Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019


Recommended Posts

2 minutos atrás, geovane gomides disse:

Agora amanhã segunda feira, poderemos ter mais recordes em BH e região ? Já que no sul do Brasil, os maiores recordes foram registrados hoje. 

Poderemos, não dá para descartar essa possibilidade. A mínima prevista para amanhã também é de 6°C. 

 

A estação do Inmet no centro provavelmente irá superar os 10,4°C de hoje. Nas demais estações, a chance de recorde é menor, especialmente na Cercadinho, mas também não pode ser descartada.  

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Tassio Amaral disse:

Sensacional suas fotos meu amigo... Simplesmente lindas!!! 👏🏻👏🏻👏🏻... Que obras de arte e que lugar lindo, ainda mais sob esse ar invernal e esse manto branco... Parabéns!!!¡

Muito obrigado, Tassio..

Não foi o melhor local para boas imagens da geada, já que (e isso eu sabia) sempre há nevoeiro nas lagoas do parque, porém resolvi ir até lá pra variar um pouco meus registros fotográficos.

Aki no bairro a geada foi bem mais intensa já q temos baixadas amplas e o nevoeiro não apareceu.

Abraço 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, geovane gomides disse:

Agora amanhã segunda feira, poderemos ter mais recordes em BH e região ? Já que no sul do Brasil, os maiores recordes foram registrados hoje. 

A MP só vai embora na terça. Normalmente  BH é  sempre a última a registrar recordes em mps assim. Acredito que vamos seguir uma semana com frio intenso  a noite e pela manhã  até quarta feira 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Moisés Alexandre disse:

Pelo observado teremos situação favorável à ondas de frio neste Julho e início de Agosto.

455ADE7D-6A3F-4093-8E04-5FDA84ECA412.jpeg

Ei Moisés. Vou estar em Lages dia 21/07 para o festival. Ano passado levaram a gente pra urupema pra tocar na praça. 1 grau que quase morri com a mão  congelada. Esse ano querem levar novamente.  Li que a próxima  onda de frio tá prevista para dia 19/07 e boatos que veria dia 21/07 outra onda. Vc sabe de algo a longo prazo pra sua região? 

Link to comment
Share on other sites

Opa pessoal, tudo certo?

 

Manhã de muito frio também em Jaraguá do Sul/SC e região, por aqui as temperaturas ficaram entre 0°C e 3°C, as mais baixas do ano. Destaque para as mínimas registradas nas estações da EPAGRI/CIRAM, que foram de:

 -0,08°C - Corupá (Santa Isabel/176m)

 0,69°C - Jaraguá do Sul (Garibaldi/92m)

 0,25°C - Schroeder (Rancho Bom/71m)

 1,38°C - Massaranduba (Aproban/30m)

 

Já nas estações da Defesa Civil da cidade as mínimas ficaram assim:

 1,6°C - Jaraguá do Sul (Rio Cerro II/50m)

 1,9°C – Jaraguá do Sul (Três Rios do Sul/37m)

 2,2°C - Jaraguá do Sul (Malwee/42m)

 

Como muitos, pulei da cama cedinho atrás da geada, xD que se fez presente mesmo de maneira mais isolada na área urbana e no interior de Jaraguá (alguns pontos com nevoeiro). Segue abaixo algumas fotinhas, inclusive da estação da EPAGRI/CIRAM, na localidade de Garibaldi.

 

20190707_075136.thumb.jpg.7fa7046983f959b7888f30bd0a12997c.jpg20190707_073739.thumb.jpg.85af6b0ef25977dc244dc90a129bddd4.jpg

20190707_072306.thumb.jpg.5b89aa5bb7a153c0c48f1fd6db533a0b.jpg20190707_073115.thumb.jpg.cbfd528e54a26a92a51887d6b1c8fa5f.jpg

20190707_072959.thumb.jpg.fca68cb1a0408a6303d68d5640f92ee4.jpg

 

Ainda sobre a estação da EPAGRI/Garibaldi, percebe-se que ela fica num topo de morrinho, se ela fosse instalada nessa baixadinha (imagem acima) que fica do outro lado da estrada, poderia registrar temperaturas inferiores? Ou a diferença de poucos metros de altitude não interfere muito?

 

 

 

 

 

 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Poderemos, não dá para descartar essa possibilidade. A mínima prevista para amanhã também é de 6°C. 

 

A estação do Inmet no centro provavelmente irá superar os 10,4°C de hoje. Nas demais estações, a chance de recorde é menor, especialmente na Cercadinho, mas também não pode ser descartada.  

Até um tempo atrás eu pensava q BH registrava temperaturas mínimas em torno dos 5/7°C com facilidade em todos os invernos.

Altitude e continentalidade tem de sobra...

É uma pena q sejam tão difíceis bons registros de frio na área urbana. Uma cidade linda e com clima de altitude...

Eu me lembro de ter visto num anuário meteorológico mínima de 3°C registrada no início ou meado do século passado.

Claro q as coisas mudaram, já q a estação oficial nem deva mais ser no mesmo local dakele registro, fora a grande urbanização q se alastrou nos anos mais recentes..

É quase o mesmo problema do Mirante de Santana, porém com a desvantagem de estar bem mais ao norte, pra piorar.

Já q eu pouco sei sobre a dinâmica normal dos grandes blokeios atmosféricos no passado, como parâmetro para o clima atual, não me arriscaria a apontar esses fenômenos como um problema dos dias de hoje.

Creio q a dificuldade de resfriamento na capital está quase q exclusividade relacionada com a amplitude horizontal e vertical da cobertura urbana.

Nada relacionado ao ainda tão falado akecimento global. 

 

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Vai corrigir nada... Aposto que vai ficar por isso mesmo. 1999 tá aí como exemplo, vocês relataram geadas pela cidade e para o Inmet a mínima foi de apenas 9°C. 

 

E é bizarro porque exatos 5km separam a Cercadinho da convencional, e a diferença foi de quase 5°C. 

RafaelBHZ,

a estação convencional está dentro da ilha de calor, cada vem mais urbanizado.

Ao norte Sete Lagoas marcou 4,1 e no oeste Florestal marcou 2,7 todas em lugares não urbanizados.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Na verdade eu tenho a impressão de que o adensamento elevado de BH prejudica um pouco! A cidade é muito adensada, pelo fato de estar espremida entre os morros. Apesar da altitude boa, estamos em um buraco o que atrapalha também.

