Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Europa - 2019


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Noite gelada aqui em Londres, no momento na regiao de Willesden, no noroeste da capital inglesa faz apenas -1 com ceu limpo mas um nevoeiro comeca a se formar, a geada ja se faz presente desde antes das 19h (acreditem se quiser) ja que apesar da maxima de 9 com sol e ceu limpo o dia todo, a temperatura caiu rapido quando escureceu (o que essa epoca acontece antes das 16h) e quando sai do trabalho pouco depois das 17h ja fazia 4 na regiao de Blackfriars, na City, em Central London. Durante a manha a minima foi de -2 aqui no noroeste e 1 na City, com geada moderada aqui no bairro.

 

Os ultimos dias tem sido de tempo bom por aqui apesar do frio, posso estar com sorte mas tenho achado Londres bem menos cinza nesse outono-inverno que Paris(vivi la de agosto do ano passado ate marco desse ano) apesar da fama ser o contrario, vamos ver se sera assim tambem em janeiro (quando o mes inteiro eu so vi sol por 2 ou 3 dias em Paris). 

 

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Segue o boletim de novembro de 2019 na França no link abaixo, deixo só um resumo por aqui:

 

Temperatura: dentro da média, anomalia de +0,2ºc (média nacional, comparada com a normal 1981/2010).  Num dos gráficos do link é possível ver que as estações nos extremos sul e norte do país registraram pequenas anomalias negativas de temperatura (desvio máximo de -0,7ºc), e entre estas duas área as anomalias foram mais positivas (desvio máximo +1,1ºc). Nenhuma estação chegou perto do novembro mais frio ou mais quente já registrado, mas a precipitação abundante se traduziu em neve muito acima da média em algumas regiões montanhosas.

 

Precipitação: foi um novembro muito chuvoso, o quarto mais chuvoso desde 1959 (ano de início das médias mensais nacionais).  Foram 166 mm de chuva em média sobre sobre a França em 11/2019 (84% acima da média), atrás de 1996 (188 mm), 2000 (176 mm) e 2002 (172 mm).  Nos pontos mais chuvosos (sudoeste do país) choveu mais de 500 mm, e algumas estações registraram o novembro mais chuvoso desde o início dos registros.

 

Insolação: abaixo da média na maior parte do país, sendo que algumas estações (como Biarritz) registraram um novo recorde de baixa insolação (foram apenas 49 horas e 35 minutos de sol em 11/2019, contra uma média de quase 104 horas).  Choveu ainda mais nesta parte do país, como eu já mencionei, e Biarritz particularmente registrou 462,9 mm de chuva ao longo de novembro (a média é de 185,9 mm).

 

http://www.meteo-paris.com/actualites-meteo/gris-et-particulierement-humide-le-bilan-climatique-de-novembre-2019-04-decembre-2019.html

 

 

Mudando de assunto, em Londres, uma das maiores ondas de frio já registradas ocorreu em janeiro de 1838 (em plena "pequena idade do gelo"), quando o antigo observatório de Greenwich amanheceu com -16ºc e registrou -11ºc ao meio-dia (20/01/1838), frio que nunca mais se repetiu depois desta data no distrito, que fica relativamente perto do Centro de Londres.  No subúrbio de Chiswick este dia amanheceu com -20ºc, registro não oficial mas feito em termômetro abrigado segundo relatos.  No centrão de Londres a mínima registrada ficou em torno dos -12/-13ºc no referido evento, sinal de que já havia uma ilha de calor significativa na primeira metade do século XIX..

 

Nos subúrbios de Londres existem registros não oficiais de mínimas abaixo dos -20ºc nos séculos XVIII e XIX, mas o recorde moderno aceito nos arredores de Londres foi de -16,1ºc em Northolt (janeiro de 1962).  Na cidade mesmo a mínima é sempre mais alta, em 2010 a mínima chegou a cair um pouco abaixo dos -10ºc em alguns subúrbios, mas a área central não baixou dos -5/-6ºc).  Em 12 de janeiro de 1987 fez -8,2ºc no Centro de Londres (London Weather Centre), mas depois disso nunca mais baixou dos -7ºc.  As mínimas absolutas são tão ruins por lá por causa da Corrente do Golfo, e claro também da ilha de calor.

