Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2018


Recommended Posts

Aqui variação de 19,1° a 25,7° no dia de hoje com muitas nuvens e vento E.

Volto a repetir: ESQUEÇAM o mês de abril. O cenário é muito ruim, com a única vantagem de que não teremos onda de calor. Mas é praticamente garantida a ausência de chuva em quase todo o RS nos próximos 10 dias, e nem mesmo há mp entrando na América do Sul. Pelo contrário, o máximo que pode acontecer é algum bloqueio no Prata, e o olhe lá.

Se até o fim do mês POA chegar aos 15° será lucro. As previsões não mostram menos do que 17° em 10 dias. Fecharemos com uma boa anomalia, aposto +1,5°. Estou só pelo próximo mês.

Agora 23,6° com 66%

Edited by Marcos
Link to comment
Share on other sites

Essa chuva intensa que estava ocorrendo no litoral paulista e algumas áreas da capital e RMSP mais próximas da Serra do Mar já era esperada pelo INMET, tanto é que essas regiões desde ontem a tarde estavam sobre alerta VERMELHO de chuva pelo INMET(chuva acima de 60mm/h ou 100mm/24h). Esse alerta máximo vai desde Itanhaém até a Zona Oeste do Rio. Ponto pro INMET nessa condição.

Uma curiosidade: se o Alert-AS do INMET seguisse rigorosamente os padrões europeus, os alertas vermelhos seriam muito frequentes, e também alertas de raios seriam quase que diários em algum ponto do país .

Por aqui apenas chuva fraca, nenhum alerta de chuva para a Zona Norte, porém ela esta em alerta de queda de temperatura.

Edited by Darley
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, João_Fachetti disse:

O acumulado já passa dos 168,4 mm, contando desde o início da chuva, às 18h de ontem... Pelo visto a chuva não vai parar tão cedo por lá.

Neste momento o acumulado já chega a 188,4mm, desde as 18h de ontem, na Estação Barragem Parelheiros.

002.thumb.png.b67537c99b25cb5cbe187ecb9d999039.png

 

Temperaturas entrando em significativo declínio no extremo sul da RMSP.

 

001.png.fabdc263f2e1e33999972833c1c316be.png

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Como uma prova numérica do quanto tem chovido com muito mais regularidade e abundância neste ano em relação ao ano passado aqui no leste/nordeste mineiro,  em Governador Valadares, a uns 110km daqui em todo o abril 2017 choveu áridos 4,4mm e até o momento neste mês com apenas 15 ja cairam 36,9mm, ou seja, quase nove vezes mais em apenas metade do mês. Dou outro exemplo: março,  com 41,1mm em 2017 contra 154,4mm neste ano, quase quatro vezes mais. Em Guanhães,  também aqui no Vale do rio Doce, a uns 70km de onde estou, em todo abril 2017 foi registrado apenas 35,8mm e este ano com 15 dias ja cairam 65,4mm, quase o dobro com a metade do período. Um último exemplo que dou é Diamantina,  já no vale do Jequitinhonha, 150km daqui mais ou menos, onde em abril do ano passado 23mm e esse ano apenas nesta primeira quinzena de abril incríveis 138,3mm foram registrados, SEIS VEZES MAIS com a metade do período. É realmente incrível a diferença entre esses dois anos e isso vale para pelo menos uns 10 anos atrás. Pena não ter os dados locais daqui mas com toda certeza a chuva foi muito superior ao ano passado o que é bastante perceptível, inclusive na paisagem. Realmente incrível e excelente para toda a região quem tem sofrido nos últimos anos com um período chuvoso muito irregular e fraco.

Agora céu estrelado e friozinho, 19,7C.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O domingo foi ensolarado e de temperatura agradável em Buenos Aires. A mínima foi de 17,4ºC e a máxima de 24,9ºC. Agora temos céu limpo, 20,4ºC, URA de 78%, vento leste a 5 km/h e pressão em 1.022,8 hpa.

Para amanhã a previsão é de sol e poucas nuvens, com mínima de 19ºC e máxima de 26ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 7h17 e se põe às 18h28.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Verdadeira tragédia esse mês de Abril.

Massa polar marítima "beneficiando" o leste de SC, 22,3C em Florianópolis e 21,4C em Blumenau/Centro. Pior é que esse sistema alimenta, no longo prazo, o bloqueio e vai assegurar que abril vai acabar sem nenhuma MP decente.

