Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2017


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tomara que o bloqueio seja quebrado no Sul/Sudeste no começo de outubro e as frentes frias avancem até o norte do Espírito Santo e sul da Bahia trazendo as chuvas para o Rio, Minas e Espírito Santo.

 

O acumulado de chuvas no centro-norte do Rio de Janeiro, interior do Espírito Santo, toda Zona da Mata de Minas, região das Vertentes em Barbacena, toda região a oeste de Belo Horizonte, Leste de Minas e todas regiões acima de Belo Horizonte em direção a Bahia.

Uma tragédia em acumulados de chuvas de janeiro a setembro em boa parte do Sudeste.

Muito pior do que a falta de frio no Sul do Brasil.

 

Realmente a seca está brava e vamos lembrar que estamos a 3 anos assim já!

Em BH não cai uma gota a mais de 100 dias! Já estamos acostumados, mas 100 dias foi recorde!

Imagina se fosse no sul, estavam despirocando !

A nossa sorte é que como e fez muito frio esse ano, as queimadas se comportaram um pouco e amenizou bastante a seca! Se não tivesse sido o inverno rigoroso estávamos perdidos esse ano! Que venham as chuvas agora!

Link to comment
Share on other sites

Tomara que o bloqueio seja quebrado no Sul/Sudeste no começo de outubro e as frentes frias avancem até o norte do Espírito Santo e sul da Bahia trazendo as chuvas para o Rio, Minas e Espírito Santo.

 

O acumulado de chuvas no centro-norte do Rio de Janeiro, interior do Espírito Santo, toda Zona da Mata de Minas, região das Vertentes em Barbacena, toda região a oeste de Belo Horizonte, Leste de Minas e todas regiões acima de Belo Horizonte em direção a Bahia.

Uma tragédia em acumulados de chuvas de janeiro a setembro em boa parte do Sudeste.

Muito pior do que a falta de frio no Sul do Brasil.

 

Realmente a seca está brava e vamos lembrar que estamos a 3 anos assim já!

Em BH não cai uma gota a mais de 100 dias! Já estamos acostumados, mas 100 dias foi recorde!

Imagina se fosse no sul, estavam despirocando !

A nossa sorte é que como e fez muito frio esse ano, as queimadas se comportaram um pouco e amenizou bastante a seca! Se não tivesse sido o inverno rigoroso estávamos perdidos esse ano! Que venham as chuvas agora!

 

 

EPS (EUROPEU) 15 DIAS

 

SlvagOb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gostei da atualização dos modelos nas rodadas de hoje. Parece que a estação das chuvas vai realmente voltar na hora certa. Ideal que os anticiclones não subam muito, de forma a ficarem estacionados sobre o cone-sul e gerando instabilidade contínua sobre o Sudeste e Centro-oeste. Vamos ver se vai se assim.

Link to comment
Share on other sites

Quanto frio foi nosso inverno, em 2017, quando comparado a outras regiões do planeta Terra no mesmo período? (21/06/2017 a 21/09/2017)

Eu fiz a conta e plotei o resultado no mapa a seguir.

 

21765214_10214480272699252_8682996478946047663_n.jpg?oh=a4a3526444388f0c1bcd6b10c605a68b&oe=5A496F21

 

Show Lucas!

 

Seria legal comparar com o mapa do mesmo período de 2016.

 

Ano passado tava melhor pro Sul do Brasil, veja:

 

22050078_10214487405277562_8777150393254013130_n.jpg?oh=b5cc0ce4eba4f55940fca51cbc2406a1&oe=5A4D0C26

Link to comment
Share on other sites

Boa noite. Finalmente tivemos uma boa chuvinha. Foi uma chuvinha calma, com pouco vento e alguns trovões. Vários núcleos se formaram em boa parte da região noroeste. É, pessoal, não existe nada melhor que uma boa chuva. Não existe.