 

Eu fiz uma pesquisa nos dados da estação de London City Airport (o aeroporto que melhor representa as mínimas do Centro de Londres, mas ainda é algo mais fresco nas mínimas em noites calmas pois fica depois de Greenwich vindo do centrão londrino).  Trata-se de mínimas absolutas por ano desde 2000 (em alguns anos ocorreu em mais de uma data, são arredondamentos derivados de observações horárias).  Estes dados dão uma ideia de como o inverno local é fraco para a latitude.  O recorde da estação (desde 1988) foi de -7ºc em fevereiro de 1991.

 

2000: -3ºc (29/12)

2001: -2ºc (16/01)

2002: -3ºc (04/01)

2003: -2ºc (07/01)

2004: -2ºc (28/01)

2005: -3ºc (28/02)

2006: -3ºc (25/01)

2007: -2ºc (07/02)

2008: -2ºc (17/02)

2009: -4ºc (07/01)

2010: -6ºc (20/12)

2011: -2ºc (01/02)

2012: -6ºc (11/02)

2013: -4ºc (17/01)

2014: 0ºc (29/12)

2015: -2ºc (23/01)

2016: -1ºc (19/01)

2017: -3ºc (22/01)

2018: -5ºc (28/02)

2019: -1ºc (até agora, 2 vezes em jan e 1 em fev)

 

Reparem que a data mais precoce da mínima mais baixa (num contexto de inverno) foi 20/12, e a mais tardia 28/02.

 

 

 

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, Sopron disse:

Europa Ocidental com frio e Europa Oriental sem frio

 

Inclusive teve um recorde quebrado na Europa Oriental: Chisinau(Moldova) teve 23,8°C de máxima no dia 06/11, novo recorde para o mês de novembro na capital da Moldova(o recorde anterior era 23,6°C no dia 05/11/1998).

Moscou teve um novembro quente na maior parte do mês, mas depois do dia 20 a temperatura despencou e ficou negativa durante praticamente todo o terceiro decêndio(com mínima de -11,2°C no dia 23/11).

 

A única coisa boa nessa região foi a região do Cáucaso: Yerevan, na Armênia, teve um novembro mais frio do que o normal, com temperatura média compensada -2,2°C abaixo do normal. Yerevan está tendo um dos melhores pós-2000 para frio e anomalias negativas de temperatura em toda a Europa. O novembro mais frio em Yerevan foi em 2011(e ela tem medições de mais de 100 anos!!!)

Olha o gráfico e tire suas conclusões:

:image.png.9104aa5fd8a0808ef1b2a06a2eae6d7f.png

 

É importante lembrar que Yerevan está situada na mesma latitude de Madrid e Nova York.

Edited by Darley
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
11 minutos atrás, DaviOlrb disse:

Natal sem neve em quase toda a Europa, incluindo Moscou que está com temperaturas positivas.

 

xmassnow.jpg

 

Moscou está MUITO quente neste dezembro. A temperatura máxima hoje foi de 7°C.

Até o momento Moscou tem média compensada de +1,2°C, se terminasse agora igualaria o recorde de dezembro de 2006.

Média das mínimas até o momento é de -0,2°C, e a das máximas é de +2,8°C. E seus extremos de mínima são -5,2/+3,2 e o das máximas são +7/-2,2.

O pior é que só teve três máximas negativas durante o mês. Mas há uma boa notícia para quem gosta de frio: o final do ano deve ter máximas negativas, a partir de sexta-feira até segunda.

image.png.46f2c071dfefc99680cd89a0dfcd9e5f.png

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 24/12/2019 em 19:38, DaviOlrb disse:

Natal sem neve em quase toda a Europa, incluindo Moscou que está com temperaturas positivas.

 

xmassnow.jpg

 

Cheguei hoje em Paris e vou ficar até o dia 3. Agora tá um frio bom de 4C embora tenha estado consideravelmente acima da média nós últimos dias.

