Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2019


Renan
 Share

Recommended Posts

59 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

TABELÃO DAS MÍNIMAS DESTA NOITE - SÃO PAULO/RMSP

 

11,5ºC - MARSILAC/CGE (MENOR DO ANO)

12,0ºC - CAPELA DO SOCORRO/CGE

12,8ºC - SÃO LOURENÇO DA SERRA/CIIAGRO

13,0ºC - PARELHEIROS/CGE

13,6ºC - IAG/CONVENCIONAL (MENOR DO ANO)

13,6ºC - SÃO MATEUS/CGE (MENOR DO ANO)

13,7ºC - SÃO MATEUS TOPÃO/RODOLFO 

14,0ºC - MAUÁ/CGE (MENOR DO ANO)

14,0ºC - SANTANA PARNAÍBA/CGE

14,3ºC - PICO DO JARAGUÁ/CETESB

14,4ºC - BUTANTÃ/CGE

14,5ºC - AEROPORTO CUMBICA

14,9ºC - JABAQUARA/CGE

14,9ºC - SESC INTERLAGOS/AUT  (MENOR DO ANO)

15,0ºC - BARUERI/AUT (MENOR DO ANO)

15,0ºC - PIRITUBA/CGE

15,1ºC - RIACHO GRANDE/CGE

15,1ºC - IPIRANGA/CGE

15,2ºC - JUQUITIBA/CIIAGRO

15,2ºC - ITAQUERA/CGE

15,5ºC - AEROPORTO CAMPO DE MARTE

15,5ºC - FREGUESIA DO O/CGE

15,5ºC - PINHEIROS/CGE

15,6ºC - PERUS/CGE

15,8ºC - ITAIM PAULISTA/CGE

15,9ºC - VILA FORMOSA/CGE

16,0ºC - SÃO MIGUEL PAULISTA/CGE

16,2ºC - AEROPORTO DE CONGONHAS

16,2ºC - VILA PRUDENTE/CGE

16,3ºC - MBOI MIRIM/CGE

16,3ºC - CIDADE ADEMAR/CGE

16,3ºC - VILA MARIA/CGE

16,6ºC - VILA MARIANA/CGE

16,7ºC - SANTO AMARO/CGE

16,7ºC - CAMPO LIMPO/CGE

16,8ºC - PENHA/CGE 

16,8ºC - ANHEMBI/CGE

16,8ºC - TREMEMBÉ/CGE

16,9ºC - MIRANTE DE SANTANA/AUT (NÃO FOI A MENOR DO ANO)

16,9ºC - MIRANTE DE SANTANA/CONV (NÃO FOI A MENOR DO ANO)

17,1ºC - SANTANA/CGE

17,5ºC - LAPA/CGE

17,5ºC - MOOCA/CGE

17,5ºC - SÃO CAETANO/DAVIS

17,9ºC - SÉ/CGE (NÃO FOI A MENOR DO ANO)

Mirante colado nas ilhas de calor master hehe 

Link to comment
Share on other sites

Mínimas razoáveis hoje (em torno de 14/16), mas o aquecimento é muito forte. O mês de Abril já não reserva grandes emoções. Deve vir chuva e tempo ameno, mas nenhum frio muito interessante.

 

A expectativa agora é para a MP do começo de Maio que sempre traz frio mais forte e desta vez sim, máximas decentes.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Beto Krepsky disse:

É pior que ta pintando nada d+ pra semana que vem mesmo, prefiro criar expectativa nenhuma.

 

Esse inverno pra mim ainda é uma incógnita. 

 

Abril está razoável pelo que já foi previsto.

 

O CFS continua insistindo em um inverno quente com vários meses acima da média. Complicado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Infelizmente a bonita massa polar com trajetória continental que traria as priimeiras minimas realmente baixas do ano se transformou numa patética marítima que trará um tempo modorrento; se isto ocorrer o pessoal do Sul, Centro-Oeste e Norte já pode jogar este mês na privada e dar descarga.

Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Infelizmente a bonita massa polar com trajetória continental que traria as priimeiras minimas realmente baixas do ano se transformou numa patética marítima que trará um tempo modorrento; se isto ocorrer o pessoal do Sul, Centro-Oeste e Norte já pode jogar este mês na privada e dar descarga.

 

Correto, a MP do dia 23/04 já não mais terá aquela trajetória favorável para o Brasil, trazendo apenas uma discreta queda de temperatura no oeste da região Sul e MS, e beneficiando mais o leste do Sudeste e da região Sul, porém sem marcas expressivas. A MP até começa continental, porém encontra bloqueio e então perde força rapidamente e seu núcleo é desviado para o alto-mar ainda na Argentina. Não será nada especial, mas sim bastante medíocre.

 

Teremos que aguardar o final de Abril ou início de Maio (novas datas-chave que surgem nos modelos, mas vai saber....)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

TABELÃO DAS MÍNIMAS DESTA NOITE - SÃO PAULO/RMSP

 

11,5ºC - MARSILAC/CGE (MENOR DO ANO)

12,0ºC - CAPELA DO SOCORRO/CGE

12,8ºC - SÃO LOURENÇO DA SERRA/CIIAGRO

13,0ºC - PARELHEIROS/CGE

13,6ºC - IAG/CONVENCIONAL (MENOR DO ANO)

13,6ºC - SÃO MATEUS/CGE (MENOR DO ANO)

13,7ºC - SÃO MATEUS TOPÃO/RODOLFO 

14,0ºC - MAUÁ/CGE (MENOR DO ANO)

14,0ºC - SANTANA PARNAÍBA/CGE

14,3ºC - PICO DO JARAGUÁ/CETESB

14,4ºC - BUTANTÃ/CGE

14,5ºC - AEROPORTO CUMBICA

14,9ºC - JABAQUARA/CGE

14,9ºC - SESC INTERLAGOS/AUT  (MENOR DO ANO)

15,0ºC - BARUERI/AUT (MENOR DO ANO)

15,0ºC - PIRITUBA/CGE

15,1ºC - RIACHO GRANDE/CGE

15,1ºC - IPIRANGA/CGE

15,2ºC - JUQUITIBA/CIIAGRO

15,2ºC - ITAQUERA/CGE

15,5ºC - AEROPORTO CAMPO DE MARTE

15,5ºC - FREGUESIA DO O/CGE

15,5ºC - PINHEIROS/CGE

15,6ºC - PERUS/CGE

15,8ºC - ITAIM PAULISTA/CGE

15,9ºC - VILA FORMOSA/CGE

16,0ºC - SÃO MIGUEL PAULISTA/CGE

16,2ºC - AEROPORTO DE CONGONHAS

16,2ºC - VILA PRUDENTE/CGE

16,3ºC - MBOI MIRIM/CGE

16,3ºC - CIDADE ADEMAR/CGE

16,3ºC - VILA MARIA/CGE

16,6ºC - VILA MARIANA/CGE

16,7ºC - SANTO AMARO/CGE

16,7ºC - CAMPO LIMPO/CGE

16,8ºC - PENHA/CGE 

16,8ºC - ANHEMBI/CGE

16,8ºC - TREMEMBÉ/CGE

16,9ºC - MIRANTE DE SANTANA/AUT (NÃO FOI A MENOR DO ANO)

16,9ºC - MIRANTE DE SANTANA/CONV (NÃO FOI A MENOR DO ANO)

17,1ºC - SANTANA/CGE

17,5ºC - LAPA/CGE

17,5ºC - MOOCA/CGE

17,5ºC - SÃO CAETANO/DAVIS

17,9ºC - SÉ/CGE (NÃO FOI A MENOR DO ANO)

 

Boas mínimas nas regiões afastadas do centro urbano, graças ao ar seco de origem polar. Hoje ele já está presente aqui também, e eu aguardo mínimas próximas ou levemente abaixo de 15 graus na minha estação nos próximos dias. A amplitude térmica será alta, pois vai fazer calor À tarde.