 

Fico feliz que tenha chovido aí. Em minha cidade, não cai uma gota desde 16 de Agosto. Uma situação assim no Sul seria bem complicada, já aqui nós estamos acostumados. Mas, espero que volte a cair algo o quanto antes. As previsões permanecem bastante otimistas para o início de Outubro, vamos ver.

 

Mínima de 13,2C hoje, agora tenho 16,6C.

 

Foram vários dias com temperaturas acima dos 34°C e umidade do ar abaixo dos 30%. Terrível. Hoje está muito agradável. Faz 25.4°C no momento. As previsões estão indicando bons volumes para minha região a partir da próxima sexta-feira. Espero que a partir de agora chova bem em todas as regiões do país (sei que é muito difícil).

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia agradável aqui em Sampa.

Pela manhã tivemos sol em meio a nuvens, mas durante a tarde o céu ficou limpo e continua assim até agora nesse início de noite.

 

A máxima na Mooca já ficou maior em relação a ontem, chegando aos 26,4 graus. A umidade chegou aos 42%.

Agora temos 18,7 e umidade em 77%.

Link to comment
Share on other sites

Amigos! Dado um evento ao ar livre que farei no dia 07/10 em Viamão preciso conseguir acompanhar com frequência as saídas dos modelos durante esta semana e a próxima, especialmente para chuva. Eu usava o WXBrasil, mas ele agora está fechado para assinantes.

 

Alguma alma caridosa poderia me fornecer um link gratuito onde posso acompanhar as saídas dos modelos?

Grato!

Link to comment
Share on other sites

CENÁRIO ALTAMENTE PERIGOSO VAI SE DESENHANDO PARA O PRÓXIMO FINAL DE SEMANA: Alta umidade, calor, JBN e uma ampla área, até incomum a meu ver, sob baixíssimos valores de pressão atmosférica seriam os ingredientes de um barril de pólvora prestes a explodir em múltiplos locais do cone sul.

 

[attachment=0]pressao.jpg[/attachment]

Tens razão Igor , muito preocupante.Nestes quadros, pode ocorrer granizo gigante, violentos vendavais etc...

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte completa hoje 104 dias consecutivos sem chuva. A situação de Minas Gerais está muito grave, o estado convive com chuvas abaixo da média há 4 anos e o quadro vai se deteriorando ano após ano, com a persistência da irregularidade pluviométrica nas temporadas de chuva. Os jornais locais não param de noticiar rios secando e outros efeitos. Está muito triste. :boredom:

 

Em 2016 melhorou, com o retorno da ZCAS em janeiro, mas voltamos a conviver com o fantasma da crise hídrica. Belo Horizonte neste ano:

 

Janeiro: 107mm (-167)

Fevereiro: 142mm (-68)

Março: 106mm (-37)

Abril: 51mm (-5)

Maio: 21mm (-8)

Junho: 20mm (+9)

Julho: 0,5mm (-15)

Agosto: 0mm(-14)

Setembro (até 25/09): 0mm (-39)

 

Total 2017 (até 25/09): 447mm

 

Esses dados mostram como o estado aguarda ansiosamente pelas chuvas dessa primavera e verão. Como um colega relatou, esse ano as temperaturas estão mais baixas, inclusive com um inverno de bastante frio, o que diminuiu a evaporação.

 

Felizmente as notícias são boas e as primeiras chuvas chegam a partir desta quinta e devem persistir no começo de outubro! Obviamente que não resolvem ainda, só começam a molhar a terra seca, mas trazem esperanças. O que precisamos mesmo é de um trio nov-dez-jan de chuvas dentro a acima da média, pois esses três meses é que enchem nossos reservatórios. A soma da precipitação média deles é de 808mm.

 

Hoje BH variou de 17/26 graus. Agora, 17.7C e vento.

