Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2020


Recommended Posts

Parciais de Fevereiro - Primeira Quinzena (Lins e Bacuriti)
image.png.d82e04a54090c57768f732cb27b0ee69.png

Lins costuma ser mais quente que Bacuriti pela concentração urbana, hoje a Tmáx lá foi de 35ºC. De longe o dia mais quente de Fevereiro. A Tmáx média está 1,4ºC abaixo da normal climatógica (31,8ºC), enquanto a Tmín média com 0,4ºC positivo (20,4ºC). O índice pluviométrico foi de 153,4mm em Bacuriti e 145,2mm em Lins. Apesar de hoje ter sido quente, no geral o mês tem tido boas chuvas e temperaturas bem comportadas, espero que a próxima quinzena não descambe toda essa conquista dos primeiros 15 dias..

Obs: não coloquei os dados de temperatura de Bacuriti pq eu não tenho precisão de máx e mín, uma vez que é um simples termômetro que fica no quintal e faço a leitura de forma manual, e daí sempre perco os valores absolutos. Sobre a precipitação, segue a regra do INMet 10/10UTC, chuva do dia 31 de janeiro entrou para o dia 1º de fevereiro, aqui segue a minha regra que é 00:00/23:59 horário de Brasília, chuva que cai hoje pertence à hoje.   

Edited by Lucas Centurion
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Just now, Felipe F said:

Outros acumulados significativos registrados nesta semana nas estações Cooxupé.

 

Alto Paranaíba:

101,2 mm em Rio Paranaíba - 12/02

135,6 mm em Monte Carmelo - 13/02

 

Sul de Minas:

159,2 mm em Campo Gerais - 11/02

162,4 mm em Alfenas - 11/02

 

Só chuvão aí no sul de minas. Impressionante! Tomara que Furnas dê uma reagida.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui no RS, até mesmo em anos ruins, geralmente aparece uma FF generosa na última semana de fevereiro.

Tbm, mesmo em anos ruins, março é bem diferente de janeiro e fevereiro, principalmente no comportamento das máximas. Longas sequências de 32 C pra cima costumam ficar pra segunda quinzena de dezembro e os meses de J e F.

O que costuma manter março com traços de verão climático por aqui é a persistência de mínimas altas, porém as primeiras incursões que trazem madrugadas até a faixa de 13 C voltam a ter maior frequência.

Mas, no geral, em quase todos os anos em POA há uma clara mudança de padrão que se inicia na última semana de fevereiro, de forma tímida, por mais podre que tenha sido DJF. 

As grandes excessões que lembro agora talvez foram Março 2002 e Abril 2018. Ambos com cara de Janeiro.

Abril 2016 foi ruim na segunda e terceira semanas. Abril 18 foi todo ruim, cara de auge de verão mesmo. 

 

O interessante dessa história toda é que ter março e abril bons não é sinal de inverno bom aqui no RS.

 

2002 teve um março podre, mas um ótimo inverno.

 

2016 teve um fevereiro horrível sem alívio nem na última semana . Depois, aquela onda de calor em abril, fechando o segundo abril mais quente de POA. Porém, foi o melhor inverno da década em duração e intensidade (da última semana de abril com MPs relevantes primavera adentro, e frio extremo em junho)

 

2018 teve o abril mais quente da história de POA e depois frio constante e bom da segunda quinzena de maio até o fim de agosto.

 

Enquanto que 2015 teve um marco e abril bons, e todos lembramos do que veio depois.

 

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Just now, Eclipse said:

Aqui no RS, até mesmo em anos ruins, geralmente aparece uma FF generosa na última semana de fevereiro.

Tbm, mesmo em anos ruins, março é bem diferente de janeiro e fevereiro, principalmente no comportamento das máximas. Longas sequências de 32 C pra cima costumam ficar pra segunda quinzena de dezembro e os meses de J e F.

O que costuma manter março com traços de verão climático por aqui é a persistência de mínimas altas, porém as primeiras incursões que trazem madrugadas até a faixa de 13 C voltam a ter maior frequência.

Mas, no geral, em quase todos os anos em POA há uma clara mudança de padrão que se inicia na última semana de fevereiro, de forma tímida, por mais podre que tenha sido DJF. 

As grandes excessões que lembro agora talvez foram Março 2002 e Abril 2018. Ambos com cara de Janeiro.

Abril 2016 foi ruim na segunda e terceira semanas. Abril 18 foi todo ruim, cara de auge de verão mesmo. 

 

 

 

 

 

Nessa discussão de verão/outono climático seria interessante pegar os dados de março (primeira e segunda quinzena) de várias estações no Sul do Brasil e fazer um compilado das temperaturas máximas e mínimas, daí daria para ter uma boa noção mesmo de quando acaba o verão e começa o outono. Já aqui no interior de SP pra ser sincero não percebo nenhuma diferença, mas lembro que abril já começa a ter mínimas mais baixas apesar das máximas. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Considerando os anos em que março foi o mês mais quente no século XXI; Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro seguiram exatamente o mesmo padrão, ou seja: 2002, 2007 e 2018.  Se vê que março ser o mês mais quente da temporada não é “o esperado”, mas também está longe de ser excepcional nestas cidades, acontece de vez em quando.  Torcendo para 2020 não engrossar esta lista.