Link to comment
Share on other sites

Hoje sim, posso afirmar: dia 100% de "outono clássico/pleno"! Temperatura no momento de 26,3ºC. Céu com pouquíssimas nuvens, muito sol. Mínima de 14,2ºC.

 

A máxima não deve chegar aos 27ºC. Ou seja, variação de 14ºC ~26ºC, com bastante sol!. Seria meu verão "IDEAL". 

 

Isso é o que eu denomino outono clássico/pleno...

Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Hoje sim, posso afirmar: dia 100% de "outono clássico/pleno"! Temperatura no momento de 26,3ºC. Céu com pouquíssimas nuvens, muito sol. Mínima de 14,2ºC.

 

A máxima não deve chegar aos 27ºC. Ou seja, variação de 14ºC ~26ºC, com bastante sol!. Seria meu verão "IDEAL". 

 

Isso é o que eu denomino outono clássico/pleno...

 

Traga um pouco de sua plenitude outonal para o calor juizforano, no momento muito sol e poucas nuvens e 28,2ºC. Tá quentinho...poderia estar mais fresco. Mas a umidade está caindo.

Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Renan disse:

 

Traga um pouco de sua plenitude outonal para o calor juizforano, no momento muito sol e poucas nuvens e 28,2ºC. Tá quentinho...poderia estar mais fresco. Mas a umidade está caindo.

E um pouco para o pessoal do MS, aqui está quente e pegajoso, a máxima por aqui no Texas brasileiro vai chegar aos 31 graus.

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

O ar seco já chegou a Bom Jardim de Minas,  cidade mais próxima de JF que fica totalmente inserida na Mantiqueira.

 

A mínima provisória foi de 14,1ºC -a menor do mês até aqui-, mas à noite deve alcançar essa marca. No momento muito sol e 25,6ºC com 42% UR.

 

A estação fica a 1100m de altitude.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Renan disse:

O ar seco já chegou a Bom Jardim de Minas,  cidade mais próxima de JF que fica totalmente inserida na Mantiqueira.

 

A mínima provisória foi de 14,1ºC -a menor do mês até aqui-, mas à noite deve alcançar essa marca. No momento muito sol e 25,6ºC com 42% UR.

 

A estação fica a 1100m de altitude.

 

Mínima trágica para uma localidade a 1100m de altitude! Marsilartcic conseguiu 11,5 tendo 300 metros a menos. 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Agora sim, outono (já era tempo...), começando a consolidar-se...

 

Nesta próxima madrugada/manhã, faixa leste do Sudeste terá as suas menores mínimas do ano. Mantiqueira deve fazer bonito.

 

Até a chegada do próximo sistema frontal, as máximas entrarão em elevação. Mas o outono "clássico" já é bem vindo.

 

Variei hoje entre 14,2ºC ~26,9ºC, com SOL O DIA INTEIRO.

 

Baita dia!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom...é....os modelos tentam ser otimistas a longo e médio prazo, mas a dinâmica terrível de 2019 não deixa a gente sonhar muito tempo. Assim, na semana que vem, fica estabelecido entre os modelos que realmente não virá nada demais.

 

Fica para alguma outra oportunidade o primeiro frio forte do ano e em grande escala no Brasil...

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Juzinho disse:

Que céu especacular aqui em SP!

Como o céu azul de Abril é belo!

 

Depois da mínima do ano no Sesc (14.9 graus ) , as 14 h tínhamos 24.5 com 51% de umidade.

 

 

 

Realmente, em 18 dias de abril somente agora(próximo da páscoa) São Paulo começa a ter dias lindos com frequência(depois do excesso de chuva nos primeiros 108 dias do ano).

O sol ainda não tinha aparecido direito em São Paulo este mês(muito em função das frentes frias e/ou outros sistemas, especialmente a do dia 6/7, os mais de 50mm do dia 9 e a de alguns dias atrás; abril de 2019 vai terminar com mais de 100mm no Mirante).

Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Moretão disse:

Mínimas razoáveis hoje (em torno de 14/16), mas o aquecimento é muito forte. O mês de Abril já não reserva grandes emoções. Deve vir chuva e tempo ameno, mas nenhum frio muito interessante.

 

A expectativa agora é para a MP do começo de Maio que sempre traz frio mais forte e desta vez sim, máximas decentes.

A expectativa para maio vai aumentando, falta pouco!! Espero que pelo menos na segunda quinzena tenha alguma bomba para inaugurar o inverno, historicamente a primeira quinzena costuma ser amena apenas, então acho melhor aguardar para não ficar muito decepcionado kkkkkkkk.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO

 

as mínimas que serão registradas nos próximos dias no Sudeste POUCO tem a ver com ar polar. No máximo uma Massa de ar velha e seca que esta avançando, diminuindo a chuva. Um ar mais seco subsidente avançando do sul, nada muito além disso.

 

Dito isso, as mínimas vão voltar a cair, exemplo de previsão de 13ºC no triangulo mineiro - mas as máximas permanecerão altas.

 

Falo isso pq o Europeu prevê amplas áreas com mínimas de 15ºC ou até abaixo de 15ºC, só pra não acharem que uma super MP chegou, o que não é verdade.

 

680545410_CapturadeTela2019-04-18s20_53_29.thumb.png.c7e7c0bf018a21c779eb4bbf6b0a077b.png396217625_Captura_de_Tela_2019-04-18_s_20_53_37.thumb.png.21fa5135feb4d10ca5b9c4db824be971.png

 

 

Edited by Nowcasting
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Nowcasting disse:

ATENÇÃO

 

as mínimas que serão registradas nos próximos dias no Sudeste POUCO tem a ver com ar polar. No máximo uma Massa de ar velha e seca que esta avançando, diminuindo a chuva. Um ar mais seco subsidente avançando do sul, nada muito além disso.

 

Dito isso, as mínimas vão voltar a cair, exemplo de previsão de 13ºC no triangulo mineiro - mas as máximas permanecerão altas.

 

Falo isso pq o Europeu prevê amplas áreas com mínimas de 15ºC ou até abaixo de 15ºC, só pra não acharem que uma super MP chegou, o que não é verdade.

 

680545410_CapturadeTela2019-04-18s20_53_29.thumb.png.c7e7c0bf018a21c779eb4bbf6b0a077b.png396217625_Captura_de_Tela_2019-04-18_s_20_53_37.thumb.png.21fa5135feb4d10ca5b9c4db824be971.png

 

 

por aqui espero amanhecer uns 11°C aqui onde moro Itaqui(Mogi Guaçu-SP)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

16•C na zona rural de Varginha, perto dos 1100metros. Na cidade eu tinha 18/19• C. Perigoso uma sub 10•C amanhã cedo nas baixadas da cidade. Zona rural certeza pelo visto. 

 

Enquanto isso, uma foto do belo fim de tarde por aqui na vizinha Elói Mendes( 900m) distante 15 km de Varginha no sentindo para Alfenas. A máxima lá foi de 27•C. 

20190418_164308.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Victor Naia disse:

16•C na zona rural de Varginha, perto dos 1100metros. Na cidade eu tinha 18/19• C. Perigoso uma sub 10•C amanhã cedo nas baixadas da cidade. Zona rural certeza pelo visto. 

 

Enquanto isso, uma foto do belo fim de tarde por aqui na vizinha Elói Mendes( 900m) distante 15 km de Varginha no sentindo para Alfenas. A máxima lá foi de 27•C. 

20190418_164308.jpg

Tenho um amigo meu de varginha o Douglas ele tem uma estação meteorológica ai na Vila Murad

http://api.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMGVARGI2#history

Edited by Elias Agroboy
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Elias Agroboy disse:

Tenho um amigo meu de varginha o Douglas ele tem uma estação meteorológica ai na Vila Murad

http://api.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMGVARGI2#history

Que massa saber! É um bairro bem urbanizado, sem verde, sem baixada.  Aqui as variões são grandes, nossa topografia é íngreme. 

