Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2020


Recommended Posts

43 minutos atrás, Darley disse:

Alguns destaques de janeiro nas capitais:

- Belo Horizonte quebrando recorde histórico de chuva;

- São Luís se aproximando dos 500mm;

- Manaus passando dos 400mm;

- Belém com chuva em praticamente todos os dias deste mês, porém ainda NÃO atingiu a média de janeiro(vai depender da chuva até 10 da manhã de amanhã);

- Natal se aproximando dos 200mm em pleno janeiro;

- Palmas passando dos 400mm e três eventos de chuva somente neste mês já superaram o ano passado inteiro (Palmas teve o menor máximo em 24h de chuvas das capitais em 2019).

 

Às capitais que a chuva de janeiro de 2020 já superou qualquer mês de 2019 são:

- Belo Horizonte (além de ser recorde histórico, é o maior valor mensal em qualquer mês em qualquer capital neste século);

- Goiânia (já superou os 300mm, no ano passado teve um dos menores máximos mensais das capitais, sequer chegou a 220mm);

- Manaus (já está com mais de 400mm, coisa que não ocorreu no ano passado);

- Palmas (assim como Manaus também está com mais de 400mm, no ano passado o mês mais chuvoso não chegou nem a 300mm)

 

No máximo diário, já bateram o máximo diário de 2019 inteiro neste mês:

- Belo Horizonte (o máximo diário de 2019 foi superado 6 vezes, com direito a recorde histórico em um deles e três ocorrências de chuva superior a 100mm);

- Palmas(o máximo diário de 2019 foi superado três vezes só neste mês).

 

Com base nesses destaques, os principais ficam por BH(por motivos óbvios) e Palmas (por ter superado só neste mês os máximos de chuva mensal e diário de 2019)

 

Apesar de ter quebrado todos os recordes de chuva, não diria que foi o mais chuvoso em 110 anos, mas o mais tempestuoso. É claro que choveu muito ao longo de todo o mês, mas boa parte desse volume veio na forma de tempestades severas (como o Brasil todo está acompanhando), sem tantos dias de chuva constante. Houveram dias encobertos e chuvosos (que inclusive garantiram aquele recorde absoluto de chuva/24hs), mas menos que o acumulado mensal sugere.

 

Os meses de dezembro de 2008, 2009 e 2011 foram escuros, com inúmeros dias chuvosos, quase sem sol e a sensação que fica é de mais chuva que janeiro de 2020.

 

São detalhes que passam despercebidos quando se analisa somente o acumulado mensal e que, na minha opinião, são importantes para definir como foi a "cara do mês".

  • Like 7
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi mais um dia de muito calor desse verão, agravado pela umidade. Extremos de temperatura em Blumenau/Progresso hoje: 22,1/34,1 (umidade mínima de 62%) com céu nublado quase o tempo inteiro. Ponto de orvalho atingiu malignos 27,2C na minha Davis antes da pancada de chuva de 5mm que não espantou o abafamento. Gráfico do dia:

 

image.thumb.png.24ce6c4130a24f80704c0f145ce2dadd.png

 

Já no oeste o dia foi bem mais agradável e chuvoso. Em Mondaí a temperatura variou de 20,3C a 28,7C ao longo do dia e os ventos já voltaram a soprar de oeste/sudoeste.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Cristiane Wohlers disse:

Boa tarde caro @coutinho caros Bazianos, grandes companheiros de todos os dias!! 

Sou de Imbituba, Praia do Rosa, litoral sul de SC e por aqui além de paisagens deslumbrantes visitadas e mostradas pelo colega @Carlos Campos

Contamos com noites tropicais à perder de vista. Paralelo 28° muitas vezes mais quentes de paralelos inferiores...

IMG_20190313_162326.jpg

Cristiane, sem a menor sombra de dúvida ou exagero, foram os melhores dias dos últimos tempos pra mim.

IMG_20200130_234342.thumb.jpg.46ed0341bc4ef5e92ac9651eeac0866a.jpg

A paisagem é deslumbrante e o pessoal em geral é muito atencioso e hospitaleiro. Conheci inúmeras praias e lagoas. Caminhei nas dunas de Itaquera e só não subi no Morro do Mirim por falta de programação, pq a intenção era essa.

IMG_20200130_234213.thumb.jpg.23645e28a0b5a5b2e52d6203bde680d5.jpg

Cheguei com tempo chuvoso e expectativa de fortes ventos devido ao ciclone em alto-mar, mas o quadro melhorou 100% e os dois últimos dias foram de tardes de céu limpo.