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte completa hoje 104 dias consecutivos sem chuva. A situação de Minas Gerais está muito grave, o estado convive com chuvas abaixo da média há 4 anos e o quadro vai se deteriorando ano após ano, com a persistência da irregularidade pluviométrica nas temporadas de chuva. Os jornais locais não param de noticiar rios secando e outros efeitos. Está muito triste. :boredom:

 

Em 2016 melhorou, com o retorno da ZCAS em janeiro, mas voltamos a conviver com o fantasma da crise hídrica. Belo Horizonte neste ano:

 

Janeiro: 107mm (-167)

Fevereiro: 142mm (-68)

Março: 106mm (-37)

Abril: 51mm (-5)

Maio: 21mm (-8)

Junho: 20mm (+9)

Julho: 0,5mm (-15)

Agosto: 0mm(-14)

Setembro (até 25/09): 0mm (-39)

 

Total 2017 (até 25/09): 447mm

 

Esses dados mostram como o estado aguarda ansiosamente pelas chuvas dessa primavera e verão. Como um colega relatou, esse ano as temperaturas estão mais baixas, inclusive com um inverno de bastante frio, o que diminuiu a evaporação.

 

Felizmente as notícias são boas e as primeiras chuvas chegam a partir desta quinta e devem persistir no começo de outubro! Obviamente que não resolvem ainda, só começam a molhar a terra seca, mas trazem esperanças. O que precisamos mesmo é de um trio nov-dez-jan de chuvas dentro a acima da média, pois esses três meses é que enchem nossos reservatórios. A soma da precipitação média deles é de 808mm.

 

Hoje BH variou de 17/26 graus. Agora, 17.7C e vento.

 

Léo, a situação em Juiz de Fora não é diferente, tenho apenas 511mm neste ano. Como você disse, uma parte importante do estado está com déficit hídrico, que se agrava devido à média baixa dos últimos anos. A principal característica das chuvas neste último verão foi a má distribuição das mesmas. Cidades próximas umas as outras tiveram volumes muito distintos. Isso não ajuda quase nada no cômputo geral. Vamos torcer para que Outubro já chegue com zonas de convergência de umidade, só isso é que nos salva.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura baixa ao amanhecer na serra, mínimas abaixo dos 11°C, geada bem isolada no topo da serra nas baixadas.

 

2,9 S.Joaquim/Caminhos das neve/F.Keiser

3,3 B.Jardim*

3,6 Urupema*

4,3 S.Joaquim/Pericó/F.Keiser

4,4 Vacas Gordas/Urubici/Joel Faria

4,9 Cruzeiro/S.Joaquim/F.Keiser

5,5 Urupema/Caio Cesar

5,7 B.Jardim/Eco Resort

5,9 B.Jardim/Faz Santa Rita.

6,2 Urupema/Bossoroca*

6,5 Despraiado/S.Joaquim*

6,6 Santa Cruz/S.Joaquim/Giuliandres Hugen

6,7 M.Torres/Urupema*

7,4 Santa Isabel/S.Joaquim*

7,7 Bentinho/S.Joaquim*

7,7 Mundo Novo/Urubici*

7,8 Luizinh/S.Joaquim*

8,1 Boava/S.Joaquim*

8,1 Chapada Seca/S.Joaquim*

8,6 Climaterra/S.Joaquim

8,7 Chapada Bonita/S.Joaquim*

9,0 Morro da Igreja/B.Jardim/Inmet

9,2 Painel*

9,3 Alecrim/S.Joaquim*

9,3 Cruzeiro/S.Joaquim*

9,8 Bom Retiro*

10,0 Ponte Serrada*

10,3 São Bento do Sul*

10,3 Água Doce/DSoares

10,4 Campo Alegre*

10,5 Lebon Régis*

10,6 Frei Rogério*

10,6 Rio Negrinho*

10,7 São joaquim/Inmet

 

*Epagri

 

17,7°C Ratones/Florianópolis/Sítio 3 Meninas.

Link to comment
Share on other sites

Aguardando ansiosamente o retorno das chuvas que deve acontecer a partir de amanha :

 

Euro e GFS pra 10 dias

 

 

 

[attachment=1]WhatsApp Image 2017-09-26 at 08.41.14.jpeg[/attachment][attachment=0]WhatsApp Image 2017-09-26 at 08.40.14.jpeg[/attachment]

 

William,

o Europeu melhorou o volume de chuvas para minha região, ao redor de 2 polegadas(50mm).

