Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2017


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Belas máximas. Amanhã é nossa vez, apesar que não acho que vá subir tanto quanto no sul do estado. Nosso vale só se destaca em máximas no verão mesmo :mosking:

 

A máxima por aqui ficou com o AlertaBlu, 30,9C. Em casa tive 29,5C em um dia ventoso

 

Sim, sem dúvida. A brisa marítima fria impede máximas elevadas e outra vezes nevoeiro ou nebulosidade.

 

Mas com 33°C de máxima após mínima de 17/18°C é provável que tenha que ligar o ar-condicionado de noite já, o que já considero um lixo. E infelizmente é possível que aconteça. Entretanto, parece que não vai ser hoje pois ainda tem nebulosidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Finalmente um dia que preste: nublado com 19,4° e 76% agora. É a mínima do dia. A máxima foi de 24,1° no início da madrugada. O que falta aqui é a chuva, já que sou houve gotejamento de manhã e mais nada. Interessante que a frente está praticamente parada numa faixa reta que vai das Missões à Rio Grande/Pelotas, sem chuva ao norte ou sul disto.

 

POA ainda que foi beneficiada com um refresco. Campo Bom, aqui perto, teve 23,7° na última hora, 4° a mais do que aqui.

 

Ansioso para depois do dia 10. Até lá é só desgraça.

Link to comment
Share on other sites

Outro dia frio de setembro em Queimada Nova. (nunca imaginei que "frio", "setembro" e "Queimada Nova" poderiam aparecer juntas na mesma frase, rs)

A mínima foi de 19,5°C com sensação de até 14°C, à tarde a temperatura chegou a 28,3°C, quinta menor máxima do ano.

 

Amanhã deve dar uma esquentada com máxima chegando aos 30°C, apesar disso as temperaturas continuam abaixo da média para o mês.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia quente e seco aqui em Sampa.

Hoje novamente foi aquele dia em que procurar uma nuvem no céu seria o mesmo que procurar pelo em ovo.

 

A temperatura na Mooca não alcançou os 30 graus, mas quase chegou lá, 29,8 graus. A umidade chegou a 24%.

Agora temos 28,3 graus e umidade em 27%.

A mínima ficou em 15,1 graus.

Link to comment
Share on other sites

Outro dia frio de setembro em Queimada Nova. (nunca imaginei que "frio", "setembro" e "Queimada Nova" poderiam aparecer juntas na mesma frase, rs)

A mínima foi de 19,5°C com sensação de até 14°C, à tarde a temperatura chegou a 28,3°C, quinta menor máxima do ano.

 

Amanhã deve dar uma esquentada com máxima chegando aos 30°C, apesar disso as temperaturas continuam abaixo da média para o mês.

 

 

ISTO SERIA UM DIA EXTREMAMENTE QUENTE DE JANEIRO AQUI!

Link to comment
Share on other sites

Spiritual Predictions

 

Choveu nadinha ou quase nadinha no Estado do Paraná entre os dias 22/8 e 15/9/2017.

 

21415003_677452515785721_5431992337092194218_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=a53a151bd9c87dbff06dca85ded25dfe&oe=5A5C2FD7

 

Ou estou completamente alheio à tempo e espaço. Coisas da idade..

 

O jeito é aguardar notícias de Santiago (das Neves)...

Enquanto isso, desfrutando o veranico aki. ...September, don't go away...

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. O dia foi quente em Umuarama. A máxima foi de 32°C. Faz 26.4°C no momento. Segundo o Foreca, a próxima semana promete ser MUITO quente em toda a região noroeste. Estou preocupado.

 

Oremos:

Não se preocupe (muito), meu kerido André.

O Brasil Central às vezes gosta de expandir os seus domínios climáticos.

Já li certa vez q "sem cold front", oeste do Sul e BC ficam muito parecidos'. Nada mais q pekenos detalhes q fazem uma grande diferença no final (e principalmente durante).

 

Aproveitando muito o verãozinho nestas terras costumeiramente nubladas.

Hoje com direito a sorvete.

 

Orando também, mas para q o mau tempo do Rio Grande do Sul não venha pra cá.

Agora sopra uma deliciosa brisa do mar...

 

Abraço

 

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. O dia foi quente em Umuarama. A máxima foi de 32°C. Faz 26.4°C no momento. Segundo o Foreca, a próxima semana promete ser MUITO quente em toda a região noroeste. Estou preocupado.

 

Oremos:

Não se preocupe (muito), meu kerido André.

O Brasil Central às vezes gosta de expandir os seus domínios climáticos.

