Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2018


Recommended Posts

Feliz 2018 pessoal. Vamos torcer para que 2018 seja o ano do frio e da neve.

 

Graças a Deus que 2017 acabou. Ano mais quente de todos os tempos no RS, Uruguai e Argentina. No RS e parte dos vizinhos foi também o pior MJJAS de todos, e o pior inverno (JJA) junto com 2015. Enfim foi catastrófico. :cray:

Que esse ano que se inicia seja redentor. :good:

Link to comment
Share on other sites

Feliz 2018 a todos!

 

Ao menos neste ano começamos com o Atlântico um pouco mais frio, o que impacta diretamente nas temperaturas por aqui no verão. Neste 31/12 tive máxima de 33,7°, mas agora venta de E (vento oceânico) e faz bons 22,2°. Efeito do oceano resfriado.

 

E adeus ano desgraçado, ano maldito, que vá para NUNCA mais voltar!! Ano mais quente da história de POA com 20,8° na anual, e ano que menos senti frio na minha vida.

 

2017 merece uma privada e uma descarga. AVE!!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura excelente aqui na ZS de SP

Cge Jabaquara tem 23.4 graus ...

[highlight=yellow]Tá na hora de um Fevereiro ameno[/highlight] ...os últimos foram terríveis

 

Fevereiro é o mês mais quente em Sampa!

 

Mais fácil ter um jan "ameno" (devido instabilidades e chuvas) do que um fev ameno.

 

Mas, na torcida!

 

Por enquanto, verão instável, pancadas de chuvas que vai e volta, sol muito escondido, que uma hora e outra dá as caras; verão com cara de Sampa!

 

Com exceção do bizarro set, e quente out 17, achei, de resto, tudo muito dentro da casinha "para cima", com exceção março/novembro. Porém ausência de eventos pronunciados e significativos. Um 2015 menos "xoxo", especialmente no outono/inverno.

Link to comment
Share on other sites

Empirismo puro, mas estou de acordo com nosso Coutinho!

 

Acho que há tempo teremos um verão bem "vagabundo" , "friozinho", ao gosto do BAZ.

Esta é minha impressão. Mas impressão apenas.

 

Esta virada me lembrou muito a virada de 2012 para 2013: saímos do ano mais quente da história de POA e, à 1:30 da manhã, deu um temporal e o padrão de caloraço de 2012 acabou, literalmente. Aquilo foi incrível, tamanha a coincidência com o padrão 2012: virada no calendário e fim do padrão.

 

Já nesta virada a coisa não foi tão literal, mas mal começou a esquentar neste 1º de janeiro e o tempo já virou. Se formaram instabilidade da Grande POA até a serra e tivemos algumas pancadas fortes. Acumulei 5,6 mm. Agora está 30,0°, mas vai chover de novo. Está nublando e a pressão é de 1007,7 mb.

 

Aposto num verão similar a 2013: senão abaixo, ao menos na média. A grande boa notícia é o resfriamento do Atlântico em relação aos anos anteriores. E a tendência é do calor não se manter firme por dias a fio: o GFS/Avn já colocou um ciclone em alto-mar no outro final de semana, o que ajudará a drenar a corrente de sul para cá e esfriar de novo. Excelente!!

Link to comment
Share on other sites

Que 2018 seja um ótimo ano para todos vocês, e na questão das chuvas tomara(e tomara mesmo) que este janeiro seja menos chuvoso do que o do ano passado(e torcer para que não aconteça o inacreditável igual o de 2011, já que no ano passado o Mirante acumulou 454mm).

 

E por aqui no RN nos últimos dias os dias foram bem quentes, com temperaturas em torno de 33/34 graus(aqui o clima é mais ameno em relação aos municípios mais baixos da região devido a proximidade com a Serra de São Miguel). São meus últimos dias por aqui, pois na sexta(5) estou de volta à São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

 

Esta virada me lembrou muito a virada de 2012 para 2013: saímos do ano mais quente da história de POA e, à 1:30 da manhã, deu um temporal e o padrão de caloraço de 2012 acabou, literalmente. Aquilo foi incrível, tamanha a coincidência com o padrão 2012: virada no calendário e fim do padrão.

 

Já nesta virada a coisa não foi tão literal, mas mal começou a esquentar neste 1º de janeiro e o tempo já virou. Se formaram instabilidade da Grande POA até a serra e tivemos algumas pancadas fortes. Acumulei 5,6 mm. Agora está 30,0°, mas vai chover de novo. Está nublando e a pressão é de 1007,7 mb.

 

Aposto num verão similar a 2013: senão abaixo, ao menos na média. [highlight=yellow]A grande boa notícia é o resfriamento do Atlântico em relação aos anos anteriores.[/highlight] E a tendência é do calor não se manter firme por dias a fio: o GFS/Avn já colocou um ciclone em alto-mar no outro final de semana, o que ajudará a drenar a corrente de sul para cá e esfriar de novo. Excelente!!

