Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2019


Renan
 Share

Recommended Posts

Belas tempestades no leste de SC hoje, aqui em Blumenau tive muitos raios e granizo de diâmetro considerável:

IMG-20191025-WA0069.thumb.jpeg.c949a34401903bd9d9eb4dd6bf354f12.jpeg

 

Apesar do gelo não baixou dos 21C, o dia teve a cara do verão com calor abafado e pouca insolação, máxima de 28,6C pouco antes do meio dia.

 

Quanto mais a norte em direção ao Centro da cidade, maior foi o granizo.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Estamos com alguns relâmpagos sem trovoadas aqui em Niterói, a primeira atividade convectiva do mês, e a temperatura está entre 24 e 25ºc.  Algumas áreas de instabilidade se formaram em pontos do centro-sul do estado, e agora há alguma coisa na região metropolitana do Rio também.  Na capital, as estações na Ilha do Governador, Penha e Irajá já registram chuva.

 

Hoje o dia foi abafado mas com temperatura dentro da média de outubro, assim como aconteceu nos últimos dias, e a brisa do mar predominou amenizando a sensação de abafamento à tarde.  As máximas ficaram pelos 26/28ºc no Centro do Rio, e até 30/31ºc nos bairros mais quentes.  O céu tem variado entre nublado e parcialmente nublado, o que também é comum em outubro (trata-se de um dos meses mais nebulosos do ano em média, junto com novembro e dezembro).

 

O tempo deve seguir algo instável amanhã, com chance de chuva isolada, e por isso as máximas não sobem muito (ficando até um pouco abaixo das registradas hoje).  Mas um período com calor típico de verão continua previsto de domingo/segunda-feira até o final do mês, podendo continuar pelo início de novembro (ainda teremos ajustes até lá).

 

Chuva isolada deve ser registrada esta noite a amanhã na cidade do Rio e municípios vizinhos, mas depois o mais provável é que não chova até o fim do mês.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Friburgo o tempo está no chove, para, chove... bem instável desde o início da tarde, após o calor de manhã. Tb está relampejando bastante. Parece q está mais padrão verão. A mínima foi alta na casa dos 16°C na área urbana hj. No momento faz 20°C, parou a chuva, mas ainda relampeja.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Novo núcleo de temporal chegando pelo sul novamente.

O intervalo foi de aproximadamente 1h entre o primeiro e este q já se aproximando.

Fiz algumas imagens das descargas elétricas, pouco antes de chegada da tempestade 👇1572048189358.thumb.jpg.f27c643b8d912fe42811d04a25367309.jpgAirBrush_20191025204952.jpg.aa64096200472299435c38bc8fa04903.jpg

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Enquanto eu terminava de escrever o último post começou uma breve pancada moderada aqui em Niterói, com trovoadas fracas (agora já parou e a temperatura "caiu" para 23/24ºc).  O núcleo se deslocou desde a Baixada Fluminense acompanhando a Baía de Guanabara (sentido norte/sul) e foi perdendo força gradualmente.  Na capital chegou a chover 25 mm em Vicente de Carvalho Cemaden (18 mm em 10 minutos), mas na maioria dos bairros não choveu nada.

 

Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, registrou granizo com tamanho significativo em alguns bairros, a ponto de causar danos em carros, o  que é bastante incomum na Região Metropolitana do RJ (embora Nova Iguaçu esteja justamente na região com maior incidência de granizo da RM, as pedras costumam ser menores).

 

EDIT: granizo confirmado também na zona norte da capital (isolado), Mesquita e Nilópolis, e provavelmente também em pontos de São João de Meriti e Belford Roxo.

 

 

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Agora, Wallace Rezende disse:

 

Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, registrou granizo com tamanho significativo em alguns bairros, a ponto de causar danos em carros, o  que é bastante incomum na Região Metropolitana do RJ (embora Nova Iguaçu esteja justamente na região com maior incidência de granizo da RM, as pedras costumam ser menores)

 

 

 

Caramba, estou chocado!

Granizo desse tamanho na baixada... Imagine só o potencial da célula q provocou isso...

