Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018


Recommended Posts

E Sampa teve mais um dia nublado hoje.

Na zona sul, a garoa ainda esteve presente em boa parte do dia.

Na zona norte, o tempo esteve mais seco, até com breves e pequenas aberturas de sol no comecinho da tarde.

 

INMET-Mirante de Santana (Conv): 13,5°C / 17,4°C

INMET-Interlagos: 13,0°C / 16,0°C

IAG: 12,9°C / 17,0°C

 

Vejo o Caco e outros colegas reclamando deste tempo fechado em Sampa.

Aí, fico pensando nos velhos tempos, até a década de 1990, mais ou menos, quando chegava a garoar praticamente sem parar durante 5/6/7 dias seguidos. :D

Aquela umidade danada, roupas que não secavam no varal, a toalha de banho sempre úmida (Às vezes, só secando com ferro de passar)...

Chegava a ficar 15 dias direto sem ver o sol.

Às vezes me pergunto como a gente sobrevivia. 😂:D

 

Mas... amanhã já deveremos ter um pouco mais de sol.

Vamos acompanhando...

 

A propósito, a última vez que a convencional do Mirante chegou nos 30° foi em 25 de março, com 30,2°C.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, Aldo Santos disse:

E Sampa teve mais um dia nublado hoje.

Na zona sul, a garoa ainda esteve presente em boa parte do dia.

Na zona norte, o tempo esteve mais seco, até com breves e pequenas aberturas de sol no comecinho da tarde.

 

INMET-Mirante de Santana (Conv): 13,5°C / 17,4°C

INMET-Interlagos: 13,0°C / 16,0°C

IAG: 12,9°C / 17,0°C

 

Vejo o Caco e outros colegas reclamando deste tempo fechado em Sampa.

Aí, fico pensando nos velhos tempos, até a década de 1990, mais ou menos, quando chegava a garoar praticamente sem parar durante 5/6/7 dias seguidos. :D

Aquela umidade danada, roupas que não secavam no varal, a toalha de banho sempre úmida (Às vezes, só secando com ferro de passar)...

Chegava a ficar 15 dias direto sem ver o sol.

Às vezes me pergunto como a gente sobrevivia. 😂:D

 

Mas... amanhã já deveremos ter um pouco mais de sol.

Vamos acompanhando...

 

A propósito, a última vez que a convencional do Mirante chegou nos 30° foi em 25 de março, com 30,2°C.

Mas isso até que ainda é comum no verão, principalmente em janeiro durante ZCAS. Ano passado mesmo, em janeiro, eu lembro que o sol sumiu por mais de uma semana com chuva sem parar todos os dias, que angústia que me deu, quase entrei em depressão sazonal!

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

As rodadas de hoje não foram muito favoráveis ao Sudeste para a semana que vem. As temperaturas sobem bastante, principalmente em SP, onde existe a possibilidade do Mirante voltar a registrar 30 graus. Com as tardes quentes, as médias devem estragar um pouco. Idem aqui para JF, mas as máximas não chegarão nem perto dos 30C.

 

Já para o RS, muita gangorra térmica, mas o frio vai predominar. Estou na expectativa para essa possível MP do dia 25/08, pois poderá trazer um cenário interessante para neve.

 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, Renan disse:

As rodadas de hoje não foram muito favoráveis ao Sudeste para a semana que vem. As temperaturas sobem bastante, principalmente em SP, onde existe a possibilidade do Mirante voltar a registrar 30 graus. Com as tardes quentes, as médias devem estragar um pouco. Idem aqui para JF, mas as máximas não chegarão nem perto dos 30C.

 

Já para o RS, muita gangorra térmica, mas o frio vai predominar. Estou na expectativa para essa possível MP do dia 25/08, pois poderá trazer um cenário interessante para neve.

 

 

Renan,

acho que foi em julho que você postou sobre a massa polar que levaria a anomalia de -15 em grande parte da região Sul e sul de Mato Grosso do Sul acho que na noite de 23 de agosto, será que é essa do dia 25 agora?

Você postou na página 72 do monit. de julho.

Edited by marinhonani
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Beto Krepsky disse:

 

Bem esclarecedor e legal a sua postagem, você é da área?