Alem disso a intensa verticalização da Zona Sul e de Nova Lima, justamente de onde chegam as Mps parece ter atrapalhado  o clima da cidade. Lembro quando era criança que era muito comum os nevoeiros nas regiões altas da cidades, como a Serra, Sion e Mangabeiras. Hj eles ficaram restritos ao Belvedere e Vila da serra, como se os prédios desses bairros bloqueassem. São impressões minhas, sem qualquer fundamento científico... rsss

Apesar disso temos a vantagem de ter um clima ameno quase o ano inteiro, diferente por ex de POA ou até Fln que fervem no verão.

Edited by BrunoBH
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Até um tempo atrás eu pensava q BH registrava temperaturas mínimas em torno dos 5/7°C com facilidade em todos os invernos.

Altitude e continentalidade tem de sobra...

É uma pena q sejam tão difíceis bons registros de frio na área urbana. Uma cidade linda e com clima de altitude...

Eu me lembro de ter visto num anuário meteorológico mínima de 3°C registrada no início ou meado do século passado.

Claro q as coisas mudaram, já q a estação oficial nem deva mais ser no mesmo local dakele registro, fora a grande urbanização q se alastrou nos anos mais recentes..

É quase o mesmo problema do Mirante de Santana, porém com a desvantagem de estar bem mais ao norte, pra piorar.

Já q eu pouco sei sobre a dinâmica normal dos grandes blokeios atmosféricos no passado, como parâmetro para o clima atual, não me arriscaria a apontar esses fenômenos como um problema dos dias de hoje.

Creio q a dificuldade de resfriamento na capital está quase q exclusividade relacionada com a amplitude horizontal e vertical da cobertura urbana.

Nada relacionado ao ainda tão falado akecimento global. 

 

 

Belo Horizonte esta mais próxima do centro da ASAS, o que natural dificulta a chegada das massas polares continentais, outro fato, em menor escala, é o relevo ser mais alto e acidentado no Sudeste e mais baixo e plano no Oeste do Brasil, resultado os ventos frios chegam primeiro no Acre depois na capital mineira. Parece ocorrer um resfriamento intendo por lá a massa polar tem que estar associada a um ciclone ou cavado, forçando a entrada dos ventos sulistas. 

A cidade muitas vezes se da bem nas marítimas justamente por serem mais frequentes e mais próximas de Minas Gerais.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MP DE 07/07/19

 

- Não foi uma MP uniforme. Fez mais frio em alguns locais que outros. A impressão que deu é que o frio ficou bem centralizado, no meio dos estados. Não fez tanto frio no extremo Oeste e nem no litoral. Parecido com o que o ECMWF previa;

 

- Faltou frio para Urupema bater -10°C. Na minha opinião não houve erro. Desde segunda ou terça enxerguei uma redução nas previsões dos modelos GFS e CMC o que dificultaria tal marca;

 

- Urupema com -9,2°C, Painel com -8,8°C e São Joaquim 8,6°C foram os grandes destaques em SC. Pinheiro Machado com -8°C, Soledade e Vacaria com -7,5°C foram os destaques do RS. General Carneiro com -7,1°C no PR.

 

- Bom Jardim Da Serra e São José Dos Ausentes foram a decepção.

 

- A estação 2377 de BJS, que registrou -9,2°C em uma leitura horária em 2012, hoje teve "altos" -6,5°C.

 

- Como Urupema agora registra temperatura mínima, é provável que o frio em Bom Jardim Da Serra tenha sido maior naquela ocasião. Aquela data talvez continue sendo o mais próximo de -10 que tivemos recentemente porque se houvesse Mescalero e Rio Porteira, estações que sempre são mais frias que esta da Epagri, possivelmente teria se conseguido esta marca que alguns tanto buscam;

 

- São José Dos Ausentes/Potreirinhos que teve -7,4°C em 2014, teve hoje "altos" -4,3°C foi a outra decepção como mencionado acima. E a estação mais recente do Mário teve -4,8°C. Longe do potencial de ambas;

 

- -7,9°C em Água Doce no Oeste também foi destaque e -7,1°C em General Carneiro chamaram a atenção. Em Água Doce acho que é recorde. Palmas que fica na região merecia uma estação melhor. Pelo que vi teve -5°C até as 7h, mas acredito  em menos por lá;

 

- Florianópolis foi mal com 3,2°C em Ratones e 3,3°C em Carijós. Jaraguá do Sul e Schroeder não conseguiram negativar;

 

- Destaque no Vale do Itajaí foi Guabiruba que teve uma forte queda na madrugada e quase negativou: 0,0°C. Por aqui modestos 1,2°C no Tomaz Coelho e não observei geada por lá. Houve vento Oeste a noite inteira e acredito que isso possa ter atrapalhado as mínimas e a geada.;

 

- Duas ausências sentidas em SC: Ponte Serrada que registrou -7,6 em 2011 e hoje poderia ter registrado um bom valor e também Itapoá que sempre é a estação mais fria do Nordeste Catarinense e possivelmente teria negativado mais uma vez;

 

- Neve eu nem quero falar. Um fiasco total na sexta;

 

- Agora o mais triste: Para frio seco, se a média continuar, o próximo frio assim somente em 2022 ou 2023.

  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, jean10lj disse:

Algumas fotos da geada de hoje. Mínima de -2.1°C. É a quarta geada seguida. Após o amanhecer teve nevoeiro com temperatura negativa (-1.3).  Iporã do Oeste/SC

 

IMG_1889.thumb.jpg.8a06f0d9f8bcc583300f77c120dae6e6.jpg

IMG_1930.thumb.jpg.2ea5a90506e50dd03819da3aa92483a6.jpg

IMG_1936.thumb.jpg.de1807a0a02108ce424c46601e7824da.jpg

IMG_1928.thumb.jpg.47a9544a5a57d7f8fe7f42eb12b4511e.jpg

IMG_1934.thumb.jpg.d433ee3450e0da62a9fb303fe4e646f5.jpg

IMG_1962.thumb.jpg.781ed44679ecc674a399f6e97eca2092.jpg

IMG_1994.thumb.jpg.aa6b7f40a716a3e2401bcb6ecc95052a.jpg

IMG_1973.thumb.jpg.fb6c1075fc4ec0f2e02294f22a76dfeb.jpg

IMG_1987.thumb.jpg.301357a7fc05386b5ad323427eeb9a5e.jpg

IMG_1998.thumb.jpg.7c08e7e1d8154581035b0bcee31bf1e5.jpg

IMG_2010.thumb.jpg.165b8dca11749f7b2e5ca54834e2ef21.jpg

IMG_2026.thumb.jpg.f3eebb21a523becfad287da46be1ba28.jpg

IMG_2035.thumb.jpg.6eb4758e975cbee8192bbb63a60421b0.jpg

IMG_2030.thumb.jpg.76d28d29ab8a730a6d3d4e2dc44d26f5.jpg

IMG_2046.thumb.jpg.98efdbd9842c0f02a4a22053ed710060.jpg

IMG_2058.thumb.jpg.04fc2f1b5e501b09fcec232b36cc09d7.jpg

 

 

 

Jean10lj,

geadas em gramados é corriqueira, mas a geada na copas das árvores é bem mais raro, somente com mínimas bem baixas,muito boa suas fotos.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Belo Horizonte esta mais próxima do centro da ASAS, o que natural dificulta a chegada das massas polares continentais, outro fato, em menor escala, é o relevo ser mais alto e acidentado no Sudeste e mais baixo e plano no Oeste do Brasil, resultado os ventos frios chegam primeiro no Acre depois na capital mineira. Parece ocorrer um resfriamento intendo por lá a massa polar tem que estar associada a um ciclone ou cavado, forçando a entrada dos ventos sulistas. 

