Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2017


Recommended Posts

De grão em grão, a galinha enche o papo...

 

Em Sampa, apesar de predomínio de chuva fraca, as estações do CGE já acumulam entre 15 e 30 mm nestes últimos 3 dias.

Para um mês de agosto (O mais seco do ano), está muito bom.

 

Na convencional do Mirante:

5,1 mm até 9h da manhã de ontem

4,7 mm até 9h de hoje

Após as 9h da manhã de hoje até agora (17h), a automática acumula mais 12,8 mm.

 

Dia chuvoso.

A convencional do Mirante registrou a 3ª máxima seguida nos 16,x°C.

Hoje: 14,7°C / 16,7°C

 

Continua chovendo fraco aqui na zona norte.

 

-------------

 

E.T.: Coutinho ficando famoso. :laugh: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Quinta feira chuvosa em Sampa. Desde pelo menos as 9 da manhã que chove aqui.

A chuva em alguns momentos enfraqueceu bastante, mas sem cessar por completo. No momento mesmo chove bem fraco.

 

O acumulado de hoje na Mooca está sendo de 9,8 mm, embora eu acredite que aqui próximo ao parque do Piqueri (2 km do CGE-Mooca, mais ou menos) tenha chovido mais do que isso (chuto uns 20 mm).

 

Agora estamos com 15,4 graus, após chegar a 16,2 graus. Mínima de 15 graus.

Enfim, amplitude térmica baixíssima, ou seja, apenas 1,2 graus.

Link to comment
Share on other sites

O GFS/Avn aumentou um pouco a força da próxima mp: dá a linha de 0° em 850 hpa até POA domingo de noite com uma alta de 1030 mb sobre o RS e o Uruguai. O ar frio chega até o MS e o S de MG. Até aí tudo bem, até que 4ª-feira poderemos ter 20° em 850 hpa sobre todo o RS e bloqueio no Uruguai, depois entrando no Brasil.

 

Rezemos para que o bloqueio ao menos avance um pouco, porque caso fique no Uruguai teremos pelo menos 5 dias de CALOR, com máximas acima de 30°, em especial no RS e O de SC e PR.

 

Hoje tive variação de 10,7° a 23,3°. Agora cravo 20,0° com 68%.

Link to comment
Share on other sites

De grão em grão, a galinha enche o papo...

 

Em Sampa, apesar de predomínio de chuva fraca, as estações do CGE já acumulam entre 15 e 30 mm nestes últimos 3 dias.

Para um mês de agosto (O mais seco do ano), está muito bom.

 

Na convencional do Mirante:

5,1 mm até 9h da manhã de ontem

4,7 mm até 9h de hoje

Após as 9h da manhã de hoje até agora (17h), a automática acumula mais 12,8 mm.

 

Dia chuvoso.

A convencional do Mirante registrou a 3ª máxima seguida nos 16,x°C.

Hoje: 14,7°C / 16,7°C

 

Continua chovendo fraco aqui na zona norte.

 

-------------

 

E.T.: Coutinho ficando famoso. :laugh: :clapping:

 

 

Bem aquém do esperado(que seria de 35mm). Até aqui já choveu aproximadamente 23mm. Segundo aquelas previsões que passavam nos telejornais hoje seria o dia mais chuvoso deste mês por aqui. Não sei se o domingo irá superar.

Essa frente fria que vai chegar no domingo tem um detalhe: ocorrerá exatamente um ano depois daquela intensa frente fria que fez a chuva de agosto dobrar a média no Mirante(foram 46mm no dia 21 e 11mm no dia 22, somando isso essa frente fria(que foi a mais intensa que passou por São Paulo em 2016) causou 57mm). A diferença é que essa frente fria aparentemente será mais rápida que aquela de 20/21/22 de agosto do ano passado, pois essa chegará no domingo e na madrugada de segunda(21) para terça(22) ela vai embora e teremos na terça uma pós-frontal.

Link to comment
Share on other sites

PQ o radar do RJ e uma bela porcaria? Tem um buraco no meio que nao da pra ver nada.

 

bxov8zPm.jpg

 

Aqui algumas nuvens escuras apareceram so pra ameaçar --- primeiras em meses -- ....porem o ar esta muito seco pra chuva.