 

Já em Porto Alegre, março foi o mês mais quente do ano apenas em 2002 no século atual (pela maior latitude, é mais difícil de acontecer, faz sentido), com 25,9ºc de compensada.  Não custa lembrar o longínquo março de 1926, quando segundo um relatório antigo que consultei (e foi postado neste fórum em outro tópico) várias estações no interior do RS registraram recorde de média das máximas (superando as maiores médias de DJF no século XX em várias estações), uma bizarrice das maiores.

 

2001/2002

 

Curitiba:

d: 20,2ºc

J: 21,2ºc

F: 20,6ºc

M: 22,3ºc

 

São Paulo:

d: 21.7ºc

J: 22,8ºc

F: 21,8ºc

M: 24,1ºc

 

Rio de Janeiro/Galeão:

d: 25,5ºc

J: 26,8ºc

F: 26ºc

M: 27,4ºc

 

2006/2007:

 

Curitiba:

d: 21,2ºc

J: 21,4ºc

F: 21,6ºc

M: 22,6ºc

 

São Paulo:

d: 22,7ºc

J: 22,8ºc

F: 23,7ºc

M: 24,1ºc

 

Rio de Janeiro/Galeão:

d: 26,8ºc

J: 26ºc

F: 27,5ºc

M: 27,9ºc

 

2017/2018:

 

Curitiba:

d: 20,6ºc

J: 20,9ºc

F: 20ºc

M: 21,5ºc

 

São Paulo:

d: 22,9ºc

J: 23ºc

F: 22,5ºc

M: 23,8ºc

 

Rio de Janeiro/Galeão:

d: 26,4ºc

J: 27,4ºc

F: 26,5ºc

M: 27,5ºc

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

Nessa discussão de verão/outono climático seria interessante pegar os dados de março (primeira e segunda quinzena) de várias estações no Sul do Brasil e fazer um compilado das temperaturas máximas e mínimas, daí daria para ter uma boa noção mesmo de quando acaba o verão e começa o outono. Já aqui no interior de SP pra ser sincero não percebo nenhuma diferença, mas lembro que abril já começa a ter mínimas mais baixas apesar das máximas. 

No Sul do Rio Grande do Sul muda de uma maneira bem perceptível, nas outras regiões nem tanto. Quando digo que muda padrão não estou dizendo que não irá fazer calor, faz calor em Junho e Julho nao iria fazer em março ? Agora não de maneira sequencial como no período em dezembro e fevereiro.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

41 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Não meu querido... Março tem uma dinâmica diferente de Dezembro, Janeiro e Fevereiro que são os meses de verão.. Por motivos óbvios que não preciso explicar porque tu deve saber....

O verão de Curitiba se seguisse a normal climatológica já seria muito bom, no mês de março ele cai quase um grau em relação ao mês anterior que é esse que estamos vivendo 

Como é que não há mudança de padrão ???

Isso não è opinião e fatos...

Agora não use uma exceção para justificar a regra, por mais que nos tempos bizarros de aquecimento global a gente esta vivendo uma bagunça climatológica sempre com desvios positivos, mas mesmo assim, você querer jogar o mês de março na mesma panela de dezembro a janeiro e fevereiro é uma completa ignorância !!!

Talvez aí na região sudeste não tem mudança de padrão aqui na região Sul tem

 

Acho que você interpretou minha mensagem de forma errada e então me respondeu de forma agressiva e desnecessária, por isso eu disse logo no início "não estou querendo provocar", mas sim entender a sua mensagem, mas enfim. Eu não falei que Março tem a mesma dinâmica de DJF, com certeza já ocorrem mudanças, principalmente aí no Sul. Mas eu também não acho que o verão climático "acaba" daqui a 15 dias exclusivamente porque mudamos para Março. Na verdade, nós precisamos dessas definições para ter alguma forma de contar os dias das estações, mas como sabemos, os padrões atmosféricos gerais não obedecem de forma rigorosa o calendário. 

 

Além disso, como muitos aqui já alertaram, cuidado com as expectativas em relação a Março e Abril, hehehe.

 

Enfim, eu entendi o que você quis dizer, embora nesse caso, se é para se fixar em uma data, eu prefira ficar com a data do fim do verão astronômico, marcado para o dia 20 de Março. Cada um com sua data, e sejamos felizes. 

 

#PAZ

Edited by Renan
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

No Sul do Rio Grande do Sul muda de uma maneira bem perceptível, nas outras regiões nem tanto. Quando digo que muda padrão não estou dizendo que não irá fazer calor, faz calor em Junho e Julho nao iria fazer em março ? Agora não de maneira sequencial como no período em dezembro e fevereiro.