O calor de 30°C foi amenizado pela brisa fresca e mesmo com as águas geladas, aproveitei bastante e até me arriskei um pouco com o forte repuxo das ondas, tanto na Rosa Sul qto na Rosa Norte.IMG_20200130_234312.thumb.jpg.02a56cb715fdb9a0f68772e7f2aa5ebd.jpg

Postei algumas imagens, mas nada se compara com o q se pode ver ao vivo nesse paraíso chamado Imbituba.

 

Conheci lugares q lembravam muito o Havaí. Muito mesmo... é quase irreal akilo tudo. Organizaram a coisa de um jeito q vc se sente fora do Brasil...

Conversei com pescadores na imensa lagoa do Imaruí e ouvi relatos empolgantes da passagem do Furacão Catarina na região. E o pôr do sol nessa lagoa? É simplesmente um espetáculo. 

AirBrush_20200125211409.thumb.jpg.1444ff5bf9f7fc533556cc8d92a6b201.jpg

Um lugar como esse faz a gente kerer viver por uns 300 anos... E eu vou voltar. E pretendo morar em Imbituba. É só uma kestão de tempo.

Você é uma pessoa privilegiada, sem dúvida.

Abraço e participe mais vzs!

Edited by Carlos Campos
  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, Renan disse:

Se tivermos sorte, na segunda quinzena de Março começa a mudar efetivamente. 

Impossível!

 

2º quinzena de março já muda legal..não há como...

 

O verão climático pode perdurar no máximo (se tivermos MUITO AZAR!) lá pelo final do segundo decênio de março. Algo como foi em 2019...

  • Like 3
  • Confused 5
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Impossível!

 

2º quinzena de março já muda legal..não há como...

 

O verão climático pode perdurar no máximo (se tivermos MUITO AZAR!) lá pelo final do segundo decênio de março. Algo como foi em 2019...

Você tem razão.

Em março as chuvas já começam a diminuir no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, a radiação solar está mais inclinada do que no auge do verão e as primeiras massas polares continentais começam a resfriar o Sul do Brasil, além do estado do MS e parte de SP.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Último dia do mês e em José Bonifácio-SP, minha estação ultrapassou os 300mm mensais.

 

Até dia 23 de janeiro havia chovido 259.2MM.

 

Dia 29 choveu 15.2mm;

Dia 30 choveu até a meia-noite 20mm;

e Dia 31 (hoje) já choveu 13.2mm.

 

TOTAL: 307.6 mm (ANO PASSADO FORAM MISERÁVEIS 93MM).

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, LeoP disse:

 

Apesar de ter quebrado todos os recordes de chuva, não diria que foi o mais chuvoso em 110 anos, mas o mais tempestuoso. É claro que choveu muito ao longo de todo o mês, mas boa parte desse volume veio na forma de tempestades severas (como o Brasil todo está acompanhando), sem tantos dias de chuva constante. Houveram dias encobertos e chuvosos (que inclusive garantiram aquele recorde absoluto de chuva/24hs), mas menos que o acumulado mensal sugere.

 

Os meses de dezembro de 2008, 2009 e 2011 foram escuros, com inúmeros dias chuvosos, quase sem sol e a sensação que fica é de mais chuva que janeiro de 2020.

 

São detalhes que passam despercebidos quando se analisa somente o acumulado mensal e que, na minha opinião, são importantes para definir como foi a "cara do mês".

Perfeita análise. Para quem é de fora pode parecer confuso, mas você descreveu bem. 

 

Nos meses de dezembro que você citou eu não me lembro nem de ter visto o sol e sempre com temperaturas amenas.

 

Neste janeiro, além de muito sol, tivemos calor, tanto que 932 milímetros não foram suficientes para deixar o mês com temperaturas muito abaixo da média. 

 

Fazendo uma analogia bem tosca, foi como se a combinação clássica do verão ( sol e calor + umidade = chuvas ) tivesse tomado fermento com whey protein, ficado maromba e todos os dias viesse dar uma surra em BH.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Você tem razão.

Em março as chuvas já começam a diminuir no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, a radiação solar está mais inclinada do que no auge do verão e as primeiras massas polares continentais começam a resfriar o Sul do Brasil, além do estado do MS e parte de SP.