Já li certa vez q "sem cold front", oeste do Sul e BC ficam muito parecidos'. Nada mais q pekenos detalhes q fazem uma grande diferença no final (e principalmente durante).

 

Aproveitando muito o verãozinho nestas terras costumeiramente nubladas.

Hoje com direito a sorvete.

 

Orando também, mas para q o mau tempo do Rio Grande do Sul não venha pra cá.

Agora sopra uma deliciosa brisa do mar...

 

Abraço

 

 

Você tem razão. Não é raro fazer muito calor em toda a região noroeste durante o mês de setembro. O problema é que minhas Jabuticabeiras estão precisando de chuva. Espero que as previsões mudem. Triste.

Link to comment
Share on other sites

n é só no paraná que tah seco, aqui no norte do rio grande do sul tbm tah.. aqui no vale do taquari choveu de tarde mas pouco.. apenas molhou a poeira. tah a varias semanas assim chove muito do centro pro sul e no norte nada ou quase nada!

 

 

Falando em seca , To ancioso pras chuvas voltarem pra cá

 

Desde março aqui

 

Screenshot_20170905-202430_1.thumb.jpg.7abb68e48a21d15174c83e19c6245f73.jpg

Screenshot_20170905-202554_1.thumb.jpg.89b4041f0e9942155bd95de5c8842b71.jpg

Link to comment
Share on other sites

... minhas Jabuticabeiras estão precisando de chuva. Espero que as previsões mudem. Triste.

Não fike triste André. As jabuticabeiras são muito adaptáveis aos diversos climas brasileiros.

 

Às vezes previsões mudam, e o clima não. Então nesse caso, terá q irrigá-las.

 

Nunca comi uma jabuticaba e não sei qual sabor elas tem. Em todo caso, espero q elas fikem bem.

Link to comment
Share on other sites

 

Você tem razão. Não é raro fazer muito calor em toda a região noroeste durante o mês de setembro. O problema é que minhas Jabuticabeiras estão precisando de chuva. Espero que as previsões mudem. Triste.

 

Aqui em casa tenho uma, que geralmente floresce com a primeira chuva da "primavera climática", entre meados de agosto e final de setembro - já vi dar frutos até mesmo em outubro. É de lei. Elas tem raízes profundas, que permitem o cultivo em áreas com estiagem prolongada entre o inverno e a primavera.

 

edit: toleram bem o calor, principalmente as de maior porte.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires a madrugada foi de céu limpo e sem vento, permitindo que a temperatura afundasse. Relatei 7,3ºC aqui às quase 7h, mas depois a temperatura seguiu caindo e foi a apenas 5,9ºC. Durante o dia, tempo absolutamente ensolarado, com temperatura máxima de 17,2ºC. O ar frio começa a perder força nesta noite, já temos vento norte a 11 km/h e a temperatura ainda está em 13,1ºC. A URA atual é de 59% e a pressão é de 1.021,2 hpa. O céu permanece limpo.

 

Para amanhã a previsão do SMN é de céu parcialmente nublado, passando a nublado (nos próximos dias, a partir de quinta, voltaremos à combinação umidade + temperatura bem acima da média). Nesta quarta, mínima de 9ºC e máxima de 18ºC. O sol nasce às 7h05 e se põe às 18h38.

Link to comment
Share on other sites

Dia 11 de setembro (com sorte 10) é a data chave para a MUDANÇA de padrão!!!! A MetSul, o CPTEC, o GFS/Avn e o Foreca consentem neste dia a entrada de uma frente no RS e a permanência de um ar mais frio por aqui com a frente oscilando entre o RS e o PR (mais RS e SC). Será o FIM deste calor, graças a Deus!!

 

Agora faz 16,3°. A mínima ficou em 16,1° no início da noite. De tarde mal choveu. Não acumulou 1 mm.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tenho uma, que geralmente floresce com a primeira chuva da "primavera climática", entre meados de agosto e final de setembro - já vi dar frutos até mesmo em outubro. É de lei. Elas tem raízes profundas, que permitem o cultivo em áreas com estiagem prolongada entre o inverno e a primavera.

 

edit: toleram bem o calor, principalmente as de maior porte.

 

As minhas gostam de uma chuvada depois de florirem. Se não chover nos próximos dias, com certeza os frutos ficarão miúdos e ruins. São vários pés, não tem como irrigar todos.

Link to comment
Share on other sites

Depois de máxima de 29,9°C ontem, tive 11,7°C de mínima em casa.

 

A umidade relativa chegou a 31%

 

Finalmente ficou sem vento durante à noite/madrugada.

