Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão América do Norte - 2020


Aldo Santos
 Share

Recommended Posts

9 horas atrás, ricardosilva disse:

No México há chance de neve ou aguaneve nas montanhas do Norte do país:

 

image.png.4f9350c7f757f66fec95e29166353eb1.png

 

Já faz bastante frio agora na região, bem como nos estados do sul dos EUA:

 

image.png.c8b7c0660eb284354688bf36a9840238.png

 

image.png.714bcdeb629326ee933f66e1e7726455.png

 

 

 

Esse início de Dezembro está sendo de muito frio no México e sul dos EUA, porém no norte do país e no Canadá começou fraco. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Samihr Hermes disse:

Opa, boa notícia em amigo quem sabe sobra uma chuvinha aqui para o Nordeste. Últimos 10 dias de Outubro parece que deu uma esfriada em parte do território americano. Início de Novembro tivemos boas chuvas em parte do Nordeste. E como vão as previsões de Inverno por aí ?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Hoje está sendo um dia bem frio por aqui. A máxima foi de -3.2 C, mas o Google tá acusando sensação térmica de - 10 C. 

 

Embora esse não seja, nem de longe, dos piores dias de frio, acho que devido a ser início de temporada tá todo mundo acostumado com as temperaturas mais amenas do outono. 

 

Screenshot_20201208-154801.thumb.png.f0e35555f3006974edb50841f6e7053e.png

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, Lourenco said:

FB_IMG_1607476639508.thumb.jpg.fa6704da47d5b04273b981fb65e1420c.jpg

 

Na Flórida tb as temperaturas estão casa dos 30°F próximo a zero Celsius ainda no Outono. Hj marcava por aqui 1°C, com sensação térmica de -3°C e amanhã teremos outra manhã bem fria.

Parece q teremos um inverno bem rigoroso aqui.

 

 

Parte mais ao norte da Florida agora de manhã

 

image.thumb.png.57e581c70f4e5957e1e47aef54602379.png

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 10/11/2020 em 20:05, Samihr Hermes disse:

Outono bem quente aqui em Tallahassee, como era de se esperar devido ao La Nina. 

 

Está bastante chuvoso por causa da Tempestade ETA. 

 

No começo do mês tivemos alguns dias frios, com mínima beirando 2 C. Mas agora as mínimas estão em 20 e máximas em 26. 

 

PXL_20201110_225659248_MP.thumb.jpg.b0e33fd20ce794d6e913fc0f49a0585e.jpg

 

 

PXL_20201110_224608883.thumb.jpg.176d901d0f1ac69f92a3ceb554fbf1b1.jpg


Sempre tive curiosidade de saber qual vegetação predomina entre as latitudes 27 e 30º da Flórida. Olhando essas duas fotos, me parece diferente, não lembra paisagem subtropical. Será que é por que as massas polares são mais intensas e contínuas nessa parte?!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, Guilherme Wawrzyniec said:


Sempre tive curiosidade de saber qual vegetação predomina entre as latitudes 27 e 30º da Flórida. Olhando essas duas fotos, me parece diferente, não lembra paisagem subtropical. Será que é por que as massas polares são mais intensas e contínuas nessa parte?!

 

Oi Guilherme, blz? Interessante esse seu comentário pois foi uma das primeiras impressoes que tive quando me mudei pra Tallahassee, inclusive comentei com minha família que a vegetação de lá é diferente de tudo que já vi. Acho que o que você mencionou está certo: as frentes frias chegam com certa força lá, então a temperatura até que cai bastante. Os verões conseguem se piores do que em vários lugares no Brasil (apesar de só ter passado um verão lá até agora), mas os invernos parecem ser mais rigorosos. 

 

Edit: inclusive acho que já tiveram 4 sub zero até agora e o inverno ainda nem chegou de fato. 

Edited by Samihr Hermes
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 09/12/2020 em 18:14, Samihr Hermes disse:

 

Oi Guilherme, blz? Interessante esse seu comentário pois foi uma das primeiras impressoes que tive quando me mudei pra Tallahassee, inclusive comentei com minha família que a vegetação de lá é diferente de tudo que já vi. Acho que o que você mencionou está certo: as frentes frias chegam com certa força lá, então a temperatura até que cai bastante. Os verões conseguem se piores do que em vários lugares no Brasil (apesar de só ter passado um verão lá até agora), mas os invernos parecem ser mais rigorosos. 

