4186b7a.jpg

Os dados são da AESA.

 

No momento temos núcleos de chuva espalhados entre o RN e a PB. Dependendo do desenvolvimento desses núcleos com o cair da noite pode sair algo interessante aqui no sertão da PB (ou não).

Screenshot_20200525-160844.png.b8e7935d0b827c25dc13683825292247.png

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, marinhonani disse:

Tem estação PWS nova em Delfim Moreira-MG, fica na fazenda Cambaú, numa altitude de 1647 metros, fica a nordeste da estação do Charco.

variação hoje de 6,5 a 14,1, a umidade não caiu muito, mínima de 66%.

 

Lá na estação do bairro do Charco, a umidade desceu a 62% ás 11 h 52, após o meio-dia ficou acima de 70%.

 

Nas outras estações da Mantiqueira, umidade despencou em Camanducaia, Campos do Jordão.

Nani, 

Essa estação fica em torno dos 1.520m, e ja tem mais de 1 mês instalada, mas estava offline por varios dias.

Edited by Gabriel Cardoso
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Nowcasting disse:

Com todo respeito, mas essa afirmação vem de gente que não conhece a capital mineira minimamente. Várias vezes nos últimos anos BH teve tardes frias, com temperatura chegando a 15ºC/17ºC à tarde. .Isso ocorre inclusive no verão por causa das chuvas. Na zona sul da cidade isso ocorre com bem mais frequência, levando-se em conta que BH tem uma conurbação extremamente densa comparável só com SP acho. A menor máxima em BH foi de 13ºC em 1999.

 

Não sei o que seria frio intenso pra vc. 10ºC? 9ºC? Isso ocorre todo ano. O que não é comum são temperaturas menores que 8ºC, mas essas ocorrem com facilidade na região metropolitano, exemplo de Florestal que fica aqui do lado que tem uma média mínima de 8ºC em Julho pela tabela do INMET. Menor que Sao Paulo e Curitiba. Minha família tem sítio nas redondezas e sei o quanto é frio fora da cidade. A ilha de calor de BH é muito impactante e suaviza as temperaturas. 

Ponto 1: BH desde 2007 teve apenas 15 registros de máximas sub20. Todas as capitais do Sul e SP conseguem o dobro disso em um ano apenas (SP teve 28 e Floripa 29 em 2019 como exemplo). Tardes frias em BH assim como em Patrocínio são raras. O que temos são vários dias de tardes agradáveis (conforto térmico).

 

Ponto 2: Se tu for comparar a região metropolitana, qualquer local no entorno das capitais do Sul e SP conseguem valores semelhantes e com máximas menores. Mantendo a sensação de frio durante do dia. Morei em Patrocínio por 20 anos e sei muito bem que lá e parecido com Florestal, faz frio entre 17h e 10h e depois fica agradável, algo que não ocorre em SP e Curitiba por exemplo onde frio fica constante.

 

OBS: O termo tia velha significa um local de grande conforto térmico.  👍

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Eu poderia responder aos questionamentos de alguns que discordaram de mim quando eu disse achar BH uma das capitais brasileiras com o melhor clima, que há conforto térmico na maior parte do ano lá, que há equilíbrio nas temperaturas, o que eu acho muito bom. Mas se eu fizer isso, vou apenas colocar mais "lenha na fogueira" de um assunto cuja intenção minha estava longe de provocar algo assim, já que as pessoas insistem em levar pro city vs city. Ademais, os importantes acréscimos de argumentos colocados pelo @LeoP e o @BrunoBH já resumem tudo o que eu poderia responder sobre isso. 

 

Gente, médias não são tudo...quando dou exemplo de alguma coisa, não levem ao pé da letra, isso é chato. Sei que às vezes palavras ficam mal interpretadas, pode ter sido o meu caso aqui e peço desculpas. 

 

Vamos resumir ? O clima de BH é um dos melhores para capitais brasileiras na minha opinião, e isso é meramente um gosto pessoal. Sem comparações mais....e ponto final. Paro por aqui.

  • Like 11
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Nowcasting disse:

o inverno é extremamente seco e o verão extremamente chuvoso. isso é ficar igual o ano inteiro? tem umas coisas que tb não da pra entender.

lembro de diversas vezes que sai de alguma cidade vizinha de BH e voltei pra cidade e o choque térmico é impressionante.

