Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2020


Recommended Posts

2 horas atrás, Jonatas Dias disse:

Mais um dia idêntico aos anteriores aqui na baixada fluminense, se não fossem essas lindas nuvens "enfeitando" o céu! 

IMG_20200430_152322233.jpg

IMG_20200430_152324148_BURST000_COVER_TOP.jpg

IMG_20200430_152358762.jpg

Jonatas Dias,

elas chegaram aqui também, deslocando de oeste, o vento também está de oeste.Como estava previsto deu uma boa esquentada hoje.O modelo Europeu indicando boa queda na temperatura na noite/próxima madrugada.

Edited by marinhonani
  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

57 minutos atrás, Wallace Rezende disse:

 

 

Depois de fazer algumas comparações, eu não considero mais válido este registro de 9,9ºc na convencional de Belo Horizonte em junho do ano passado, ocorrido numa massa de ar frio de fraca a moderada intensidade, que não trouxe marcas relevantes para junho em nenhum outro ponto da cidade.  Tudo indica que houve erro de observação (problema que não é raro em estações convencionais; mudanças de observador, mesmo que temporárias, como cobertura por falta, muitas vezes resultam em leituras erradas):

 

Segue abaixo um comparativo entre a mínima de 05 de junho e 07 de julho de 2019 em diversas estações de Belo Horizonte.  De todas elas, a que tem condições de urbanização mais parecidas com a convencional Inmet é a PWS Palmares (todas as outras ficam em ambientes menos urbanizados, e são menos afetadas pela ilha de calor).  Os dados contam a história...

 

E não se trata de troca de dados, pois a mínima de 9,9ºc foi divulgada no dia, e mesmo 10,4ºc (a mínima de julho, coerente com o histórico da estação) seria um valor baixo para a MP de junho no local.  É uma pena que convencional de BH não tenha uma automática ao lado, como acontece em SP, o que serve como controle de qualidade.

 

869033130_BHmin.png.3cca034c56f9f8a37573bdf83775cc0e.png

 

 

Abaixo, as mínimas absolutas de maio na automática da Pampulha (e o dia) desde o primeiro mês com dados (2007).  Será que 2020 vai quebrar esta sequência mais recente de mínimas altas, interrompida só em 2018?

 

1549186444_BHpamp.png.9d157cfe1c38f49377f705978c2039bd.png

Eu nunca confiei muito na medição da estação convencional para ser bem sincero. Mas a dinâmica climática da capital é bem complexa por estarmos em uma zona de transição, então qualquer ventinho pode mudar muita coisa de região pra região. 

 

Eu trabalho a 1,5km da estação convencional e lá é meu caminho todos os dias. No dia em que ela registrou 9,9°C e a Cercadinho 9,1°C, estava frio e ventando bastante na região centro-sul, trabalhamos até de luva naquele dia, pois estamos no último andar de um prédio a mais de 1000m de altitude. Pode ser que o ar mais frio naquele dia tenha sido bloqueado ao sul da cidade, o que faria bastante sentido analisando a localização de cada uma delas. 

 

Em contrapartida, há (muitos) dias em que o frio é bastante intenso de norte a sul e mesmo assim a convencional não registra sub 10°C. Podem ser por diversos fatores ou simples erro de medição. Deveriam ter mais estações pela cidade e região metropolitana, semelhante a SP, em que cada regional possui uma estação da CGE.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

O Europeu matou boa parte da máximas baixas no CO. Goiânia já vai quase trintar no dia 09. Não vai passar de um arranhão por lá, talvez nem isso.

 

Aqui pelo menos vai manter o padrão abaixo da média, mas não vejo chance nenhuma de baixar de 10ºC, ainda mais quando se coloca o quesito urbano nas mínimas.