A cidade muitas vezes se da bem nas marítimas justamente por serem mais frequentes e mais próximas de Minas Gerais.

Perfeito

A área está mais sujeira a atuação da ASAS do q dos anticiclones polares móveis do pacífico sul. 

E como vc citou, as massas frias marítimas beneficiam muito a cidade, com ventos do SE.

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, ricardosilva disse:

Aqui em SP a queda deu uma freada brusca na última hora. Mirante não caiu mais nenhum décimo sequer, mantendo 7,2º. Engraçado que está sem nuvens e sem vento aparente...creio que se muito chega nos 5x amanhã.

Aqui na ZS , ficou nublado uma parte da madrugada .

O Sesc deu uma boa estagnada nesse momento.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o amanhecer mais frio desde 2013 no vale do Itajaí e houve formação de boa geada. As mínimas em Blumenau (e no INMET) foram:

 

0,9 Bairro Progresso/minha

1,5 Bairro Itoupava Central/Gabriel Voigt

1,6 Bairro Itoupava Central/SSBL

2,2 Indaial/INMET (ur máxima 89%)

2,8 Bairro Velha/AlertaBlu

3,3 Vila Itoupava/CGR

 

Geada em casa:

 

image.thumb.png.2aa3711c910aa4d1a27954d9c29f0eaf.pngimage.thumb.png.3d8e5d3e473a69a12c5667e43505d018.png

 

 

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Belo Horizonte esta mais próxima do centro da ASAS, o que natural dificulta a chegada das massas polares continentais, outro fato, em menor escala, é o relevo ser mais alto e acidentado no Sudeste e mais baixo e plano no Oeste do Brasil, resultado os ventos frios chegam primeiro no Acre depois na capital mineira. Parece ocorrer um resfriamento intendo por lá a massa polar tem que estar associada a um ciclone ou cavado, forçando a entrada dos ventos sulistas. 

A cidade muitas vezes se da bem nas marítimas justamente por serem mais frequentes e mais próximas de Minas Gerais.

Mas independente dessa aproximação, Nova Lima, Florestal e outras cidades tb estão na mesma situação e possuem mínimas melhores. Ate Sete Lagoas mais ao norte.

Acredito de fato que o adensamento intenso e o relevo prejudicam um pouco.

Ainda assim o nosso clima é muito bom, ameno. Em Campo Grande por ex vc sai de 5oC para 32oC com apenas 5 dias. Isso é impossível aqui! Temos uma constância boa e um frio agradável no inverno e nas proximidades pode sentir um frio forte.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

32 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Até um tempo atrás eu pensava q BH registrava temperaturas mínimas em torno dos 5/7°C com facilidade em todos os invernos.

Altitude e continentalidade tem de sobra...

É uma pena q sejam tão difíceis bons registros de frio na área urbana. Uma cidade linda e com clima de altitude...

Eu me lembro de ter visto num anuário meteorológico mínima de 3°C registrada no início ou meado do século passado.

Claro q as coisas mudaram, já q a estação oficial nem deva mais ser no mesmo local dakele registro, fora a grande urbanização q se alastrou nos anos mais recentes..

É quase o mesmo problema do Mirante de Santana, porém com a desvantagem de estar bem mais ao norte, pra piorar.

Já q eu pouco sei sobre a dinâmica normal dos grandes blokeios atmosféricos no passado, como parâmetro para o clima atual, não me arriscaria a apontar esses fenômenos como um problema dos dias de hoje.

Creio q a dificuldade de resfriamento na capital está quase q exclusividade relacionada com a amplitude horizontal e vertical da cobertura urbana.

Nada relacionado ao ainda tão falado akecimento global. 

 

 

Aqui temos todos os fatores jogando contra a queda das temperaturas. Mínimas abaixo de 7°C se tornaram raras aqui na capital mineira. Os 3°C foram em 1979.

 

No Centro então, praticamente inexistem mínimas abaixo dos 7°C atualmente. Nós nos perguntamos se é falha estação ou se realmente é influência da urbanização ou bloqueios frequentes naquela região. Em uma onda de frio mediana em Junho esfriou mais lá do que na atual. Pode ser devido a diversos fatores, é um caso a ser investigado. E a distância entre ela e a Cercadinho é de 5km... 5km, 300m de altitude a mais na Cercadinho e 5°C de diferença. Será que só a altitude + urbanização provocam essa diferença em uma distância tão curta? Estranho...

 

Por sorte, longe do centro nós ainda registramos valores mais baixos nas MPs mais fortes, mas só nelas, nada além disso. Exemplo disso é a Cercadinho e a Pampulha, que acabam refletindo melhor a realidade da ampla maioria dos habitantes não só de BH como também de cidades vizinhas. 

 

Mas sempre digo: Faltam estações na RMBH, nosso clima e suas particularidades, que são muitas, são muito pouco monitorados. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Moretão disse:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MP DE 07/07/19

 

- Não foi uma MP uniforme. Fez mais frio em alguns locais que outros. A impressão que deu é que o frio ficou bem centralizado, no meio dos estados. Não fez tanto frio no extremo Oeste e nem no litoral. Parecido com o que o ECMWF previa;

 

- Faltou frio para Urupema bater -10°C. Na minha opinião não houve erro. Desde segunda ou terça enxerguei uma redução nas previsões dos modelos GFS e CMC o que dificultaria tal marca;

 

- Urupema com -9,2°C, Painel com -8,8°C e São Joaquim 8,6°C foram os grandes destaques em SC. Pinheiro Machado com -8°C, Soledade e Vacaria com -7,5°C foram os destaques do RS. General Carneiro com -7,1°C no PR.

 

- Bom Jardim Da Serra e São José Dos Ausentes foram a decepção.

 

- A estação 2377 de BJS, que registrou -9,2°C em uma leitura horária em 2012, hoje teve "altos" -6,5°C.