De 2012 pra cá já está acumulando uma pilha grande de anomalias positivas, tem anomalias pra todos os gostos.

Ao menos dos anos 90 pra cá, CERTEZA que esse é o PIOR ciclo climático aqui no Sul.

2001 até 2006 também foi péssimo com vários invernos pífios, e sem neve (exceção 2004).

Mas este está irritante, apesar do sensacional inverno de 2013 e do excelente 2016 (ao menos na minha opinião), mesmo assim não tira meu pessimismo.

Depois desse começo de ano eu pensei que esse padrão era página virada, pelo jeito não.

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Ontem a cidade de São Paulo teve uma provinha de como é o clima no sul do Chile ou sul do Alasca. Obviamente não pelas temperaturas, mas sim pelo regime de chuvas. Chuvas causadas pelo giro de uma alta polar(nem só de calor vivem as chuvas não é mesmo?), que aumentam de volume conforme se aproxima da região de serra e litoral. Foram acumulados impressionantes no extremo sul da grande São Paulo e baixada santista, com destaque para os 197 mm de Parelheiros, onde choveu praticamente de forma ininterrupta por mais de 24 horas. As chuvas ortográficas apesar dos volumes cavalares, são silenciosas, sem raios ou ventania, e é por isso não chegam a causar muitos transtornos. Agora no Riacho Grande, de onde vos falo o tempo está nublado, não chove mais e faz 15°C. Bom dia e boa semana à todos!

Link to comment
Share on other sites

Ar polar oceânico em atuação na minha cidade.

As mínimas da manhã devem ser batidas hoje à noite, mas por enquanto, tivemos 15,8ºC no INMET e 17,4ºC na Davis. 

A expectativa é de queda de temperatura no decorrer da tarde / noite. E amanhã vem a primeira sub-15 do mês e a segunda do ano (a primeira foi em Fevereiro, naquela MP do início do mês). 

E o restante da semana será extremamente outonal, sempre com máximas entre 23 / 25 e mínimas entre 12 e 14. Se a baixada for boa e o ar estabilizar, quem sabe vai até abaixo disso ? Acredito que as áreas mais propícias da Mantiqueira podem esperar pelas primeiras geadas da temporada, inclusive.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Beto Krepsky disse:

De 2012 pra cá já está acumulando uma pilha grande de anomalias positivas, tem anomalias pra todos os gostos.

Ao menos dos anos 90 pra cá, CERTEZA que esse é o PIOR ciclo climático aqui no Sul.

2001 até 2006 também foi péssimo com vários invernos pífios, e sem neve (exceção 2004).

Mas este está irritante, apesar do sensacional inverno de 2013 e do excelente 2016 (ao menos na minha opinião), mesmo assim não tira meu pessimismo.

Depois desse começo de ano eu pensei que esse padrão era página virada, pelo jeito não.

Penso que é o PIOR ciclo climático desde que temos registros. A década de 2010 é inegavelmente mais quente com uma sucessão de recordes tantos de anomalias quanto de picos de calor. Não sei, mas acredito que isso tenha a ver com os prolongados períodos quentes do Pacífico e do Atlântico combinados. 

De qualquer forma não sou tão pessimista quanto a este ano, dado que mesmo na década de 90 tivemos outonos quentes e muito frio no inverno. Eu estava revendo um dados de POA pelo INMET e recordei como abril de 1994 e maio de 1995 foram quentes (ao menos o inverno de 95 em junho e julho foram razoáveis aqui). Mas também não tenho NENHUMA expectativa concreta de que será bom, dado o que vimos nesta década. Conclusão: para mim está em aberto, mesmo que eu continue com um certo pessimismo, até por precaução para não quebrar a cara depois.

Hoje mínima de 18,6°. Agora faz 23,7° com 65%.

Edited by Marcos
Link to comment
Share on other sites

E continua o inverno amazônico no norte do país em São Luís/MA....Só nesta segunda-feira (e somente até agora) já foram 80,2mm acumulado despejado sobre a cidade.
No estado do Maranhão já são mais de 2.000 famílias desabrigadas, com 9 cidades em situação de emergência. É o evento de 'enchentes mais intenso na região NE, deste das históricas enchentes históricas no mesmo estado em 2009.

 

Edited by Lucas Venturini
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Interessante que o quadro de chuvarada no Maranhão e no Ceará são típico da La Niña, mas ao mesmo tempo estamos sem mp´s no Sul. Isso tem acentuado mais a ausência de chuvas do que se tivesse mp´s entrando.