 

A cidade tem 980m em média. Zona urbana varia dos 860m aos 1050m em sua maioria. Centro está entre os 880m a 960m. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Victor Naia disse:

Que massa saber! É um bairro bem urbanizado, sem verde, sem baixada.  Aqui as variões são grandes, nossa topografia é íngreme. 

 

A cidade tem 980m em média. Zona urbana varia dos 860m aos 1050m em sua maioria. Centro está entre os 880m a 960m. 

interessante igual aqui, minha cidade e município varia altitude centro 590m aqui onde moro 725m diferença de 1,5°C de média anual,  tem dias máxima aqui é 20°C e no centro 25°C

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

23:45

 

16,1ºC na Granja Viana e céu aberto. Seguramente nesta madrugada e amanhecer de 6ªfeira, registrarei minha primeira sub-14ºC do ano.

 

Posso falar em alto e bom som agora: Bem vindo outono pleno!

 

Período transição verão-outono perdurou de 26/Fevereiro a 17/Abril.

 

Como de praxe, o outono clássico se inicia após a 2ª quinzena de abril em "nossas bandas".

 

Mas é curto! No máximo em 1 mês já estaremos no inverno climático.

 

P.S: Renan, não existe "transição outono-inverno", aqui para nós.

 

O que existe, mas no momento oportuno falarei a respeito (a partir de meados de agosto, até as chuvas voltarem, em geral a partir de +- 20/setembro), é uma transição inverno-primavera, geralmente marcada por alguns dias quentes e bem secos, porém com as mínimas ainda baixas. 

 

Polêmicas agora só a partir de meados de agosto. kkkk

 

Agora é curtir a bipolaridade dos modelos quanto ás trajetórias das MP´s, expectativa do frio, etc...

 

E falo: estou mais para otimista do que para pessimista para este período frio que está iniciando!

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

23:45

 

16,1ºC na Granja Viana e céu aberto. Seguramente nesta madrugada e amanhecer de 6ªfeira, registrarei minha primeira sub-14ºC do ano.

 

Posso falar em alto e bom som agora: Bem vindo outono pleno!

 

Período transição verão-outono perdurou de 26/Fevereiro a 17/Abril.

 

Como de praxe, o outono clássico se inicia após a 2ª quinzena de abril em "nossas bandas".

 

Mas é curto! No máximo em 1 mês já estaremos no inverno climático.

 

P.S: Renan, não existe "transição outono-inverno", aqui para nós.

 

O que existe, mas no momento oportuno falarei a respeito (a partir de meados de agosto, até as chuvas voltarem, em geral a partir de +- 20/setembro), é uma transição inverno-primavera, geralmente marcada por alguns dias quentes e bem secos, porém com as mínimas ainda baixas. 

 

Polêmicas agora só a partir de meados de agosto. kkkk

 

Agora é curtir a bipolaridade dos modelos quanto ás trajetórias das MP´s, expectativa do frio, etc...

 

E falo: estou mais para otimista do que para pessimista para este período frio que está iniciando!

Concordo com a transição Inverno -Primavera, para mim é a fase mais chata do ano,  sempre que posso tiro férias nesta época para fugir deste terror, já que por causa de alergias respiratórias sempre fico doente nesta época, ar empoeirado, cheio de queimadas o céu chega a ficar com um aspecto de "bruma" por causa da fumaça dessas queimadas. O calor apesar de seco é forte e geralmente como estamos vindo de meses frios o aquecimento abrupto deixa uma sensação bem ruim por estar desacostumado. Há anos em que esta transição foi mais longa como no terrível 2014 aonde se estendeu pelo mês de outubro e em outros ela não ocorre, como em 2009 que não teve estação seca sobre sp. Ano passado pela antecipação das chuvas em Agosto foi bem discreta.

Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Nowcasting disse:

ATENÇÃO

 

as mínimas que serão registradas nos próximos dias no Sudeste POUCO tem a ver com ar polar. No máximo uma Massa de ar velha e seca que esta avançando, diminuindo a chuva. Um ar mais seco subsidente avançando do sul, nada muito além disso.

 

Dito isso, as mínimas vão voltar a cair, exemplo de previsão de 13ºC no triangulo mineiro - mas as máximas permanecerão altas.

 

Falo isso pq o Europeu prevê amplas áreas com mínimas de 15ºC ou até abaixo de 15ºC, só pra não acharem que uma super MP chegou, o que não é verdade.

 

680545410_CapturadeTela2019-04-18s20_53_29.thumb.png.c7e7c0bf018a21c779eb4bbf6b0a077b.png396217625_Captura_de_Tela_2019-04-18_s_20_53_37.thumb.png.21fa5135feb4d10ca5b9c4db824be971.png

 

 

 

DITO E FEITO

 

Minha PWS registrou a menor temperatura do ano: 17.0ºC.

 

Nas áreas verdes da cidade, como no INMET, chegou a 15,5ºC.

 

Edited by Nowcasting
Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS SÃO PAULO/RMSP - 19 DE ABRIL

 

10,2ºC - SÃO LOURENÇO DA SERRA/CIIAGRO

11,4ºC - JUQUITIBA/CIIAGRO

11,5ºC - PARELHEIROS/CGE

11,8ºC - MARSILAC/CGE

11,9ºC - CAPELA DO SOCORRO/CGE

12,6ºC - SÃO MATEUS/CGE

13,0ºC - BARUERI/AUT

13,1ºC - IAG CONVENCIONAL

13,1ºC - SANTANA DO PARNAÍBA/CGE

13,3ºC - AEROPORTO CAMPO DE MARTE

13,3ºC - MAUÁ/CGE

13,4ºC - PERUS/CGE

13,5ºC - PIRITUBA/CGE

13,7ºC - AEROPORTO CUMBICA

13,7ºC - SÃO MATEUS/RODOLFO

13,8ºC - BUTANTÃ/CGE

13,8ºC - PICO DO JARAGUÁ/CETESB

13,9ºC - JABAQUARA/CGE

14,1ºC - ITAQUERA/CGE

14,2ºC - FREGUESIA DO Ó/CGE

14,4ºC - SESC INTERLAGOS/AUT

14,5ºC - IPIRANGA/CGE

14,6ºC - PINHEIROS/CGE

14,7ºC - RIACHO GRANDE/CGE

14,8ºC - VILA FORMOSA/CGE

14,9ºC - SÃO MIGUEL PAULISTA/CGE

14,9ºC - VILA PRUDENTE/CGE

15,0ºC - VILA MARIA/CGE

15,1ºC - ITAIM PAULISTA/CGE

15,2ºC - CIDADE ADEMAR/CGE

15,2ºC - CAMPO LIMPO/CGE

15,3ºC - MBOI MIRIM/CGE

15,4ºC - MIRANTE DE SANTANA/AUT

15,4ºC - TREMEMBÉ/CGE

15,6ºC - MIRANTE DE SANTANA/CONV

15,6ºC - PENHA/CGE

15,7ºC - PARQUE DOM PEDRO II/CETESB

15,8ºC - SANTO AMARO/CGE

15,8ºC - SÉ/ANHEMBI/CGE

15,9ºC - SANTANA/CGE

16,0ºC - MOOCA/CGE

16,0ºC - VILA MARIANA/CGE

16,1ºC - AEROPORTO CONGONHAS

16,1ºC - LAPA/CGE

16,7ºC - SÃO CAETANO/DAVIS

17,3ºC - SÉ/CGE

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Nowcasting disse:

 

DITO E FEITO

 

Minha PWS registrou a menor temperatura do ano: 17.0ºC.

 

Nas áreas verdes da cidade, como no INMET, chegou a 15,5ºC.

 

É isso mesmo. A tal "MP velha" que o Coutinho denomina, a qual vai tropicalizando-se gradualmente. Tava no "script" já há alguns dias no Europeu.