 

Edited by Nowcasting
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Bruno D disse:

GFS 12z saindo mantendo a tendência de frio democrático para a primeira quinzena de Maio. A previsão projeta dois pulsos, o que entra entre os dias 05 e 06/05 que estamos comentando alguns dias, e outro entre os dias 11-12/05 que ajudaria manter as fortes anomalias negativas neste período. Por hora, os modelos vem indicando essa tendência de frio abrangente, mas sem ter aquela entrada poderosa, na primeira onda que levaria a  um frio poucas vezes visto em uma 1°quinzena de Maio. Mas a tendência é excelente, dois pulsos fortes para Maio, um na rabeira do outro, e inacreditavelmente amplos/democráticos. Confirmando está previsão, estaremos a poucos passos de ter um mês de Maio frio como poucas vezes vimos neste século. Os modelos de médio prazo vem confirmando está tendência, de mês bem abaixo da média, em amplas áreas de nosso país.

 

Na minha opinião continua muito bom, os ajustes estão ocorrendo e seguirão em andamento até poucos dias do evento, podem ocorrer incrementos ou cortes do frio, mas já temos o esperado consenso de que ele vem mesmo. 

 

Soluções extremas de frio devem sempre ser postadas a título de curiosidade mesmo, pois são muito raras para se tornarem reais como os modelos mostram muitas vezes. Não há a necessidade de se decepcionar caso o que venha não seja o que era mostrado no início, o importante é a tendência concretizada do frio forte e amplo para a época. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Agora, Renan disse:

 

Na minha opinião continua muito bom, os ajustes estão ocorrendo e seguirão em andamento até poucos dias do evento, podem ocorrer incrementos ou cortes do frio, mas já temos o esperado consenso de que ele vem mesmo. 

 

Soluções extremas de frio devem sempre ser postadas a título de curiosidade mesmo, pois são muito raras para se tornarem reais como os modelos mostram muitas vezes. Não há a necessidade de se decepcionar caso o que venha não seja o que era mostrado no início, o importante é a tendência concretizada do frio forte e amplo para a época. 

Vc falou q ia postar os mapas e fazer um prognóstico ...estou esperando hehe .

O Vini ainda não arriscou a fazer um kkk.

 

Sinto falta disso aqui , antes tínhamos vários que faziam diariamente ...

Edited by Juzinho
  • Like 2
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Juzinho disse:

Vc falou q ia postar os mapas e fazer um prognóstico ...estou esperando hehe .

O Vini ainda não arriscou a fazer um kkk.

 

Sinto falta disso aqui , antes tínhamos vários que faziam diariamente ...

 

Ele me disse que vai fazer na Segunda-feira, quando tiver mais certeza do que vem por aí, hehehehe.

  • Like 2
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

E hoje a chuva realmente retornou aqui na cidade, indo para o trabalho já reparei a diferença nos céus, depois de tempos sem uma nuvem decente sequer, hoje trovoadas e chuva forte após uma máxima de 29°C e dia ensolarado, dava até angustia. Fui olhar no radar e é a única CB em quilômetros e fomos sorteados, melhor coisa em meses. O clima aqui no nordeste (planalto norte) de SC tá um tédio e tá tudo tão seco...

Screenshot_45.png

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

O Europeu 12z veio muito bom para o frio no sul e sudeste, mas ainda vem insistindo num cenário com uma friagem mais limitada em comparação com o que o GFS vem propondo. O interessante de hoje é que ele intensificou o ciclone, se aproximando dos quadros que o GFS propôs ontem. 

Cenários ainda bem incertos, a certeza por hora, é que o frio mais significativo do ano está a caminho.

 

O Europeu também vêm reforçando o frio para esse final de semana, aponta para São Paulo mínimas entorno de 11/12°C por 2 dias seguidos, e para a MP da próxima semana grande possibilidade de Sub 10°C no Mirante.

 

Para ilustrar o Europeu de hoje:

 

oAAC59eq8JUzAzWE47CSGyR4GzJ0sP7MjHVaP7VW1Fq2dV-SBrGC4lZ72GnH3Z7I8hKI1OVnHJKX4lEH6TrhVlH6qDyxedKCkqDUftRifFW_3HHReOrQW46QGTSqXwDLnZwjfGe4

  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Eu nunca confiei muito na medição da estação convencional para ser bem sincero. Mas a dinâmica climática da capital é bem complexa por estarmos em uma zona de transição, então qualquer ventinho pode mudar muita coisa de região pra região. 