 

Vim acompanhando a previsão pelo Foreca que me deu uma bela enganada, pois vinha apontando dias com clima parecido de Curitiba e Porto Alegre no auge do inverno, frio nas suportável (entre 6°/11°). Agora do nada já tá falando em 0°/10° para o Sábado.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
49 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

Cheguei hoje em Paris e vou ficar até o dia 3. Agora tá um frio bom de 4C embora tenha estado consideravelmente acima da média nós últimos dias.

 

Vim acompanhando a previsão pelo Foreca que me deu uma bela enganada, pois vinha apontando dias com clima parecido de Curitiba e Porto Alegre no auge do inverno, frio nas suportável (entre 6°/11°). Agora do nada já tá falando em 0°/10° para o Sábado.

Você vai pegar dias bem amenos então, a previsão do Meteo Paris (que vale para a área mais adensada de paris) indica temperaturas entre 1 e 5 graus acima da média até o dia 2 de janeiro (final da grade).  Vale a pena seguir, pois os aplicativos muitas vezes jogam as mínimas mais baixas dos arredores: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php

 

Segundo a previsão deles, as mínimas irão variar entre 5ºc e 9ºc (muito fracas para a época do ano) e as máximas entre 9ºc e 12ºc, o típico inverno sem graça do oeste Europeu quando não há uma massa de ar frio atuando.  A nebulosidade deve predominar neste período também, daí a baixa amplitude. 

 

Mas para quem chega assim do verão brasileiro (ainda que até agora tenha sido um início de verão tranquilo no Sudeste, sem picos de calor) parece mais frio mesmo, já cheguei em NY uma vez com 8ºc vindo do verão carioca e senti muito frio no início apesar do casaco (também tinha o vento), mas depois de alguns dias já estava mais aclimatado.  Só no último dia peguei uma leve negativa, com vento congelante entre as esquinas mas sem neve.

 

Agora (23:00 hora local) faz 7,6ºc no centro de Paris, 5ºc no Parc Montsouris (estação principal da cidade) e 3,5ºc no aeroporto de Orly (já fora da cidade).

 

Artigo sobre o dezembro quente em Moscou e na Europa como um todo: http://www.meteo-paris.com/actualites-meteo/douceur-exceptionnelle-et-noel-sans-neige-a-moscou-23-decembre-2019.html

 

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Wallace Rezende disse:

Você vai pegar dias bem amenos então, a previsão do Meteo Paris (que vale para a área mais adensada de paris) indica temperaturas entre 1 e 5 graus acima da média até o dia 2 de janeiro (final da grade).  Vale a pena seguir, pois os aplicativos muitas vezes jogam as mínimas mais baixas dos arredores: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php

 

Segundo a previsão deles, as mínimas irão variar entre 5ºc e 9ºc (muito fracas para a época do ano) e as máximas entre 9ºc e 12ºc, o típico inverno sem graça do oeste Europeu quando não há uma massa de ar frio atuando.  A nebulosidade deve predominar neste período também, daí a baixa amplitude. 

 

Mas para quem chega assim do verão brasileiro (ainda que até agora tenha sido um início de verão tranquilo no Sudeste, sem picos de calor) parece mais frio mesmo, já cheguei em NY uma vez com 8ºc vindo do verão carioca e senti muito frio no início apesar do casaco (também tinha o vento), mas depois de alguns dias já estava mais aclimatado.  Só no último dia peguei uma leve negativa, com vento congelante entre as esquinas mas sem neve.

 

Agora (23:00 hora local) faz 7,6ºc no centro de Paris, 5ºc no Parc Montsouris (estação principal da cidade) e 3,5ºc no aeroporto de Orly (já fora da cidade).

 

Artigo sobre o dezembro quente em Moscou e na Europa como um todo: http://www.meteo-paris.com/actualites-meteo/douceur-exceptionnelle-et-noel-sans-neige-a-moscou-23-decembre-2019.html

 

 

É, tá muito indecisa a previsão mesmo. Já o AccuWeather aponta variação entre -2°/8° para o Sábado. Eu estou na região de Gentilly, há uns 10km de Orly, é minha referência para esses dias aqui.