Sim, sou técnico florestal e tecnólogo em manejo florestal e felizmente trabalho na área aqui na região atualmente  e acima de tudo, junto com meteorologia, sou um grande apaixonado por geografia e biologia, especialmente fauna e flora nacional, pesquiso muito sobre botânica,  fitogeografia, enfim...hehe 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Renan disse:

 

Nas décadas passadas era mais comum. O exemplo mais clássico foi mesmo em 1994. Quando falo em geadas amplas, me refiro à ocorrência de geada no Sudeste em lugares pouco acostumados com o fenômeno, como no centro de MG, partes baixas da zona da mata mineira (abaixo de 800m) e vale do paraíba fluminense.

 

Dá para incluir a de Julho-2000, Caco, entre os dias 12 e 18. Houve geada ampla nesses locais citados e nevou acima de 5cm em São Joaquim, se não me engano.

 

Depois de 2000 não estou me lembrando de nenhuma MP assim. Você consegue me ajudar a recordar ?

 

 

Pro sudeste, a segunda massa polar da onda de frio em julho de 2000 foi a mais intensa de todas, porque veio acompanhada de um ciclone extratropical na altura de SC e um Cavado em médios e altos níveis, o jato polar ondulou até o sul do estado de São Paulo ocasionando geadas deste o Uruguai até o Triângulo Mineiro passando pelo centro do MS, SP e toda região serrana do RJ, a frente fria chegou até na Bahia. 

Depois tivemos uma fase desfavorável para o frio, a excessão de 2004 que foi dentro da média, sem extremos de frio porém com uma constância da entrada das frentes frias, houve um evento pequeno de neve no PNI naquele ano.

Tivemos um ''remember'' das décadas passadas entre 2007 e 2013, houve um aumento de neve  e das geadas.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, marinhonani disse:

Renan,

acho que foi em julho que você postou sobre a massa polar que levaria a anomalia de -15 em grande parte da região Sul e sul de Mato Grosso do Sul acho que na noite de 23 de agosto, será que é essa do dia 25 agora?

Você postou na página 72 do monit. de julho.

 

Deve ser essa mesmo, Nani. Lembrando que este modelo não tem muita precisão na data exata dos eventos, porém pega muito bem as tendências .

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

SC 17/08

 

Máxima: 26,26°C - Águas Frias

Mínima: -2,1°C - São Joaquim

Menor máxima: 10,08°C - Morro Das Antenas/Urupema

Rajada máxima: 51,5 km/h - Morro do Bradador/Garuva

Precipitação máxima: 1,8 mm - Joinville

 

--

 

Mais uma vez a chuva escapou no Vale do Itajaí. Expectativa por chuva na Terça.

Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, Wagner97 disse:

Mas não é dessas que ficam amarelas/vermelhas no outono né? No hemisfério sul só Nova Zelândia, Chile e parte da Patagônia Argentina possuem  espécies desse tipo, a maioria pertencente ao gênero Nothofagus ou "Faia do sul", que aliás são árvores muito belas e frondosas!

Algumas poucas espécies até chegam a ficar coloridas, geralmente amareladas mas a grande maioria não apresenta cores chamativas como as especies temperadas europeias por exemplo. ..

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

Deve ser essa mesmo, Nani. Lembrando que este modelo não tem muita precisão na data exata dos eventos, porém pega muito bem as tendências .

Renan, eu dei o trabalho para pesquisar o post, a curiosidade foi maior kkkkkk

Se for provável, beneficiará toda a Região Sul, Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, oeste de Mato Grosso, sul da Amazônia, Centro-Sul de Minas, sendo bloqueada no mesmo estado, impedindo a chegada no Espírito Santo. Imagino a friagem chegando com mais força na Amazônia e Mato Grosso primeiro e se alastrando depois pelo Oeste do país. Só não sei se a chuva será intensa, porém o desenho é interessante e se concretizado, há chances de neve. mas ainda é cedo.

 

frio2018.jpg

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Até agora nada de chuva aqui na região, apenas alguns míseros chuviscos a tarde. ..tempo segue nublado, vento leve e 16,5ºC...

