Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2017


Recommended Posts

Deivid, muito obrigado pelas dicas. Vou procurar seguir todas elas. Estarei 9 dias seguidos reportando dados diretamente da capital chilena, será um prazer compartilhar tudo isso com o BAZ (embora eu estarei muito mais ausente que de costume, mas tudo bem) :lol:

 

Com um pouco de sorte, amanhã poderei ter a décima mínima sub-10 de Agosto, e seria a vigésima-primeira do ano. Acredito que eu esteja com mais mínimas sub-10 do que POA em 2017, estou correto ???

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Devem ter mudado Buenos Aires para uma ilha do Caribe. Tivemos uma madrugada abafada, sempre em 19 graus ou mais e com algumas pancadas de chuva. Tem sido assim: todas as chuvas estao vindo de noroeste e passando mais pelo rio, bem perto da capital argentina, entao os bairros mais afetados sao justamente os que estao perto do rio da Prata. Chove, o tempo melhora, volta a chover, volta a melhorar e assim por diante. Desde que amanheceu, por exemplo, ja escureceu por volta das 8h, choveu forte, clareou, o sol apareceu e agora novamente escuro e com trovoadas. Agora faz 19,5. A máxima prevista é de 21. Mais tarde teremos a chegada de ar mais fresco e seco, levando embora a umidade, depois de 6 dias seguidos de tempo nublado.

Link to comment
Share on other sites

E veio mais uma mínima sub-10, a vigésima do ano. 09,7ºC hoje cedo!

 

PS: Pessoal, parece que chegarei em Santiago durante uma pré-frontal, podendo passar dos 20C nos dias 5, 6 e 7 de Setembro. Depois entraria uma onda de frio até forte. É por aí ?

 

Renan,

seu casamento vai ser em que horário? vai casar em Tuiutinga?

 

O modelo Cosmo/Inmet está indicando máximas amenas em toda Zona da Mata para o sábado variando de 20ºC a 24ºC,isso desde a rodada de 12Z de sábado(26).

Com mínimas baixas no sábado, domingo e segunda, quanto as máximas está acertando bem, mas as mínimas vai tirando a medida que aproxima o dia.

Link to comment
Share on other sites

Com um pouco de sorte, amanhã poderei ter a décima mínima sub-10 de Agosto, e seria a vigésima-primeira do ano. Acredito que eu esteja com mais mínimas sub-10 do que POA em 2017, estou correto ???

É possível, Renan. Até agora tive 18 sub-10, mas algumas mínimas de 10,X°. É possível que o INMET tenha registrado 20 ou 22 dias sub-10 (com 9,X°).

 

Hoje péssima mínima de 18,9°. Agora faz 29,5° com 56%. Sol translúcido, vento quente, dia absolutamente horrível! Parece que estamos em novembro, quase dezembro.

Link to comment
Share on other sites

Eu nunca tinha visto Alerta Vermelho de grande perigo para baixa umidade relativa do ar.

Reparei nisso.

Também nunca tinha visto o INMET dar isso. :shok:

 

------------------

 

[...]

Com um pouco de sorte, amanhã poderei ter a décima mínima sub-10 de Agosto, e seria a vigésima-primeira do ano. Acredito que eu esteja com mais mínimas sub-10 do que POA em 2017, estou correto ???

Do Mirante já ganhou longe. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Gozado...

 

Apesar de sol e céu limpo, apenas com alguma névoa seca, as temperaturas em Sampa hoje estão ligeiramente mais baixas que ontem neste horário.

 

Às 13h de hoje, a automática do Mirante marcava 23,3°C.

Ontem estava 25,0°C neste horário.

Eu esperava mais calor. Confere?

 

Vamos ver no decorrer do dia...

 

Que eu saiba, não houve nenhuma mudança sinótica em relação a ontem, por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Deivid, muito obrigado pelas dicas. Vou procurar seguir todas elas. Estarei 9 dias seguidos reportando dados diretamente da capital chilena, será um prazer compartilhar tudo isso com o BAZ (embora eu estarei muito mais ausente que de costume, mas tudo bem) :lol:

 

Com um pouco de sorte, amanhã poderei ter a décima mínima sub-10 de Agosto, e seria a vigésima-primeira do ano. Acredito que eu esteja com mais mínimas sub-10 do que POA em 2017, estou correto ???