 

Primeira mínima sub-14ºC na Granja Viana. Obtive 13,2ºC.

 

O sol já está bombando aqui em Sampa desde o amanhecer. 

 

Mas, enfim, o outono chegou.

 

 

 

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

• PRIMEIRA GEADA DO ANO!! (Fraca mas ta valendo rsrsr.)

 Bom dia e bom feriado a todos!!! Mínimas hoje em alguns locais:

- PNI/INMET 1,9°C
- Bairro do Charco/Delfim Moreira MG 2,4°C
- Campos do Serrano/São Bento do Sapucaí SP 3,9°C

 

Fotos do alto de um morrinho no charco.

IMG-20190419-WA0010.jpg

IMG-20190419-WA0009.jpg

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Rodolfo Alves disse:

MÍNIMAS SÃO PAULO/RMSP - 19 DE ABRIL

 

10,2ºC - SÃO LOURENÇO DA SERRA/CIIAGRO

11,4ºC - JUQUITIBA/CIIAGRO

11,5ºC - PARELHEIROS/CGE

11,8ºC - MARSILAC/CGE

11,9ºC - CAPELA DO SOCORRO/CGE

12,6ºC - SÃO MATEUS/CGE

13,0ºC - BARUERI/AUT

13,1ºC - IAG CONVENCIONAL

13,1ºC - SANTANA DO PARNAÍBA/CGE

13,3ºC - AEROPORTO CAMPO DE MARTE

13,3ºC - MAUÁ/CGE

13,4ºC - PERUS/CGE

13,5ºC - PIRITUBA/CGE

13,7ºC - AEROPORTO CUMBICA

13,7ºC - SÃO MATEUS/RODOLFO

13,8ºC - BUTANTÃ/CGE

13,8ºC - PICO DO JARAGUÁ/CETESB

13,9ºC - JABAQUARA/CGE

14,1ºC - ITAQUERA/CGE

14,2ºC - FREGUESIA DO Ó/CGE

14,4ºC - SESC INTERLAGOS/AUT

14,5ºC - IPIRANGA/CGE

14,6ºC - PINHEIROS/CGE

14,7ºC - RIACHO GRANDE/CGE

14,8ºC - VILA FORMOSA/CGE

14,9ºC - SÃO MIGUEL PAULISTA/CGE

14,9ºC - VILA PRUDENTE/CGE

15,0ºC - VILA MARIA/CGE

15,1ºC - ITAIM PAULISTA/CGE

15,2ºC - CIDADE ADEMAR/CGE

15,2ºC - CAMPO LIMPO/CGE

15,3ºC - MBOI MIRIM/CGE

15,4ºC - MIRANTE DE SANTANA/AUT

15,4ºC - TREMEMBÉ/CGE

15,6ºC - MIRANTE DE SANTANA/CONV

15,6ºC - PENHA/CGE

15,7ºC - PARQUE DOM PEDRO II/CETESB

15,8ºC - SANTO AMARO/CGE

15,8ºC - SÉ/ANHEMBI/CGE

15,9ºC - SANTANA/CGE

16,0ºC - MOOCA/CGE

16,0ºC - VILA MARIANA/CGE

16,1ºC - AEROPORTO CONGONHAS

16,1ºC - LAPA/CGE

16,7ºC - SÃO CAETANO/DAVIS

17,3ºC - SÉ/CGE

 

13,2ºC GRANJA VIANA/CACO (CARAPICUÍBA/COTIA)

Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

• PRIMEIRA GEADA DO ANO!! (Fraca mas ta valendo rsrsr.)

 Bom dia e bom feriado a todos!!! Mínimas hoje em alguns locais:

- PNI/INMET 1,9°C
- Bairro do Charco/Delfim Moreira MG 2,4°C
- Campos do Serrano/São Bento do Sapucaí SP 3,9°C

 

Fotos do alto de um morrinho no charco.