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte completa hoje 104 dias consecutivos sem chuva. A situação de Minas Gerais está muito grave, o estado convive com chuvas abaixo da média há 4 anos e o quadro vai se deteriorando ano após ano, com a persistência da irregularidade pluviométrica nas temporadas de chuva. Os jornais locais não param de noticiar rios secando e outros efeitos. Está muito triste. :boredom:

 

Em 2016 melhorou, com o retorno da ZCAS em janeiro, mas voltamos a conviver com o fantasma da crise hídrica. Belo Horizonte neste ano:

 

Janeiro: 107mm (-167)

Fevereiro: 142mm (-68)

Março: 106mm (-37)

Abril: 51mm (-5)

Maio: 21mm (-8)

Junho: 20mm (+9)

Julho: 0,5mm (-15)

Agosto: 0mm(-14)

Setembro (até 25/09): 0mm (-39)

 

Total 2017 (até 25/09): 447mm

 

Esses dados mostram como o estado aguarda ansiosamente pelas chuvas dessa primavera e verão. Como um colega relatou, esse ano as temperaturas estão mais baixas, inclusive com um inverno de bastante frio, o que diminuiu a evaporação.

 

Felizmente as notícias são boas e as primeiras chuvas chegam a partir desta quinta e devem persistir no começo de outubro! Obviamente que não resolvem ainda, só começam a molhar a terra seca, mas trazem esperanças. O que precisamos mesmo é de um trio nov-dez-jan de chuvas dentro a acima da média, pois esses três meses é que enchem nossos reservatórios. A soma da precipitação média deles é de 808mm.

 

Hoje BH variou de 17/26 graus. Agora, 17.7C e vento.

 

 

 

Aqui no sul de MG idem , indo pro 5° ano de chuva abaixo da media , esse ano só choveu 700mm por aqui , o normal do ano é 1600mm , ou seja impossivel cair mais 900mm até Dezembro situação critica !

Link to comment
Share on other sites

Interessante que essa dinâmica de menos chuva em MG não está sendo aplicada a SP, que já retornou ao normal após o período crítico de 2014. E no estado do RJ, parece que neste ano choveu dentro do esperado até o momento também, exceto noroeste e norte (terra do Nani, que também está com a mesma dinâmica de MG). Já o Espírito Santo nem falo nada...é o estado do Sudeste que mais está sofrendo !

Link to comment
Share on other sites

GEADA COM POSSÍVEL DANO DIA 4

 

Coutinho,

para o dia 3 o Europeu mantém a geada?

 

 

4/5 OS DIAS DE RISCO.

 

Frio em outubro não serve pra nada, só pra prejudicar as lavouras e causar prejuízos.

Deveria ter feito um inverno decente, no Sul, na hora certa. Agora não precisamos mais.

Link to comment
Share on other sites

 

Coutinho,

para o dia 3 o Europeu mantém a geada?

 

 

4/5 OS DIAS DE RISCO.

 

Frio em outubro não serve pra nada, só pra prejudicar as lavouras e causar prejuízos.

Deveria ter feito um inverno decente, no Sul, na hora certa. Agora não precisamos mais.

 

Prefiro engolir meu orgulho e aceitar que qualquer esmola é bem-vinda hahahaahah

 

Quanto mais retardar o verão climático melhor!

Link to comment
Share on other sites

Interessante que essa dinâmica de menos chuva em MG não está sendo aplicada a SP, que já retornou ao normal após o período crítico de 2014. E no estado do RJ, parece que neste ano choveu dentro do esperado até o momento também, exceto noroeste e norte (terra do Nani, que também está com a mesma dinâmica de MG). Já o Espírito Santo nem falo nada...é o estado do Sudeste que mais está sofrendo !