 

Edit: inclusive acho que já tiveram 4 sub zero até agora e o inverno ainda nem chegou de fato. 

PELO QUE ACOMPANHO TERÁS MUITOS DIAS PERTO OU ABAIXO DE ZERO ENTRE DEZ A MARÇO. É UMA S.JOAQUIM MAIS INTENSA NAS MÍNIMAS.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, coutinho said:

PELO QUE ACOMPANHO TERÁS MUITOS DIAS PERTO OU ABAIXO DE ZERO ENTRE DEZ A MARÇO. É UMA S.JOAQUIM MAIS INTENSA NAS MÍNIMAS.

 

As mínimas parecem mais intensas que SJ, mas as máximas médias de SJ são muito melhores ao longo do ano. Além das médias mínimas no verão e etc... o clima de SJ parece melhor, embora perca nos eventos de frio extremo!

Edited by Samihr Hermes
Link to comment
Share on other sites

Agora, Samihr Hermes disse:

Entre 20 e 30 cm de neve esperados pra quarta-feira, o que eles chamam na TV de um classical nor'easter.

 

image.png.d0847be72007351a2d898a5fb0822b0e.png

Incrível como os modelos vão se perdendo em projeções. Em Novembro apontavam La Nina forte até o final do Verão. Agora (15 dias depois) vão dizendo que o que nem se firmou vai perdendo força. Dá pra confiar ? Pior, vão prevendo que no Nordeste as chuvas vão ficar abaixo da média. Falta muita competência a Meteorologia brasileira.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Samihr Hermes disse:

Entre 20 e 30 cm de neve esperados pra quarta-feira, o que eles chamam na TV de um classical nor'easter.

 

image.png.d0847be72007351a2d898a5fb0822b0e.png

E vamos acompanhando. A tese é que ondas de frio intenso em parte do território americano, o escoamento passa a ser meridional. Assim, frentes frias e massas polares chegam a costa Norte do Nordeste. Poderemos, com bom monitoramento, prever chuvas por aqui com 3 ou 4 dias de antecedência.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, Peregrine said:

Incrível como os modelos vão se perdendo em projeções. Em Novembro apontavam La Nina forte até o final do Verão. Agora (15 dias depois) vão dizendo que o que nem se firmou vai perdendo força. Dá pra confiar ? Pior, vão prevendo que no Nordeste as chuvas vão ficar abaixo da média. Falta muita competência a Meteorologia brasileira.

 

Olha, pelo que li o La Nina aumenta a umidade no nordeste dos EUA, então pode ter mais neve. Além disso, o La Nina aumenta as chuvas no NE e não diminui como você mencionou, então explica a pluviosidade que o NE está tendo. 

Edited by Samihr Hermes
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Samihr Hermes disse:

 

Olha, pelo que li o La Nina aumenta a umidade no nordeste dos EUA, então pode ter mais neve. Além disso, o La Nina aumenta as chuvas no NE e não diminui como você mencionou, então explica a pluviosidade que o NE está tendo. 

Não mencionei que La Nina diminui chuvas no Nordeste. Parece que o amigo não entendeu o raciocínio. Os modelos de previsão, pelo menos aqui no Brasil é que vão afirmando agora que o La Nina vai perdendo força.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Samihr Hermes disse:

 

Olha, pelo que li o La Nina aumenta a umidade no nordeste dos EUA, então pode ter mais neve. Além disso, o La Nina aumenta as chuvas no NE e não diminui como você mencionou, então explica a pluviosidade que o NE está tendo. 

Novembro foi o quarto mês seguido te temperaturas 0,5 abaixo da média, falta mais uma (Dezembro) para se confirmar o fenômeno. Assim, falavam em La Nina antes mesmo de se configurar.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Peregrine disse:

Não mencionei que La Nina diminui chuvas no Nordeste. Parece que o amigo não entendeu o raciocínio. Os modelos de previsão, pelo menos aqui no Brasil é que vão afirmando agora que o La Nina vai perdendo força.