A comparação era sobre temperaturas é não chuva (BH tem variação da média das máximas e mínima de 5ºC). Essa pouca variação da sensação de conforto térmico. 

Assim como Patrocínio a cidade tem "6" meses de chuva e "6" meses de sol, comprovando que falei que quase não ocorrem grandes mudanças. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, marinhonani disse:

Victor Naia,

céu azul de anil, típico de tardes de muito frio no inverno da Mantiqueira.

Essa casa é a sua?

Pena que a estação de Coqueiral está sem funcionar, acho que uns 4 dias.

Sim! Aqui em casa (cidade, não fazenda). A estação de Coqueiral está mesmo. Uma pena. Está semana quando der eu vou lá dar uma conferida. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Nowcasting disse:

 

vc definiu Brasília. consegue ser mais monótona ainda, pois a média máxima de janeiro é 26ºC e de julho tb rsrs. Acho que varia só 1ºC na máxima durante o ano inteiro.

 

Janeiro: 26,5ºC

Julho: 25,3ºC.

 

Brasilia mais monótona ainda, tem diferença de apenas 3ºC ao longo do ano nas médias máximas.

Assim como BH tem pico de calor em Set/Out.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

Já diria Einstein, tudo é relativo. Não tem fim essa discussão, é só uma questão de ego inflado (sem generalizar claro) e querer falar que cidade tal é mais fria/quente/chuvosa que outra.

 

Acho que isso deveria importar bem menos para todos na verdade, eu incluso. Afinal não muda nada na vida de ninguém saber se A é mais fria ou não que B.

 

CGE Santana começando a cair, 17,7°.

 

 

Irmão, desde que a galera se respeite, acho de boa... esse tipo de discussão acaba levantando dados e fatos, enriquece também, desde que deixem a paixão de lado...

 

Inclusive sua cidade tem o clima ideal para mim, dentre as capitais. A dinâmica e o frio que faltam no inverno daqui (não tenho problema nenhum em afirmar isso, pois é verdade 🙂), tem aí. O resto do ano as duas cidades são mais ou menos parecidas, o que é muito bom.

 

Dia ameno (não é uma provocação, hein, galera) em BH. Tempo nublado, com sol fraco em alguns momentos e 21ºC no meio da tarde. Tempo começando a abrir:

 

71367558_Semttulo.png.a6a0f686219dc74aa6cc1258f8354709.png 

 

 

Espero mínimas entre 9 e 6ºC pela cidade nessa semana.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Rafael disse:

Boa tarde.... dia normal aqui em Nova Friburgo, minima hj pela manhã de 15°C cravados na estação da UERJ, no momento registra a máxima do dia com 22°C, faz Sol e venta bastante.

Que minima alta, o ar frio não chegou por ai ou foi a nebulosidade?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Renan disse:

 

Está aí uma grande vantagem de São Paulo: a metrópole gigante SEMPRE tem essas tardes de "sol de geladeira" no inverno. Dias ensolarados com máxima sub-20 não são comuns por aqui, só em MPs mais potentes. Ou seja, não ocorrem todo ano, pelo menos não aqui na baixada (nos topos da cidade sim). 

 

Nesta MP de agora, na minha estação, não espero nenhuma máxima sub-20. No INMET tem chances ....mas, de forma geral, raramente se sente frio numa tarde ensolarada por aqui. 

Efeito-caverna rsrs

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Máximas geladas pela Mantiqueira hoje, e o principal...céu completamente limpo!

 

Algumas máximas:

- 11,8°C Pico dos Dias/Brazópolis

- 12,7°C PNI/INMET (Ar mais seco e quente, URA bateu 13%)

- 13,4°C Bairro Do Charco/Delfim Moreira - MG (Menor do ano)

- 14,1°C Fazenda Cambaú/Delfim Moreira - MG

- 14,8°C Campos do Jordão/INMET

 

Gabriel Cardoso,

a temperatura vai despencar no início da noite.

 

Essa estação da faz. Cambaú será que fica numa baixada:?

 

A estação do PNI/Itatiaia teve uma rajada de 73 km/h ás 14 h.