 

- Como Urupema agora registra temperatura mínima, é provável que o frio em Bom Jardim Da Serra tenha sido maior naquela ocasião. Aquela data talvez continue sendo o mais próximo de -10 que tivemos recentemente porque se houvesse Mescalero e Rio Porteira, estações que sempre são mais frias que esta da Epagri, possivelmente teria se conseguido esta marca que alguns tanto buscam;

 

- São José Dos Ausentes/Potreirinhos que teve -7,4°C em 2014, teve hoje "altos" -4,3°C foi a outra decepção como mencionado acima. E a estação mais recente do Mário teve -4,8°C. Longe do potencial de ambas;

 

- -7,9°C em Água Doce no Oeste também foi destaque e -7,1°C em General Carneiro chamaram a atenção. Em Água Doce acho que é recorde. Palmas que fica na região merecia uma estação melhor. Pelo que vi teve -5°C até as 7h, mas acredito  em menos por lá;

 

- Florianópolis foi mal com 3,2°C em Ratones e 3,3°C em Carijós. Jaraguá do Sul e Schroeder não conseguiram negativar;

 

- Destaque no Vale do Itajaí foi Guabiruba que teve uma forte queda na madrugada e quase negativou: 0,0°C. Por aqui modestos 1,2°C no Tomaz Coelho e não observei geada por lá. Houve vento Oeste a noite inteira e acredito que isso possa ter atrapalhado as mínimas e a geada.;

 

- Duas ausências sentidas em SC: Ponte Serrada que registrou -7,6 em 2011 e hoje poderia ter registrado um bom valor e também Itapoá que sempre é a estação mais fria do Nordeste Catarinense e possivelmente teria negativado mais uma vez;

 

- Neve eu nem quero falar. Um fiasco total na sexta;

 

- Agora o mais triste: Para frio seco, se a média continuar, o próximo frio assim somente em 2022 ou 2023.

Obrigado pelas considerações, pq vc escreveu o q eu venho pensando mas não escrevi.

- Palmas merecia uma estação em área melhor. Ou duas... mas como eu não considero divisão geográfica algo importante, me contento com Água Doce e General Carneiro representando o frio brutal da região neste evento.

- A neve q não apareceu no solo de nenhuma localidade trouxe mais uma vez à tona a realidade do fracasso dos "previsores" de neve. Dizer q é difícil prever neve no Brasil é fácil. Li tantos posts afirmando q nevaria qto li q não nevaria. 

E é sempre assim. Entre aceitar a palavra dos peritos meteorologistas sobre neve ou acreditar q a minha avó entendia mais do assunto, fico com a segunda opção, mesmo sabendo q ela era uma completa ignorante em sentido científico.

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

MP até que surpreendeu por aqui, baixar de 5° no Inmet é BEM difícil (topo).

P. Prudente/Mínimas

4,0° Ciiagro 
(ontem 1,8°C).

5,0°C SBDN
(ontem 3,0°C).

6,4°C INMET 
(ontem 3,5°C).

6,7°C CETESB
(Ontem 3,9°C).

 

No momento, sol pleno e 18,1°C/37%.

Edited by EDUARDO OLIVEIRA
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Fotos da Geada Nova Friburgo e Trajano de Moraes

 

Bairro Duas Pedras/ Nova Friburgo

07072019134020-01-geada.jpg

 

Bairro RioGrandina/Nova Friburgo

07072019134020-02-geada340.jpg

 

Geada em Trajano de Moraes

07072019134020-03-geada1tirol.jpg

 

Termômetro de rua marca 0°C em Nova Friburgo

07072019134020-04-clima3.jpg

 

https://www.novafriburgoemfoco.com.br/noticia/frio-de-inverno-fotos-mostram-geada-em-fribur?fbclid=IwAR2aINmklQkO98xMHqbdToismkjumP3rB3HRJj3gDt3SY18dMvdfZFXJH8I

Edited by Rafael
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Melo disse:

Registrei - 2,2 no aero de Canela.

20190707_074227.jpg

20190707_074133.jpg

20190707_074003.jpg

20190707_074020.jpg

 

Ainda não acredito que o Inmet de Canela caiu... Tinha -2,0° às 5h e caindo severamente, com tudo pra bater os -3° pela primeira vez. Pra ter ideia, Bento Gonçalves, que é muito pior de mínimas (topo mais baixo), tinha -0,3° às 5h e caiu pra -2,6 às 7h. Foi o segundo menor valor da estação aberta em 2006, só perdendo pra junho de 2012 com -2,7.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Atualização temperaturas às 14h Automáticas INMET:

*Capelinha: 17,3°C

*Governador Valadares: 18,6°C

*Diamantina: 19,1°C

*Manhuaçu: 20,9°C

Guanhães ainda fora. Incrível essa temperatura em GV em contraposição a Diamantina, muito provavelmente nesta o sol deve estar se fazendo presente, ao passo que em Valadares muito provavelmente deve estar totalmente nublado. Mesmo assim, excelente temperatura em GV! Aqui também nublado e incríveis 15,6°C... Disparado o dia mais frio do ano até o momento...

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Alguns valores de mínimas anotadas pela Metsul/ Nachtigall em algumas cidades da RMPOA 

Canoas.                         -1,0

Novo Hamburgo.         -0,4

Porto Alegre.                -0,3 (bairro Serraria) 

Morro Reuter.                0,1 

Campo Bom.                 0,2 

Parobé.                           0,3

Taquara.                         0,8 

São Leopoldo.               1,2 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Algumas fotos do amanhecer de hoje no distrito do Pericó, em São Joaquim. A mínima por lá ficou em -8,6°. No momento em que eu tirei as fotos, às 8h00, fazia ainda -8,0°C. Ontem, no fim da tarde, estávamos em Urupema eu, @Felipe Backendorf, @Augusto Goelzer e o @VitorVM. Fomos na estação da Epagri com um termo-higrômetro Incoterm, ficamos um tempo por lá acompanhando a queda. A estação estava marcando absolutamente igual ao Incoterm. Ficamos um tanto assustados com a perfeição daquela baixada. Dificilmente há buraco mais cuiudo na Serra Geral do que a Epagri de Urupema. Mais tarde posto um tópico com os relatos mais completos. Aliás, baita valor esses -9,2° por lá, ainda mais considerando que foi registrado logo às 3h. Uma pena a decepção com a lenda dos -10°. Mas fica pra próxima. Ele vem!