 

Eu trabalho a 1,5km da estação convencional e lá é meu caminho todos os dias. No dia em que ela registrou 9,9°C e a Cercadinho 9,1°C, estava frio e ventando bastante na região centro-sul, trabalhamos até de luva naquele dia, pois estamos no último andar de um prédio a mais de 1000m de altitude. Pode ser que o ar mais frio naquele dia tenha sido bloqueado ao sul da cidade, o que faria bastante sentido analisando a localização de cada uma delas. 

 

Em contrapartida, há (muitos) dias em que o frio é bastante intenso de norte a sul e mesmo assim a convencional não registra sub 10°C. Podem ser por diversos fatores ou simples erro de medição. Deveriam ter mais estações pela cidade e região metropolitana, semelhante a SP, em que cada regional possui uma estação da CGE.

RafaelBHZ,

a prefeitura de BH poderia bancar estações meteorológicas, já possui uma boa rede de pluviômetros,pela grande porte de BH, grande arrecadação de impostos municipais(IPTU, ISS).

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Agora, CloudCb disse:

Há uma LI atuando, entre Mossoró (RN) e Patos (PB).

Screenshot_20200430-180010.thumb.png.8171b6fc670eca3af68b4d6fa5cae285.png

 

Não tenho certeza se ela vai me atingir. Caso caia algo, oficialmente já será chuva do mês de maio.

Belíssima linha de tempestade ...

É incrível como um ano mais frio , trás mais chuva ao Nordeste Brasileiro .

É uma alegria dupla .

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde BAZianos.

 

Hoje a temperatura variou entre 14,5˚C e 26,0˚C. A maior máxima em quinze dias. Aliás abril se caracterizou pelas máximas baixas. Enquanto as máximas esperadas rondam entre 25 e 26 graus neste mês, em apenas oito dias as temperaturas ultrapassaram os 25 graus.

O mês fecha com:

 

Alphaville JF: 22˚S, 900m 

média Tn  15,5˚C

média Tx   23,6˚C

est     Tm   18,5˚C

Extremos: 12,9˚C e 28,7˚C. Desde o dia 20/2/20 a temperatura não ultrapassa os 30˚C

 

Anomalia negativa de Tm de cerca de 1 grau. Aliás, este é o terceiro mês consecutivo com esta anomalia negativa de 1 grau!

 

Que venha maio com suas erupções polares!

 

No momento, céu claro com algumas nuvens altas, 21,0˚C, UR 64% (18h10min)

 

Edited by sjmolive
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje terminando o mês e eu to com sentimento de neutralidade em relação a esse abril. Terminando com uma anomalia negativa significativa, porém com precipitação acumulada irrisória.

 

Média de abril de 2020:

14,5°C (-1,3)

27,9°C (-0,7)

9,0 mm (-68mm)

 

Enfim, talvez se tivéssemos mais chuva a anomalia das mínimas não seria tão significativa assim. Acho que no fim foi um ótimo mês de abril. 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Bruno D disse:

O Europeu 12z veio muito bom para o frio no sul e sudeste, mas ainda vem insistindo num cenário com uma friagem mais limitada em comparação com o que o GFS vem propondo. O interessante de hoje é que ele intensificou o ciclone, se aproximando dos quadros que o GFS propôs ontem. 

Cenários ainda bem incertos, a certeza por hora, é que o frio mais significativo do ano está a caminho.

 

O Europeu também vêm reforçando o frio para esse final de semana, aponta para São Paulo mínimas entorno de 11/12°C por 2 dias seguidos, e para a MP da próxima semana grande possibilidade de Sub 10°C no Mirante.

 

Para ilustrar o Europeu de hoje:

 

oAAC59eq8JUzAzWE47CSGyR4GzJ0sP7MjHVaP7VW1Fq2dV-SBrGC4lZ72GnH3Z7I8hKI1OVnHJKX4lEH6TrhVlH6qDyxedKCkqDUftRifFW_3HHReOrQW46QGTSqXwDLnZwjfGe4

 

E pelo Ensemble do Europeu já existe a possibilidade de outra massa polar bem forte entre 13/14/15 de maio. Creio que a previsão do CFS de anomalia negativa forte no Centro-Sul do Brasil será facilmente concretizada.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, LucasFSopranos disse:

 

E pelo Ensemble do Europeu já existe a possibilidade de outra massa polar bem forte entre 13/14/15 de maio. Creio que a previsão do CFS de anomalia negativa forte no Centro-Sul do Brasil será facilmente concretizada.

