Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2019


Recommended Posts

3 horas atrás, Daniel85 disse:

CFS - Abril - Média das últimas 12 rodadas.

 

 

Chuva
Região sudeste teve uma melhora em relação aos últimos dias.
jvtwIiN.png?1

 


Temperaturas
Praticamente todo o país continua acima da média.
Já essa mancha negativa entre o MS e o Chaco, nem dá tanto para considerar, pois esse modelo sempre mostra isso. Alías, esses valores acima da média não batem com a previsão de chuva acima da média.
9tVN4FL.png?1

 

É a mpp - massa polar paraguaia. 

Nossa versão do poderoso anticiclone permanente siberiano.

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Daniel85 disse:

Noite menos fria em relação a ontem em São Paulo.

 

vEvCDrr.png

Pois é...

 

Tanto que a mínima nesta manhã de sábado  já subiu um pouco em relação à manhã de 6ª feira aqui na Granja Viana: 15,8ºC ante 14,5ºC de 6ª feira.

 

Seguiremos por elevação gradual de temperatura até a chegada de novo sistema frontal. Normalíssimo em tempos de transição climática. 

 

Outono pleno, em geral, começa só a partir de meados de abril na maior parte do país, com exceção da Campanha gaúcha e serras do RS e SC. Às vezes pode começar precocemente. Dá-se com a chegada de uma MP mais forte, baixando "legal" as mínimas. Vamos ver este ano...

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem o dia foi ensolarado em Buenos Aires e novamente com temperaturas outonais por aqui: mínima de 13,8°C e máxima de 22,6°C. Hoje novamente tempo ensolarado e a mínima foi de 13,7°C. Agora temos 18,7°C, URA de 68%, vento noroeste a 5 km/h e pressao em 1.014,6 hpa. Hoje esquenta um pouquinho mais, mas ainda assim a máxima será de só 26°C. O sol nasceu as 6h58 e vai se por as 19h. A partir de amanha, nova queda de temperatura.

Com tantos pulsos frios e com a chegada antecipada do outono climático por aqui, marco vem registrando temperaturas um pouco abaixo da média:

Média das mínimas: 17,3°C (- 0,4°C)

Média das máximas: 25,9°C (- 0,9°C)
Média simples: 21,6°C (- 0,7°C)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Alguns dados meteorológicos do resto do país:

 

-Na terca-feira, o aeroporto de Rosario, a 298 km a noroeste de Buenos Aires e a apenas 31m de altitude, registrou temperatura de apenas 12°C as 3 da tarde. Foi a menor temperatura para essa hora em um mes de marco desde pelo menos 1956, sendo que o recorde anterior era de 14,6°C em 24 de marco de 1994.

 

E tenho algumas imagens que o SMN postou no Twitter faz umas duas semanas. O primeiro mostra os recordes de calor que foram quebrados neste verao. Foram em fevereiro, na Patagonia:

image.png.14f7323dee3f53bbe077dc02210f2c3d.png

O segundo mostra a anomalia da temperatura por província neste verao. Os numeros em cada provincia mostram em que posicao no ranking de calor ficou esse verao. Por exemplo, para a cidade de Buenos Aires, foi o 37° verao mais quente da história. Observem que em praticamente todo o país o verao esteve longe de ser dos mais quentes e foi dentro da média:

image.png.335a690b0a42ef50829065dc7216cc23.png

 

E para terminar, deixo o gráfico de anomalias da temperatura a nivel país durante o verao. FOI O VERAO MAIS FRESCO DESDE 2009, segundo o gráfico.

 

image.png.b832fc7ef9c14ef3c323b1acd665d960.png

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Belíssimo dia de sol em São Paulo! Pouquíssimas nuvens no céu neste sábado. Excelente dia para curtir as praias no litoral e as piscinas nos clubes da Capital.

 

Aqui na Granja Viana, máxima de 28,4ºC. No momento, 25,6ºC.

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte estabeleceu novos recordes de frio hoje:

 

Pampulha (850m): 16,7C

Centro (915m): 16,2C

Cercadinho(1200m): 14,5C

 

Ontem, por causa do dia encoberto e garoento, tivemos máxima de apenas 21,8°C, também a menor do ano. Hoje o sol reapareceu entre nuvens e esquentou bem. Pampulha chegou aos 26,5C agora de tarde. Tudo excelente para padrões de março!

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Menor temperatura do ano hoje em Curitiba: 12,0 graus!