 

IMG_8099.thumb.JPG.fe266dd1b5521ae84da5632604c17f05.JPG

 

IMG_8089.thumb.JPG.19df1b54550924ad433472f4cbe74dd2.JPG

 

IMG_8097.thumb.JPG.880f04fe8cb124911be0f660e7e7aef2.JPG

 

IMG_8096.thumb.JPG.7b59d4d110f459cf7b3f4d71c030c5a8.JPG

 

 

  • Like 16
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Rafael disse:

Fotos da Geada Nova Friburgo e Trajano de Moraes

 

Bairro Duas Pedras/ Nova Friburgo

07072019134020-01-geada.jpg

 

Bairro RioGrandina/Nova Friburgo

07072019134020-02-geada340.jpg

 

Geada em Trajano de Moraes

07072019134020-03-geada1tirol.jpg

 

Termômetro de rua marca 0°C em Nova Friburgo

07072019134020-04-clima3.jpg

 

https://www.novafriburgoemfoco.com.br/noticia/frio-de-inverno-fotos-mostram-geada-em-fribur?fbclid=IwAR2aINmklQkO98xMHqbdToismkjumP3rB3HRJj3gDt3SY18dMvdfZFXJH8I

Rafael,

como o  vento faz de estragos nas mínimas, região de Salinas tinha tudo para registrar uma mínima bem baixa, não precisava ser negativa, mas 1,0 ou 1,5.Bato na tecla, não foi só o vento que atrapalhou, deve ter tido muitas nuvens lá.

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Jean Carlo disse:

FRIO ABAIXO DE ZERO: Mínima de -0,4°C, a 2° negativa seguida por aqui, to tentando colocar fotos aqui mas não consigo kk se alguém conseguir ajudar kk. Sol brilha forte agora e temperatura já sobe para 6°C

Logo embaixo da caixa de digitação tem um clipe e uma frase em azul escrita "Clique para escolher arquivos", é só clicar lá

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, ricardosilva disse:

ESTADO DE SP 00:00:

 

São Paulo

CGE - Marsilac 1,1º

CGE - Parelheiros 3,4º

IAG - USP 6,1º

INMET - Sesc Interlagos 6,2º

INMET - Mirante de Santana 7,2º

CGE - Sé 8,4º

 

Litoral

Iguape 6,2º

Bertioga 11,6º

 

Interior

Campos do Jordão 1,6º

Rancharia 1,7º

Ituverava 3,6º

Barretos 4,1º

Votuporanga 5,1º

Bauru 5,9º

Sorocaba 6,0º

Presidente Prudente 9,1º

 

 

 

 

Que loucura marsilac fazer mais frio que Campos do Jordão que é infinitamente mais alta, alguma explicação?

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Vinicius Lucyrio disse:

MÍNIMAS DE HOJE (07/07/2019)

 

-9,2°C    Urupema-SC (Epagri)
-8,8°C    Painel-SC (Sítio Torradinho/PWS)

-8,6°C    São Joaquim-SC (Pericó/PWS)
-8,0°C    Pinheiro Machado-RS (Passo da Olaria/PWS)
-8,0°C    São Joaquim-SC (Jardim Caiçara/PWS)
-7,9°C    Água Doce-SC (Villaggio Grando/PWS)
-7,9°C    São Joaquim-SC (Cruzeiro/PWS)
-7,7°C    São Joaquim-SC (Postinho/PWS)
-7,6°C    Urupema-SC (Chalé Vale das Araucárias/PWS)
-7,5°C    Bom Jardim da Serra-SC (Rio Porteira/PWS)
-7,5°C    Soledade-RS (Bairro Farroupilha/PWS)
-7,5°C    Vacaria-RS (BASF)
-7,4°C    Bom Jardim da Serra-RS (Mascarelo/PWS)
-7,2°C    Soledade-RS (Sítio Toniolo/PWS)
-7,1°C    Bom Jardim da Serra-SC (Rio do Rastro Eco Resort/PWS)
-7,1°C    General Carneiro-PR
-7,0°C    Ponte Alta do Norte-SC (Epagri)
-6,8°C    São Joaquim-SC (Centro/PWS)
-6,7°C    Curitibanos-SC (Epagri)
-6,7°C    São Joaquim-SC (Boava/Epagri)
-6,6°C    Urubici-SC (Vacas Gordas/Epagri)
-6,2°C    São Joaquim-SC (Postinho, Bongiolo/PWS)
-6,1°C    Fraiburgo-SC (Liberata/Epagri)
-6,1°C    Lebon Régis-SC (Epagri)
-5,9°C    Bom Jesus-RS (BASF)
-5,9°C    Delfim Moreira-MG (Charco/PWS)
-5,8°C    Canguçu-RS (Glória/PWS)
-5,8°C    São Joaquim-SC
-5,7°C    São Mateus do Sul-PR
-5,6°C    Ponta Grossa-PR (Corteva/PWS)
-5,5°C    Frei Rogério-SC (Epagri)
-5,5°C    Monte Castelo-SC (Epagri)
-5,4°C    Fraiburgo-SC (PWS)
-5,4°C    Rio das Antas-SC (Epagri)
-5,3°C    Vargem-SC (Epagri)
-5,2°C    Canela-RS (Castelinho/PWS)
-5,2°C    Lages-SC (Coxilha Rica/Epagri)
-5,2°C    Major Vieira-SC
-5,1°C    Brunópolis-SC (Epagri)
-5,1°C    Caçador-SC (Linha Cará/Epagri)
-5,1°C    Joinville-SC (Serra Dona Francisca/PWS)
-5,0°C    Palmas-PR (Simepar)
-5,0°C    Porto Amazonas-PR (BASF)
-4,9°C    Imbituva-PR (PWS)
-4,9°C    Serafina Correa-RS
-4,8°C    Inácio Martins-PR
-4,8°C    Quaraí-RS
-4,8°C    Tainhas-RS (PWS)
-4,6°C    São Sepé-RS (Faz. Bosoroca/PWS)
-4,4°C    Curitibanos-SC
-4,3°C    São José dos Ausentes-RS (Faz. Potreirinhos/PWS)
-4,3°C    Videira-SC (PWS)
-4,2°C    Vacaria-RS
-4,0°C    Dom Pedrito-RS
-4,0°C    Laranjeiras do Sul-PR
-4,0°C    Rio Negrinho-SC
-3,9°C    São José dos Ausentes-RS
-3,8°C    União da Vitória-PR (Simepar)
-3,7°C    São Sepé-RS (Pedras Brancas/PWS)
-3,6°C    Cambará do Sul-RS
-3,6°C    Guarapuava-PR (Simepar)
-3,6°C    Joinville-SC (Pesque Truta Nossa Senhora/PWS)
-3,4°C    Lapa-PR (Simepar)
-3,3°C    Lages-SC
-3,3°C    Maravilha-SC (Epagri)
-3,3°C    Ponta Grossa-PR (Simepar)
-3,2°C    Clevelândia-PR
-3,1°C    Ituporanga-SC
-3,1°C    Vila Nova do Sul-RS (Laranjeira/PWS)
-3,0°C    Campos Novos-SC
-2,9°C    Alegrete-RS
-2,9°C    Cruz Alta-RS
-2,8°C    Rancho Queimado-SC
-2,7°C    Joinville-SC (Rio do Júlio/PWS)
-2,6°C    Bento Gonçalves-RS
-2,6°C    Santana do Livramento-RS
-2,5°C    Castro-PR
-2,5°C    Passo Fundo-RS
-2,4°C    Itapetininga-SP (Ciiagro)
-2,4°C    Teutônia-RS (Linha Catarina/PWS)
-2,3°C    Pelotas-RS (Colina do Sol/PWS)
-2,3°C    Soledade-RS
-2,1°C    Monte Verde-MG