Quando aparece esse monte de ar polar na previsão uma atrás da outra ...geralmente com o tempo a previsão muda para um bloqueio em pelo menos 1 dela ...

Isso eu estou reparando há um tempo já.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

A cidade de São Paulo teve um calorzinho hoje.

O dia todo foi marcado pela presença de nuvens altas (Cirrus e cirrostratus) no céu.

Os ventos foram continentais, fracos a moderados, de ONO a NO.

 

Mirante: 16,6°C / 27,2°C

SESC: 15,2°C / 28,3°C

IAG: 13,2°C / 27,6°C

 

Este mês de abril termina com apenas 7,4 mm na estação automática do Mirante de Santana.

A última chuva razoável foi de 6,8 mm no dia 3, há 27 dias.

Isto depois de um mês de março também bem abaixo da média, com 69,4 mm.

 

Meses de abril mais secos do que este, no Mirante, desde 1961:

0,0 mm (1978)

2,4 mm (2016)

6,3 mm (2000)

 

Médias 1991-2020 (Mirante):

Março: 223,7 mm

Abril: 84,4 mm

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Boa noite à todos...

As queimadas não param por aki.

Hoje no final da tarde, novos incêndios tiveram início numa ampla área de matagal ao norte.

1588282763856.thumb.jpg.be24c5dcbf32052b016b1e16a7680664.jpg1588282731163.thumb.jpg.7c68648e1329b7b4aeb05dac05db48bd.jpg

Sensacionais não chover nas próximas horas, algo que provavelmente não irá acontecer, o ar estará irrespirável ao amanhecer. 

Já estava muito ruim devido à poeira e à poluição...agora, então....

  • Like 2
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Dois pekenos blocos com formações Cumulonimbus apareciam no setor sul ao entardecer. 

1588282819718.thumb.jpg.51dbcb9335337f80016e3857c0b15f57.jpg1588282790890.thumb.jpg.70adcb03b00910fd15a213e1022e4d3d.jpg

Pelas imagens de satélite e radar deu para estimar a distância em cerca de 80 km sentido SW, na divisa com o estado catarinense. 1588283311203.thumb.jpg.e64467e399490c27a13584f9d9a36fa4.jpg1588283062630.thumb.jpg.52c79cc096387e18150afc8a729e2b9c.jpg

Infelizmente a chance de acontecer alguma precipitação aki na região é pekena. Espero estar enganado..

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Aldo Santos disse:

A cidade de São Paulo teve um calorzinho hoje.

O dia todo foi marcado pela presença de nuvens altas (Cirrus e cirrostratus) no céu.

Os ventos foram continentais, fracos a moderados, de ONO a NO.

 

Mirante: 16,6°C / 27,2°C

SESC: 15,2°C / 28,3°C

IAG: 13,2°C / 27,6°C

 

Este mês de abril termina com apenas 7,4 mm na estação automática do Mirante de Santana.

A última chuva razoável foi de 6,8 mm no dia 3, há 27 dias.

Isto depois de um mês de março também bem abaixo da média, com 69,4 mm.

 

Meses de abril mais secos do que este, no Mirante, desde 1961:

0,0 mm (1978)

2,4 mm (2016)

6,3 mm (2000)

 

Médias 1991-2020 (Mirante):

Março: 223,7 mm

Abril: 84,4 mm

 

 

Sem qualquer afirmação científica, mas pode ser que meses de Abril extremamente secos em São Paulo, estejam associados a Outonos-invernos mais frios, ou com eventos invernais bem demarcados.

2016,2000 e 1978 ao menos instigam essa suposição, espero que 2020 instigue ainda mais essa tendência. Não sei se tem alguma correlação mais científica/confirmada na histórica climatologica moderna da cidade, vou dar uma olhada com base no mirante, para vê se tem uma correlação maior. 😅

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Dois pekenos blocos com formações Cumulonimbus apareciam no setor sul ao entardecer. 