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Me chama atenção a previsão de baixos acumulados até o dia 10/11 na última rodada do GFS, no país inteiro. Quando é que o período chuvoso realmente vai começar? Só pancadinha isolada não significa muita coisa. 

Difícil essa situação. Os rios já estão criticamente baixos aqui no sul de minas, isso porque somos a "caixa d'água do sudeste".

Edited by Monotov
Erro digitação
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sjmolive disse:

Forte tempestade com vento e granizo aqui neste momento. A temperatura despencou para 16 graus... Vejam a furia da natureza...

 

Ótimo temporal agora à noite, na minha estação chegamos aos 27mm. A defesa civil mandou alertas de tempestade e granizo pra cá, porém tarde demais (os eventos já estavam acontecendo).

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
53 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Caramba, estou chocado!

Granizo desse tamanho na baixada... Imagine só o potencial da célula q provocou isso...

 

Realmente é difícil chover granizo a ponto de trincar vidro de carro tão perto da capital (em ao menos um ponto a lataria de alguns carros foi amassada também), na verdade é a primeira vez que vejo este tipo de vídeo aqui perto, embora hoje a difusão destas notícias (e de vídeos) seja muito maior.

 

Foi seguramente uma das granizadas mais significativas da história nos locais mais atingidos.

 

Enquanto isso aqui em Niterói, só choveu por 5 minutos (sem granizo), entre 0 e 2 mm, e na maior parte da cidade do Rio não choveu nada.

 

Mais um vídeo de Nova Iguaçu e outro de Mesquita (no segundo é possível ver a névoa formada pelo contraste entre o ar frio perto da superfície, por conta do gelo acumulado, e a atmosfera mais aquecida):

 

 

 

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Daniel85 disse:

CFS (média das últimas 12 rodadas) para novembro voltou a dar uma piorada em boa parte da país.

Apenas no sul e um pouco de sudeste e MS terão chuvas acima da média.

 

Anomalia de chuva

vuiGGI5.png?1

 

 

Anomalia de temperatura

cPG6Sj4.png?1

 

 

Pelo visto o período chuvoso de verdade vai começar somente no final de novembro ou dezembro. Nunca vi um início tão tardio. Porque????

Edited by RafaelBHZ
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Pelo visto o período chuvoso de verdade vai começar somente no final de novembro ou dezembro. Nunca vi um único tão tardio. Porque????

Isso se não vier aqueles bloqueios no decorrer de dezembro (o que tem ocorrido desde 2012).

 

Mas faço a mesma pergunta que você. Pelas anomalias de chuva, esse mapa está bem com cara de El Niño moderado/forte (o que não é o caso neste momento).

Aqui em São Paulo, tem sido um parto de Elefante chover de forma decente nessa primavera. Fico com o pé atrás dessa previsão de chuva acima da média pra cá no mês que vem.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado, posso dizer que foi a maior granizada em Blumenau nas últimas décadas, nunca vi algo nessa magnitude!

E pior que a chuva veio pra ferrar com a galera, pois começou bem no horário de pico das 17h30, tive muita sorte de escapar. Martelinho de ouro vai bombar semana que vem.

Foto da minha vizinhança

 

 

 

4088cc7e-eebd-45f1-9bb9-5f32ddb731e2.jpg

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Resumo dos últimos dias em Buenos Aires:

Quarta-feira: dia ensolarado, com mínima de 10,5°C e máxima de 23,3°C.

Quinta-feira: novamente ensolarado. O amanhecer foi friozinho para a época, com mínima de apenas 9,5°C. Já sao 74 mínimas abaixo de 10°C. Durante o dia a temperatura disparou e tivemos um dia de amplitude térmica bastante alta, com máxima de 26,6°C.

Sexta: ontem dia de sol e poucas nuvens, com muito calor. Mínima de 16,4°C e máxima de 30,2°C. Durante a noite nao refrescava, tive que aceitar que já é fim de outubro e faz calor e pela primeira vez na temporada liguei o ar condicionado, porque os ambientes internos estao comecando a esquentar (meu quarto pega sol agora até depois das 19h e estava em 26°C a temperatura interna às 23h).