-2,1°C    Iporã do Oeste-SC
-2,1°C    Santa Rosa-RS
-2,0°C    Bagé-RS (Conv/Inmet)
-1,9°C    Itapirapuã Paulista-SP (Ciiagro)
-1,9°C    Palmeira das Missões-RS
-1,8°C    Campos do Jordão-SP (Vila Inglesa/PWS)
-1,8°C    Gramado-RS (Casa de Pedra/PWS)
-1,7°C    Barra do Chapéu-SP (Ciiagro)
-1,6°C    Santa Maria-RS
-1,6°C    Xanxerê-SC
-1,5°C    Chapecó-SC
-1,4°C    São Francisco de Paula-RS (Água da Rainha/PWS)
-1,3°C    Apiaí-SP (Ciiagro)
-1,2°C    Rio Brilhante-MS
-1,2°C    Sidrolândia-MS (Fazenda Estrela/PWS)
-1,1°C    Jaguarão-RS
-1,1°C    Piraju-SP (Ciiagro)
-1,0°C    Manduri-SP (Ciiagro)
-1,0°C    Rancharia-SP
-1,0°C    Uberlândia-MG (Juliagro/PWS)
-0,9°C    Barra do Turvo-SP
-0,9°C    Guaíra-SP (Barenbrug/PWS)
-0,9°C    Paranapanema-SP (Ciiagro)
-0,7°C    Foz do Iguaçu-PR
-0,7°C    São Borja-RS
-0,6°C    Corumbataí-SP (Ciiagro)
-0,6°C    São Joaquim da Barra-SP (Usina Alta Mogiana/PWS)
-0,5°C    Frederico Westphalen-RS
-0,5°C    São Sebastião do Paraíso-MG
-0,4°C    Novo Hamburgo-RS (Sítio São Luiz/PWS)
-0,2°C    Joaquim Távora-PR
-0,1°C    Herculândia-SP (Ciiagro)
-0,1°C    Ituiutaba-MG
-0,1°C    Rio Grande-RS
-0,1°C    Santa Salete-SP (Ciiagro)
-0,1°C    Urânia-SP (Faz. São Francisco/PWS)
0,0°C    Marechal Cândido Rondon-PR
0,0°C    Palmital-SP (Ciiagro)
0,1°C    Morro Reuter-RS (PWS)
0,1°C    Tatuí-SP (Ciiagro)
0,2°C    Campo Bom-RS
0,2°C    Maracaju-MS
0,2°C    Onda Verde-SP (Faz. Santo Antônio/PWS)
0,2°C    São Miguel Arcanjo-SP
0,3°C    Amambaí-MS
0,3°C    Penápolis-SP (Rio Bonito/PWS)
0,3°C    Ponta Porã-MS (Fazenda Agro Matogrosso/PWS)
0,3°C    São Lourenço da Serra-SP (Ciiagro)
0,3°C    Sidrolândia-MS
0,4°C    Bela Vista-MS
0,4°C    Passos-MG
0,6°C    Altinópolis-SP (Faz. Águas do Sapucaí/PWS)
0,6°C    Jales-SP (Ciiagro)
0,6°C    Joinville-SC (Jativoca/PWS)
0,6°C    Juti-MS
0,7°C    Colina-SP (Ciiagro)
0,7°C    Ventania-PR
0,8°C    Itirapina-SP (Ciiagro)
0,8°C    Riolândia-SP (Faz. Santa Leopoldina/PWS)
0,8°C    Sertãozinho-SP (Ciiagro)
0,9°C    Blumenau-SC (Progresso/PWS)
0,9°C    Cândido Mota-SP (Ciiagro)
1,0°C    Costa Rica-MS
1,0°C    Criciúma-SC (SATC/PWS)
1,0°C    Penápolis-SP (Rio Lajeado/PWS)
1,1°C    Monte Aprazível-SP (Ciiagro)
1,1°C    Pradópolis-SP
1,2°C    São Leopoldo-RS (Cristo Rei/PWS)
1,3°C    Cosmópolis-SP (Ciiagro)
1,3°C    Itarumã-GO (Fazenda Cambara/PWS)
1,3°C    Jardim-MS
1,3°C    Patrocínio-MG
1,3°C    São José do Rio Pardo-SP (Ciiagro)
1,4°C    Ariranha-SP
1,4°C    Conceição das Alagoas-MG
1,6°C    Água Clara-MS
1,6°C    Antônio Carlos-SC (Epagri)
1,6°C    Cajamar-SP (PWS)
1,6°C    Cassilândia-MS
1,6°C    José Bonifácio-SP
1,7°C    Adamantina-SP (Ciiagro)
1,7°C    Nova Trento-SC (PWS)
1,7°C    Paraúna-GO (Faz. Santa Bárbara/PWS)
1,7°C    Sete Quedas-MS
1,7°C    Sorocaba-SP
1,7°C    Uberlândia-MG (Centro de Treinamento Bayer/PWS)
1,8°C    Campina Verde-MG
1,8°C    Presidente Prudente-SP (Ciiagro)
1,8°C    São Luiz do Paraitinga-SP
1,9°C    Ibitinga-SP
1,9°C    Ituverava-SP
1,9°C    Limeira-SP (Ciiagro)
1,9°C    Torres-RS
2,0°C    Bambuí-MG
2,0°C    Pariquera-Açu-SP (Ciiagro)
2,0°C    Sacramento-MG
2,0°C    Vicentinópolis-GO (PWS)
2,1°C    Barretos-SP
2,1°C    Borborema-SP (Ciiagro)
2,2°C    Assis-SP (Ciiagro)
2,2°C    Indaial-SC
2,2°C    Ponta Porã-MS
2,3°C    Itapeva-SP
2,3°C    Mococa-SP (Ciiagro)
2,3°C    Votuporanga-SP
2,4°C    Rio Verde-GO (Conv/Inmet)
2,6°C    Brodowski-SP (Ciiagro)
2,6°C    Jataí-GO
2,6°C    Paranaíba-MS
2,6°C    Paranapoema-PR
2,7°C    Florestal-MG
2,8°C    Brasilândia-MS
2,8°C    Miranda-MS
2,8°C    Varginha-MG
2,9°C    Itapira-SP
2,9°C    Morrinhos-GO
2,9°C    Ourinhos-SP
3,0°C    Rio Claro-SP (Ciiagro)
3,0°C    Valparaíso-SP
3,1°C    Gavião Peixoto-SP (Embraer/PWS)
3,1°C    Itiquira-MT (Fazenda Linde/PWS)
3,1°C    Piranguinho-MG (PWS)
3,2°C    Aquidauana-MS
3,2°C    Coxim-MS
3,3°C    Joinville-SC (Floresta/PWS)
3,3°C    São João da Boa Vista-SP (Ciiagro)
3,5°C    Chapadão do Sul-MS
3,6°C    Dracena-SP
3,7°C    Bauru-SP
3,7°C    Casa Branca-SP
3,7°C    Itumbiara-GO