Entendi o que você quer dizer, em março a circulação atmosférica começa a mudar em relação aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. As maiores precipitações começam a migrar para norte, os raios solares vão se inclinando principalmente abaixo do paralelo 20S e as primeiras massas polares chegam no centro-norte da Argentina, Uruguai, Sul do Brasil e de maneira mais fraca aos Estados do MS e SP.

Quanto mais afastado dos trópicos mais nítida é a mudança, enquanto para a maioria isto é pouco perceptível. Nas médias de temperatura, exceto o Sul realmente a diferença é mínima, já que este mês é um divisor de água entre a época quente e a época fria.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Just now, Lucas Venturini said:

No Sul do Rio Grande do Sul muda de uma maneira bem perceptível, nas outras regiões nem tanto. Quando digo que muda padrão não estou dizendo que não irá fazer calor, faz calor em Junho e Julho nao iria fazer em março ? Agora não de maneira sequencial como no período em dezembro e fevereiro.

Sim, e pelo relato do pessoal já começa a ter algumas mudanças mesmo em março. Andei lendo alguns posts do monitoramento de março/2019 e vi bastante discussão a respeito disso, inclusive o que chamaram de transição da transição (ou melhor, transição para o outono). Por isso eu mencionei o compilado dos dados por quinzena do mês de março para cidades do Sul, acho daria para ter uma noção melhor dessa transição, principalmente para quem não mora no Sul. E calor pode fazer em qualquer época do ano. Se em pleno inverno russo já fez 18ºC em Moscou imagina aqui no Brasil.   

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

Saída das 12Z do Europeu veio um tanto agressiva para a erupção polar do carnaval. Poderia ser esse um dos carnavais mais friozinhos da história ? 

 

1) Temperaturas em 850hpa no Sul no início da erupção (advecção na madrugada do Sábado)

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t850-2351200.thumb.png.f70032c1d083225db0de85f0ed2bce33.png

 

2) Anomalia da temperatura em 850hpa, mostrando a intensidade do frio fora de época!

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t850_anom_stream-2351200.thumb.png.249237395e44644bfebde5990832ffea.png

 

3) Temperatura mínima no Sábado. Mínimas sub-15 a sub-10 espalhadas de forma generalizada, e na serra catarinense dá para pensar numa geada:

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t2m_c_min6-2372800.thumb.png.c56b57cc5ef24836b2e15c71da32f7e5.png

 

4) O pulso também chega forte ao Sudeste, com excelente frio em 850hpa para a época:

 

ecmwf-deterministic-rio-t850-2459200.thumb.png.cb17af2221f85f11b755c18105e719a7.png

Nossa, 12-13 graus em pleno fevereiro em São Paulo, e ainda por cima no domingo de carnaval, é muito interessante para quem gosta de frio. Será que vai vir uma sub-20 por aqui no carnaval?

Aqui em São Paulo: o carnaval do ano passado foi bem chuvoso, e o deste ano tá com cara de ser frio pelas previsões.

 

Alguém sabe quais os carnavais mais chuvosos já registrados no Mirante, bem como os mais frios, desde 1943? Considero: período entre a sexta de carnaval e a quarta de cinzas.

Edited by Darley
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

As médias de Santa Vitória do Palmar de Dezembro são menores que em Março. 21°C de média em Março, para 20,7°C em Dezembro. Já em Pelotas a média de Dezembro é 21,8°C contra 22,2°C em Março.

 

Dezembro é quente, mas nos primeiros dias do mês sempre faz frio.

 

Se quiser encurtar o verão climático em três meses eu até entendo considerar DJF como os meses "que mais representam o verão climático". Mas ainda assim acho bastante impreciso pois o começo de Dezembro nem parece verdadeiramente verão, bem como o final de Fevereiro nem parece o fim do verão...

 

Nem Buenos Aires com 17/26 de média eu consideraria Outono climático. Para mim é verão ainda.

  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Renan disse:

Saída das 12Z do Europeu veio um tanto agressiva para a erupção polar do carnaval. Poderia ser esse um dos carnavais mais friozinhos da história ? 

 

1) Temperaturas em 850hpa no Sul no início da erupção (advecção na madrugada do Sábado)

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t850-2351200.thumb.png.f70032c1d083225db0de85f0ed2bce33.png

 

2) Anomalia da temperatura em 850hpa, mostrando a intensidade do frio fora de época!

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t850_anom_stream-2351200.thumb.png.249237395e44644bfebde5990832ffea.png

 

3) Temperatura mínima no Sábado. Mínimas sub-15 a sub-10 espalhadas de forma generalizada, e na serra catarinense dá para pensar numa geada:

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t2m_c_min6-2372800.thumb.png.c56b57cc5ef24836b2e15c71da32f7e5.png

 

4) O pulso também chega forte ao Sudeste, com excelente frio em 850hpa para a época:

 

ecmwf-deterministic-rio-t850-2459200.thumb.png.cb17af2221f85f11b755c18105e719a7.png

Curioso é que para cá nem faz cosquinha 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Agora, Moretão disse:

As médias de Santa Vitória do Palmar de Dezembro são menores que em Março. 21°C de média em Março, para 20,7°C em Dezembro. Já em Pelotas a média de Dezembro é 21,8°C contra 22,2°C em Março.