 

 

Agora já tenho 20,2°C e UR em 68% :vampire:

 

 

 

MÍNIMAS HOJE;

 

Resende: 11,0 (automática)

Valença: 11,3

Rio Claro: 10,3

Três Rios: 11,4

 

:vampire:

Link to comment
Share on other sites

Dia 11 de setembro (com sorte 10) é a data chave para a MUDANÇA de padrão!!!! A MetSul, o CPTEC, o GFS/Avn e o Foreca consentem neste dia a entrada de uma frente no RS e a permanência de um ar mais frio por aqui com a frente oscilando entre o RS e o PR (mais RS e SC). Será o FIM deste calor, graças a Deus!!

 

Agora faz 16,3°. A mínima ficou em 16,1° no início da noite. De tarde mal choveu. Não acumulou 1 mm.

 

''Good for you'' :sarcastic:

 

Aqui, vamo torrá na pré-frontal. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS nada, nada de frio. A ausência de frio neste inverno é inacreditável. Em 2015 apesar das médias altas, houve 3 sub 10 no mês. Este não estamos nem próximo disso.

 

Sim a primavera daquele ano tirando a eterna nebulosidade que foi de setembro até meados de dezembro e uma quase enchente foi boa!

 

Como já tinha dito em anos de invernos pífios a primavera tende a ser fria, mas 2017 é 2017 não tem jeito...

Link to comment
Share on other sites

Dia 11 de setembro (com sorte 10) é a data chave para a MUDANÇA de padrão!!!! A MetSul, o CPTEC, o GFS/Avn e o Foreca consentem neste dia a entrada de uma frente no RS e a permanência de um ar mais frio por aqui com a frente oscilando entre o RS e o PR (mais RS e SC). Será o FIM deste calor, graças a Deus!!

 

Agora faz 16,3°. A mínima ficou em 16,1° no início da noite. De tarde mal choveu. Não acumulou 1 mm.

 

Essa mudança seria mais sentida no RS eu acho, aqui em SC os picos de calor estão mais pontuais, e sem previsão de frio significativo, mais do mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Como já era previsto, hoje os ventos passaram a soprar do mar à partir da tarde desta quarta.

Hoje a noite será mais confortáveis em relação às anteriores.

 

Antes de os ventos mudarem de direção, a temperatura na Mooca chegou aos 28,1 graus com umidade de 34%

Agora estamos com 23,4 graus e umidade de 47%.

A mínima ficou em 15,6 graus.

Link to comment
Share on other sites

Notícias diretamente de Santiago:

 

- Fantástico o voo sobre a cordilheira dos Andes! Inesquecível visão!

 

- Faz um frio de muita qualidade na cidade, mesmo à tarde. De manhã demora a esquentar. O anoitecer leva mais tempo que eu imaginava (até umas 19:30 ainda tem alguma luminosidade), e o amanhecer ocorre por volta das 7h. Isso em Setembro.

 

- A vista daqui para as montanhas nevadas é fantástica!!! Do centro não é possível avista-las, mas dos cerros sim.

 

- Cidade top! Está entre as grandes metrópoles mais bonitas que já conheci.

 

- amanhã, rumo ao litoral. No Domingo tem previsão de neve no Valle Nevado, com máxima de -7C e mínima de -14C. Justamente nesse dia eu fechei o pacote de ir lá.

 

:heart:

 

Não sinto saudades nenhuma de JF, rsrsrs. Por lá, a máxima hoje atingiu os 29,8C. Já aqui não passou dos 17C.

Link to comment
Share on other sites

Essa mudança seria mais sentida no RS eu acho, aqui em SC os picos de calor estão mais pontuais, e sem previsão de frio significativo, mais do mesmo.

O E de SC está sendo muito menos afetado pelo calor. Depois do Planalto Sul, que está bem na média, indo para oeste a coisa piora bastante. O que vai mudar é a chuva. Não sei direito quanto ao litoral, mas é certo que ficará mais nublado.

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS nada, nada de frio. A ausência de frio neste inverno é inacreditável. Em 2015 apesar das médias altas, houve 3 sub 10 no mês. Este não estamos nem próximo disso.

Mesmo com o impacto daquela onda de frio no meio de julho a coisa aqui já foi terrível com a sequência de máximas altas em relação à média. Até 22 de agosto nada de calor à tarde, mas a falta de tardes frias foi algo impressionante!

 

Este "inverno" será marcado pelas seguidas tardes quentes com sol na cabeça e TOTAL AUSÊNCIA de sensação de frio. Para mim é a pior dinâmica possível. Ninguém definiu melhor o padrão deste "inverno" do que o Bruno: "dinâmica porca".