 

Esta variável (Atlântico mais resfriado), vem mostrando o quanto desconhecida e mal (ou pouco) analisada e estudada ela era, e quanto de impacto nos causa. No nosso caso, atlântico com temp. abaixo da média é muito favorável à "subida" de ar mais frio; é o que venho constatando.

 

Atlântico aquecido, ao contrário, é péssimo!

 

Não sei, ...., tenho curiosidade: "pesos' de variáveis para um outono/inverno melhor (mais frio) para PDO, atlântico, ENSO...

 

Será que se chega a uma relação "ótima"? E o atlãntico vem se mostrando MUITO impactante neste aspecto.

 

Hoje, aqui em Sampa, o mesmo dos últimos dias: nublado, algumas pancadas (menos que ontem), sol (mais que ontem). De tudo um pouco. Dia típico de verão para cá!

Link to comment
Share on other sites

A temperatura máxima registrada em Porto Alegre em 2017 não passou dos 36,2º.

Menor máxima absoluta desde 2009, quando não passou de 35,6°C.

Certamente uma das menores máximas absolutas da história.

 

Interessante notar que não tivemos calor extremo neste ano, nem ondas de calor sufocantes. E o inverno foi pífio, o segundo mais quente da história. Conclusão genérica: o ano quente de POA em 2017 foi resultado do calor distribuído ao longo do ano.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa, mas achei um escárnio a Josélia da Climatempo dizer que considera o Morro da Igreja como menor temperatura e não considera o PNI por ser um lugar desabitado.

 

Pelo que pesquisei, a estação do Morro da Igreja tb fica num lugar desabitado, em um topo dentro de um Parque Nacional.

 

ué? não entendi. ambos não tem guardinhas lá? ou uns militares dormindo.

 

Repara que ela fala que o lugar é uma cidade com bastante gente. Não sabia que o Morro da Igreja é uma cidade.

 

Itatiaia: 30mil

Bom Jesus: 10mil

 

Seguindo um critério decente como é adotado nos EUA seria de lugar e cidade. Nem Morro da Igreja nem PNI são cidades.

 

>>>>

 

morro-da-igreja.jpg

 

Link to comment
Share on other sites

E o primeiro dia de 2018 não poderia ter começado com uma cara mais típica de verão do que foi hoje: Calor, Cumulus, Cumulonimbus, várias áreas de chuva forte ! Desde o início da tarde as pancadas de chuva já estavam ocorrendo, na estrada entre São Lourenço e Juiz de Fora foram várias vezes passando por baixo dessas nuvens de chuva. Cenário lindo de se ver.

 

Por aqui, muita chuva no primeiro dia do novo ano. Foram 29,2mm na minha estação até o momento, mas segue chovendo fraco.

Link to comment
Share on other sites

TENDÊNCIAS PARA JANEIRO....

 

Rodada desta noite do Modelo Europeu de Longo Prazo (EPS), sugere um Janeiro quente em boa parte do Sul do país, em especial no Rio Grande do Sul.

 

Janeiro também viria a ser com temperatura acima da média em uma parte do Sudeste, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro.

 

oU4AuIu.png

 

Em contrapartida, o CFS prevê um outro cenário, com boa parte do Sul do país dentro a ligeiramente abaixo da média, e apenas deixando acima da média o leste de MG, RJ e ES.

 

ThLXpU7.png

 

Em termos de chuva, tanto o CFS, quanto o Euro, concentram os maiores valores sobre o Sudeste, com valores em torno de 250-300mm no geral, o que indica que Janeiro tende a ser com chuva dentro da média. Os dois modelos também convergem quanto a volumes de chuva baixos em Janeiro no Rio Grande do Sul.

 

c1fiBGl.png

llvQi8E.png

 

No fim do mês, veremos que sai melhor....

Link to comment
Share on other sites

Ótimo que tanto o CFS quanto o EPS indica um janeiro normal aqui no sudeste, sem bloqueios significativos.

 

----------------------

 

Hoje o sol voltou com mais força em Sampa e a temperatura subiu mais.

Como não tivemos chuva e também os ventos sopram do continente, a noite segue abafada, dando a sensação que estamos em Kuala Lumpur.

E pelos radares, sem expectativa de que chova de madrugada.

 

Na Mooca, a máxima chegou aos 28.8 graus, após uma mínima de 19.9 graus.

Agora temos 24 graus.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa, mas achei um escárnio a Josélia da Climatempo dizer que considera o Morro da Igreja como menor temperatura e não considera o PNI por ser um lugar desabitado.

 

Pelo que pesquisei, a estação do Morro da Igreja tb fica num lugar desabitado, em um topo dentro de um Parque Nacional.

