Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Planilha Excel para calcular diversos dados climatológicos com base nos dados do BDMEP


Frost
 Share

Recommended Posts

Fala galera, tudo bom?

 

Eu tinha um projeto na universidade em que eu iria levantar uns dados climatológicos para desenvolver um projeto de pesquisa, acabou que eu fiz coisa além do que precisava, mas continuei o trabalho por que achei que seria útil para nós do fórum, porem tenho certeza de que ela tem muitas coisas ainda por corrigir

 

Para levantar os dados eu desenvolvi uma planilha que devolve diversos dados climatológicos baseado nos dados brutos que são disponibilizados no bando de dados do INMET.

 

Depois de inseridos os dados e o ano de inicio a planilha devolve informações por ano separadamente e informações em função de todos os anos juntos.

 

Exemplo dos resultados (dados da estação de são lourenço)

 

exemplosaolourenco.png

 

BAIXE A PLANILHA AQUI: https://drive.google.com/open?id=0B86MyCvmlCuua3VZV0MtRG9mZDQ

 

INSTRUÇÕES

 

Primeiramente, certifique-se no seu Excel que a opção "Usar separadores de sistema" dentro de "opções" e "avançado" está desmarcada e que na primeira caixa está escrito "." e na segunda ","

 

fazerfuncionar.png

 

Entre no site do BDMEP, escolha dados diarios e marque as opções "Temperatura Maxima" e "Temperatura Minima", assim como a data dos dados que você quer analisar e clique em pesquisar.

 

bdmepmaxmin.png

 

Encontre a estação desejada no mapa, aperte nela e clique em baixar dados.

 

mapadados.png

 

Pressione Crtl + A e clique com o botão direito, clique em copiar

 

copiardados.png

 

Cole dentro de um bloco de notas e depois tire a parte de cima, ficando somente com os dados, como na imagem.

 

depoisdetirarinicio.png

 

Abra uma nova planilha excel e clique em abrir (open), vá até a pasta onde está o aquivo .txt, selecione "todos os arquivos" (all files) e clique no arquivo

 

allfiles.png

 

Na primeira janela, clique em "Avançar" (Next)

 

next.png

 

Então, na nova janela, marque a caixa "ponto e virgula", depois clique em "Avançar" novamente e então em "Concluir" ou "Finish"

 

edit.png

 

Agora pressione Ctrl + A, copie todos os dados e cole na primeira linha da primeira coluna na planilha que você baixou, depois digite o ano de inicio dos dados, como indicado na figura

 

copiarplanilha.png

 

colarplanilha.png

 

Pronto, depois de alguns segundos os dados devem aparecer!

 

Peço que me informem sobre duvidas, bugs e imperfeições. Os dados, especialmente de médias (em função de todos os anos) tendem a ser um pouco distorcidos pois sempre existem buracos nos dados, que acabam enviesando os resultados, mas eu fiz alguns algoritmos tentando minimizar esses erros.

 

Espero que gostem

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Galera, estou numas pequenas ferias então consegui adicionar algumas coisas à planilha e corrigi alguns erros, agora tem uma tabela com as as menores e maiores minimas, máximas e médias para cada mês e os respectivos anos para cada uma dessas informações

 

Para São Paulo (Mirante) os dados ficaram assim.

 

dadosp.png

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Adicionei à planilha algumas colunas com médias compensadas.

No BDMEP só existem dados de máximas e minimas, então eu fiz na verdade uma aproximação multiplicando a máxima por 2, minima por 3 e dividindo por 5...

Apesar disso os valores ficam MUITO SIMILARES às normais climatológicas do INMET quando você joga apenas dados de 1961 a 1990.

 

Assim ficaram os resultados para São Joaquim, usando apenas os dados de 1961 a 1989 (1990 não existe nos dados do BDMEP e também tem um buraco SEM DADOS entre 1984 e 1987)

 

resultados_SJC.png

 

Alguém bem entendido como o Coutinho poderia avaliar esses resultados e ver se está certo mesmo!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.