 

Renan,

traçando um linha pegando Rio/capital,Niterói,Friburgo,Sumidouro, Carmo, Cordeiro, Sapucaia, passando para Minas, Chiador, Belmiro Braga, Juiz de Fora, Coronel Pacheco, Santos Dumont, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, região Metropolitana de BH.

A leste dessas cidades chuvas bem abaixo do normal.

 

Teresópolis, Petrópolis, Xerém com bastante chuva acumulada até julho.

 

A oeste dessas cidades fluminenses e mineiras chuvas na média ou acima, dependendo da estação pluviométrica ou automática do Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Sim, o que esperamos é uma maior regularidade da estação chuvosa(outubro-abril). Não se trata de ausência de períodos mais secos, eles ocorrem, mas de uma condição de chuva mais constante(com a formação frequente das chuvas isoladas de verão) e ocorrência de algumas ZCOU em outubro, fevereiro e março e ZCAS em novembro, dezembro e janeiro.

 

Nos últimos anos tínhamos alternância bem demarcada de períodos mais secos(marcados por algumas pancadinhas de verão) com períodos mais chuvosos(com bons volumes, mas insuficientes). Não havia regularidade. Sem algum sistema atuando, a condição era de chuva muito esparsa. Para esse ano espera-se maior presença de canais de umidade e de pancadas de verão, vamos aguardar.

 

BH agora tem céu parcialmente nublado, 27C.

Link to comment
Share on other sites

Prefiro engolir meu orgulho e aceitar que qualquer esmola é bem-vinda hahahaahah

Quanto mais retardar o verão climático melhor!

2

3

 

Não espero e não torço pra nenhum frio histórico.

Mas, pra mim, quanto menos calor e chuvas regulares aqui pra Sampa, melhor.

 

Afinal, aqui, ano sim, ano não, sempre tivemos "friozinhos" (Ou apenas refrescos) fora de época no final da primavera e no verão.

Sempre foi normal.

Nesta última década é que a coisa "saiu pra fora da casinha" e só tivemos calor, calor, calor... :heat:

 

------------------

 

Sampa hoje, sem novidades.

Mirante: 14,7°C / 27,4°C

IAG: 12,6°C / 26,5°C

 

A brisa marítima entra primeiro na zona sul (Mais próxima do mar), segurando mais cedo as máximas por lá.

Como o Mirante fica na zona norte, sobra tempo para esquentar mais um pouco.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Terça feira de sol aqui em Sampa. À partir da tarde os ventos começaram a soprar do mar e esses ventos já estão deixando o céu mais encoberto nesse início de noite.

 

A máxima na Mooca chegou aos 27,2 graus com umidade em 40%.

Agora estamos com 19 graus e umidade já mais alta, 79%.

A mínima ficou em 15 graus. Se levar em conta o desastre que estão sendo esse mês, o valor é baixo.

Link to comment
Share on other sites

3

 

Não espero e não torço pra nenhum frio histórico.

Mas, pra mim, quanto menos calor e chuvas regulares aqui pra Sampa, melhor.

Por mim pode chover à vontade. O que tape o sol e baixe a temperatura está valendo. Só quem se beneficia de calor constante e sol na cabeça é que está na praia.

 

Hoje variação de 19,1° a 31,4° sem baixar dos 49%. Horrível. Domingo não se esperava este calor na terça, e sim a frente mais ao norte do que agora. Tenho 24,6° com 71%. Tudo quente, todos os lugares que vou, ou está quente, ou tem ar ligado.

 

O frio foi literalmente esquecido aqui. As pessoas nem mesmo falam de como foi o inverno. Passou quase literalmente batido.

Link to comment
Share on other sites

Por mim pode enterrar esse frio fora de época aí. Já estou cansado de passar frio esse ano, seja aqui em Juiz de Fora, seja no Chile (principalmente lá, hehehe).

 

Estou plenamente satisfeito já, e a partir de agora pode predominar as temperaturas agradáveis / ambiente, com alguns dias de calor normal para a época.