Será que ainda vem alguma coisa? Sei não hein?!

se_TN201808180045.thumb.jpg.8e8d67e8843106b600ed4a339b4cfcea.jpg

Até agora previsão desastrosa do aclamado europeu e também do canadense que davam e ainda dão volumes consideraveis pra cá. ..só se de madrugada resolver chover tudo de uma vez...o "instável" GFS merece palmas pois foi o único dos grandes modelos que não apostou em grandes volumes, aliás mostra pouquíssima precipitação e se ocorrer será de madrugada...vamos ver que leva essa...

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

40 minutos atrás, Tassio Amaral disse:

Até agora nada de chuva aqui na região, apenas alguns míseros chuviscos a tarde. ..tempo segue nublado, vento leve e 16,5ºC...

Será que ainda vem alguma coisa? Sei não hein?!

se_TN201808180045.thumb.jpg.8e8d67e8843106b600ed4a339b4cfcea.jpg

Até agora previsão desastrosa do aclamado europeu e também do canadense que davam e ainda dão volumes consideraveis pra cá. ..só se de madrugada resolver chover tudo de uma vez...o "instável" GFS merece palmas pois foi o único dos grandes modelos que não apostou em grandes volumes, aliás mostra pouquíssima precipitação e se ocorrer será de madrugada...vamos ver que leva essa...

Tassio Amaral,

aqui foi o maior fracasso a previsão do Europeu, previa ontem total de 22 mm para Laje do Muriaé até domingo, hoje não choveu nem 1 mm.

Mas teve duas cidades da Zona da Mata que choveu entre 16 e 20 mm a partir de 9 h da manhã até 2 da tarde, Cataguases e Pirapetinga/divisa com o Rio.

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

45 minutos atrás, Tassio Amaral disse:

Até agora nada de chuva aqui na região, apenas alguns míseros chuviscos a tarde. ..tempo segue nublado, vento leve e 16,5ºC...

Será que ainda vem alguma coisa? Sei não hein?!

se_TN201808180045.thumb.jpg.8e8d67e8843106b600ed4a339b4cfcea.jpg

Até agora previsão desastrosa do aclamado europeu e também do canadense que davam e ainda dão volumes consideraveis pra cá. ..só se de madrugada resolver chover tudo de uma vez...o "instável" GFS merece palmas pois foi o único dos grandes modelos que não apostou em grandes volumes, aliás mostra pouquíssima precipitação e se ocorrer será de madrugada...vamos ver que leva essa...

Tassio Amaral,

como está a previsão de mínimas do modelo CMC para segunda  e  terça em Minas, Rio e ES?

Link to comment
Share on other sites

Para BH, o Euro e o GFS previam o mesmo cenário para hoje, e ambos acertaram na quantidade de chuva. Para os próximos dias, entretanto, o Europeu já coloca pouca chuva para a região central de MG, enquanto o GFS aposta em valores na casa dos 30 milímetros. 

 

Agora tenho 14°C com céu nublado e alguns chuviscos. A primavera começou mais cedo esse ano!

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, marinhonani disse:

Tassio Amaral,

como está a previsão de mínimas do modelo CMC para segunda  e  terça em Minas, Rio e ES?

Nani infelizmente na última rodada o canadense reduziu bem o frio que vinha prevendo aqui para o leste de Minas...

Screenshot_2018-08-18-08-58-16.thumb.png.7c73608e550ed4e6d09a072d9fd451e8.png

Ainda assim coloca algum frio no sul de Minas e região de Diamantina e nas regiões serranas do Rio e do ES...

 

Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Tassio Amaral disse:

Nani infelizmente na última rodada o canadense reduziu bem o frio que vinha prevendo aqui para o leste de Minas...

Screenshot_2018-08-18-08-58-16.thumb.png.7c73608e550ed4e6d09a072d9fd451e8.png

Ainda assim coloca algum frio no sul de Minas e região de Diamantina e nas regiões serranas do Rio e do ES...

 

Tassio Amaral,

obrigado pela atenção.

Ao lado da data de 21/08 tem um nº 04:00cd corresponde a 4 h da madrugada?

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Tassio Amaral disse:

Linda paisagem

Não seria no Chile essa foto?