 

Pra mim, março continua como verão total aqui no sudeste, não tem praticamente nenhuma mudança que justifique chamar de outono ou transição pra outono. Em Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista), Vitória e Cuiabá, as chuvas aumentam em março em relação a fevereiro. Em São Paulo e Campo Grande, diminuem alguns poucos mm, mas mantém o padrão da estação. Sobre as temperaturas, praticamente não mudam em relação ao mês anterior. Até em Sampa, mais sensível às massas polares, tem médias de 19/28ºC no Mirante (médias semelhantes a janeiro aqui em BH). A influência polar é tão pequena que não mexem nas médias. O padrão de resfriamento devido às chuvas permanece e há menos ar polar em março que em dezembro.

 

Ver outono em março no sudeste, na minha opinião, é mais desejo do que uma realidade, os dados todos mostram características veranis (não necessariamente iguais a JF, cada mês tem suas particularidades).

 

 

  • Like 4
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, LeoP disse:

 

Pra mim, março continua como verão total aqui no sudeste, não tem praticamente nenhuma mudança que justifique chamar de outono ou transição pra outono. Em Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista), Vitória e Cuiabá, as chuvas aumentam em março em relação a fevereiro. Em São Paulo e Campo Grande, diminuem alguns poucos mm, mas mantém o padrão da estação. Sobre as temperaturas, praticamente não mudam em relação ao mês anterior. Até em Sampa, mais sensível às massas polares, tem médias de 19/28ºC no Mirante (médias semelhantes a janeiro aqui em BH). A influência polar é tão pequena que não mexem nas médias. O padrão de resfriamento devido às chuvas permanece e há menos ar polar em março que em dezembro.

 

Ver outono em março no sudeste, na minha opinião, é mais desejo do que uma realidade, os dados todos mostram características veranis (não necessariamente iguais a JF, cada mês tem suas particularidades).

 

 

Não quis dizer que em março já é outono pleno em todo o Sudeste e sim que a circulação atmosférica começa a mudar em relação aos meses anteriores, pois as chuvas são mais intensas no centro-norte do Brasil (efeito da radiação solar migrando para o hemisfério norte) enquanto no Sul e partes de SP e MS começam a sentir as primeiras massas polares de fraca intensidade. Por exemplo, a capital São Paulo pode ter dias com temperaturas entre 16/27 graus assim como Campo Grande.

As médias de temperatura caem bastante no mês de abril juntamente com o início da estação seca nas regiões ao norte de 20S, daí sim pode-se dizer que é outono de fato ( nas condições normais).

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Agora, LeoP disse:

 

Pra mim, março continua como verão total aqui no sudeste, não tem praticamente nenhuma mudança que justifique chamar de outono ou transição pra outono. Em Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista), Vitória e Cuiabá, as chuvas aumentam em março em relação a fevereiro. Em São Paulo e Campo Grande, diminuem alguns poucos mm, mas mantém o padrão da estação. Sobre as temperaturas, praticamente não mudam em relação ao mês anterior. Até em Sampa, mais sensível às massas polares, tem médias de 19/28ºC no Mirante (médias semelhantes a janeiro aqui em BH). A influência polar é tão pequena que não mexem nas médias. O padrão de resfriamento devido às chuvas permanece e há menos ar polar em março que em dezembro.

 

Ver outono em março no sudeste, na minha opinião, é mais desejo do que uma realidade, os dados todos mostram características veranis (não necessariamente iguais a JF, cada mês tem suas particularidades).

 

 

 

Concordo plenamente com você. Ia mandar exatamente essa mensagem pro Caco, mas você captou meus pensamentos, hehehe. 

 

A temperatura média compensada de Março é apenas dois DÉCIMOS a menos que Janeiro por aqui. Isso já diz muita coisa. Agora, a SENSAÇÃO de calor talvez já diminua um pouco, por conta da menor duração do dia e do ângulo dos raios solares. Mas é pouca coisa que muda nessa latitude aqui.

  • Like 4
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Só pra deixar minha opinião, sem polemizar. Março ainda é verão, mas não o que eu chamaria de alto verão. Nas medias simples que acompanho desde 2008, março NUNCA foi o mês mais quente do ano, título quase sempre levado por fevereiro, outras vezes janeiro e apenas 2012 que o mês mais quente foi dezembro.

Eu noto em março uma ligeira diminuição nas mínimas, talvez pela diminuição do tempo de luz solar, mas aqui já é mais comum ver mínimas em torno de 16 graus na segunda quinzena de março. 

Esse ano vi uma previsão dessas de longo prazo pro verão, lançada em dezembro, que a maior probabilidade de veranicos esse ano seria em março, isso pode influenciar na dinâmica esse ano, mas no geral eu noto uma ligeira diminuição principalmente das mínimas em março, mas bem pouco mesmo. Só pra dizer que não considero março como alto verão e deixar minha opinião sem polemizar

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Dia de calor e vento oeste em Blumenau. A temperatura já atinge os 32,2C depois de mínima de 22,6C

Mínima alta (e provavelmente máxima tbm). Esse vento oeste tá provocando "calor" por efeito adiabático no litoral.