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

Aqui tivemos mínima de 7,8ºC e apesar de não ter ocorrido geada (pela estrada pelo menos não observei nada) conseguimos sub 8ºC. Não sei se o vento contribuiu negativamente para isso, apesar do horário (06:30) não ter tido muito vento ainda assim não estava aquela calmaria típica de um dia seco e polar. Estou confiante com essa próxima madrugada e com o modelo WRF, que prevê possibilidade de geada para amanha e quarta. Em Marília (INMet) atingiu 8,3ºC, na Ciiagro Promissão 7,9ºC e Borborema 7,8ºC. A próxima incursão polar deve trazer frio mais intenso para o sul do estado, que não teve o privilégio das mínimas baixas como no norte e noroeste paulista. Infelizmente Lins, a estação do INMet mais próxima daqui, está fora desde o dia 11. É incrível como essas falhas ocorrem nos piores momentos.

Sobre a discussão mais acalorada de orvalhada x geada vejo que é sempre bom levarmos as coisas pelo lado da informação, evolução e aprendizado. As vezes as piadinhas ou a tiração de sarro podem incomodar um bucado, mas tentando deixar isso de escanteio foi bom pq eu por exemplo na tentativa de registrar uma geada vou tomar o devido cuidado em chancelar o fenômeno com os métodos apresentados pelos colegas. Seguir esses "protocolos" é algo que enriquece sem dúvidas o fórum, a qualidade, enfim. Bairrismos e levar as coisas para o lado pessoal é complicado e tira o principal em uma discussão: a racionalidade e o respeito!

Bauru IPMet teve mínima bem moderada, de 9,4ºC. Agora lá faz 18,7ºC, aqui estamos com 19,6ºC, bem frio e potencializado pelo vento apesar do céu super azul, limpo e nítido.
 

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

58 minutos atrás, Juzinho disse:

Mirante hoje está brilhando, surpresa mega positiva esse sol com o que parece que vai vingar, uma máxima sub 19.

 

As 15 h lá tínhamos 18,3 com 36% 

 

O Sesc como não é surpresa , devido ao vento continental , já teve uma pico com 20,6 graus e as 15 h em ponto tinha 19,5 graus com 41%.

 

Juzinho, o que explica o Mirante ter registrado uma tarde mais amena que Marsilac ? Qual o sentido disso ? Recebe mais ventos durante a advecção, talvez ?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

 

Juzinho, o que explica o Mirante ter registrado uma tarde mais amena que Marsilac ? Qual o sentido disso ? Recebe mais ventos durante a advecção, talvez ?

Renan, 

 

Creio ser normal em mps continentais, pela posição do Marsilac, mais perto do oceano se torna desfavorável nesse caso.

A mantiqueira passou pelo mesmo caso hoje, parte dela se deu mal na maxima, e outra mais interiorizada, se deu bem.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Renan, 

 

Creio ser normal em mps continentais, pela posição do Marsilac, mais perto do oceano se torna desfavorável nesse caso.

A mantiqueira passou pelo mesmo caso hoje, parte dela se deu mal na maxima, e outra mais interiorizada, se deu bem.

 

Não consigo me convencer dessa explicação, mas também não tenho argumentos para contrapor. Também não entendo como pode ter aquecimento adiabático naquele local (argumento usado em outra ocasião) pois o distrito como um todo fica em média entre 760 a 800 metros de altitude, além de ser cercado por verde.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, ricardosilva disse:

 

Não consigo me convencer dessa explicação, mas também não tenho argumentos para contrapor. Também não entendo como pode ter aquecimento adiabático naquele local (argumento usado em outra ocasião) pois o distrito como um todo fica em média entre 760 a 800 metros de altitude, além de ser cercado por verde.

É o que acho, não tenho certeza rsrs

O @Vinicius Lucyrio saberia explicar.

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, marinhonani disse:

Gabriel Cardoso,

a temperatura vai despencar no início da noite.

 

Essa estação da faz. Cambaú será que fica numa baixada:?

 

A estação do PNI/Itatiaia teve uma rajada de 73 km/h ás 14 h.

Nani,

Essa noite não deve ser das melhores, nem to criando expectativas nela😅.

Sobre a Cambaú, fica sim, só que os morros são completamente cobertos por vegetação, e a baixada da estação é muito estreita, creio que não seja um local muito bom para mínimas.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

Não consigo me convencer dessa explicação, mas também não tenho argumentos para contrapor. Também não entendo como pode ter aquecimento adiabático naquele local (argumento usado em outra ocasião) pois o distrito como um todo fica em média entre 760 a 800 metros de altitude, além de ser cercado por verde.