Entende agora o porquê de 5 meses ? A Circulação Atmosférica responde com atraso (lag) as mudanças de TSM do Pacífico.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

On 12/12/2020 at 7:25 PM, Peregrine said:

Não mencionei que La Nina diminui chuvas no Nordeste. Parece que o amigo não entendeu o raciocínio. Os modelos de previsão, pelo menos aqui no Brasil é que vão afirmando agora que o La Nina vai perdendo força.

 

Certo, havia entendido errado.

 

On 12/12/2020 at 7:32 PM, Peregrine said:

Entende agora o porquê de 5 meses ? A Circulação Atmosférica responde com atraso (lag) as mudanças de TSM do Pacífico.

 

Sim, entendi e faz sentido. Todo fenômeno oscilatório tem uma velocidade característica que ajuda a entender esse lag. No caso de eletromagnetismo e raios, vemos primeiro a luz e depois o som, pois a luz chega mais rápido aos seus olhos que o som aos seus ouvidos. 

Edited by Samihr Hermes
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

https://weather.com/forecast/regional/news/2020-12-13-east-coast-winter-storm-noreaster-snowstorm

 

Já começou a nevar aqui desde 10 da manhã (horário local).

 

Aqui, se cair o mínimo esperavado pelas previsões, vão ser 30 cm de neve. Se nevar o máximo, será mais de meio metro. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Samihr Hermes disse:

https://weather.com/forecast/regional/news/2020-12-13-east-coast-winter-storm-noreaster-snowstorm

 

Já começou a nevar aqui desde 10 da manhã (horário local).

 

Aqui, se cair o mínimo esperavado pelas previsões, vão ser 30 cm de neve. Se nevar o máximo, será mais de meio metro. 

Eita, é muito frio ! Vamos ficando atentos e esperar o comportamento de chuvas no Nordeste depois do dia 20 de dezembro.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

37 minutes ago, Peregrine said:

Eita, é muito frio ! Vamos ficando atentos e esperar o comportamento de chuvas no Nordeste depois do dia 20 de dezembro.

 

Me avisa. Eu não sei se essa será forte o suficiente... Sabe o que você poderia olhar? Em 2019, no final de Janeiro, houve um Polar Vortex muito forte aqui nos EUA. Você poderia verificar se as chuvas aumentaram aí no norte do NE durante fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Agora, Samihr Hermes disse:

 

Me avisa. Eu não sei se essa será forte o suficiente... Sabe o que você poderia olhar? Em 2019, no final de Janeiro, houve um Polar Vortex muito forte aqui nos EUA. Você poderia verificar se as chuvas aumentaram aí no norte do NE durante fevereiro.

Muita chuva amigo, principalmente no Norte do Ceará. Alguns acumulados: Acaraú 653mm, Itarema 603mm, Fortaleza 466mm, Jericoacoara 444mm. Como pode se vê, mais da metade de toda a estação chuvosa só no mês de fevereiro e olhe que fevereiro a média gira em torno de 150mm. Do Centro para o Sul do Estado as chuvas estiveram na média ou um pouco abaixo. Pena que não tenho dados do Piauí nem do Maranhão.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, Samihr Hermes disse:

https://weather.com/forecast/regional/news/2020-12-13-east-coast-winter-storm-noreaster-snowstorm

 

Já começou a nevar aqui desde 10 da manhã (horário local).

 

Aqui, se cair o mínimo esperavado pelas previsões, vão ser 30 cm de neve. Se nevar o máximo, será mais de meio metro. 

 

Previsão de até 24inch (60 cm) de neve entre NY e Philadelphia.....

2EA3D83A-F67F-411D-8DBC-CE1398CBA44B.thumb.jpeg.c341896314e32489e328231151b0f84f.jpeg

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Renan said:

 

Nova York vai paralisar por causa da neve, igual ao evento de Janeiro de 2016, ou não chega nem perto ?

 

Não vou afirmar com certeza, mas New York fecha por muito menos... E esse vai ser bem server o, então acredito que sim. Aqui nas minhas bandas neva mais (povo mais acostumado) e mesmo assim vai fechar devido a abrangência dessa tempestade. 