Enquanto refrescou no interior aki do Paraná, com mínima de 14,5°C em Palmas (Horizonte), no litoral a mínima atingiu 25,3°C em Guaraqueçaba (Reserva Natural Salto do Morato).

Temos muito vento agora, com rajadas q chegam aos 50 km/h e apenas 26°C de temperatura.

Hoje o Sol surgiu cedinho, por entre nuvens altas:

1580467707994.thumb.jpg.722c4ce537d635e0b2fa30f4754f4eb7.jpg

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Ontem a chuva foi novamente intensa no extremo sudoeste do estado e Foz do Iguaçu registrou acumulado de 75,0 mm. Na quarta-feira a cidade já havia registrado 109,0 mm. Enquanto isso aki no extremo leste não tivemos mais do q 10 mm acumulados. A situação está demorando um pouco pra normalizar.

O acumulado na estação do Inmet (Janeiro) em Curitiba não corresponde à realidade de toda a região metropolitana.

Tem áreas em q não choveu seker a metade desse valor. Estamos tendo um (final de) Janeiro atípico em termos pluviométricos.

A realidade é: se chove muito em algum lugar, chove menos em outro. É a regra.

 

  • Like 2
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Os dados do episódio de instabilidade que ocorreu entre o fim da noite de ontem e durou a madrugada toda de hoje aqui no sertão da PB.

  1. São José da Lagoa Tapada: 72 mm
  2. São Domingos: 50 mm
  3. São João do Rio do Peixe: 45 mm
  4. São Bentinho: 42,9 mm
  5. Uiraúna: 38 mm
  6. Cajazeiras: 25,3 mm

 

Eu registrei meros 2,5 mm.

 

Com esse valor de 25,3 mm Cajazeiras termina janeiro com 303,9 mm acumulados.

Agora o Janeiro de 2020 ocupa a 7ª posição no ranking dos Janeiros mais chuvosos.

👇

image.png.8df5c53ec3a4dd66cf5cbd0c53cf5557.png

 

Animação do satélite mostrando as instabilidades atuantes no sertão da PB.

👇

 

Fonte: AESA, Empaer, INMET (satélite)

Edited by CloudCb
  • Like 5
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

Peço desculpas por postar nesse tópico, mas é somente um aviso, para que os colegas de fórum no geral tenham conhecimento:

Estou escrevendo para um jornal digital na coluna de Turismo toda semana. Comecei, há duas semanas atrás, postando uma série sobre as capitais do Brasil, começando por Porto Alegre, continuando semana passada por Florianópolis e ontem, quinta-feira, sobre Curitiba.

Estou fazendo as postagens semanalmente no BATE PAPO DO BAZ. 

Desde já, agradeço e peço, mais uma vez, desculpas por estar passando essa mensagem por aqui, mas é que se trata do tópico mais acessado.

Aproveitando: PORTO ALEGRE no momento ( 12:35) com 27°c aqui no Centro Histórico e chuvas fracas ocasionais. Previsão de final de semana sem chuva, com aumento da temperatura no domingo.

MUITA PAZ!

João Nicolau

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Boa tarde. Manhã de muita água e trovoadas em Fortaleza. Choveu 35,0 milímetros na última hora, segundo o INMET:

 

13C9CBB8-E7D7-455B-AC62-80B4AC910782.jpeg.ccb5d0c19b6b3149ce4aa7108ac0f957.jpeg

Boa tarde. 

Hoje cedo, por volta das 6h00 eu observei essa nebulosidade sobre Fortaleza, uma faixa de nuvens se estendendo do litoral oeste do RN até o Maranhão..Screenshot_2020-01-31-06-12-34-1.thumb.png.e03d1a3ee5ea5c22d23deafe4735de35.png

 

Radares que parecem operar somente no período diurno mostravam a chuva atingindo Fortaleza. Uma chuva que seguiu pela manhã toda e ainda cai na região. Screenshot_2020-01-31-11-58-57-1.thumb.png.78b9b6450ae87f2f7812cdd0bb28245c.pngScreenshot_2020-01-31-12-34-04-1.png.faa9d35fa2f120881e0aa1544f7147be.pngScreenshot_2020-01-31-12-33-54-1.png.1cbb8b65b1cb7b7b8022f1d84e9ef355.png

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

O mês de janeiro de 2020 no Mirante foi menos chuvoso que o de 2019. Não alcançamos os 300mm(algo que ocorreu em janeiro de 2019, com um temporal no dia 30/01 porém valendo para o dia seguinte fazendo a marca ser superada). Entretanto, o máximo diário de janeiro de 2020 foi maior que o de janeiro de 2019(isso ocorreu DUAS VEZES neste mês, ambas acima de 60mm), em janeiro de 2019 o máximo diário foi 52mm em 31/01/2019.