Aqui tenho cumulus com 26,1° com 57%. Estou indo pra Caxias do Sul. Espero 11°/12° amanhã de manhã cedo por lá.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Amanhecer frio em partes de SC, abaixo as mínimas inferiores a 12°C.

5,6 Painel/G.Hugen
5,8 S.Joaquim/Pericó/F.Keiser
6,7 Urupema*
7,9 Urubici/Vacas Gordas/Joel Faria
9,3 Lages*
9,4 Bom Retiro/pousada Curucaca
9,9 B.Jardim/Mantiqueira/F.Keiser
9,9 Rio Rufino*
10,8 Água Doce*
11,6 Campo Belo do Sul*
11,7 Tangará*
11,8 Palmeira*

* Epagri

9,0°C Climaterra/cidade de S.Joaquim
18,5°C Florianópolis/Inmet.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

A cidade de Taperoá, localizada no cariri da PB, por enquanto lidera o ranking de chuvas de abril no estado.

Abril está com 372,3 mm nesta localidade (para uma média de 103,4 mm), acumulados apenas nestes 16 dias. Por causa disso, atingiu o patamar de 2° abril mais chuvoso desde 1910 (figura abaixo).

A média anual (576,5 mm) também já foi superada, já que está com 719,8 mm.

5ad4f5d634c50_Taperorecordesdechuva.png.792aaee6114a22710cc1f1f4d33f07b4.png

 

Edited by CloudCb
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Chuva, vento forte e sensação de frio marcam o fim da tarde no Rio. Aqui em Copacabana,  a máxima foi de 25,6°C no comecinho da tarde(quando chegou a fazer um fraco mormaço entre o céu encoberto), mas não passou de um momento breve. Desde o meio da tarde chove de forma fraca, porém com ventos fortes, aqui na zona sul carioca. No momento já igualo a mínima do dia, com 21,0° C (que parece bem menos com as fortes rajadas de vento) e a temperatura deve cair mais. 

Link to comment
Share on other sites

Hoje Sampa teve um dia bastante nublado, por vezes com algumas aberturas de sol e muito vento marítimo.  Ao contrário de ontem, não choveu hoje. 

As temperaturas não subiram muito, nas oficiais até o momento:

SESC-Interlagos: 16,4* / 19,9

Mirante (aut): 17,1* / 21,0

As mínimas do dia devem ocorrer no fim da noite.

Na Vila Mariana faz 17,4C / 83% com céu encoberto agora. Os extremos parciais do dia foram 16,3 / 21,4

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Marcos disse:

Penso que é o PIOR ciclo climático desde que temos registros. A década de 2010 é inegavelmente mais quente com uma sucessão de recordes tantos de anomalias quanto de picos de calor. Não sei, mas acredito que isso tenha a ver com os prolongados períodos quentes do Pacífico e do Atlântico combinados. 

De qualquer forma não sou tão pessimista quanto a este ano, dado que mesmo na década de 90 tivemos outonos quentes e muito frio no inverno. Eu estava revendo um dados de POA pelo INMET e recordei como abril de 1994 e maio de 1995 foram quentes (ao menos o inverno de 95 em junho e julho foram razoáveis aqui). Mas também não tenho NENHUMA expectativa concreta de que será bom, dado o que vimos nesta década. Conclusão: para mim está em aberto, mesmo que eu continue com um certo pessimismo, até por precaução para não quebrar a cara depois.

Hoje mínima de 18,6°. Agora faz 23,7° com 65%.

Acredito que a dinâmica maligna é que aqueça o Atlântico, e não, que ela seja cria desse aquecimento.

 

Link to comment
Share on other sites

Como previsto tivemos o 3ª dia seguido com friozinho aqui em Curitiba a máxima foi somente aos 18.3º, a minima ficou em 13.1º. Hoje final da tarde 18:30 quando saio do trabalho os termômetros de rua já marcavam 14º com garoa, neste momento pouco após as 20:00hs Simepar registra 13,7º.

É o minimo que merecemos pelo que foi Abril até o dia 13. :P 

 

 

Edited by Lucas Venturini
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, Marcos disse:

Primeira quinzena de abril em POA = o quadro da dor. Se acabasse agora, seria o abril mais quente já registrado. A anomalia está em +3,1°.

Revisando minha aposta, espero +2° de anomalia neste mês, talvez algo como +1,8°.