 

Hoje variação de 16,1° a 22,6°. Bem agradável. Agora faz 18,6° com 82%. De amanhã até segunda que vem é só coisa ruim. Esperando o dia 11.

Link to comment
Share on other sites

Essa mudança seria mais sentida no RS eu acho, aqui em SC os picos de calor estão mais pontuais, e sem previsão de frio significativo, mais do mesmo.

O E de SC está sendo muito menos afetado pelo calor. Depois do Planalto Sul, que está bem na média, indo para oeste a coisa piora bastante. O que vai mudar é a chuva. Não sei direito quanto ao litoral, mas é certo que ficará mais nublado.

 

Bem padrão isso, se não há bloqueio no RS ou Uruguai drenando os ventos NW pra cá não faz calor (ou quando a alta no mar fica muito a sul), fica o eterno vento nordeste morno trazendo muita umidade e mínimas altas, o que é péssimo pras médias mas não deixa as temperaturas subirem muito durante o dia.

 

Quando há uma entrada de calor muito forte e úmido o oceano trata de deixar tudo nublado ou pelo menos mais ameno, como é de praxe nas ondas de calor de primavera.

 

Depois da máxima de 30,2C ontem (bem abaixo do esperado) hoje tive um dia mais fresco, nublado, com mínima de 15,7 e máxima de 22,8C

Link to comment
Share on other sites

Sim a primavera daquele ano tirando a eterna nebulosidade que foi de setembro até meados de dezembro e uma quase enchente foi boa!

 

Como já tinha dito em anos de invernos pífios a primavera tende a ser fria, mas 2017 é 2017 não tem jeito...

 

Pois é... Mas veja que em ausência de frio não chega a ser tão diferente no outono/inverno... Estação Rio Branco:

 

-Em Abril de 2015 não houve sub-10. Em 2017 houve uma.

 

-Maio foi quente e sem graça nos dois anos...

 

-Em Junho de 2015 houveram 5 mínimas abaixo de 10 em uma estação de Brusque (Rio Branco)... Em 2017 houveram 4!

- Ainda em Junho 2015 houve uma máxima de 15,9°C (que pode ser considerado baixa para nossos padrões)... Em 2017 a menor foi de 17°C

 

-Já em Julho/2015 houve apenas uma mínima abaixo de 10°C. Este ano houveram 6! Houve uma máxima de 17°C naquele ano no primeiro e de 15,5°C neste ano. Ampla vantagem para este ano.

 

-Agosto de 2015 teve uma mínima sub-10. E este ano houveram 2! Máximas de Agosto de 2015 foram horríveis. Este ano foi muito melhor. Máximas baixas em Agosto são raras. Nenhuma máxima significativa... Em 2015 a menor foi de 17,5°C... Este ano foi de 18,9°C.

 

E agora Setembro eu disse que houveram 3 sub 10 em 2015 (eu falei errado foram só duas!). Mas este ano ao que tudo indica, pode ser que nenhuma! Em 2015 houveram 4 máximas abaixo de 20°C. Este ano até agora nenhuma!

 

2017 é um ano terrível em frio!!!! As máximas ficaram comportadas, porém quase nenhuma máxima interessante. As mínimas seguiram o mesmo caminho e houve uma MP forte em Julho. E uma MP forte em Abril. A mínima absoluta de 2015 foi de 5,4°C nesta estação, este ano foi de 2,4°C, boa diferença.

 

De maneira mas ampla, o que distingue de 2015 e 2017, é que 2015 fez calor, com máximas altas e isso trouxe boa diferença na anomalia, mas em frio, 2017 não ficou muito na frente!

Link to comment
Share on other sites

Essa mudança seria mais sentida no RS eu acho, aqui em SC os picos de calor estão mais pontuais, e sem previsão de frio significativo, mais do mesmo.

O E de SC está sendo muito menos afetado pelo calor. Depois do Planalto Sul, que está bem na média, indo para oeste a coisa piora bastante. O que vai mudar é a chuva. Não sei direito quanto ao litoral, mas é certo que ficará mais nublado.

 

Bem padrão isso, se não há bloqueio no RS ou Uruguai drenando os ventos NW pra cá não faz calor (ou quando a alta no mar fica muito a sul), fica o eterno vento nordeste morno trazendo muita umidade e mínimas altas, o que é péssimo pras médias mas não deixa as temperaturas subirem muito durante o dia.

 

Vento Nordeste não significa médias ruins. Eu me lembro bem de 2011, um excelente Setembro onde com toda certeza ventou o normal ou até mais que o normal de Nordeste.