 

O Chile é fantástico! Não esqueça de visitar o Cajon del Maipo.

 

A maior altitude que tive foi os 3.000/3.100 metros do Valle nevado e a minha menor temperatura também foi no Chile, -11°C em Farellones.

20170829_134414.png.c2501185c3545e825f03f4f60e5fcd51.png

Link to comment
Share on other sites

25°C já por aqui. Isso depois de uma mínima pífia de 16/17. Agora já estou sentindo a angústia do Marcos!! :heat: :heat: :heat:

Cara... 32,3° com 52% agora e sol translúcido. :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

 

Aí você vê a previsão e a coisa semana que vem será pior. Quero neve, já!!

 

:mosking:

 

Sol translúcido é sinal de umidade e temperatura alta e geralmente só ocorre após uma mínima um pouco alta. Ontem aconteceu por aqui pela primeira vez desde Abril talvez, mas a máxima até que foi controlada (24 graus).

 

Hoje o céu estava limpo, mas agora havia se formado uma fina camada esbranquiçada de nuvens altas. Os dias de céu límpido estão ficando para trás... Péssimo sinal!

Link to comment
Share on other sites

Gozado...

 

Apesar de sol e céu limpo, apenas com alguma névoa seca, as temperaturas em Sampa hoje estão ligeiramente mais baixas que ontem neste horário.

 

Às 13h de hoje, a automática do Mirante marcava 23,3°C.

Ontem estava 25,0°C neste horário.

Eu esperava mais calor. Confere?

 

Vamos ver no decorrer do dia...

 

Que eu saiba, não houve nenhuma mudança sinótica em relação a ontem, por aqui.

 

Aqui às 13 horas tínhamos 29,5° C.

 

6,2° C a mais que o Mirante! É raro isso.

 

Esse gradiente todo só pode se explicar por uma influência marítima. Ou não?

 

30,1° C às 15 h na estação Jundiaí-Etec.

Link to comment
Share on other sites

Tarde quente e seca aqui próximo a Poços de Caldas, no momento faz 28,3Cº com 15% de umidade, amanheci com 12,2Cº, portanto ja tenho 16,1Cº de amplitude térmica. Pelo GFS 12Z teremos um pequeno alívio do dia 01/09 à 04/09. Essa umidade de hoje é o menor valor que eu registro desde que comecei a utilizar um termo-higrômetro.

Link to comment
Share on other sites

25°C já por aqui. Isso depois de uma mínima pífia de 16/17. Agora já estou sentindo a angústia do Marcos!! :heat: :heat: :heat:

 

Calor normal de agosto, nem se quer vamos chegar aos 29ºc... apesar desse inverno ridículo com médias altíssimas o calor demorou pra vir, tradicionalmente sempre ocorre no segundo semestre do mês.

 

Esse calor de começo de primavera é um dos que mais detesto pois estamos acostumados com temperaturas bem mais baixas e os ambientes internos confortáveis.

 

Se estivéssemos no verão estaríamos soltando os foguetes hahaha.

 

Agora POA sim ta bizarra a coisa por lá..

Link to comment
Share on other sites

Gozado...

 

Apesar de sol e céu limpo, apenas com alguma névoa seca, as temperaturas em Sampa hoje estão ligeiramente mais baixas que ontem neste horário.

 

Às 13h de hoje, a automática do Mirante marcava 23,3°C.

Ontem estava 25,0°C neste horário.

Eu esperava mais calor. Confere?

 

Aldo Santos,

o modelo Cosmo/Inmet está indicando máximas de 28ºC a 30ºC para São Paulo ás 15 horas de quarta, aí na quinta-feira a máxima despenca no mesmo horário.

Link to comment
Share on other sites

Gozado...

 

Apesar de sol e céu limpo, apenas com alguma névoa seca, as temperaturas em Sampa hoje estão ligeiramente mais baixas que ontem neste horário.