  • Like 2
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 2016 atravessavamos uma das maiores secas que se tem registro no Nordeste brasileiro (El Nino muito forte). Os maiores registros de chuva no Ceará ocorreram no mês de Janeiro. Alguns municípios registraram acumulados expressivos como: Ibiapina 550mm, Granja 545mm, Fortaleza 410mm. Os maiores acumulados foram registrados entre 19 e 25 de fevereiro. Coincidência ?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

9 hours ago, Tavares said:

Eu tava vendo a câmera ao vivo da Cidade da Oklahoma e notei que as calçadas estão acumulando neve e o asfalto não. 

Que que tá acontecendo?

IlJboaN.png

 

Meu padrasto trabalha com isso, então posso responder. 

 

Eles provavelmente passaram sal no asfalto (na verdade acho que é uma mistura de sal com terra), o que diminui a temperatura de congelamento da água. Daí a neve cai, se mistura com o sal e vira água. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Maicon said:

PREVISÃO CURIOSA DE TEMPESTADE DE NEVE.

NUNCA TINHA VISTO PELO GOOGLE...

 

304394839_Screenshot_20201216-091726_SamsungInternet.thumb.jpg.3b70a3d7d017b6a13c5374bbf633b597.jpg

 

image.png.4c7ef61414bb65c717308463cae08cb3.png

 

Aqui está assim. Vamos ver o resultado. Pelo que olhei no mapa, talvez neve mais em NYC do que aqui! Imagino o caos que é numa cidade desse porte receber essa quantidade de neve. Se fosse Chicago, era só mais uma terça-feira... mas é NYC. hehehe

 

Acho que a neve começa 4 PM aqui... em NYC deve começar mais cedo, pq está mais ao Sul, de onde essa tempestade vem. Infelizmente não sei se vou conseguir filmar direito, pq já vai estar anoitecendo. Vou postar o que puder aqui.

Edited by Samihr Hermes
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Samihr Hermes disse:

 

Meu padrasto trabalha com isso, então posso responder. 

 

Eles provavelmente passaram sal no asfalto (na verdade acho que é uma mistura de sal com terra), o que diminui a temperatura de congelamento da água. Daí a neve cai, se mistura com o sal e vira água. 

Acabei de ver no EarthCam alguns funcionários aplicando sal na região da Times Square.

 

Isso tudo é sal:

bcfzdp8.jpg

Edited by Tavares
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
Em 15/12/2020 em 15:00, Renan disse:

 

Nova York vai paralisar por causa da neve, igual ao evento de Janeiro de 2016, ou não chega nem perto ?

 

Não vai chegar nem perto, o evento de janeiro de 2016 detém o recorde de maior quantidade de neve de neve já registrada em 1 dia na cidade de Nova York, com 69,3 cm no dia 23/01 (dentre as principais cidades americanas, só perde por pouco para o recorde da Filadélfia).

 

Mas o atual evento, caso se confirmem as previsões, será o maior desde o recorde (depois de 23/01/2016, a maior nevada foi registrada no dia 04/01/2018, com 24,9 cm).  O atual poderá registrar um total maior que o de 2018 somando dois dias, mas ainda dentro de 24 horas. Em Filadélfia, após nevar com mais força, a temperatura subiu e virou águaneve/graupel, enquanto Washington ficou praticamente de fora (teve neve muito fraca no início, mas logo esquentou e virou chuva).  Nova York agora está com -4ºc, mas deve esquentar para até 0/1ºc antes do fim da madrugada, o que pode limitar o acumulado final.  Depois da atual nevada, haverá apenas friozinho básico para dezembro em NY (menor mínima prevista de -5/-6ºc), não há nenhuma onda de frio a caminho do leste dos EUA por enquanto.  Frio de verdade fez em dezembro de 1917, quando NY (cidade) registrou máxima de -16,6ºc no dia 30/12 (menor da história), e mínima de -25ºc (segunda menor da história), valores inimagináveis nos dias de hoje.

 

Interessante que o inverno de 2015/2016 foi quente em Nova York (dezembro de 2015 em especial foi absurdamente quente, mas janeiro e fevereiro de 2016 também fecharam um pouco acima da média) mas, depois desta nevada recorde em janeiro, a cidade (Central Park) registrou no dia 14/02 uma mínima de -18,3ºc no dia 14/02 (-1ºF) durante uma "porrada advectiva" de curtíssima duração (frio seco, sem neve), a única marca negativa (em Fahrenheit) de todo o século XXI até agora, e menor mínima desde 1994 (neste mesmo evento de 02/2016, Boston registrou -22,8ºc, a menor mínima desde janeiro de 1957!).