 

ABRIL.jpg

Não só pode ser o abril mais quente já registrado, Marcos, como também pode entrar pro seleto grupo dos meses cuja mínima absoluta não se dignou a atingir a média mínima normal do mês. Tivemos isso apenas nos bizarríssimos janeiro de 2011 e setembro de 2017, desde o início da série em 1910.

E pode se repetir agora em abril de 2018.

A mínima absoluta até a presente data é de 17,1°C, tanto na automática quanto na convencional. A normal 1981-2010 de média mínima para abril é de 16,5°C. E quanto às médias, estamos assim: 19,3° (+2,8°) e 28,4° (+2,5°).

Normalmente, eu não estaria preocupado em não ter atingido a média mínima e nem com as anomalias que estamos tendo, visto que estamos a recém na metade do mês. O problema é que os prognósticos são terríveis: calor e nada de chuva, frio ou mudança de padrão até o fim da grade. Inclusive o europeu está indicando onda de calor para o fim do mês.

Aguardemos.

Resistirei.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Gvieira disse:

Hoje o dia foi ensolarado em Pelotas, variação de 14,9° a 24,4° com vento leste. Entraremos agora num período calor eterno padrão janeiro, maximas ficarão acima das que serão registradas no Rio de Janeiro

Capturar.PNG

Muito quente pra uma segunda metade de abril numa cidade a 32ºS

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires ontem tivemos um dia de sol, poucas nuvens e temperatura elevada para a época do ano, com mínima de 18,8ºC e máxima de 25,9ºC. A terça também é de sol e poucas nuvens e desde hoje voltam os dias de verão, com mínimas ao redor de 20ºC e máximas ao redor de 30ºC. Agora já faz 20ºC, com URA de 82%, vento norte a 19 km/h e pressão em 1.016,4 hpa. A máxima prevista é de 28ºC. Hoje o sol nasceu às 7h18 e se põe às 18h27.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LuluBros disse:

Mesmas médias mínimas, e méRdia máxima levemente maior em Pelotas.

Se você se mudar pra Bariloche, o esqui de lá simplesmente acaba! :P

Eu falei isso com ele: Ele se mudou do Rio, mas o Rio não se mudou dele ! Nosso amigo levou o calor carioca para o outono gaúcho, hehehe. 

Por aqui, outono à pleno vapor: Mínima de 15,1C hoje cedo, e poderá baixar disso hoje à noite! Abril está nos trilhos !!! Lamento muito pelos prognósticos no RS. Aquele estado simplesmente não se dá bem com altas polares velhas no oceano. É a pior dinâmica possível para eles, e uma das melhores pra MG. São as particularidades do clima brasileiro.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, minima de 13,1°C tanto na pws qto no meu termometro digital na area urbana de Friburgo. O dia amanheceu com céu limpo e com Sol maravilhoso. Faz 16,x°C no momento. 

Nos proximos dias tem tudo pra baixar mais as minimas.

Edited by Rafael
Link to comment
Share on other sites

Agora, Renan disse:

Eu falei isso com ele: Ele se mudou do Rio, mas o Rio não se mudou dele ! Nosso amigo levou o calor carioca para o outono gaúcho, hehehe. 

Por aqui, outono à pleno vapor: Mínima de 15,1C hoje cedo, e poderá baixar disso hoje à noite! Abril está nos trilhos !!! Lamento muito pelos prognósticos no RS. Aquele estado simplesmente não se dá bem com altas polares velhas no oceano. É a pior dinâmica possível para eles, e uma das melhores pra MG. São as particularidades do clima brasileiro.

 

Pelo CFS o RS,

8 horas atrás, Gvieira disse:

Hoje o dia foi ensolarado em Pelotas, variação de 14,9° a 24,4° com vento leste. Entraremos agora num período calor eterno padrão janeiro, maximas ficarão acima das que serão registradas no Rio de Janeiro

 

 

A menor temperatura máxima de Pelotas nos próximos dias não chega a máxima máxima prevista pra BH. :S

 

QpxrL0R.png

  • Like 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Brusque hoje:

17,9ºC - Rio Branco

17,5ºC - Centro

15,6ºC - Tomaz Coelho

15,4ºC - Santa Luzia

Alguém conseguiria colocar essa estação no Charlier? https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IBRUSQUE2#history

-

Hoje será a última tarde mais agradável por aqui. Amanhã de tarde já faz calor. E de Sábado em diante até as mínimas ficarão ruins. Muito desanimador. Abril fraco, fraco!

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.