1588282819718.thumb.jpg.51dbcb9335337f80016e3857c0b15f57.jpg1588282790890.thumb.jpg.70adcb03b00910fd15a213e1022e4d3d.jpg

Pelas imagens de satélite e radar deu para estimar a distância em cerca de 80 km sentido SW, na divisa com o estado catarinense. 1588283311203.thumb.jpg.e64467e399490c27a13584f9d9a36fa4.jpg1588283062630.thumb.jpg.52c79cc096387e18150afc8a729e2b9c.jpg

Infelizmente a chance de acontecer alguma precipitação aki na região é pekena. Espero estar enganado..

passou bem aqui em cima, deu algumas trovoadas e chuva forte, tava com uma sdds....

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, Bruno D disse:

 

Sem qualquer afirmação científica, mas pode ser que meses de Abril extremamente secos em São Paulo, estejam associados a Outonos-invernos mais frios, ou com eventos invernais bem demarcados.

2016,2000 e 1978 ao menos instigam essa suposição, espero que 2020 instigue ainda mais essa tendência. Não sei se tem alguma correlação mais científica/confirmada na histórica climatologica moderna da cidade, vou dar uma olhada com base no mirante, para vê se tem uma correlação maior. 😅

Eu estava achando isso , até olhar o ano de 1978 , vendo o histórico de  Congonhas no Tutiempo e lembrando q a ilha de calor aquela época era bem menor , teve um mês de Maio bom , e o trimestre JJA bem fraco para as médias da época .

Mas vou me apegar aos anos 2000 e 2016 para amaciar o meu ego kkkk

  • Like 1
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Juzinho disse:

Eu estava achando isso , até olhar o ano de 1978 , vendo o histórico de  Congonhas no Tutiempo e lembrando q a ilha de calor aquela época era bem menor , teve um mês de Maio bom , e o trimestre JJA bem fraco para as médias da época .

Mas vou me apegar aos anos 2000 e 2016 para amaciar o meu ego kkkk

 

O mês de Julho foi quente para os padrões da época. Mas o outono foi bem frio, e Agosto teve eventos interessantes de Frio.

 

Mas isso de Abril seco estar associado a Outono-Invernos mais frios, não deve ter grande correlação, ao menos pelo o que eu andei olhando por cima. Anos que somam-se a 2000, 2016 e talvez 1978 nessa tendência são: 1999, 1985 e 1975 com 35,8mm, 31,4mm e 24,3mm respectivamente acumulados em Abril no Mirante. Mas no geral não deve existir grandes correlações, na história mais recente por exemplo, em anos com bons eventos de Frio no inverno como 2013 e 2011, acumularam respectivamente 70,7mm e 133mm de chuva em Abril.

Edited by Bruno D
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Daniel Lisboa disse:

O Europeu aumentou o frio? Tempo.com prevendo 5c pra SP. Que barbaridade é essa? 

 

pra cá (POA, logo o RS todo tbm) aumentou bastante. Ontem mostrava uma MP mais úmida, máximas baixas e mínimas em torno de 11-12 pra POA no auge do frio.

Agora mostra uma MP mais seca, mínimas de 6-7 pra POA, e pra fechar com chave de ouro o frio persiste de sexta em diante. Antes aqueceria mais rápido.

 

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o ultimo dia quente, finalmente foi aberta a porteira para a parte fria do outono por aqui. Agora estou sob efeito do ramo marítimo proveniente da mp que afeta o RS, temperatura e ponto de orvalho caindo juntos.

40B98C94-FDD1-4699-9593-0DFBAC43B50A.thumb.jpeg.2beb59e6677eb771212cc504278bc872.jpeg
 

Eis a imagem que representa esta bela virada:

C6E6B032-E4AA-44C4-AB6E-16A7CEC625C3.jpeg.1c49751785479501c7a1df94e943ecfe.jpeg
 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

O possível segundo pulso gelando o Cone Sul no GFS 18z:

 

Tarde do dia 13/05

1ofXXsLVYVODP4kctMnROubEobCIrEUoFegvuk80yk5_G79Ntf678FdnhnG7rTkP_AccP93VOQ3VUAwVXxHVVRWyb_D4jZrKKf5cBFUgPtC9tkH5jnsHiRaeDDmZzeOr47Ks1tSO