 

kPl3V4e.png

 

Porque é mal localizado pra caramba, com picos muitos mais altos próximos a ele. Tambem é comum pegar interferência eletromagnética na direção do pico do couto e mostrar chuva logo após petrópolis mesmo em dias secos. Na região da serra dos órgãos também existe uma área com enorme refletividade mostrando pontos de chuva nas encostas da serra. Já no litoral de maricá acredito que devido a picos como o corcovado logo em frente é uma área de sombra enorme, enfim, muitas falhas.

Link to comment
Share on other sites

Hoje na Zona Oeste do Rio o dia foi de céu muito encoberto e com chuva fraca em diversos períodos. A temperatura variou de 18,3°C a 19,9°C. No momento chuva fraca e 19,2°C

 

fria sua máxima :clapping: :clapping: :clapping: , aqui em casa foi 21,4°

 

Sim, hoje de fato não subiu muita coisa, o dia em si já foi escuro e as arvores próximas auxiliaram a manter o local do termômetro ainda mais sombrio.

Link to comment
Share on other sites

Um dia de vento marítimo em Blumenau, a temperatura variou de 14,4 a 22,6C no AlertaBlu e 12,7/23,2 no bairro Progresso, seguiremos com temperaturas em torno da média nos próximos dias, apenas um pouco de frio a partir da segunda quando entra algum ar polar.

 

No momento 16,9C no centro e 15,6C aqui com céu aberto (milagre).

 

Agosto xoxo e nublado no vale do Itajaí.

Link to comment
Share on other sites

Agosto xoxo e nublado no vale do Itajaí.

 

Tenho a impressão que está mais ensolarado que de costume. Será que estou errado?

 

Talvez seja a busca da perfeição e ambos estamos errados. Você gosta de nublado e eu gosto de sol. Mas amplitudes estão mais baixas que o de costume.

Link to comment
Share on other sites

Chove insistentemente de forma fraca a moderada desde ontem na cidade do Rio de Janeiro, todos os ambientes de casa já estão bem úmidos, compensando a secura da primeira quinzena, quando cheguei ter umidade de 7% nos meus registros aqui de casa. Tenho agora umidade relativa de 93% dentro de casa, amanhã o dia ainda deve ser de chuva fraca no Rio, no sábado deve dar uma secada e esquentar, domingo também deve ser mais quente e sem chuva..

Link to comment
Share on other sites

Até o dia 17 tenho as seguintes médias:

 

mínima: 12,9°

máxima: 21,4°

simples: 17,15°

 

Agora o inacreditável: até o momento tive apenas CINCO máximas abaixo de 15° em 2017. Pior que isso só 1998, que teve total falta de mp forte, mas mesmo assim ficou próximo da média. Escrotíssimo.

Sendo uma dessas de 8,7°C. Bizarríssimo^666.

Link to comment
Share on other sites

Até o dia 17 tenho as seguintes médias:

 

mínima: 12,9°

máxima: 21,4°

simples: 17,15°

 

Agora o inacreditável: até o momento tive apenas CINCO máximas abaixo de 15° em 2017. Pior que isso só 1998, que teve total falta de mp forte, mas mesmo assim ficou próximo da média. Escrotíssimo.

 

Sem comentários para esse ano mesmo. Eu sempre apostei que o inverno seria fraco, apesar com momentos de frio forte (como foram os poucos dias que tivemos em julho). Só não imaginava que seria TÃO fraco assim. Quase repetindo um 2015, que eu pensei não ver nada igual tão cedo. Abraços e bom final de semana! :good:

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo Coutinho Do Prado Coutinho Prado

Agora mesmo ·

 

Amanhecer gelado no topo da serra/SC, outra negativa (40 dias em 2017) e mais uma geada (86 dias no topo da serra). Abaixo as mínimas inferiores a 6°C

 

-1,6 Urupema

-0,8 S.Joaquim/F.Keiser

0,4 B.Jardim*

1,7 Urubici/Joel Faria

2,0 Ponte Serrada*

2,8 Água Doce/DSoares

3,7 Fraiburgo*

5,1 Campos Novos*

5,3 Rio Rufino*

5,3 Monte Carlo*

5,4 Painel*

5,6 Ponte Alta do Norte*

 

*Epagri

 

3,9°C Climaterra/cidade de S.Joaquim

9,3°C Florianópolis/Epagri

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa que chamou muito minha atenção neste "inverno" foi a quase total ausência de nevoeiro. Hoje fiquei surpreso ao ver nevoeiro de radiação às 9 h. É a primeira ou segunda vez no ano que vejo isto neste horário. Tive mínima de 11,9°. Deu 11,2° no INMET.