 

Dezembro é quente, mas nos primeiros dias do mês sempre faz frio.

 

Se quiser encurtar o verão climático em três meses eu até entendo considerar DJF como os meses "que mais representam o verão climático". Mas ainda assim acho bastante impreciso pois o começo de Dezembro nem parece verdadeiramente verão, bem como o final de Fevereiro nem parece o fim do verão...

 

Nem Buenos Aires com 17/26 de média eu consideraria Outono climático. Para mim é verão ainda.

 

Pois é, Até porque dentro de uma mesma estação existem padrões diferentes no decorrer dela. Assim, essa mudança de Março pode ser considerada simplesmente como uma fase final do verão. Mas cada um interpreta da forma que quiser. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Aqui na cidade de São Paulo (Mirante), as médias compensadas  mensais caem 1,0°C de fevereiro pra março e 1,4°C de março para abril.

Mas março, embora um pouco menos quente, costuma seguir a dinâmica normal do verão.

 

A entrada do outono por aqui se percebe por outras características além da temperatura:

1. A presença constante de quantidades variáveis de nuvens, típicas do verão, diminui bastante;

2. Surgem os primeiros dias em que se tem céu limpo o dia todo, coisa muito rara no verão;

3. Cessam os temporais, as chuvas convectivas de fim de tarde, normalmente de forma abrupta;

4. A umidade relativa diminui bastante durante o dia, desaparecendo aquela sensação de abafamento típica do nosso verão;

5. A névoa/nevoeiro pela manhã ficam mais frequentes;

6. As noites começam a ficar mais frescas;

7. Etc

 

Essas mudanças normalmente (Nem sempre nos últimos anos) ocorrem entre o final de março e os primeiros 10 dias de abril.

Dificilmente acontecem antes da última semana de março.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Hoje de madrugada ainda houve chuva forte isolada aqui no sertão da PB.

  • Aguiar: 40,6 mm
  • Cajazeiras: 35,5 mm
  • Santa Helena: 31 mm

Dados da EMPAER

 

Mais cedo houve chuvas fortes no sertão do RN.

Screenshot_20200215-230210.png.2ea1356d5dbc8e25995f7ca6fd20b9f1.png

 

Por volta das 22h se formou um núcleo em Patos e provoca chuva intensa na região.

Screenshot_20200215-230559.png.942a3fb16c3d632639b63725ffef13b0.png

Radar das 22h01 ☝️

 

IMG_20200215_230904_199.thumb.jpg.76a6a607bfe03cb09e4aff339a9487dd.jpg

Patos já acumula quase 50 mm numa estação do CEMADEN. ☝️

Edited by CloudCb
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Com relação à minha postagem sobre a existência de uma mudança de padrão de Fev para Março em POA e em boa parte do RS, gostaria de enfatizar que não me refiro a essa mudança como a transição para o Outono. Apenas é a troca de um padrão de calor opressor (segunda quinzena de D, Jan e Fev) para um calor ainda de verão porém mais civilizado (Março e primeira quinzena de Abril).

Ao meu ver, nosso verão climático segue até a primeira quinzena de abril.

Em anos bem podres, ele pode começar já em Novembro, que foi o caso de 2019, porém obviamente sem o mesmo calor de J e F.

Na minha opinião, numa média, em POA, seria:

2 quinz. de Nov até 1 quinz. de Abril - Verão climático - onde o período de calor opressor é da 2 quinz. de Dez, J e F.

2 quinz de Abril a 1 quinz de Maio - Outono climático (estação difícil de caracterizar por aqui, em alguns anos pula-se do verão para o inverno climáticos).

2 quinz de Maio a 1 quinz de Setembro - Inverno climático (auge do frio em Junho e Julho geralmente).

2 quinz de Setembro a 1 quinz de Nov - Primavera climática (marcada pelos temporais de Outubro).

.

Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, RafaelBHZ disse:

E impressionante como 2020 vai se consolidando como um ano extremamente chuvoso...

RafaelBHZ,

se confirmar a La Niña moderada em outubro, em novembro e dezembro poderá ter muita chuva em BH.

Em novembro e dezembro de 2008 e 2011 teve La Niña moderada e choveu muito BH.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Renan disse:

Saída das 12Z do Europeu veio um tanto agressiva para a erupção polar do carnaval. Poderia ser esse um dos carnavais mais friozinhos da história ? 

 

1) Temperaturas em 850hpa no Sul no início da erupção (advecção na madrugada do Sábado)

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t850-2351200.thumb.png.f70032c1d083225db0de85f0ed2bce33.png

 

2) Anomalia da temperatura em 850hpa, mostrando a intensidade do frio fora de época!