3,8°C    Cachoeira Paulista-SP
3,8°C    Franca-SP (Ciiagro)
3,8°C    São Gabriel do Oeste-MS
4,0°C    Londrina-PR (Conv/Inmet)
4,1°C    Sete Lagoas-MG
4,3°C    Edéia-GO
4,3°C    Ribeirão Preto-SP (Ciiagro)
4,4°C    Formiga-MG
4,4°C    Registro-SP
4,4°C    São Simão-GO
4,6°C    Três Lagoas-MS
4,7°C    Diamante do Norte-PR
4,7°C    Machado-MG
4,7°C    Pires do Rio-GO
4,8°C    Jales-SP
4,9°C    Divinópolis-MG
5,0°C    Taubaté-SP
5,1°C    Alto Taquari-MT
5,2°C    Cristalina-GO (Fazenda Santa Mônica)
5,2°C    Franca-SP (Conv/Inmet)
5,3°C    Mineiros-GO

5,4°C    Cordeiro-RJ
5,6°C    Oliveira-MG
5,6°C    São Carlos-SP (PWS)
5,7°C    Barbacena-MG
5,7°C    Gama-DF
5,9°C    Ouro Branco-MG
6,0°C    São Carlos-SP
6,3°C    Alto Araguaia-MT
6,3°C    Paraúna-GO
6,3°C    Teresópolis-RJ
6,4°C    Itiquira-MT
6,4°C    Presidente Prudente-SP
6,5°C    Catalão-GO
6,8°C    Caiapônia-GO
6,9°C    Comodoro-MT
7,0°C    Maringá-PR
7,1°C    Curvelo-MG
7,2°C    Rondonópolis-MT
7,3°C    Juiz de Fora-MG
7,4°C    Cristalina-GO
7,5°C    Águas Emendadas-DF
7,7°C    Santo Antônio do Leste-MT
7,8°C    Nova Friburgo-RJ
8,1°C    Salto do Céu-MT
8,6°C    Resende-RJ
8,9°C    Pirapora-MG

 

CAPITAIS

-2,7°C    Curitiba-PR (Orleans/PWS)
-2,6°C    Curitiba-PR (Ahu/PWS)
-2,2°C    Colombo-PR
-1,5°C    Curitiba-PR (Pilarzinho/PWS)
-1,2°C    Curitiba-PR (Parque Barigui/PWS)
-0,7°C    Curitiba-PR (Conv/Inmet)
-0,3°C    São Paulo-SP (Marsilac/CGE)
0,0°C    São José dos Pinhais-PR (Afonso Pena)
0,1°C    Curitiba-PR (Simepar)
0,5°C    São Paulo-SP (Capela do Socorro/CGE)
1,8°C    São Paulo-SP (Parelheiros/CGE)
2,2°C    Porto Alegre-RS
3,2°C    Florianópolis-SC (Ratones/PWS)
3,2°C    São Paulo-SP (IAG/USP)
3,3°C    Florianópolis-SC (Carijós/Epagri)
3,8°C    Guarulhos-SP (Cumbica)
4,5°C    Florianópolis-SC
4,7°C    Campo Grande-MS (Aeroporto)
4,8°C    São Paulo-SP (SESC Interlagos)
5,0°C    São Paulo-SP (Campo de Marte)
5,7°C    Belo Horizonte-MG (Cercadinho)
5,8°C    Goiânia-GO
6,5°C    São Paulo-SP (Mirante de Santana)
7,3°C    Belo Horizonte-MG (Pampulha)
8,9°C    Brasília-DF
10,5°C    Seropédica-RJ
11,8°C    Rio de Janeiro-RJ (Jacarepaguá)
14,1°C    Rio Branco-AC
16,4°C    Porto Velho-RO

-2,9° Palotina-pr (Simepar)

1,6° Altônia-pr (Simepar)

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Aqui temos todos os fatores jogando contra a queda das temperaturas. Mínimas abaixo de 7°C se tornaram raras aqui na capital mineira. Os 3°C foram em 1979.

 

No Centro então, praticamente inexistem mínimas abaixo dos 7°C atualmente. Nós nos perguntamos se é falha estação ou se realmente é influência da urbanização ou bloqueios frequentes naquela região. Em uma onda de frio mediana em Junho esfriou mais lá do que na atual. Pode ser devido a diversos fatores, é um caso a ser investigado. E a distância entre ela e a Cercadinho é de 5km... 5km, 300m de altitude a mais na Cercadinho e 5°C de diferença. Será que só a altitude + urbanização provocam essa diferença em uma distância tão curta? Estranho...

 

Por sorte, longe do centro nós ainda registramos valores mais baixos nas MPs mais fortes, mas só nelas, nada além disso. Exemplo disso é a Cercadinho e a Pampulha, que acabam refletindo melhor a realidade da ampla maioria dos habitantes não só de BH como também de cidades vizinhas. 

 

Mas sempre digo: Faltam estações na RMBH, nosso clima e suas particularidades, que são muitas, são muito pouco monitorados. 

Perfeito... Gostei do teu parecer.

O q vc disse levanta uma kestão muito intrigante.

É o q eu venho pensando já faz algum tempo e não deveria comentar para evitar polêmicas desnecessárias: Há erro nos dados das principais estações que representam regiões específicas.

Na minha opinião, erros propositais.

Veja q as principais cidades dos países de terceiro mundo estão registrando temperaturas muito mais elevadas nos últimos anos do que nas estações secundárias...

Se formos comparar com estações particulares, aí as diferenças ficam maiores ainda.

Tal fato não causa estranheza?