 

Às 13h de hoje, a automática do Mirante marcava 23,3°C.

Ontem estava 25,0°C neste horário.

Eu esperava mais calor. Confere?

 

Vamos ver no decorrer do dia...

 

Que eu saiba, não houve nenhuma mudança sinótica em relação a ontem, por aqui.

 

Aqui às 13 horas tínhamos 29,5° C.

 

6,2° C a mais que o Mirante! É raro isso.

 

Esse gradiente todo só pode se explicar por uma influência marítima. Ou não?

 

30,1° C às 15 h na estação Jundiaí-Etec.

 

Acho que sim. Ontem variei de 15,1 a 25,7 tendo 22 às 13h.

Hoje tive mínima de 14,X e às 13h ainda tinha comportados 20.

Link to comment
Share on other sites

Terça feira quente aqui em Sampa e novamente com baixa umidade do ar.

 

A temperatura quase encostou nos 30 graus na Mooca, chegando a 29.6 graus.

A mínima ficou um pouco mais baixa do que nos dias anteriores, chegando a 12,4 graus.

Agora temos ainda 26,8 graus.

 

O valor mais baixo da umidade ficou em 28,3%. Agora estamos com 44,4%.

Link to comment
Share on other sites

Deivid, que linda foto. Com certeza visitarei esse lugar sim, é maravilhoso !

 

NANI, a previsão é de tempo bem ameno neste Sàbado, dia do casório. Vamos ter a influência de uma fraca frente fria, seguida de uma massa polar fraca/moderada no oceano.

 

Renan,

a cerimônia vai ser em qual horário e na igreja de Tuiutinga?

tem que avisar a mulherada para ficarem preparadas que podem sentir frio.

Link to comment
Share on other sites

Sol translúcido é sinal de umidade e temperatura alta e geralmente só ocorre após uma mínima um pouco alta. Ontem aconteceu por aqui pela primeira vez desde Abril talvez, mas a máxima até que foi controlada (24 graus).

 

Hoje o céu estava limpo, mas agora havia se formado uma fina camada esbranquiçada de nuvens altas. Os dias de céu límpido estão ficando para trás... Péssimo sinal!

Exatamente. O céu limpo não garante, mas pode ser sinal de u.r. baixa. Ademais, com sol translúcido não há sombra. Tudo fica quente ao ar livre.

 

Hoje máxima de 33,8° sem baixar dos 45%. Isso dá sensação de 38°/39°. O p.o. chegou a 21,5°.

Link to comment
Share on other sites

pelo modelo cfs ao contrario de semana passada, o RS e todo o sul teria um setembro com chuva abaixo do normal... e temperatura muito acima da média(2 a 3 graus )... seria a continuidade desse bloqueio ?

Chuva abaixo do normal será péssimo, tanto pelo déficit hídrico quanto pelo calor. Como a dinâmica parece que se manterá a mesma, sem el Niño e com a temperatura do mar 1° ou 2° acima na costa do Sul, menos chuva = calor. A não ser que os bloqueios sumissem e ficássemos com mp´s entrando sempre, mas aí teríamos anomalia negativa.

 

Por outro lado o CPTEC dá chance de 40% das chuvas ficarem acima da média no RS e SC e 45% de ficar abaixo em RR, AP e no N do PA.

 

Setembro será acima, senão muito acima da média. A única coisa que espero é que chova, chova e chova. Fico na torcida por dias nublados. Já esqueci o frio.

Link to comment
Share on other sites

Nos próximos dias teremos variações malucas de temperatura: amanhã esfria (chega a 6° em 850 hpa sobre POA), na sexta o jato de baixos níveis entra aqui de novo e bate 24° em 850 hpa na metade O do RS e até 26° na região de Uruguaiana!! Depois chove entre segunda e terça e o calor volta com força na sexta.

 

Não haverá mudança alguma do PR para o norte a não ser o ar fresco do oceano que soprará com a passagem rápida das mp´s para SP, RJ, S e E de MG e da BA.