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia à todos...

Parece q ontem a "tensão atmosférica" atingiu o limite extremo no leste do Brasil... Pelas minhas contas, 5 Estados tiveram registros de queda violenta de granizo em várias localidades (Santa Catarina/Paraná/São Paulo/Rio de Janeiro/Minas Gerais).

Para hoje, pelo menos aki no leste paranaense, a "tensão" diminuiu um pouco. O ar está mais fresco e o Sol se esconde por detrás de nuvens baixas.

O temporal do começo da noite de ontem provocou keda de granizo em alguns municípios da Região Metropolitana de Curitiba, principalmente nos setores sul e leste: Começando pelo sul, conforme o deslocamento da célula em direção norte-nordeste: Rio Negro, Mandirituba, Tijucas do Sul (divisa com Santa Catarina), Quitandinha, Fazenda Rio Grande (sul de Curitiba), São José dos Pinhais, Piraquara (setor leste de Curitiba).

Os acumulados pluviométricos foram muito baixos em Curitiba (<10mm) e os ventos superaram 50 km/h nos bairros ao sul da capital.

Aki na vila registrei 27mm e os ventos não ultrapassaram 50km/h.

Duas imagens q eu fiz ontem exatamente no momento do poente q ficaram muito bonitas: a primeira, com o Sol sob um bloco de congestus em desenvolvimento e a segunda já mostrando parte de célula de tempestade q avançava, mas ainda sobre os municípios da divisa com o estado catarinense:

1572090244217.thumb.jpg.3fb2a2a119b3de556bd6b02604399b33.jpg1572089404420.thumb.jpg.b266b286fba275e2b4f79da2cec9db82.jpg

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Me chama atenção a previsão de baixos acumulados até o dia 10/11 na última rodada do GFS, no país inteiro. Quando é que o período chuvoso realmente vai começar? Só pancadinha isolada não significa muita coisa. 

Não querendo dar o braço a torcer, mas a Climatempo fez está previsão em Agosto e ela está se concretizando

 

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, jrmartinisp disse:

Não querendo dar o braço a torcer, mas a Climatempo fez está previsão em Agosto e ela está se concretizando

 

 

Gostei bastante das explicações da Graziela. E são bem coerentes com o q está atualmente acontecendo no centro-sul, ou seja, Atlântico resfriado não contribuí para a potencialização da pluviometria das frentes frias e não consegue injetar a umidade e os ventos até a Amazônia, q por sua vez retornariam como canal de umidade até o Sudeste e o Sul.

O triste da história é q tivemos um inverno meia-boca mesmo com o Atlântico não estando kente e agora, pelo mesmo motivo, o início da estação chuvosa já começou deficiente.

É um azar atrás do outro 😒

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

32 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

No momento 20.2 c em Curitiba, nublado e vento (Única parte boa do dia)

Mas tá bem abafado, cheguei com calor em casa

Infelizmente o sol aparece forte por trás das nuvens às vezes, ar quente ruim

Bom dia, teu post já estava ruim antes da edição, quando terminava em "...calor em casa", mas vejo q vc conseguiu deixar ainda pior...

Aonde é q está esse "ar kente ruim"?

O dia está maravilhoso, com 20°C quase no final da manhã, enquanto no norte do Estado e no oeste já está 30/32°C 🤔

Acima das nuvens o Sol está "forte" é óbvio, mas o céu está 80% nublado.

Aliás, eu sim poderia estar reclamando, pq preferia um céu limpo e uns 5°C a mais. Hoje é sábado, kero sair andar, fazer coisas lá fora e não ter q vestir ou ter q carregar blusas ...

Tempo fechado, alguns chuviscos e 19°C aki 👇1572096210787.thumb.jpg.6e114ded88fc1f134952dac086107cbd.jpg

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Agora, Carlos Campos disse:

Gostei bastante das explicações da Graziela. E são bem coerentes com o q está atualmente acontecendo no centro-sul, ou seja, Atlântico resfriado não contribuí para a potencialização da pluviometria das frentes frias e não consegue injetar a umidade e os ventos até a Amazônia, q por sua vez retornariam como canal de umidade até o Sudeste e o Sul.