E o atraso em divulgarem dados de temperatura nas grandes ondas de frio também não soa estranho? Não parece q os institutos após registrarem os valores reais não tem permissão para fornecer os mesmos ao público antes de uma aprovação ou uma "correção" de algum instituto "superior" aos mesmos?

Parece loucura mas como eu disse outro dia: "não duvido mais de nada"!

O mundo está sendo manipulado, a mídia está sendo manipulada (e está nos manipulando) e são poucos os q conseguem enxergar (pelo menos) parte do q está acontecendo.

Fico por aki...

Abraço

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos,

Ar polar entrou com tudo na Mantiqueira, algumas temperaturas hoje cedo:

 

-5,9°C Bairro do Charco/Delfim Moreira -MG
-5,6°C PNI/INMET
-2,6°C Sitio Da lage/Maria da Fé -MG
-2,2°CMelhoramentos/Camanducaia -MG
-2,1°C Monte Verde/INMET
-2,0°C Maria da Fé/INMET
-1,8°C Vila Inglesa/Campos do Jordão - SP
-1,6°C Bairro Reserva/Maria da Fé - MG
-1,2°C Campos do Jordão/INMET
4,0°C Maringá - RJ

 

Fonte: PWS/INMET.

 

Imagens: Bairro do Charco.

FB_IMG_1562500796998.jpg

FB_IMG_1562500794878.jpg

FB_IMG_1562500792754.jpg

FB_IMG_1562500790366.jpg

FB_IMG_1562500787723.jpg

FB_IMG_1562500785715.jpg

FB_IMG_1562500780372.jpg

FB_IMG_1562500776248.jpg

FB_IMG_1562500773657.jpg

FB_IMG_1562500750333.jpg

FB_IMG_1562500766896.jpg

FB_IMG_1562500759772.jpg

Mais alguns registros:

received_473133766853550.jpeg

received_1219628768217460.jpeg

received_482109835870809.jpeg

received_314985512741848.jpeg

received_349021056034070.jpeg

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Tassio Amaral disse:

Atualização temperaturas às 14h Automáticas INMET:

*Capelinha: 17,3°C

*Governador Valadares: 18,6°C

*Diamantina: 19,1°C

*Manhuaçu: 20,9°C

Guanhães ainda fora. Incrível essa temperatura em GV em contraposição a Diamantina, muito provavelmente nesta o sol deve estar se fazendo presente, ao passo que em Valadares muito provavelmente deve estar totalmente nublado. Mesmo assim, excelente temperatura em GV! Aqui também nublado e incríveis 15,6°C... Disparado o dia mais frio do ano até o momento...

Rapaz, é frio demais pra Valadares, que é um verdadeiro forrrrno! 

 

Aqui em casa, variação de 2°C ~ 18°C. Sol brilhando e céu mais azul sem nenhuma nuvem mesmo. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, ricardosilva disse:

image.png.84ab3f32aadf0c5b1dad6b870de3e436.png

 

Coisas de Brasil...esse vôo da Latam deixou Belém sob temperatura de 27,8º para daqui a pouco chegar em GRU com termômetros na casa dos 07º

Coisas de qualquer país continental rs

O que falar do inverno nos Estados Unidos onde um vôo pode sair de Miami fazendo 25 graus e aterrissar em Chicago fazendo -20?  

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Estou muito animado e esperançoso para a próxima noite. Tenho motivos para isso. Temperatura bateu apenas 18°C de máxima (esperava 20°C, visto que as máximas foram boas nessa MP,mas nada demais comprado as mínimas); ponto de orvalho já está negativo, umidade baixa e o céu absolutamente estrelado. 

 

Termômetro do carro apontando 17°C no bairro Alto da Vila Paiva em Varginha, acima dos 1000m. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Breno Coimbra disse:

Infelizmente ainda bem decepcionante na cidade do Rio, temperatura na casa dos 17°C em praticamente toda zona sul e norte (exceto Alto da Boa Vista nos 14°C), 18°C no Centro e entre 14 e 18°C na zona oeste, noite fria mas comum, que acontece em todo inverno. No interior no entanto as coisas vão bem melhor, a Serra e o Sul do Estado tão fazendo bonito e devem ter um amanhecer surpreendente

É impressionante como essas ondas de frio nunca atingem em cheio o Rio (tirando os subúrbios que esfriam bem mais que as zonas Sul/Central)

Sempre decepcionante...

Raríssimo um sub-17

Link to comment
Share on other sites

Agora, Carlos Campos disse:

Perfeito... Gostei do teu parecer.

O q vc disse levanta uma kestão muito intrigante.

É o q eu venho pensando já faz algum tempo e não deveria comentar para evitar polêmicas desnecessárias: Há erro nos dados das principais estações que representam regiões específicas.

Na minha opinião, erros propositais.

Veja q as principais cidades dos países de terceiro mundo estão registrando temperaturas muito mais elevadas nos últimos anos do que nas estações secundárias...

Se formos comparar com estações particulares, aí as diferenças ficam maiores ainda.

Tal fato não causa estranheza?

E o atraso em divulgarem dados de temperatura nas grandes ondas de frio também não soa estranho? Não parece q os institutos após registrarem os valores reais não tem permissão para fornecer os mesmos ao público antes de uma aprovação ou uma "correção" de algum instituto "superior" aos mesmos?

Parece loucura mas como eu disse outro dia: "não duvido mais de nada"!

O mundo está sendo manipulado, a mídia está sendo manipulada (e está nos manipulando) e são poucos os q conseguem enxergar (pelo menos) parte do q está acontecendo.

Fico por aki...

Abraço

Assino embaixo. Ainda que seja meio/bastante off topic.... Vamos lá, também já percebi isso e alguns cientistas tb... Tem um canal no YouTube de um físico que fala justamente sobre a questão da medição que vem sendo feita atualmente. Não vou indicar links, primeiro porque aqui não é o espaço, segundo porque essa polêmica é algo quase como "time do coração/religião/espectro político, etc": se vc já tem uma certeza cristalizada, para um lado ou para outro, polemizar vai ser estéril e não vai levar a lugar nenhum. Essa é uma questão para quem observa as coisas de cima do muro (meu caso), o que não quer dizer que não queira me posicionar, o fato é que não tenho certeza nenhuma, só tenho dúvidas e sou bastante desconfiado. Para terminar esse off topic, deixo aqui uma sugestão de quem tem formação em Comunicação, já trabalhou em governos de matizes ideológicos totalmente opostos: desconfie de TUDO o que você ler. Tudo, mesmo que seja um texto que te agrade. Vários jornalistas gostam de citar uma frase atribuída a Churchill (que não sei se é verdadeira!): "se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas nunca mais as consumiriam". Troque "salsichas" por "notícias". É isso. 

  • Like 1
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.