 

Recordes de quantidade de neve em 1 dia (cm) para algumas das principais cidades dos EUA:

 

Filadélfia: 70,1 cm (07/01/1996)

Nova York (Central Park): 69,3 cm (23/01/2016)*

Boston: 59,9 cm (17/02/2003)

Washington: 53,3 cm (28/01/1922)

 

Detroit: 61,2 cm (06/04/1886)

Chicago: 47,2 cm (02/01/1999)

Minneapolis: 47 cm (01/11/1991)

Cleveland: 44,2 cm (10/11/1913)

 

Denver: 59,9 cm (24/12/1982)

Seattle: 54,6 cm (02/02/1916)

Salt Lake City: 35,6 cm (24/11/1908)

Atlanta: 21,1 cm (23/01/1940)

Las Vegas: 18,8 cm (31/01/1979)

San Francisco: 9,4 cm (05/02/1887)

Los Angeles: 5,1 cm (15/01/1932) - voltou a nevar em janeiro de 1949, numa área até maior (acumulação em vários subúrbios de LA).  No centro de LA também nevou em 1949, mas praticamente não acumulou.

Phoenix: 2,5 cm (20/01/1933 e 21-22/01/1937) - nos arredores de Phoenix (locais que hoje em dia já fazem parte da cidade) o acumulado chegou a 10/11 cm no evento de janeiro de 1937, e em alguns pontos a neve permaneceu sem derreter por 3 dias na sombra.  O registro oficial de 2,5 cm foi no centro da cidade.  Outra nevada significativa ocorreu em dezembro de 1898, mas a temperatura estava um pouco acima da zero e na hora da observação não havia neve acumulada (pelos relatos da época, pode ter acumulado até 15 cm em alguns pontos mais elevados, nos arredores da cidade, então muito pequena).

 

*O aeroporto Kennedy reportou 76,9 cm de neve no mesmo dia, o que coloca o recorde de NY acima do da Filadélfia (e no topo da lista para as grandes cidades dos EUA), mas para uma comparação mais justa optei por considerar apenas a estação "principal" de cada cidade.

 

Reparem que as grandes cidades da Costa Leste (em média) superam os recordes diários das grandes cidades dos Grandes Lagos (onde a média de neve por inverno é maior), pois as tempestades da costa leste podem se alimentar da umidade do Oceano Atlântico, ficando mais fortes.

 

Maior bizarrice:: Houston registrou 51 cm de neve em 24 horas entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 1895, talvez até superando o recorde diário de Chicago.  Depois deste evento extraordinário (que pegou do México até o noroeste da Flórida, ao longo da costa do Golfo do México e para dentro também), a segunda maior nevada da história de Houston ocorreu em 12/02/1960, com apenas 11,2 cm.

 

 

San Diego e Miami são as duas maiores cidades dos EUA que nunca registraram neve mensurável, embora flocos isolados tenham caído em San Diego em mais de uma ocasião, e alguns poucos subúrbios de Miami tenham registrado flocos muito isolados em janeiro de 1977, numa quantidade ínfima (no aeroporto e no centro de Miami não caiu nada).  Em alguns subúrbios de San Diego, a neve chegou a branquear um pouco o solo em 1949 (janeiro) e 1967 (dezembro), mas jamais houve acumulação na área central.

 

Dentre os estados americanos, todos já registraram neve.  No Havaí, só neva no topo das montanhas, com mais regularidade em Big Island (Mauna Kea) e, mais raramente, em Maui (Haleakala).

 

 

 

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

@Wallace Rezende interessante que os quatro maiores recordes estão no NE dos EUA. É o "milagre" dos Nor'easters, que fazem MUITA neve. Enquanto os Lake Effects vem um turbilhão de neve tudo de uma vez, pelo que li eles parecem ter duração menor. Os Nor'easters conseguem mandar neve por horas e horas e horas e horas sem fim. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
56 minutos atrás, Samihr Hermes disse:

@Wallace Rezende interessante que os quatro maiores recordes estão no NE dos EUA. É o "milagre" dos Nor'easters, que fazem MUITA neve. Enquanto os Lake Effects vem um turbilhão de neve tudo de uma vez, pelo que li eles parecem ter duração menor. Os Nor'easters conseguem mandar neve por horas e horas e horas e horas sem fim. 