O triste da história é q tivemos um inverno meia-boca mesmo com o Atlântico não estando kente e agora, pelo mesmo motivo, o início da estação chuvosa já começou deficiente.

É um azar atrás do outro 😒

 

Fora que também temos um dipolo positivo bem forte no Índico e ele, naturalmente, atrasa a estação chuvosa no Brasil Central. Mas como o evento atual tá bem forte, o impacto também é maior.

image.png.60af0c82cbc4ae6826ce108fc608a413.png

 

Em 1997 houve um evento positivo do dipolo, a estação chuvosa do Brasil central daquele ano atrasou também?

 

http://www.bom.gov.au/climate/enso/#tabs=Indian-Ocean

Edited by CloudCb
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia, teu post já estava ruim antes da edição, quando terminava em "...calor em casa", mas vejo q vc conseguiu deixar ainda pior...

Aonde é q está esse "ar kente ruim"?

O dia está maravilhoso, com 20°C quase no final da manhã, enquanto no norte do Estado e no oeste já está 30/32°C 🤔

Acima das nuvens o Sol está "forte" é óbvio, mas o céu está 80% nublado.

Aliás, eu sim poderia estar reclamando, pq preferia um céu limpo e uns 5°C a mais. Hoje é sábado, kero sair andar, fazer coisas lá fora e não ter q vestir ou ter q carregar blusas ...

Tempo fechado, alguns chuviscos e 19°C aki 👇1572096210787.thumb.jpg.6e114ded88fc1f134952dac086107cbd.jpg

 

Tu queria 5 graus a mais, e eu queria 20 graus a menos.

Muito bom sair principalmente com frio.

Agora a tarde só piorou a situação, óbvio que outras partes do Paraná estão mais quentes.

Mas passou de 20 já era a alegria, é desconfortável.

Agora das 13:00 pra cá sofri com o calor andando na rua

Eu tô afim de vestir umas 3 blusas, mas pra isso precisaria de uns -10

Manhãs foram feitas para não passar nem dos 10, devia ser assim

 

Edited by Matheus Vinicius
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Acompanhei o avanço da área de chuvas e trovoadas ontem a noite em direção a Viçosa, deve ter caído granizo miúdo lá, mas o que chamou a atenção foi o volume de chuvas.

 

41,6 mm em 10 minutos na estação São J. do Triunfo/Cemaden,fica na área rural de Viçosa,mais 28,8 mm nos 10 minutos seguintes. Soma de 70,4 mm em 20 minutos.No total essa estação somou 96,6 mm.

 

Mas na automática do Inmet, localizada na Univ. Viçosa o total foi de 110,6 mm(recorde de 24h para um mês de outubro).

 

No Jornal Hoje mostrou os estragos do vendaval que atingiu Ubá-MG, arrancou telhados inteiros de metal.

Se caísse uma chuva com 70 mm aqui em Laje por 20 minutos, carregaria carros na enxurrada que desce dos morros.

Edited by marinhonani
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, jrmartinisp disse:

Não querendo dar o braço a torcer, mas a Climatempo fez está previsão em Agosto e ela está se concretizando

 

 

 

Excelente explicação, parabens pra meteorologista, uma das melhores previsões estendidas que já vi.

 

Aqui em BH, as chuvas isoladas de ontem não fizeram nem cócegas no acumulado do mês: 3,6mm na estação convencional. É um dos outubros mais secos da história e que também caminha para um dos mais quentes já registrados.

 

A previsão indica chuvas isoladas até o fim do mês (inclusive hoje) e um começo de novembro com tempo firme e calor absurdo, chance de recordes históricos.