Link to comment
Share on other sites

Por mim pode enterrar esse frio fora de época aí. Já estou cansado de passar frio esse ano, seja aqui em Juiz de Fora, seja no Chile (principalmente lá, hehehe).

 

Estou plenamente satisfeito já, e a partir de agora pode predominar as temperaturas agradáveis / ambiente, com alguns dias de calor normal para a época.

 

 

Esse é o Renan , por mim tambem trocava qualquer frio agora por uns 200mm de chuva , estamos agonizando a cada dia que passa

 

 

 

Sobre o frio Reserva atingiu ontem 1011h MIL E ONZE HORAS de temperaturas abaixo de 7,2°C esse ano

 

 

22068888_1480375965403316_864288222_o.jpg?oh=95caa33307b5923ebcde4ee6a658140a&oe=59CDB4D7

Link to comment
Share on other sites

Por mim pode enterrar esse frio fora de época aí. Já estou cansado de passar frio esse ano, seja aqui em Juiz de Fora, seja no Chile (principalmente lá, hehehe).

 

Estou plenamente satisfeito já, e a partir de agora pode predominar as temperaturas agradáveis / ambiente, com alguns dias de calor normal para a época.

 

 

Esse é o Renan , por mim tambem trocava qualquer frio agora por uns 200mm de chuva , estamos agonizando a cada dia que passa

 

 

 

Sobre o frio Reserva atingiu ontem 1011h MIL E ONZE HORAS de temperaturas abaixo de 7,2°C esse ano

 

 

22068888_1480375965403316_864288222_o.jpg?oh=95caa33307b5923ebcde4ee6a658140a&oe=59CDB4D7

 

É bom para alguma cultura essa quantidade de horas de frio?

Link to comment
Share on other sites

Por mim pode enterrar esse frio fora de época aí. Já estou cansado de passar frio esse ano, seja aqui em Juiz de Fora, seja no Chile (principalmente lá, hehehe).

 

Estou plenamente satisfeito já, e a partir de agora pode predominar as temperaturas agradáveis / ambiente, com alguns dias de calor normal para a época.

 

 

Esse é o Renan , por mim tambem trocava qualquer frio agora por uns 200mm de chuva , estamos agonizando a cada dia que passa

 

 

 

Sobre o frio Reserva atingiu ontem 1011h MIL E ONZE HORAS de temperaturas abaixo de 7,2°C esse ano

 

 

22068888_1480375965403316_864288222_o.jpg?oh=95caa33307b5923ebcde4ee6a658140a&oe=59CDB4D7

 

É bom para alguma cultura essa quantidade de horas de frio?

 

Pra oliveiras aqui principalmente , e pra outras culturas que precisam de bastante frio tambem !

Link to comment
Share on other sites

Abençoados sejam esses núcleos de chuva que começam a se formar. Bendito ciclo da natureza.

 

Por aqui, apesar do céu claro com poucas nuvens, já estamos também na expectativa das primeiras trovoadas da temporada. É quase certo que chova entre amanhã e Sábado, em algum desses dias dentro desse período. Há quase 100% de chance de chover na cidade.

 

Agora temos agradáveis 28,1ºC. Muito pequena a sensação de calor devido à UR de 43%.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em frio fora de época...

 

Na véspera de Natal, 24/12/1969, a estação do INMET no Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, registrava 16,6°C a 18h UTC (3 horas da tarde).

Tarde nublada, fria e garoenta em pleno dezembro.

 

Os dias seguintes foram assim:

25/12 => 15,0°C / 19,5°C

26/12 => 14,0°C / 19,0°C

27/12 => 12,4°C / 22,1°C

28/12 => 14,0°C / 26,6°C

 

O Natal de 1969 foi frio em Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Aqui pra Blumenau nem da pra chamar de frio fora de época pelo previsto, totalmente normal ainda por se tratar começo de outubro...

 

O lado bom parece que outubro ficará na média ou pouco acima, não acredito num mês abaixo da média, já são 5 meses seguidos de grandes anomalias positivas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.