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t850_anom_stream-2351200.thumb.png.249237395e44644bfebde5990832ffea.png

 

3) Temperatura mínima no Sábado. Mínimas sub-15 a sub-10 espalhadas de forma generalizada, e na serra catarinense dá para pensar numa geada:

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-t2m_c_min6-2372800.thumb.png.c56b57cc5ef24836b2e15c71da32f7e5.png

 

4) O pulso também chega forte ao Sudeste, com excelente frio em 850hpa para a época:

 

ecmwf-deterministic-rio-t850-2459200.thumb.png.cb17af2221f85f11b755c18105e719a7.png

Renan,

então na Zona da Mata e Rio, a chuva vai ser rápida, de sexta para sábado e talvez no sábado ainda chova. Vai esfriar rápido, empurrando a chuva para o centro-norte de Minas.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Agora, marinhonani disse:

Renan,

então na Zona da Mata e Rio, a chuva vai ser rápida, de sexta para sábado e talvez no sábado ainda chova. Vai esfriar rápido, empurrando a chuva para o centro-norte de Minas.

 

Pois é, Nani. Desta vez não vai ter ZCAS, a frente fria não fica estacionada no litoral do Sudeste.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Felipe F disse:

Na vizinha Serra do Salitre as primeiras máximas sub20 de 2020 foram registradas.

No dia 12 uma forte tempestade afetou a cidade, provocando o terceiro evento superior a 100 mm do ano.

 

1791590142_SerradoSalitrefev.thumb.jpg.79751c02bf4f04bf01e83fdc34d290bb.jpg

Felipe F,

Serra do Salitre tem uma facilidade para registrar grandes volumes de chuva em 24 h.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Eu amo Porto mas vive aí no verão não é para os fracos, chego a admirar quem consegue.

 

 

hehehe E é bem incômodo o calor ser úmido.  E nessa época o calor é ainda pior no Centro e Oeste e Noroeste do RS. Máximas por lá disparam tranquilamente até próximo de 40 C, enquanto POA chegaria a uns 35 C. Eu ia achar insuportável, mesmo que o inverno por lá talvez compense caso uma MP mais continental avançasse.

 

E quanto a POA, aqueles dias saunão como Sexta são os que mais me incomodam por aqui. Se for pra ter calorão, que seja pelo menos com um céu bem azul e um ar mais seco - o que é possível em verões com La Niña. Mesmo com máximas disparando nesse caso, pelo menos as madrugadas parecem menos tortuosas.

Claro que, eu desejar isso pode até parecer egoísmo devivo ao atual quadro de estiagem no Sul. Mas aí que tá: vem a umidade em alguns dias, deixa tudo abafado, como na Sexta, mas a chuva em si, ou até mesmo alguma pancada rápida de verão, não estão vindo. Só abafa, mas não chove direito nesse ano principalmente.

 

E a estação que num todo traz os menos acumulados de chuva ao RS é justamente o verão, e nesse ano esses menores acumulados estão bem abaixo da média, levando a vários dias com máximas altas e, em alguns destes, a um forte abafamento pelo fato de as chuvas chegarem perto (ficando concentradas em temporais no norte da Argentina, por exemplo), puxando umidade pra cá mas sem vir água de fato - aí temos aquela combinação de 30 e muitos graus com mais todos graus de sensação haha

 

Em 2019, o mais próximo que de um verão normal e civilizado por aqui se resumiu na segunda quinzena de janeiro: máximas em torno da média, sem onda de calor, devido à passagem de frentes frias trazendo acumulados condizentes pra média mensal.

Fevereiro felizmente tem se mostrado mais civilizado por aqui desde 2018.  Está sendo menos podre que em outros anos (fevereiros de 2010, 2012, 2014, 2016 e 2017 foram muito piores por aqui). Mesmo com dias bem ruins como ontem e hj, o calor tem dificilmente se sustentado em longas ondas de calor - exceto por aquela primeira semana de Fev/20.

 

 

Agora, 9h40 e já chegando a 30 C, após uma madrugada bem desconfortável. Será outro dia quente com abafamento em POA. Chuva? Não sei mais...ontem estava previsto, porém abriu sol e a máxima disparou.

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Bom dia à todos...

Manhã de domingo turbulenta no oeste da nossa Região. 

As chuvas e os trovões acontecem em diversas localidades do oeste/sudoeste do Paraná, região central/oeste de Santa Catarina e em parte do oeste e noroeste gaúcho. 1453217954_2020-02-1610_41_46.thumb.png.5852302019eee6d3ce22b5b255d69d89.png

O sistema de instabilidade se intensificou e se expandiu ao longo da madrugada e começo desta manhã. Avançou do nordeste argentino e já atinge o oeste da Região Sul. 