 

Sinceramente? Parece não ter limite essa anomalia que vivemos. As mudanças estão tão rápidas que assustam. É outro clima.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

É impressionante o consenso dos modelos para um evento de calor histórico no vale:

 

image.thumb.png.916ef20c48d6279e300d87b975057f41.png

 

Acho remota a chance de passarmos sem uma nova marca extrema para outubro. Europeu se mantém incrivelmente estável para esse evento até o momento, 8 dias antes já firmou a previsão salvos ajustes normais.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, CloudCb disse:

 

Fora que também temos um dipolo positivo bem forte no Índico e ele, naturalmente, atrasa a estação chuvosa no Brasil Central. Mas como o evento atual tá bem forte, o impacto também é maior.

image.png.60af0c82cbc4ae6826ce108fc608a413.png

 

Em 1997 houve um evento positivo do dipolo, a estação chuvosa do Brasil central daquele ano atrasou também?

 

http://www.bom.gov.au/climate/enso/#tabs=Indian-Ocean

Boa tarde e desculpa a demora... Estava aproveitando o sol e o calorzinho lá fora kkkk

Não acompanho os fenômenos globais relacionados aos oceanos (temperatura das águas, ENSO, etc)... Mas claro, os grandes eventos, akeles q modificam os climas de vastas regiões do planeta eu procuro sempre me informar e muitas vzs acabo buscando matérias científicas confiáveis (pq muita coisa sobre fenômenos recentes não passa, ou de mera especulação, ou simplesmente alarmismo infundado).

Sobre a correlação entre o evento (dipolo positivo) no Índico e o início da estação chuvosa no Sudeste em 1997, o q encontrei aponta para NEUTRALIDADE.

1997 teve uma estação chuvosa dentro do padrão.

IMG_20191026_152241.thumb.jpg.5bf8d6058dab34cbf05039eff5965548.jpg

Em 1993 houve (aí,sim) um desvio negativo absurdo e provavelmente alguns dos nossos colegas do Sudeste poderiam dizer algo a respeito..

Abraço

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Calor forte já no oeste do estado hoje. Minha estação em Mondaí/Linha Catres na propriedade dos meus tios registra máxima de 36,0C até o momento com umidade alta, na casa dos 45/50%. Portanto é mais um dia de grande amplitude térmica, uma vez que a mínima foi de 13,1C.

 

Itapiranga vai variando de 11,4C a 36,8C no Sr. Wolfgang

 

Já no leste de SC o dia é nublado e mais fresco, máxima de 25,8C em Blumenau com vento de leste.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
1 hora atrás, marinhonani disse:

Acompanhei o avanço da área de chuvas e trovoadas ontem a noite em direção a Viçosa, deve ter caído granizo miúdo lá, mas o que chamou a atenção foi o volume de chuvas.

 

41,6 mm em 10 minutos na estação São J. do Triunfo/Cemaden,fica na área rural de Viçosa,mais 28,8 mm nos 10 minutos seguintes. Soma de 70,4 mm em 20 minutos.No total essa estação somou 96,6 mm.

 

É possível que este seja o novo recorde (para 10 minutos) da rede Cemaden no Brasil (lembrando que este tipo de monitoramento é muito recente); o maior valor que lembro de ter visto anteriormente para 10 minutos foi de 39 mm, embora não lembre em qual estação (acho que uma de Angra).  Faço um acompanhamento informal apenas, e nos últimos tempos com os constantes problemas no site do Cemaden algum evento pode ter passado em branco.

 

Outros valores que tenho anotados:

 

Recorde de 30 minutos: 94,9 mm na Praia Brava (Angra dos Reis) em 21/01/2017, evento bem isolado.  Segundo lugar: 93,1 mm no Jardim Angélica (Caieiras, grande SP) entre 18 e 19/12/2018.

 

Recorde de 1 hora: 130,6 mm no Alto da Boa Vista (Rio de Janeiro) entre 14 e 15/02/2018.

 

 

 

 

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Atenção!

Hora: 16:13

Chuva moderada nos arredores de Campos dos Goytacazes, Norte do estado do RJ. Pode chover forte tanto em Campos quanto nas cidades vizinhas.

Fonte: https://www.facebook.com/monitoramentoclimaticofluminense/

 

Atenção, atualização do tempo!

Hora: 16:05

Chuva forte em alguns pontos entre Rio Bonito, Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.