 

Vamos ter chuva sábado de tarde. Domingo provavelmente não passa dos 14°/15° à tarde, e ficaremos abaixo dos 20° até a tarde de terça. Ou seja: teremos 48 h de frio. Depois não só esquenta como teremos calor. E segue a transição climática do inverno para a primavera.

 

Agora 20,4° com 71%.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo Coutinho Do Prado Coutinho Prado

Agora mesmo ·

 

Amanhecer gelado no topo da serra/SC, outra negativa (40 dias em 2017) e mais uma geada (86 dias no topo da serra). Abaixo as mínimas inferiores a 6°C

 

-1,6 Urupema

-0,8 S.Joaquim/F.Keiser

0,4 B.Jardim*

1,7 Urubici/Joel Faria

2,0 Ponte Serrada*

2,8 Água Doce/DSoares

3,7 Fraiburgo*

5,1 Campos Novos*

5,3 Rio Rufino*

5,3 Monte Carlo*

5,4 Painel*

5,6 Ponte Alta do Norte*

 

*Epagri

 

3,9°C Climaterra/cidade de S.Joaquim

9,3°C Florianópolis/Epagri

 

Urupema/Epagri registrando o 2º dia seguido de menor mínima no Planalto Sul.

Link to comment
Share on other sites

Chove insistentemente de forma fraca a moderada desde ontem na cidade do Rio de Janeiro, todos os ambientes de casa já estão bem úmidos, compensando a secura da primeira quinzena, quando cheguei ter umidade de 7% nos meus registros aqui de casa. Tenho agora umidade relativa de 93% dentro de casa, amanhã o dia ainda deve ser de chuva fraca no Rio, no sábado deve dar uma secada e esquentar, domingo também deve ser mais quente e sem chuva..

Certeza de que Domingo não chove? A maioria das previsões indicam a chegada da frente no domingo a partir do final da tarde / noite. A climatempo prevê pancadas para amanhã inclusive o que acho menos provável...

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o GFS projeta a volta do calor a partir do dia 23, com 28° C de máxima para Jundiaí, o Europeu indica máximas bem mais amenas, ao redor de 23° C a 24° C.

 

A aposta do GFS no retorno mais breve do calor é ampla, valendo para o Sudeste e Sul também.

 

Quem levará essa parada???

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o GFS projeta a volta do calor a partir do dia 23, com 28° C de máxima para Jundiaí, o Europeu indica máximas bem mais amenas, ao redor de 23° C a 24° C.

 

A aposta do GFS no retorno mais breve do calor é ampla, valendo para o Sudeste e Sul também.

 

Quem levará essa parada???

 

Eu apostaria no modelo europeu.

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo Coutinho Do Prado Coutinho Prado

Agora mesmo ·

 

Amanhecer gelado no topo da serra/SC, outra negativa (40 dias em 2017) e mais uma geada (86 dias no topo da serra). Abaixo as mínimas inferiores a 6°C

 

-1,6 Urupema

-0,8 S.Joaquim/F.Keiser

0,4 B.Jardim*

1,7 Urubici/Joel Faria

2,0 Ponte Serrada*

2,8 Água Doce/DSoares

3,7 Fraiburgo*

5,1 Campos Novos*

5,3 Rio Rufino*

5,3 Monte Carlo*

5,4 Painel*

5,6 Ponte Alta do Norte*

 

*Epagri

 

3,9°C Climaterra/cidade de S.Joaquim

9,3°C Florianópolis/Epagri

 

Urupema/Epagri registrando o 2º dia seguido de menor mínima no Planalto Sul.

 

O que era regra virou exceção.

Link to comment
Share on other sites

E a previsão de uma diminuição na chuva aqui se confirmou.

Hoje ela caiu durante o dia todo com intensidade bem fraca.