Em compensação, tivemos uma tarde quente, com mais de 28 graus devido ao Sol. A temperatura já está caindo, cerca de 23 graus agora e acredito que pelo andar da carruagem, se tiver poucas nuvens, deve DESABAR durante a noite e ter uma mínima semelhante amanhã de manhã. Vamos ver.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Daniel85 disse:

Chuvas - sudeste - próximos 10 dias
Modelos mostram uma redução da precipitação na região para este período.
Europeu com o cenário mais pessimista.

 

Rodada das 12z deste sábado

 

Europeu
xqEYuDf.png

 

 

GFS old
z2uhe87.png

 

 

GFS FV3
6p2Chrb.png

 

A frente fria que chegou na terça a noite por aqui "virou a chavinha". Declaro oficialmente que os temporais de verão se encerraram. Só voltarão na primavera. Agora daqui para frente vamos ver vários dias de sol, alguns dias nublados com garoa e , mais raramente, algumas poucas ocasiões de chuvas mais volumosas. Tempestades serão incomuns até o fim de setembro. 

 

Depois de um verão que fez São Paulo ter metade da chuva esperada para o ano, não teremos problemas com enchentes nos próximos seis meses. As constantes chuvas na faixa leste paulista fizeram essa área ser a mais chuvosa no Sudeste no verão, conforme mapa abaixo(resumo final do verão no Brasil). Observe que algumas áreas da faixa leste paulista acumularam no verão 2018-19 mais de 900mm nas estações do INMET:

Prec-Acum-90d_20190320.png

Edited by Darley
  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O sábado foi de sol e algumas nuvens em Buenos Aires, com mínima de 13,7°C e máxima de 25,6°C. Agora temos 21,3°C, URA de 63%, vento noroeste a 7 km/h e pressao de 1.009,7 hpa. O céu está limpo.

 

A nebulosidade aumenta durante a madrugada e há até uma pequena possibilidade de chuva. Amanha faz sol, mas com bastante vento sul, devido a entrada de mais uma massa de ar frio. Mínima de 17°C e máxima de 23°C, segundo o SMN. O sol nasce as 6h59 e se poe as 18h59, depois de cinco meses e meio se pondo depois das 19h.

 

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em elevação desde ontem na Granja Viana, oeste da RMSP:

 

23/03: 14,5ºC

24/03: 15.8ºC

25/03: 17ºC

 

A partir de ontem, o sol e céu azul sem nuvens dominam por completo, e a máxima deu uma disparada legal, com 28,4ºC. Hoje fará mais calor ainda, devendo beliscar os 30ºC.

 

E as temperaturas seguirão este patamar até a chegada do próximo sistema frontal, entre 4ª/5ª feira.

 

Resumo da ópera: de 5ª feira passada até a manhã de ontem tivemos outono em Sampa e, a partir do almoço de ontem, o "semi-verão voltou!" Simultaneamente, a atmosfera vai secando, volume de chuvas diminuindo, infiltração marítima aumentando com o entardecer, mínimas em gradual declínio, embora ainda em passos de tartaruga (com exceção quando há chegada de sistemas frontais). Transição total...

 

A virada da chavinha para "o outono pleno" dar-se-á com a chegada de uma MP mais forte, que terá a "responsabilidade" de fazer com que as mínimas caiam substancialmente e "de vez". Isso costuma ocorrer em meados de abril... Na torcida para que sejamos presenciados antecipadamente este ano. 

 

Neste momento (08 da manhã) registro 20,7ºC externamente. Aqui dentro, 22,7ºC com 72% de URA.  

 

 

 

 

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

 

Pombal teve um temporal muito forte na tarde de ontem. Foi a chuva mais intensa do ano e a mais intensa desde 21/03/2016 (quando caíram 102.7 mm).

Foram 60 mm em 50 minutos de chuva, com 23 mm em 10 minutos. Os ventos foram fortes, provavelmente passou dos 50 km/h pelos estragos (galhos quebrados/telhas derrubadas etc.). Eu gravei um vídeo da chuva:

 

Pelo Cemaden:

  1. São José da Lagoa Tapada: 57.2 mm
  2. Manaíra: 32.4 mm
  3. Condado: 23.2 mm

No sítio Angicos, em São Bentinho, foram registrados 105.2 mm. Santana dos Garrotes teve 31.3 mm (Cagepa). Cacimba de Areia teve 22 mm, Itaporanga 21.6 mm (Inmet) e São Gonçalo 21 mm (Inmet).

 

 

Edited by CloudCb
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Máxima de 29,4ºC na Granja Viana. Falei que beliscaríamos os 30ºC.