 

Também acontece de as principais cidades dos “Great Lakes” (com destaque para Chicago e Toronto) não estarem bem posicionadas para receber a famosa neve “lake-effect", que é mais favorecida nas margens sul e leste dos lagos (o vento polar vem de norte/noroeste/oeste, atravessa as águas relativamente quentes e adquire umidade, despejando mais neve no lado oposto).

 

A pequena cidade de Watertown (NY) registrou 114,3 cm de neve (45 polegadas) no dia 15/11/1900, enquanto Buffalo (cidade maior e bastante nivosa, mas que não fica na melhor posição do “cinturão da neve” dos lagos Ontario e Erie) já registrou 86 cm no dia 10/12/1995.  A região rural de “Tug Hill”, no estado de NY, é famosa por registrar grandes quantidades de neve (efeito orográfico + "lake-effect"), bem mais que Buffalo e Watertown.

 

Os maiores eventos de "lake effect" tendem a ocorrer na primeira metade da estação fria, quando as águas dos lagos ainda estão "quentes".  Mas, com exceção do Lago Erie (que, por ser muito raso, costuma congelar quase completamente nos invernos de moderadamente frios para cima, "desligando" o "lake-effect"), podem ocorrer também do meio para o final do inverno (em geral com menos força, exceto se o início do inverno tiver sido bem quente). 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Wallace Rezende disse:

 

Não vai chegar nem perto, o evento de janeiro de 2016 detém o recorde de maior quantidade de neve de neve já registrada em 1 dia na cidade de Nova York, com 69,3 cm no dia 23/01 (dentre as principais cidades americanas, só perde por pouco para o recorde da Filadélfia).

 

Mas o atual evento, caso se confirmem as previsões, será o maior desde o recorde (depois de 23/01/2016, a maior nevada foi registrada no dia 04/01/2018, com 24,9 cm).  O atual poderá registrar um total maior que o de 2018 somando dois dias, mas ainda dentro de 24 horas. Em Filadélfia, após nevar com mais força, a temperatura subiu e virou águaneve/graupel, enquanto Washington ficou praticamente de fora (teve neve muito fraca no início, mas logo esquentou e virou chuva).  Nova York agora está com -4ºc, mas deve esquentar para até 0/1ºc antes do fim da madrugada, o que pode limitar o acumulado final.  Depois da atual nevada, haverá apenas friozinho básico para dezembro em NY (menor mínima prevista de -5/-6ºc), não há nenhuma onda de frio a caminho do leste dos EUA por enquanto.  Frio de verdade fez em dezembro de 1917, quando NY (cidade) registrou máxima de -16,6ºc no dia 30/12 (menor da história), e mínima de -25ºc (segunda menor da história), valores inimagináveis nos dias de hoje.

 

Interessante que o inverno de 2015/2016 foi quente em Nova York (dezembro de 2015 em especial foi absurdamente quente, mas janeiro e fevereiro de 2016 também fecharam um pouco acima da média) mas, depois desta nevada recorde em janeiro, a cidade (Central Park) registrou no dia 14/02 uma mínima de -18,3ºc no dia 14/02 (-1ºF) durante uma "porrada advectiva" de curtíssima duração (frio seco, sem neve), a única marca negativa (em Fahrenheit) de todo o século XXI até agora, e menor mínima desde 1994 (neste mesmo evento de 02/2016, Boston registrou -22,8ºc, a menor mínima desde janeiro de 1957!).

 

Recordes de quantidade de neve em 1 dia (cm) para algumas das principais cidades dos EUA:

 

Filadélfia: 70,1 cm (07/01/1996)

Nova York (Central Park): 69,3 cm (23/01/2016)*

Boston: 59,9 cm (17/02/2003)

Washington: 53,3 cm (28/01/1922)

 

Detroit: 61,2 cm (06/04/1886)

Chicago: 47,2 cm (02/01/1999)

Minneapolis: 47 cm (01/11/1991)

Cleveland: 44,2 cm (10/11/1913)

 

Denver: 59,9 cm (24/12/1982)

Seattle: 54,6 cm (02/02/1916)

Salt Lake City: 35,6 cm (24/11/1908)

Atlanta: 21,1 cm (23/01/1940)

Las Vegas: 18,8 cm (31/01/1979)

San Francisco: 9,4 cm (05/02/1887)

Los Angeles: 5,1 cm (15/01/1932) - voltou a nevar em janeiro de 1949, numa área até maior (acumulação em vários subúrbios de LA).  No centro de LA também nevou em 1949, mas praticamente não acumulou.