 

Agora, Gabriel Cardoso disse:

É o que acho, não tenho certeza rsrs

O @Vinicius Lucyrio saberia explicar.

 

Bom, eu tenho teorias que fazem algum sentido.

 

1 - No caso da Mantiqueira, existe o fator do levantamento de ar forçado pela serra que gera condensação da umidade a barlavento e continuidade do fluxo mais quente e seco a sotavento. E isso é simples de explicar: uma parcela úmida sobe, se expande e resfria a uma taxa de 6°C/km, enquanto que uma parcela seca desce, se contrai e se aquece a uma taxa de ~10°C/km. Essa diferença no lapse rate explica o aquecimento adiabático. Considerando elevações menores em relação ao topo da serra, obviamente o efeito adiabático se torna relativo. Normalmente os fluxos se dão de SW para NE, ou de S para N, ou de SE para NW, ficando Campos do Jordão a barlavento (com temperatura menor e umidade mais alta) e Maria da Fé a sotavendo (com temperatura maior e umidade mais baixa). Hoje temos vento de WNW, o que torna a parte interna da serra (me refiro ao sul de MG) a barlavento e CDJ a sotavento.

 

2 - No caso de São Paulo, o mesmo quadrante de vento, o ar frio está ingressando de WNW e não por via marítima ou SW como é mais típico. Nestes casos, creio, é possível observar regiões mais ao norte e centro da capital com temperaturas maiores, embora haja o efeito da Cantareira no aquecimento da cidade como um todo. Digamos que nestas situações, como a de hoje, o negócio fica mais "igualitário". É uma teoria, quem tiver outras ou quiser me refutar fique a vontade.

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom gente, só cuidado na hora de afirmar gosto pessoal botando city x city, nem sempre o argumento pode fazer sentido ou pegar bem kkkkkkkkkkkkk... mas não tenham medo de falar oq gostam!

No mais, 22,7°C 36% em Nova Trento, e ventos "fortes" de oeste atuando desde cedo, devido a um bom gradiente de temperatura e pressão entre o planalto e o litoral. É um dia bem interessante em comparação aos últimos aqui.

1610873909_Semttulo69.thumb.png.0d854fa99d7c44620beccf8d7938538f.png

 

Não sei se essa noite terei uma boa mínima, vai depender do vento acalmar em algum momento. Minha expectativa está na manhã de quarta/quinta, se tudo der certo vou atingir algum valor próximo de 6,X°C.

 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Tem gente que não gosta destas discussões, mas acho que quando elas não são resultantes de ofensa, deboche, ou frase mal-interpretada, e se quem estiver discutindo estiver se apoiando em informações verdadeiras, isso só gera mais conhecimento, pelo menos eu já aprendi muito sobre clima com isso.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Renan disse:

 

Juzinho, o que explica o Mirante ter registrado uma tarde mais amena que Marsilac ? Qual o sentido disso ? Recebe mais ventos durante a advecção, talvez ?

O Mirante é topasso, isso ajuda muito lá.

 

Eu ainda não conheço pessoalmente a região exata da estação de Marsilac (prometo que vou fazer isso pós pandemia), mas parece ser uma baixadinha.

Em dias de ventos Norte/Noroeste, a cidade tem uma enorme igualdade nas máximas, é só difere um pouco pela questão do relevo, diferente dos ventos Sul/Sudeste que sempre vai deixar a Zona Sul mais fria que outras regiões da cidade , independente se é topo ou baixada 

 

Edited by Juzinho
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Juzinho disse:

O Mirante é topasso, isso ajuda muito lá.

 

Eu ainda não conheço a região exata da estação de Marsilac (prometo que vou fazer isso pós pandemia), mas parece ser uma baixadinha.

Em dias de ventos Norte/Noroeste, a cidade tem uma enorme igualdade nas máximas, é só difere um pouco pela questão do relevo, diferente dos ventos Sul/Sudeste que sempre vai deixar a Zona Sul mais fria que outras regiões da cidade , independente se é topo ou baixada 

 

 

ESTAÇÃO FICA LOGO ALI, É UMA ÁREA RESERVADA DA SABESP....

 

SE O DONO DEIXAR, VOCÊ TIRA UMAS FOTOS PRA GENTE KKKKKKKKKK

 

002.thumb.png.724d6de27e1eb592920c4741338b1724.png

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.