Screenshot_2020-02-16-10-30-08-1.thumb.png.a19ecb9dba8e03297ca04525ed6bc92a.png

Ao longo do dia, as chuvas e as trovoadas não irão poupar nenhum dos 3 estados e devem acontecer tempestades isoladas inclusive no leste. Espero por essa chuva aki também...Screenshot_2020-02-16-10-30-18-1.thumb.png.d4bfc8f6a2c6689ef4b188c9e9a6a74a.png

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas elevadas no final desta manhã:

Screenshot_2020-02-16-10-33-02-1.thumb.png.715c006d01160cbbf71675b72b905fb3.png

Região de Porto Alegre, sul gaúcho, norte paranaense já ultrapassaram os 30/31°C.

Sensação térmica já passa dos 40°C no centro do Continente. Paraguai não poderia ficar de fora da festa...1001249669_2020-02-1610_43_55.thumb.png.42f5644c4fc10196e2bd416772fabd38.png

 

Já no extremo sul, parece que o outono chegou mais cedo #sqn...1511442712_2020-02-1610_45_50.thumb.png.7b6d15c80f0d22b8cc18f4da1fad8ef3.png

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

A madrugada de terça-feira vai ter agitação no oceano, na altura de Mar del Platão, Argentina. Os dois modelos mais utilizados aki no Baz estão de acordo com a formação e localização do sistema de baixa q deve descer à <986 hPa e favorecer para o avanço de novas tempestades pelo Uruguai e posteriormente pelo Rio Grande do Sul..642582324_2020-02-1610_47_47.thumb.png.bc56f337dab6e6d153aa1bbed1e25041.png

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Agora, Felipe S Monteiro disse:

As mínimas terríveis estão se confirmando, ontem a mínima foi de 23°, hoje pior ainda, mínima de 25°, e amanhã deve ser a mais alta mínima, de 26°

 

Agora já está fazendo 33,4°, 

Mínimas típicas do litoral paulista ...um horror ...as casas ficam insuportáveis .

  • Like 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal

 

Não sei se foi comentado aqui, mas a estação do Passo da Olaria em Pinheiro Machado está online há dois dias.

Segue o link para os que quiserem acompanhar:

 

https://www.weatherlink.com/embeddablePage/show/9d33584254034df988a53b4b09423b7e/summary

 

Em tempo muito calor por lá hj, variação de 17,3/34,9°C. Outras cidades da região como Jaguarão, Rio Grande e Pelotas com 35/36°C.

 

No feriado do carnaval pode ir a sub-5°C na Olaria.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

Cbs pipocando na porção central, oeste e norte de SP. O calor está intenso, pouco vento e muito sol, marcando agora 35,4ºC. Em Bauru faz 24,4ºC, deram sorte com uma Cb que passou pela cidade, acumulando 9,7mm na automática do INMet.

1225679140_ScreenShot2020-02-16at15_05_45.png.4cbc6d7236f06eb11218776a850def92.pngRadar IPMet Presidente Prudente

87419271_ScreenShot2020-02-16at15_10_54.png.b6983ac5539f66861ca700c4ca439bb0.png

Bauru Torre SOS WIFI Distrito Industrial III (ClimaaoVivo)
1744452486_WhatsAppImage2020-02-16at15_11.17(1).thumb.jpeg.646919c8b614ac7dbcc42f78ad00da65.jpeg
Lado Sudoeste
1752215771_WhatsAppImage2020-02-16at15_11_17.thumb.jpeg.f32556d262e2b29f78e8c97c51e294e8.jpegLado Leste

 

 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Mais uma checada nas câmeras ao vivo e olha que cenário lindo em Campos do Jordão (como se não bastasse a própria cidade e a Mantiqueira).
487996744_ScreenShot2020-02-16at15_30_56.png.2577ca7cd5fed7f4ab5f21a9ff574330.png

412061452_ScreenShot2020-02-16at15_55_52.thumb.png.74c26538b09660806826f99855f7e602.png

Foto: ClimaaoVivo


Em dias de Cbs isoladas Campos do Jordão não costuma falhar nas ilhas de convecção devido ao efeito orográfico, impressionante como forma chuva de verão nessas localidades da serra da Mantiqueira, em especial no entorno da Pedra do Baú.  Tem localidades que os acumulados médios anuais passam de 2600mm, podendo atingir os 4000mm. Superando alguns dos locais mais chuvosos do Brasil como São Gabriel da Cachoeira e norte do Amapá.
Prec_anual_SP.thumb.jpg.ab78d24f614a592041f66d009c8529b4.jpg
Normais antigas 1941-1971, mas tá valendo.
 

Enquanto estou digitando isso trouxe o termômetro para dentro do quarto e está marcando 32,3ºC, a parede recebe todo o sol vespertino. Eu como amante do verão as vezes penso seriamente em mudar de opinião kkkk 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boas instabilidades chegando ao oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu já chove

_20200216_161531.JPG

 

 

 

 

Anomalia nas temperaturas no PR no mês até ontem, mostra um cenário bem interessante, quanto mais à leste, mais frio, e mais ao oeste, mais quente19022.jpg.884de2e2b9ac287b8cee17a2253cea12.jpg

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

AINDA SOBRE A ANTÁRTIDA....