 

No momento, 29,1ºC. Nada de outono pleno. Transição total verão-outono.

 

Daqui a pouco, ladeira a baixo. Enganei-me ao esperar que choveria devido à possível formação de instabilidades com o calor... não ocorrerá!

 

A cada passar de ano fico mais encantado com este período, que vai do final de fevereiro, ao final de abril.... Período de grandes mudanças, e que variam ano a ano.

 

 

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Mais de 200 milímetros em um dia apenas? Os estragos devem ter sido severos.

Klinsmannrdesouza, 

o maior volume de chuva em São Luis caiu a partir do final da madrugada.

Teve estação do Cemaden que mediu 200 mm da madrugada até o meio-dia.

A estação automática de São Luis esta com problemas no pluviômetro, mediu apenas 75 mm.

Um perda enorme, tem mais estações automáticas do Inmet que não estão medindo as chuvas corretamente.

Edited by marinhonani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Moretão disse:

Serra catarinense pode ter suas menores mínimas do ano amanhã de manhã.

 

O CMC previa mínimas de 3/4°C mas nada disso se confirmou. O ECMWF e o GFS era mais modestos. Agora complicou para trocar as mínimas deste mês lá.

 

Aqui no Vale a situação é parecida. Talvez e apenas talvez na quinta exista alguma possibilidade.

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Enio Rezende disse:

Domingo muito agradavel, ar de outono, periodos de nublado e periodos de sol entre nuvens. Minima de 17° e máxima de 24°

Agora, céu parcialmente nublado, temperatura de 20,7° em Conselheiro Lafaiete

 

Encantadoras as temperaturas máximas de Lafaiete, são bem amenas de uma forma geral. Acredito que em Junho e Julho deve ter inúmeros dias de sol pleno com tardes que não passam de 20 graus a temperatura, mesmo com muito sol.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui para Contagem, o valor de mínima que mais aparece nas previsões é de 15°C a partir de agora. A diferença de temperatura na hora de dormir e ao acordar de manhã cedo já é enorme. 

 

BH também deve flertar com novos recordes de frio nos próximos dias, já que o atual no Inmet, registrado no sábado, é de 16,1°C. 

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O dia foi de sol e poucas nuvens em Buenos Aires, com temperatura agradável, mas com muito vento sul/sudoeste, fazendo parecer uqe estava mais frio. A mínima foi de 15,9°C e a máxima de 23,2°C. Agroa temos céu limpo, 17,3°C, URA de 54%, vento sudeste a 9 km/h e pressao em 1.015,6 hpa.

 

A previsao para amanha é de céu parcialmente nublado, com ventos moderados de sul e depois de sudeste. Será um dia super ameno, diria até friozinho de manha, com mínima de 12°C e máxima de 21°C. O sol já nasce às 7h (e durante quase seis meses vai nascer depois desse horário) es e poe as 18h58.

Link to comment
Share on other sites

Hoje esquentamos horrores, chegou a 33.2ºC no Alertablu, o bom que foi só um pico de calor com umidade controlada.

 

Agora lá fora está uma noite relativamente agradável na casa dos 22/23ºC.

 

Mas hoje vou dormir de ventilador hehehehe

 

Amanhã mais um dia de calor e na terça em diante vamos ver como vai ser a queda.

Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Moretão disse:

 

O CMC previa mínimas de 3/4°C mas nada disso se confirmou. O ECMWF e o GFS era mais modestos. Agora complicou para trocar as mínimas deste mês lá.

 

Aqui no Vale a situação é parecida. Talvez e apenas talvez na quinta exista alguma possibilidade.

 

 

 

Desconfio que o amanhecer de segunda terá a mínima do ano em SC. Veremos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Herbert disse:

parece que vamos iniciar abril com resfriamento..

Sim, parece mesmo.

 

Os próximos dias serão bastante interessantes! Teremos a chegada de um sistema frontal agora, no meio da semana. Nos dias seguintes as máximas cairão, assim como as mínimas, após o sistema frontal passar. Creio que hoje tenha sido o último dia em que a máxima tenha superado a marca dos 30ºC na região metropolitana de São Paulo. A partir de agora, só para meados de setembro...

 

Início de abril prometendo ser interessante....

 

Sol bombando por aqui e 29,5ºC no momento. A máxima atingiu os 30,1ºC aqui na Granja Viana.

 

Aqui dentro de casa, 26,5ºC com 46% de URA. 

 

Bem quente!

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.