Link to comment
Share on other sites

 

Vento Nordeste não significa médias ruins. Eu me lembro bem de 2011, um excelente Setembro onde com toda certeza ventou o normal ou até mais que o normal de Nordeste.

 

Foi depois de um inverno frio, provavelmente com oceano gelado. Setembro de 2011 teve algumas MPs, creio que isso deixou o mês frio, mesmo porque as mínimas foram excelentes durante quase todo o mês.

 

Uma das principais características dos meses com predomínio do vento oceânico de nordeste é a baixa amplitude térmica, que não ocorreu em 2011 mas ocorreu por exemplo em agosto desse ano, onde apesar da ausência de calor tivemos um mês acima da média.

Link to comment
Share on other sites

Não sinto saudades nenhuma de JF, rsrsrs. Por lá, a máxima hoje atingiu os 29,8C. Já aqui não passou dos 17C.

É, amigo.. No país das jabuticabeiras kem viaja mais, chora menos.

Por falar em choradeira, a coisa não anda nada boa por aki. É a maldição de se estar aprisionado na terra do inverno tropical.

O tributo do feliz 2016 sendo cobrado com juros e choros.

De Norte a Sul, um clima só.

O coral é variado. O tema, o mesmo: choro.

 

Chorando na chuva..

Chorando sem chuva...

Chorando com a Chucha..

 

E por aí vai..

A revolta é geral. Ninguém está feliz. A conversa sempre a mesma.. as palavras, amargas, ressentidas..

Ressentimento, sim..

Não há o q fazer e o tempo já se esgota.

 

São Tiago nos seus piores dias está bem melhor.

Aproveite muito. Traga notícias, fotos, vídeos, tudo o q achar q deva trazer até nós. Não tenha dó...

 

Abraço

 

 

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires tivemos uma madrugada de céu nublado e vento norte e, por isso, a temperatura mínima ficou seis graus maior que a de ontem. Hoje não baixamos de 11,9ºC. Durante o dia, sol, céu parcialmente nublado e máxima de 17,6ºC. Agora temos céu nublado, 14,9ºC, URA de 73%, vento leste a 5 km/h e pressão em 1.016,4 hpa.

 

Para amanhã a previsão do SMN indica nebulosidade variável e temperatura novamente agradável: mínima de 12ºC e máxima de 19ºC. O sol nasce às 7h03 e se põe às 18h39.

Link to comment
Share on other sites

Alguns sete de setembro em Maringá...

 

2007 - mínima de 18 e Max de 34

2008 - mínima de 5 e Max de 20

2009 - mínima de 18 e Max 30

2010 - mínima de 14 e Max 21

2011 - mínima de 16 e max 29

2012 - mínima de 14 Max 35

2013 - mínima de 17 e Max 31

2014 - mínima de 17 e Max 20

2015 - mínima de 18 e Max 30

2016 - mínima de 7 e Max 20

 

Agora a temperatura é de 25 c , está agradável não estamos nem com ventilador ou ar ligado apenas janelas abertas... A minima amanhã deve ficar em 18 e máxima em 33.... Proximos dias temperatura vai chegar a 36 c pra mim a pior época do ano... Já q é pra fazer calor que venha as pancadas de verão.

Link to comment
Share on other sites

Alguns sete de setembro em Maringá...

 

2007 - mínima de 18 e Max de 34

2008 - mínima de 5 e Max de 20

2009 - mínima de 18 e Max 30

2010 - mínima de 14 e Max 21

2011 - mínima de 16 e max 29

2012 - mínima de 14 Max 35

2013 - mínima de 17 e Max 31

2014 - mínima de 17 e Max 20

2015 - mínima de 18 e Max 30

2016 - mínima de 7 e Max 20

 

Agora a temperatura é de 25 c , está agradável não estamos nem com ventilador ou ar ligado apenas janelas abertas... A minima amanhã deve ficar em 18 e máxima em 33.... Proximos dias temperatura vai chegar a 36 c pra mim a pior época do ano... Já q é pra fazer calor que venha as pancadas de verão.

 

Ainda bem que a umidade está muito baixa e deve continuar nos próximos dias. Se a umidade estivesse alta, estaria insuportável.

Link to comment
Share on other sites

Noite super agradável aqui Sampa, bem melhor do que a anterior, quando o ar estava mais seco.

Incrível o grande alívio que está sendo apenas do fato de os ventos mais úmidos terem entrado aqui.

Os ventos que sopram um pouco do mar chegam até a trazer algumas nuvens baixas.

 

Agora temos 16,6 graus na Mooca e umidade de 86%.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.