 

ué? não entendi. ambos não tem guardinhas lá? ou uns militares dormindo.

 

Repara que ela fala que o lugar é uma cidade com bastante gente. Não sabia que o Morro da Igreja é uma cidade.

Concordo que não faz sentido algum a Joselia dizer que não considera o PNI por não morar ninguém mas considerar o MI por morar muita gente. Afinal, no Morro em si só moram uns 10 militares. A cidade, Bom Jardim da Serra, está 600 m abaixo do Morro e tem clima diferente. Agora, ambas são muito frias, e portanto a diferença não é tão gritante quanto PNI e Itatiaia.

 

 

[highlight=yellow]Itatiaia: 30mil

Bom Jesus: 10mil[/highlight]

Bom Jesus fica no RS e não tem nada a ver com Morro da Igreja.

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow]Itatiaia: 30mil

Bom Jesus: 10mil[/highlight]

Bom Jesus fica no RS e não tem nada a ver com Morro da Igreja.

 

Acho que é pq ela sempre confunde Bom Jesus com Bom Jardim aí pegou tb kkk.

 

Bom Jardim: 4 mil.

 

Agora, se for usar critério de clima parecido a coisa tá bem difícil pra meteorologia viu! Só falta proibirem considerar estações acima de 2mil metros ou botarem um mínimo de 10 pessoas pra consideração. Piada.

 

Acho que não consideram pq o PNI é de "dificil acesso"....se é pra ficar promovendo turismo no site ou tem alguma relação com parcerias aí ja nao sei. Não duvido com aquelas propagandas gigantes quando vou olhar uma previsão.

Link to comment
Share on other sites

º.

.

Certamente uma das menores máximas absolutas da história.

 

Interessante notar que não tivemos calor extremo neste ano, nem ondas de calor sufocantes. E o inverno foi pífio, o segundo mais quente da história. Conclusão genérica: o ano quente de POA em 2017 foi resultado do calor distribuído ao longo do ano.

 

 

Só para lembrar as médias do Verão 2016/17 Foram de: 31º/21º em Porto Alegre, 19º/28º em Curitiba, 17º/26º em Pinheiro Machado, 15º/25º em São José dos Ausentes e 15º/24º em São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

Agora, se for usar critério de clima parecido a coisa tá bem difícil pra meteorologia viu! Só falta proibirem considerar estações acima de 2mil metros ou botarem um mínimo de 10 pessoas pra consideração. Piada.

 

Acho que não consideram pq o PNI é de "dificil acesso"....se é pra ficar promovendo turismo no site ou tem alguma relação com parcerias aí ja nao sei. Não duvido com aquelas propagandas gigantes quando vou olhar uma previsão.

Não usei o motivo de clima parecido como justificativa, aliás, não é. Mas pode ser o motivo pelo qual ela considera. Sei lá.

 

A Josélia nem sabe que a cidade se chama Bom Jardim da Serra, possível que não saiba a diferença geográfica entre ela e o MI. :russian:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não conheço o Pni, mas em relação ao MI, exite pousadas e atrativos la em cima, além da base da aeronáutica.

E questão de localização ainda é muito debatido se fica em Bom Jardim, Urubici ou Orleans.

Mas o embasamento dela se baseia nos militares que permanecem la em cima, sendo assim uma área habitada.

Link to comment
Share on other sites

Não conheço o Pni, mas em relação ao MI, exite pousadas e atrativos la em cima, além da base da aeronáutica.

E questão de localização ainda é muito debatido se fica em Bom Jardim, Urubici ou Orleans.

Mas o embasamento dela se baseia nos militares que permanecem la em cima, sendo assim uma área habitada.

 

No PNI também tem guardas que passam temporadas lá, esse critério é muito subjetivo. Os dois são áreas remotas, pontos de interesse, não são povoados.

Link to comment
Share on other sites

Feliz 2018 a todos!

 

Ao menos neste ano começamos com o Atlântico um pouco mais frio, o que impacta diretamente nas temperaturas por aqui no verão. Neste 31/12 tive máxima de 33,7°, mas agora venta de E (vento oceânico) e faz bons 22,2°. Efeito do oceano resfriado.

 

E adeus ano desgraçado, ano maldito, que vá para NUNCA mais voltar!! Ano mais quente da história de POA com 20,8° na anual, e ano que menos senti frio na minha vida.

 

2017 merece uma privada e uma descarga. AVE!!

 

Bota ano ruim pra frio esse no RS! Da mesma forma, acho que foi o ano que menos senti frio na minha vida em POA também! Inverno fraquíssimo.

Inverno 2014 já achei fraco, 2015 fraquíssimo, 2016 salvou a lavoura dos invernos ruins (principalmente junho aqui, que foi o mais frio desde 1945), 2017... sem comentários.