 

No começo da tarde estava em conexão longa no Porto e saí pra dar uma andada pela cidade. Clima bem aprazível de 19° com sol, dava até pra andar sem casaco. Engraçado é que muita gente mesmo, o próprio Europeu incluso parece que gosta de se vestir como se estivesse bem mais frio, talvez tenham aprendido a não bobear com temperatura.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
1 hora atrás, ricardosilva disse:

 

É, tá muito indecisa a previsão mesmo. Já o AccuWeather aponta variação entre -2°/8° para o Sábado. Eu estou na região de Gentilly, há uns 10km de Orly, é minha referência para esses dias aqui.

 

No começo da tarde estava em conexão longa no Porto e saí pra dar uma andada pela cidade. Clima bem aprazível de 19° com sol, dava até pra andar sem casaco. Engraçado é que muita gente mesmo, o próprio Europeu incluso parece que gosta de se vestir como se estivesse bem mais frio, talvez tenham aprendido a não bobear com temperatura.

Poxa, então você está muito perto do Parc Montsouris, mais perto que se estivesse no centro de Paris.  Se der tempo, vale a pena dar uma passadinha para conhecer o "Mirantão" de Paris..rs (dá para ver bem o cercado da estação pelo satélite também, fica na parte sul do parque).  A estação funciona ali desde 1873, quando a regão era praticamente rural.

 

Este site traz os dados horários de todas as principais estações da área de Paris (Orly, Montsouris, Roissy/Charles de Gaulle, Le  Bourget..) e da França, basta selecionar o dia e a estação, e também tem os dados mensais e recordes:

 

Dados horários: http://www.meteociel.fr/temps-reel/obs_villes.php?code2=7156

 

Dados mensais: https://www.meteociel.fr/climatologie/villes.php?code=7156 (as mínimas são sempre da manhã)

 

Eu também já reparei neste excesso de roupas uma vez, foi em Buenos Aires e mal estava frio (sol e 15ºc, pouco vento), mas é como se a roupa de frio fosse uma "vestimenta padrão" no inverno, só se esquentar muito a maioria tira.

 

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Londres também está bem acima da média esse mês, a exceção foi a primeira semana que fez mais frio. Nos últimos dias, as mínimas com exceção da noite passada estiveram acima de 5 e as máximas chegaram a bater os 12°C, dando uma cara de outubro pra esse final de dezembro. Hoje ainda chegou a cair um pouco mais, com 2°C no começo da madrugada mas logo subiu com o tempo fechando e ao amanhecer já fazia 7. Agora 10 e nublado, nos próximos dias não há nenhum indicativo de que a situação muda

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/12/2019 em 19:17, Wallace Rezende disse:

 

Mas para quem chega assim do verão brasileiro

 

Experimentei isso em Janeiro. Saí com 33º do Rio e cheguei em Paris com 8º, que nem é tão frio mas essa aclimatação é difícil, ainda mais pra quem não tá acostumado. Nos dias seguintes peguei até 0 mas já estava mais adaptado. Os casacos já eram suficientes e o corpo acostuma. A ponto de no fim da estadia sair com 6º e achar que tava quente. No fim, já em Portugal peguei 15º. Chega a ser engraçado. No Rio 15º eu estaria todo empacotado. Lá não, como já estava há 3 semanas sob aquele clima frio 15º eu estava super tranquilo. Mas pra mim aquele clima é maravilhoso mas é preciso estar extremamente bem equipado porque sentir frio na Europa é terrível.
 

Previsão para a virada de ano é de frio dentro da média pela Europa ocidental. Destaque que Portugal vai ter um Reveillon com temperaturas baixas na região do Minho. Braga, Guimarães e Famalicão devem estar abaixo de 5º na virada. Bem gelado.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/12/2019 em 19:23, ricardosilva disse:

 

É, tá muito indecisa a previsão mesmo. Já o AccuWeather aponta variação entre -2°/8° para o Sábado. Eu estou na região de Gentilly, há uns 10km de Orly, é minha referência para esses dias aqui.