Essa araucaria me parece a espécie araucaria araucana em estado mais jovem

images(3).jpg.dd745f638c478eb5f85e1e4dfe3d37ea.jpg

 

Floresta temperada do Chile

images(4).jpg.c8859743513b2e572d9686d76c628990.jpg

Sinto em dizer mas infelizmente não é no Brasil. ..

Sim é no Chile sim! As florestas nas imediações de Bariloche também são assim.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, marinhonani disse:

Tassio Amaral,

obrigado pela atenção.

Ao lado da data de 21/08 tem um nº 04:00cd corresponde a 4 h da madrugada

Isso, exatamente... os modelos mostram previsão de três em três horas e o horário das 04:00h é o que apresenta as temperaturas mais baixas, às 07:00h ja se mostra mais quente. ..

Edited by Tassio Amaral
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dia incrível hoje por aqui, nesse momento ainda tenho 15,9ºC e chove moderado...

Felizmente a chuva ocorreu aqui na região logo após às 00:00h e persistiu durante toda a madrugada dando uma pequena trégua ao amanhecer e voltando a precipitar novamente até o momento... porém não chegou com a intensidade prevista pelo europeu que indicava mais de 20mm acumulados até hoje de manhã... Até agora, segundo o INMET a região acumula volumes entre 2 e 5mm... Agora segue chovendo,  pode ser que alcance o previsto pelo ECMWF ou ao menos próximo disso se seguir ininterrupto e um pouco mais intensa mas ... acho improvável (mas torço para que sim)... vamos ver...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Renan disse:

Mas é bom aproveitar, porque a xoxeza está chegando por alguns dias, hehehe

Nem me fale :/... nadica de nada de interessante para os próximos dias...o bom é que ao menos o tempo mais encoberto deve prevalecer (intercalado com sol) o que vai manter as máximas comportadas... o meteoblue da maxima longe dos 30ºC para os próximos 10 dias, o foreca idem...

No resto, como diz o povo aqui: "uma paradeza só" hehe...

Edited by Tassio Amaral
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, Valdir disse:

Boa tarde amigos bazianos. Canela com ares de primavera, graças a Deus! Temperaturas já acima dos 20°. As plantas com suas brotações e flores já estão dando os ares da próxima estação. Graças a Deus, meu fogão a lenha está fumaceando demais e não quero mais usá-lo neste ano!

 

Sinto informá-lo, mas o frio não abandona o RS tão cedo rsrs (ainda bem!).

 

Aí pra Canela o Europeu indica um fim de semana de sol e temperaturas ultrapassando os 20°. Na segunda, no entanto, volta a chuva e a temperatura desaba. Vocês deverão ter uma tarde na casa dos 6/7° com chuva por aí, cenário típico de agosto de 2013. Na terça, o Europeu indica mais chuva e variação de 3° a 6°. Lindo! Ainda mais em tempos de Festival de Cinema de Gramado: frio nessa época é ótimo pra turista ver.

 

Este agosto está começando a se mostrar parecido com o incrível agosto de 2013. Falta a nevada e a manutenção do padrão dinâmico até o final do mês.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

 

A situação anda crítica no leste do Nordeste neste inverno.

A cidade de Campina Grande, conhecida como "A Rainha da Borborema", ainda não registrou chuva neste mês.

Se não cair nada até o fim do mês o recorde de agosto mais seco será estabelecido.

1353848299_campinagrande.png.2acb40552574eca39f9f162a4a70a11c.png

 

*Até às 9h de hoje (18/08).

 

  • Thanks 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Saiu o boletim dos 10 primeiros dias de agosto nas convencionais do INMET. Tem muitos dados interessantes de chuva, como:

-Os 206,4mm no Alto da Boa Vista(uma das estações do INMET que fica na cidade do Rio de Janeiro e seus dados aparecem no Alerta Rio) foram o maior acumulado de chuva no país nas convencionais;

-Em Maringá choveu em apenas 10 dias do mês quase 4 vezes mais do que a média. Talvez pode ter quebrado o recorde de chuva para o mês nesta estação, chama atenção que se for verdade pode ter quebrado recorde e o mês ainda não estava nem na metade.

Chama atenção que o estado do Rio de Janeiro teve insolação baixíssima nesse período.

 

http://www.inmet.gov.br/portal/arq/upload/BOLETIM-AGRO_DECENDIAL_201808P1.pdf

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.