 

Com o fechamento das chuvas de janeiro, está fechada a média climatológica 1991-2020 para janeiro, algumas capitais tiveram aumento significativo de chuva de Janeiro em relação a normal 1961-1990. Ao término de cada mês e também deste ano, nós iremos descobrir quais as médias de temperatura e de chuva 1991-2020 e comparar com a 1961-1990 quais meses tiveram maior aumento ou redução na precipitação e na temperatura média (compensada, máxima e mínima).

Edited by Darley
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Ontem novamente a chuva deixou a desejar, foram 3 mm acumulados. Janeiro de 2020 terminando com média de 25.2°C, quase 1.5°C menor que 2019, porém destaque total para as chuvas deste mês que fogem a média, pela 3° vez no período (2006-2020), as chuvas de janeiro fecham abaixo da média e deixa janeiro/2020 como o 3° com menos chuva.

2006: 90 mm

2014: 60 mm

2020: 119 mm - talvez suba um pouco se chover hoje, mas dificilmente perde esta posição.

  • Like 3
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia bem quente na Baixada Santista, temos 36,6ºC em Santos na estação Boqueirão/Cetesb após uma mínima alta de 26,3ºC.  Há previsão de chuva durante a tarde.

 

De um modo geral, janeiro foi bem agradável por aqui. Vai terminar ligeiramente abaixo da média e com poucos dias de máximas acima dos 35ºC.

  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, LeoP disse:

 

Apesar de ter quebrado todos os recordes de chuva, não diria que foi o mais chuvoso em 110 anos, mas o mais tempestuoso. É claro que choveu muito ao longo de todo o mês, mas boa parte desse volume veio na forma de tempestades severas (como o Brasil todo está acompanhando), sem tantos dias de chuva constante. Houveram dias encobertos e chuvosos (que inclusive garantiram aquele recorde absoluto de chuva/24hs), mas menos que o acumulado mensal sugere.

 

Os meses de dezembro de 2008, 2009 e 2011 foram escuros, com inúmeros dias chuvosos, quase sem sol e a sensação que fica é de mais chuva que janeiro de 2020.

 

São detalhes que passam despercebidos quando se analisa somente o acumulado mensal e que, na minha opinião, são importantes para definir como foi a "cara do mês".

É o caso dos 600mm em sp em março de 2006, qdo na verdade acho  os janeiros de 2010 e 2011 os verdadeiros meses chuvosos.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

URGENTE! 

 

Chove em alguns lugares da RMBH neste momento! Aki em casa ouço trovoadas e dá pra ver essa instabilidade.

 

O céu ta desabando nessa PWS que fica perto do INMET Cercadinho, será que os 1.000 mm vem?

 

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/INOVAL2

 

1835103285_CapturadeTela2020-01-31s13_32_17.thumb.png.a942fe8321315fe2f31838f9a8910941.png

 

510354173_Captura_de_Tela_2020-01-31_s_13_54_30.thumb.png.f838d09c67401f5f0192773b958d247e.png

 

https://www.climaaovivo.com.br/mg/belo-horizonte/regiao-central

 

 

 

 

Edited by Nowcasting
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Nowcasting disse:

URGENTE! 

 

Chove em alguns lugares da RMBH neste momento! Aki em casa ouço trovoadas e dá pra ver essa instabilidade.

 

O céu ta desabando nessa PWS que fica perto do INMET Cercadinho, será que os 1.000 mm vem?

 

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/INOVAL2

 

1835103285_CapturadeTela2020-01-31s13_32_17.thumb.png.a942fe8321315fe2f31838f9a8910941.png

 

510354173_Captura_de_Tela_2020-01-31_s_13_54_30.thumb.png.f838d09c67401f5f0192773b958d247e.png

 

https://www.climaaovivo.com.br/mg/belo-horizonte/regiao-central

 

 

 

 

Seguindo as normas da OMM(organização meteorológica mundial), ás 9 horas da manhã de hoje fechou a contagem para as chuvas de janeiro.