 

No começo da tarde estava em conexão longa no Porto e saí pra dar uma andada pela cidade. Clima bem aprazível de 19° com sol, dava até pra andar sem casaco. Engraçado é que muita gente mesmo, o próprio Europeu incluso parece que gosta de se vestir como se estivesse bem mais frio, talvez tenham aprendido a não bobear com temperatura.

 

Idem os argentinos e chilenos eles colocam muita roupa de frio ... Isso em buenos Aires e Santiago . Deve ser pra não bobear msm ou trauma dos auges de dias frios do passado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quero crer que deva ser costume para se prevenir de uma virada brusca do tempo, porquê não faz sentido algum ficar passando calor na rua só pra ficar "chique".

 

Hoje a temperatura tem variando entre 9°-10° desde o começo da manhã, sempre nublado. Fiquei uma hora nesse clima na fila do Louvre e foi tranquilo só com uma blusa e um casaco simples, mas usando segunda pele antes da calça jeans, que é onde mais me incomoda sentir frio (pernas). 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, EvandroPR disse:

 

Idem os argentinos e chilenos eles colocam muita roupa de frio ... Isso em buenos Aires e Santiago . Deve ser pra não bobear msm ou trauma dos auges de dias frios do passado.

Não sei como alguém consegue ter trauma de frio, tenho trauma é de calor.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
10 horas atrás, ricardosilva disse:

Quero crer que deva ser costume para se prevenir de uma virada brusca do tempo, porquê não faz sentido algum ficar passando calor na rua só pra ficar "chique".

 

Hoje a temperatura tem variando entre 9°-10° desde o começo da manhã, sempre nublado. Fiquei uma hora nesse clima na fila do Louvre e foi tranquilo só com uma blusa e um casaco simples, mas usando segunda pele antes da calça jeans, que é onde mais me incomoda sentir frio (pernas). 

As últimas atualizações realmente firmaram um friozinho maior por aí nos próximos dias, nada de onda de frio mas sim um resfriamento maior sob atmosfera estável.  Deve gear e negativar à noite nos arredores de Paris (no centrão estão prevendo mínimas de 1/2ºc).  O sol também dará o ar da graça.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Amanhecendo com 0°C em Paris e -1°C no aeroporto de Orly. Daqui a pouco vou sair pra conferir se há algum traço de geada.

 

Ontem até então havia sido o dia mais frio desde que cheguei (25/12) com mínima de 1°C e máxima de apenas 6,2°C, isso com sol o dia todo. Observei gelo pela manhã no teto e vidro de alguns carros que ficaram ao ar livre. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 27/12/2019 em 13:16, Matheus Vinicius disse:

Não sei como alguém consegue ter trauma de frio, tenho trauma é de calor.

No passado era mais difícil se proteger do frio se comparado com agora, e os invernos em muitos lugares era bem mais rigorosos ao ponto de as pessoas ficarem trancadas em casa por alguns dias.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Vim passar o dia em Estrasburgo, na fronteira com a Alemanha, e peguei o frio mais forte até o momento... Saí de trem bem cedo (8h) e vi geada forte o caminho todo, quando cheguei na cidade (já com sol) fazia gélidos -2C, agora de tarde a máxima ainda não passou os +2C, sempre com sol e uma espécie de bruma úmida que não arreda pé.

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, ricardosilva disse:

Vim passar o dia em Estrasburgo, na fronteira com a Alemanha, e peguei o frio mais forte até o momento... Saí de trem bem cedo (8h) e vi geada forte o caminho todo, quando cheguei na cidade (já com sol) fazia gélidos -2C, agora de tarde a máxima ainda não passou os +2C, sempre com sol e uma espécie de bruma úmida que não arreda pé.

 

 

Quem me dera estar fora do país agora, qualquer lugar eu aceitaria, que estivesse frio.

Ser pobre é foda.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.