 

Boa tarde, BAZianos,

 

Depois das reportagens sobre a temperatura de 21 C na Antártida, fiquei curioso para entender a evolução do gelo sobre o mar naquele continente desde o início das medições, 1979.

 

Em 15/2/20 a Antártida somava 2,84 milhões de km2 de gelo sobre os mares. Pelo teor das reportagens que saíram isso deveria ser o mínimo ou muito próximo do mínimo histórico já registrado no continente, por conta do aquecimento global.  

 

Mas, como este valor se compara com os demais anos?

 

Vejam a figura abaixo, coloquei no gráfico apenas os anos que, desde 1979,  possuíam leitura igual ou inferior ao observado em 15/2/20, com o histórico dos últimos 15 dias (que inclui o período das referidas  reportagens).

 

Olhem a surpresa:

 

1 - Desde 1979, praticamente metade dos anos tiveram leitura igual ou inferior a 2020 - o que mostra que estamos com situação muito próxima à MODAL dos últimos 43 anos.

 

2 - Os últimos 5 anos tiveram valores iguais ou inferiores a 2020.

 

3 - Nos últimos 15 anos, apenas 6 anos exibiram valores superiores a 2020, mostrando que este ano ESTÁ ENTRE OS ANOS COM MAIOR ACÚMULO DE GELO,  no período recente.

 

4 - Se compararmos 2020 com os anos 80 veremos que até lá neste longíqua e fria década, em apenas 4 dos seus 10 anos houve mais gelo nos mares da Antártida nos idos de fevereiro que agora.  Ou seja, 2020 na década de 80 seria um ano da mais pura normalidade.

 

Surpresos com os dados? Eu não. 

 

O que me deixa sempre com uma pulga atrás da orelha com muitos (claro, não todos) dos defensores do aquecimento global é esta mania que eles têm de olhar apenas um lado dos fatos e tirarem conclusões, a meu ver, precipitadas.  Não é a primeira vez que há notícias como  estas na mídia "mainstream", mas quando se confrontam dados e fatos... E aí vão neste balaio universidades, INPE, Rede Globo e a cambada toda. E não o fazem por acaso. Mas isso é outra conversa, fora do escopo de nosso fórum.
 

Temos que admitir que, ainda que houve recorde de temperatura registrada na Antártida (que o @Renan bem questionou - não se sabe o tamanho da série histórica), há uma situação próxima da normalidade quanto ao gelo presente nos oceanos deste continente. Creio que o honesto seria admitir que há sinais CONTRADITÓRIOS sobre o efeito do teórico aquecimento antropogênico na Antártida. E que pesquisas adicionais são necessárias para esclarecer isso.

 

Mas isso, é claro, eles não dizem. Por isso desconfio deles.

 

Eu fico com os dados, com os números, com os fatos.

 

Ah, se tiverem alguma reportagem sobre o fim do mundo no Ártico postem aqui - preciso de um motivo para mostrar dados muito interessantes sobre o extremo norte do planeta rsrsrs.

 

2099151651_CapturadeTela2020-02-16as16_39_19.thumb.png.b9e9f7940318f94d3a761f50cbbc2c1b.png

Edited by sjmolive
  • Like 2
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, sjmolive disse:

AINDA SOBRE A ANTÁRTIDA....

 

Boa tarde, BAZianos,

 

Depois das reportagens sobre a temperatura de 21 C na Antártida, fiquei curioso para entender a evolução do gelo sobre o mar naquele continente desde o início das medições, 1979.

 

Em 15/2/20 a Antártida somava 2,84 milhões de km2 de gelo sobre os mares. Pelo teor das reportagens que saíram isso deveria ser o mínimo ou muito próximo do mínimo histórico já registrado no continente, por conta do aquecimento global.  

 

Mas, como este valor se compara com os demais anos?

 

Vejam a figura abaixo, coloquei no gráfico apenas os anos que, desde 1979,  possuíam leitura igual ou inferior ao observado em 15/2/20, com o histórico dos últimos 15 dias (que inclui o período das referidas  reportagens).

 

Olhem a surpresa:

 

1 - Desde 1979, praticamente metade dos anos tiveram leitura igual ou inferior a 2020 - o que mostra que estamos com situação muito próxima à MODAL dos últimos 43 anos.

 

2 - Os últimos 5 anos tiveram valores iguais ou inferiores a 2020.

 

3 - Nos últimos 15 anos, apenas 6 anos exibiram valores superiores a 2020, mostrando que este ano ESTÁ, EM MÉDIA, COM MAIS GELO,  que o período recente dos últimos 15 anos.

 

4 - Se compararmos 2020 com os anos 80 veremos que até lá neste longíqua e fria década, em apenas 4 dos seus 10 anos houve mais gelo nos mares da Antártida nos idos de fevereiro que agora.  Ou seja, 2020 na década de 80 seria um ano da mais pura normalidade.