Phoenix: 2,5 cm (20/01/1933 e 21-22/01/1937) - nos arredores de Phoenix (locais que hoje em dia já fazem parte da cidade) o acumulado chegou a 10/11 cm no evento de janeiro de 1937, e em alguns pontos a neve permaneceu sem derreter por 3 dias na sombra.  O registro oficial de 2,5 cm foi no centro da cidade.  Outra nevada significativa ocorreu em dezembro de 1898, mas a temperatura estava um pouco acima da zero e na hora da observação não havia neve acumulada (pelos relatos da época, pode ter acumulado até 15 cm em alguns pontos mais elevados, nos arredores da cidade, então muito pequena).

 

*O aeroporto Kennedy reportou 76,9 cm de neve no mesmo dia, o que coloca o recorde de NY acima do da Filadélfia (e no topo da lista para as grandes cidades dos EUA), mas para uma comparação mais justa optei por considerar apenas a estação "principal" de cada cidade.

 

Reparem que as grandes cidades da Costa Leste (em média) superam os recordes diários das grandes cidades dos Grandes Lagos (onde a média de neve por inverno é maior), pois as tempestades da costa leste podem se alimentar da umidade do Oceano Atlântico, ficando mais fortes.

 

Maior bizarrice:: Houston registrou 51 cm de neve em 24 horas entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 1895, talvez até superando o recorde diário de Chicago.  Depois deste evento extraordinário (que pegou do México até o noroeste da Flórida, ao longo da costa do Golfo do México e para dentro também), a segunda maior nevada da história de Houston ocorreu em 12/02/1960, com apenas 11,2 cm.

 

 

San Diego e Miami são as duas maiores cidades dos EUA que nunca registraram neve mensurável, embora flocos isolados tenham caído em San Diego em mais de uma ocasião, e alguns poucos subúrbios de Miami tenham registrado flocos muito isolados em janeiro de 1977, numa quantidade ínfima (no aeroporto e no centro de Miami não caiu nada).  Em alguns subúrbios de San Diego, a neve chegou a branquear um pouco o solo em 1949 (janeiro) e 1967 (dezembro), mas jamais houve acumulação na área central.

 

Dentre os estados americanos, todos já registraram neve.  No Havaí, só neva no topo das montanhas, com mais regularidade em Big Island (Mauna Kea) e, mais raramente, em Maui (Haleakala).

 

 

 

 

 

Muuuuuuito preciosas essas informações !

 

De fato eu não consigo imaginar -25C em New York, não só pela realidade de hoje como também pela urbanização gigante. É a mesma coisa de imaginar temperaturas negativas no Mirante hoje em dia, mas só ocorreram há muito tempo atrás.

 

Não sabia dessa neve na tórrida Phoenix. Em Miami eu me lembro de um evento gigantesco em anos mais recentes que provocaram uma "quase neve" na cidade, algo como chuva e 4C se não me engano.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2020 em 20:45, Renan disse:

Dezembro começou muito sem graça em Baker lake (extremo norte do Canadá). Mas, em breve, as coisas voltarão ao normal por lá:

 

Screenshot_20201207-204616.thumb.png.e624aa3b380af047c0d92456f6f6b7ec.png

Sempre que vejo esses lugares que registram temperaturas tão baixas (abaixo de -10º) me pergunto: como será a diferença de sensação entre -10º e -40, -50ºº? Será é comparável a diferença entre 10 e 40? Menos sensível ou mais? Melhor ou pior? Um dia pretendo visitar o Canadá só pra experimentar isso. Já saí de calor de 35º do RJ pra 0º em Paris. É uma brutal diferença mas perfeitamente suportável desde que com a vestimenta correta. Será que de -10º pra -40 a diferença sentida é tanta? Deve ser né. Canadá é um bom lugar pq faz frio assassino no inverno e calor no verão, uma bela de uma amplitude.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.