O acumulado na Mooca ficou em apenas 0,4 mm, embora eu ache que aqui próximo do parque do Piqueri ficou entre 1 e 2 mm.

 

A amplitude térmica aumentou hoje e a temperatura ficou entre 13,8 graus e 17,7 graus.

 

Agora dá para perceber uma aberturas bem pequenas no céu.

Vale dizer que hoje já é o quarto dia seguido que temos chuvas e praticamente nada de sol (aparecendo apenas ontem já no fim da tarde).

Link to comment
Share on other sites

Agosto xoxo e nublado no vale do Itajaí.

 

Tenho a impressão que está mais ensolarado que de costume. Será que estou errado?

 

Talvez seja a busca da perfeição e ambos estamos errados. Você gosta de nublado e eu gosto de sol. Mas amplitudes estão mais baixas que o de costume.

 

Proporcionalmente falando Agosto está menos enfadonho do que Julho foi...

 

No quesito dias nublados x ensolarados pra mim está normal, já vi agostos bem mais nublados que este...

 

Porém o Sol já está deveras mais forte do que junho, com tempo seco e 22ºC já arde a pele causando sensação de calor.

 

Por enquanto esse está sendo o terceiro pior agosto que me recordo perdendo apenas para 2015 e 2012. O melhor que me recordo é 2007.

Link to comment
Share on other sites

Proporcionalmente falando Agosto está menos enfadonho do que Julho foi...

 

No quesito dias nublados x ensolarados pra mim está normal, já vi agostos bem mais nublados que este...

 

Porém o Sol já está deveras mais forte do que junho, com tempo seco e 22ºC já arde a pele causando sensação de calor.

 

Por enquanto esse está sendo o terceiro pior agosto que me recordo perdendo apenas para 2015 e 2012. O melhor que me recordo é 2007.

 

Queria ver os dados, pena que não dá. Acho que está mais ensolarado, não muita coisa, mas um pouco. Normal é ficar assim mais ensolarado nas MPs e o vários outros dias mais nublados. Como não tivemos nenhuma MP forte e mal tivemos frente fria, é natural que a amplitude esteja baixa. O Mafili tinha o mapinha.

 

O resto concordo totalmente, 2015 e 2012 foram piores. Não lembro de outro.

 

Predomínio do sol hoje, mínima chegou a 11,6°C no Santa Luzia e a máxima chegou a 24,6°C no Rio Branco. Agora de noite, apareceram alguns pernilongos. Será algum sinal? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Desde segunda-feira não vejo sol a pleno aqui. Muito bom, pois manteve o solo úmido das chuvas que caem desde domingo. Hoje apenas alguma chuva leve/garoa até pouco depois do almoço, depois continuou nublado. Máxima de 22ºC, a mais alta temperatura da semana também.

No decorrer da noite começa uma grande jornada de chuvas fortes, com raios e possíveis rajadas de vento aqui no PR. A instabilidade só vai embora no domingo a tarde.

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 17º em Curitiba, já em Palmas indo a 40º. É por essas e por outras que esse país é sensacional.

 

Já no aeroporto da cidade não passou dos 36º, ou as estações do INMET na capital do Tocantins estão errados, ou os registros do Aeroporto.

 

PS: Independente disso enquanto a temperatura em alguns lugares do país ultrapassa dos 40º, em Urupema - SC foi a 2º Negativos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A partir de 39:30. :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Ronaldo, grande figura :clapping: Pessoa incrível, merece nossa plena admiração!

 

20882871_670661936464779_967975622572834955_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=eeef99663cd317997c6e1b63f00a0a61&oe=5A2AE786

 

*Tem que começar a bombardear as nuvens safadas com os ingredientes da receita: bicarbonato de sódio/condicionador de cabelo :laugh: :crazy:

 

Link to comment
Share on other sites

Certeza de que Domingo não chove? A maioria das previsões indicam a chegada da frente no domingo a partir do final da tarde / noite. A climatempo prevê pancadas para amanhã inclusive o que acho menos provável...

 

Você tem razão amigo!!, domingo a noite tem previsão de chuva, grato pela correção :good2:

Link to comment
Share on other sites

Certeza de que Domingo não chove? A maioria das previsões indicam a chegada da frente no domingo a partir do final da tarde / noite. A climatempo prevê pancadas para amanhã inclusive o que acho menos provável...