 

Surpresos os os dados? Eu não. 

 

O que me deixa sempre com uma pulga atrás da orelha com muitos (claro, não todos) dos defensores do aquecimento global é esta mania que eles têm de olhar apenas um lado dos fatos e tirarem conclusões, a meu ver, precipitadas.  Não é a primeira vez que há notícias como  estas na mídia "mainstream", mas quando se confrontam dados e fatos... E aí vai neste balaio universidades, INPE, Rede Globo e a cambada toda. E não o fazem por acaso. Mas isso é outra conversa, fora do escopo de nosso fórum.
 

Temos que admitir que, ainda que houve recorde de temperatura registrada na Antártida (que o @Renan bem questionou - não se sabe o tamanho da série histórica), há uma situação próxima da normalidade quanto ao gelo presente nos oceanos deste continente. Creio que o honesto seria admitir que há sinais CONTRADITÓRIOS sobre o efeito do teórico aquecimento antropogênico na Antártida. E que pesquisas adicionais são necessárias para esclarecer os fatos.

 

Mas isso, é claro, eles não dizem. Por isso desconfio deles.

 

Eu fico com os dados, com os números, com os fatos.

 

Ah, se tiverem alguma reportagem sobre o fim do mundo no Ártico postem aqui - preciso de um motivo para mostrar dados muito interessantes sobre o extremo norte do planeta rsrsrs.

 

2099151651_CapturadeTela2020-02-16as16_39_19.thumb.png.b9e9f7940318f94d3a761f50cbbc2c1b.png

👏👏👏👏 falou tudo o que eu queria dizer😑

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Não meu querido... Março tem uma dinâmica diferente de Dezembro, Janeiro e Fevereiro que são os meses de verão.. Por motivos óbvios que não preciso explicar porque tu deve saber....

O verão de Curitiba se seguisse a normal climatológica já seria muito bom, no mês de março ele cai quase um grau em relação ao mês anterior que é esse que estamos vivendo 

Como é que não há mudança de padrão ???

Isso não è opinião e fatos...

Agora não use uma exceção para justificar a regra, por mais que nos tempos bizarros de aquecimento global a gente esta vivendo uma bagunça climatológica sempre com desvios positivos, mas mesmo assim, você querer jogar o mês de março na mesma panela de dezembro a janeiro e fevereiro é uma completa ignorância !!!

Talvez aí na região sudeste não tem mudança de padrão aqui na região Sul tem

primeira quinzena de Março é mais verão que boa parte de Dezembro.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Na minha percepção, aqui em JF nos últimos anos.

 

Verão: Dez-jan-fev-mar.

Outono: Abr

Inverno: Mai-jun-jul-ago

Primavera: Set-out-nov

 

Parece que há uma tendência de o calor de verão só firmar no final de dezembro. Os dez primeiros dias de dezembro do ano passado, por exemplo, tiveram média estimada de apenas 19,4 C.

 

Março, via de regra, tem sido mais fresco que janeiro e fevereiro. É sensível o ligeiro declínio de temperatura, ainda que o padrão seja de verão mesmo.

 

No momento, tempo chuvoso, 21,3 C às 18h10min. A temperatura hoje oscilou entre 18,0 C e 27,2 C. Este foi o décimo quarto dia consecutivo com máxima abaixo dos 30 C neste fevereiro/20 ameno daqui no Alphaville JF.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Hoje o amanhecer com céu encoberto (por nuvens medianas, Ac e As) anunciava chuvas no período da tarde:

IMG_20200216_175901.thumb.jpg.439e71035cf365f48005149ed09d002c.jpg

IMG_20200216_175935.thumb.jpg.9594f52183968bc259d7093505152fc5.jpg

Porém já quase anoitecendo e não há formações condizentes com precipitações até o momento

A temperatura máxima chegou à 31,9°C e temos 25°C agora, com cobertura de Cirrus e nuvens altas mais espessas à oeste.

1581887993082.thumb.jpg.4d67117038fda1b883cf4a59882258b4.jpg

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Por aqui considero assim:

 

Verão: Out-Nov-Dez-Jan-Fev-Mar-Abr

Outono: Mai

Inverno: Jun-Jul-Ago

Primavera: Set

 

Brincadeiras a parte, não gosto de definir estações simplesmente em meses. O clima é fluido, nao tem divisão de "acabou março acabou verão". Na nossa latitude, estações não são muito bem definidas, e como 2016, não houve outono, por exemplo. Se pegarmos a média histórica de cada dia de cada mês do ano, podemos chegar a uma conclusão, mas na real é só média e média.

 

 

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Verão aki: Dez-Jan-Fev

Outono: Abr-Mai

Inverno: Jun-Jul-Ag-Set

Primavera: Out-Nov

O mês de Março fica de fora. É um período indefinido na maioria dos anos. As precipitações e as temperaturas são parecidas com as do verão, no entanto não são constantes e o mês é desinteressante e quase inclassificável climaticamente falando.

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.