 

Manhã do dia 15/05

tE-gI0VncCSA38Hbxxyyq_SbjS0cveOTHeJnkclYrdJZv99ig2l0rPRpqxCeyYkvFubXPyEBpbzcsYJPxavmsWKY_AVtMT3bNY3r-TGyFVylgcKkdRa22NP6cm043VsB6607-_03

 

GFS continua insistindo no segundo pulso, outros modelos de médio prazo também afirmam a tendência. E tanto o primeiro, já sendo confirmado pra depois do dia 05/05 e o segundo para depois do dia 11/05, permanecem na tendência de serem amplos e democráticos pelo Americano. 

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

A rodada GFS 18Z não foi tão boa, mas olhando pelo Ensemble parece ser uma rodada isolada. E a diferença de ontem para hoje é que ela retirou boa parte daquela nebulosidade que eu havia falado ontem. Segue a expectativa por um MP bem forte no inicio de maio:

 

image.png.2db0dc816246d3407c329d92a400d678.png

Edited by LucasFSopranos
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

 

Na minha opinião continua muito bom, os ajustes estão ocorrendo e seguirão em andamento até poucos dias do evento, podem ocorrer incrementos ou cortes do frio, mas já temos o esperado consenso de que ele vem mesmo. 

 

Soluções extremas de frio devem sempre ser postadas a título de curiosidade mesmo, pois são muito raras para se tornarem reais como os modelos mostram muitas vezes. Não há a necessidade de se decepcionar caso o que venha não seja o que era mostrado no início, o importante é a tendência concretizada do frio forte e amplo para a época. 

Concordo... Mas é dose pra elefante!

Acompanhamos as "possibilidades" sugeridas. Não é loucura, acreditar.. nem q seja por um curto espaço de tempo.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Bruno D disse:

O possível segundo pulso gelando o Cone Sul no GFS 18z:

 

Tarde do dia 13/05

1ofXXsLVYVODP4kctMnROubEobCIrEUoFegvuk80yk5_G79Ntf678FdnhnG7rTkP_AccP93VOQ3VUAwVXxHVVRWyb_D4jZrKKf5cBFUgPtC9tkH5jnsHiRaeDDmZzeOr47Ks1tSO

 

Manhã do dia 15/05

tE-gI0VncCSA38Hbxxyyq_SbjS0cveOTHeJnkclYrdJZv99ig2l0rPRpqxCeyYkvFubXPyEBpbzcsYJPxavmsWKY_AVtMT3bNY3r-TGyFVylgcKkdRa22NP6cm043VsB6607-_03

 

GFS continua insistindo no segundo pulso, outros modelos de médio prazo também afirmam a tendência. E tanto o primeiro, já sendo confirmado pra depois do dia 05/05 e o segundo para depois do dia 11/05, permanecem na tendência de serem amplos e democráticos pelo Americano. 

Mais uma vez fora de base, isso daria menos de 15 C à tarde em Cuiabá, e até em Barra dom Garças, onde sequer há registro para
às 18 h UTC, tendo como base Aragarças, Primavera teria no dia 13 o aniversário mais frio de sua história, tendo que cancelar as celebrações, que já devem estar canceladas por causa do coronavírus, bom, este mês de abril é o primeiro que passa de 100 páginas, há tempos não havia tanto movimento, certamente por causa desse frio já no começo de maio.  

Edited by Leandro Leite
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Previsão do ACCUWEATHER para Araçatuba-SP.

Aqui em Bonifácio a posição é quase a mesma.

 

864809612_Screenshot_20200430-210651_SamsungInternet.thumb.jpg.74c4febfd3635315475176b35aa76a1c.jpg

 

Vem algo muito significativo por aí. Acredito em geada e pelo menos 4 mínimas de 1 dígito.

 

EDITADO: ESSA PROJEÇÃO ACABOU DE SER INSERIDA. DEVEM AJUSTAR, ESPECIALMENTE AS MÁXIMAS, QUE DEVE FICAR NO MAXIMO EM 20/21 GRAUS.