 

Agora 25,7° com 65%

Link to comment
Share on other sites

Dia ensolarado que começou com nevoeiro e calor úmido, variação de 15,2° a 28,6°, na parte da tarde a névoa dissipou e a umidade conseguiu cair deixando a situação mais confortável, agora já faz frio em casa, tenho 17,9° e amanhã a amplitude vai ser gritante, a tarde deverá apresentar temperaturas acima dos 32° :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Deivid, que linda foto. Com certeza visitarei esse lugar sim, é maravilhoso !

 

NANI, a previsão é de tempo bem ameno neste Sàbado, dia do casório. Vamos ter a influência de uma fraca frente fria, seguida de uma massa polar fraca/moderada no oceano.

 

Renan,

a cerimônia vai ser em qual horário e na igreja de Tuiutinga?

tem que avisar a mulherada para ficarem preparadas que podem sentir frio.

 

Nani, vai começar às 20:30, a festa será às 22h. É provável que a temperatura esteja por volta dos 15 a 17 graus em Tuiutinga neste horário, onde tudo será realizado. E como teremos ventos, a sensação térmica será de friozinho. A mulherada sentirá frio mesmo, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Dia muito interessante em Buenos Aires, meteorologicamente falando. A madrugada foi tropical: a temperatura não baixou de 18,6ºC, com pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria mas, apesar da chuva, a sensação era de muito abafamento. Durante a manhã, situação igual, com algumas pancadas em Buenos Aires e outras no rio (uma delas pegou La Plata em cheio, no próximo post comento). À tarde tivemos a chegada do ar frio, que veio com muito vento, garoa e acentuada queda de temperatura. A queda horária foi assim:

 

13h: 21,7ºC

14h: 18,2ºC

15h: 16,2ºC

16h: 15ºC

 

Agora temos céu nublado, 12,5ºC, URA de 93% e pressão em 1.013 hpa. Venta muito nesta noite em Buenos Aires, de sudoeste a 24 m/h. Nos aeroportos, rajadas de 50 km/h no Aeroparque e de 67 km/h em Ezeiza. Há aviões voando em círculo faz tempo esperando para pousar no Aeroparque e um inclusive arremeteu devido ao vento.

 

Vai continuar ventando bastante durante a madrugada na capital argentina e amanhã o vento começa a diminuir. Depois de seis dias, o sol reaparece amanhã, entre poucas nuvens. A previsão do SMN indica mínima de 9ºC e máxima de 16ºC. O sol nasce às 7h14 e se põe às 18h33.

Link to comment
Share on other sites

Gozado...

 

Apesar de sol e céu limpo, apenas com alguma névoa seca, as temperaturas em Sampa hoje ligeiramente mais baixas que ontem neste horário.

 

Às 13h de hoje, a automática do Mirante marcava 23,3°C.

Ontem estava 25,0°C neste horário.

Eu esperava mais calor. Confere?

 

Vamos ver no decorrer do dia...

 

Que eu saiba, não houve nenhuma mudança sinótica em relação a ontem, por aqui.

Aqui às 13 horas tínhamos 29,5° C.

6,2° C a mais que o Mirante! É raro isso.

Esse gradiente todo só pode se explicar por uma influência marítima. Ou não?

30,1° C às 15 h na estação Jundiaí-Etec.

Pois é...

Como comentado pelo Daniel, o calor tardou mas não falhou. :mosking:

 

Mirante (Conv): 12,4°C /28,4°C

IAG: 10,4°C / 28,3°C

 

A umidade na automática chegou a 19%, com ponto de orvalho em 2,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

a cerimônia vai ser em qual horário e na igreja de Tuiutinga?

tem que avisar a mulherada para ficarem preparadas que podem sentir frio.

Nani, vai começar às 20:30, a festa será às 22h. É provável que a temperatura esteja por volta dos 15 a 17 graus em Tuiutinga neste horário, onde tudo será realizado. E como teremos ventos, a sensação térmica será de friozinho. A mulherada sentirá frio mesmo, hehehe.

Nani, não vai ter jeito.

 

A maioria da mulherada já deve estar confeccionando o vestido há mais de 2 ou 3 semanas.

 

Agora vai ter que ir do jeito que for.

Não dá mais pra mudar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.