 

Você tem razão amigo!!, domingo a noite tem previsão de chuva, grato pela correção :good2:

 

De nada Gvieira.

Hoje Mais um dia nublado, escuro e com chuva fraca por aqui, a máxima ficou em 20,5ºC. No momento céu nublado, chuvisco fraco e 19,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o quinto dia seguido de tempo muito fechado aqui no Rio, o terceiro em que não vi abertura de sol nem sequer por um momento. Diferente de ontem e anteontem em que a chuva fraca e chuviscos duraram praticamente o dia inteiro, hoje ela veio a ocorrer somente a partir do fim da tarde, parando pouco depois das 20h. A temperatura máxima seguiu baixa tal como nos últimos dias, hoje não passei de 20,6°C aqui em Copacabana (ontem tive 21,3°C e anteontem 21,2°C), com baixíssima amplitude térmica já que a mínima não caiu dos 19,0°C. Agora tenho 19,1°C e segue o céu nublado, a umidade é tanta que as janelas hoje passaram o dia úmidas por fora e por dentro!

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o quinto dia seguido de tempo muito fechado aqui no Rio, o terceiro em que não vi abertura de sol nem sequer por um momento. Diferente de ontem e anteontem em que a chuva fraca e chuviscos duraram praticamente o dia inteiro, hoje ela veio a ocorrer somente a partir do fim da tarde, parando pouco depois das 20h. A temperatura máxima seguiu baixa tal como nos últimos dias, hoje não passei de 20,6°C aqui em Copacabana (ontem tive 21,3°C e anteontem 21,2°C), com baixíssima amplitude térmica já que a mínima não caiu dos 19,0°C. Agora tenho 19,1°C e segue o céu nublado, a umidade é tanta que as janelas hoje passaram o dia úmidas por fora e por dentro!

 

Breno Coimbra,

pelo modelo Cosmo/Inmet,no sábado esquenta um pouco a tarde no Rio e no domingo a temperatura pode ficar acima de 32ºC no começo da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Na região de Poços de Caldas tem chovido todos os dias desde terça-feira, já são 4 dias seguidos, algo raro para um mês de Agosto, não tenho o acumulado total da semana, instalei o pluviômetro na noite de quinta feira e o acumulado até agora ficou em torno dos 8/9mm sendo que choveu fraco por horas nesta sexta-feira. As máximas e minimas na quinta e sexta foram de 17.4/16.1 e 17.1/15.4 respectivamente, umidade minima nestes dois dias foi 84% e 92%. Pelo GFS 00Z deve voltar a chover na próxima segunda-feira.

Link to comment
Share on other sites

Alguém poderia me informar qual é a cidade mais fria do estado do Paraná ? Se fala normalmente em Palmas que segundo o IAPAR tem média anual de 16,4º ( PER.: 1979/2016).

 

Inácio Martins e General Carneiro não seriam mais frias ?

A média anual (16,4°C) provém de um local onde as temperatura mínimas são pouco expressivas.

 

Veja a grande diferença entre mínimas em São Joaquim INMET (local ruim) para outras estações de baixada. As diferenças muitas vzs superam 8°C.

 

Na antiga estação de Palmas (anos 1970 para trás) em alguns anos já foram registrados -9/-10 e até -11,5°C.

Esses valores poderiam ter sido registrados no local da atual estação de General Carneiro.

 

Aliás, Palmas e GC estão praticamente na mesma latitude e quase mesma altitude (GC é em média 100m mais baixa)

Palmas recebe ar Polar com maior frequência e facilidade. A neve é mais comum por lá.

 

Inácio Martins se parece muito com Guarapuava.

Tem exatamente as mesmas características climáticas. Pela altitude, tem máximas baixas, principalmente no verão.

Mas muitas vezes o ar Polar atinge com intensidade o extremo sul do estado e não consegue avançar com a mesma força até a região de Inácio Martins.

 

Em termos de números de dias com geadas, Palmas e GC estão em vantagem.

 

Na minha visão geral:

1- Palmas

2- General Carneiro

3- Inácio Martins

4- Guarapuava

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.