 

 

Edited by Maicon
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, CloudCb disse:

Há uma LI atuando, entre Mossoró (RN) e Patos (PB).

Screenshot_20200430-180010.thumb.png.8171b6fc670eca3af68b4d6fa5cae285.png

 

Não tenho certeza se ela vai me atingir. Caso caia algo, oficialmente já será chuva do mês de maio.

 

Essa linha vista de Messias Targino, no RN. Foto de Thiago Matos.

received_279140989758676.thumb.jpeg.018fbe408072cec17c175a4ab25475d8.jpeg

 

Aqui em Pombal tenho chuva fraca desde 19:50, aprox.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

 

4 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Eu nunca confiei muito na medição da estação convencional para ser bem sincero. Mas a dinâmica climática da capital é bem complexa por estarmos em uma zona de transição, então qualquer ventinho pode mudar muita coisa de região pra região. 

 

Eu trabalho a 1,5km da estação convencional e lá é meu caminho todos os dias. No dia em que ela registrou 9,9°C e a Cercadinho 9,1°C, estava frio e ventando bastante na região centro-sul, trabalhamos até de luva naquele dia, pois estamos no último andar de um prédio a mais de 1000m de altitude. Pode ser que o ar mais frio naquele dia tenha sido bloqueado ao sul da cidade, o que faria bastante sentido analisando a localização de cada uma delas. 

 

Em contrapartida, há (muitos) dias em que o frio é bastante intenso de norte a sul e mesmo assim a convencional não registra sub 10°C. Podem ser por diversos fatores ou simples erro de medição. Deveriam ter mais estações pela cidade e região metropolitana, semelhante a SP, em que cada regional possui uma estação da CGE.

 

Essa estação, realmente, registra valores "estranhos" alguns dias, seja para mais ou para menos. Já vi ela batendo de frente com o Cercadinho, assim como já vi ela apanhar feio (mais que o normal) pra Pampulha, hehe.

 

Você conhece a praça da Usiminas, uma baixada bem próxima do INMET Pampulha? Nessa onda de frio, no dia mais frio, vou tentar (de moto) ir lá pra registrar a temperatura de manhã cedo. Sempre passo por lá e é incrível como o ar gelado é drenado para aquela região, tanto pelo fato de ser uma baixada como pela extensa mata da UFMG, que contorna a região. O lugar é um gelo!

 

Ligeiro aquecimento em BH hoje, que teve sol e 15/27 graus no inmet Sto Agostinho. Agora (21h20), 18ºC.

Edited by LeoP
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Maicon disse:

Previsão do ACCUWEATHER para Araçatuba-SP.

Aqui em Bonifácio a posição é quase a mesma.

 

864809612_Screenshot_20200430-210651_SamsungInternet.thumb.jpg.74c4febfd3635315475176b35aa76a1c.jpg

 

Vem algo muito significativo por aí. Acredito em geada e pelo menos 4 mínimas de 1 dígito.

 

EDITADO: ESSA PROJEÇÃO ACABOU DE SER INSERIDA. DEVEM AJUSTAR, ESPECIALMENTE AS MÁXIMAS, QUE DEVE FICAR NO MAXIMO EM 20/21 GRAUS.

 

 

 

Quanto é a mínima absoluta média de Maio para a primeira região? E da primeira quinzena?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Hoje tivemos outro dia ensolarado em Buenos Aires, com temperaturas típicas de outono. A mínima foi novamente de 11,4°C e a máxima nao passou de 22,5°C.
 

Agora temos céu limpo, 16,1°C, URA de 75%, vento leste a 3 km/h e pressao de 1.017,8 hpa.

 

Para amanha, a previsao é de sol e céu parcialmente nublado, com temperatura entre 12°C e 22°C. O sol nasce às 7h29 e se poe às 18h10.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Nessa MP que entrou ontem à noite, considerando que a FF dela ficou milênios bloqueada, POA (e pelo visto todo o RS, do centro pro sul do estado) até que está se saindo bem.

Variamos de 13,3 °C a  25,2 °C. O dia foi de céu azul, sem um risco de nuvem. À noite já temos algumas MM's aparecendo, que espero que não estraguem a mínima já que é promissor o cenário.