Mas seguindo critérios puramente do mês janeiro, dá para medir até 23 h 59 m de hoje e  o 1º de fevereiro começa ás 00 h 01 minuto da próxima madrugada.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

58 minutos atrás, Nowcasting disse:

URGENTE! 

 

Chove em alguns lugares da RMBH neste momento! Aki em casa ouço trovoadas e dá pra ver essa instabilidade.

 

O céu ta desabando nessa PWS que fica perto do INMET Cercadinho, será que os 1.000 mm vem?

 

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/INOVAL2

 

1835103285_CapturadeTela2020-01-31s13_32_17.thumb.png.a942fe8321315fe2f31838f9a8910941.png

 

510354173_Captura_de_Tela_2020-01-31_s_13_54_30.thumb.png.f838d09c67401f5f0192773b958d247e.png

 

https://www.climaaovivo.com.br/mg/belo-horizonte/regiao-central

 

 

 

 

 

Oficialmente, não tem mais chance disso acontecer. Extra-oficialmente tem até 23:59, vamos ver. 

  • Like 3
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

E Janeiro fecha com outro dia de calor severo, máxima de 33,3C na minha estação e a mínima também foi de elevados 20,7C. 

 

No Inmet o mês deve terminar com +00,1 ou +00,2 no desvio da média. Ou seja, totalmente dentro do normal e aceitável. Esse Janeiro foi o mais fresco desde o ano 2013. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Gente, olhem isso. Um raio da tempestade de ontem a tarde caiu aqui em casa e danificou parte da alvenaria do telhado.

Coisas deste janeiro de 2020 em MG....

Hoje foi mais um dia quente e abafado com temperatura variando entre 20,6 C e 31,7 C. No momento, céu encoberto, 26,0 C. UR  77%.2136530720_Casaraio20200130a.thumb.jpeg.6f6252ac9cc8f63c4752417a315456c2.jpeg1602184491_Casaraio20200130b.thumb.jpeg.2c053a6f19493ba0f6eb8b1e48911090.jpeg

Edited by sjmolive
  • Like 8
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o site do CEMADEN mostra uma tela rosa no lugar de um mapa, mas dá para identificar onde ficam as capitais. Em Fortaleza, dois postos superaram os 100 milímetros:

 

4DFC71AF-951B-4E57-A36F-10A71A1FFC40.thumb.png.7ed819699f378ec54a67bb1f09c20252.png
 

A maior temperatura do dia aconteceu durante a madrugada:

 

5B017658-1784-4A78-9698-E93F361ECF59.jpeg.04d3f7919bf2b279297f498ba53f912f.jpeg

 

Melhor dia meteorológico de 2020, até agora. 

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Infelizmente o site do CEMADEN mostra uma tela rosa no lugar de um mapa, mas dá para identificar onde ficam as capitais. Em Fortaleza, dois postos superaram os 100 milímetros:

 

4DFC71AF-951B-4E57-A36F-10A71A1FFC40.thumb.png.7ed819699f378ec54a67bb1f09c20252.png
 

A maior temperatura do dia aconteceu durante a madrugada:

 

5B017658-1784-4A78-9698-E93F361ECF59.jpeg.04d3f7919bf2b279297f498ba53f912f.jpeg

 

Melhor dia meteorológico de 2020, até agora. 

Vocês chegam a sentir frio com essas temperaturas a tarde ? Tem pessoas agasalhadas hoje por aí ? 

  • Like 2
  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Juzinho disse:

Vocês chegam a sentir frio com essas temperaturas a tarde ? Tem pessoas agasalhadas hoje por aí ? 


Sim! A sensação é de frio e as pessoas se agasalham. Ainda mais considerando o fato de que estamos vindo de uma recente sequência de noites/madrugadas em que a temperatura não baixou dos 27ºC, com os clássicos 32ºC durante a tarde.

  • Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 5
  • Confused 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, Juzinho disse:

Vocês chegam a sentir frio com essas temperaturas a tarde ? Tem pessoas agasalhadas hoje por aí ? 

Em Goiânia onde a temperatura pode cair a 2º e quase todo ano tem minimas próximo de 10º as pessoas lá sente frio sempre depois de uma chuva que derruba as temperaturas abaixo dos 30º. Imagine na parte Norte da região Nordeste.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia típico de verão, porém não escaldante. Amanheceu com muitas nuvens e permaneceu assim em boa parte do dia. Por volta de 14:30 (fazendo 29,8ºC) muitos Cbs se formaram no setor oeste e noroeste de Bacuriti. Resultado foi que uma bela Cb passou exatamente por cima de Bacuriti, com ventaval e acumulado bem elevado. Em questão de 25 minutos choveu 28mm (o período de maior intensidade deve ter atingido mais de 100mm/h) . Sendo assim,janeiro está fechando com dignidade depois de 2 semanas praticamente perdidas no quesito chuvas no centro-oeste paulista e temperaturas elevadas. Logo mais posto o fechamento do mês!