IMG-20190419-WA0010.jpg

IMG-20190419-WA0009.jpg

Show de bola!

Está inaugurado o "período frio" aqui no Brasil: meados/final abril até final setembro.

 

Entenda-se: período suscetível a Massas polares severas e intensas.

 

NUNCA me esquecerei das MP´s de abril de 99 e finalzinho de setembro de 2012.

 

Não me recordo de uma MP com magnitudes das que citei em outubro, ou antes da primeira quinzena de abril. (ao menos não vivi...)

 

No momento, 25ºC e muito sol. Curtir uma piscina daqui a pouco!

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pacotão de mínimas do dia de hoje no Sul e Sudoeste de Minas Gerais:

 

5,6°C - Monte Verde

7,6°C - Maria da Fé

8,0°C - Caldas

10,0°C - São Sebastião do Paraíso

10,6°C - Cabo Verde

10,7°C - Guaxupé

11,6°C - São Lourenço

11,7°C - Varginha

11,7°c - Muzambinho

11,8°C - Passos

12,2°C - Machado

12,3°C - Passa Quatro

12,8°C - Campestre

13,6°C - Monte Santo de Minas

13,8°C - Alfenas

14,0°C - Lavras

 

INMET/Sismet

 

Edited by LucasFVenturini
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Caco Pacheco disse:

23:45

 

16,1ºC na Granja Viana e céu aberto. Seguramente nesta madrugada e amanhecer de 6ªfeira, registrarei minha primeira sub-14ºC do ano.

 

Posso falar em alto e bom som agora: Bem vindo outono pleno!

 

Período transição verão-outono perdurou de 26/Fevereiro a 17/Abril.

 

Como de praxe, o outono clássico se inicia após a 2ª quinzena de abril em "nossas bandas".

 

Mas é curto! No máximo em 1 mês já estaremos no inverno climático.

 

P.S: Renan, não existe "transição outono-inverno", aqui para nós.

 

O que existe, mas no momento oportuno falarei a respeito (a partir de meados de agosto, até as chuvas voltarem, em geral a partir de +- 20/setembro), é uma transição inverno-primavera, geralmente marcada por alguns dias quentes e bem secos, porém com as mínimas ainda baixas. 

 

Polêmicas agora só a partir de meados de agosto. kkkk

 

Agora é curtir a bipolaridade dos modelos quanto ás trajetórias das MP´s, expectativa do frio, etc...

 

E falo: estou mais para otimista do que para pessimista para este período frio que está iniciando!

 

Caco, esse período inverno-primavera realmente é marcante na nossa região, mas depende das chuvas atrasarem ou não, de forma que às vezes esse período nem existe ou é inexpressivo como foi ano passado. 

 

E eu também acredito na transição primavera-verão, que costuma ser entre Novembro e a primeira quinzena de Dezembro, quando chegam as últimas MPs da temporada, que costumam trazer mais temperaturas máximas baixas do que mínimas boas, devido à umidade que já é bem elevada nesta época.

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Show de bola!

Está inaugurado o "período frio" aqui no Brasil: meados/final abril até final setembro.

 

Entenda-se: período suscetível a Massas polares severas e intensas.

 

NUNCA me esquecerei das MP´s de abril de 99 e finalzinho de setembro de 2012.

 

Não me recordo de uma MP com magnitudes das que citei em outubro, ou antes da primeira quinzena de abril. (ao menos não vivi...)

 

No momento, 25ºC e muito sol. Curtir uma piscina daqui a pouco!

Ali pelo finalzinho de 2012, dias 25/26 se não me engano, tivemos uns três dias frios em S. Paulo. Uma máxima invertida que resultou numa tarde na casa dos 10•C seguida de uma manhã gelada, e outra tarde fria. 

 

Você tem os dados? Recordo-me que estava em Guarulhos( aeroporto ) e o ex PM do Reino Unido, David Cameron, estava chegando. Havia um forte esquema de segurança, e a "inglesada" que desceu estava de sobretudo.

Nunca me esqueci. 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.