Seguiremos com muitas madrugadas ótimas até o Megazord Polar da próxima semana. Até lá, chance de resfriamento adicional no sábado. Que outono lindo!

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Eclipse disse:

Nessa MP que entrou ontem à noite, considerando que a FF dela ficou milênios bloqueada, POA (e pelo visto todo o RS, do centro pro sul do estado) até que está se saindo bem.

Variamos de 13,3 °C a  25,2 °C. O dia foi de céu azul, sem um risco de nuvem. À noite já temos algumas MM's aparecendo, que espero que não estraguem a mínima já que é promissor o cenário.

Seguiremos com muitas madrugadas ótimas até o Megazord Polar da próxima semana. Até lá, chance de resfriamento adicional no sábado. Que outono lindo!

Já tem baixada serrana no nordeste do estado marcando 4°C. Pra um mini evento está ótimo... e o melhor está por vir.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Maicon disse:

DIA DA INCURSÃO DO AR FRIO.

 

PELO GFS.

 

MANHÃ DIA 7, TODO SUL COM POSSIBILIDADE DE GEADA.

 

Screenshot_20200430-224005.thumb.jpg.b87336c601e619b4958da37afc073afc.jpg

 

TARDE DESTE DIA AR FRIO ENTRA COM FORÇA NO SUDESTE, E A PROJEÇÃO É DE MÁXIMAS SUB-20 ATÉ DIVISAS DE MINAS COM SP E NO LESTE DO MS.

 

Screenshot_20200430-224027.thumb.jpg.4e4e1967e8055c2a99d245814762f9bf.jpg

Tem como você passar o link desses mapas por favor?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Moretão disse:

 

Quanto é a mínima absoluta média de Maio para a primeira região? E da primeira quinzena?

 

TENHO INMET BONIFÁCIO (desde 2007 - Outubro).

 

Segue mínimas absolutas de primeira quinzena de maio/absoluta de maio.

 

2007 --- xxx

2008 --- 7.9°C / Idem

2009 --- 13.1°C / 8.8°C

2010 --- 10.7°C / 6.9°C (com 6 sub-10 neste período)

2011 --- 9.9°C / 7.0°C

2012 --- 7.6°C / Idem

2013 --- 7.4°C / Idem

2014 --- 13.5°C / 7.2°C

2015 --- 11.8°C / 10.7°C

2016 --- 7.6°C / 10.7°C

2017 --- 12.3°C / 15.3°C (tenebroso esse Maio!)

 

2018 e 2019 não fiz ainda a tabulação.

 

 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Boa noite grupo!

Aqui agora faz 18,5ºC, aparentemente um pouco mais quente que ontem, quase sem vento. Hoje Amanheceu com 14,9ºC (às 05:50), em Promissão bateu 15ºC (Ciiagro) Borborema 10,8ºC (Ciiagro) e Lins 16ºC (INMet).  A promessa fica por conta da próxima incursão polar que, ao que tudo indica, será muito democrática.

Bom, e assim mais um mês termina, e até que em relação às Tmín o mês foi bom, ficando abaixo da média. O problema fica em razão dos baixos volumes de chuva generalizados em boa parte do centro-sul e região Sul do Brasil. Na automática do Mirante do Santana acumulou 7,4mm (82mm de média), sendo o 2º mais seco em 14 anos, desde que entrou em operação a estação. Engraçado que no mês passado Bauru IPMet teve o março mais seco desde 2001 quando começou as medições, com 14,7mm

Posteriormente vou postar alguns dados que acompanho no outro tópico "Resumos Climáticos" (TºC e Prec.), mas por hora o que tivemos de chuva aqui no interior de SP foi isso:

image.thumb.png.ddcd664efcd24baca1d0c090c0cda504.png

 

Foram 2FF que garantiram alguns acumulados significativos na primeira quinzena, mas que diluídos pelo mês todo acabam sendo bem insuficientes. Já é o 2º mês com chuvas bem abaixo da média em boa parte de SP. Será que teremos uma compensação com um inverno mais chuvoso que o normal (a moda 2009)? Tomara!!:D

 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.