1665842080_ScreenShot2020-01-31at17_57_08.png.8aeddcec2a29804b9da7188a4934b40d.pngRadar Bauru IPMet às 16:30, o núcleo exatamente sobre Bacuriti.

No momento da convecção das Cbs estava viajando para Lins, meu irmãos fez algumas fotos. Os detalhes do que ocorreu em casa e da TºC (já que estava fora) ficaram a cargo da minha mãe kkkk. A leitura do pluviômetro também. Abaixo eguem as fotos das Cbs vista de Lins que passaram por Bacuriti.

2104039520_WhatsAppImage2020-01-31at18_46_05.thumb.jpeg.ceea46ecba04ad6c6d91ea4d3d8d9497.jpeg

615019781_WhatsAppImage2020-01-31at18_46_04.thumb.jpeg.7accb3ed6f3a011f4ea88af8219be911.jpeg1514511625_WhatsAppImage2020-01-31at18_39_31.thumb.jpeg.69401b04ca5c6492aca49399a4d12c06.jpeg

Saída de Cafelândia na vicinal Humpei Hirano, que ligado Cafelândia aos distritos de Três Barras, Simões e Bacuriti. 

1994969968_WhatsAppImage2020-01-31at18_39.31(1).thumb.jpeg.8ea56c3b8ee237b04471ab6aa03a37bf.jpeg1153340842_WhatsAppImage2020-01-31at18_39_30.thumb.jpeg.c69fc63a3a64ba1bd4f9b03ab772c7fb.jpeg

 

E com relação a chuvarada de ontem, no CEMADEN Cafelândia o acumulado foi de 61,6mm dá chuva, aqui no Bacuriti foi de 63,1mm. A chuva começou as 20:30, permanecendo forte até 21:40 (só nesse período choveu 42mm no pluviômetro de casa, depois a chuva fraca a moderada completou o restante). Já hoje em Cafelândia a chuva que atingiu o distritode Bacuriti não passou por Cafelândia. 
1076327643_ScreenShot2020-01-31at13_10_58.png.8d6205abfe62688c58bbdedabdc2fd55.png

Agora o tempo segue fresco com 21,9ºC, nublado e leve brisa. Perfeito para um churrasco depois de uma semana de labuta. 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Fechamento das chuvas pelo interior de São Paulo e Bacuriti (até as 18:00 horas de hoje).

image.png.39fd0a2950d02e9574182048b14de9e1.png

 

Na minha estação o padrão de monitoramento é 00:00-23:59. As do INMET o encerramento é 07:00 am (Brasília) e as do CEMADEN segue o os valores diários que eu peguei no site (inclusive o que choveu hoje pela tarde). Bom, sem me alongar muito, é aquilo que eu vinha dizendo aqui, depois do dia 12/01 houve um corte abrupto das chuvas em boa parte das estações.

O Janeiro foi paradoxal para boa parte das estações, com muita chuva nos primeiros 12 dias e relativamente seco após esse período com elevadas temperaturas (mínimas e máximas). Nem mesmo o episódio da ZCAS e da baixa pressão que veio do Paraguai conseguiu mudar muita coisa, apesar dos 114,4mm em Fernandópolis. Após esse evento, só a partir do dias 29 de janeiro o padrão pluviométrico decidiu mudar, encerrando o mês mais úmido e menos quente. Muito próximo da discussão levantada pelo @LeoP @RafaelBHZ  

Para corroborar com o que eu falo, mesmo em Bacuriti foram 12 dias apenas de chuva com >1mm, apesar dos 328,5mm (cerca de 100mm acima da normal de Cafelândia que é de 229mm). Mesmo Tupã que acumulou 385mm foram 15 dias de chuva com >1mm. Ou seja, constância e regularidade são palavras que definitivamente não fazem parte desse Janeiro maluco de 2020. Tivemos os dois lados da mesma moeda, vários dias seguidos amenos, elevadas Tmín e Tmáx, baixas Tmín e Tmáx. Destaque vale para Marília, que acumulou apenas 139,6mm na CEMADEN (Realengo). No geral os acumulados foram de normal a acima da média em quase todas as estações.