Que em 2018 tenhamos mais períodos frios! Fora isso, que seja um ano de paz, saúde e muita prosperidade a todos nós! Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Nada menos que 76 mm cairam entre a manhã e tarde desta teça feira, incrivelmente trata-se do 14° dia seguido com chuvas:

 

02/01 - 76 mm

01/01 - 16 mm

31/12 - 22 mm

30/12 - 17 mm

29/12 - 84 mm

28/12 - 8 mm

27/12 - 10 mm

26/12 - 37 mm

25/12 - 26 mm

24/12 - 17 mm

23/12 - 40 mm

22/12 - 35 mm

21/12 - 5 mm

20/12 - 14 mm

Link to comment
Share on other sites

Nada menos que 76 mm cairam entre a manhã e tarde desta teça feira, incrivelmente trata-se do 14° dia seguido com chuvas:

 

02/01 - 76 mm

01/01 - 16 mm

31/12 - 22 mm

30/12 - 17 mm

29/12 - 84 mm

28/12 - 8 mm

27/12 - 10 mm

26/12 - 37 mm

25/12 - 26 mm

24/12 - 17 mm

23/12 - 40 mm

22/12 - 35 mm

21/12 - 5 mm

20/12 - 14 mm

 

Nossa, não condiz com La niña isso daí ! Ou o norte do Paraná não tem a mesma correlação que o RS ? Desde que o verão começou, a grande região da chuva tem sido o norte do Paraná, sul de SP e sul do MS.

Link to comment
Share on other sites

Terça feira nublada e com algumas aberturas de sol em Sampa.

Tivemos um pouco de chuva no início da tarde aqui no Tatuapé, mas logo parou e o sol reapareceu.

Pelo radar, temos áreas de chuvas no interior do estado. Espero que algumas delas possam chegar aqui. Senão, teremos outra noite abafada.

 

Na Mooca temos 27.3 graus, valor perto da máxima de hoje que ficou em 27.9 graus.

A mínima ficou em 21.9 graus.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde. A trabalho, atualmente moro em Fernando de Noronha (3°S) e o clima aqui é muito estável e xoxo. É perfeito para o turismo e para quem está de folga, mas não tem graça nenhuma acompanhar: nos 32 dias que estou aqui, o tempo ficou aberto em todos eles. Ocorrem chuvas surpresas de 5 a 10 minutos umas 2x por semana e as temperaturas permanentemente oscilam entre 24 e 29 graus.

O período mais dinâmico é o das chuvas entre fevereiro e julho, quando cai bastante água, mas com temperaturas quase iguais às do período seco. Em BH (20°S), onde moro, mesmo no inverno, que é a estação de clima mais estável, há boa variação de temperaturas e pós frontais que trazem alguns dias nublados. Latitude trazendo dinamismo climático.

 

Falando em BH, dezembro fechou com cerca de 330mm de chuva por lá, acima da média, apesar de ter se concentrado na primeira quinzena. O ponto positivo é que o comportamento das chuvas está sem bloqueios significativos nesta temporada. Houveram períodos de tempo firme, mas algo que podemos considerar normal. A 2ª quinzena de dezembro teve uma estiagem, mas que já foi quebrada no final e a previsão é de chuvas fortes nos próximos dias. Me parece uma temporada de chuva normal, daquelas bem básicas, mas que é um avanço em relação aos últimos anos.

 

Torcendo de longe para um verão, ao menos, dentro da média em MG. O estado que sofreu com enchentes em 2011 agora precisa das mesmas chuvas.

Sistema paraopeba, da RMBH, tem 54,8% hoje. Confortável. Seria ótimo se chegasse a 70% até abril. Bem possível, pois as médias de chuvas em JFMA é de 700mm.

Link to comment
Share on other sites

E o primeiro dia de 2018 não poderia ter começado com uma cara mais típica de verão do que foi hoje: Calor, Cumulus, Cumulonimbus, várias áreas de chuva forte ! Desde o início da tarde as pancadas de chuva já estavam ocorrendo, na estrada entre São Lourenço e Juiz de Fora foram várias vezes passando por baixo dessas nuvens de chuva. Cenário lindo de se ver.

 

Por aqui, muita chuva no primeiro dia do novo ano. Foram 29,2mm na minha estação até o momento, mas segue chovendo fraco.

 

Renan,

foi bem quente ontem no seu bairro, máxima de 32,6.

Na estação pluviométrica/telemétrica de Ponte do Souza/Resende, fica na divisa com Minas, poucos quilômetros ao sul de Bocaina de Minas choveu 73 mm entre 17 h 45 até 21 h de ontem, não muito longe a leste fica Passa Vinte que vai ganhar um estação do Cemaden( a única dessa grande área que chove muito, entre São Lourenço e Juiz de Fora.

 

Aqui em Laje, Eugenópolis, Muriaé continua um fracasso as chuvas nesses 2 dias de janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.