Resumindo: janeiro 2020 aqui choveu acima da média, foi seco também, com calor mas fez friozinho , com sol e tempo nublado kkkkkk

 

Obs: Sobre esse D(%), é o desvio em relação ao pluviosidade total do mês, e não em relação a média. O cálculo é feito por decêndios da seguinte maneira: 
D(%)=((Σ10dias)/(total de chuvas))*100. Dá pra notar que em boa parte das estações as chuvas se concentraram mesmo no primeiro decêndio, 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Boa noite à todos...

Hoje o dia foi repleto de formações convectivas (Congestus e Cumulus bem desenvolvidos/Cumulonimbus Calvus) mas poucas pancadas de chuva.

Os ventos q sopraram do oeste contribuiram para um declínio nos níveis de URA e a temperatura atingiu os 29°C.

 

Nuvens escuras e chuva no sul de Piraquara às 13h ⬇️

1580509159358.thumb.jpg.7d9b2e456fb18232ca9d23ce7ba9bc4c.jpg

 

Cumulonimbus Calvus ao entardecer ⬇️

1580508934013.thumb.jpg.f5f77d4fc46b14521361b59674b7488c.jpg

 

O avanço de um ar menos úmido mas ainda sob baixas pressões favoreceu para formações muito intensas de trovoada e tempestades, como aconteceu no extremo sul do litoral paulista e em alto-mar, na altura de Santa Catarina ⬇️1580509384067.jpg.6463f7f4e0a2486c46f51316165e6fb3.jpg

Essa grande área de tempestade no oceano veio se desenvolvendo ao longo da madrugada, manhã e durante a tarde já havia se intensificado. Como nenhum radar consegue captar a chuva na região, fica difícil saber exatamente a intensidade das precipitações (de qker modo, não deve ter causado enchente por lá). Provavelmente foi uma bela tempestade no oceano e o cenário deve ter sido incrível, inclusive agora à noite, com muitos raios.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em tempo: Parabéns a todos os bazianos pela excepcional movimentação neste tópico de Janeiro-2020. O mês está acabando, mas fizemos história porque raramente se vê tantas mensagens assim em Janeiro, um mês que costumava ser parado no BAZ. 

 

Sem dúvidas o fórum ganhou novo fôlego com a entrada de vários novos membros, e acredito que a tendência será de ainda mais crescimento este ano. Vida longa ao BAZ raiz, que é aqui neste fórum !

  • Like 17
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Imagem desta noite mostrando os grandes sistemas de chuva entre o Centro-Oeste e uma parte do Sudeste. Aparece na imagem tbm uma ZCAS deteriorada (basicamente nuvens altas do tipo Cirrus e Altos-qualquer coisa), ativa apenas em áreas isoladas, como no extremo leste do Sudeste onde provocou e ainda provoca temporais:Screenshot_2020-01-31-20-09-25-1.thumb.png.86e2574753872d1fef8f62c87d08b10d.png

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Renan disse:

Em tempo: Parabéns a todos os bazianos pela excepcional movimentação neste tópico de Janeiro-2020. O mês está acabando, mas fizemos história porque raramente se vê tantas mensagens assim em Janeiro, um mês que costumava ser parado no BAZ. 

 

Sem dúvidas o fórum ganhou novo fôlego com a entrada de vários novos membros, e acredito que a tendência será de ainda mais crescimento este ano. Vida longa ao BAZ raiz, que é aqui neste fórum !

Renan, não há dúvida q o Baz se tornou um espaço reservado não mais exclusivamente aos amantes do frio e sim aos amantes e apreciadores do tempo/clima em geral.

Nossos colegas do NORDESTE tem participado ativamente do tópico principal e acho isso ótimo pq sempre tem coisa boa pra ler sobre akela região.

O Sul fica meio de lado entre os meses de Novembro e Março (no q depender de mim, não fica), mas ainda temos alguns amigos q contribuem bastante, principalmente daki do Paraná e de Santa Catarina. O Sudeste participa com inúmeros membros DE TODOS OS 4 ESTADOS, principalmente de MG e não tem como algo relacionado ao clima, passar batido, diante disso.

Eu, tenho participado bastante, talvez demais até...e isso é devido principalmente ao fato de não utilizar mais o FACEBOOK e o INSTAGRAM (essas redes públicas me esgotaram, faz tempo), onde eu costumava publicar exclusivamente assuntos relacionados ao clima. 

O BAZ está indo de VENTO em popa..

E vamos crescer ainda mais, chova ou faça sol... 

 

 

  • Like 21
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.